Vous êtes sur la page 1sur 5

Quem foi So Paulo?

Para conhecermos bem uma pessoa, temos que ter proximidade com ela. Chegarmos de mansinho, cada vez mais perto, ouvir a sua histria, suas palavras, toc-la de perto. Assim, vamos nos aproximar mais do Apstolo Paulo, ele quer se revelar a ns hoje e tem um dom espiritual para nos comunicar (Rm 1,11). H trs formas de conhecermos Paulo, atravs dos Atos dos Apstolos, das suas cartas e por meio da Tradio Crist. O prprio apstolo traa sua biografia Circuncidado ao oitavo dia, da raa de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu, filho de hebreus; quanto Lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da Igreja; quanto justia que h na Lei, irrepreensvel ( Fl 3,5). Atravs dessa descrio de Paulo, percebemos vrios elementos de sua vida, como por exemplo: Sua religio Qual a sua descendncia familiar De qual movimento dentro do Judasmo ele pertencia Como era seu comportamento Onde Paulo nasceu? Em uma cidade chamada Tarso, que a capital da Cilcia, situada na sia Menor, regio que hoje corresponde Turquia. Tarso era uma importante cidade da sia Menor, com uma grande universidade e um centro intelectual para aqueles que desejavam estudar. Segundo estudiosos, tinha aproximadamente 300 mil habitantes. Era tambm uma cidade porturia, com economia prspera e vida urbana agitada. Por Tarso passava a estrada romana que fazia ligao entre o oriente e o ocidente.

Nome Saulo era o nome de Paulo antes do encontro com Jesus. Os judeus da dispora costumavam ter dois nomes SAULO (hebraico) e PAULO (grego) Shal = implorado, desejado Paulo = Pequeno Saul, o primeiro rei de Israel, era o personagem mais importante da Tribo de Benjamim, a qual a famlia de Paulo descendia. Certamente, os pais usavam colocar esse nome em seus filhos recordando o grande rei Saul. O mesmo ocorre hoje, como por exemplo, na regio do Cariri, no Cear, muitos pais colocam em seus filhos e filhas o nome Ccero ou Ccera em homenagem ou para pagar promessas ao pe. Ccero Romo. Aps seu encontro com o Cristo e na misso em meio aos gentios o grande Saulo, prefere ser chamado apenas de pequeno. Os judeus da dispora eram aqueles que moravam fora da Palestina. Estudos Como era tradio de sua poca, Paulo deve ter recebido a formao bsica como judeu, primeiro, na casa dos pais e, logo aps, na sinagoga local de Tarso e na escola ligada a sinagoga. Segundo estudiosos, se quisssemos traar uma cronologia dos estudos de Paulo, seria mais ou menos assim: Aos 7 anos, Saulo entrou na escola da sinagoga, no bairro judeu de Tarso,onde aprendeu a ler a lngua grega; Aos 10 anos, concluiu o curso primrio, e aos 11, sabendo ler bem o grego, comeou o secundrio; Aos 15 anos terminou o ensino secundrio; Dos 16 aos 20 anos provvel que Saulo tenha escolhido um mestre da Universidade; Aos 20 anos, Saulo escolheu especializar-se na cultura e religio de seu povo de origem, e foi para Jerusalm e l tem como seu mestre Gamaliel (cf. At 22,3). A cidadania O ttulo que Saulo recebeu ao nascer em Tarso era o de terceira categoria. Havia uma escala de direitos na cidadania romana: Cidados plenos eram os que participavam do senado romano ou descendiam de famlias de imperadores ou senadores; Cidados patrcios eram de famlias ricas e comandavam os exrcitos e as batalhas ou dedicavam-se vida intelectual e ao magistrio; Cidados plebeus eram livres, mas haviam sido escravos e depois libertos, ou seus descendentes que, mesmo nascendo livres, herdavam o ttulo romano plebeu e sobreviviam com dificuldade, de um ofcio manual. Os cidados romanos plebeus eram desprezados pelas outras duas classes, porque faziam trabalho braal. Gozavam de poucos privilgios e eram alvos das arbitrariedades dos juzes romanos. Como cidado de Roma, Paulo gozava de alguns privilgios: no poderia ser flagelado, no podia ser crucificado, podia apelar para o Supremo Tribunal em Roma.

