Vous êtes sur la page 1sur 33

Rodovia BR 470, km 71, n 1.040, Bairro Benedito Caixa postal n 191 - CEP: 89.130-000.

lndaial-SC Fone: (0xx47) 3281-9000/3281-9090 Home-page: www.uniasselvi.com.br

Curso de Nivelamento de Lngua Portuguesa Centro Universitrio Leonardo da Vinci Organizao Cludia Suli Weiss Luciana Fiamoncini Patricia Maria Matedi Reitor da UNIASSELVI Prof. Malcon Anderson Tafner Pr-Reitor de Ensino de Graduao a Distncia Prof. Janes Fidlis Tomelin Pr-Reitor Operacional de Ensino de Graduao a Distncia Prof. Hermnio Kloch Diagramao e Capa Davi Schaefer Pasold Reviso: Digenes Schweigert Jos Rodrigues Marina Luciani Garcia
Todos os direitos reservados Editora Grupo UNIASSELVI - Uma empresa do Grupo UNIASSELVI Fone/Fax: (47) 3281-9000/ 3281-9090 Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Proibida a reproduo total ou parcial da obra de acordo com a Lei 9.610/98.

ORTOGRAFIA, TONICIDADE DA SLABA, ACENTUAO E USO DA CRASE


Preparado para mais uma etapa? Voc j ouviu a palavra TO-NI-CI-DA-DE? Se sim, timo. Vamos aprofundar algo que voc j conhece. Se no, esta uma tima oportunidade para conhec-la. Embarque nessa aventura rumo ao conhecimento. Seremos parceiros nessa jornada. Antes de iniciarmos o estudo da acentuao grca, devemos conhecer a slaba tnica das palavras. Todas as palavras da Lngua Portuguesa apresentam uma slaba tnica. Slaba tnica aquela pronunciada com mais intensidade, mais fora que as demais. As outras so chamadas tonas. S existe uma slaba tnica em cada palavra. Por exemplo: na palavra cadeira, a slaba tnica a penltima (dei); as outras (ca) e (ra) so tonas. Na lngua portuguesa, a slaba tnica s pode ocorrer nas trs ltimas slabas (sempre contadas de trs para frente): a ltima chamada de oxtona; a penltima, de paroxtona; e a antepenltima, de proparoxtona.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Nem todas as palavras da nossa lngua so acentuadas. Apesar de existirem palavras que no levam acento, elas possuem slaba tnica. Veremos adiante em que ocasies devemos acentuar as palavras, conforme algumas regras, mas lembre-se de que, quando uma palavra recebe acento, este deve ser colocada necessariamente na slaba tnica.

Exemplos: Ja-ca-R (ltima) - oxtona Ca-R-ter (penltima) - paroxtona M-qui-na (antepenltima) - proparoxtona Portanto, de acordo com a posio da slaba tnica, as palavras podem ser classicadas em: Oxtonas caf, Peru. Paroxtonas cadeira, lpis. Proparoxtonas mdico, lmpada. Em todos os exemplos mencionados tnhamos palavras com mais de uma slaba. Existem, todavia, na nossa lngua, as palavras com uma nica slaba, so os chamados monosslabos, que podem ser tnicos ou tonos. Tnicos: so independentes e possuem a mesma fora das slabas tnicas. Ex.: r, tua, c etc.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

tonos: precisam de outras palavras que lhe deem suporte, pois no so independentes e se parecem com slabas tonas. No tm sentido quando usadas de forma isolada. Fazem parte desse grupo os artigos, pronomes oblquos, preposies, junes de preposies e artigos, conjunes, pronome relativo que. Ex.: a, lhe, com etc. Agora que j sabemos o que tonicidade e que, conforme a posio da slaba tnica, as palavras podem ter classicaes diferentes, veremos em que situaes devemos acentuar ou no as palavras. Preparados? Ento, vamos em frente!

