Vous êtes sur la page 1sur 17

FORMULRIO DE PLANEJAMENTO DAS AULAS NA MODALIDADE A DISTNCIA

OFICINA: Biologia SEMANA: 4 CARGA HORRIA: 4 horas ASSUNTO PRINCIPAL DA AULA: Clula bioqumica de cloroplastos e mitocndrias OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Reconhecer na clula a bioqumica associada aos processos vitais nas organelas cloroplasto e mitocndrias; Explicar o funcionamento das clulas; Associar clula s condies da vida de um ser vivo.

INTRODUO: Ol alunos! Bem-vindos nossa 4 semana de aulas de Biologia. Nestes encontros falaremos da bioqumica celular e de todos os processos que do vida clula e que esto relacionados qumica. Algumas reaes so exclusivas de algumas organelas, do citoplasma ou do ncleo e outras ocorrem associadas membrana e ainda h muita variao de um ser vivo para outro, dependendo do reino em que se encontram. Desta forma, existem muitas excees que comprometem uma reviso geral, como a que tentamos fazer aqui, mas o objetivo este: apresentar um resumo de como ocorre bioqumica celular geral. Portanto, tenham um bom aprendizado!

CONTEDO: Introduo ao estudo da bioqumica celular A origem das Mitocndrias e Cloroplastos Uma fase importante durante a evoluo dos organismos foi quando adquiriram organelas subcelulares isoladas por membranas, permitindo o desenvolvimento das caractersticas complexas destas clulas. Supe-se que as organelas tenham sido adquiridas como resultado de uma associao de clulas procariticas com eucariotos ancestrais. Essa hiptese de que as clulas eucariticas evoluram a partir de uma associao de simbiose com procariotos chamada de endosimbiose e uma hiptese bem sustentada pelos estudos de mitocndrias e cloroplastos, o qual se supe

terem evoludo a partir de bactrias que vivam em clulas maiores. Tanto a mitocndria como o cloroplasto, quando observados com microscpio eletrnico so similares s bactrias em tamanho e forma, e como as bactrias, reproduz-se por diviso binria. O mais importante aspecto que tanto as mitocndrias como os cloroplastos contm seu prprio DNA, que codifica alguns dos seus componentes. O DNA das mitocndrias e cloroplastos replicado cada vez que a organela se divide, e os genes que eles codificam so transcritos dentro da organela e traduzidos nos ribossomos da organela. A mitocndria e o cloroplasto contm seu prprio cdigo gentico, que so diferentes do usado no genoma nuclear da clula, alm disso, o ribossomo e o RNA ribossomal dessas organelas so mais proximamente relacionados com os de bactrias do que com os codificados pelo genoma nuclear dos eucariotos. Atravs da endossimbiose, supe-se que a mitocndria tenha evoludo de bactrias aerbicas e o cloroplasto de bactrias fotossintticas. Essas associaes por endossimbiose foram muito vantajosas e foram positivamente selecionadas pela evoluo. Para voc entender melhor essa associao assista ao vdeo abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=xXMQOvVJ56k (3:18)

Conhecendo a mitocndria: A funo da mitocndria foi descoberta rompendo-se as clulas e coletando-se as mitocndrias por centrifugao de sopa de fragmentos celulares. Mitocndrias purificadas foram ento testadas para se saber que processos qumicos elas podiam realizar e foi ento descoberto que as mitocndrias so geradoras de energia qumica para a clula. A mitocndria envolta por duas membranas altamente especializadas onde uma cobre a outra realizando uma parte crucial nas suas atividades. As membranas mitocondriais externas e internas criam dois compartimentos mitocondriais: um grande espao interno chamado de matriz e um espao intermembranas muito mais estreito. A membrana externa contm muitas molculas de uma protena de transporte chamada porina, a qual forma largos canais aquosos atravs da bicamada lipdica. Como resultado a membrana externa como uma peneira,

