Vous êtes sur la page 1sur 6

Deuses, dolos e Demnios

Jos Manuel Anacleto


Presidente do Centro Lusitano de Unificao Cultural

Quase todos ns fomos educados na convico de que, com a nica excepo, e mesmo assim parcial, dos judeus, todos os povos da Antiguidade pr-crist eram idlatras. -nos ensinado que adoravam falsos deuses e que acreditavam que os dolos de pedra (ou de representao pictrica) eram as prprias divindades. deste modo que se nos apresentam os antigos gregos, os antigos romanos, os antigos egpcios, os antigos caldeus e todas as civilizaes arcaicas (e assim que, ainda hoje, alguns pretendem, grosso modo, caracterizar as subsistentes religies orientais). Depois, acrescenta-se, veio a luz clarssima do Cristianismo, completando a promessa do Antigo Testamento e trazendo a religio perfeita, e desapareceu a idolatria, bem como a superstio e as crenas insensatas e cruis. Mas... ter sido mesmo assim?

Idolatria de Ontem e de Hoje


No podemos, certamente, negar que, na Antiguidade, pessoas incultas e irreflectidas tenham acreditado em supersties absurdas ou abominveis. O mesmo se verifica nos nossos dias, tanto nos pases catlicos, como nos de maioria dita protestante, como na mescla que so os Estados Unidos da Amrica; na ndia como no Islo; na China, como em frica ou na Amrica do Sul ou onde quer que habitem seres humanos. A zoolatria, por exemplo, existiu e existe; mas, perguntamos, que diferena existe em cultuar ou reverenciar o cordeiro e a pomba dos cristos ou a vaca, a bis, o gato ou... as serpentes-drages? Na verdade, a nosso ver, inexiste qualquer diferena. A nica distino relevante a de se entenderem ou no os smbolos que subjazem a cada uma dessas formas animais includas nas religies ou mitologias dos povos. Compreendidos, revelam um mundo maravilhoso e sapientssimo de significados; de outro modo, so objecto de crenas e cultos sem sentido ou de explicaes superficiais de quem incapaz de decifrar os mistrios que velam. Voltemos, entretanto, questo: eram os povos da Antiguidade simples idlatras, que acreditavam que, por exemplo, esttuas de pedra eram elas-mesmas divindades? A nossa resposta s pode ser esta: no eram mais (talvez fossem menos) idlatras (no sentido que a palavra adquiriu) do que milhes de cristos do nosso tempo, cujas igrejas esto repletas de imagens.

dolos, Imagens...
Imagens... Ah, sim, pode dizer-se: mas nas Igrejas crists h imagens e ningum pensa que essas imagens so o prprio Deus, Jesus, Maria, os santos, os anjos. So unicamente imagens representativas. Na realidade, em tantos casos, no assim: esttuas e outras representaes so tocadas para obter favores, desde a boa fortuna ao casamento ou gravidez. Fixemonos, contudo, na ideia de simples imagens representativas. Assim sendo, os dolos dos Antigos no eram mais nem menos do que isso. A nossa palavra dolo vem do latim Idlus, que, por sua vez, deriva do Grego Eidolon. E o que significava Eidolon? Justamente... imagem 1. Os crdulos e irreflectidos daquele tempo tomavam e continuam hoje a tomar a imagem representativa pela prpria realidade. Os mais sbios e conscientes sempre reprovaram a superstio, acima da qual procuravam elevar os outros. As palavras de Xenfanes ou de Plato, nesse sentido, so alguns entre muitos exemplos da postura dos grandes Conhecedores da Antiguidade.

Satiricamente, escrevia Xenfanes:


H um Deus Supremo acima de todos os deuses, mais divino que os mortais / Cuja forma no parecida com a dos homens, como tambm no semelhante a sua natureza; / Mas os fteis mortais imaginam que, como eles mesmos, os deuses so procriados / Com sensaes humanas, com voz e membros corpreos. / Dessa forma, se os bois ou os lees tivessem mos e pudessem trabalhar moda dos homens, / E pudessem esculpir com cinzel ou pintar a sua concepo da divindade, / Ento os cavalos retratariam os deuses como cavalos, os bois os representariam como bois, / Cada tipo de animal representaria o Divino, com a sua forma, e dotado com a sua natureza 2. O Divino reconhecido por Xenfanes, esta nica divindade, identifica-se com o Universo, um deus-tudo 3. Para Plato 4 ... a pior aberrao a superstio dos que crem que a divindade possa ser propiciada com dons e ofertas: esses pem a divindade a par dos ces que, amansados com presentes, deixam depredar os rebanhos, e at abaixo dos homens comuns, que no atraioam a justia aceitando presentes oferecidos com inteno delituosa 3.