Regras Fundamentais:
Oxtonas acentuam-se todas as palavras oxtonas (slaba tnica ltima) terminadas em: a(s), e(s), o(s) ,em e ens. Ex.: Par, caf, jils, tambm, parabns.
Ateno para as oxtonas sem acento: a maioria das pessoas costuma acentuar palavras oxtonas terminadas em U . Lembrem-se: oxtonas terminadas em U no so acentuadas. Portanto, as palavras: angu, anu, Aracaju, babau, belzebu, bambu, iglu, Iguau, inhambu, Itaipu, Itu, jaburu, jacu, peru, pirarucu, surucucu, tatu e tantas outras no recebem acento.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

A regra das oxtonas usada tambm nos seguintes casos: Monosslabos tnicos terminados em a, e, o, seguidos ou no de s. Ex.: p, p, p. Formas verbais terminadas em a, e, o tnicos seguidas de lo, la, los, las. Ex.: am-lo, vend-lo, p-lo.
O acordo ortogrco permitiu o uso tanto do acento agudo quanto do circunexo nos casos de vogais nais e e o de palavras oxtonas. No Brasil usa-se o circunexo e em Portugal, agudo. Ex.: Beb / beb. Coc / Coc.

Paroxtonas acentuam-se todas as palavras paroxtonas terminadas em: -i is: jri, tnis; -us um uns: bnus, lbum, lbuns; -l n r x ps: fcil, hfen, carter, trax, bceps; - s o aos: rf rfs rgo rgos; Ditongo crescente: srio, nsia, mgoa.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

De acordo com a nova regra, os ditongos abertos ei, oi, que eram acentuados nas palavras paroxtonas, perderam o acento. Ex.: Antes Agora Assemblia Idia Jibia Assembleia Ideia Jiboia

Importante O acento dos ditongos abertos i, u e i de palavras oxtonas ainda permanece. Ex.: anis, chapu, heri. Proparoxtonas todas as palavras proparoxtonas so acentuadas. Ex.: mdico, mido, lmpada.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

O acordo ortogrco permitiu o uso tanto do acento agudo ou circunexo nas vogais e e o tnicas, em nal de slaba, seguidas de m ou n. Neste caso, no Brasil usa-se o circunexo e em Portugal, agudo. Ex.: Acadmico / acadmico. Higinico / higinico.

Os prexos semi, super, inter, anti etc, apesar da terminao, no so acentuados.

Acento nas vogais I e U. Acentuam-se as vogais i e u tnicas dos hiatos, acompanhadas ou no de s. Ex.: sade, pas, juza, caste. Relembrando: Hiato o encontro de dois sons voclicos pronunciados em slabas separadas. Ex.: escoar (es-co-ar), trado (tra--do).

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Ateno! No haver mais acento no i e u tnicos dos hiatos quando vierem depois de ditongo. Relembrando: Ditongo o encontro de dois sons voclicos na mesma slaba. Ex.: Antes Agora Bocaiva Bocaiuva Feira Feiura

E tem mais! O acento que se usava sobre a primeira vogal dos hiatos ee e oo no existe mais, portanto, agora o nosso VOO sem acento, s com poltrona. E cad aquele sombreiro gostoso na hora da leitura? O LEEM cou sem sombreiro... Antes, escrevamos assim: vo, abeno, lem, crem... Agora, escrevemos assim: voo, abenoo, leem, creem... No se acentuam o i e u tnicos dos hiatos quando seguidos, na mesma slaba, de l, m, n, r ou z. Ex.: Ru-im, ju-iz, com-tri-bu-in-te. No se acentuam as letras i e u dos hiatos quando seguidos de nh. Ex.: Ra-i-nha, ba-i-nha. No se acentuam as letras i e u dos hiatos se vierem antepostas vogais idnticas.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

10

Ex.: Xi-i-ta, pa-ra-cu-u-ba.

No entanto, ateno! Em se tratando de palavras proparoxtonas, haver acento, pois prevalece a regra das proparoxtonas sobre a dos hiatos. Ex.: Fri-s-si-mo.

As formas verbais que possuam o acento tnico na raiz, com u tnico precedido de g ou q e seguido de e ou i no so mais acentuadas. Ex.: Antes Depois apazige (apaziguar) apazigue averige (averiguar) averigue argi (arguir) argui Acentos Diferenciais Acentua-se a terceira pessoa do plural dos ter e vir, para diferenciar da terceira pessoa do singular. Ex.: Ele tem eles tm Ele vem eles vm Ateno ! A mesma regra vale tambm para os verbos conter, obter, reter, deter, abster.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

