Vous êtes sur la page 1sur 12

AS TECNOLOGIAS MIDITICAS NA EDUCAO MATEMTICA

Janio Barbosa Costa (UFAL)

RESUMO: Este artigo traz os resultados do projeto Mdias na educao, vantagens e

desafios: uma anlise da utilizao da tecnologia na educao e formao dos alunos de matemtica. O objetivo deste configurou-se em discutir a importncia das mdias educacionais no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemtica no stimo ano do ensino fundamental. Nisto, apropriamo-nos da discusso acerca do tema e da necessidade de inseri-lo no contexto educacional atravs da utilizao da fotografia enquanto linguagem privilegiada de comunicabilidade no processo cognoscente. Os resultados podem ser assim sintetizados: a utilizao das mdias na educao estimula os educandos a estudarem Matemtica e a gostarem dela. At mesmo queles que no se identificavam com a matria despertaram o interesse e a curiosidade pela mesma. A criatividade e a perspiccia se desenvolvem melhor de forma que a aprendizagem nesta perspectiva rompe com os saberes prontos e acabados. PALAVRAS-CHAVE: Matemtica; Mdias; Internet; Fotografia; Processo Ensino e Aprendizagem.

1. Introduo Esse artigo pretende identificar o comportamento dos alunos do 7 ano da Escola Municipal Professor Jos Rodrigues Filho, em Lagoa da Canoa/AL, diante do uso das mdias miditicas em sala de aula. Destacando a participao da comunidade escolar, durante todo o processo de aprendizagem. A despeito das possibilidades metodolgicas oferecidas pelas novas tecnologias, poucas so exploradas devido s dificuldades encontradas no ambiente de trabalho pelos professores, em particular os da rea de Matemtica.

A realidade, que as informaes circulam de forma desordenada atravs dos mais diversos multimeios que esto prximos da escola, cabendo ao professor o desafio de utilizlos de forma a mediar construo do conhecimento. Sendo assim, as novas tecnologias vm desvendando e ao mesmo tempo criando desafios com as infinitas possibilidades que facilitam a compreenso dos alunos, dispondo de muitos recursos, entre eles as multimdias. Uma proposta interessante no aperfeioamento da aprendizagem Matemtica pelos alunos a utilizao das mdias, como, por exemplo, a cmera digital e o celular popularizado com seu uso cada vez mais freqente pelos alunos, utilizados para realizar vrias funes. Este ltimo permite gravar mensagem, imagens digitais e envi-las construindo assim um mundo cada vez mais virtual. Alis, sem esquecer: um dos maiores e mais importantes veculos miditicos da atualidade, a internet, vem rompendo o espao e o tempo, criando assim uma nova era virtual, que, por sua vez, podendo at ultrapassar os tempos previstos no calendrio escolar. No tem dia e hora marcada, est l, 24 horas por dia, possibilitando aumentar o tempo de estudo dos alunos em suas casas, seja realizando pesquisas, seja desenvolvendo projetos ou interagindo com colegas e professores atravs da prpria rede. H ainda, a troca de e-mails e os sites de relacionamento como o orkut onde as imagens digitais podem ser compartilhadas, facilitando a disseminao e a compreenso das muitas formas do saber. indispensvel investigao do ambiente virtual como forma de facilitar o conhecimento de Matemtica e todas as outras matrias. Observando a necessidade de continuar aprendendo Matemtica, atravs das mdias miditicas, convm destacar que os problemas contextualizados podem possibilitar o desenvolvimento da interpretao e argumentao. Os alunos podem analisar, compreender e descobrir velhos e novos problemas envolvendo as operaes atravs das mdias. A utilizao da tecnologia para facilitar os clculos no substitui o conhecimento, as idias bsicas da teoria dos campos conceituais. O desenvolvimento cognitivo dos alunos se

