Vous êtes sur la page 1sur 11

Destinao da terra

Palestra proferida por

Ricardo Artur Rosa


Centro Esprita da Fraternidade Ccero Pereira CECIPE

Tema: Destinao da Terra Causas das tribulaes terrenas Base : Evangelho segundo o Espiritismo Captulo III
H muitas moradas na casa do Pai

Que a paz do Mestre esteja com todos. Creio que todos aqui j participaram ou assistiram a uma dessas festas comemorativas como a de fim de ano, aniversrio de cidade, comemoraes de final de campeonato. E aquele foguetrio com exploses seguidas de luzes, cores e formatos diversos. E depois da exploso? Depois daquele festival de luzes, o que acontece? Aps breve momento, restam pontinhos luminosos que vo se apagando e vemos seus restos enfumaados caindo l do alto. Existiu algum personagem responsvel por tudo que aconteceu? Uma balinha para quem disse: O dono da festa!. Mas, ele fez tudo sozinho ou s entrou com o talo de cheques? Tenho a certeza de que ele precisou de ajudantes, desde o projetista at aquele moo simples que acendeu os pavios ou apertou um nico boto. Quanto tempo e recursos foram gastos para que se fizesse uma festa de durao to curta? E foi s para que todos os presentes admirassem a beleza? Acredito que possa haver at um pouco de vaidade do organizador: Eu fiz isso!.

Creio tambm que todos j ouviram falar ou leram alguma coisa a respeito da origem do Universo, o tal de Big Bang, numa traduo livre: Grande Exploso. Aps aquela fantstica exploso permaneceu, e permanece, uma quantidade incalculvel de pontinhos luminosos, uns que j apagaram e outros que ainda esto emitindo sua luz. Embora a Terra no tenha luz prpria, ela um desses pontinhos espalhados no espao. Dia desses, recebi um e-mail de um amigo. Ou foi uma amiga? Oh memria! Naquela mensagem, o autor falava da insignificncia da Terra em relao ao Sol e, do Sol em relao a uma estrela de primeira grandeza. Mal comparando, frente ao Sol, a Terra seria uma poeirinha em uma vidraa. Considerando que o Sol uma estrela de quinta grandeza, a proporo seria a mesma se fosse comparado a uma estrela de primeira grandeza. E a Terra frente a uma estrela de primeira grandeza? bom que ns baixemos a crista. Da mesma forma que o foguetrio, todo efeito tem uma causa. No h como pensar que o Universo tivesse surgido por si s, por combusto espontnea. Quando lemos a Bblia, no livro Gnesis, Moiss nos relata que, no incio s existiam Deus e o nada, e Ele resolveu criar tudo o que existe. E o que ou quem seria? Kardec, em O Livro dos Espritos refere-se a Ele fazendo a primeira pergunta Espiritualidade: - O que Deus ? (E no quem, como est em qualquer catecismo). E recebeu a seguinte resposta: - Deus a inteligncia suprema, causa primria de todas as coisas. Isto quer dizer que um criador que no foi criado, que sempre existiu, que no teve princpio nem ter fim. De acordo com as diversas crenas humanas, a esse grande organizador foi dado um nome, ou vrios: Criador, Supremo Arquiteto, Deus, Elohim, Jeovah, Al, Brahma, Odin, Tup, Olorum, porm, seja qual for o nome, Ele.

Ento, de Deus, como criador, surgiu um fluido a que chamamos de Fluido Universal, que ocupa todos os espaos possveis e imaginrios. Esse fluido uma forma de energia. Algumas filosofias chamam esse fluido ou energia de prana. Einstein dizia que tudo no Universo energia. No existe vazio, tudo est preenchido pelo fluido universal seja o espao csmico ou intramolecular. Um copo apanhado em uma prateleira pode estar vazio de algum lquido e at de ar, mas estar sempre cheio daquele fluido. Quando mais leve, etreo ou invisvel esse fluido aliado centelha divina da inteligncia, d origem ao PRINCPIO ESPIRITUAL, de onde derivam os Espritos. Quando mais condensado, d origem ao PRINCPIO MATERIAL e, dele derivam as vrias formas de matria: matria bruta, corpos fsicos, perisprito etc. Embora no seja visvel a todos, o perisprito (corpo espiritual) no esprito, matria, ainda que em forma sutil, como o ar que, embora no vejamos, tambm matria. Dito isto, da condensao do fluido universal surgiram os astros e tudo o que existe sob a forma de matria. Por outro lado, quando se trata de Universo, obrigatrio que se deixe de lado o tempo. O que so milhes e milhes de anos frente eternidade? Assim, o que para ns rpido, tambm para aquele grande organizador. Para ele, o tempo decorrido entre o acender e o apagar de uma estrela tambm insignificante. H estrelas que j se apagaram h bilhes de anos e sua luz s nos chega agora, em razo da distncia entre ns e elas. A transmisso da luz acontece como uma pulsao e, por isso, vemos as estrelas piscando. Quanto ao Sol, no percebemos porque sua distncia em relao a ns mais curta. E quem olharia diretamente para ele sem dar uma fechadinha nos olhos? Exemplo simples: Quando estamos longe de uma cidade vemos que as lmpadas acesas piscam. Quando estamos perto esta sensao desaparece. Mas elas continuam piscando, pulsando. E essa pulsao existe para todo o Universo. Ele se contrai e se expande a intervalos de milhes e milhes de anos, chamados pelos hindus de evos e corresponderiam, segundo eles, a uma espcie de respirao divina.