Entretanto, os monotestas 5 fanticos pisotearam o conhecimento dos sbios da Antiguidade 6 e colaram-lhes o selo da ignorncia, fingindo desconhecer que a compreenso desses sbios era bem diferente da superstio dos homem crdulos (de todos os tempos). Para o engrandecimento das novas fs cujos seguidores eram e continuam a ser to ignorantes, supersticiosos e manipulveis como o povo inculto da Antiguidade , afirmaram capciosamente que, para os pagos, os eidola (dolos) no eram simples imagens ou representaes mas, sim, a(s) prpria(s) divindade(s). Essa falsidade continua a ser repetida incessantemente at hoje.

Demnios?
O mesmo aconteceu com os daemones. Com a sua cegueira e intolerncia (essa, sim, demonaca no pior dos sentidos), os fanticos do Judasmo, Cristianismo e Islamismo s puderam ver entidades diablicas nos daemon ou daimnion dos sbios dos tempos ureos da Grcia Antiga (e de Alexandria, dos neoplatnicos, etc.). Demnio deriva, justamente do grego daimnion, da raiz daemon. No entanto, daemon no significava (necessariamente) uma entidade maligna. Mais frequentemente aludia a um ser difano, de formas mais subtis e conscincia mais elevada e, para os mais esclarecidos, o prprio ser espiritual, a natureza mais excelsa do Homem. em conformidade com esta acepo que, por exemplo, Plutarco, no seu ensaio Sobre o Daemon de Scrates, escreveu: O nous de Scrates era puro e no estava misturado com o corpo mais do que a necessidade exigisse. Toda a alma possui alguma parcela de nous, de razo; um homem no pode ser um homem sem ela (...). Cada alma no se mistura de uma nica maneira; algumas mergulham no corpo e, assim, durante essa vida, os seus corpos so corrompidos pelo desejo e pela paixo; outras esto parcialmente misturadas mas a parte mais pura [nous] permanece sempre fora do corpo. Ela no mergulhou no corpo mas paira 7 acima dele e cobre 8 a parte mais extrema da cabea do homem; ela cumpre o efeito de uma corda que sustentaria e dirigiria a parte rebaixada da alma, enquanto esta for obediente e no se deixe dominar pelos desejos da carne. A parte que mergulhou no corpo chamada de alma; mas a parte incorruptvel chamada nous, e o vulgo pensa que ela est neles, como tambm imagina que o ser cuja imagem se reflecte num espelho est realmente naquele espelho. No entanto, os mais inteligentes, que sabem que ele est fora, chamam-no Daemon. um deus, um esprito 9. Valer a pena aqui referir que o notvel filsofo judeu Filon, em Sobre os Gigantes, era bem mais lcido do que legies de fanticos das religies ocidentais, ao escrever que Aos seres que os filsofos de outros povos distinguem pelo nome de demnios [i.e., daemones], Moiss chamava anjos. De facto, Filon tinha nascido em Alexandria e estava imbudo de concepes pitagricas, platnicas e esticas, ainda que moldandoas religio judaica...