d atravs da experincia e da aquisio do conhecimento em problemas j conhecidos ao longo do tempo usando suas experincias de situaes anteriores. Os alunos j usam a tecnologia diariamente de forma desordenada, ou seja, sem ser voltada para o ensino e a aprendizagem. Percebemos com isso, que eles dominam a linguagem tecnolgica e usam os celulares em sala de aula assim como dominam o uso de computadores e da internet, entre outros meios. Ento, eles esto preparados para atuarem num contexto educacional e informatizado, o que falta uma orientao voltada para aprendizagem. O simples uso de um editor de textos mostra como algum pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo digitado, provocando no indivduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqncia, a um pensar diferente. da responsabilidade dos orientadores, dos professores e dos tcnicos da escola a orientao didtica do educando diante de um correto uso dos ambientes virtuais. Nisto, destacam-se os pontos positivos e negativos do uso das tecnologias pelos alunos. Transportase o domnio adquiridos por eles para um conhecimento matemtico, mostrando que diversos contedos matemticos so mais bem compreendidos com a tecnologia. Assim, o objetivo central do trabalho desenvolvido com os alunos do stimo ano do ensino fundamental de uma escola pblica municipal do interior de Alagoas, concentrou-se em estimular o conhecimento na rea de Matemtica atravs da tecnologia materializada no uso da fotografia, de modo que venha contribuir com a construo de aprendizagem significativa da rede municipal. Alm disso, vale pena destacar que o trabalho com as mdias educativas em sala de aula, privilegie a editorao da fotografia e a edio de vdeo, como tambm a divulgao atravs da veiculao local.

2. O viver e o fazer Matemtica atravs da mdia fotogrfica

Nada impede que o indivduo construa conhecimento usando apenas uma frao de sua capacidade e poucos recursos, os quais esto disponveis em seu meio. Por outro lado poucos indivduos no conseguem construir conhecimentos usando todos os recursos existentes nas novas tecnologias. A fim de efetivar nossos argumentos propusemos aos alunos da Escola Municipal Jos Rodrigues Filho, situada do municpio de Lagoa da Canoa/AL, distante 134 km de Macei, uma investigao sobre a utilizao prtica das mdias existentes em nosso cotidiano, principalmente a cmera digital e o celular. O uso das tecnologias tem o poder de dar ao aluno a autoconfiana na sua capacidade de aprender matemtica. A proposta de estimular os alunos na construo de seus conceitos matemticos rompe com a idia de que a matemtica um saber pronto e acabado. Nessa perspectiva, a comunicao prtica e verbal ocorre quando os alunos se relacionam com os objetos no meio em que vivem, apropriando-se do conhecimento matemtico no intuito de construir, analisar diferentes linguagens, problematizando e abstraindo resultados significativos. A construo do conhecimento lgico possibilita o desenvolvimento do raciocnio, criatividade, senso crtico, possibilitando gerar o saber matemtico, resolvendo situaes problemas com princpios geomtricos, aritmticos e outros. A interao e a colaborao dos pais no acompanhamento do ensino e aprendizagem de seus filhos em seu desenvolvimento mental, moral e suas implicaes ajuda tambm nesse processo, pois os alunos esto vivenciando um processo de mudanas emocionais psicolgicas. Nessa fase, tais aspectos interferem nas atividades escolares e muitas vezes os alunos acabam se desinteressando pela Matemtica, especialmente quando lhes oferecem apenas fatos e regras matemticos sem compreenso, sem aplicao parecendo por tanto um conhecimento intil.

Sendo assim, indispensvel enfatizar a correlao interdisciplinar das disciplinas para estudar fenmenos fsicos, qumicos e fenmenos sociais, colocados no estudo dos contedos geomtricos. Os contedos so pedagogicamente mais aproveitados pelos professores que se utilizam de situaes-problemas do cotidiano, utilizando desafios, envolvendo diferentes significados das operaes, valorizando as resolues aritmticas tanto quanto as geomtricas; explorando jogos e outros aplicativos, generalizando o processo mecnico em expresses e equaes dos contedos geomtricos. O mais interessante dessa atividade o fato da complementaridade. difcil, num trabalho escolar desenvolver a Matemtica de forma rica para todos os alunos se enfatizarmos apenas uma linha metodolgica. (Adaptado de: DAmbrosio, Beatriz S. In: Temas & Debates, ano //, n. 2, 1989.p. 15-8)

3. Concepo de Mdias em Educao

Atualmente h necessidade do domnio das tecnologias por parte de toda comunidade escolar fato esse que publicado frequentemente em vrios artigos, revistas e livros. Eles tambm mostram a dificuldade dos alunos em aprender Matemtica. Esta no serve s para receber troco, medir casas ou saber as horas. Sendo fundamental em algumas profisses, tais como caixas de banco, de mercados, tesoureiros, contadores, mdicos, engenheiros, etc. Sabe-se que na ltima dcada muitos foram os estudos sobre as novas tecnologias e que seu avano continua desenfreado na rea de computadores e Internet tornando indispensvel seu uso e comentrios em sala de aula ou em reunies pedaggicas. Logo, verifica-se que as mltiplas possibilidades tomam nfase no processo educacional proporcionando novos ambientes virtuais desafiando assim os educadores a estarem em permanente formao. Entretanto, em que medida os alunos de Matemtica esto preparados para atuar em um contexto educacional e social informatizado? Por sua vez, os

