Vous êtes sur la page 1sur 18

20. Consideremos agora as associaes de pilhas mostradas nas fotos A e B.

Nos dois casos, os circuitos esto alimentando um Led (diodo emissor de luz).

Cada pilha tem tenso de 1,5 volts. Em relao s caractersticas dos circuitos A e B, considerem-se as proposies a seguir formuladas.

I 0 1 2 3 4

II 0 1 2 3 4 Em A , o brilho do LED maior, porque a tenso maior do que em B . Em B , o brilho do LED maior, porque a corrente maior do que em A . A tenso que alimenta o LED em B de 1,5 volts. A tenso que alimenta o LED em A de 3,0 volts. Nos dois circuitos, a tenso que alimenta o LED sempre de 1,5 volts.

Vestibular e-mail

19. O tubo de vidro, que mostramos a seguir, usado para determinao da relao e/m (carga eltrica/massa) para o eltron.

Os eltrons so emitidos no canho eletrnico

Penetram num campo magntico uniforme produzido pelas bobinas circulares e passam a seguir uma trajetria circular.

Considerando essas informaes, analise as afirmaes formuladas.

I 0 1 2 3 4

II 0 1 2 3 4 Se as correntes tiverem os sentidos indicados, a trajetria dos eltrons indicada est errada. Se as correntes tiverem os sentidos contrrios aos indicados, a trajetria dos eltrons desenhada est errada. O campo eltrico, usado para acelerar os eltrons, deve ter sentido para baixo. A trajetria dos eltrons uma circunferncia, porque o campo magntico uniforme. A trajetria dos eltrons uma parbola, porque o campo magntico uniforme.

Numa outra experincia, uma esfera (esfera 1) colocada na sada do tubo e outra (esfera 2) lanada do ponto mais alto. As duas caem sobre o papel, deixando suas marcas (x1 e x2). Vamos indicar por x 1 e x2 as posies das esferas quando lanadas separadamente.

Relativamente situao apresentada, analise as proposies formuladas.

I 0 1 2 3 4

II 0 1 2 3 4 Se as massas das esferas so iguais e o choque perfeitamente elstico x1 =x1. Se as massas das esferas so iguais e o choque perfeitamente elstico x2 =0. Se m1 muito menor que m 2 e o choque perfeitamente elstico, poderemos ter x1 > x1. Se m2 maior que m1 , teremos x2 > x2. Se m2 muito menor do que m 1 , ela poder no cair na mesa.

Para as informaes abaixo, considere os seguintes dados:

I 0 1 2 3 4

II 0 1 2 3 4 O raio da rbita do satlite sncrono da ordem de grandeza de 100.000 Km. O raio da rbita do satlite sncrono da ordem de grandeza de 50.000 Km. O raio da rbita do satlite sncrono da ordem de grandeza de 300 Km. O raio da rbita do satlite sncrono no pode ser calculado, porque precisamos conhecer o valor de g na rbita. O raio da rbita do satlite sncrono no pode ser calculado, porque as leis de Kepler no se aplicam nesse caso.

18. Vemos um cano de PVC moldado para o lanamento de esferas metlicas. A esfera solta sempre do ponto mais alto e projeta-se deixando uma marca no papel carbonado. A altura da sada do tubo em relao mesa fixa (y) e desse modo a velocidade de sada no tubo (lanamento horizontal) indicada exclusivamente pelo valor de x.

Considere os dados seguintes na avaliao das alternativas dessa questo : m = 50 g; h = 100 m; y = 20 cm.

I 0 1 2 3 4

II 0 1 2 3 4 O valor mximo de x o valor de h . Com x = 40cm a perda de energia por atrito, no tubo, de 0,3 Joules. Se houver atrito no tubo, V ser menor do que 4m/s. Com x = 40cm o tempo do movimento entre a sada do tubo e o contato com a mesa de 0,2 s. O valor mximo de x (h - y).

17. Os satlites, lanados por foguetes, circulam a terra em diversas rbitas a distncias e perodos variados.

Um caso particular o de satlites usados em comunicaes que devem ficar estacionrios, isto , girando em torno da Terra num ritmo de uma volta a cada 24h. Geralmente os sistemas de comunicao usam trs satlites de modo a cobrir toda a Terra.

