Vous êtes sur la page 1sur 7

Introduo

De extrema importncia em nossa sociedade os transplantes so alvos de debates e de algumas polmicas. Existem vrios tipos de transplantes em todo o mundo, os mais comuns em nosso pas so os de rgos e os de tecidos. Para ser um doador no precisa de nenhum documento apenas necessrio que cada indivduo avise a sua famlia. Alguns rgos podem ser doados em vida so eles: parte do fgado, um dos rins e parte da medula ssea, outros rgos e tecidos so doados aps ser constatada a morte (enceflica etc.) do indivduo. Vrios aspectos esto envolvidos nos transplantes entre esses se destacam os aspectos ticos, morais, legais e at emocionais. Com a passagem do tempo viu-se a necessidade de criar uma legislao que esclarecesse e regulasse os transplantes em nosso pas. O trabalho desenvolvido tem por objetivo estudar a problemtica dos transplantes de rgos, bem como apresentar casos em que a tica no fundamental na construo do pensamento e do ato para com os mesmos, buscando entender, se os transplantes realizados e que foram citados atendem aos princpios bioticos e como a legislao brasileira em vigor regula tal operao. Avaliaremos consideraes ticas legais e sociais bem como o cdigo de tica que os profissionais da sade devem levar em conta no momento do transplante.

tica nos Transplantes


Uma das grandes revolues da medicina sem dvida so os transplantes. A cincia avana muito mais rapidamente que os conceitos legais e ticos. As descobertas cientficas, principalmente aquelas mais polmicas, rompem com conceitos morais e religiosos e com a maneira de pensar de vrios grupos. Promovem uma discusso, com opinies muito contraditrias, com conflitos pessoais, fazendo-se necessrio estabelecer parmetros de conduta e normas, no sentido de evitar procedimentos que podero ser considerados antiticos. Muitas questes ticas so levantadas, se por um lado, as tcnicas de transplante possibilitam uma significativa melhora na qualidade de vida do paciente, por outro lado, podem levar ao surgimento de uma srie de outros problemas, de ordem mdica, jurdica e tica que passam a constituir obstculos na realizao desse procedimento, tanto em relao a transplantes inter vivos quanto post mortem. Neste ltimo, os problemas se avolumam visto que, esto envolvidos dois valores humanos a serem preservados: o respeito vida do doador; e a dignidade do cadver, pois este ainda preserva a qualidade humana. Sabe-se que quanto maior o receio em morrer mais resistncia h da sociedade em relao doao de rgos visto que, este procedimento pode trazer uma imagem negativa relacionada retirada do rgo sendo associado a uma possvel mutilao do doador. O processo de doao de rgos deve ser precedido de uma autorizao familiar do doador, bem como, o diagnstico de morte enceflica do mesmo, alm do consentimento do receptor. Sabendo-se que, para que este obtenha o rgo faz-se necessrio um processo de incluso na lista de espera do Sistema nico de Sade (SUS). Os parmetros legais do processo de doao vem sendo tema de vrios impasses ticos, desde 1992, no que diz respeito s mudanas conceituais na legislao vigente a fim de garantir a privacidade e autonomia dos cidados perante a escolha de ser ou no doadores.

Fontes de captao de rgos: Intervivos de tecidos renovveis e de rgos; Doador cadver; Doador vivo; Xenotransplantes.

Consideraes ticas no transplante


As doaes de rgos podem ser provenientes de doador vivo (indivduo saudvel que concorde com o ato da doao), e se por acaso no tenham grau de parentesco com o receptor, s podero doar mediante autorizao judicial. Os rgos que so possveis de doao por indivduos vivos so: medula ssea, um dos rins, parte do fgado e parte do pulmo. Outra fonte de captao de rgos so os doadores cadveres (pacientes que tiveram morte enceflica diagnosticada), que possibilitam a doao de corao, pulmes, rins, crneas, fgado, pncreas, ossos, tendes, veias e intestino. A partir da identificao do momento exato da morte foi possvel permitir a transplantao de forma tica e o no desperdcio de insumos, no entanto, necessrio notar as divergncias no conceito de morte enceflica discutidos at os dias atuais, no qual se diferencia a morte do tronco enceflico e a cerebral. Em decorrncia disto os conceitos de morte enceflica diferem em todo o mundo, contudo servem como critrio para obteno de rgos para transplantes. Com base em parmetros ditos bioticos, que se fundamentam os princpios da autonomia, beneficncia, no maleficncia e justia. Alm disto, a biotica de proteo, busca constantemente concretizar os objetivos fundamentais do principio da dignidade nas polticas pblicas implementadas pelo Estado no que envolve a doao de rgos. Nesse sentido, a ocorrncia do trfico de rgos que no Brasil parece ser uma prtica em ampliao e processo de desenvolvimento. Esta antiga prtica passvel de vrias lendas, nas quais relatado o roubo dos rgos de pessoas sem o seu consentimento, o que no seria possvel, pois, o transplante um procedimento complexo, que precisa de um aporte tecnolgico e de profissionais, devidamente, capacitados para que tenha seu objetivo atingido. Assim, a alternativa mais vivel, seria pagar pelo rgo a um doador voluntrio, infringindo os princpios bioticos.

