Vous êtes sur la page 1sur 40

Caro(a) aluno(a), Os conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo da histria encontram-se registrados em textos orais e escritos, nas artes,

nas cincias. Os contedos escolares so planejados para ajud-lo a compreender parte desses conhecimentos na expectativa de que voc possa, a partir deles, construir novos conhecimentos, criar formas solidrias de convivncia, respeitar valores, preservar o meio ambiente e o planeta. As aulas e as tarefas da escola so fundamentais para que voc conhea e compreenda nossa histria, as diversas culturas e suas formas de manifestao, os modos de pensar ao longo da histria, as formas de viver e conviver, os mtodos de fazer clculos e a diversidade do mundo das cincias e das artes... Com este Caderno, voc poder ampliar suas possibilidades de reflexo sobre a vida e as relaes humanas, que se expressam de diferentes maneiras no cotidiano e nas obras literrias e artsticas, o que lhe permitir apreciar e aproveitar os benefcios do conhecimento. Familiarizar-se com as diferentes linguagens e saber us-las adequadamente dar sentido s relaes que estabelecemos com o outro e com o mundo que nos cerca. Quando nos expressamos por meio de textos orais, escritos, imagticos, sonoros e corporais, construmos cultura e nos apropriamos de suas manifestaes, alm de atuarmos como sujeitos produtivos na sociedade contempornea. Aprender exige esforo e dedicao, mas tambm envolve curiosidade e criatividade, que estimulam a troca de ideias e conhecimentos. Por isso, sugerimos que voc participe das aulas, observe as explicaes do professor, faa anotaes, exponha suas dvidas, no tenha vergonha de fazer perguntas, procure respostas e d sua opinio. Caso as tarefas lhe paream excessivas, tente priorizar algumas delas e faa um pouco por dia para que os exerccios no se acumulem. Assuma o compromisso de finalizar as tarefas, uma vez comeadas. No tenha receio de expor ao professor e aos colegas suas dvidas e dificuldades, porque a troca de ideias fundamental para a construo do conhecimento. Errar tambm faz parte do aprendizado. Portanto, pea ajuda ao professor e aos colegas sempre que considerar a tarefa muito difcil.

Elabore uma agenda para fazer seus trabalhos e atividades. Escolha um lugar adequado, onde voc no se distraia quando estiver fazendo as tarefas. Estabelea objetivos e comece pelos trabalhos mais exigentes. Faa breves intervalos durante o estudo para no ficar exausto. Esperamos que, assim, voc se sinta realizado e recompensado e possa refletir sobre o quanto aprendeu com este Caderno.
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas CENP Secretaria da Educao do Estado de So Paulo Equipe Tcnica de Linguagens e Cdigos

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1


?

SITUAO DE APRENDIZAGEM 1 ME CORRIJAM SE EU ESTIVER ERRANDO...

O objetivo desta Situao de Aprendizagem proporcionar uma reflexo sobre a adequao da fala e da escrita, ou seja, o que certo ou errado falar e escrever e em quais situaes de comunicao.

Para comeo de conversa


Quem diz o que quer, ouve o que no quer

Discusso oral Em classe, discuta com o professor e colegas: Voc j ouviu o provrbio Quem diz o que quer, ouve o que no quer? Em que situaes do cotidiano ele pode ser proferido? Que outros provrbios voc conhece? Cite alguns cujo significado voc saiba e o expli que a seus colegas.

Renam-se em duplas para responder s questes a seguir: 1. Qualquer coisa pode ser dita a qualquer pessoa? Expliquem.

2. Interessa o modo como nos dirigimos aos outros? Por qu?

3. No local de trabalho, pode acontecer o quem diz o que quer, ouve o que no quer? Como?

4. Que relaes vocs consideram existir entre o ambiente profissional e a linguagem?

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

5. Apenas o bom uso da gramtica garante a eficincia das relaes entre trabalho e linguagem?

6. Por que h necessidade de adequar o uso da lngua aos diversos grupos sociais?

LIO DE CASA 1. De acordo com a norma-padro da lngua portuguesa, complete as seguintes palavras com: a) G ou J: pa__, enri__ecer, via__ar, laran__al, via__em, vest__io, gran__a, pa__em, fin__ir, despe__ar, ferru__em, ultra__e, cora__em, re__er, can__ica, la__e, tra__e, rel__io, ref__io. b) S ou Z: cremo__o, portugue__a, pobre__a, limpide__, burgu__, reali__ar, anali__ar, marqu__, avi__ar, cin__eiro, caf__al, organi__ar, vaido__o, campone__a, trombo__e, cau__a, coi__a.

2. Por que escrevemos com letras diferentes palavras que so pronunciadas com os mesmos sons? Para responder, pesquise em uma gramtica ou na internet.

3. Que regra gramatical explica o uso de z nas palavras a seguir? Se preciso, consulte uma gramtica. beleza tristeza madureza fraqueza esperteza

4. Leve as concluses a que voc chegou nas Atividades 1 e 2 para discutir em sala.
4

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

VOC APRENDEU? 1. Leia o texto a seguir e reflita sobre a situao apresentada. Zeca comeou a trabalhar como gerente de uma lanchonete. Ele entra s 14h e fica at fechar. Deixa um bilhete explicando os principais acontecimentos para o patro, Seu Raimundo, que abre a lanchonete no dia seguinte bem cedo. Acontece que Zeca, na entrevista de seleo para o emprego, disse que escrevia bem e de forma clara. No entanto, tm ocorrido alguns problemas. Isso acontece especialmente quando o patro chega lanchonete no dia seguinte e, simplesmente, no consegue entender o bilhete que o gerente escreveu. Nem ele, nem os outros funcionrios. Outras vezes, entende, mas se sente ofendido com a forma pouco cuidadosa como o bilhete escrito. Um dos bilhetes que Zeca escreveu dizia o seguinte: Seu Raimundo: Tudo blz? No fechamento da lanchonete, promovi uma reuniaum com os funsionrio. A ekipe dos atendentes naum estavam motivados. Eu dei sugestes e orientaes de como atender blz os clientes. Um terso, pelo menos, da ekipe estava mau-preparada: Prima, keru sempre um sorriso no rosto do atendente. Segundo, keru sempre q se use obrigado e por favor. Trs, keru sempre boa educaaum. Quatro, cliente as vez no tem educaaum, mas a gente no precisemos ser mau-educados. Gostou? Entaum t! Chefia, tu da hora, veio! Zeca Seu Raimundo ficou muito bravo quando leu o bilhete, nem conseguiu prestar ateno direito ao que Zeca propunha.