ambientes virtuais denotam nfase distorcida da educao pelos alunos, como direcion-los corretamente? Segundo D Ambrosio (1989, p,15) o que justifica o papel central das idias matemticas em todas as civilizaes [...] o fato de ela fornecer os instrumentos intelectuais para lidar com situaes novas e definir estratgias de ao. Tentar modificar a dificuldade existente no tarefa fcil, mas ameniz-la pode ser prazeroso atravs das mdias de maneira a utilizar jogos de sites, tais como os objetos virtuais de aprendizagem (ova), que ajuda a desenvolver o raciocnio lgico, seguindo os comandos do usurio que no ter medo de errar, caso acontea, simplesmente o programa responde, tente novamente, com isso, os mais tmidos podero tirar suas dvidas Para Mercado (1999), os recursos tecnolgicos como instrumentos disposio do professor e do aluno, podero se constituir em valioso agente de mudanas para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Os recursos existentes na constante evoluo das mdias nos proporcionam um ambiente favorvel para desenvolver novas estratgias educacionais, aproveitando a tcnica e tecnologia virtual num - contexto disponvel no nosso cotidiano utilizando a imagem real e virtual atravs de fotografias e edio de vdeo. Em artigo publicado por (ALVES, 1998) na Faculdade Federal do Rio Grande do Sul, destaca-se que:
Fotografar , antes de tudo, uma arte de reproduzir imagens, momentos, ... Para obter uma reproduo satisfatria, preciso definir o que ser fotografado para que essa reproduo saia igual viso que se tem a olho nu. Quando selecionamos uma imagem para fotografar precisamos escolher a objetiva (jogo de lentes envolto em uma capa metlica) e um bom posicionamento angular para um enquadramento adequado, pois se a posio do fotgrafo no for satisfatria a imagem reproduzida no parecer a mesma vista a olho nu.

Observar a importncia dando nfase as noes de direo e sentido, de ngulos, perpendiculares e de paralelismo, detalhando suas dimenses e planificaes classificando as figuras geomtricas em figuras espaciais e suas representaes planas, pela sua decomposio e composio, do manuseio e construo refletindo sob a rotao e translao ampliao e

reduo de suas formas, permitindo aos alunos fazer conjecturas sobre as propriedades dessas figuras, observando desse modo, a compreenso de relaes e a utilizao de problemas. Outro aspecto a comparao utilizando outros objetos mtricos e suas atuaes, tais como uso de rgua, compasso, esquadro, transferidor. Obtendo as relaes entre tais procedimentos das propriedades geomtricas que esto ali presentes. O objetivo primordial do artigo apresentar como se deu o desenvolvimento dos alunos, a parir da experincia vivenciada, no sentido de reconhecer e identificar as construes conceituais do conhecimento, aplicando conhecimentos matemticos, discutindo idias e produzindo argumentos convincentes, desenvolvendo conhecimentos e mtodos matemticos em situaes reais, utilizando adequadamente aparelhos celulares e cmeras fotogrficas, reconhecendo suas limitaes e potencialidades. A utilizao das mdias existentes de forma adequada pelos professores de matemtica interessa a um grupo significativo de pesquisadores. A compreenso das vantagens e desafios que as novas tecnologias trazem aos professores e alunos de matemtica, tem sentido em Pais (2001) quando expressa a necessidade do saber cientifico e saber escolar finalizando no saber ensinado. E ele acrescenta:
O saber cientifico apresentado atravs de artigos, teses livros relatrios; o saber escola apresentado atravs de livros e dados programados e de outros materiais. O processo de ensino, que aquele registrado no plano de aula do professor e que no coincide necessariamente com a inteno prevista nos objetivos programados.

Nessa perspectiva, os professores estaro utilizando uma metodologia de natureza qualitativa, e uma abordagem centrada na pesquisa ao. A pesquisa ao, no se resume observao e coleta de dados, vai alm, na medida em que exerce aes a partir do diagnstico. A opo metodolgica pela pesquisa-ao se evidencia ao fazermos uso do conhecimento emprico e da ao sobre a realidade vivenciada. Para Thiollent (1997), a pesquisa ao assim conceituada:
A pesquisa-ao um tipo de pesquisa social com base emprica que concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes

representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

Assim sendo, professor e alunos saem de sua aula rotineira, aquela da sala de aula, com quadro e giz, para uma aula planejada para alm das paredes da sala, partindo assim para a ao. Ao de entrar no campo da pesquisa, no campo para onde a educao deveria como um todo seguir. Para Kincheloe apud Garrido (2006, p, 53):
A pesquisa ao crtica no pretende apenas compreender ou descrever o mundo da prtica, mas transform-lo; [...] sempre concebida em relao prtica ela existe para melhorar a prtica. Os pesquisadores crticos da ao tentam descobrir aqueles aspectos da ordem social dominante que minam nossos esforos para perseguir objetivos emancipatrios.

