Vous êtes sur la page 1sur 7

Projeto Integrador II em Petrleo Prof.

Flvia Arajo

TEXTO 8 FORMATAO PARA AS SNTESES


CITAO EM DOCUMENTOS A citao de autores no corpo do texto est regulamentada na norma da ABNT NBR 10520 (agosto 2002), mas muitas situaes no esto previstas. Nestes casos, ser apresentada uma sugesto para padronizao de procedimentos. Sugere-se um estudo detalhado dessa norma. 1. Citao Meno de uma informao extrada de outra fonte. Ela pode ser direta ou indireta. 1.1 Citao direta Transcrio textual de parte da obra consultada. 1.2 Citao indireta Texto baseado na obra do autor consultado 2. Citao de citao Citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original. 3. Regras gerais 3.1 Os autores devem ser grafados no texto apenas com a primeira letra em maiscula (p.ex.: Guimares). Se forem citados entre parnteses, porm, devem ser grafados com todas as letras em maiscula (p.ex.: GUIMARES). Se tiver dois autores, eles devem ser separados pela conjuo "e". A NBR 10520 no menciona como proceder com trs ou mais autores. Assim, optou-se neste texto por adotar o critrio da NBR 6023 (sobre referncias bibliogrficas), na qual indica-se o uso da palavra latina et al., abreviao de et alii (significa "e outros"). Nas citaes, o sobrenome do autor deve estar em letras maisculas e minsculas e quando estiverem entre parnteses, devem estar em letras maisculas. As citaes diretas de at 3 linhas devem estar contidas entre aspas duplas. Especificar aps a data, separado por vrgula e precedido pela forma abreviada da palavra pgina (p.). As citaes podem aparecer no texto e em notas de rodap. Para Dencker (1998, p. 184), toda pesquisa deve se iniciar por um estudo exploratrio que permita ao pesquisador um conhecimento amplo sobre o assunto. Ou Toda pesquisa deve se iniciar por um estudo exploratrio que permita ao pesquisador um conhecimento amplo sobre o assunto. (DENCKER, 1998, p. 184). 3.2 Citaes diretas com mais de 3 linhas, devem ser destacadas com um recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem as aspas. Toda pesquisa deve se iniciar por um estudo exploratrio que permita ao pesquisador um conhecimento amplo sobre o assunto. O primeiro elemento a ser conceituado na elaborao de uma pesquisa de mercado seria a prpria noo do produto com que se pretende trabalhar. (DENCKER, 1998, p. 184). 3.3 Nas citaes indiretas, tambm chamadas de parfrases, a indicao da pgina opcional. Para Dencker (1998) importante que a pesquisa se inicie por um estudo exploratrio, permitindo ao pesquisador um conhecimento mais amplo sobre o assunto. Ou importante que a pesquisa se inicie por um estudo exploratrio, permitindo ao pesquisador um conhecimento mais amplo sobre o assunto (DENCKER, 1998).

Projeto Integrador II em Petrleo Prof. Flvia Arajo

3.4 Na citao de citao deve ser usada a expresso apud (citado por, conforme, segundo). O termo apud usado para indicar uma referncia que no foi lida diretamente, tendo sido citada por outro autor. Seu uso deve ser feito com parcimnia, isto , poucas citaes por trabalho e apenas quando o acesso ao trabalho original for difcil, por exemplo, publicao antiga, peridico raro ou idioma inacessvel. O apud deve aparecer apenas no corpo do texto, sendo citado nas referncias o trabalho em que ele foi citado. Para Tabares (1991 apud DENCKER, 1998, p. 212), o painel do consumidor turstico, que um sistema de coleta contnua de dados onde os turistas registram pessoalmente as observaes sobre o seu comportamento e gastos, preenchendo diariamente questionrios. Para Tabares (1991 apud DENCKER, 1998), o painel do consumidor turstico consiste em uma coleta contnua de dados onde os turistas registram pessoalmente as observaes sobre o seu comportamento e gastos, preenchendo diariamente questionrios.

ATIVIDADE 6
a) Corrija as citaes abaixo de acordo com as normas da ABNT. 1. Segundo KOTLER, 1998, p. 577, a promoo de vendas um ingrediente-chave nas campanhas de marketing. 2. Uma das variveis na comunicao de marketing recomendada empresa, definida como qualquer forma de comunicao paga, impessoal, de autoria do empresrio, que identifica o patrocinador e utiliza veculos de mdia para promover produtos ou servios junto ao pblico alvo definido. (Felippe, p, 5, 1999). 3. Segundo (Arruda, 2003), a tica na propaganda, uma das potncias econmicas de uma sociedade. Ela identifica o patrocinador do produto, servio ou idia e lhe atribui a correspondente responsabilidade. 4. Marketing um processo social e gerencial pelo qual indivduos e grupos tm o que necessitam e desejam atravs da criao, oferta e troca de produtos de valor com outros. (Kotler, 1998). 5. Na apreciao de Gracioso (APUD, Pinol, 2004), ainda difcil definir o papel principal das universidades e suas limitaes na formao de cidados responsveis, e na satisfao das necessidades de seus clientes

b) Coloque V para a transcrio correta e E para a transcrio errada: ( ) Para Piol (2004), a imagem institucional decorre da misso estratgica das organizaes. ( ) Segundo MATTAR (1996), as pesquisas conclusivas possuem objetivos bem definidos, procedimentos formais, so bem estruturadas e dirimidas para a soluo de problemas ou avaliao de alternativas de cursos de ao. ( ) A classificao de mtodo descritivo define-se no momento em que as caractersticas de determinado fenmeno so expostas sem, no entanto, o comprometimento de explicao dos fenmenos que descreve, embora possa servir de base para tal explicao. (Vergara,1990).