Discusso oral No lugar de Seu Raimundo, o que vocs fariam? Que problemas apresenta a escrita de Zeca?

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

2. Em duplas ou trios, reescrevam o bilhete de Zeca em uma folha de papel parte, observando os seguintes critrios: adequao ortogrfica: o texto est escrito seguindo as regras ortogrficas da norma-padro da lngua portuguesa? concordncia: os verbos concordam em nmero com o sujeito? Os substantivos, artigos e adjetivos concordam em gnero e nmero? numerais: os numerais so empregados adequadamente? formalidade: o texto formal ou informal na medida adequada? eco: h ecos desnecessrios no texto? Como resolv-los?

3. Ao terminarem o texto, troquem-no com outros grupos para que vocs possam compar-los. Escrevam, no espao a seguir, o texto corrigido pelo professor segundo os mesmos critrios anteriores.

4. Paulo um menino muito simptico de 9 anos. Em sua redao, ele escreveu: A humanidade devem se preocupar em fazer o bem. Em sua opinio, por que ele escreveu o verbo dever no plural?

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

5. Na frase A vida os projetos dirios, a nfase recai sobre a vida ou sobre os projetos?

6. Em qual destas frases evidencia-se a atuao de Henrique? I. Henrique com seu irmo lideraram o jogo. II. Henrique, com seu irmo, liderou o jogo.

7. Leia as frases a seguir e observe as possibilidades de sentido: I. A felicidade e calma enchia a casa. II. A felicidade e a calma enchiam a casa. a) Em qual delas, felicidade se apresenta como sinnimo de calma? Por qu?

b) Que diferena de sentido encontra entre I e II?

Estudando o vocativo uma unidade parte


1. Complete o texto, usando algumas das palavras a seguir:

ncleo termo junto separado orao nominal desejo enunciador fala dirige interlocutor substantivo

O vocativo um desligado da estrutura de uma , pois ele por vrgula do resto do enunciado. H casos em que o vocativo aparece aps vem dois-pontos (:) ou acompanhado de ponto de exclamao (!). Sua funo mostrar a quem o se , mostrando, na orao, o nome, apelido ou uma caracterstica do .
7

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

2. Retome o bilhete de Zeca. Nele, aparecem alguns vocativos; um deles Chefia em Entaum t! Chefia. Encontre os dois outros vocativos que aparecem no bilhete dele, assim como os do texto corrigido em classe.

3. Transcreva o quadro a seguir em uma folha parte. Preencha a primeira coluna com os vocativos mais utilizados nos grupos que voc frequenta, no registro informal, como, por exemplo: Brdi, Mano e Veio. Na segunda coluna, explique sucintamente em que situaes esses vocativos so usados. As respostas devem ser entregues ao professor, que depois far uma discusso em classe sobre os resultados. Vocativos informais Situao de uso

LIO DE CASA 1. Rita trabalha em uma agncia de viagem. Ela vai sair para almoar e precisa deixar um recado para Samantha, sua supervisora, que ainda no voltou de seu horrio de almoo. Leia:
8

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

S: Bel? Fui almoss. So meio dia e meio. Volto duas e meia. Tenho dois recado urgente pra vc: Inicialmente, o seu Euclides lig e pediu pra vc cancelar a passagem dele pra Goinia. que a mulher dele est doente e ele decidiu no ir mas. Dois, a tua me diz que pra vc ligar pra ela, mais at as duas. O amor e paz encham voc! Beijus, RRRRRRRRRRRRRRRita

O que voc achou? O bilhete adequado situao? Como ele poderia ser reescrito? Faa isso usando os mesmos critrios aplicados na reelaborao do bilhete de Zeca.

2. Ermengarda morreu envenenada. Ao perceber que estava morrendo, escreveu rapidamente um bilhete que a detetive Camila encontrou ao lado da morta: Lcia matou-me Paulo no chore por mim beijo O problema que o bilhete est sem pontuao. Reescreva-o de tal modo que:
9

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

a) o assassino seja Paulo.

b) o assassino seja Lcia.

VOC APRENDEU? Escrevam, em duplas, um texto sobre o que vocs aprenderam em relao aos assuntos desenvolvidos nesta Situao de Aprendizagem. Ao elaborar o texto, lembrem-se de usar a norma-padro da lngua portuguesa e atentar para a organizao e a clareza de ideias.
?

SITUAO DE APRENDIZAGEM 2 DESENVOLVENDO O OLHAR CRTICO: A RESENHA

Esta Situao de Aprendizagem prope uma reflexo sobre o futuro. Alm disso, voc ir entrar em contato com textos comuns em jornais e revistas j conhecidos do nosso cotidiano, como a resenha crtica.

Para comeo de conversa


Conversas sobre o amanh

Discusso oral O que voc pretende fazer depois de terminar o Ensino Mdio? Como gostaria de se ver, profissionalmente, daqui a dez anos? O que j sabe sobre o vestibular? O que se pede da disciplina Lngua Portuguesa nos vestibulares? O que voc sabe sobre o Enem?
10

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

A seguir, analisaremos uma questo do Enem, o que lhe permitir ter ideia sobre o que se espera dos conhecimentos de Lngua Portuguesa nos exames de acesso ao Ensino Superior.

Leitura e Anlise de Texto Toda questo tem um comando, a parte que diz o que o participante da prova deve fazer. No caso da questo que vamos ler, o comando diz: Confrontando-se as informaes do texto com as da charge a seguir, conclui-se que 1. O que voc espera de uma questo como essa? O que ela est exigindo de voc? Escreva.