permevel a todas as molculas de 5.000 dltons ou menos, incluindo pequenas protenas. Isto torna o espao intermembranas quimicamente equivalente ao citosol com respeito s pequenas molculas que contm. Em contrapartida, a membrana interna, como outras membranas da clula, impermevel passagem de ons e maioria das pequenas molculas, exceto onde uma rota fornecida por protenas de transporte de membrana. A matriz mitocondrial, portanto, contm somente molculas que podem ser seletivamente transportadas matriz por meio da membrana interna, sendo seu contedo altamente especializado. A membrana mitocondrial interna o stio de transporte de eltrons e bombeamento de prtons, contm a ATP- sintase. A maioria das protenas embebidas na membrana mitocondrial interna componente das cadeias transportadoras de eltrons necessrios para a fosforilao oxidativa. Essa membrana tem uma composio lipdica distinta e tambm contm uma variedade de protenas de transporte que permitem a entrada de molculas pequenas selecionadas, tais como o piruvato e cidos graxos, na matriz. A membrana interna normalmente rica em convolues, formando uma srie de invaginaes, conhecidas por cristas, que se projetam para o espao da matriz a fim de aumentar enormemente a rea de superfcie da membrana interna, isso fornece uma ampla superfcie onde pode ocorrer a sntese de ATP. As mitocndrias utilizam energia da oxidao de molculas presentes nos alimentos como os acares, para produzir um combustvel qumico bsico adenosina trifosfato ou ATP- energia utilizada para a maioria dos processos celulares. Como a mitocndria consome oxignio e libera dixido de carbono durante a sua atividade, o processo por inteiro chamado de respirao celular devido a sua similaridade com a respirao. . Observe vdeo a seguir http://www.youtube.com/watch?v=OuSbm5yyQZw (2:06)

Fig. 1: Forma esquemtica de uma mitocndria. Fonte: http://www.infoescola.com/biologia/mitocondrias-organelas-celulares/ Sem a mitocndria, os animais os fungos e as plantas seriam incapazes de extrair o mximo possvel de energia das molculas dos alimentos que os nutrem. Os organismos que usam oxignio desta maneira so chamados de aerbicos e aqueles que so incapazes de viver em um ambiente contendo oxignio molecular so conhecidos como anaerbios e no possuem mitocndrias.

Conhecendo o cloroplasto: Os cloroplastos so grandes organelas verdes que possuem uma estrutura ainda mais complexa do que as mitocndrias. So encontrados apenas em clulas de plantas e algas e no em animais ou fungos. Possuem uma membrana externa bastante permevel e uma membrana interna praticamente impermevel separada por um estreito espao intermembrana. A membrana interna envolve o estroma que uma soluo concentrada de enzimas, incluindo as necessrias para sntese de diversas protenas de carboidratos.

O estroma envolve um terceiro compartimento membranoso, o tilacide (do grego, thylakos, saco ou bolsa). O tilacide provavelmente a nica vescula dobrada, embora em muitos organismos ele parea ser constitudo de pilhas de sacos ou discos denominados grana, os quais so interconectados por lamelas estromais no empilhadas.

Fig.2: Estrutura simplificada de um cloroplasto. A membrana tilacide apresenta segmentos dobrados; os dobramentos empilham-se, assemelhandose a vesculas achatadas, formando os granum. A figura mostra direita, um granum seccionado para evidenciar o lmen do tilacide, o compartimento delimitado pela membrana tilacide. Figura ilustrativa retirada do livro MARZZOCO e BAYARDO (2007). A membrana tilacide apresenta segmentos dobrados; os dobramentos empilham-se, assemelhando-se a vesculas achatadas, formando os granum. A figura mostra direita, um granum seccionado para evidenciar o lmen do tilacide, o compartimento delimitado pela membrana tilacide. Quando uma planta mantida no escuro, sua cor verde diminui, quando colocada novamente em contato com a luz a cor verde volta. Isso sugere que a clorofila e os cloroplastos que a contm so cruciais para a relao especial que as plantas e algas possuem com a luz. Animais s podem usar energia qumica alimentando-se de produtos de outras espcies vivas e as plantas podem obter sua energia diretamente da luz do sol onde os cloroplastos so as organelas que as capacitam para tal processo. Do ponto de vista de vida na terra, os cloroplastos realizam uma tarefa talvez ainda mais essencial do que as mitocndrias, eles realizam a

fotossntese, isto , apreendem a energia da luz solar nas molculas de clorofila e usam tal energia para fabricar molculas de acares energeticamente ricas. Neste processo as plantas liberam oxignio como produto descartvel, as clulas dos animais podem ento extrair energia qumica a partir destas molculas, bastando para isso oxid-las pelo uso das mitocndrias. Entenda melhor a fisiologia e morfologia do cloroplasto assistindo aos vdeos indicados a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=s89pLHApaeY (1:44) http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=vdPsi618rJk (3:33)

