Vous êtes sur la page 1sur 4

http:// www.igorkranert.hpg.com.

br

igorkranert@ieg.com.br

PTICA GEOMTRICA
INTRODUO A luz constituda por pequenssimas partculas de energia, ou quantum de energia, chamadas de ftons, que viajam a velocidade aproximada de 300.000 km/s no vcuo. A Luz tambm se comporta com uma onda , surgindo com uma grande variedade de comprimentos de onda, sendo que ns s enxergamos a luz compreendida entre o vermelho (frequncia 4,3.1014 Hz) e o violeta (frequncia 7,5.1014 Hz). Esse comportamento chama-se Dualidade corpsculo-onda. A velocidade da luz tem um significado especial porque nenhum corpo pode ter uma velocidade superior velocidade da luz no vcuo. Isto se tornou evidente depois da publicao da Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Os nossos olhos s conseguem ver a luz dentro de uma certa gama de comprimentos de onda, a da luz visvel (tipo de luz que provm de uma lmpada ou do Sol). Mas os raios Gama, os raios X e a luz Ultravioleta so tipos de luz, com ftons demasiado energticos (com comprimentos de onda demasiados curtos) para que os nossos olhos os vejam. Do mesmo modo, a energia dos ftons da luz Infravermelha, das Microondas e das Ondas de Rdio demasiado baixa (comprimentos de onda demasiado longos) para podermos v-los.
c o m p r im e n to de onda ( m )
-1 4

A luz visvel apresenta-se num conjunto de cores, o arco-ris, variando do vermelho ao violeta. Costuma-se dividir a ptica em dois grandes ramos: a ptica geomtrica, cuja nfase reside exclusivamente no estudo do comportamento geomtrico dos raios de luz, sem buscar a justificativa para esse traado, e a ptica fsica, que estuda os fenmenos cuja compreenso exige a formulao de uma teoria para a natureza da luz.. RAIO DE LUZ Uma fonte luminosa emite luz para todas as direes e sentidos ao seu redor, o que dificulta o estudo da sua trajetria. A soluo encontrada foi estudar apenas uma parcela muito pequena da luz emitida, o raio de luz. Para obtermos um raio de luz, basta fazer um pequeno furo em um anteparo opaco, que a luz que o atravessa seja perfeitamente retilnea e tem dimenses laterais desprezveis, o raio de luz.
fo n te lu m in o s a

r a io d e lu z

fr e q u n c ia da onda ( Hz ) 10 10 10 10 L u z v is v e l 10 10 10
14 20

PRINCPIOS DA PTICA GEOMTRICA Princpio da propagao retilnea: em meios homogneos o raio luminoso se propaga em linha reta.

10 10

r a io s g a m a
-1 0 -8 -7

18 16

r a io s X u lt r a v io le ta v io le ta azul v e rd e a m a r e lo la r a n ja v e rm e lh o in fr a v e r m e lh o m ic r o o n d a s

10 10

15

10 10

-6

13

-4

10

Princpio da reversibilidade: a trajetria dos raios luminosos no depende do sentido de propagao.

1 o n d a s d e r d io 10 ondas de TV 10
7

10

http:// www.igorkranert.hpg.com.br

igorkranert@ieg.com.br

Princpio da independncia dos raios de luz: cada raio de luz se propaga independentemente dos demais.

da Terra apenas numa faixa muito estreita atingida pela sombra da Lua.
r e g i o d e s o m b r a ( e c lip s e t o t a l)

Te rra

Lua Sol
r e g i o d e p e n u m b r a ( e c l ip s e p a r c ia l)

CMARA ESCURA DE ORIFCIO O princpio da propagao retilnea explica a formao e a inverso da imagem formada no seu anteparo fosco. Aplicando semelhana de tringulos, obtemos uma relao simples entre a distncia (p) do objeto ao orifcio(O), a altura do objeto ( y), a profundidade da cmara (p) e a altura da imagem (y).
y' y y' y = p' p

SOMBRA E PENUMBRA Como a luz no atravessa um objeto opaco, produz uma sombra atrs de si. A sombra dependo da natureza da fonte de luz, ou seja, se ela for pontual, suas dimenses so desprezveis, se ela for extensa,devemos levar em considerao suas dimenses. Fonte luminosa puntiforme: Quando a fonte de luz F puntiforme, produz uma sombra perfeita do corpo C, colocado entre a fonte e o anteparo A.
A C F
r e g i o ilu m in a d a

p'

