Vous êtes sur la page 1sur 6

01/11/2012

No sei se voc j passou por alguma situao de despedida, onde algum lhe chama e em poucas palavras lhe pede alguma coisa. Certa vez uma mame bem doente chamou cada filho e lhes disse o que ela gostaria que eles fizessem.

Pergunto, ser que neste momento de despedida, aqueles pedidos que foram feitos, eram importantes para esta me, ou no? Jesus antes de se despedir dos apstolos, os chamou e fez um pedido a eles. Ser que podemos dizer que este pedido era importante para Jesus? Vamos ver que pedido foi esse.

I Discipulado, a vontade de Deus


Qual foi o pedido que Jesus fez aos apstolos antes de subir? Mt. 28.19-2
Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.

I Discipulado, a vontade de Deus


O que significa ser Discpulo? Lc. 6.40 O discpulo no superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito ser como o seu mestre. Definio: Aquele que recebe ensino de algum, aquele que aprende; aluno, estudante.

Quando Jesus falou estas palavras: ide, fazei discpulos. Os discpulos tinham em mente um fenmeno cultural ocorrido em seus dias. Roma dominava os povos atravs da fora bruta. Mas antes de Roma, Grcia alm da fora bruta, dominava os povos tambm com o poder do pensamento. Conhecemos este fenmeno como Helenizao.

01/11/2012

Eles faziam escolas filosficas, conhecidas tambm por ginsios, onde o mestre (os filsofos) tinham seus alunos (discpulos); e atravs destas escolas os povos dominados comearam a adotar as ideias, a linguagem, a cultura grega.

O poder destas escolas era to grande que quando um discpulo de Plato, por exemplo, andava na rua ou falava todos pensavam que era Plato. Eles se pareciam tanto, o mestre com o discpulo, que era quase imperceptvel diferena. Ser discpulo isto: Pensar como o mestre, agir como o mestre, reagir como o mestre. Entendem? No s agir, mas tambm reagir como o mestre. Quando algum nos agride, por exemplo, o que fazemos psao? Qual a nossa reao? Agimos como Jesus agiria?

Em suma, ser discpulo tornasse parecido com Cristo, querer ser igual a Cristo. Ser discpulo bastante diferente de apenas ir igreja uma ou duas vezes por semana. Discipulado o processo que transforma pessoas comuns, em pessoas semelhantes a Cristo. Est a funo da igreja. Este o chamado do Senhor. Ele deseja que sejamos discpulos e faamos discpulos.

II Discipulado, um chamado para todos


Qual o convite que Jesus nos faz? Mateus 11:28-30 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de corao; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo suave, e o meu fardo leve.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. O primeiro convite o convite para a salvao: Venham todos, os que esto cansados, os que esto sobrecarregados. Venham como ests que eu vou aliviar vocs; lhes darei a paz e a salvao. Depois da salvao Deus nos faz outro convite.

01/11/2012

Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de mim, O chamado , agora que vocs esto salvos, vinde e aprendei de Mim. Vinde e sede discpulos por mim. Depois do presente da salvao, ele quer nos dar outro presente.

Que outro presente este que Deus quer nos dar?

Tomai sobre vs o meu jugo, este o chamado. O presente o jugo.

O que voc entende por jugo? Definio de jugo: 1. Canga. 2. Junta de bois. 3. Ant. Dispositivo curvo colocado ao pescoo dos vencidos. 4. Sujeio, opresso (Dicionrio).

Provavelmente voc j viu um cavalo, ou mula, ou boi atrelado pelo pescoo e lombos a fim de puxar uma carroa ou um arado. Jugo isto! Depois do presente da salvao, Deus quer lhe dar um novo presente, uma canga. Por que Jesus usou este smbolo para o discipulado e quais so as lies que podemos tirar deste texto?

01/11/2012

Quando um animal est com uma canga podemos presumir o qu?

1 - A Canga Presume: Submisso Coloca-se a canga em um animal para manter o animal submisso; Coloca-se a canga em um animal para tornar o controle possvel; Quando voc coloca uma canga em um animal voc quem direciona para onde ele vai (se puxa para a direita ele vai para direita; se voc puxa para a esquerda ele vai para esquerda).

Para Pensar: Se voc se diz um discpulo, e sabe que deve ir para a direita e no vai o que isto evidencia?
Resposta: Voc ainda no tomou o jugo! Cristo est procurando nossa submisso, Ele deseja nos colocar sob seu controle.

2 - A Canga Presume: Trabalho Vinde... tomai o meu jugo = seja submisso e trabalhe por mim. Um boi est no pasto, de repente algum aparece e coloca uma canga nele. Pra que? Pra mostrar que ele tem um dono? Pra mostrar que ele obediente? No! Quando algum coloca um jugo sobre alguma coisa, ela o faz com um propsito bem definido: existe alguma coisa que deseja realizar Deus coloca sobre voc o jugo porque deseja que voc realize algo para Ele.

3 - A Canga Presume: Companheirismo. Voc j pegou em uma canga? Ela pesada ou leve? O texto me confunde: Porque o meu jugo suave, e o meu fardo leve Em outras palavras: Tomar este jugo e aprender de Jesus fcil ou difcil?

Como que algo to pesado pode se tornar suave, leve? Tomai sobre vs o meu jugo.

01/11/2012

Minha por propriedade ou minha por experincia?


A expresso meu jugo no quer dizer que a canga dele (por propriedade); quer dizer que o jugo tambm est sob Ele (por experincia) Quando Jesus diz tomai sobre vs o meu jugo, torna claro que ele tambm est sob o jugo.

Era comum no mundo antigo, treinar um novilho ou uma mula colocando-os ao lado de um animal mais velho, mais experiente. Desse modo, o mais jovem anda ao lado do mais experiente para aprender a puxar.

Quando o lavrador ajusta os dois animais, geralmente ajusta o jugo de maneira que o peso recaia sobre o animal mais experiente at que o mais jovem amadurea.

Voc nunca estar sozinho nesta luta do discipulado. Quer ser um discpulo, quer aprender de Jesus? Mesmo no sendo fcil possvel, porque Cristo est disposto a carregar o peso da canga conosco.

Como crente voc tem a salvao, mas talvez voc no esteja experimentando descanso em sua vida porque ainda no aceitou o jugo. O mesmo se pode dizer da paz, da alegria, do poder e de muitas ouras bnos.

MINHA DECISO
Decido pr em dia minha vida de discipulado. Tornando-me semelhante a Cristo e disposto a fazer sempre a Sua vontade.

01/11/2012

Vous aimerez peut-être aussi