2. Analisemos detidamente a questo:

11

Angeli

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

lcool, crescimento e pobreza O lavrador de Ribeiro Preto recebe em mdia R$ 2,50 por tonelada de cana cortada. Nos anos 80, esse trabalhador cortava cinco toneladas de cana por dia. A mecanizao da colheita o obrigou a ser mais produtivo. O corta-cana derruba agora oito toneladas por dia. O trabalhador deve cortar a cana rente ao cho, encurvado. Usa roupas mal-ajambradas, quentes, que lhe cobrem o corpo, para que no seja lanhado pelas folhas da planta. O excesso de trabalho causa a birola: tontura, desmaio, cibra, convulso. A fim de aguentar dores e cansao, esse trabalhador toma drogas e solues de glicose, quando no farinha mesmo. Tem aumentado o nmero de mortes por exausto nos canaviais. O setor da cana produz hoje uns 3,5% do PIB. Exporta US$ 8 bilhes. Gera toda a energia eltrica que consome e ainda vende excedentes. A indstria de So Paulo contrata cientistas e engenheiros para desenvolver mquinas e equipamentos mais eficientes para as usinas de lcool. As pesquisas, privada e pblica, na rea agrcola (cana, laranja, eucalipto etc.) desenvolvem a bioqumica e a gentica no pas.
Adaptado de: FREIRE, Vinicius Torres. Folha de S.Paulo, 11 mar. 2007.

Confrontando-se as informaes do texto com as da charge anterior, conclui-se que: a) a charge contradiz o texto ao mostrar que o Brasil possui tecnologia avanada no setor agrcola. b) a charge e o texto abordam, a respeito da cana-de-acar brasileira, duas realidades distintas e sem relao entre si. c) o texto e a charge consideram a agricultura brasileira avanada, do ponto de vista tecnolgico. d) a charge mostra o cotidiano do trabalhador, e o texto defende o fim da mecanizao da produo da cana-de-acar no setor sucroalcooleiro. e) o texto mostra disparidades na agricultura brasileira, na qual convivem alta tecnologia e condies precrias de trabalho, que a charge ironiza.

Discusso oral A respeito dessa questo do Enem, discuta com seus colegas: o que vocs esperam de um exame de acesso ao Ensino Superior? Vocs acham vlido ou no esse tipo de questo? A resposta certa e. Consideram o exerccio fcil ou difcil? Por qu?
12

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

LIO DE CASA Recapitulao do aprendizado da 2a srie do Ensino Mdio: Perodo composto 1. Estabelea a associao adequada marcada pelos conectores destacados: (a) tempo (b) espao (c) causa (d) condio (e) comparao ( ( ( ( ( ) Hoje to bom atleta como qualquer outro do time. ) O jogo se tornaria insuportvel se ele no fosse um bom jogador. ) Vi-o jogando pela primeira vez quando eu tinha 11 anos. ) Ele morava numa rea da cidade onde no faltavam campinhos de futebol. ) Estudou muito visto que no queria correr riscos.

2. Identifique as relaes mantidas pelos conectivos em negrito nas frases a seguir: a) Voc ir ao cinema ou ficar em casa?

b) Caso Marta no v de carro, avise!

c) Fez a operao, contudo no melhorou.

13

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

A resenha: uma aproximao


1. Depois de ler com ateno o ttulo e o trecho inicial que apresentamos, responda ao que se pede.

Leitura e Anlise de Texto Diretora aprofunda sua linguagem potica Jos Geraldo Couto Colunista da Folha O cinema de Lina Chamie, como j havia ficado claro em seu primeiro longa-metragem, Tnica dominante (2000), menos narrativo do que potico e musical. Em A Via Lctea, a diretora amadurece e aprofunda esse seu modo de encarar o mundo que e o mundo que poderia ser.
Folha de S.Paulo, 1o nov. 2007.

Levando em conta que o trecho parte de uma resenha e que esse gnero textual se caracteriza por ser uma anlise crtica sobre outro texto, o que voc espera encontrar na continuao da leitura? Por qu?

2. Leia a continuao do texto. A partir de uma situao dramtica forte um amante que atravessa a metrpole em busca da amada, com quem discutiu ao telefone , o filme desdobra cadncias, harmonias, contrapontos e dissonncias. No toa que um dos livros citados ao longo da odisseia urbana de Heitor (Marco Ricca) seja Fragmentos do discurso amoroso. O filme, de certo modo, realiza no plano audiovisual uma operao anloga do livro de Barthes ao identificar, glosar e desconstruir motivos, tropos e clichs do relacionamento amoroso. A viagem de Heitor em busca de Jlia (Alice Braga) mais musical do que geogrfica. No s porque pontuada por peas de Mozart, Schubert, Satie, Jobim e Manu Chao, mas porque sua progresso no linear, e sim feita de tema e variaes, de motivos recorrentes, de rimas visuais e sonoras. um deslocamento inverossmil (o protagonista demora horas para percorrer a avenida Paulista), mais espiritual em falta de palavra melhor do que fsico. Chamie no est
14

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

preocupada com o realismo de um draminha psicolgico urbano. Seu horizonte csmico e, no limite, metafsico. No um filme perfeito, e nem poderia, em se tratando de uma obra de risco. (Arriscar implica tambm errar, embora nem sempre nos lembremos disso.) Uma certa redundncia da locuo em off, em que o protagonista externa pensamentos tornados mais ou menos evidentes pela imagem, indica talvez um receio de perder a inteligibilidade. O mesmo vale para um recurso excessivo aos flashbacks, que em alguns momentos quase afrouxam a tenso do relato. No mais, A Via Lctea um banho de inveno em meio a um cinema preocupado demais em agradar aos espectadores de TV.
Folha de S.Paulo, 1o nov. 2007.

