Vous êtes sur la page 1sur 9

Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau (tambm conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau) (Genebra, 28 de Junho de 1712 Ermenonville, 2 de Julho de 1778) foi um importante filsofo, terico poltico, escritor e compositor autodidata suo. considerado um dos principais filsofos do iluminismo e um precursor do romantismo.

Biografia
Jean-Jacques Rousseau no conheceu a me, pois ela morreu alguns dias depois do parto. Foi criado pelo pai, Isaac Rousseau, um relojoeiro calvinista, cujo av fora um huguenote fugido da Frana. Aos 10 anos teve de afastar-se do pai, mas continuaram mantendo contato. Na adolescncia, foi estudar numa rgida escola religiosa sendo aluno do pastor Lambercier. Gostava de passear pelos campos. Em certa ocasio, encontrando os portes da cidade fechados, quando voltava de uma de suas sadas, opta por vagar pelo mundo. Acaba tendo como amante uma rica senhora e, sob seus cuidados, desenvolvendo o interesse pela msica e filosofia. Longe de sua protetora, que agora estava em uma situao financeira ruim e com outro amante, ele parte para Paris. Havia inovado muitas coisas no campo da msica, o que lhe rendeu um convite de Diderot para que escrevesse sobre isso na famosa Enciclopdia. Alm disso, obteve sucesso com uma de suas peras, intitulada O Adivinho da Vila. Aos 37 anos, participando de um concurso da academia de Dijon cujo o tema era: "O restabelecimento das cincias e das artes ter favorecido o aprimoramento dos costumes?", torna-se famoso ao escrever respondendo ele foi um artista de forma negativa o Discurso Sobre as Cincias e as Artes, ganhando o prmio em 1750. Aps isso, Rousseau, ento famoso na elite parisiense, convidado para participar de discusses e jantares para expr suas ideias. Ao contrrio de seu grande rival Voltaire, que tambm no tinha o sangue azul, aquele ambiente no o agradava. Rousseau tem cinco filhos com sua amante de Paris, porm, acaba por coloc-los todos em um orfanato. Uma ironia, j que anos depois escreve o livro Emlio, ou Da Educao que ensina sobre como deve-se educar as crianas. O que escreve como pea mestra do Emlio, a "Profisso de F do Vigrio Saboiano", acarretar-lhe- perseguies e retaliaes tanto em Paris como em Genebra. Chega a ter obras queimadas. Rousseau rejeita a religio revelada e fortemente censurado. Era adepto de uma religio natural, em que o ser humano poderia encontrar Deus em seu prprio corao.

Entretanto, seu romance A Nova Helosa mostra-o como defensor da moral e da justia divina. Apesar de tudo, o filsofo era um espiritualista e ter, por isso e entre outras coisas, como principal inimigo Voltaire, outro grande iluminista. Em sua obra Confisses, responde a muitas acusaes de Franois-Marie Arouet (Voltaire). No fundo, Jean-Jacques Rousseau revela-se um cristo rebelado, desconfiado das interpretaes eclesisticas sobre os Evangelhos. Sempre proferia uma frase: "quantos homens entre mim e Deus!", o que atraa a ira tanto de catlicos como de protestantes. Politicamente, expe suas ideias no Do contrato social/Contrato Social. Procura um Estado social legtimo, prximo da vontade geral e distante da corrupo. A soberania do poder, para ele, deve estar nas mos do povo, atravs do corpo poltico dos cidados. Segundo suas ideias, a populao tem que tomar cuidado ao transformar seus direitos naturais em direitos civis, afinal "o homem nasce bom e a sociedade o corrompe". No ano de 1762, Rousseau comeou a ser perseguido na Frana, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. Refugiou-se na cidade sua de Neuchtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convite do filsofo David Hume. De volta Frana, casou-se com Thrse Levasseur, no ano de 1767. Depois de toda uma produo intelectual, suas fugas s perseguies e uma vida de aventuras e de errncia, Rousseau passa a levar uma vida retirada e solitria. Por opo, ele foge dos outros homens e vive em certa misantropia. Nesta poca, dedica-se natureza, que sempre foi uma de suas paixes. Seu grande interesse por botnica o leva a recolher espcie e montar um herbrio. Seus relatos desta poca esto no livro "Devaneios de Caminhante Solitrio". Falece aos 66 anos, em 2 de julho de 1778, no castelo de Ermenonville, onde estava hospedado.