Projeto Integrador II em Petrleo Prof. Flvia Arajo

) Segundo Kotler e Fox (1994, p.37): Instituies que respondem a seus pblicos percebem que para atrair alunos e outros recursos necessrios devem oferecer programas e outros benefcios que seus pblicos desejam em troca. Estas instituies adotam providncias para entender seus pblicos e melhorar a satisfao de alunos e comunidade. Esta satisfao acaba refletindo-se na imagem pblica da instituio.

c) Reescreva a citao direta abaixo utilizando duas possibilidades possveis de citaes. A autora do texto Regina G. Schluter. O livro foi lanado em 2003. A pgina com a citao 81. O planejamento da pesquisa consiste em realizar uma srie de passos seguindo uma ordem lgica que oriente a obteno dos resultados. Possibilidade 1 Citao direta _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ Possibilidade 2 Citao indireta _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

TEXTO 9 REFERNCIAS
A NBR 6023 da ABNT (agosto 2002) fixa as regras para elaborao de referncias bibliogrficas. So considerados vrios tipos de publicaes, como revistas, anais, jornais, leis, etc. Sugere-se uma leitura detalhada dessa norma. Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificao individual. As referncias so alinhadas margem esquerda, em espao simples e separadas entre si por espao duplo. O recurso tipogrfico (negrito, gripo ou itlico) utilizado para destacar o ttulo deve ser uniforme em todas as referncias de um mesmo documento. A referncia pode aparecer: a) no rodap b) no fim do texto ou captulo c) em lista de referncias d) tecedendo resumos, resenhas e recenses. Modelos de Referncias Os elementos essenciais so: autor(es), ttulo, edio, local, editora e data de publicao. Exemplos: Livros DENCKER, Ada de Freitas Manetti. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa em Turismo . 5.ed. So Paulo: Futura, 1998.

Projeto Integrador II em Petrleo Prof. Flvia Arajo

Ou DENCKER, A.F.M. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa em Turismo. 5.ed. So Paulo: Futura, 1998. Obras Consultadas na Internet Os elementos essenciais so: autor(es), ttulo, endereo eletrnico, apresentando os sinais < >, precedido da expresso Disponvel em: e a data de acesso ao documento, precedida da expresso Acesso em: opcionalmente acrescido dos dados referentes a hora, minutos e segundos. Exemplo: BARROS, Marcos Alexandre de Melo. Diagnose para implantao de salas virtuais , 2004. Disponvel em: < http://www.hotlink.com.br/users/abinfo>. Acesso em: 01 abr. 2005, 14:20:30.

ATIVIDADE 7
De acordo com os elementos dados abaixo, elabore as respectivas referncias bibliogrficas. Ttulo: Como elaborar projetos de pesquisa Autor: Antnio Carlos Gil Ano: 2002 Editora: Atlas Local: So Paulo Edio: 4 _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ Ttulo: Marketing em instituies educacionais Autor: Rosi Mary Trevisan Home page: www.bomjesus.br/publicacoes/ pdf/revista_PEC/marketing_em_instituicoes.pdf Ano: 2002 Editora: no forneceu Acessado: 05 de abril de 2005 _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