15. Um relgio de pndulo, quando funciona corretamente, oscila uma vez a cada 2 segundos. Observou-se que est atrasando 18 segundos a cada hora.

Considerando o pndulo do relgio como um pndulo simples, analise as proposies como possveis solues para acert -lo.

I 0 1 2 3 4

II 0 1 2 3 4 Aumentar o perodo do pndulo. Diminuir o perodo do pndulo. Deslocar a massa do pndulo para baixo. Deslocar a massa do pndulo para cima. Aumentar a massa do pndulo.

16. Uma esfera metlica (massa = m) foi lanada de uma altura h (em relao mesa), dentro de um tubo de PVC. Saiu do tubo horizontalmente a uma altura y, em relao mesa e, depois de um deslocamento horizontal x, atingiu a mesa, deixando uma marca num papel carbonado.

14. A velocidade das ondas longitudinais, produzidas numa mola esticada entre dois suportes, pode ser calculada

teoricamente pela expresso: L o comprimento da mola esticada, K sua constante elstica e M, a sua massa. Para comprovar essa frmula, o tempo de percurso de 0,05 segundos foi determinado para um pulso longitudinal com a mola esticada de 1 metro . Para determinar esse tempo, o cronmetro foi ligado no momento da produo do pulso (no sensor 1) e desligado quando esse pulso atingiu o sensor 2.

Na determinao da constante elstica da mola, foi pendurada uma massa de 1000g e observou-se uma distenso de 25 cm.

Considerando essas informaes, podemos concluir que:

I 0 1 2 3 4

II 0 1 2 3 4 a constante elstica da mola vale 40 N/m; a velocidade de ida e volta de um pulso na mola de 40 m/s; a velocidade calculada pela frmula do enunciado de 20 m/s; a velocidade calculada pelo espao percorrido e tempo de 40 m/s; a frmula do enunciado foi comprovada.

a) 0,5; b) 2,5; c) 2,0; d) 1; e) 1,5.

Nas questes de 13 a 20, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas.

13. As fotos A e B representam erros de refrao da viso humana.

Relativamente ao diagnstico de cada caso e correo recomendada, analise as proposies formuladas.

I 0 1 2 3 4

II 0 1 2 3 4 Foto A: miopia, lente convergente. Foto B: miopia, lente divergente. Foto A: hipermetropia, lente convergente. Foto B: miopia, lente convergente. Foto A: miopia, lente divergente.

Quanto maior a diferena de potencial, maior a deflexo "y" do eltron no final da trajetria. Baseados nos resultados dessa experincia, traamos, a seguir, grficos que devem corresponder relao entre a diferena de potencial entre as placas ( U) e o campo eltrico (E) produzido entre elas. Escolha o grfico correto.

12. Vemos na foto a ligao de trs lmpadas de 12 volts, 2 watts. Se a tenso na fonte de 12 volts, a potncia consumida na lmpada indicada pela seta , em watts, de:

Os pontos de ligao tenso de 220 volts, correspondentes a essas trs opes, so, respectivamente: a) AB, AC, BC; b) AC, AB, BC; c) BC, AC, AB; d) AC, BC, AB; e) AB, BC, AC.

11. Vemos nas fotos seguintes um canho eletrnico usado para examinar a trajetria de eltrons num campo eltrico uniforme produzido entre duas placas planas paralelas, separadas por uma distncia d.

Se no h diferena de potencial aplicada nas placas paralelas, a trajetria uma reta denunciada na tela fluorescente (semelhante da TV). Quando aplicada uma diferena de potencial entre as placas, o eltron deixa marcado um traado correspondente deflexo provocada pelo campo eltrico uniforme (despreze a atrao gravitacional sobre o eltron).

A principal causa da subida da descarga : a) o poder das pontas; b) a volatilidade da corrente eletrnica; c) o fato de o ar quente ser menos denso que o ar frio; d) a perda da resistncia do ar com a passagem da corrente; e) o fato de o ar quente ser mais pesado que o ar frio.

10. A foto mostra uma resistncia tpica de um chuveiro eltrico que tem as modalidades "MORNA", "QUENTE" e "SUPERQUENTE" .

(1) Colocamos 200 ml

de gua

(2) Pesamos um tubo de ensaio plstico

numa proveta

(4) Colocamos o tubo na proveta e o volume aumentou para 210 m

(3) O peso foi de 9,5 gf

l Nessas circunstncias, podemos afirmar que o peso especfico do lquido na proveta , aproximadamente, em gf/cm 3, de: a) 9,5; b) 0,95; c) 1,05; d) 2,1; e) 1,0.