Em nosso mundo, para qualquer projeto que se deseje desenvolver, logo de incio aparece um perguntador de planto: Para que serve? Qual a finalidade? Pode-se at explicar existncia do Universo, mas no conheo qualquer obra ou estudo srio que me diga o por qu da criao. No vale aquela histria de para a glria de Deus! ou Um rei precisa de sditos!. Pode at justificar, mas no explica. Deus precisa de elogios? Em algum momento algum poderia admitir que a finalidade fosse semelhante daquele fogueteiro de que falei h pouco? Nem pensar! Quando se constri uma casa, o objetivo aparece logo: Algum vai morar nela. E esse trabalho vai do projeto at o habite-se e a ocupao, passando pela contratao de arquiteto, mestre-de-obras, pedreiros, encanadores, pintores, eletricistas e outros profissionais. Assim, qualquer coisa que se faa s vai mostrar sua finalidade em um tempo futuro. Por mera especulao e usando de toda a imaginao possvel, acho que Deus, embora Todo Poderoso e no precisando de nada ou de ningum, tambm entende (no esquecer que, para Ele, no existe presente, passado ou futuro) que deve distribuir as tarefas entre auxiliares. Dessa idia, criados por Ele, surgem os espritos a quem so passadas instrues especficas, de acordo com o projeto e a tarefa que cada um deve cumprir. Como j disse isto mera especulao minha. Na Parte Segunda do Captulo I de O Livro dos Espritos, h oito perguntas sobre definio, individualidade, quando comearam a existir aqueles auxiliares e se tero fim. Resumindo, a Espiritualidade respondeu a Kardec que esses auxiliares, os Espritos, inclusive eles, so individualizaes do princpio inteligente. So independentes da matria, mas interagem com ela e, por serem criao, tiveram um incio, todos eles simples e ignorantes. Quanto poca e o modo de sua formao, disseram eles que ainda nos so desconhecidos. Sobre o seu fim, sua existncia no acaba, tudo o que, por agora, podemos dizer (eles no podiam errar e, por isso, no arriscaram nem uma especulaozinha). Isso nos aponta para o fato de que tiveram um incio e no tero fim, so eternos desde sua criao. Quando Deus cria espritos, estes comeam da simplicidade e ignorncia de tudo e, com o passar do tempo, vo adquirindo conhecimentos, experincia, enfim, as habilidades necessrias ao cumprimento das tarefas que devero executar. Com oportunidades iguais e sem preferncias ou vantagens a nenhum deles.