3. A partir da leitura de todo o texto, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) para cada uma das seguintes afirmaes: ( ) Ao afirmar que O cinema de Lina Chamie, como j havia ficado claro em seu primeiro longa-metragem, Tnica dominante (2000), menos narrativo do que potico e musical, o enunciador do texto mostra sua posio contrria de Lina Chamie. ( ) A resenha apresenta a viso crtica de quem a escreve, o que se verifica em passagens como No um filme perfeito, e nem poderia, em se tratando de uma obra de risco. ( ) A resenha apresenta ao leitor um resumo ou uma viso geral do tema do texto resenhado, como se comprova em A partir de uma situao dramtica forte um amante que atravessa a metrpole em busca da amada, com quem discutiu ao telefone. ( ) Dizer que o protagonista demora horas para percorrer a avenida Paulista serve para exemplificar a constatao de que se trata de um deslocamento inverossmil. 4. O uso do diminutivo em draminha psicolgico urbano permite: I. apresentar um ponto de vista carinhoso em relao aos dramas psicolgicos. II. valorizar a escolha de Chamie ao fugir do realismo na narrativa. III. acrescentar uma perspectiva irnica ao termo drama. Esto certas: a) apenas I e II b) apenas II e III c) apenas I e III d) todas
15

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

5. Complete os espaos com os termos adequados ao sentido do texto, escolhendo entre as palavras do quadro a seguir: contra-argumentos exemplos contextualizao resumo nova-tese argumentos concluso tese resenha

Diretora aprofunda sua linguagem potica um bom exemplo de . Come , em que se prope uma partida. nesse momento a com um momento de a ser desenvolvida. Segue um brevssimo que se apresenta a , isto , de elementos que orientam para a da obra com a apresentao de concluso. Tais elementos so apoiados por exemplos, regras gerais, provrbios etc. Tambm , que restringem a orientao argumentativa e encontramos a apresentao de etc. Finalmente, a que podem ser apoiados ou refutados por ), que faz interagir os argumentos e contra-argumentos. (ou

LIO DE CASA 1. Complete o quadro esquemtico a seguir a partir dos exemplos presentes em Diretora aprofunda sua linguagem potica: Diretora aprofunda sua linguagem potica O cinema de Lina Chamie, como j havia ficado claro em seu primeiro longa-metragem, Tnica dominante (2000), menos narrativo do que potico e musical. Em A Via Lctea, a diretora amadurece e aprofunda esse seu modo de encarar o mundo que e o mundo que poderia ser. Resumo No toa que um dos livros citados ao longo da odisseia urbana de Heitor (Marco Ricca) seja Fragmentos do discurso amoroso. (...) uma operao anloga do livro de Barthes ao identificar, glosar e desconstruir motivos, tropos e clichs do relacionamento amoroso.
16

Argumento 1

O filme desdobra cadncias, harmonias, contrapontos e dissonncias.

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

Comprovao do argumento 2

No s porque pontuada por peas de Mozart, Schubert, Satie, Jobim e Manu Chao, mas porque sua progresso no linear, e sim feita de tema e variaes, de motivos recorrentes, de rimas visuais e sonoras. Uma certa redundncia da locuo em off , (...) indica talvez um receio de perder a inteligibilidade.

Contra-argumento 1 Exemplo 2:

No mais, A Via Lctea um banho de inveno em meio a um cinema preocupado demais em agradar aos espectadores de TV. 2. Leia o bilhete que Marialva escreveu para sua chefe, no banco em que trabalha: Dina, Se algum perguntar por mim, diz que fui almosar. Cazo eu demore, por que eu rezolvi passar naquele cliente, o Sr. Guido. Lembra? Aquele que onte me procurou, eu estava ocupada e porio no pode falar com ele. Beijos, Marialva Se Dina vir esse bilhete, ela ir demitir Marialva. Assim, salve-lhe o emprego, reescrevendo o bilhete conforme a norma-padro da lngua portuguesa.

Resenha: agora a sua vez!


1. O professor ir indicar uma letra de msica ou um poema de seu livro didtico para que voc elabore uma resenha, no caderno, sobre o texto proposto. Para isso, siga os seguintes critrios para auxili-lo na elaborao do trabalho:
17

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

adequao do texto ao gnero proposto (resenha); relao apropriada entre ttulo e texto; uso da norma-padro da lngua portuguesa; organizao e limpeza na apresentao do trabalho.

Quando terminar a resenha, pea a um colega que leia seu texto e anote, a lpis, breves sugestes que possam melhor-lo. Leia com ateno esses comentrios e acate os que voc considerar que, de fato, podero tornar seu texto mais bem redigido. 2. Aps a elaborao do texto, complete sua parte no quadro a seguir:

Minha opinio Critrios Est o.k. Precisa melhorar

Opinio do professor Est o.k. Precisa melhorar

Adequao entre ttulo e texto Presena de contextualizao Tese adequada e original Breve resumo da obra coerente com o texto Argumentos eficientes Comprovao adequada dos argumentos Contra-argumentao coerente Comprovao ou refutao apropriada dos contra-argumentos Concluso eficiente Uso adequado da norma-padro

Finalmente, aps as mudanas que considerar oportunas, entregue seu texto ao professor. 3. Depois que o professor devolver o texto corrigido, compare o ponto de vista dele com o seu. Discutam em classe aspectos da escrita em que todos os alunos devem melhorar. Reescreva seu texto seguindo as orientaes dadas e devolva-o para correo final, com a primeira verso. Observe que no se trata de escrever outro texto, mas de aprimorar o que voc j fez.
18

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

LIO DE CASA O vestibular: um desafio Selecione, no livro didtico, na internet ou em outras fontes indicadas pelo professor, questes de Lngua Portuguesa que fizeram parte de exames vestibulares. Traga-as na prxima aula para vocs analisarem. VOC APRENDEU? 1. Formem grupos de at quatro pessoas. Elaborem quatro questes semelhantes s dos vestibulares, utilizando como base as resenhas crticas que produziram e os exerccios de vestibular que trouxeram. Forneam as respostas. Entreguem-nas ao professor. 2. Sobre os contedos estudados nesta Situao de Aprendizagem, responda: a) Quais foram agradveis de estudar?

b) Quais foram chatos ou cansativos?

c) Quais voc compreendeu to bem que capaz de explicar sem dificuldade a um colega?

19

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

d) Quais contedos voc gostaria que fossem explicados novamente porque no os entendeu bem?