A escolha da profisso Paulo queria tornar-se um intelectual e subir na escala social, por isso escolheu o curso para ser doutor da Lei. Depois do seu encontro com Jesus, porm, Paulo aprendeu a trabalhar o couro, fabricava sandlias, cintos, tendas, bolsas etc. O trabalho com o couro era impuro para os judeus. Paulo, como missionrio itinerante opta por ser um trabalhador que anuncia o Evangelho, por onde vai, procura um trabalho. Isso no faz de Paulo um rico comerciante, pelo contrrio, Paulo faz a opo de ser escravo, trabalha para os outros. O apstolo no quer ser pesado para ningum. A Religio Saulo era judeu e freqentou a escola farisaica. Professava a f na ao de Deus na histria por meio daqueles que fossem fiis ao seu projeto e procurassem o direito e a justia. O que Saulo pensava sobre Jesus? Como fariseu, Saulo considerava Jesus um traidor; Acreditava que Jesus era um falso mestre; Pensava que Jesus tinha recebido a morte que merecia (a cruz); Achava que os seguidores de Jesus tinham sido seduzidos por falsas promessas e deveriam voltar atrs. O ACONTECIMENTO DE DAMASCO Encontro com uma pessoa Algumas Narrativas At 9, 1-22 Narrativa de Lucas. At 22, 4-16 Lucas narra Paulo falando de sua converso ao povo. At 26, 9-18 Lucas narra Paulo falando de sua converso ao rei Agripa e demais presentes. Alguns textos de Paulo em suas cartas que aludem ao fato Gl 1, 11-16 ... Quando, porm, aquele que me separou desde o seio materno e me chamou por sua graa. 1 Cor 15, 8-10 Apareceu tambm a mim como um abortivo. Fl 3, 6-12 Pois eu tambm fui alcanado por Cristo Jesus. A pergunta de Jesus Saulo

- Saulo, Saulo, porque voc me persegue? - Quem s tu, Senhor? - Eu sou Jesus, a quem voc est perseguindo. (At 9,4-5) Jesus se identifica com a comunidade perseguida. A luz de Damasco

Paulo se dirigia para Damasco e l iria prender e torturar os cristos, mas, no fundo a inteligncia e o amor de Paulo o faziam duvidar... talvez poderia estar dando um passo errado. Sua luta e perplexidade foram to grandes, que conseguiram derrub-lo e faz-lo pensar melhor. E Paulo caiu por terra, vencido por Jesus Cristo. A luz do Ressuscitado, que envolveu Paulo, colocou em seu corao uma experincia do Mistrio. Ele compreendeu que tudo era vazio e intil sem ele. Depois, ao longo da vida, foi-se configurando sempre mais com Cristo at o ponto de dizer: J no sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim. (Gl 2,20) A luz de Damasco foi luz afetiva, que inundou os olhos do corao de Paulo. Ele foi vencido pela luz. A luz a fonte da misso. A partir de ento Paulo tornou discpulo do Mestre Jesus e incansvel missionrio, anunciador da sua Palavra. Porm, o que para mim era ganho, por causa de Cristo considerei perda. Mais ainda: considero tudo perda em comparao com o superior conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. (Fl 3,7-8) Aps sua converso Paulo foi para Arbia, depois para Jerusalm encontrar-se com os apstolos; de l, retornou para Tarso por onde permaneceu por longos anos at ser chamado por Barnab para ir Antioquia da Sria e de l com Barnab (cf. At 13,2 ss) enviado em misso. Durante sua vida, Paulo realiza quatro grandes viagens missionrias, funda comunidades, anima os cristos, enfrenta muitas dificuldades (cf. 2 Cor 11, 23-28), escreve animando e orientando as comunidades.

Paulo foi martirizado por volta dos anos 64 a 68 em Roma, por ser cidado Romano, foi decapitado. Segundo a tradio Crist, quando Paulo foi decapitado, sua cabea pulou trs vezes e nos trs lugares onde a cabea do apstolo pulou, brotaram fontes. O tmulo do Apstolo Paulo est na Baslica de So Paulo Fora dos Muros. Combati o bom combate, terminei minha carreira, conservei a f. (2Tm 4,7).

Vous aimerez peut-être aussi