Citaes

"O homem nasce livre, e em toda parte posto a ferros . Quem se julga o senhor dos outros no deixa de ser to escravo quanto eles." "A maioria de nossos males obra nossa e os evitaramos, quase todos, conservando uma forma de viver simples, uniforme e solitria que nos era prescrita pela natureza" "O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer 'isto meu' e encontrou pessoas suficientemente simples para acredit-lo. Quantos crimes, guerras, assassnios, misrias e horrores no pouparia ao gnero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: 'Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos so de todos e que a terra no pertence a ningum'" "E quais poderiam ser as correntes da dependncia entre homens que nada possuem? Se me expulsam de uma rvore, sou livre para ir a uma outra" "A meditao em locais retirados, o estudo da natureza e a contemplao do universo foram um solitrio a procurar a finalidade de tudo o que v e a causa de tudo o que sente" "A nica instituio que ainda se constitui natural a Famlia "

"O escravo no propriedade do outro, mas no deixa de ser homem ". "O homem bom por natureza. a sociedade que o corrompe." "Mesmo quando cada um de ns pudesse alienar-se no poderia alienar a seus filhos: eles nascem homens e livres, sua liberdade lhes pertence e ningum, seno eles, pode dispor dela. Antes de chegar idade da razo, o pai pode, em seu nome, estipular as condies de sua conservao, do seu bem-estar, porm, no d-los irrevogvel e incondicionalmente porque um dom semelhante contraria os fins da natureza e sobrepuja os limites da finalidade paternal. Seria, pois, preciso para que um governo arbitrrio fosse legtimo, que, em cada gerao o povo fosse dono de aceit-lo ou de rejeit-lo; porm, ento o governo no seria arbitrrio." Sobre o governo, que para Rousseau "Um corpo intermedirio entre os sditos e o soberano, para sua mtua correspondncia, encarregado da execuo das leis e da conservao da liberdade, tanto civil como poltica.", e a submisso do povo aos chefes [governantes] diz: " somente um incumbncia, um cargo, pelo qual simples empregados [governantes] do soberano [povo] exercem em seu nome o poder de que os faz depositrios, e que ele pode limitar, modificar e reivindicar quando lhe aprouver." "Se houvesse um povo de deuses, ele seria governado democraticamente. Um governo to perfeito no convm aos homens." "Maquiavel fingindo dar lies aos Prncipes, deu grandes lies ao povo". "Amanham-se as plantas pela cultura e os homens pela educao (...) Tudo o que no temos nascena e de que necessitamos quando somos grandes, -nos dado pela educao."

Os grandes princpios da filosofia rousseauniana


O estado de natureza
O estado de natureza, tal como concebido por Rousseau, est descrito principalmente em seu livro Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. A definio da natureza humana um equilbrio perfeito entre o que se quer e o que se tem. O homem natural um ser de sensaes, somente. O homem no estado de natureza deseja somente aquilo que o rodeia, porque ele no pensa e, portanto, desprovido da imaginao necessria para desenvolver um desejo que ele no percebe. Estas so as nicas coisas que ele poderia "representar". Ento, os desejos do homem no estado de natureza so os desejos de seu corpo. "Seus desejos no passam de suas necessidades fsicas, os nicos bens que ele conhece no universo so a alimentao, uma fmea e o repouso". Alm disso, o homem natural no pode prever o futuro ou imaginar coisas alm do presente. Em outras palavras, a natureza de si corresponde perfeitamente ao exterior. No Ensaio, Rousseau sugere que o homem natural no sequer capaz de se distinguir de outro ser humano. Essa distino requer a habilidade de abstrao que lhe falta. O homem natural tambm ignora o que comum entre ele e um outro ser humano. Para o