PARA SABER MAIS


Os sites a seguir tambm so uma tima fonte para pesquisa de provas e outras questes de vestibular (acessos em: 8 out. 2009): <http://www.comvest.unicamp.br>. <http://www.enem.inep.gov.br>. <http://www.fuvest.br>. <http://www.mackenzie.com.br/portal/vestibular/2009/provas_gabaritos.html>. <http://www.unesp.br/vestibular>. <http://www.vestibular.pucsp.br>. <http://www.vestibular.unisal.br>.
?

SITUAO DE APRENDIZAGEM 3 A LINGUAGEM DA MODERNIDADE...

O que a palavra modernidade diz a voc? Nesta Situao de Aprendizagem voc ir se familiarizar com conceitos de modernidade e linguagem, alm de aprofundar-se na capacidade de redigir textos expositivos e argumentativos.

Para comeo de conversa


A palavra modernidade, dependendo da rea do conhecimento em que usada, tem diferentes significados. Na literatura, por exemplo, est associada a obras surgidas no sculo XIX at meados do sculo XX, momento em que houve forte anseio dos artistas por romper radicalmente com toda a tradio anterior: queriam uma arte totalmente nova, sem marcas do passado. Conversas sobre o amanh Faa a leitura silenciosa dos poemas a seguir. Ao l-los, no se preocupe em compreender tudo, mas em identificar qual deles lhe parece mais moderno. Procure observar os motivos de sua escolha.
20

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

Leitura e Anlise de Texto Poema 1 Versos ntimos Vs! Ningum assistiu ao formidvel Enterro de tua ltima quimera. Somente a Ingratido esta pantera Foi tua companheira inseparvel! Acostuma-te lama que te espera! O Homem, que, nesta terra miservel, Mora, entre feras, sente inevitvel Necessidade de tambm ser fera. Toma um fsforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, a vspera do escarro, A mo que afaga a mesma que apedreja. Se a algum causa inda pena a tua chaga, Apedreja essa mo vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija!
ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. 42. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998. Texto proveniente de: A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro <http://www.bibvirt.futuro.usp.br>. A Escola do Futuro da Universidade de So Paulo. Disponvel em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm. do?select_action=&co_obra=2066>. Acesso em: 4 nov. 2009.

Leitura e Anlise de Texto Poema 2 O guardador de rebanhos Sou um guardador de rebanhos. O rebanho os meus pensamentos E os meus pensamentos so todos sensaes. Penso com os olhos e com os ouvidos E com as mos e os ps E com o nariz e a boca.

21

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

Pensar uma flor v-la e cheir-la E comer um fruto saber-lhe o sentido. Por isso quando num dia de calor Me sinto triste de goz-lo tanto. E me deito ao comprido na erva, E fecho os olhos quentes, Sinto todo o meu corpo deitado na realidade, Sei a verdade e sou feliz.
CAEIRO, Alberto. O guardador de rebanhos. In: PESSOA, Fernando. Obra potica. Rio de Janeiro: Aguilar, 1982. Fonte: <http://www.cfh.ufsc.br/~magno/guardador.htm>. Disponvel em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm. do?select_action=&co_obra=15723>. Acesso em: 4 nov. 2009.

PARA SABER MAIS


Augusto Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu em 1884 na Paraba e morreu em 1914. Sua obra tornou-o conhecido como um poeta crtico que expressa uma realidade por um ponto de vista cruel. Alberto Caeiro na verdade o pseudnimo de Fernando Pessoa, poeta portugus, cuja obra, por meio desta personagem, mostra uma viso simples da vida no campo.

Discusso oral Converse com seus colegas sobre as questes a seguir: Qual dos poemas parece mais moderno? Por qu? Na opinio de vocs, o que modernidade?

LIO DE CASA 1. Releia o poema Versos ntimos, de Augusto dos Anjos. a) Observe: Somente a Ingratido esta pantera /Foi tua companheira inseparvel!. Que diferena faz no poema o adjetivo em destaque? Em outras palavras, que diferena faria se o poema fosse escrito sem esse adjetivo, Somente a Ingratido esta pantera /Foi tua companheira?
22

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

b) Observe: O Homem, que, nesta terra miservel,/Mora, entre feras, sente inevitvel/Necessidade de tambm ser fera. Uma das feras mencionada pelo prprio eu lrico, a ingratido, chamada de pantera. Na sua opinio, que outras feras convivem com os seres humanos? A necessidade de ser fera , de fato, inevitvel?

Leitura e Anlise de Texto Roteiro de leitura 1. Leia com ateno o texto a seguir sobre modernidade. Sublinhe nos pargrafos 1 e 2: o que modernidade para a literatura. 3: a confuso que devemos evitar ao falar de modernidade. 4: os movimentos literrios que podem ser considerados parte da modernidade. Uma caracterstica prpria da modernidade literria. 5 a 8: as caractersticas da modernidade literria. E por falar em modernidade na escola... (1) A palavra modernidade guarda sentidos diferentes ao falarmos de arte e literatura, filosofia ou histria. O conceito de modernidade literria no corresponde diviso temporal clssica da Histria, nem s correntes da Filosofia. (2) Em Histria, modernidade o perodo que se inicia com as Grandes Navegaes. A modernidade filosfica tem a sua origem com a ascenso da burguesia e a consequente instaurao dos valores romnticos no quadro do pensamento europeu. Na literatura, consideramos modernidade o momento em que, na transio do sculo XIX para o XX, muitos artistas criam seus textos literrios procurando romper com toda a tradio anterior, ansiando por uma arte sem heranas do passado. Naturalmente, esse pensamento incuba-se a partir do Romantismo, mas quando se constata a falncia da proposta pedaggica e moral do Romantismo (e do movimento herdeiro dessa proposta, o Realismo-Naturalismo) que se inicia propriamente a modernidade literria.
23

