Vous êtes sur la page 1sur 36

Atuao e aplicao do equipamento.

No incio as cirurgias eram muito precrias, na verdade eram uma grande mutilao, tinha que ser rpida, e com poucas tcnicas de assepsia. O cirurgio tambm encontrava muita dificuldade, pois os cortes eram de grandes propores, pois s se enxergava o que estava exposto. Aps a descoberta dos raios x, em 1895, tudo comea a mudar. Tanto no diagnstico como no tratamento Cirrgico.

um aparelho com emisso de radiaes ionizantes. Capacitado para radiografia e fluoroscopia. Composto por arco c montado sobre rodas, tubo de raio-x, colimador, unidade de comando, intensificador de imagem e sistema de monitores com suporte mvel.

2 monitores:

intensificador de imagens (parte superior)

Brao do arco C:

Teclado para identificao Do paciente: ampola de rx (parte inferior)

Sistema de travas das alavancas: frente - trs, crnio - caudal, horrio - anti horrio;

Pedal para uso do mdico;

Boto sobe e desce do brao do arco;

Escopia: Imagens em tempo real, no salva as imagens automaticamente, tcnica automtica.

Escopia pulsada: Controle sobre frames por segundo, quanto mais frames, maior a qualidade da imagem, mas em contra partida, quanto mais se usa o MA (miliamperagem), maior o grau de aquecimento do arco c.

Frames: 0,5 at 16 frames por segundo.

Radiografia digital: Aps a localizao realizada, com a escopia, da estrutura a ser radiografada, utiliza se esta tcnica da radiografia digital para aquisio de uma imagem de maior qualidade.

A imagem salva automaticamente.

Subtrao ssea: Tcnica utilizada para subtrair, eliminar, toda estrutura com alta ndice de densidade. Aps alguns segundos ser adquirida novas imagens no mesmo local da subtrao, normalmente visualiza se a injeo do mc.

Road map: mapa de estradas, tcnica utilizada como uma rota para a conduo de cateteres e fios guias. Habilita se esta funo e em seguida injetado o mc, as prximas imagens estaro sobrepostas a imagem anterior, desta forma o cirurgio pode conduzir seu cateter com mais preciso.

Rotao horrio e anti horrio das imagens;

Colimao ( em esfera e na longitudinal); com rotaes.

Zoom (normalmente de 2 a 3 mag) *mag: magnificao;

Tcnica manual de kv e mas;

Alarme sonoro para aviso de tempo de exposio radiao ionizante;

realizado o cadastro do paciente: nome, data de nascimento, nome do mdico ou procedimento;

Escolhe se o protocolo do procedimento; GERAL ORTOPEDIA CARDACO VASCULAR NEUROLGICO

realizado a proteo estril do intensificador de imagem ou do tudo de rx;

Solicita se a orientao do mdico quanto ao posicionamento desejado do arco c;

importante esclarecer ao cirurgio qual sua preferncia na forma de aquisio das imagens: se por comando de voz, ou se ele ir utilizar o pedal da escopia. Lembrando que de responsabilidade do operador do arco c, a orientao ao mdico quanto a forma de uso das ferramentas do arco C;

escopia

Ferramenta habilitada

Diagnstico: Colangiografia intra operatria; Colangiografia Pancreatografica Retrgrada Endoscpica(CPRE); Angiocardiografia; Hepatografia; Arteriografia de MMSS e MMII; Arteriografia Cerebral; Venografia;

Tratamento: Cirurgias ortopdicas em geral; Angioplastia de MMII e MMSS; Angioplastia cerebrais; Artrodese de coluna vertebral; Uretolitotripsia; Marca passo

Procedimento realizado durante o ato cirrgico de remoo da Vescula Biliar (colecistectomia):

uma tcnica utilizada para o estudo dos canais da vescula, pncreas e o fgado. Um endoscpio introduzido pela boca e avanado at o duodeno. Nesse ponto colocada uma pequena cnula pela papila e injetado contraste radiolgico para realizar o estudo dos canais, tudo isto acompanhado pelo monitor de raios X.

A angiocardiografia uma ferramenta diagnstica essencial para o estudos das doenas vasculares cardacas.

uma radiografia dos ductos biliares por uma puno no fgado e injetado mc.

o estudo endovascular das artrias dos MMSS e dos MMII, atravs da injeo do m.c iodado:

o estudo das artrias cerebrais, com uso de meios de contraste iodado:

o estudo venoso atravs da injeo do meio de contraste iodado:

Um dos mais importantes ramos de cirurgia hoje em dia sem dvida alguma a cirurgia ortopdica. Ela trata todos os problemas e defeitos referentes ao sistema musculoesqueletal.

A angioplastia uma cirurgia realizada com o intuito de desobstruir uma artria do paciente.

Nos procedimentos de angioplastia cerebral o cirurgio comumente trata de estenose, aneurismas e MAVs .

Uma artrodese uma cirurgia que fixa vrtebras com uso de parafusos e hastes de metal, mantendo-as alinhadas e estveis.

A ureterolitotripsia realizada com o paciente sob anestesia geral ou raquianestesia. A cirurgia consiste na introduo de um endoscpio bastante fino chamado de ureteroscpio no interior do ureter.

De um modo geral, o marca passo um aparelho eletrnico composto de duas partes:

1. caixa do marca passo (gerador) que produz estmulos eltricos . 2. fio de comunicao (cabo-eletrodo), que leva estes estmulos ao corao para garantir os batimentos cardacos.

Atravs desta apresentao podemos observar a grande importncia do arco cirrgico no diagnstico por imagem e tambm no auxilio no tratamento de diversas patologias, de pequena complexidade at alta complexidade. O profissional habilitado para uso deste equipamento o tcnico ou tecnlogo em radiologia, e a capacitao trs o entendimento necessrio para bem desempenhar esta funo!

Prof.: Wellington Contato: wellington@oedi.com.br Visitem o site: www.oedi.com.br

Vous aimerez peut-être aussi