homem natural, a humanidade para no pequeno crculo de pessoas com quem ele est no momento. "Eles tiveram a ideia de um pai, filho, irmo, e no de um homem. A cabine continha todos os seus companheiros Fora eles e suas famlias, no havia mais nada no universo. " (Ensaio, IX) A compaixo no poderia ser relevante fora do pequeno crculo, mas tambm essa ignorncia no permitia a guerra, como os homens no se encontravam com praticamente ningum. Homens, se quisessem, atacavam em seus encontros, mas estes raramente aconteciam. At ento, Rousseau toma posio contra a teoria do estado de natureza hobbesiano. O homem natural de Rousseau no um "lobo" para seus companheiros. Mas ele no est inclinado a se juntar a eles em uma relao duradoura e a formar uma sociedade com eles. Ele no sente o desejo. Seus desejos so satisfeitos pela natureza, e a sua inteligncia, reduzida apenas s sensaes, no pode sequer ter uma ideia do que seria tal associao. O homem tem o instinto natural, e seu instinto suficiente. Esse instinto individualista, ele no induz a qualquer vida social. Para viver em sociedade, preciso a razo ao homem natural. A razo, para Rousseau, o instrumento que enquadra o homem, nu, ao ambiente social, vestido. Assim como o instinto o instrumento de adaptao humana natureza, a razo o instrumento de adaptao humana a um meio social e jurdico. justamente a falta de razo que possibilita o homem a viver naturalmente: a razo, ou a imaginao que o permite considerar outro homem como seu alter-ego (ou seja, como um ser humano tambm), a linguagem e a sociedade, tudo isso constitui a cultura, e no so faculdades do estado de natureza. Mesmo assim, o homem natural j possui todas essas caractersticas; ele anti-social, mas associvel: "no hostil sociedade, mas no inclinvel a ela. Foram os germes que se desenvolveram, e podem se tornar as virtudes sociais, tendncias sociais, mas eles so apenas potenciais."(Segundo Discurso, Parte I). O homem socivel, antes mesmo de socializar. Possui um potencial de sociabilidade que somente o contato com algumas foras hostis podem expor.

Amor e dio
No h dvida alguma de que Rousseau fez soprar um vento revolucionrio sobre as ideias de amor e dio: ele debate a sexualidade como uma experincia fundamental na vida do ser humano, a tomada de conscincia da importncia dos sentimentos de amor e dio na construo da sociedade humana e no seu desenvolvimento pessoal, e enfim, essa abertura para o debate moderno sobre a diviso do amor entre amor conjugal e amor passional. Pode-se atribuir a Rousseau a tentativa de estabelecer, na sociedade do sculo XVIII, uma nova noo: a de que a personalidade do indivduo, que concerne o tratamento que ele d aos outros e a sua prpria sexualidade, formada na infncia.

O Contrato Social
A obra Do Contrato Social, publicada em 1762, prope que todos os homens faam um novo contrato social onde se defenda a liberdade do homem baseado na experincia poltica das antigas civilizaes onde predomina o consenso, garantindo os direitos de todos os cidados, e se desdobra em quatro livros. No primeiro livro Onde se indaga como passa o homem do estado natural ao civil e quais so as condies essenciais desse pacto, composto de nove captulos.