Fotossntese: A noo de que as plantas obtm seu alimento a partir de elementos to simples como luz surgiu somente aps o sculo XVIII. A evidncia de que as plantas produzem uma substncia vital o O2 foi obtido quando Joseph Priestly observou que em uma jarra na qual uma vela tinha sido queimada, o ar podia ser restaurado pela introduo de uma pequena planta. A fotossntese realizada pelos seres autotrficos como plantas e algas servindo para a produo de alimento para estes organismos. O processo consiste em um conjunto de reaes qumicas atravs das quais o CO2, a gua e a energia luminosa so transformados em glicose e oxignio, este processo realizado no interior dos cloroplastos e pode ser resumido pela equao: 6CO2 + 6H2O + LUZ = C6H12O6+6O2.

Fig.3: Esquema comparativo entre oxidao completa da glicose (A) e a sua sntese pela fotossntese (B). Figura ilustrativa retirada do livro de MARZZCO e BAYARDO (2007). A fotossntese um processo essencialmente inverso ao do metabolismo oxidativo dos carboidratos, os carboidratos produzidos pela fotossntese, portanto, servem como fonte de energia para o organismo que os produz, assim como para os organismos no fotossintticos que direta ou indiretamente consomem organismos fotossintticos. Os dois estgios da fotossntese so referidos como as reaes de fase clara e as reaes de fase escura: Nas reaes fotossintticas de fase clara, tambm chamadas de reaes fotossintticas de transferncia de eltrons, a energia derivada da luz solar energiza um eltron do pigmento verde orgnico clorofila, capacitando o eltron a se mover ao longo de uma cadeia transportadora de eltrons na membrana tilacide de uma forma muito semelhante ao movimento de eltrons atravs da cadeia respiratria das mitocndrias. A clorofila obtm seus eltrons da gua, produzindo O2 como subproduto, durante o processo de transporte de eltrons, H+ so bombeados atravs da membrana tilacide, e o gradiente eletroqumico de prtons resultante promove a sntese de ATP no estroma. Como fase final nesta srie de reaes, os eltrons de alta energia so carregados (juntamente com H+) no NADP+, convertendo-o em NADPH. Todas

essas reaes esto confinadas no cloroplasto. Nas reaes de fixao do carbono tambm chamada de reao de fase escura, o ATP e o NADPH produzidos pelas reaes fotossintticas de transferncia de eltrons servem como fonte de energia e fora redutora respectivamente, para promover a converso de CO2 em carboidratos. As reaes de fixao do carbono, que iniciam no estroma cloroplstico e continuam no citosol, produzem sacarose e muitas outras molculas orgnicas nas folhas dos vegetais. A sacarose exportada para outros tecidos como fonte de molculas orgnicas e energia para o crescimento.

Fonte: http://www.not1.xpg.com.br/fotossintese-etapas-luminosa-e-escuracaracteristicas-e-fatores/ Alm da figura explicativa acima, assista tambm aos vdeos sobre a fotossntese: http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=hN_xBspEjAw&feature=endscreen (1:05) http://www.youtube.com/watch?v=R8saxzr9FxY (2:07) Portanto, a formao de ATP, NADPH e O2 (que requer energia luminosa diretamente) e a converso de CO2 em carboidratos (que requer energia luminosa indiretamente) so processos distintos embora mecanismos elaborados de retroalimentao interconectem as duas fases. Muitas das enzimas cloroplsticas requeridas para a fixao de carbono, por exemplo, so inativadas no escuro e reativadas pelos processos de

