Vous êtes sur la page 1sur 4

O Templrio

Outubro / 2007 -

Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil

O Templrio
ANO II NO 6

Distribuio Gratuita

Outubro / 2007

Comemorao das Datas Magnas


Neste ms de outubro comemoramos o nascimento do instituidor da Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil, o Professor Jlio Guajar Rodrigues Ferreira, no dia 29; e mais um ano de abertura da Nossa Kristianssima Ordem para qualquer pessoa livre, sem especificao de cor, raa, nacionalidade, ou posio social, que queira se desenvolver espiritualmente. A Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil foi aberta oficialmente ao pblico em 27 de outubro de 1930. Antes, funcionava apenas secretamente, sob a orientao do 1 Gro-Mestre, Dr. Mcio Teixeira ou Baro Ergonte. Mais tarde, o Dr. Magnus Sondahl, 2 GroMestre e Hierofante Rosa-Cruz, criava as bases da Nossa Amada Ordem, que somente veio a ser instituda definitivamente, aps a sua transubstanciao, pelo 3 Gro-Mestre, o Professor Jlio Guajar Rodrigues Ferreira. A Nossa Kristianssima Ordem uma escola inicitica, com grandes ensinamentos, na qual o estudante poder desvendar os mistrios da humanidade. No h limite para o aprendizado. Os conhecimentos esotricos so transmitidos do mestre ao discpulo, por geraes, de uma forma hermtica. A doutrina tem seus alicerces no cristianismo puro, transmitido pelo Divino Mestre Jesus de Nazareth. Segue as disciplinas dos Templrios, de culto, cultura, filantropia e fraternidade. Decorridas 77 primaveras desta misso em Nossa Divina e Graciosa Ptria, numa luta por um ideal nobre e supremo, a equipe do jornal O Templrio roga aos Santos Gnios Imortais de Nossa Santa Ordem, neste ms de importantes datas, que todos os trabalhadores desta maravilhosa e grandiosa obra recebam as maiores vibraes de Sade, Paz e Prosperidade!

Professor Jlio Guajar Rodrigues Ferreira

2 - O Templrio

Outubro / 2007

A saga dos Templrios (1 Parte)


(A partir desta edio, o jornal O Templrio publicar em trs partes a histria dos Templrios.)
Alvo de controvrsias, especulaes e mitos, os monges guerreiros ocupam at hoje lugar de destaque em relao aos principais momentos e enigmas histricos. Mais do que isso, representam o exemplo de disciplina, honra e organizao a serem tomados por todos aqueles que buscam construir algo melhor. O Oriente Mdio apresenta-se como palco para os principais conflitos tnicos e doutrinrios do homem at hoje. Outrora fora bero das principais religies que nortearam a humanidade e dos principais fatos que evidenciaram estas religies. O movimento monstico, fundamental norma templria, reflete o momento inicial tomada de conscincia a ser firmada mais tarde pelo homem, por enquanto amarrado aos seus conceitos de casta, raa, cl, ou seja, o esprito de grupo pertinente da condio evolutiva. Acrescentando o celibato, o voto de pobreza e a peregrinao, as carncias espirituais eram assim sanadas. A peregrinao era a principal resposta queles que tomavam a vida monstica, bem como ao restante da populao. O cristo encontrava a rendio de todos os pecados na viagem a Jerusalm, onde cultuava no local em que o Divino Mestre Jesus de Nazareth fora crucificado. Eis o quadro da poca: o avano do Isl, os senhores feudais em disputas internas e a peregrinao como esporte radical. Estes foram os motivos pelos quais o papa Urbano II conclama a 1 Cruzada, objetivando a retomada de Jerusalm para o domnio Cristo. Depois de inmeras batalhas, este objetivo atingido. O destino de cada peregrino estava assegurado, contudo, a trajetria no. Tribos mulumanas realizam constantes ataques s caravanas sobreviventes s perigosas viagens maCavaleiro Templrio rtimas iniciadas em Messina, no sul da Itlia. A recepo do povo judeu refugiado do Egito, a (Continua no prximo nmero) anunciao das Tbuas dos Dez Mandamentos, a criRobson do Nascimento Muniz ao da Arca da Aliana, o momento do Glgota e at mesmo as vises de Maom foram eventos que no s aliceraram o judasmo, o islamismo e o cristianismo bem como alimentaram a origem e os mistrios que rodeiam a Ordem dos Pobres Cavaleiros do Kristo ou do Templo, assim chamada posteriormente. Por volta do sculo X, a Europa, formada por seus vaidosos e desorientados senhores feudais, sofria investidas mulumanas, resultando na perda de boa parte do seu territrio, o imprio bizantino enfraquecia-se gradativamente dando espao ao domnio islmico no Oriente Mdio. Enfim, a hegemonia do povo de Al no antigo mundo. A civilizao crist buscava a subsistncia amparada pelos seus senhores e lderes espirituais. Possua atividades simples como o cultivo e a caa, restando apenas as batalhas no que se refere a ameaa principal riqueza da poca: a terra. Ela era a provedora de todas as necessidades materiais do homem, e, quanto s suas necessidades espirituais, a Igreja proveria. Alm desta funo, esta instituio estava frente do movimento monstico e das peregrinaes.