Concluso
Conclumos que geralmente sinal de ignorncia tomar uma religio ou uma cultura em 3

particular como se fosse um modelo universal, e diabolizar aquilo que outras culturas, filosofias e religies cultuam como divino ou a que prestam reverncia e reconhecem razo de ser. Pelo contrrio, seria bom que reconhecssemos a Cincia Espiritual onde quer que ela se tenha manifestado e que expandssemos os horizontes da nossa compreenso. Entretanto, para que tal acontea plenamente, preciso descartar a ideia de que alguma religio (por exemplo, o Cristianismo) um caso nico e especial, uma Revelao pura vida do prprio Deus se tal Deus pessoal existira... , sem linhagem e sem conexo com todo o patrimnio da Sabedoria Universal. Nesta mesma revista, em outro artigo 10, falaremos da colectividade de potncias criadoras ou deuses (ou Dhyan-Chohans) que constituem o Demiurgo do Universo. Referindo-se-lhes (e tendo em considerao o universo sublime, mas com imperfeies, que construram), escreveu Helena Blavatsky: ... por muitas que sejam as provas de existir uma Inteligncia directora por trs do vu, nem por isso deixa de haver defeitos e lacunas, remontando muitas vezes em insucessos evidentes; segue-se que nem a Legio colectiva (Demiurgo), nem qualquer das Potncias que actuam, individualmente consideradas, comportam honras e cultos divinos. Todos tm, no entanto, direito reverncia e gratido da Humanidade; e o homem deve sempre esforar-se por ajudar a evoluo divina das Ideias 11, tornando-se, na medida dos seus recursos, um colaborador da Natureza na sua tarefa cclica. S o incognoscvel Karana, a Causa sem Causa de todas as causas, deve ter o seu santurio e o seu altar no recinto sagrado e inviolvel do nosso corao; invisvel, intangvel, inominado, salvo pela voz tranquila e silenciosa da nossa conscincia espiritual.

Jos Manuel Anacleto


Presidente do Centro Lusitano de Unificao Cultural

NOTAS
1 Cfr. Termos Filosficos Gregos, de F. E. Peters. Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2 ed., 1983 2 Este trecho de Xenfanes foi preservado por Clemente de Alexandria, um dos melhores e mais ilustrados dos cristos dos primeiros sculos da nossa Era, na sua obra Sromata. Clemente incorporou no Cristianismo muitos elementos da filosofia grega (o seu pendor era neoplatnico), chamou-se a si mesmo um eclctico foi discpulo do grande Amnio Saccas , mencionou respeitosamente Buddha e, naturalmente, foi em certos momentos atacado como herege. Quanto a Xenfanes (c. 580 a 488 A.C.), foi o iniciador da escola eletica, em que se vieram a destacar o grande Parmnides e Zeno, e ps grande parte da sua tnica na unidade do Ser. 3 Cfr. Histria da Filosofia, Vol. I, de Nicola Abbagnano (Editorial Presena, Lisboa, 1976) 4 Embora possa ser vulgar, numa cultura medocre, menosprezar Plato (428-347 A.C.) seja pela via da aluso ao amor platnico, num sentido banal que aquele filsofo nunca lhe pretendeu dar, seja considerando-o como destitudo de objectividade , a histria tem-no justificado continuamente. Esperamos, em prximo artigo, demonstrar como, desde a Renascena at aos modelos interpretativos da Cincia contempornea, o fio da tradio pitagrica e platnica provou as suas extraordinrias potencialidades. Foi redescobrindo essa tradio, nomeadamente na sua nfase matemtica e geomtrica, que a pintura e a arquitectura progrediram colossalmente nos Scs. XIV e XV; que a cincia moderna surgiu luz do dia (Coprnico, Kepler e Galileu, por exemplo, inspiraram-se nesse legado. Alis, muito antes, Arquimedes, Aristarco de Samos e Eratstenes haviam feito o mesmo. Permita-se-nos recomendar o livro de Alexandre Koyr Galileu e Plato, Gradiva, Lisboa); que os mais notveis filsofos da Idade Moderna deixaram as suas obras grandiosas veja-se Giordano Bruno, um mrtir da Liberdade, do Bem e da Verdade, veja-se Spinoza, com a sua tica... demonstrada maneira dos gemetras, veja-se o respeito e o interesse de Leibniz, Descartes e Kant pela matemtica. As portas da Academia Platnica s eram franqueadas a quem conhecesse geometria; os pitagricos haviam desenvolvido a matemtica. E esta hoje o grande instrumento da Fsica nas suas investigaes e formulaes de leis. Muito antes ainda, os neoplatnicos e neopitagricos constituram as luzes maiores da Era Crist, pelo menos nas chamadas (sem muito rigor) civilizao e cultura ocidentais. Recordemos que Plato se imbuiu de grande parte das ideias pitagricas e que estas tm as suas razes no Egipto e na ndia. H um fio dourado de Sabedoria que perpassa todos os tempos e latitudes, mesmo nas circunstncias mais adversas. 5 Tambm fomos normalmente educados no pressuposto da superioridade das religies ditas monotestas: o Judasmo, o Cristianismo e o Islamismo. Na realidade, foram e so estas as mais intolerantes, separatistas, tantas vezes sanguinrias e que, constituindo rplicas mais ou menos desvirtuadas de outras com maior antiguidade, perderam em inmeros aspectos as referncias originais de onde ramificaram. Alis, no rigorosa esta diviso, comum na vigente catalogao cultural, entre religies monotestas e politestas. Em boa verdade, qualquer religio digna desse nome ambas as coisas (monotesta e politesta): tambm so monotestas as religies arcaicas, com o Uno 5