No livro A Gnese, Allan Kardec nos explica que era necessrio aos Espritos, para sua evoluo, agir sobre a matria e Deus lhes d uma habitao, seus corpos, que poderiam ir sendo adaptados s circunstncias de acordo com suas necessidades. Ampliaes e reformas no necessitam de financiamento da Caixa ou com recursos do FGTS e podem ser efetuadas medida que sua inteligncia se aprimore e as julgue necessrias. Disse certo escritor que, foi por a que o macaco comeou a descer da rvore e andar ereto. Tambm dizem alguns ortopedistas que esse andar ereto a causa de muitas dores na coluna. Pior ainda em razo daqueles sapatos com saltos quilomtricos. Unindo as duas pontas, esprito e matria, surge que, em cada um daqueles pontinhos luminosos que vemos no espao deve haver espritos. De todos os matizes, da simplicidade elevao, uns mais depurados que os outros, que j tenham atingido determinado estgio de inteligncia e moral. No poderia dizer a terminologia aplicvel a seus corpos, tendo em vista que o termo encarnado diz respeito a nossa composio fsica. S sei que, quanto mais elevado mais leve, sutil mais est prximo da perfeio. Dessa maneira, a obra vem sendo executada e, como Deus no para de criar, matria e espritos surgem a todo tempo. A diferena que a matria se extingue e um esprito no tem fim, progride indefinidamente at atingir uma relativa perfeio em todas as reas do conhecimento. fcil entender o porque da relatividade dessa perfeio, uma vez que perfeio absoluta, s a dEle. De acordo com o adiantamento dos espritos que habitam cada um desses astros, podemos divid-los em: - mundos primitivos; - mundos intermedirios; - mundos de provas e expiaes; - mundos de regenerao; e - mundos superiores. Como dizia Allan Kardec, qualquer classificao depende do ponto de onde observamos. Quem olhasse para uma rvore e estivesse no mesmo plano que ela no enxergaria sua copa. J outro que estivesse na cobertura

de um edifcio a veria. De um helicptero, veria a copa da rvore e a cobertura do edifcio e assim por diante. Quanto mais alto, mais pode observar e classificar, de acordo com o que v, ainda que acima dele haja pontos de observao mais larga. Assim, de onde estamos temos aqueles mundos abaixo de nosso estgio de desenvolvimento e aqueles acima. Cada uma dessas evolues de um mundo para o que lhe est acima corresponde a uma espcie de final dos tempos. Espritos que se adiantaram intelectual e moralmente, permanecem naquele mundo em constante evoluo e os que persistiram na idia do mal ou no evoluram o suficiente so transportados para mundos compatveis com seu comportamento, at que evoluam o suficiente para serem reintegrados ao mundo de origem. Ou evoluem ou permanecem estacionrios. Isso deixa claro que, na Doutrina Esprita, os espritos no retroagem no se admitindo a metempsicose, ou seja, que um esprito possa reencarnar em corpos de animais. A esse respeito, seria boa a idia da leitura dos livros A Caminho da Luz, de Emmanuel ou Evoluo em Dois Mundos, de Andr Luiz, ambos psicografados por Chico Xavier e Os Exilados da Capella, de Edgard Armond. Diante disso, seguindo aquela classificao, o que caracterizaria cada um deles? - mundos primitivos - so aqueles habitados por espritos em sua primeira passagem pela vida material, de modo a comear a compreender as coisas e os acontecimentos naturais que os cercam. a contemplao de fenmenos naturais como chuva, raios, relmpagos, fogo, tremores de terra, enchentes e o sentimento em relao a nascimento, vida, morte, dor, medo, frio, fome, sede etc. Surge, ao lado do medo do que lhes estranho, uma forma de raciocnio sobre o que estaria acontecendo, como e porque ocorreriam, comeando a se perguntar o que seria aquilo tudo. Pode-se dizer que era a Terra naquela poca do homem das cavernas, sujeita a todo tipo de problemas que assistimos no cinema. No entanto, j se formava idia de viver em grupo, o sentimento de que aqueles fenmenos naturais tinham uma causa provinda de uma inteligncia superior deles e a atribu-los a alguma entidade poderosa a quem deviam respeitar, mais por medo do que por outra razo; - mundos intermedirios onde j h uma tomada de conscincia. Os elementos da natureza j no so de todo estranhos, mas ainda provm de uma causa desconhecida. A essa causa foi atribudo o status de