Projeto Integrador II em Petrleo Prof. Flvia Arajo

TEXTO 10 CONECTORES PARA CONSTRUO DE PARGRAFOS


CITAES Na opinio de... De acordo com... Afirma... Para... Na viso de... Do ponto de vista de... Segundo... ...exemplifica... ...quando afirma... Como caracteriza... Em...vamos encontrar o seguinte esclarecimento... No dizer de... ...explicita seus pressuposto... Utiliza-se da seguinte argumentao... Como descrito por... Outro ensinamento de ...alega que... ...caracteriza... ...conceitua... De acordo com... No que concerne... Sendo assim... Entretanto... Dentro desta perspectiva... ...sugere... ...afirma... ...considera... ...recomenda... O autor tambm ressalta... ...corrobora com... ...ressalta... O autor... ...cita... vlido ressaltar... Dentro desta linha... ...aponta... Conforme ressalta... Contudo... Segundo... Constata-se Embora... Como referenda... Mais ainda... ...tambm defende... ...coloca... ...enfatiza... Assim, ... ...por sua vez... ...destaca... Todavia... Desta forma... Porm... ...coloca-nos que... Nas palavras de... Sob esta viso... Outro ponto a considerar... A autora ADIO E... Mais... Alm disso... Tambm... Em adio... Some-se a isto... Somando... Acrescentamos... A propsito... CONCLUSO OU CONSEQUNCIA Portanto... Assim... Dessa forma... Conclumos... Resumindo... Ento... Por outro lado... Ao passo que... Recomenda-se... Devido... Por isso... Por sua vez... Dessa feita... Dessa forma... SEMELHANA OU NFASE Do mesmo modo... Igualmente... Com certeza... Possivelmente... De muito... De pouco... De todo... Bastante... Demasiadamente... Profundamente... Qualquer que seja... TEMPO Assim que... Em seguida... At que... Quando... Por fim... Depois de... Antes que... Por ora... De repente... De vez em quando... A tempo... s vezes... De quando em quando... De vez em vez... Em algum momento... Mais adiante... Durante... Todavia... Aps... EXEMPLIFICAO Por exemplo... Isto ... Como... Decerto... Provavelmente... Por certo... Quer saber... Quando se fala... O referido... REAFIRMAO OU RESUMO Em outras palavras... Em resumo... De fato... Em sntese... Na verdade... Deveras... Certamente... Realmente... Efetivamente...

Projeto Integrador II em Petrleo Prof. Flvia Arajo

CONTRASTE OU CONCESSO Mas... Porm... Entretanto... Todavia... Ao contrrio... Em vez de ... Ainda que... Por outro lado... Ao passo que... Ora... Talvez... Porventura... Ademais... Tais cuidados... Desde...

Enquanto... ESPAO Ao lado de... Sobre... Sob... direita... No centro... No fundo... frente... esquerda... tona... distncia entrada sada... Ao fundo Ao longo...

De fora... Em frente... Por dentro... Por perto... TERMINANDO Resumindo... Por fim... Somos de opinio de que... Para terminar... Ningum negar... Em suma... Conclumos que...

ATIVIDADE 8
EXERCCIO DE CONSTRUO DE PARGRAFOS De acordo com os conectores citados acima, construa trs frases diferentes de acordo com o texto abaixo. Em seguida escreva a referncia bibliogrfica. Livro: Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa Autor: Paulo Freire Ano: 2002 Edio: 23 Editora: Paz e Terra Local: So Paulo No h ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. (Pgina 32)

Projeto Integrador II em Petrleo Prof. Flvia Arajo

TEXTO 11 MODELO DE DILOGO COM AUTORES


Ttulo: Desenvolvimento Sustentvel
Maria Marly de Oliveria, PhD

EU (palavras pessoais)

O desenvolvimento sustentvel deve ser compreendido numa dimenso global, tornado-se como referncia os processos de mudanas sociopolticas, socioeconmicas e interinstitucionais, que visam a facilitar o crescimento econmico compatvel com as condies do meio ambiente. Nessa direo, Camargo (2001, p.25) afirma que o desenvolvimento sustentvel deve promover o progresso sem eliminar os recursos naturais. Da porque se faz necessrio buscar alternativas para garantir a qualidade de vida das geraes atuais, sem comprometer a qualidade de vida das geraes futura. A literatura pertinente a essa temtica aponta como marcos referenciais o processo de informao, mobilizao, organizao das instituies e dos atores sociais organizados em um determinado territrio. As discusses em termos mundiais esto mais concentradas em trs conceitos: (i) Relatrio de Brunthand (eqidade intergerencial: presente e futuro); (ii) Banco Mundial (igualdade de oportunidades, como diretriz permanente); (iii) Processo Duradouro, que permanece ao longo do tempo, como viso holstica (integridade) nas quatro dimenses: econmico, social, ambiental e poltico. (CAVALCANTI, 2002, p. 41). Desses conceitos, o mais conhecido e mais utilizado o aquele apontado no primeiro item, o qual foi elaborado em 1987, assim Brundtland afirma que:
[...] desenvolvimento sustentvel um processo que busca satisfazer as necessidades e aspiraes do presente, sem comprometer a possibilidade das geraes futuras para atender suas prprias necessidades, ou ainda um processo de mudana no qual a explorao dos recursos, a orientao dos investimentos, os rumos do desenvolvimento tecnolgico e a mudana institucional esto de acordo s necessidades atuais e futuras. (1991, p. 26)

AUTOR (respaldo terico que legitima as palavras pessooais)

EU (palavras pessoais)

AUTOR (respaldo terico que legitima as palavras pessooais)

EU (palavras pessoais)

AUTOR (respaldo terico que legitima as palavras pessooais)

EU (palavras pessoais)

Analisando esse conceito, podemos encontrar como idias bsicas: processos, geraes, necessidades e aspiraes. _____________________________ Referncias: BRUNDTLAND, G.H. Nosso Futuro Comum. Rio de Janeiro: FGV, 1991. CAMARGO, A. L. B. Desenvolvimento sustentvel: dimenses e desafios. So Paulo: Papyrus, 2003. CAVALCANTI, C. (org.). Desenvolvimento sustentvel e polticas pblicas. So Paulo: Cortez, 2002.

Vous aimerez peut-être aussi