transporte de eltrons estimulados pela luz. Fatores Limitantes da Fotossntese: Intensidade luminosa: A partir de baixa intensidade luminosa, medida pela liberao de gs oxignio, a fotossntese aumenta de forma linear conforme o suprimento de luz at atingir um limite, chamado plat ou regio de saturao luminosa. Temperatura: As reaes na regio limitada pela luz no so sensveis temperatura. Em condies ideais de luminosidade e concentrao de gs carbnico a taxa de fotossntese tende aumentar conforme a temperatura aumenta, porm quando a temperatura fica muito alta, pode causar danos para a fotossntese e para a planta. Gs Carbnico: Em regies limitadas pela luz, se acrescentarmos gs carbnico podemos perceber um aumento na taxa de fotossntese. A concentrao deste gs na atmosfera varia entre 0,03 a 0,04% e isso no suficiente para a planta utilizar na fotossntese. Por isso o CO2 considerado fator limitante da fotossntese. Chamamos de ponto de compensao de CO2 o momento em que o consumo de gs carbnico na fotossntese equivale ao liberado pela planta na respirao e varia conforme a espcie considerada. Respirao: Processo fisiolgico pelo qual os organismos vivos inalam oxignio do meio circundante e libera dixido de carbono, funo de importncia vital para todos os seres vivos. A respirao dos animais consiste numa troca de oxignio por gs carbnico entre a atmosfera e o sangue que circula nos diferentes organismos. Graas a esse fenmeno, as clulas recebem o oxignio indispensvel queima dos alimentos necessrios ao fornecimento da energia que mantm os animais vivos. O processo da respirao O sangue contm pigmentos respiratrios, que so molculas orgnicas de estrutura complexa, formadas por uma protena e um grupo prosttico que contm ferro. O pigmento respiratrio mais comum a hemoglobina, presente no sangue de quase todos os mamferos e que se caracteriza por possuir uma forte afinidade pelo oxignio. A hemoglobina se une ao oxignio nos capilares dos rgos respiratrios, as brnquias e os pulmes. Quando o sangue oxigenado chega aos tecidos, a hemoglobina libera oxignio. O processo de respirao regulado por um centro nervoso existente no bulbo (controle nervoso) e pela cartida e aorta (controle qumico).

Dependendo da espcie de animal, a troca de oxignio por gs carbnico feita pelos pulmes, brnquias, ou atravs da pele. Nos seres que respiram pelos pulmes, o ar admitido e expulso do organismo mediante a ao de msculos especiais que se relaxam e se contraem permanentemente. Os pulmes se localizam no interior do trax, as costelas, que formam a caixa torcica, e inclinam-se para frente pela ao do msculo intercostal, provocando um aumento do volume da cavidade torcica. O volume do trax tambm aumenta pela contrao para baixo dos msculos do diafragma. Quando o trax se expande, os pulmes comeam a encher-se de ar durante a inspirao o relaxamento dos msculos do trax permite que estes voltem a seu estado natural, forando o ar a sair dos pulmes pela expirao. O ar que inspiramos e o que expulsamos dos pulmes possuem composies diferentes: o ar que inspiramos tm cerca de 21% de oxignio e apenas 0,04% de gs carbnico, enquanto o ar que expiramos apresenta uma proporo de 16% de oxignio e 4,6% de gs carbnico. A absoro do oxignio e a expulso do gs carbnico so realizadas nos milhares de alvolos, o oxignio passa para os vasos capilares; o sangue venoso que contm elevado teor de gs carbnico sofre uma reao fsicoqumica por meio da qual a hemoglobina absorve oxignio e libera gs carbnico, sendo este eliminado na expirao. Transporte de Gs Carbnico O gas carbnico produzido nas clulas transportado pelo sangue nas formas de CO2 dissolvido, bicarbonato (HCO3-) e carbo-hemoglobina. A quantidade de CO2 sempre inferior no sangue arterial em relao ao sangue venoso e o CO2 dissolvido transportado no percentual de 9%; na forma de carbo-hemoglobina o CO2 transportado no percentual de 27% e nesta forma o CO2 combina-se aos grupos amino livres, originando derivados carbamnicos. As protenas mais importantes so a hemoglobina e a oxi-hemoglobina. A hemoglobina sendo menos cida do que a oxi-hemoglobina tem maior capacidade de combinao com o CO2. Ao nvel de tecidos, onde a produo de CO2 mxima, a concentrao da hemoglobina tambm maior (sangue venoso); nessas condies, a reao segue para a direita. Ao nvel dos alvolos pulmonares a hemoglobina converte-se em oxi-hemoglobina, perdendo parte do CO2 (sangue arterial); ento a reao segue para esquerda.