divindade. Passam a entender que determinada coisa que fazem d a sensao de agrad-las, ou ento, que algumas atitudes as encoleriza. E assim, para abrand-las surgem sacrifcios e ofertas, por ocasio de terremotos, falta de chuva, doenas e calamidades. Esses sacrifcios, muitos deles de humanos ou de animais servia tambm para pedir proteo. Na Terra, foi por essa poca que surgiram civilizaes mais desenvolvidas como a persa (hoje o Ir), a babilnia (hoje o Iraque), egpcia, hindu e outras. Segundo Emmanuel (A Caminho da Luz), esses povos provinham da Capella, para aperfeioamento moral. Capella uma das estrelas da constelao do Cocheiro. Eram mais adiantados intelectualmente e comearam a trazer conhecimentos na rea de aproveitamento da matria inerte. E do origem metalurgia, para confeco de armas, da arquitetura, donde surgiram as edificaes de suas cidades, permanecendo, no entanto, o costume dos sacrifcios, com as mesmas finalidades dos mundos primitivos. Povos e naes atacavam-se uns aos outros seja para conquistar novas terras ou para defender-se. Os hebreus, por ordem de Jeovah viviam em luta com aqueles que encontravam em seu caminho at chegarem Terra Prometida. Pelo seu entendimento, se Jeovah tinha prometido, que sassem da frente. No muito diferente de hoje, no? E Jeovah, como descrito no Antigo Testamento, ajudava-os quando agradado ou punia-os severamente quando descumpriam suas ordens. Aqui permito-me uma pergunta: Era isso mesmo que Jeovah queria? Seria difcil argumentar com qualquer pessoa que nos apresentasse textos do Antigo Testamento quando vemos as ordens ciumentas e vingativas, as exigncias absurdas ou sacrifcios sangrentos; ou quando os livros de Histria nos mostram guerras e mais guerras, por razes as mais diversas e, pior, consumadas em Seu nome. Tenho quase a certeza de que no era esse o seu desejo. Ser que os que transcreviam as palavras de Moiss o faziam corretamente? Sabemos que a linguagem era pobre de termos, porm, seria aquela a nica que podiam compreender? As histrias passadas de boca em boca e depois transcritas eram reais de fato? H passagens absurdas e contraditrias face ao Deus que entendemos ser absolutamente misericordioso, justo e bom. Como compreender que em Seus mandamentos constasse no matar e mandasse o povo eleito atacar e massacrar outros povos porque adoravam deuses diferentes ou para lhes tomar as terras?

Isto me leva a deduzir por que Ele, ao ver que nada havia sido compreendido, em vez de mandar um novo dilvio (eu disse dilvio e no Delbio) nos enviou o Esprito mais evoludo de que temos notcia: Jesus. E o Mestre veio para explicar o que pretendia o Pai, mostrar Sua misericrdia, que Seu desejo era o do entendimento entre suas criaturas e deixasse claro que todos eram responsveis por seus atos: A cada um segundo suas obras. E esse iluminadssimo Esprito procedeu como lhe tinha sido pedido. Deixou-nos exemplos e o mais completo guia de relacionamento: O Sermo da Montanha (Mateus 5, 6 e 7). Est tudo ali. Palavras nos foram dirigidas, calcadas sempre no amor ao prximo, passagens do Evangelho nos mostram que Jesus no veio para modificar a Lei, mas explic-la e dar-lhe cumprimento, que Deus no queria o sacrifcio, mas a misericrdia e tantas coisas mais. S que tambm continuaram a no entender nada e o sacrificaram seja por fanatismo religioso ou porque contrariasse interesses de poderosos; - mundos de provas e expiaes o estgio em que nos encontramos. O mal ainda prevalece sobre o bem, embora em menor escala, e ainda que, a todo momento, vejamos guerras, homicdios, drogas, misria etc.. Fomos criados pela Inteligncia Suprema, efeito inteligente de uma causa inteligente, mas ainda h companheiros de jornada que agem com um primarismo moral capaz de colocar em dvida esse fato. E entendem que Deus seja passvel de falhas como se humano fosse: Olha que Deus castiga!. Enfim, leram na Bblia que Deus tinha criado o homem Sua imagem e semelhana, logo atriburam a Ele at uma figura humana. Tal semelhana s existe na essncia, no esprito e no na estrutura fsica. Em seu nome continuamos a produzir barbaridades. Massacres continuaram a existir. Foram as Cruzadas, a Inquisio e hoje so as Jihad Islmicas. Chefes de Estado nomeiam-se deuses e chamam ao outro de Satans: Quem no est comigo est contra mim!. Ainda se morre de fome, mas gastam-se fortunas em armamentos. Orgulho, egosmo, vaidade, inveja e dio continuam conosco como h milhares de sculos. So a base das chamadas Guerras Santas, como se houvesse alguma santidade nessas atitudes. Cabe a pergunta: Essa Guerra Santa para ser declarada contra outros ou contra nossas atitudes viciosas? Foi para isso que Jesus esteve fisicamente entre ns e nos mostrou o caminho: Eu sou o

