Vous êtes sur la page 1sur 8

DINMICA DAS FORAS

INTRODUO Dinmica a parte da Mecnica que estuda os movimentos e suas causas. Algumas grandezas fsicas fundamentais para o estudo da Dinmica so massa e fora. FORA A noo de fora est associada ao esforo muscular. Quando empurramos um objeto exercemos uma fora sobre ele. Em Dinmica, as foras sero estudadas pelos efeitos que produzem, principalmente a variao de velocidade de um corpo. A fora uma grandeza vetorial, pois uma fora resultante no-nula produz variao de velocidade, que vetorial. A variao de velocidade determina uma acelerao, que tem o mesmo sentido da fora. Princpio da ao e reao ou 3a lei de Newton Sempre que um corpo A exerce uma fora sobre um corpo B, este reage exercendo em A uma outra fora, de mesma intensidade e direo, mas em sentido contrrio. FORA PESO a fora de atrao que a Terra exerce sobre um corpo, sob a ao da gravidade.

m P

V F
R

V VA uma acelerao a = B t
LEIS DE NEWTON

B A Observe que VB > VA, logo o corpo sofreu

P = m.g
Quando o corpo est apoiado sobre uma superfcie rgida, de acordo com a terceira lei, a superfcie exerce uma reao, denominada reao Normal.

Princpio da inrcia ou 1a lei de Newton Um ponto material isolado est em repouso ou em movimento retilneo uniforme. Princpio fundamental da Dinmica ou 2a lei de Newton A resultante de foras que agem sobre um corpo igual ao produto de sua massa pela acelerao adquirida.

P
EXERCCIOS PROPOSTOS 01.Um corpo est sujeito a vrias foras horizontais ou verticais representadas na figura. Determine o mdulo, a direo e o sentido da fora resultante.

FR

50 N

FR = m.a
A fora resultante a soma vetorial de todas as foras atuantes no corpo. A unidade de fora no S.I. o N (Newton). 1 N = 1 kg.m/s2.

46 N

34N

44 N

34 N 40 N

02.Dois corpos A e B, de massas respectivamente iguais a 2 kg e 3 kg, esto apoiados numa superfcie horizontal perfeitamente lisa. Aplica-se uma fora horizontal de intensidade 10 N no bloco A, conforme a figura. Determine fora que A aplica em B vale:

Fel = K.x
DINAMMETRO
O dinammetro um aparelho destinado a indicar intensidade de foras. Para isso, baseiase nas deformaes elsticas sofridas por uma mola, que por sua vez, est ligada a um ponteiro que desliza sobre uma escala impressa no suporte.

03.Os corpos A e B da figura tm massas respectivamente iguais a 6 kg e 2 kg. O plano de apoio perfeitamente liso e o fio inextensvel e de peso desprezvel. Considere g = 10 m/s2, calcule a trao no fio vale:

kg 0 0 ,5 1 ,0

0 5 10 15 20

1 ,5 2 ,0

B QUILOGRAMA-FORA ( kgf ) Um quilograma-fora a intensidade da fora peso de um corpo de 1 kg de massa, situado num local onde a acelerao gravitacional normal ( g = 9,8 m/s2 ). Para efeito de clculos, aproximamos a acelerao da gravidade para g = 10 m/s2, ento o quilograma-fora fica: 1 kgf 1 kg . 10 m/s2
1 kg

1 kgf 10 N
FORA ELSTICA ( LEI DE HOOKE ) Aplicando-se uma fora F extremidade de uma mola de coeficiente de elasticidade K, ela sofre uma deformao x. A mola ento exerce uma fora contrria com o objetivo de retornar posio inicial de repouso. Essa fora chamada fora elstica ( Fel ).

A caracterstica fundamental do dinammetro o fato de ele indicar a intensidade de fora aplicada em apenas uma de suas extremidades. Na figura acima, a fora assinalada pelo dinammetro corresponde ao peso de 10 N do bloco suspenso, enquanto a extremidade que est presa ao teto tambm sofre uma fora de trao de 10 N no cabo que o sustenta. EXERCCIO PROPOSTO 01.A figura abaixo representa uma mesma mola de constante elstica K = 200 N/m em duas situaes distintas. Na primeira situao a mola est livre da ao de foras externas e apresenta comprimento inicial de 1 m. Na segunda situao, a mesma mola foi associada a um bloco de massa m = 10 kg e sofreu deformao, alcanando um comprimento final L. Determine o valor de L.