11

Ex.: Ele contm eles contm Ele obtm eles obtm Ele retm eles retm Ele convm eles convm As palavras homgrafas (palavras diferentes no signicado e na pronncia, mas que se escreve de modo idntico), que antes eram acentuadas para diferenciar de outras semelhantes, no recebem mais acento. Muita ateno agora, nesta regra temos excees: EXCEES: - A forma verbal pde (terceira pessoa do singular do pretrito perfeito do modo indicativo) ainda continua sendo acentuada para diferenciar-se de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo). - O mesmo ocorreu com o verbo pr para diferenciar da preposio por. Palavras homgrafas Pola () substantivo pola () substantivo Polo (s) (substantivo) - polo(s) (contrao de por + o) Pera (substantivo) - pera (preposio antiga) Para (verbo) - para (preposio) Pelo(s) (substantivo) - pelo (contrao) Pelo (do verbo pelar) - pelo (contrao) Pela, pelas (substantivo e verbo) - pela (contrao)

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

12

Antes de encerrarmos nosso estudo sobre acentuao, ufaaaaaaaa... est quase no m, vale uma observao importante sobre o que na Lngua Portuguesa chamamos de Ortoepia e Prosdia.

Para que nossa comunicao seja perfeita, essencial que pronunciemos corretamente as palavras. As partes que estudam tais aspectos so a ortoepia e a prosdia. A ortoepia ou ortopia (do gr. orths, reto, direito + pos, palavra) trata da pronncia e articulao correta das palavras. Os desvios de ortoepia so caractersticas da linguagem coloquial. Ex.: rba em vez de rouba, alejar em vez de aleijar. A prosdia trata da correta acentuao tnica das palavras. Ex.: sabia (do verbo saber), sabi (pssaro) e sbia (mulher que sabe muito). Transformar uma palavra paroxtona em proparoxtona , por exemplo, um desvio de prosdia. Veja: Tonicidade correta ruBRIca aVAro ruIM lanTROpo Desvio de Prosdia rbrica varo rim lntropo

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

13

Material Complementar Para um melhor aproveitamento deste contedo, aconselhvel a reviso de separao silbica e encontros voclicos. Muitas vezes, o problema de acentuao no est no desconhecimento da regra, e sim na fala viciosa de algumas palavras. Ex.: ru-BRI-ca, N-te-rim. Os tpicos que tratam deste assunto so intitulados ortoepia e prosdia. As formas verbais terminadas em -I, acrescidas da variante do pronome oblquo (-LO, -LA, -LOS, -LAS), s sero acentuadas se este -I estiver em hiato e for tnico. Ex. atribu-lo x parti-lo. As paroxtonas terminadas em -n, quando pluralizadas, no recebem mais acento. Plen x polens, hfen x hifens. Tanto as palavras monosslabas quanto as oxtonas terminadas em -A(S), -E(S), -O(S) so acentuadas, entretanto, so princpios diferentes que justicam o acento. As paroxtonas terminadas em -R, -X, -N, -L so acentuadas. As paroxtonas terminadas em ditongo crescente (chamados falsos ditongos), atualmente tambm esto sendo consideradas como proparoxtonas. Para se optar por uma justicativa ou outra, d-se prioridade primeira. Ex.: his-t-ria ou his-t-ri-a. As palavras terminadas pelo suxo -MENTE, -ZINHO(S) ou -ZINHA(S) no recebem acento grave.
ADAPTADO DE: PORTUGUS ON LINE. Dicas - Acentuao grca. Disponvel em: <http://www.graudez.com.br/portugues/dicas_
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

14
acentuacao_graca.htm>. Acesso em: 10 dez. 2010.

Dicas Tonicidade Prosdia So oxtonas: Cateter, Cister, condor, masseter, mister (= necessrio), negus (soberano etope), Nobel, obus (pea de artilharia), novel (novato), ruim (hiato), sutil, ureter, Xerox. So paroxtonas: Alanos (povo brbaro), alccer (fortaleza), ambrosia (manjar delicioso), avaro, avito, aziago, barbaria, batavo (holands), caracteres, celtiberos, cartomancia, ciclope, decano, diatribe (crtica), edito (lei, decreto), efebo (rapaz que chegou puberdade), estrupido (grande estrondo), xul (exilado), lantropo, fortuito (ditongo), gratuito (ditongo), homizio (refgio), hosana, ibero, imbele (no belicoso), inaudito, ltex, libido, luzidio, Madagscar, maquinaria, matula (scia; farnel), mercancia (mercadoria), misantropo, necropsia, nenfar (planta), Normandia, onagro (jumento), nix, opimo (excelente, abundante), penedia (rochedo), policromo, poliglota, pudico, quiromancia, recorde, refrega (peleja), rcio (orgulho), rubrica, ubquo. So proparoxtonas: dvena (forasteiro), aerdromo, aerlito, gape (refeio dos antigos), lacre, lcali, alcone, amlgama, antema, andrgino, anmona, antfona, antfrase, antstrofe, arepago, arete, arqutipo, azfama, btega, bvaro, bmano, blido (e), brmane, crbero, crisntemo, dito (ordem judicial), gide, eltrodo, etope (hiato), fagcito, frula, grrulo, hgira (j), idlatra, mprobo, nclito, nterim, leuccito, lvedo, mega, priplo, pliade, prfugo, prottipo, quadrmano, revrbero,
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