caminho, a verdade e a vida. difcil percorr-lo? Claro que . Mas o Mestre mesmo nos deu um alento: Nenhuma das ovelhas do rebanho do Pai se perder. Se queremos evoluir, a receita est dada; mundos de regenerao em que o mal ainda existe, mas em menor escala. H prevalncia do bem. para l nosso caminho. Embora parea prximo, pelo comportamento que se observa a todo tempo, parece estar ainda distante. Basta olhar em volta de ns e at em ns mesmos. Aquele clssico, comprei o pirata porque o original est muito caro , seu guarda, me alivia da multa, olhe aqui para a cervejinha e continuamos criticando o prximo e nos absolvendo. Dessas pequenas coisas vo surgindo as maiores porque achamos que ningum est vendo. Est prxima a viagem para cima? Ser que estaremos preparados para seguir em frente com a Terra ou seremos mandados para outros corpos celestes compatveis com nossas atitudes como aconteceu com os exilados da Capella? Aquele ambiente a que o Mestre se referia quando falava das trevas exteriores onde haver choro e ranger de dentes ou do dia do juzo etc. e de l s sairemos depois de pagar o ltimo ceitil, depurados do mal e resolvidos a amarnos uns aos outros como ele nos tinha amado. Sempre que fazemos alguma coisa por algum vem logo o pensamento a respeito da retribuio, da recompensa. Quando que faremos o bem pelo simples fato de o estar praticando?; mundos superiores ou angelicais caracterizados pela inexistncia do mal e habitados por espritos superiores, que j alcanaram aquela relativa perfeio. Como ainda esto muito longe de ns e fora de nossa compreenso, poderamos ir tocando esta vida, galgando degrau a degrau at l, como se estivssemos subindo a Escada de Jac. Indo, voltando, como dizia Kardec: Nascer, morrer, renascer, progredindo sempre. Pessoas h que se preocupam com o que lhes acontecer no futuro. E vo l na Dona Fulana, consultam cartas, horscopos, vo naquela que se diz vidente esprita etc.. Aqui, um corte: Vidente qualquer um pode ser, mas duvido que seja esprita. Aquele que se diz esprita no tem o direito de fazer meio de vida de um dom que recebeu de graa. Conselheiros sem conselho, com ares de sabedoria costumam dizer: O futuro a Deus pertence!. Que deixem Deus fora disso. Ele tem mais com que se ocupar. Que preocupao com isso! To fcil saber o futuro sem precisar desembolsar nada! O Mestre nos disse: O plantio aleatrio e a colheita obrigatria, logo, o futuro de cada um est a mesmos, escancarado. Basta ver o que cada um est plantando e refletir que

o que estamos passando hoje o resultado do que fizemos nesta vida ou em passagens anteriores. Quando chegaremos a um desses mundos depende s de ns. A durao da viagem escolha nossa, no h necessidade de afobao, temos uma eternidade pela frente. Para consolo, bom lembrar que ningum vira Francisco de Assis, Tereza de Calcut, Santa Clara, Ghandi ou Chico Xavier da noite para o dia. Todos esses Espritos comearam simples e ignorantes. Quantas idas e vindas realizaram? Erraram e acertaram ao longo delas, foram e voltaram por no sei quantas vezes, at que chegaram l e sem terem recebido quaisquer vantagens sobre os demais. Bom lembrar o que disse Francis Hime em uma de suas msicas: na vida ningum paga meia. Mas, chegaremos. Ou no fazemos parte daquele Grande Projeto? Bem, o relgio implacvel e aqui eu deveria parar. Por que essas expresses de alvio? Eu disse deveria. Assim, a provao ainda levar mais uns dois minutinhos. Coisa pouca. Recebi pela internet a mensagem que vou ler e que me parece caber no assunto tratado hoje.

Mensagem de Chico Xavier Nasceste no lar que precisavas, Vestiste o corpo fsico que merecias, Moras onde melhor Deus te proporcionou, De acordo com teu adiantamento. Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, Nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas. Teu ambiente de trabalho o que elegeste, Espontaneamente, para a tua realizao.

Teus parentes e amigos so as almas que atraste, Com tua prpria afinidade. Portanto, teu destino est constantemente sob teu controle. Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, Modificas tudo aquilo que te rodeia a existncia. Teus pensamentos e vontade so a chave de teus atos e atitudes. So as fontes de atrao e repulso na tua jornada vivncia. No reclames nem te faas de vtima. Antes de tudo, analisa e observa: A mudana est em tuas mos. Reprograma tua meta, Busca o bem e vivers melhor. Embora ningum possa voltar atrs e fazer um novo comeo, Qualquer um pode comear agora e fazer um novo fim.

Agora sim. Podem respirar aliviados. Obrigado e que a paz do Mestre permanea com todos.

Vous aimerez peut-être aussi