Principais consideraes: A escassez de rgos para transplante: Abordagem inadequada, razes culturais e desinformao tm sido umas das causas. Relaes com a famlia do doador: A legislao brasileira no determina os detalhes tcnicos da manuteno da confidencialidade da identidade do doador, as Centrais de Captao e Distribuio de rgos e Tecidos (CNCDO) do pas adotam posturas diferenciadas sobre essa questo. As questes relativas a doadores vivos; O doador vivo uma pessoa com idade superior a 21 anos, em boas condies de sade, capaz juridicamente e que concorde com a doao. Por lei, pais, irmos, avs, tios, primos de primeiro grau e cnjuges podem ser doadores. Os

doadores no parentes s podem doar em condies especiais (compatibilidade sangunea e gentica e liberao judicial). A correta seleo de receptores: O paciente deve ter uma avaliao clnica (histria e exame fsico, avaliao da presso arterial) e laboratorial adequada. Xenotransplante e desenvolvimento de novos mtodos cientficos, principalmente os relacionados com a terapia celular.

Legislao Brasileira Sobre Transplantes


No Brasil, houve uma aprimorao notvel, da capacitao tcnica para as diversas modalidades de transplantes. Ao lado desse aprimoramento tcnico, houve o progresso na imunologia da rejeio dos rgos transplantados, superando-se, dessa maneira, um dos maiores entraves utilizao teraputica dos transplantes. O pargrafo 4 do art. 199 da Constituio Federal de 1988 estipulou que a lei disciplinar os requisitos e condies que facilitem a remoo de rgos e tecidos humanos para transplantes, pesquisa e tratamento, vedando a comercializao. Com base nessa realidade normativo-constitucional, o Congresso Nacional revogou a Lei precursora n 5479/68 que, at ento, dispunha acerca dos transplantes, e, com arrimo no projeto substitutivo, aprovou a Lei n 8489, de 18/11/92. Este diploma legal tem como finalidade "estimular as doaes e simplificar os procedimentos para a retirada de rgos, o Decreto n 879, de 22/07/93, regulamentou este diploma legal, com o decreto 1.346/91 do Conselho Federal de Medicina torna explicito o critrio de morte do doador: morte enceflica. A Portaria n. 96, de 28/07/93, da Secretaria de Assistncia Sade, do Ministrio da Sade, estabelece as normas de credenciamento dos hospitais que realizam transplantes para o Sistema nico de Sade. Em fevereiro de 1997 foi aprovada a Lei 9.434, que revogou a anterior (8.489/92), ocasionando uma grande polmica, porque se a pessoa no manifestasse em seus documentos que no era doador, aps a morte, subentendia-se que se tratava de um doador (doador presumido), ento rgos e partes do corpo poderiam ser extrados. Levando-se em considerao que uma parte da populao no tem acesso a essas informaes notvel a falha nessa lei. Aconteceu, em 6 de outubro de 1998, a revogao do artigo 4 e pargrafos, suprimindo a figura do doador presumido, atravs de medida provisria, reeditada 32 vezes. Foi necessria uma nova mudana que foi realizada por meio da Medida Provisria 1.95927, de 24 de outubro de 2000, e, posteriormente, pela Lei 10.211, de 23 de maro de 2001. O Artigo 4 da Lei 10.211/01 dispe que: A retirada de tecidos, rgos e partes do corpo de pessoas falecidas para transplantes ou outra finalidade teraputica, depender da autorizao do cnjuge ou parente, maior de idade, obedecida a linha sucessria, reta ou colateral at o segundo grau, inclusive, firmada em documento subscrito por duas testemunhas presentes verificao da morte.

Alm disso, s permitida juridicamente a doao de rgos em vida para o cnjuge ou parentes consanguneos at o quarto grau, ou mediante a autorizao do doador para qualquer outra pessoa, mas em caso de medula ssea no se faz necessrio esta autorizao. Diante disto, h em nosso pas muitas leis que envolvem o transplante de rgos, fortalecendo a doao e garantindo o direito aos familiares de optarem pela doao e a autodeterminao dos possveis doadores. Cabe-se ressaltar que a legislao brasileira permite apenas a doao de rgos gratuita, em vida ou post mortem para fins teraputicos ou humanitrios.

Seleo do doador
O objetivo da avaliao excluir os rgos que possivelmente no iro funcionar adequadamente ou podero transmitir doena neoplsica ou infecciosa. Deve-se observar tamanho do rgo, peso do doador, se do mesmo grupo ABO e Rh.

Critrios clnicos de seleo de receptores


A avaliao pr-operatria dos receptores deve indicar patologias que causam distrbios sistmicos importantes: pulmonar, cardiovascular e renal.

Critrios de incluso na lista de espera para transplante.


O principal critrio para a realizao do transplante o tempo de espera, ou seja, os pacientes que foram listados primeiramente so transplantados primeiro. Esse critrio aceito eticamente porque atinge todos os indivduos da sociedade de maneira igualitria, sendo as chances iguais para qualquer pessoa. Critrios adicionais so utilizados prioridade em relao ao tempo de espera. Por exemplo: portadores de hepatite fulminante tem prioridade ao que possui hepatopatias crnicas.

Consideraes finais

A sociedade muitas vezes no possui conhecimento sobre a doao de rgo, e muitas vezes, s diante da morte que familiares tomam conhecimento sobre o processo. Esta falta de informao pode ser considerada um dos fatores que contribui para a escassez de doadores e preciso resolver com a formulao de programas e divulgao junto populao acerca do processo de doao e direitos do doador, famlia e receptor.

Referncias
Urban, Ccero de Andrade. Biotica Clinica. Editora: Revinter, 2003. P 449-484 Dantas, F.A.; Vieira, D.S; Souza, J.O.; Fernandes, T. B; Zaccara, A.A; ASPECTOS TICOS E LEGAIS DA DOAO E TRANSPLANTES DE RGOS NO BRASIL. Mendes, A.C; Silva, J.V; Dallari, S. G.; Biotica e Direito.

Vous aimerez peut-être aussi