Primeiramente se aborda a liberdade natural, nata, do ser humano, como ele a havia perdido, e como ele haveria de a recuperar. Dessa forma, j no quarto captulo, Rousseau condena a escravido, como algo paradoxal ao direito. A concluso que, se recuperando a liberdade, o povo quem escolhe seus representantes e a melhor forma de governo se faz por meio de uma conveno. Essa conveno formada pelos homens como uma forma de defesa contra aqueles que fazem o mal. a ocorrncia do pacto social. Feito o pacto, pode-se discutir o papel do soberano, e como este deveria agir para que a soberania verdadeira, que pertence ao povo, no seja prejudicada. Alm de uma forma de defesa, na verdade o principal motivo que leva passagem do estado natural para o civil a necessidade de uma liberdade moral, que garante o sentimento de autonomia do homem. No segundo livro Onde se trata da legislao, o autor aborda os aspectos jurdicos do Estado Civil, em doze captulos. As principais ideias so desenvolvidas a partir de um princpio central, a soberania do povo, que indivisvel. O povo, ento, tem interesses, que so nomeados como vontade geral, que o que mais beneficia a sociedade. Evidentemente, o soberano tem que agir de acordo com essa vontade, o que representa o limite do poder de tal governante: ele no pode ultrapassar a soberania do povo ou a vontade geral. Mais a frente no livro, a corrupo dos governantes quanto vontade geral criticada, garantindo-se o direito de tirar do poder tal governante corrupto. Assim, se esse o limite, o povo submisso lei, porque em ltima anlise, foi ele quem a criou; sendo a lei a condio essencial para a associao civil. A terceira anlise rousseauniana, corresponde ao livro terceiro, se refere s possveis formas de governo, que so a democracia, a aristocracia e a monarquia, e suas caractersticas e princpios. A principal concluso desse livro a partir do oitavo captulo, em que tipo de Estado, que forma de governo funciona melhor para Rousseau, a democracia boa em cidades pequenas, a aristocracia em Estados mdios e a monarquia em Estados grandes. Em contrapartida a essas adequaes, no captulo dcimo, o autor mostra como o abuso dos governos pode degenerar o Estado. Ainda, destacado no captulo nono que o principal objetivo de uma sociedade poltica a preservao e prosperidade dos seus membros. Observando as ideias contidas no livro O Contrato Social, no difcil entender porque certas pessoas chamam a obra de a Bblia da Revoluo Francesa. Foi grande a influncia poltica de suas ideias na Frana. A inspirao causadora das revolues se baseiam principalmente no conceito da soberania do povo, mudando o direito da vontade singular do prncipe para a vontade geral do povo.

Liberdade em Rousseau
Liberdade natural
Para Rousseau, a liberdade natural caracteriza-se por aes tomadas pelo indivduo com o objetivo de satisfazer seus instintos, isto , com o objetivo de satisfazer suas necessidades. O homem neste estado de natureza desconsidera as consequncias de suas aes para com os demais, ou seja, no tem a vontade e nem a obrigao de manter o vnculo das relaes sociais. Outra caracterstica a sua total liberdade, desde que tenha foras para coloc-la em prtica, obtendo as satisfaes de suas necessidades, moldando

a natureza. O homem realmente livre faz tudo que lhe agrada e convm, basta apenas deter os meios e adquirir fora suficiente para realizar os seus desejos.(SAHD,2005, p. 101) Ao perder uma disputa com outros indivduos o sujeito no consegue exercer a sua liberdade, uma vez que a liberdade nesse estgio se estabelece a partir da correlao de foras entre os indivduos. No h regras, instituies ou costumes que se sobrepem s vontades individuais para a manuteno do bem coletivo. Contudo, na concepo de Rousseau, o homem selvagem viveria isolado e por isso, no faz sentido pensar em um bem coletivo. Tambm no haveria tendncia ao conflito entre os indivduos isolados quando se encontrassem, pois seus simples desejos (necessidades) seriam satisfeitas com pouco esforo, devido relao de comunho com a natureza. O isolamento entre os indivduos s era quebrado para fins de reproduo, pois sendo auto-suficientes no tinham outra necessidade para viverem em agrupamentos humanos. Foi a partir do isolamento que o homem adquiriu qualidades como amor de si mesmo e a piedade. Vale ressaltar que, para Rousseau, o homem se completa com a natureza , portanto no um estado a ser superado, como Locke e Hobbes acreditavam. Rousseau em o Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, afirma que a maioria de nossos males obra nossa e () os teramos evitado quase todos conservando a maneira de viver simples, uniforme e solitria que nos era prescrita pela natureza (ROUSSEAU apud LEOPOLDI , 2002, p. 160 ) A conscincia no estado selvagem no estabelece distino entre bem ou mal, uma vez que tal distino caracterstica do indivduo da sociedade civil. Para Rousseau, o que faz o indivduo em estado de natureza parecer bom , justamente, o fato de conseguir satisfazer suas necessidades sem estabelecer conflitos com outros indivduos, sem escravizar e no sentindo vontade de impor a sua fora a outros para sobreviver e ser feliz.

