Vous êtes sur la page 1sur 6

Processo Planar Casting Flow O Processo Planar Casting Flow, usado para solidificao rpida de uma fita fina

a de metal posicionando-se um cadinho bem prximo a um substrato de resfriamento em movimento. Embora, na realidade ocorra sub-resfriamento neste processo, a maioria dos modelos negligenciam este aspecto. Uma geometria ilustrativa do processo mostrada na figura 1 e figura 2, mostrada uma ilustrao da cinemtica do processo em estado estvel.

O metal lquido no cadinho forado atravs do orifcio e forma a poa de solidificao entre a base do cadinho e a superfcie do volante. O metal se solidifica pelo contato com o volante e uma fita fina arrastada pelo seu movimento. Resultados experimentais tm demonstrado que a forma da fita depende do formato da base do cadinho, bem como da relao de aspecto do orifcio. Dada uma grande relao de aspecto da poa e considerando-se que a velocidade axial muito maior do que a velocidade normal, portanto razovel, aproximar a poa de metal a uma tira retangular de metal lquido. A geometria esquemtica do processo mostrado na figura x2.

Atomizao Processo de solidificao rpida utilizada principalmente na obteno de ps metlicos utilizados na metalurgia do p nas quais se dividem nos seguintes processos: Atomizao a Gs Atomizao Centrfuga Laser Spin Atomization

Na atomizao, o metal fundido vazado por um orifcio, formando um filete liquido que bombardeado por jatos de ar, de gs ou de gua. Esses jatos saem de bocais escolhidos de acordo com o formato de gro desejado e produzem a pulverizao do filete de metal fundido e seu imediato resfriamento Atomizao a Gs Inerte

Atomizao por Gs inerte O processo consiste em vazar o material fundido atravs de um orifcio de um material refratrio, quando ento atingido e atomizado por correntes de gs de alta presso. Gases inertes (principalmente o argnio, mas tambm o hlio) so usados para atomizar ligas a base de nquel. As gotas liquidas formadas a partir do jato de gs aplicado sobre o material fundido vazado so solidificados em atmosferas protetoras de gs inerte; como alternativa, elas podem ser resfriadas em gua ou leo, seguido por um tratamento qumico de limpeza de superfcie.

A figura xx mostra um corte esquemtico de uma unidade de atomizao por gs inerte. A unidade inteira poder ser evacuada a uma presso de 2x10-4 Torr durante o procedimento de fundio. Consiste de uma longa torre de resfriamento com um orifcio na parte superior, atravs do qual uma corrente de metal fundido atomizado pelo argnio em alta presso.

As partculas de metal solidificadas so resfriadas por uma placa no fundo da unidade e so transportadas para dentro de uma srie de caixas. Atomizao Centrifuga

Utiliza rotao para acelerar e pulverizar o material metlico fundido. H um grande nmero de variveis neste principio. A mais importante a utilizao de vcuo ou de uma atmosfera inerte para o sistema. Atomizao Centrfuga Processo por Eletrodo Rotativo (REP) Principio bsico do REP mostrado na Figura xx

Uma barra com composio de liga exigida com dimetro tpicos de 15mm e 75mm rotacionada velocidades muito altas ( na faixa de 10000 a 20000rpm). A face do eletrodo de rotao consumvel fundido por arco eltrico de corrente contnua mantida entre o eletrodo negativo de tungstnio, que essencialmente estacionrio, e a barra de liga positiva. Como o rotaciona, a fora centrfuga faz com que o metal fundido voe para fora na forma de gotas esfricas, que se solidificam na trajetria e caem no cho do tanque. Em contraste com a atomizao a gs, a escria ou a contaminao refratria eliminada. O interior do tanque esvaziado e preenchido com hlio ou argnio antes que o processo tenha incio. O maior obstculo de mtodo que o mesmo descontnuo, pois a barra deve ser trocada ao ser quase completamente consumida.

Atomizao centrfuga com resfriamento convectivo forado

A figura xx e o desenho esquemtico

Ela combina princpios da atomizao centrfuga e resfriamento por conveco forada. A cmera e preenchida com hlio e a carga despejada dentro do cadinho central pr-aquecido. Atravs de um orifcio na parte inferior do cadinho central, forma-se um filete de metal lquido com taxa de fluxo pr-determinada at o centro trs bocais posicionados em lados opostos do prato. Uma turbina de impulso radial usada para girar o prato atomizador.

Vous aimerez peut-être aussi