15
strapa, trnsfuga, vermfugo, zro, znite. Admitem dupla prosdia: Acrbata ou acrobata, andrido ou anidrido, Blcs ou Balcs, hierglifo ou hieroglifo, homlia ou homilia, Ocenia ou Oceania, ortopia ou ortoepia, projtil ou projetil, rptil ou reptil, sfari ou safari, sror ou soror, zngo ou zango.
FONTE: Portugus on Line. Disponvel em: <http://www.graudez.com.br/ portugues/ch02s05.html>. Acesso em: 7 jan. 2011.

Seguem algumas sugestes de sites, com exerccios online para vocs mostrarem que esto feras em acentuao grca. Acessem! Portugus on Line. Disponvel em: <http://www.graudez.com.br/ portugues/acentuacao1.htm>. Acesso em: 7 jan. 2011.
CPDEC. Disponvel em: <http://www.escreverbem.com.br/index. php?lingua=1&pagina=reform_orto_tes.. Acesso em: 7 jan. 2011.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

16 Para descontrair:

FONTE: Disponvel em: <http://intrometendo.com/wp-content/ uploads/2009/09/alfaiate.jpg>. Acesso em: 19 jan. 2011.

Quanto ao nome da Alfaiataria Aguia de Ouro, cresci ouvindo meu pai contar que algum de passagem por uma cidade do interior (nada contra as cidades do interior) e precisando de um alfaiate pediu informaes e lhe foi recomendado um logo ali, muito bom. Ao ver a placa da alfaiataria, disse ao proprietrio lamentar muito que, embora lhe tivessem dito se tratar de um alfaiate de mo cheia, no conava em algum que escrevia errado o nome do prprio negcio.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

17

- O acento, o senhor no colocou o acento de guia, Alfaiataria guia de Ouro. O alfaiate olha o visitante com estranheza e explica: - No, senhor, Aguia [agia] de Ouro.
FONTE: Extrado de: <http://www.iel.unicamp.br/ceel/alfaletras/ biblioteca_professor/arquivos/49Textos%20de%20humor.pdf>. Acesso em: 7 jan. 2011.

As palavras e suas graas A palavra ortograa formada por dois elementos de composio do grego: oths (reto, direito, correto) + grphein (escrever, descrever, desenhar). Tais elementos aparecem em outras palavras, como: ortopia (pronncia correta), caligraa (escrita bonita), cacograa (escrita feia, errada) etc. Vale lembrar que a graa de uma palavra pode estar ligada sua etimologia (no nenhum palavro, no). Etimologia a parte da gramtica que estuda a origem das palavras. Segundo Monteiro Lobato (1998), Dona Etimologia uma velha coroca, de nariz recurvo e uma papeira a papeira da sabedoria. Essa velha senhora conhece a vida de todas as palavras, uma por uma, nos menores detalhes. Sabe onde nasceram, de quem so lhas, de que modo foram se transformando atravs dos sculos. Dona Etimologia muito visitada por llogos, gramticos e fazedores de dicionrios.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

18

Alm da etimologia, a graa de uma palavra tambm pode estar ligada sua tonicidade. A melhor forma de saber se uma palavra se escreve com x ou com ch, com s ou com z, consultando um bom dicionrio, memorizar e praticar muito. Contudo, podemos agrupar casos e criar regras prticas. Preparados? Vamos em frente. Primeiramente vamos relembrar palavras Homnimas e Parnimas. Calma, o monstro no to assustador assim. feio, grande, mas no mete medo. Homo (do grego) signica igual. So palavras iguais. At a tudo bem, mas o problema so as palavras homnimas homfonas (som igual, escrita diferente e signicados diferentes). o caso de acento e assento. Quando falamos, no se percebe a diferena, pois a pronncia a mesma. A dvida surge na hora de escrever: com ss ou c? A depende do sentido. Assento (banco, cadeira...) se escreve com ss. E acento (sinal grco) com c. bom tomar cuidado. Ateno para a histria que segue:

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

19

FONTE: Disponvel em: <http://www.gartic.com.br/imgs/mural/en/ enrico_francesco/1222969550.png>. Acesso em: 19 jan. 2011.