09. O transformador indicado nas fotos seguintes tem 500 espiras no primrio (ligado em 220 volts) e 10.000 espiras no secundrio, que, desse modo, aplica uma tenso de 4.400 volts nos dois eletrodos.

As fotos seguintes mostram que a descarga que surge entre os eletrodos sobe at suas extremidades.

a) 50; b) 100; c) 20; d) 30; e) 25.

07. Esta montagem pode ser usada para determinao da distncia focal de uma lente convergente. Nela, a distncia entre a fonte luminosa e a lente de 24cm e, entre a lente e a tela, onde projetada a imagem, de 120cm . Nesse caso, a distncia focal da lente (em cm) e o seu grau valem respectivamente:

a) 10, +10. b) 20, +8. c) 20, -5. d) 10, -5. e) 20, +5.

08. Vamos descrever uma experincia de hidrosttica e depois solicitaremos a resoluo de um problema.

a)

b)

c)

d)

e)

06. 200g de gua so aquecidos num beacker at a ebulio. Em seguida, so colocados num calormetro, mantendo-se o agitador em movimento at o equilbrio trmico que ocorre a 80C. A seguir, mais 200g de gua, temperatura de 30C, so adicionados, ocorrendo novo equilbrio trmico a 60C. Considerando o calor especfico da gua igual a 1,0 cal/gC, determine o equivalente em gua desse calormetro.

Um fio de nylon sai do suporte inferior e passa pelas quatro roldanas (da, a denominao), passando depois pela polia externa e chegando, enfim, ao peso pequeno. O valor desse peso pequeno, em gf, : a) 250; b) 500; c) 100; d) 200; e) 1000.

05. O Termmetro ao lado apresenta trs escalas de temperatura: Celcius (0-100), Fahrenheit (32-212) e Raumur (0-80). Para a converso de temperaturas Celcius em Raumur e Fahrenheit em Raumur, as frmulas corretas so respectivamente:

Uma das composies tem 50m de comprimento e est desenvolvendo uma velocidade constante de 36 km/h e a outra tem 40m de comprimento e desenvolve uma velocidade constante igual a 72 km/h. Qual o tempo, em segundos, gasto desde o incio do encontro at o cruzamento total dos metrs? a) 3. b) 9. c) 6. d) 4. e) 2.

04. No sistema de roldanas indicado a seguir, conhecido como "cadernal", um peso no mostrado na figura est equilibrando o peso de 1000gf.

Sabendo que a massa de um projtil tpico desse armamento de 100 Kg e desprezando a resistncia do ar, determine a velocidade inicial na sada do canho (em m/s) e a energia transferida ao movimento do mesmo (em megajoules). (Obs.: dados criados para facilitar a resoluo) a) 250; 25. b) 500; 25. c) 500; 12,5. d) 250; 12,5 . e) 125; 25.

03. O cruzamento dos dois metrs, exibido nas fotografias seguintes, foi observado na estao do bairro de Santa Luzia.

VESTIBULAR 2000
PROVA DE FSICA

Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questes do modo mais simples e usual. No considere complicaes adicionais por fatores no enunciados. Em caso de respostas numricas, admita exatido com um desvio inferior a 5 %. A acelerao da gravidade ser considerada como g = 10 m/s. 01. As fotografias, a seguir, so de uma roda gigante armada no parque de diverso no Stio da Trindade e seu movimento circular e uniforme.

Detalhamos, a seguir, o processo usado para transmitir o movimento roda gigante: Um motor eltrico faz girar as rodinhas e estas transmitem ao aro uma velocidade tangencial. Sabemos que o raio do aro de 8m e que d uma volta a cada 5 segundos e que o raio externo da roda igual a 10m no ponto em que so fixadas as cadeiras. A velocidade angular, em rotaes por minuto (rpm) no raio externo, tem valor igual a: a) 5; b) 10; c) 8; d) 3; e) 12.

02. O canho em exibio permanente na praa do quartel do 4 BPE de Olinda tem um alcance mximo de 25 Km.

Vous aimerez peut-être aussi