O Selo dos Templrios

O Templrio

Outubro / 2007 - 3

Conscincia Atmica (1 Parte)


(A partir desta edio publicaremos uma srie de artigos com o ttulo Conscincia Atmica.)
O tomo basicamente formado por trs tipos de partculas elementares: eltrons, prtons e nutrons. Os prtons e os nutrons esto no ncleo do tomo e os eltrons giram em rbitas eletrnicas volta desse ncleo. Num tomo, os eltrons que giram em volta do ncleo distribuem-se em vrias rbitas ou camadas eletrnicas num total mximo de sete (K, L, M, N, O, P, Q). Um tomo quando eletricamente neutro poder ganhar (receber) ou perder (ceder) eltrons. Quando ele ganha um ou mais eltrons, dizemos que se transforma num on negativo. Quando um tomo perde um ou mais eltrons, dizemos que ele se transforma num on positivo. Exemplo: Se o tomo de sdio (Na) ceder um eltron ao tomo de cloro (Cl), passamos a ter um on positivo de sdio e um on negativo de cloro. assim que as partculas trocam informaes. Isto ocorre no crebro, atravs das clulas chamadas neurnios, responsveis pela troca de sinais eltricos no sistema nervoso. Ocorre em todo universo material, onde haja luz. A propsito, a cincia material busca incessantemente a origem elementar da matria, esbarrando sempre na condio de que, a maneira como a matria se apresenta, dependente da constituio do universo (ex: gelo, gua e vapor dgua). Isto ocorre com qualquer material, que sempre se diferenciar. Segundo o Mestre Rudolf Steiner em sua obra Nas manifestaes do Carma, para a cincia espiritualista, existe um estado de diluio ao qual toda a matria se iguala: Luz. S o clarividente pode comprov-lo. Nele se v que toda matria na Terra luz condensada. Em sua essncia a matria luz. E como fica o Ser humano neste contexto? Faamos o homem nossa imagem e semelhana. Em sua obra A Gnese, Rudolf Steiner defende que os clarividentes sabem que os espritos (inteligncias) da vontade atuam no elemento trreo; os espritos da sabedoria, no aquoso; os espritos do movimento, no aeriforme (semelhante ao ar) e a virtude dos Elohim, no calrico. O homem ocupa um lugar nico na Criao que une o mundo espiritual ao mundo material. Sua corporalidade exterior tecida de luz e seu elemento anmico (espiritualidade) amor. Vemos aqui citados os quatro elementos, usados pelas Entidades superiores para a criao, segundo a Gnese Bblica, do ltimo produto da evoluo terrestre: O Homem. o ser mais complexo de todas as criaturas. Sua existncia uma batalha (interior) constante de foras opostas (desejos) puxando-o em direes diferentes. E por que assim?

Foto - NASA.