inominvel acima de todas as potncias criadoras e operantes (deuses), e tambm so politestas o Judasmo, o Cristianismo e at o Islamismo com os seus anjos, arcanjos, querubins, serafins, tronos, etc. (e, no caso do Judasmo, com o Jeov ciumento dos outros deuses), para j no falar nos santos e na Virgem Maria, to semelhante, na formulao dogmtica catlica, deusa egpcia sis, a Devaki (Me de Krishna), rainha Maha-Maya, me de Buddha, e a todas as mes divinas da Antiguidade. O Ocultismo congraa o Monotesmo e o Politesmo, afirmando que H uma s vida, que integra inmeras Vidas ou Tudo quanto existe, existe num Ser maior. Sobre este tema, cfr. o que escrevemos no n 10 da Biosofia na seco Entre o Cu e a Terra e o artigo Demiurgo na presente edio. 6 Sobre a destruio da grande parte do patrimnio da Sabedoria acumulada (e precipitada em obras) por geraes sucessivas de sbios da Antiguidade, destruio essa perpetrada pelos fanatismos cristo e islmico, cfr. os ns 15 e 16 (sobretudo este ltimo) da Biosofia, especificamente no artigo Cristo. 7 Para tornar mais claras as afirmaes de Plutarco luz da Sabedoria Oculta, nada melhor do que as palavras contidas nas Cartas dos Mahatmas para A. P. Sinnett (Ed. Teosfica, Braslia, 2001): ... Nem Atman nem Buddhi jamais estiveram dentro do homem um pequeno axioma metafsico que voc pode estudar com proveito em Plutarco e Anaxgoras. Este ltimo fez do seu Nous autokrates o esprito poderoso por si mesmo, o nous que era o nico a reconhecer noumena, enquanto Plutarco ensinava, com base em Plato e Pitgoras, que o demonium ou este Nous sempre permanecia fora do corpo..., etc. Lembremos que, no septenrio dos princpios humanos, Buddhi (Intuio, Razo Pura) e Atman (Esprito, Vontade Espiritual), contando desde baixo, so, respectivamente, o 6 e o 7 Princpios isto , os dois superiores. No mesmo sentido, cfr. ainda o livro Luzes do Oculto (Centro Lusitano de Unificao Cultural, Lisboa, 1 ed.,1998; 3 ed., 2001), especificamente a resposta n 15. 8 No sentido do adombrer francs. 9 Esta oportuna adio explicativa s palavras de Plutarco foi feita por Helena Blavatsky, na sua magnfica obra sis Sem Vu (Vol. III da edio brasileira; Ed. Pensamento, S. Paulo, 1990), ao citar aquele autor. 10 Esoterismo de A a Z. 11 Helena Blavatsky faz aqui uma aluso filosofia platnica, que ela tanta apreciava, como expressamente escreveu, desde logo, no incio do seu primeiro livro (o j citado sis sem Vu). Segundo Plato, a criao demirgica era feita em obedincia aos modelos das Ideias ou formas (Eide, plural de Eidos), existentes na Mente Csmica, no Universo Inteligvel (Kosmos Noetos). Dizia ele que os deuses eram amigos dos eide. 12 In A Doutrina Secreta, Vol. I (Ed. Pensamento, S. Paulo, 1973).

Vous aimerez peut-être aussi