O CO2 transportado na sua maior parte na forma de bicarbonato (HCO3-), cerca de 64%. Isto muito importante, pois a manuteno do ph sanguneo na faixa normal de 7,3- 7,4 dependem fundamentalmente do sistema tampo. Transporte de oxignio O2 A quase totalidade do oxignio veiculado pelo sangue acha-se unida a hemoglobina na forma de oxi-hemoglobina HHBO2. O oxignio substitui a molcula H2O, ligando-se diretamente ao tomo de ferro, que o transportador do oxignio as clulas. Contudo, pequena parte do oxignio no combinada encontra-se dissolvida no plasma do sangue venoso (0,1%) e no plasma do sangue arterial (0,5%). muito importante considerarmos a capacidade fixadora da hemoglobina, que vem a ser o volume de oxignio fixado por 1,0 gramas de hemoglobina. Este volume constante e vale 1,34 ml/g de hemoglobina. Nisso se baseia um dos melhores mtodos de determinao da hemoglobina do sangue. A taxa normal de hemoglobina do sangue da ordem de 15,5% em media. Consequentemente, em 100 ml de sangue normal o volume de 02 vale 15,5. 1,34 ml= 20 ml de O2. Portanto a taxa de O2 sanguneo da ordem de 20%. Assim, um litro de sangue conter 200 ml de O2 e em 6 litros de sangue (volume total) teremos 1,2 litros de oxignio. A combinao entre a hemoglobina e o oxignio reversvel e se faz com grande velocidade (um milsimo de segundo). Respirao Fotossntese Fazendo uma anlise da relao que existe entre os componentes qumicos presentes na fotossntese e na respirao, descobrimos que estes dois mecanismos desenvolvidos por plantas e animais esto totalmente interligados, e agindo de formas opostas ao processar suas molculas. O processo da fotossntese absorve o gs carbnico (CO2), que pode ser gerado pela respirao e libera ou produz o oxignio (O2) que utilizado para o processo respiratrio. Na respirao absorvido oxignio (O2) que provem da fotossntese e libera ou produz o gs carbnico (CO2), que absorvido no processo da fotossntese. Na verdade temos um ciclo, que se estiver com seus processos em harmonia positivo para ambas as partes.

A aula nmero chegou ao fim, mas os estudos continuam, esperamos que tenham gostado dos vdeos propostos para fixao do material. Esta semana propomos atividades como treino, no deixem de revisar o material se necessrio. Bom estudo! ATIVIDADES: AITIVIDADE 1 Filme How to grow a planet Parte 2 Com relao ao documentrio da BBC How to grow a planet voc j assistiu a parte 1 e sugerimos agora que assistas parte 2. Ele traz revelaes fantsticas sobre como as plantas colonizaram o planeta e de como a flor foi importante para isto. Traz informaes gerais sobre como as plantas vivem e sua relao com a bioqumica. O filme pode ser encontrado no link: Acesse o link e boa diverso: http://www.youtube.com/watch?v=XjXleMp194o

ATIVIDADE 2: Tente resolver as questes que so encontradas abaixo, no sentido de testar seus conhecimentos. Faa o questionrio calmamente e Boa Sorte! 1- Com relao ao processo fotossinttico, indique a alternativa que menciona corretamente a organela celular diretamente envolvida. a) b) c) d) O retculo endoplasmtico rugoso Os cloroplastos Os lisossomos O nuclolo

2- Em vegetais, as taxas de fotossntese e de respirao celular podem ser calculadas a partir da quantidade de gs oxignio produzido ou consumido num determinado intervalo de tempo. Nesse processo, o ponto de compensao ftico se refere: a) Ao momento em que a planta comea a gastar suas reservas energticas. b) Ao momento em que a taxa de fotossinttica maior que a taxa de respirao. c) intensidade de luz necessria para que o volume de oxignio produzido na fotossntese seja igual ao volume consumido na respirao. d) Ao ponto em que o consumo de matria orgnica menor que a sntese de matria orgnica.