E acrescenta Garrido (2006, p, 28): Entendemos que a atividade docente ligada ao educativa mais ampla que ocorre na sociedade, que o ensinar. Na sua acepo corrente definida como uma atividade prtica. Assim, professor e alunos produzem conhecimentos, na medida em que conhecendo uma dada realidade, podem agir sobre ela. Dessa forma, teoria e prtica se encontram e contribuem na formao de professor e alunos enquanto pesquisadores.

4. Fotografia & internet: aportes tcnicos metodolgicos no processo de ensino e aprendizagem A histria da fotografia registra, que desde a poca de Aristteles, j tinham conhecimentos de fenmenos ligados a produo de imagem. Mas, s por volta do ano de 1826, que realmente foi descoberta a fotografia pelo inventor e litgrafo francs Joseph Nicphore Nipce. Desse perodo aos dias atuais s houve avanos na rea da fotografia. Hoje principalmente, as cmeras so digitais e de resolues cada vez maiores. evidente que no

para por a, as fotografias esto em aparelhos de diversas mdias, entre elas o celular, que quase todo aluno de nossas escolas possui. A captura de imagem evoluiu muito nas ultimas dcadas. Desde a fixao real de uma imagem cada vez mais popularizada e barateando o custo e manuseio de equipamentos fotogrficos chegando aos dias atuais com cmeras digitais, que dispensam filmes e componentes qumicos para obter uma imagem. Registrando em varias posies e ngulos, para escolhermos a que mais nos agrada descartando o resto, tornado assim uma imagem cada vez mais real, barateando ainda mais, tornando acessvel a toda populao, lembrando que para tirarmos uma foto digital de boa qualidade devemos tomar alguns cuidados como focalizar o objeto, se posicionar de maneira adequada aproveitando a luz existente no ambiente e o fundo da tela aprendendo assim a dominar sua cmera. Utilizando-se de imagens capturadas podemos reproduzir, comparar, compartilhar idias sob diversos aspectos, os quais nos ajudaro a compreender inclusive a matemtica, observando formas e contornos existentes em todos os lugares nos possibilitando a usar diferentes escalas para desenvolver e adequar a noo do espao existente sem esquecer as diversas utilidades da captura de imagem que eterniza momentos e pessoas importantes em nossas vidas, tornado parte de nossa memria. Para obter qualidade no material fotografado h no mercado vrios cursos de fotografia digital e de photoshop programa que melhora a qualidade de fotos digitais criado tambm diversos manuais para manuseio de cmeras e ngulos adequados. Com isso criou-se o profissional em fotografia que o fotografo. Outra forma de memria virtual indispensvel a internet, criada inicialmente para preservar segredos militares que se tornaram um banco de dados interligando o espao e o tempo. Transmite noticias e imagens praticamente no momento que acontece e em qualquer lugar do mundo facilitando a comunicao entre os indivduos, permitindo enviar e meio, e at bater papo, atravs de vdeo chamada podem ser utilizada para qualquer finalidade seja ela educacional ou no.

10

De acordo com (FRES, 1998), os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimdia, a Internet, a telemtica traz novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. . 5. O ensino de matemtica no stimo ano do ensino fundamental atravs das mdias Pensando nas sees anteriores, com intuito de desenvolver um processo de construo de conhecimentos e de saberes voltados a experincia vivenciada em pesquisa, foi proposto aos alunos do 7 ano da Escola Professor Jos Rodrigues Filho o seguinte trabalho: Tirar fotografias de diversos ngulos da escola, utilizando cmera digital ou celular, e descobrir as formas geomtricas para, em seguida, compar-las com as formas vistas a olho nu. A turma de 45 alunos, na faixa etria entre 11 e 14 anos, foi dividida em 9 grupos de 5 alunos cada. Cada grupo tinha como desafio fazer o registro fotogrfico de uma determinada parte da escola. A partir da, escolhemos as melhores fotos de cada grupo. Considerando a nitidez e a esttica, fomos analisar e comparar os diversos ngulos escolhidos por cada grupo. Depois, de escolher e analisar todas as fotos montamos um painel e em seguida comparamos com os poliedros de Plato. Os poliedros de Plato so figuras perfeitas com vrios polgonos, destacando principalmente as faces e as arestas. Em seguida utilizando diferentes materiais tais como garrote, palitos de espetinhos, cartolinas e outros, podemos observar como Plato observava as formas geomtricas juntas que se solidificam de maneira a se assemelhar com formas existentes na natureza. Com todo o material produzido confeccionamos um mosaico e expusemos no mural da escola. Produzimos imagens em DVD para posterior observao. A experincia vivenciada foi bastante proveitosa principalmente ouvindo os depoimentos dos alunos sobre a fotografia, sobre o celular, sobre a matemtica e sobre a escola. As atividades elaboradas em situaes que os estudantes utilizam a manipulao de esquemas ilustrados permitiram a construo de conhecimentos, e tambm de algumas