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

(3) O sentido da palavra modernidade, na literatura, no entanto, no pode ser confundido com o sentido da expresso literatura modernista, em especial a brasileira surgida em 1922, com a Semana de Arte Moderna. Embora seja verdade que desse movimento saram os princpios de renovao esttica e criao potica que, de uma forma ou de outra, influenciam a produo literria at hoje. (4) A literatura da modernidade, no quadro da Literatura Brasileira, de forma muito simplificada, poderia incluir o Simbolismo, o Pr-Modernismo e o Modernismo. Alm disso, a atitude de modernidade encontra ressonncias em alguns escritores realistas, romnticos e, at, rcades. Por exemplo, a viso do poeta como um desajustado diante do mundo burgus, que prpria da modernidade, surge com o Romantismo. nesse movimento literrio que o escritor comea a ser visto como um incompreendido por no repetir as frmulas ou condutas valorizadas pelo que considerado normalidade social. (5) A literatura da modernidade no quer mais ser construda como um reflexo, idea lizado ou no, da realidade ambiente como ainda ocorria com o Romantismo e o com o Realismo-Naturalismo ; quando se volta para essa realidade, para ressignific-la de modo bem diverso. A literatura da modernidade liberta-se da ordem espacial, temporal e objetiva e procura diminuir as diferenas entre a proximidade e a distncia, entre Terra e Cu. (6) Outra caracterstica a dessacralizao do mito da criao literria. O artista moderno desvenda o processo de elaborao artstica ao leitor, tornando-o cmplice de sua criao literria. (7) Em outros momentos, o sentimento de ruptura com o mundo alia-se linguagem potica da modernidade construindo um poema em que a figura do poeta aparece como algum margem da sociedade, mas crtico, engajado em uma causa social. (8) Assim, ao falarmos de modernidade na escola, devemos ter claro o seu contexto de uso. Alm disso, ao pensarmos em modernidade na literatura, devemos ver que os textos literrios constroem uma imagem do ser humano em sociedade, de suas caminhadas e descobertas pelo mundo. Uma das caractersticas mais marcantes da modernidade o desejo de ruptura com o passado, e at com o presente, com o qual no se concorda, para construir outro presente, com a necessidade de dialogar com o passado na construo do novo presente. , portanto, um sentimento ambguo, dividido, que, ao mesmo tempo que deseja romper com o passado, necessita dele para super-lo.

2. Neste poema de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), identifique as caractersticas de modernidade que estudamos e depois responda ao que se pede:
24

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

A paixo medida O poeta Declina de toda responsabilidade Na marcha do mundo capitalista E com suas palavras, intuies, smbolos e outras armas Promete ajudar A destru-lo Como uma pedreira, uma floresta, Um verme.
ANDRADE, Carlos Drummond de. In: A paixo medida. Rio de Janeiro: Record, 2002. Carlos Drummond de Andrade Graa Drummond: <http:// www.carlosdrummond.com.br>.

APRENDENDO A APRENDER
Carlos Drummond de Andrade considerado um dos mais importantes poetas brasileiros de todos os tempos. Foi simpatizante do Partido Comunista na dcada de 1940, afastando-se posteriormente para abrigar-se em um pensamento ctico que seria uma de suas principais caractersticas. a) Assinale V (verdadeira) ou F (falsa) para cada uma das seguintes afirmaes: ( ) O eu lrico posiciona-se contrariamente ao mundo institudo, propondo-se a destru-lo, como se esse mundo fosse uma pedreira, uma floresta ou um verme. ( ) O eu lrico deseja as palavras, intuies, smbolos e outras armas do mundo capitalista. ( ) O poema revela uma amarga viso de desencanto com o mundo atual. ( ) O eu lrico revela, em seu poema, certa simpatia com os ideais do capitalismo. b) Por que podemos dizer que esse poema de Drummond um bom exemplo da modernidade literria?

25

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

3. Sobre o Modernismo brasileiro, complete o quadro sinptico a seguir. Para isso, consulte com muita ateno o livro didtico e outras fontes indicadas pelo professor.

Perodo

Modernismo no Brasil: Poesia 1922-1930 Semana de Arte Moderna Principais obras Mrio de Pauliceia desvairada Andrade (1922) (1893-1945) Amar, verbo intransitivo (1927) A cinza das horas (1917) Caractersticas:

Primeira Gerao

Libertinagem (1930) Estrela da manh (1936) Memrias sentimentais de Joo Miramar (1924) Considerado o mais rebelde dos participantes dessa poca da modernidade brasileira: o Modernismo 1a gerao. o autor de um dos mais importantes textos dessa viso de literatura: O manifesto antropofgico.

O rei da vela (1937) Perodo 1930-1945 Alguma poesia (1930) Sentimento do mundo (1940) A rosa do povo (1945) Claro enigma (1951) Segunda Gerao Antologia potica (1962) Viagem (1939) Vaga msica (1942) Mar absoluto (1945) Romanceiro da Inconfidncia (1953)
26

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

4. No que diz respeito poesia em lngua portuguesa, o perodo entre os sculos XIX e XX um momento de transio em que convivem duas correntes estticas bastante diferentes, mas com algumas semelhanas: Parnasianismo (Brasil) e Simbolismo (Portugal e Brasil). Complete o quadro sinptico a seguir sobre essas estticas, com a ajuda do professor e de fontes de pesquisa por ele indicadas.

Parnasianismo (Brasil)

Marco inicial: Trmino: Principais autores:

Principais caractersticas do movimento:

Simbolismo

Principais caractersticas do movimento:

Brasil

Portugal

Marco inicial: Trmino:

Principais autores:

27

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

Projeto
Fase I Seguindo as orientaes do professor, renam-se em pequenos grupos. Cada grupo funcionar como uma equipe editorial em uma pequena empresa que, aps pesquisas de mercado, decidiu contribuir para a divulgao da literatura em lngua portuguesa lanando uma antologia com o seguinte ttulo: A linguagem da modernidade na literatura em lngua portuguesa. Mas o que uma antologia? O dicionrio Houaiss da lngua portuguesa define antologia como coleo de textos em prosa e/ou em verso, ger. de autores consagrados, organizados segundo tema, poca, autoria etc..
Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa (edio eletrnica). Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