Certo comerciante (no importa a nacionalidade) escreveu um cartaz e axou na porta do seu estabelecimento: Aos meus empregados. A partir de hoje, quero as nossas portas serradas s 18h. Foi atendido. Ao voltar loja, no dia seguinte, encontrou todas as portas pela metade. Se a cha no caiu, anote: CERRAR signica fechar; SERRAR signica cortar.
FONTE: PORTAL AZ. Disponvel em: <http://www.portalaz.com.br/ noticia/cidades/93959%3c>. Acesso em: 12 dez. 2010.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

20

Ateno para os pares de palavras a seguir:

E as palavras Parnimas? O que so? So aquelas de sentido diferente que apresentam semelhana na escrita e na pronncia. Atente para a diferena: A tarefa foi cumprida com facilidade. Puxa! A la est comprida! As palavras cumprida e comprida so parnimas. Dicas: 1. ACENDER ou ASCENDER Acender = pr fogo, ligar: ele foi acender a vela. Ascender = subir, elevar-se: ele quer ascender de posto.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

21

2. ACENTO ou ASSENTO Acento = intensidade, sinal grco: coloque o acento na slaba tnica. Assento = lugar onde se senta: saiu, e eu ocupei seu assento. 3. ACIDENTE ou INCIDENTE Acidente = desastre, acontecimento com consequncias mais graves: houve um acidente na Via Dutra. Incidente = desentendimento, ocorrncia com consequncias menores: perdoe-me pelo incidente de ontem. 4. ACONDICIONAR ou CONDICIONAR Acondicionar = preservar, guardar: necessrio acondicionar melhor estes aparelhos. Condicionar = regular, tornar dependente de condio: vai condicionar sua permanncia ao seu esforo. 5. AFERIR ou AUFERIR Aferir = conferir pesos, medidas: preciso aferir constantemente os taxmetros. Auferir = obter, colher: s vai auferir algum lucro no nal do ano. FONTE: PORTAL AZ. Disponvel em: <http://www.portalaz. com.br/noticia/cidades/93959%3c>. Acesso em: 12 dez. 2010. Alguns usos ortogrcos especiais. Na nossa lngua, algumas palavras apresentam usos especiais. Vamos estud-las?
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

22

- Onde/aonde: Aonde = ideia de movimento ou aproximao. Ex.:No sei aonde parar. Aonde voc vai? Onde = indica o lugar em que se est ou em que se passa algum fato. Ex.: Onde voc est? No sei onde vou ach-la. - Cesso / sesso / seco / seo: Cesso = ato de ceder. Ex.: Cedi todos os meus brinquedos aos pobres. Sesso = signica intervalo de tempo. Ex.: Assisti a uma sesso de cinema. Seco ou seo = signica parte de um todo, segmento. Ex.: Li a notcia na seco (ou seo) policial. - Mas / mais: Mas = conjuno adversativa que indica contrariedade. Pode ser substituda por: porm, contudo, todavia, entretanto etc. Ex.: Eles viajam muito, mas no tm carro. Mais = o contrrio de menos. Ex.: Eu trabalhei mais que voc. - Mau / mal Mau = sempre adjetivo, antnimo de bom. Ex.: Era um mau lho. Mal = - Advrbio de modo: Ela se comportou muito mal. - Conjuno temporal (equivale a assim que): Mal entrou, caiu. - Substantivo (quando vier precedido de artigo ou outro determinante): O mal inevitvel.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

23

FONTE: Disponvel em: <http://www.alunosonline.com.br/portugues/ porques/>. Acesso em: 7 jan. 2011.

- Por que / por qu / porque / porqu: Por que (separado e sem acento) = frases interrogativas podem ser diretas ou indiretas. Ex.: Por que ela saiu? (direta) / Diga-me por que ela saiu. (indireta) Porque (junto e sem acento) = nas respostas e em frases armativas. Ex.: No fui ao colgio hoje porque estava doente. Por qu (separado e com acento) = nal de frases. Ex.: As meninas esto cansadas por qu? Porqu (junto e com acento) = tem valor de substantivo. Equivale palavra motivo/razo. Ex.: Os meninos sabiam o porqu de tudo. (Os meninos sabiam o motivo/a razo de tudo.)