3- Qual das alternativas no est entre as formas pelas quais uma clula pode utilizar a glicose produzida na fotossntese? a) Fonte de energia - a glicose pode ser degradada e liberar energia para ser usada nas atividades celulares. b) Armazenamento de nutrientes - o excedente de glicose pode ser polimerizado nos rgos de reserva, originando o amido. c) Sntese de componentes celulares - a glicose usada para a produo de celulose, principal componente da parede celular. d) Sntese de seiva bruta - a glicose compe a seiva inorgnica ou mineral, que conduzida das folhas at a raiz pelos vasos liberianos.

4- Fotossntese e respirao celular so processos que interagem ininterruptamente. Sobre os reagentes e produtos das reaes qumicas envolvidas, assinale a alternativa correta. a) A fotossntese consome gua e CO2 e produz glicose e oxignio. A respirao consome matria orgnica (glicose) e oxignio e libera CO2. b) A fotlise da gua parte do reao no processo de respirao celular, necessria para a produo de O2. c) A fixao de CO2 no chamado ciclo de Calvin parte da etapa qumica da respirao celular. d) A fotossntese consome matria orgnica (glicose) e oxignio e libera CO2. A respirao consome gua e CO2 e produz glicose e oxignio.

5- Por muito tempo acreditou-se que o oxignio produzido na fotossntese viesse do CO2. De que substncia de fato se origina o O2 liberado no processo fotossinttico? a) O oxignio provm da quebra da molcula de glicose. b) O oxignio provm da fotlise da gua. c) o CO2 que d origem ao oxignio, mas somente com a incidncia de luz. d) O oxignio provm da quebra da molcula de amido realizada no interior dos cloroplastos.

6- Sobre o processo conhecido como fotossntese, assinale a alternativa incorreta: a) Na fotossntese os carboidratos so utilizados para os processos vitais dos organismos. b) Os organismos fotossintetizantes so independentes de outros seres vivos para se alimentar e faz com que eles ocupem a base da cadeia alimentar.

c) A energia qumica armazenada nas molculas orgnicas fica disponvel para o organismo fotossintetizante e para seus consumidores. d) Os organismos fotossintetizantes fixam a energia do sol e a transformam em energia luminosa.

7- A alternativa que compara corretamente a fotossntese e a respirao com os momentos do dia em que ocorrem : a) A fotossntese acontece ao longo do dia todo, desde que haja presena de gua. b) A fotossntese acontece somente noite, j que a luminosidade bloqueia a produo a reao qumica. c) A fotossntese ocorre na presena de luz e a respirao realizada ao longo do dia todo. d) A respirao acontece nas mitocndrias e s acontece durante o dia.

8- Que fatores so limitantes da atividade fotossinttica? a) b) c) d) A concentrao de CO2 e a intensidade dos ventos. A intensidade luminosa e a temperatura. A disponibilidade de clorofila e a largura do cmbio vascular. A presena de pneumatforos e a concentrao de CO2.

9- Na fotossntese, o que o ponto de saturao luminosa? a) o ponto a partir do qual o aumento da intensidade luminosa no corresponde a aumento na taxa de fotossntese porque os pigmentos j esto excitados ao mximo. b) a quantidade de luz necessria para que a taxa de fotossntese comece a aumentar exponencialmente. c) a situao na qual a planta consegue realizar fotossntese em completa obscuridade aps passar muito tempo exposta luz. d) o ponto de intensidade luminosa ao qual o organismo precisa estar

10- Qual a funo da clorofila? a) A organela celular responsvel pela respirao celular. b) O pigmento presente nos cloroplastos responsvel pela recepo de luz no processo de fotossntese. c) A clorofila um pigmento semelhante hemoglobina, que transporta ferro. d) A clorofila uma organela celular que possui DNA, RNA e ribossomos, que sintetizam material orgnico.