A ideia produzir uma antologia de poemas, contos e crnicas da lngua portuguesa (Brasil e Portugal) do sculo XX (entre 1910 e 1950). Procurem dar a esse trabalho o formato de livro. De acordo com as orientaes dos editores, a antologia ser composta pelas seguintes partes: I. Capa bem atraente, que valorize a ideia desenvolvida. Deve-se aproveitar criativamente o tema para desenvolv-lo na forma do gnero textual capa. No use, sem um claro objetivo comunicacional, ou seja, de acordo com o tema proposto pela antologia, autocolantes, estrelinhas, purpurina etc. II. Introduo, na qual se responder pergunta: como a linguagem literria da modernidade? (importante relacionar as modernidades esttica e social) III. Corpo de dez textos (poemas, contos e crnicas) produzidos entre 1910 e 1950, de dez escritores diferentes, de acordo com os diferentes temas propostos. Vocs encontraro, no livro didtico, informaes sobre as pocas histricas de cada escritor. Ao fim de cada texto, deve aparecer uma pequena explicao sobre seu significado e as principais caractersticas da linguagem modernista encontradas. Como so dez textos, vocs podero escolher cinco dos autores. Os outros cinco j foram escolhidos pelos editores, garantindo assim a presena obrigatria de: Fernando Pessoa. Mrio de Andrade. Manuel Bandeira.
28

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

Carlos Drummond de Andrade. Ceclia Meireles.

IV. Parte final com uma breve biografia crtica dos escritores e caractersticas do seu estilo. Reflitam sobre o modelo fornecido neste Caderno ao falarmos do poema de Carlos Drummond de Andrade. V. Concluso com uma resenha crtica dos textos lidos, feita pelo grupo. importante que se identifiquem as relaes entre tema, estilo e contexto de produo. Deve ficar claro, para o leitor, o conceito de modernidade, objetivo do trabalho.

APRENDENDO A APRENDER
Ateno! Tomem cuidado com o uso indiscriminado da pesquisa na internet! H muitos sites com informaes duvidosas. Ao final deste captulo, apresentamos sites confiveis de literatura.

Antes de pr as mos na massa, por assim dizer, vocs devem pensar bem no que e como pretendem fazer. Para isso, elaborem um projeto do que deve ser feito (temas selecionados, agendamento de reunies, visitas biblioteca ou sala de leitura etc.). Os critrios para a correo dos trabalhos sero os seguintes: originalidade nos poemas selecionados; correo nas informaes apresentadas; clareza e coerncia das explicaes dadas; limpeza e boa organizao do trabalho; valor didtico da obra em explicar o tema proposto.

VOC APRENDEU? Considere as habilidades listadas a seguir, que procuramos desenvolver neste bimestre, para avaliar sua situao pessoal.
29

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

Analisar e relacionar diferentes ideias e pontos de vista a fim de construir conceitos literrios. Para sua reflexo: identifico pontos de vista presentes de modo explcito ou subentendido em textos literrios? Desanimo diante da leitura de um texto literrio ou procuro encontrar nele conceitos e ideias conhecidos que me permitam construir sentidos novos? Para sua reflexo: identifico, em um texto literrio, processos explcitos e implcitos de remisso ou referncia a outros textos ou autores? Compreendo as caractersticas prprias da modernidade literria? Justifico os efeitos de sentido produzidos em um texto literrio pelo uso de palavras ou expresses de sentido figurado?

Identificar e analisar caractersticas prprias da linguagem literria da modernidade.

Refletiu? Ento, agora escreva um pequeno texto sobre o progresso de seu aprendizado neste bimestre: em que aspectos houve crescimento; em quais h necessidade de maior ateno; o que pode ser feito para que haja melhora etc. Pense tambm em como tornar as aulas mais interessantes e participativas e em como motivar seus colegas e professor a criar um ambiente cada vez mais apropriado ao aprendizado.

30

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

PARA SABER MAIS


Voc certamente poder encontrar na biblioteca ou na sala de leitura de sua escola muitos livros de poesia para fazer seu trabalho. O filme O poeta de sete faces, do diretor Paulo Thiago (Brasil, 2002, 94 min, livre), um interessante documentrio potico que retrata a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade. Os sites a seguir tambm so uma tima fonte de pesquisa (acessos em: 7 out. 2009): <http://www.releituras.com>. <http://www.bibvirt.futuro.usp.br>. <http://www.biblio.com.br>. <http://virtualbooks.terra.com.br>. <http://www.dominiopublico.gov.br>.
?

SITUAO DE APRENDIZAGEM 4 VOC FASHION?

Nesta Situao de Aprendizagem voc ir aprofundar mais os conceitos de modernidade, verificando as semelhanas e diferenas entre a modernidade social e a esttica.

Para comeo de conversa

Discusso oral Voc gostava de ouvir contos de fadas? De que contos de fadas voc ainda se lembra? Voc conhece a histria de Joo e Maria? Voc considera importante que adultos discutam temas infantis? E as tiras em quadrinhos, esto associadas ao universo adulto ou ao infantil?

31

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

1. Acompanhe com a classe a msica apresentada pelo professor. Ela tambm est disponvel na internet no endereo < http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=jooemari_77.htm>. 2. Responda s questes: a) Que caractersticas da msica remetem ao universo infantil? Exemplifique.

b) Que caractersticas da msica remetem ao universo adulto? Exemplifique.

c) Misturando os dois universos em um nico texto, que efeitos de sentido se obtm?

d) Que marcas prprias da linguagem modernista encontramos na obra?

e) Ser moderno e ser fashion a mesma coisa?

Tiras em quadrinhos
1. Use algumas das palavras a seguir para completar o texto:

textos linhas verbo verbal formal informal limite sequncia visual colorida

32

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

As tiras em quadrinhos so normalmente narrativas em que interagem a linguagem e a . Na tira em quadrinhos, sucessivos cortes, que normalmente no ultrapassam quatro quadrinhos, permitem que se construa a impresso de . Embora se realizem no meio escrito, as tiras buscam reproduzir a fala, a conversa nos bales que mudam de formato e tipo de letra de acordo com o tom da voz.