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

24

Orientaes Ortogrcas - Usos de S e Z: Nos suxos que indicam nacionalidade, origem ou procedncia, usa-se S (-s, -esa) : francs camponesa. No suxo que indica gnero feminino, usa-se S (-isa): poetisa sacerdotisa. Nos suxos que se juntam a adjetivos para formar substantivos abstratos, usa-se Z (-ez, -eza): rapidez (rpido) leveza (leve). Nos verbos derivados de palavras que tm S na ltima slaba, usa-se S (-isar): aviso > avisar anlise > analisar. Nos verbos formados de palavras que no tm S na ltima slaba, usa-se Z (-izar): canal > canalizar padro > padronizar. Aps um ditongo, usa-se sempre S, nunca Z: faiso ausncia. Ateno!Parada para relembrar o que ditongo: Ditongo o encontro de dois sons voclicos na mesma slaba. Por exemplo, na palavra FAISO temos o encontro do A + I, portanto, temos um ditongo. Usa-se sempre o S, nunca o Z, nas muitas formas dos verbos querer e pr: quiseram pusemos.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

25

Usos de J e G: Palavras em que a ltima slaba -j, originam palavras derivadas com J: canja > canjica loja > lojista. So escritas com J e no com G, todas as formas verbais dos verbos terminados em jar: viajar > viajei, viajem. Nas palavras terminadas em gio, -gio, -gio, -gio, -gio, usa-se G: vestgio privilgio. Nas palavras terminadas em agem, -igem e ugem, usa-se G: coragem fuligem. Excees: pajem e lambujem. Usos do X: Usa-se X e no CH, depois de ditongo: faixa deixar. Usa-se X e no CH, aps slaba inicial en- :enxoval enxuto. OBS.: Em palavras com slaba inicial en-, essa regra no se aplica: encher, enchente, encharcar. Me inicial, usa-se X: mexerica mexicano. EXCEO: mecha. Em palavras de origem indgena e africana usa-se X: xang xavante.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

26

Palavras aportuguesadas do ingls, geralmente trocam o sh por X: xampu (de shampoo) xerife (de sheriff). OBS.: A forma aportuguesada de shoot chute. Uso do dgrafo SS: Usa-se o dgrafo SS nas seguintes analogias: Ced > cess: ceder cesso. Gred > gress: agredir agresso. Prim > press: imprimir impresso. Tir > sso: demitir demisso. C-cedilha: C-cedilha a letra C em que se ps cedilha. Indica que o C passa a ter som de /s/: exceo justia. So escritas com as palavras de origem rabe, africana e indgena: acar (rabe) paoca (indgena) caula (africana). Emprega-se na correlao ter > teno: obter obteno. Os suxos ao e o, que formam substantivos a partir de verbos, so escritos com : formar > formao trair > traio. Os suxos aa(o), -ia(o), -ua(o), aal tambm so escritos com : barcaa carnia lamaal. Lembrando: quando seguidos de e e i no usamos cedilha.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

27

Uso do H: A letra H se mantm em algumas palavras devido sua etimologia (Lembrem-se de que j vimos o que signica etimologia), ou pela tradio escrita do nosso idioma. Usa-se o H quando a etimologia ou a tradio assim determina: homem higiene honra . Usa-se o H no nal de algumas interjeies: Oh! Ah!. No se usa H no interior das palavras, exceto: - nas palavras compostas em que o segundo elemento iniciado com H se junta por hfen ao primeiro: super-homem pr-histria. - quando o H zer parte dos dgrafos ch, lh, nh: passarinho palha chuva. Observao importante: H ainda palavras que podem ser escritas de duas formas, ambas aceitas pela norma culta: Cota = quota Catorze = quatorze Cociente = quociente ptica = tica OBS.: A palavra cinquenta no possui forma variante.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

28

FONTE: Disponvel em: <http://www.bahdigital.com.br/site/blogs/blog. asp?canal=19&cd=206979&ed=327>. Acesso em: 19 jan. 2011.