K K

Fe
x

1 m

K
L

02.O grfico abaixo representa a deformao x de uma mola ao ser submetida a uma fora elstica Fel. Determine a constante elstica da mola.
Fel ( N ) 100 50

PLANO INCLINADO
uma superfcie que possui um ngulo de inclinao em relao horizontal. Observe que a reao normal N perpendicular superfcie.
N

x ( m )

m
P
y

FORA DE ATRITO
Denomina-se atrito a resistncia que os corpos em contato oferecem ao movimento. A fora de atrito pode ter o mesmo sentido ou sentido contrrio ao do movimento. Considere um bloco de massa m, sob a ao de uma fora F, movimentando-se sobre uma superfcie horizontal de coeficiente de atrito . Como todos os corpos possuem massa e conseqentemente fora peso, observa-se que a superfcie horizontal exerce uma fora de reao sob o bloco, de baixo para cima, chamada de fora de reao normal N. A fora de atrito dada pelo produto do coeficiente de atrito pela fora de reao normal N.

Fazendo a decomposio vetorial obtemos:

Px = P sen N = PY = P cos
EXERCCIOS PROPOSTOS 01.A figura abaixo representa o perfil de um plano inclinado no qual est fixada uma polia. O bloco A desliza sem atrito sobre o plano inclinado e est ligado por um fio inextensvel ao bloco B. Sendo = 30O e a acelerao da gravidade igual a 10 m/s2, qual a acelerao dos blocos e a trao no fio, respectivamente, se eles tm massas iguais a 10 kg ?

Fat

P
Fat = .N
EXERCCIO PROPOSTO 01.Um bloco de massa m = 2,0 kg movimenta-se numa superfcie horizontal sob a ao de uma fora F, constante, de intensidade 8 N, conforme a figura. Se o corpo adquire acelerao de 2,0 m/s2, qual o coeficiente de atrito entre o bloco e a superfcie ?

A B
02.O bloco de massa m da figura abaixo est na iminncia de deslizar sobre o plano inclinado. Nessas condies, o coeficiente de atrito esttico entre o bloco e a superfcie do plano vale:

m
A
30
O

T m T m

FORA CENTRPETA
a fora necessria para manter um corpo em movimento circular. A fora centrpeta radial e aponta para o centro da trajetria.

Nos pontos mais altos da trajetria ( A e C ):

m F cp R

Fcp = T P.cos
No ponto mais baixo da trajetria ( B ):

Fcp = T P

Fcp =

m .V 2 R

PNDULO CNICO
Um corpo de massa m est preso a um fio inextensvel, de peso desprezvel e comprimento L. Girando essa massa num plano horizontal, surge uma fora de trao T no fio, constituindo um pndulo cnico, onde o perodo corresponde ao tempo necessrio para a realizao de uma volta completa.

EXERCCIO PROPOSTO 01.Durante um show de aviao, uma das manobras realizadas foi o looping, manobra no qual o avio realiza um movimento circular vertical de raio R = 360 m, observe a figura abaixo. Qual a velocidade mnima do avio, no ponto mais alto da trajetria para que a manobra seja possvel?

TY

m P
PNDULO SIMPLES
Considere um corpo de massa m oscilando em movimento circular pelos pontos A, B e C. O corpo est preso por um fio inextensvel e sofre uma trao T, cujo sentido aponta para o centro da trajetria.

TX

Perodo = 2 TX = Fcp =

m.V 2 R

TY = P 4

VESTIBULAR 01.Dois corpos A e B, de massas respectivamente iguais a 2 kg e 4 kg, esto apoiados numa superfcie horizontal perfeitamente lisa. O fio que liga A a B ideal, isto , de massa desprezvel e inextensvel. Aplica-se uma fora horizontal de intensidade 12 N no bloco B, conforme a figura. A fora de trao no fio vale:
fio

12 kg
A) 12 N B) 15 N C) 30 N D) 60 N E) 120 N 04.Um bloco de massa m = 2,0 kg movimenta-se numa superfcie horizontal sob a ao de uma fora F de intensidade 8 N, conforme a figura. Se o corpo adquire acelerao de 2,0 m/s2, qual o coeficiente de atrito entre o bloco e a superfcie ? Considere g = 10 m/s2.