2. Leia a tirinha a seguir e responda s questes:

Leitura e Anlise de Texto Barata Fliti


Fernando Gonsales/Folhapress

a) Qual o ttulo da tirinha e quem o autor?

b) O clmax da histria, o momento de suspense, ocorre um pouco antes do seu desfecho, ou seja, ao final, e causa suspense ao leitor. Explique onde est o clmax e qual seu efeito.

c) A tirinha da Barata Fliti pretende causar no leitor um efeito de humor. Em que quadrinho isso aparece e o que causa essa sensao?
33

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

APRENDENDO A APRENDER
Voc j foi biblioteca ou sala de leitura de sua escola e comeou a ler um romance literrio? Se ainda no o fez, no deixe de comear hoje. Se j o fez, continue lendo. A leitura literria nos conecta com a arte e com a vida!

Projeto
Produzindo uma tira em quadrinhos Fase I Seguindo as orientaes do professor, renam-se em duplas. Vocs so cartunistas e um respeitado jornal encomendou-lhes uma tirinha para ser publicada na prxima edio. Porm, antes de comear a fazer a tirinha, vocs devem preparar um projeto de confeco respondendo, primeiro, s seguintes questes: a) O que eu quero dizer com minha tira em quadrinhos? Ou seja, qual o contedo do meu texto?

b) Para que servir meu texto? Ou seja, qual a finalidade da tira em quadrinhos que estou produzindo?

c) Para quem estou escrevendo essa tira em quadrinhos? Em outras palavras, quem ir ler o meu texto?

d) Como dizer o que quero nessa tira? Ou seja, que estratgias e meios vou utilizar?

34

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

Outro ponto importante saber quais so as caractersticas de uma tirinha de jornal. Para isso, preciso deixar claro entre vocs, cartunistas, como a sua tirinha ser formada. Caractersticas obrigatrias da tira em quadrinhos: I. Presena de ttulo e autoria. II. Presena do cenrio, que mantenha certa relao com o tema, a personagem e o enredo. III. Presena de um clmax: por meio de uma ao, reflexo ou comentrio, produz-se, no leitor, suspense. Ainda que a expectativa criada tenha em mente o leitor, ela, muitas vezes, tambm vivenciada por outras personagens da histria. IV. Quebra da expectativa: aqui que encontramos o humor, porque a resposta da personagem no coincide com aquela esperada pelo leitor ou at pelas demais personagens.

LIO DE CASA Selecione em um jornal uma tirinha em quadrinhos. Cole-a no espao a seguir e escreva um texto argumentativo de aproximadamente dez linhas em que voc apresente uma discusso sobre os seguintes tpicos apresentados na tirinha escolhida: cenrio; clmax; efeito de humor.

Voc poder pesquisar no site <http://humor.uol.com.br> ou em jornais de sua cidade.

35

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

Fase II O prximo passo importante que cada dupla ou cada trio construa o roteiro da tira em quadrinhos. Isso deve ser feito antes da produo da tira. a) Personagens (nome, descrio)

b) Cenrio

c) Descrio dos acontecimentos no quadrinho 1

36

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

d) Descrio dos acontecimentos no quadrinho 2

e) Descrio dos acontecimentos no quadrinho 3

LIO DE CASA Agora o momento de considerar alguns aspectos bsicos da teoria da narrativa, tais como personagens, espao e tempo. Procure no livro didtico (ou em outra fonte que o professor indique) informaes que julgar importantes sobre esse assunto e faa um resumo para apresentar a seu grupo na prxima aula. Fase III Tendo j discutido as questes bsicas da narrativa com seu grupo e terminado na aula anterior o roteiro de sua tirinha, transformem-no em uma narrativa escolar, como aquelas feitas nas aulas de redao.

37

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

APRENDENDO A APRENDER
Todos gostam de fazer um bom trabalho. Mas, quando o resultado sai bem diferente daquilo que se deseja, comum ficarmos tristes. No entanto, a imaginao pode superar em muito qualquer falta de aptido para o desenho. Se voc acha que no sabe desenhar, lembre-se de que alguns cartunistas, por exemplo, preferem usar traos simples e fceis para as suas personagens, como o caso de Ado Iturrusgarai. Veja: La vie en rose
Ado Iturrusgarai

Fase IV No caderno, elabore a tira em quadrinhos. Considere que seu professor ir corrigi-la segundo os contedos desenvolvidos neste captulo.

LIO DE CASA 1. Leia o poema a seguir de Fernando Pessoa:

38

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

Chove. dia de Natal. Chove. dia de Natal. L para o Norte melhor: H a neve que faz mal, E o frio que ainda pior. E toda a gente contente Porque dia de ficar. Chove no Natal presente. Antes isso que nevar. Pois apesar de ser esse O Natal da conveno, Quando o corpo me arrefece Tenho o frio e Natal no. Deixo sentir a quem quadra E o Natal a quem o fez, Pois se escrevo ainda outra quadra Fico gelado dos ps.
PESSOA, Fernando. In: Cancioneiro. Disponvel em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=15728>. Acesso em: 4 nov. 2009.

2. Assinale a alternativa que apresenta o tema potico: a) A festa de Natal uma conveno que obriga as pessoas a serem cordiais, mesmo sendo frias por dentro. b) O clima de alegria na poca de Natal aquece o corao frio do poeta. c) Apesar de o esprito natalino aquecer o corao das pessoas, o poeta ainda se sente frio como a neve. d) O Natal faz que as pessoas prefiram ir para o Norte, em razo do aparecimento da neve. 3. Denominamos ambiguidade possibilidade de um enunciado gerar mais de um sentido vlido em dado contexto. O substantivo presente, no terceiro verso da segunda estrofe, aparece com um sentido ambguo. Explique esse sentido.

39

Lngua Portuguesa - 3a srie - Volume 1

PARA SABER MAIS


Como indicado anteriormente, no site <http://humor.uol.com.br> voc encontrar uma diversidade de tirinhas e histrias em quadrinhos dos mais respeitados cartunistas. O DVD Pixar Short Films - Curtas da Pixar (Pixar Short Filmes, EUA, 2008, livre) traz uma coletnea de 13 curtas produzidos pelo estdio Pixar, atualmente Disney/Pixar. So filmes de animao que foram exibidos em aberturas de produes desses estdios.

40

Vous aimerez peut-être aussi