E ento, preparados para estudar o uso da crase? Veremos, a partir de agora, a CRASE sem crise. A palavra CRASE tem origem no grego e signica fuso. Basicamente, a crase a fuso do a preposio + a artigo = . No caso de ir a algum lugar e voltar de algum lugar, atente para a seguinte dica: Quando volto da, crase h; quando volto de, crase pra qu? Portanto, devemos escrever assim: Vou Bahia. (Volto da Bahia) / Vou a Paris. (Volto de Paris) No se usa crase antes de palavras que no admitem o artigo feminino a (como os verbos, grande parte dos pronomes e palavras masculinas).
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

29

Principais casos em que a crase deve (ou no) ser utilizada. Uso obrigatrio: Antes de palavras masculinas quando estiver subentendido o termo moda de: mveis Lus XV. Quando estiver subentendido termo feminino: Vou [praa] Joo Mendes. Antes de nomes de cidades, estados, pases: Foi Itlia (voltou da Itlia). / Chegou Paris dos poetas (voltou da Paris dos poetas). Lembrem: quando volto da, crase h; quando volto de, crase pra qu? Locues adverbiais, conjuntivas ou prepositivas de base feminina: s vezes, s pressas, primeira vista, medida que, noite, custa de, procura de, beira de, tarde etc. Aquele, aqueles, aquilo, aquela, aquelas: Foi quele restaurante - Dedicou-se quela tarefa. Uso proibido: Antes de palavras masculinas. Viajar a convite, traje a rigor, passeio a p, sal a gosto etc. Antes de verbos. Disposto a colaborar. Antes da maior parte dos pronomes. Disse a ela que no vir. Quando o a vem antes de palavras no plural. A pesquisa no se refere a mulheres casadas.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

30

Em expresses formadas por palavras repetidas. Cara a cara, frente a frente etc. Depois das preposies para, at, perante, com, contra etc. O jogo est marcado para as 16h. Foi at a esquina. Antes de cidades, estados, pases: Foi a Roma (voltou de Roma). Uso facultativo: Antes de pronomes possessivos: Enviou a carta a sua lha. Enviou a carta sua lha. Locues femininas de meio ou instrumento, prera a crase quando for preciso evitar ambiguidade. Ex.: Receber bala. Receber a bala. vela/a vela; mo/a mo; vista/a vista etc.
FONTE: Adaptado de: UOL EDUCAO. Crase: regras de uso e emprego. Disponvel em: < http://educacao.uol.com.br/portugues/craseregras-de-uso-e-emprego.jhtm>. Acesso em: 13 dez. 2010.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

31

A UTOATIVIDADE
Vamos exercitar? 1. Acentue, se necessrio, as palavras que seguem e justique o acento: a) Igarape igarap (oxtona terminada em e). b) Fluor or (paroxtona terminada em r). c) Facil fcil (paroxtona terminada em l). d) Sutil sutil (oxtona no acentuada. Oxtonas terminadas em l no so acentuadas). e) Enjoo segundo o novo acordo ortogrco, no se acentuam mais os grupos OO. f) Tipico tpico (todas as proparoxtonas so acentuadas). 2. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas da orao a seguir: Comunique ___ diretora que a reunio ter incio ___ nove horas. Pea-lhe que chegue ___ tempo. a) s . b) s a. c) a as a. d) a s a. 3. Complete as palavras a seguir com S ou Z, G ou J, CH ou X. a) Qui_er (s) b) Va_ar (z) c) Ma_estade (j) d) Via_em (substantivo) (g)
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

32

e) Fle_a (ch) f) Engra_ar (x)

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

33

R EFERNCIAS
AMARAL, E; FERREIRA, M; LEITE,R; ANTNIO, S. Portugus. So Pauo: FTD, 2000. BATTISTI. J. Gramtica II. Disponvel em: <http://www. juliobattisti.com.br/tutoriais/jaquelinesilva/gramatica002. asp>. Acesso em: 12 dez. 2010. BRASIL ESCOLA. Acentuao. Disponvel em: <http://www. brasilescola.com/gramatica/acentuacao.htm>. Acesso em: 1 dez. 2010. LEDUR, Paulo Flvio. Guia Prtico da nova ortograa: as mudanas do Acordo Ortogrco. 4. Ed. Porto Alegre, RS: AGE, 2009. LOBATO, Monteiro. Emlia no Pas da Gramtica. 5 ed. v. 15. So Paulo: Brasiliense, 1998. NICOLA, Jos de. Portugus: ensino mdio. Volume 1. So Paulo: Scipione, 2005.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Vous aimerez peut-être aussi