Tudo aparentemente so tomos, mas na realidade so inteligncias que esto a servio da Criao. Estas inteligncias atmicas so distribudas em hierarquias que esto a servio do caminhante sobre a Terra sagrada - Gaia na realizao de seus desejos, traduzidas em experincias. A humanidade atravessa vrias pocas nessa caminhada conhecida como A Roda de Sansara (108 encarnaes atravs do Zodaco). Sintetizando, a humanidade percorre este trajeto analogamente aos quatro ciclos lunares: O 1 ciclo o perodo do nascimento da raa (lua nova); no nosso caso, a raa ria atual. a Idade de Ouro da humanidade, formada por hierarquias elevadssimas, que constri as condies para o desenvolvimento da humanidade comum (raas). O ser est com as Divindades e reflete em seus atos a Conscincia do criador. A humanidade est ligada diretamente s dimenses superiores, reportadas hoje como histrias de fadas, gnomos, e todos os elementais da natureza; inteligncias atmicas, que cuidam do subplano vital de tudo quanto existe. As hierarquias inferiores neste ciclo tm muitas dificuldades em se manifestar. (Continua no prximo nmero)
Slvio Lopes Rodrigues

4 - O Templrio

Outubro / 2007

Nascer sob uma boa estrela.


Ouvimos das pessoas que passam por dificuldades as seguintes lamentaes: Sofro porque meu destino, nasci sob uma estrela ruim. O que posso fazer? Deus quis assim. Isto no verdade. A Divindade no deseja nosso sofrimento. Possumos o livre arbtrio e colhemos aquilo que plantamos em nosso passado desde outras vidas. O homem veio a este mundo para evoluir. Tomando por base a astrologia, conhecemos que ao nascer, em um determinado momento, o mapa do cu mostra toda a nossa histria pregressa, quem somos, nossas necessidades evolutivas, e dvidas a serem resgatadas. No h destino imposto, e sim uma misso a ser cumprida de acordo com as leis csmicas que impulsionam o homem no reto caminho. Ao transubstanciarmos (morrermos) em uma encarnao passamos por um processo de depurao, vemos toda a nossa vida. Vemos passar cada ato cometido e seus efeitos sobre nosso semelhante, sentimos tudo que este sentiu. Nesse momento, sem a couraa material, sofremos intensamente. Tudo isto ficar gravado em nosso tomo semente, sendo nosso freio, nossa conscincia numa prxima jornada. No nos absolver da lei da ao e reao, mas nos ajudar a no repetirmos nossos erros.

dos astros corretas, renascemos num lar adequado, num local propcio nossa evoluo. O ser preparado para evoluir da sua morte at o seu renascimento, cabendo a ele, nesse momento, com as ferramentas que requisitou da vida, buscar o seu aperfeioamento. Ningum recebe nada que no merea. nosso dever melhorar, dominar nossos vcios e paixes, viver conscientemente, plenos em ns mesmos, no nos subjugando ao mundo, mas fazendo um mundo melhor para ns e nossos semelhantes, pois assim estaremos mais prximos de Deus. Para aqueles que se lamentam fica aqui a seguinte interrogao: Se fosse revelada aos nossos olhos, nossa imagem, e vssemos o filme de nossas vidas, como nos veramos? Mocinhos, viles ou personagens secundrios diAps um longo perodo, quando estivermos pron- ante da vida? tos para um novo trabalho, com as configuraes Leonardo Gomes Pereira

A Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil uma instituio doutrinria de culto e cultura, fraternal e universal, que se compe de ilimitado nmero de filiados, de ambos os sexos, sem preconceitos de crena, nacionalidade, cor ou posio social. Os seus objetivos so administrados sob as regras disciplinares do Rito Templrio. Diretor - Redator Responsvel David Soares Telles Reviso Horcio Rolim de Freitas Site: www.rosacruzdobrasil.org.br E-mail: frcb@rosacruzdobrasil.org.br
Editorao, Criao, Arte e Impresso Letras e Magia Editora - www.letrasemagia.com.br

Equipe de Redao Slvio Lopes Rodrigues Paulo Robson Velloso Leonardo Gomes Pereira Jeniffer Ribeiro da Cruz Robson do Nascimento Muniz Marcus Andr de Arajo Reis da Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil: Captulo de So Luiz Rua Anglica Mota, 166, Olaria, RJ. Tel.: 2564-7121. Cultos pblicos nas quartas-feiras, s 20 horas.

Endereos e horrios dos cultos pblicos Templo de So Joo Rua Afonso Pena, 75 (Pa. Afonso Pena), Tijuca, RJ. Tel.: 2569-7625. Cultos pblicos nas teras-feiras, s 20 horas.

Vous aimerez peut-être aussi