EXERCCIOS PROPOSTOS 01.Um feixe de luz, partindo de uma fonte puntiforme, incide sobre um disco de 20 cm de dimetro. Sabendo que a distncia da fonte ao disco 1/3 da distncia do disco ao anteparo e que os planos da fonte, do disco e do anteparo so paralelos, determine o raio da sombra projetada sobre o anteparo.
d /3

s o m b ra p r o je ta d a

Fonte luminosa extensa: Quando a fonte de luz F extensa, produz uma penumbra entre a sombra e a regio iluminada.
A
r e g i o ilu m in a d a

s o m b ra p r o je ta d a

p e n u m b ra p ro je ta d a

ECLIPSE DO SOL O plano da rbita da Terra em torno do Sol e o plano de rbita da Lua em torno da Terra so quase coincidentes, o ngulo entre esses planos de 5o. Por isso de tempos em tempos, esses astros se alinham, ocasionando os eclipses. Quando a Lua se interpe entre o Sol e a Terra, ocorre o eclipse do Sol. Como a Lua muito pequena comparada ao Sol, esse fenmeno visto

02.Um objeto retilneo AB colocado perpendicularmente ao eixo de uma cmara escura diante do orifcio, a uma distncia de 10 m. O comprimento da cmara vale 40 cm. Determine a altura do objeto AB, sabendo que a altura da imagem projetada 8 cm.
A

B'

A '

http:// www.igorkranert.hpg.com.br

igorkranert@ieg.com.br

VESTIBULAR 01.No momento em que um edifcio de altura H projeta uma sombra de 36,0 m, um poste de 4,0 m de altura projeta uma sombra de 3,0 m. Assinale a altura H do edifcio. A) 12 m B) 20 m C) 24 m D) 48 m E) 72 m
D
S o l

y'

p'

4 ,0 m 3 ,0 m

36 m

05.Uma menina coloca um lpis de 7 mm de dimetro paralelamente ao piso liso e claro do quintal de sua casa num dia de sol. Surpresa, ela observa que a medida que afasta o lpis do piso, a sombra vai perdendo a nitidez e a 0,75 cm de altura desaparece completamente. Sendo a distncia mdia do Sol Terra 1,5 . 1011 m, determine o dimetro do Sol, em unidades de 108 m. Considere que nesse momento o Sol est a pino.
Sol

02.Dois raios de luz, que se propagam em um meio homogneo e transparente, se interceptam em um certo ponto, a partir deste ponto, pode-se afirmar que: A) os raios luminosos se cancelam. B) mudam a direo de propagao. C) continuam se propagando na mesma direo e sentido que antes. D) se propagam em trajetrias curvas. E) retornam em sentidos opostos. 03.A 1,8 m acima do centro de uma mesa quadrada de madeira, de lado igual a 1,5 m fixada uma lmpada puntiforme O. Determine a rea da sombra projeta da projeta da mesa sobre o solo, sabendo que a altura da mesa 1,2 m. A) 0,0525 m2 B) 0,0575 m2 C) 0,0625 m2 D) 0,0675 m2 E) 0,0725 m2

d is t n c ia do Sol T e rra

d is t n c ia d o l p is T e rra

L p is

1 ,8 m

06.Um homem de 2 m de altura encontra-se sob lendo jornal sob um poste luminoso de 6 m, que projeta uma sombra com extremidade no ponto M (Fig.1). Alguns instantes depois o homem comeou a caminhar, afastando-se do poste (Fig.2). Se o homem se afastar com velocidade constante de 4 km/h, com que velocidade, em km/h, se mover o ponto M, extremidade da sombra do poste?

1 ,2 m

04.Mediante cmara escura de orifcio, de comprimento p = 1,0 m, obtm-se uma imagem do Sol, de dimetro y = 9 mm. Se a distncia mdia da Terra ao Sol de 1,5 . 1011 m, determine o dimetro D do Sol.

http:// www.igorkranert.hpg.com.br
F ig . 1

igorkranert@ieg.com.br

6 m

2 m

M F ig . 2

6 m

4 k m /h

Vous aimerez peut-être aussi