Transio do estado de natureza para o estado civil


A transio do estado de natureza para a ordem civil transforma a liberdade do sujeito, ocorrendo durante um perodo de guerra de todos contra todos que se iniciou com o estabelecimento da propriedade privada e da ausncia de instituies polticas e de regras que impedissem a explorao entre as pessoas. No havia cidadania neste perodo pr-social (esse perodo, existente antes do contrato social, se caracterizava por uma vida comum de disputas pela propriedade e pela riqueza). Para evitar as desigualdades, advindas da propriedade privada e do poder que devido a ela as pessoas (ricos proprietrios) passam a exercer sobre outras pessoas (pequenos proprietrios e despossudos), firmado o contrato social. Na transio para a vida em sociedade Rousseau claro em escrever que: O que o homem perde pelo contrato social a liberdade natural e um direito ilimitado a tudo quanto aventura e pode alcanar. O que com ele ganha a liberdade civil e a propriedade de tudo o que possui. (ROUSSEAU, 1978, p. 36) Esta perda representa no apenas o desenvolvimento de faculdades racionais e emocionais do indivduo como tambm abre os precedentes para toda a violao da liberdade, da segurana e da igualdade entre os sujeitos em coletividade.

As principais decorrncias do estabelecimento da vida comunitria, segundo Rousseau, se do tanto no desenvolvimento (da conscincia, da afetividade e dos desejos) de cada indivduo quanto nas novas organizaes e aes que se impem aos sujeitos com advento da vida em sociedade. No que tange ao indivduo a sua forma de viver alterada quando a vida coletiva potencializa as suas capacidades intelectuais. Para Rousseau, isso ocorre tanto como causa quanto como efeito do contrato social; os indivduos tm de ter uma conscincia e um amor no apenas de si, como outrora, como tambm devem pensar nas consequncias de seus atos em relao a outros indivduos e reconhecer a necessidade da convivncia com estes outros indivduos. Em suma o que aparece no Contrato Social como pensamento racional-moral diz respeito s capacidades de compreenso (sensorial e lgica), de formulao racional, de ao (individual e coletiva) e de comunicao dos sujeitos que exercem tais faculdades nas suas relaes dentro da ordem civil. A prpria ordem civil seria invivel se os sujeitos no possussem tais capacidades cognitivas e afetivas e, assim no haveria como estabelecer o contrato social se os indivduos permanecessem apenas centrados no amor prprio e agindo de forma irrestrita na satisfao de suas necessidades . Se bem que neste ponto o argumento rousseauniano no totalmente claro quanto s causas e aos efeitos, pois ao mesmo tempo em que preciso que o homem abandone alguns de seus instintos naturais e aprenda a limitar a sua liberdade em funo da sua necessidade do outro, somente a vida em sociedade permite o desenvolvimento de tais capacidades.Ele buscava a liberdade e a igualdade.

Liberdade civil
Na resoluo do estgio de conflito generalizado estabelecido o contrato social. Tal contrato para Rousseau o que forma um povo enquanto tal, sendo precedente a formao do Estado e do governo. Esses so decorrentes da organizao e do acordo vigentes na constituio do povo. Aqui Rousseau estabelece um princpio de organizao das instituies polticas, no qual a organizao de um povo em relao propriedade, aos direitos e aos deveres de cada indivduo so estipulados na lei, a partir do contrato social que orienta a constituio do Estado e da legislao. Um dos aspectos normativos do projeto rousseauniano o de querer demonstrar a lgica dos princpios polticos do Estado e, simultaneamente, medidas utilitrias para a ao poltica dos indivduos e do Estado, por exemplo, estipular que a igualdade se d juridicamente mesmo reconhecendo que o princpio da desigualdade decorrente da propriedade privada ainda se mantm na ordem civil. Assim estipula uma reformulao nas instituies polticas que no d conta do problema econmico-poltico, delineado pelo prprio Rousseau, da desigualdade de recursos e de propriedades. Referindo-se a lei, Rousseau no considera as leis vigentes satisfatrias (leis institudas na monarquia, na aristocracia). Sua inteno estabelecer um padro das leis (que seria uma forma de superar as oposies entre indivduo e Estado), baseado na igualdade, sendo esse critrio indispensvel para o contrato social. Portanto, a justia estabelecida na lei deve ter reciprocidade entre os indivduos, cada um tendo seus direitos e deveres, tanto o soberano quanto os sditos. Por isso, as leis devem representar toda a sociedade, sendo consideradas como vontade geral (no no sentido de uma unio das vontades individuais e sim da vontade do corpo poltico ).

