Vous êtes sur la page 1sur 3

http:// www.igorkranert.hpg.com.

br

igorkranert@ig.com.br

REFLEXO
INTRODUO Quando um feixe luminoso atinge uma superfcie qualquer, seja ela plana ou no, parte dessa luz retorna ao meio proveniente. Um espelho por exemplo, tem capacidade de refletir quase que totalmente a luz que nele incide, formando imagens ntidas dos objetos colocados na sua frente.
N

1a Lei da Reflexo: O Raio incidente, o raio refletido e a reta normal so coplanares. 2a Lei da Reflexo: O ngulo de incidncia i igual ao ngulo de reflexo r. VESTIBULAR Mas as superfcies opacas tambm refletem parte da luz que nela incide, formando as cores atravs da difuso, fenmeno no qual a luz sofre decomposio em cores, variando do vermelho ao violeta, conforme foi visto no estudo da Luz e Espectro Luminoso. ESPELHO PLANO Quando uma pessoa est diante de um espelho plano, olhando-o perpendicularmente, observa uma imagem i, de mesmas dimenses e rotacionada de 180o em torno do seu eixo vertical. Como a distncia percorrida pela luz entre o indivduo e o espelho a mesma tanto para a ida quanto para volta que chegamos a concluso que a distncia da imagem ao espelho di igual distncia do objeto ao espelho do, medidas perpendicularmente em relao ao plano do espelho. 01.Um raio luminoso reflete-se em um espelho plano. O ngulo entre os raios incidente e refletido mede 86o. O ngulo de incidncia mede: a) 18o b) 24o c) 37o d) 43o e) Impossvel calcular 02.Um raio de luz incide sucessivamente em dois espelhos planos, perpendiculares entre si, a) 55o b) 45o c) 35o d) 25o e) 15o conforme a figura. Determine o ngulo .

o
=
35
o

LEIS DA REFLEXO Observe na figura abaixo um raio luminoso incidindo sobre uma superfcie plana, formando um ngulo de incidncia i com uma reta imaginria e perpendicular superfcie, a reta Normal N. Aps a reflexo na superfcie, o raio retorna ao meio formando um ngulo r com a normal. 03.Um raio de luz incide verticalmente sobre um espelho plano inclinado de 10o em relao a superfcie horizontal. Pode-se afirmar que:

http:// www.igorkranert.hpg.com.br

igorkranert@ig.com.br

10

espelho est a distncia 2,80 m dos ps do observador e distncia 8,40 m da base do poste. O observador visa o centro do espelho e v a lmpada do poste. Sabendo-se que os olhos do observador situam-se altura 1,80 m do cho, determine a altura do poste em dm.

a) o raio refletido tambm vertical. b) o raio refletido forma um ngulo de 5 o com o raio incidente. c) o raio refletido forma um ngulo de 10 o com o raio incidente. d) o raio refletido forma um ngulo de 20 o com o raio incidente. e) impossvel determinar o ngulo de incidncia. 04.Um raio de luz sofre duas reflexes sucessivas em dois espelhos planos E1 e E2, que formam um ngulo entre si de 35o, conforme a figura abaixo. Determine o ngulo formado entre o raio incidente e o raio refletido pelo espelho E2.
E
2

08.Uma pessoa deseja observar por completo um muro de 101 m de largura, ficando de costas para ele e utilizando um espelho plano de 1,0 m de largura, a 50 m do prdio, conforme a figura, que representa a vista superior da situao. Qual a distncia mnima do espelho que a pessoa dever ficar ?
M u ro

O b serva d o r

E s p e lh o

35

09.Um objeto P est a 8 cm de um espelho plano. Ao deslocar o espelho da posio (1) para a posio (2), a imagem de P se desloca de P1 a P2. Calcule a distncia D entre P1 e P2.
P2 D 14 cm P1 ( 2 )

05.Um homem est diante de um espelho plano a uma distncia inicial de 4 m. O espelho ento deslocado paralelamente sua posio inicial, afastando-se 5 m de sua posio inicial em. A distncia entre as imagens fornecidas pelo espelho na 1a e 2a posio de: a) 4 m b) 5 m c) 8 m d) 9 m e) 10 m

4 m

( 1 ) 8 cm P

06.Uma criana corre em direo a um espelho vertical plano, com uma velocidade constante de 4,0 m/s. Qual a velocidade da criana, em m/s, em relao sua imagem?

10.A figura representa um objeto A colocado a uma distncia de 4,0 m de um espelho plano S, e uma lmpada L, colocada distncia de 12,0 m do espelho. Determine a distncia total percorrida pelo raio luminoso da lmpada L at o ponto A.

07.Num terreno plano e horizontal situam-se um observador, um poste com uma lmpada no topo e um espelho plano colocado no cho com a face refletora voltada para cima. O centro do

http:// www.igorkranert.hpg.com.br
A 4 ,0 m S

igorkranert@ig.com.br

1 2 ,0 m

1 2 ,0 m

Vous aimerez peut-être aussi