11

informaes sobre assuntos no abordados nas aulas de Matemtica a propiciaram a integrao com outras reas. 6. Resultados O resultado nos mostra que nada est pronto e acabado, mas pode e deve ser aprimorado da maneira mais produtiva possvel. Gradativamente, e no superficialmente, tendo observado as dificuldades encontradas por parte de alguns alunos os quais no tem uma perspectiva melhor de vida, as atividades realizadas serviram como um estmulo para aprender matemtica. Notamos que a realizao de atividades educativas a partir do uso de objetos e formas juntamente com as novas tecnologias ameniza esta situao, mas no a salvao. Com base nas observaes e aes concretizadas, podemos afirmar que o rendimento geral da turma aumentou. Todos evoluram, incluindo at os que tm pavor a matemtica, pois ela na prtica nos revela sua simplicidade utilizando pontos e interligando, tecnologia e arte para entendermos melhor as figuras e compreender o espao e as formas que nos rodeiam.

7. Concluso A execuo das aes, envolvendo os alunos do 7 ano da Escola Prof. Jos Rodrigues Filho, em Lagoa da Canoa/AL, nos revela que todos podem e devem construir conhecimentos matemticos seja para a vida educacional ou para utilizao e observao de diversas situaes do dia a dia. Utilizando problemas relacionados vida cotidiana e aos interesses dos alunos, podemos sintetizar as operaes num contexto interessante despertando o prazer de raciocinar e desenvolver habilidades lgicas e criativas na resoluo de problemas. Com uma experincia simples de uso de cmera digital ou celular realizadas pelos alunos percebe-se que os alunos despertam interesse na disciplina de matemtica, passam a observar a mesma com outros olhos, outros saberes, outras aprendizagens, relacionando tecnologia com contedos de sala e principalmente, dando sentido sua aprendizagem. A finalizao dessa atividade, no encerra as possibilidades de trabalho com o uso de tecnologias miditicas na educao bsica,

12

especialmente na matemtica, enquanto componente curricular. Pelo contrrio, abre novas veredas de estudo, de investigao, de ao.

8. Referncias DAMBRSIO, Beatriz S. In: Temas & debates, ano //, n. 2, 1989.p. 15-8. FRES, Jorge R. M. Educao e Informtica: A Relao Homem/Mquina e a Questo da Cognio - http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf. GARRIDO, Selma P. GHEDIN, Evandro & FRANCO, M., A., Santoro (orgs). Pesquisa em Educao: Alternativas investigativas com objetos complexos. Edies Loyola. So Paulo, 2006. IMBERNN, Francisco. Formao docente e profissional: forma-se para a mudana e a incerteza. 5 ed. So Paulo : Cortez, 2005. MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Formao Continuada de Professores e Novas Tecnologias. Macei: EDUFAL, 2003. PAIS, Luiz Carlos. Didtica da matemtica: Uma anlise da influncia francesa . 2 ed. Belo Horizonte: Autntica, 2001. PALLOF, Rena M & PRATT, Keith. Revista Pedaggica Ptio: Ensino e aprendizagem na sala de aula virtual. Ano Vii. n 26, mai/julho 2003 TELECHI, Simone & ALVES, M. Leandra. Projetos em ensino e redao matemtica II Universidade do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemtica. Porto Alegre, 1998. THIOLLENT. APUD. KRAFTA, L., FREITAS, Henrique, MARTENS, C, D, P. O mtodo da Pesquisa-ao: um estudo em uma empresa de coleta e anlise de dados . Revista Quanti e Quali. 2009.

Vous aimerez peut-être aussi