Porm, Rousseau no descarta a possibilidade de guias para a tomada de decises, isto , um Legislador que possua uma inteligncia superior . Tal legislador teria uma das tarefas mais exigentes na sociedade: estipular regras e normas que limitam a liberdade de cada indivduo em nome do bem desses. Para tanto deve ser capaz de exercer tal poder sem beneficiar-se, o legislador no deve tornar-se um governante autoritrio afastado do corpo poltico. The laws, it seems, have to be made, as well as be executed, by representatives.(HARRISON, 1995, p. 61). Portanto, as leis estabelecidas no contrato social asseguram a liberdade civil atravs dos direitos e deveres de cada cidado no corpo poltico da sociedade. Mas para isso, cada cidado deve doar-se completamente, submetendo-se ao padro coletivo. Vale ressaltar que o fator limitante da liberdade civil a vontade geral, uma vez que ela visa igualdade (o que torna os indivduos realmente livres), pois a liberdade no estado civil no se d apenas pelos interesses particulares, mas tambm pelos interesses do corpo poltico. Assim, o contrato social no apenas iguala todos os cidados, como tambm fortalece a liberdade de cada indivduo, a partir de seus interesses particulares. Uma vez que um dos principais objetivos do contrato social garantir a segurana e a liberdade de cada indivduo, ainda que a ltima seja limitada por normas. Encontrar uma forma de associao que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associado com toda a fora comum, e pela qual cada um, unindo-se a todos, s obedece contudo a si mesmo, permanecendo assim to livre quanto antes. Esse, o problema fundamental cuja soluo o contrato social oferece. (ROUSSEAU, 1978, p. 32) Contudo o contrato de Rousseau oferece outra soluo: a separao nominal jurdica do pblico e do privado . Tal separao o que garante a igualdade poltica a cada pessoa que passa a ser um cidado de direitos e deveres na esfera pblica e com liberdade comercial e livre expresso de ideias, uma vez que um indivduo nico. Tal princpio de separao, alm de ser uma tentativa lgica de equacionar o problema liberdade e igualdade um pesado ataque a ordem poltica feudal, na qual os laos de sangue e de parentesco determinavam o tratamento poltico diferenciado e limitavam a participao poltica de cada cidado. O Estado, tal como proposto por Rousseau no Contrato Social, assegura a liberdade de cada cidado atravs da independncia individual privada e da livre participao poltica. Sendo que para Robert Nisbet: Esta predominncia do Estado na vida do indivduo no constitui, entretanto, despotismo; constitui a base necessria da verdadeira liberdade individual. (NISBET, 1982, p. 158).

Principais obras

Discurso Sobre as Cincias e as Artes Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens Do Contrato Social Emlio, ou da Educao Os Devaneios de um Caminhante Solitrio

Cronologia

1712: Nasce em Genebra a 28 de junho Jean-Jacques Rousseau. Suzanne Bernard, me de Rousseau, morre em 7 de julho. 1719: Daniel Defoe publica Robinson Cruso, uma das principais influncias literrias de Rousseau. 1745: Une-se a Thrse Levasseur, com quem tem cinco filhos, que so abandonados. 1749: Escreve o "Discurso sobre as Cincias e as Artes" 1755: Publica o "Discurso sobre a origem da desigualdade" e o "Discurso sobre a economia poltica". 1762: Publica Do Contrato Social em abril e o Emlio, ou Da Educao em maio. 1776: Escreve os Devaneios de um Caminhante Solitrio. Declarao da Independncia das colnias inglesas na Amrica. 1778: Rousseau termina de escrever os Devaneios. Morre em 2 de julho e sepultado em Ermenonville. Seus restos mortais foram traslados para o Panteo de Paris em 1794. Morte de Voltaire.

Vous aimerez peut-être aussi