Glossrio Parte 2: ADP: um nucleotdeo composto pelo nucleosdeo (hexose), adenina (base nitrogenada) e por dois grupos fosfato. ATP: um nucleotdeo composto pelo nucleosdeo (hexose), adenina (base nitrogenada) e por trs grupos fosfato. Apolar: que possui baixa solubilidade em gua e outros solventes polares. Difuso: o movimento resultante de uma molcula, atravs de um espao disponvel, de uma rea de alta concentrao para uma de baixa concentrao. Diviso Binria: uma reproduo assexuada, onde no envolve trocas de gametas entre os indivduos e os organismos formados so geneticamente idnticos ao organismo que os gerou. Endgeno: o que se forma no interior de um rgo ou organela. Endossimbiose: propem que organelas que compem as clulas eucariontes tenham surgido como consequncia de uma associao simbitica estvel entre organismos. Fotossntese: um processo fsico-qumico a nvel celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, em que eles utilizam dixido de carbono e gua, para obter glicose atravs da energia da luz. 12H2O + 6CO2 6O2 + 6H2O + C6H12O6. Hidroflico: (afinidade pela gua) quando se dissolve facilmente na gua, do que em uma fase orgnica, como a bicamada lipdica. Hidrofbico: (averso gua) quando se dissolve mais facilmente em fase lipdica do que em gua. on: tomo ou molcula com uma carga final. LEC: todo lquido corporal que se encontra no exterior das clulas, mas que faz parte do metabolismo de um organismo pluricelular. Lipdeos Insaturados: possuem ligaes duplas. Lipdeos Saturados: no possuem ligaes duplas.

Micela: monocamada lipdica que se enrola para formar uma esfera com um ncleo interior hidrofbico e a superfcie externa hidroflica.

NADPH: nicotinamida adenina dinucletido fosfato (NADP) uma coenzima semelhante nicotinamida adenina dinucletido. o aceptor de eltrons nas reaes da via das pentoses-fosfato e na transformao de malato em piruvato pela ao da enzima mlica, havendo reduo de NADP+ a NADPH. Osmose: movimento da gua atravs da membrana de uma regio com baixa concentrao para uma regio com alta concentrao de soluto. Polar: ver hidroflico. Tilacide: os sistemas de membranas internas do cloroplasto que contm a(s) clorofila(s) sendo, portanto, o local de ocorrncia das reaes de luz da fotossntese (etapa clara)

Referncias: DE ROBERTS, Eduardo D.P, DE ROBERTIS JUNIOR, E.M.F. Bases da biologia celular e molecular. 2.ed. Rio de Janeiro: Ganabara Koogan, 1993.307p. JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa, Carneiro, Jos. Biologia celular e molecular. 6.ed. Rio de Janeiro: Ganabara Koogan, 1997.299p. LEHNINGER, Albert L, Nelson, David L; COX, Michael M. Princpios de bioqumica. 3.ed. So Paulo: Sarvier,2002. 975p. MARZZOCO, Anita; Bayardo Baptista Torres. Bioqumica bsica. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. (+CD) LINKS: BBC // How to Grow a Planet 2 of 3 The Power of Flowers Legendado (PT-BR) Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=XjXleMp194o Acessado em: abril de 2013. Biologia Cloroplastos Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=vdPsi618rJk Acessado em: abril de 2013. Biologia- Respirao Celular - Mitocondria (Juca) Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=OuSbm5yyQZw Acesso em: abril de 2013 Biologia - Fotossntese

Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=R8saxzr9FxY Acessado em: abril de 2013. Cloroplastos Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=s89pLHApaeY Acessado em: abril de 2013. FOTOSNTESIS Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=hN_xBspEjAw&feature=endscreen Acessado em: abril de 2013. Fotossntese Etapas Luminosa e Escura, Caractersticas e Fatores Disponvel em: http://www.not1.xpg.com.br/fotossintese-etapas-luminosa-eescura-caracteristicas-e-fatores/ Acessado em: abril de 2013. Mitocndrias (organelas celulares) Disponvel em: http://www.infoescola.com/biologia/mitocondrias-organelascelulares/ Acessado em: abril de 2013. Origem da mitocndria Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=xXMQOvVJ56k Acesso em: abril de 2013

Vous aimerez peut-être aussi