A
A) 2 N B) 3 N C) 4 N D) 5 N E) 6 N

m
A) 0,1 B) 0,2 C) 0,3 D) 0,4 E) 0,5

02.Na figura abaixo, X e Y so corpos interligados por um fio inextensvel que passa por uma polia fixa. A acelerao de Y 2,0 m/s2 e sua massa 3 kg. A seta indica o sentido da acelerao de Y. Considerando os atritos desprezveis e g = 10 m/s2, a massa de X :

X Y
A) 1,0 kg B) 1,5 kg C) 2,0 kg D) 2,5 kg E) 3,0 kg 03.Determine a fora F que deve ser exercida no fio para manter o corpo de massa 12 kg suspenso. Os fios so inextensveis e de massas desprezveis. As polias so ideais, isto , a massa e o atrito das polias so desprezveis.

05.O bloco de massa m move-se na horizontal puxado pela fora F , que forma um ngulo em relao a horizontal. Entre o bloco e a pista h um coeficiente de atrito e a acelerao da gravidade g. A acelerao do bloco vale:

m
A) (.m.g F.sen) / m B) (.m.g F.cos) / m C) (F.sen .m.g) / m D) (F.cos .m.g + .F.sen ) / m E) (F.cos .m.g .F.sen ) / m 06.Um bloco A de massa igual a 1 kg mantido em repouso, em contato com o teto de um apartamento, sob o efeito de uma fora F = 20

N como ilustrado na figura a seguir. Sabendose que N a fora de reao normal superfcie do teto, P o peso do bloco, e f a fora de atrito, qual o diagrama das foras que atuam sobre o bloco A?
t = ?

V = 0 t = 0

A) B)
A

2 g

3 g ( sen + cos ) 2 g ( sen + cos ) 3 g ( sen cos ) 2 g ( sen cos )

C) D) E)
A) N f B) N f

45o

45 o P

45 o P

C) N f F P

D )

08.No sistema a seguir, o peso P est preso a uma mola de constante elstica K, ao longo de um plano inclinado sob um ngulo . O sistema atinge o estado de equilbrio aps a mola ter sofrido uma distenso de x metros. Pode-se afirmar que o coeficiente de atrito igual a:

N f

K
P

45 o

45 o P

E)

f N

45 o P

07.Um corpo de peso P desliza sobre uma superfcie de comprimento , inclinada com relao horizontal de um ngulo . O coeficiente de atrito entre o corpo e a superfcie e a velocidade inicial do corpo igual a zero. Quanto tempo leva o corpo para alcanar o final da superfcie inclinada ? Considere g a acelerao da gravidade.

P sen Kx P cos Kx P sen B) P cos P cos Kx C) P cos Kx P tg D) P cos + Kx E) P sen


A) 09.Determine a fora mnima F que se deve exercer lateralmente ao bloco de massa m = 1 Kg, encostado na parede, para que ele no caia sob a ao de seu peso. O coeficiente de atrito entre o bloco e a parede igual a 0,2. Considere g = 10 m/s2.

F
V

10.As figuras abaixo mostram uma mola ideal em trs situaes distintas. Determine a massa m, em quilogramas.

5 cm

8 cm

m 6 kg

11.Um motociclista percorre uma trajetria circular vertical de raio R = 3,6 m no interior de um globo da morte. Calcule qual deve ser o menor valor da velocidade no ponto mais alto que permita ao motociclista percorrer toda a trajetria circular.

12.Uma bola de massa 1 kg, presa extremidade de uma mola esticada de constante elstica K = 2000 N/m, descreve um movimento circular e uniforme de raio 0,5 m, com velocidade 10 m/s sobre uma superfcie horizontal sem atrito. A outra extremidade da mola est presa a um pino conforme a figura abaixo. Qual era o comprimento da mola, em centmetros, antes de ter sido esticada ?

6 cm

Respostas: 1.C 2.C 3.B 4.B 5.D 6.B 7.E 8.A 9.50 10.02 11.06 12.40

Vous aimerez peut-être aussi