Vous êtes sur la page 1sur 20

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS

Aula 0 - Princpios Fundamentais


Bom dia, caro aluno! Estou aqui para elaborar mais um curso no site do Ponto, desta vez para o to aguardado concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Sem dvidas, um dos cargos mais interessantes e cobiados da Administrao Pblica. Para mim, uma grande honra poder elaborar este curso e conversar (sim, conversar) sobre Direito Constitucional com tantos candidatos espalhados pelo Brasil. Meu nome Frederico Dias e trabalho no Tribunal de Contas da Unio (aprovado em 9 lugar no concurso de 2008 para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo). Mas, comecei minha carreira no servio pblico ao ser aprovado no concurso de Analista de Finanas e Controle da Controladoria Geral da Unio - AFC-CGU (1 lugar nacional em 2008). Alm de trabalhar no TCU tenho ministrado cursos de Direito Constitucional. No final de 2010, lancei um livro de Questes Discursivas de Direito Constitucional, em que resolvo e comento diversas questes dissertativas de vrios assuntos do Direito Constitucional. Este livro encontra-se esgotado, mas j esto sendo providenciada uma nova edio. Ademais, em 2011, lancei tambm um livro de Questes comentadas do Cespe. Nesse livro eu comento diversas questes objetivas recentes do Cespe. Este ser um curso de Direito Constitucional em exerccios comentados. Como este curso ser de questes comentadas, ser direcionado para qualquer candidato que j tenha tido um primeiro contato com a matria. Pretendo elaborar as aulas tanto para o candidato que ainda iniciante e utilizar o curso para sedimentar seus conhecimentos quanto para o candidato que fera em Direito Constitucional mas, pretende revisar o contedo e aprofundar o estudo em alguns aspectos importantes. Minha metodologia consiste em utilizar algumas questes para dar uma pincelada no assunto, e nas questes restantes tentar ser o mais sinttico possvel (para que a gente possa responder, juntos, uma maior quantidade de questes). Se voc quiser resolver todas as questes antes da aula, elas esto listadas ao final, juntamente com o gabarito. Falemos sobre o contedo do curso. Ele j est atualizado de acordo com as mudanas do edital AFRFB 2012. (Ou seja, sai a Aplicabilidade das normas constitucionais e entra Organizao do Estado, Defesa do Estado e das instituies, Finanas Pblicas e Oramento e toda Ordem Social). Aula 0 (esta aula): Princpios Fundamentais da Constituio Brasileira. Aula 1: Teoria do Direito Constitucional (inclui conceitos e sentidos de Constituio, classificaes da Constituio e interpretao constitucional.)
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Aula 2: Poder Constituinte e Reforma da Constituio (inclui conceito e classificao
do poder constituinte, alm das regras relativas reforma e reviso da Constituio e a entrada em vigor de uma nova Constituio).

Aula 3: Direitos Fundamentais (parte 1). Aula 4: Direitos Fundamentais (parte 2). Aula 5: Organizao do Estado. Aula 6: Organizao dos Poderes. Poder Legislativo. Processo Legislativo. Aula 7: Poder Executivo. Funes Essenciais Justia. Aula 8: Poder Judicirio. Aula 9: Controle de Constitucionalidade (parte 1). Aula 10: Controle de Constitucionalidade (parte 2). Finanas Pblicas e Oramento. Aula 11: Defesa do Estado e das Instituies Democrticas. Ordem Econmica e Financeira. Aula 12: Ordem Social Portanto, veremos apresentao). todo o contedo em 12 aulas (sem contar esta

Hoje, comearemos estudando os princpios fundamentais. Sim, so aqueles princpios com os quais voc se depara ao abrir sua Constituio, localizados entre os arts. 1 a 4, logo aps o prembulo. Trata-se dos valores mximos, as diretrizes e os fins mais gerais orientadores da nossa ordem constitucional. Esses princpios traduzem as opes polticas fundamentais conformadoras da Constituio. Ou seja, no se trata de meras regras de aplicao. No, no. So verdadeiras decises polticas fundamentais, responsveis por estabelecer a prpria forma de existncia poltica da nao. Ali definida a forma de Estado, a forma de governo, o regime poltico, os fundamentos e os objetivos da nossa Repblica Federativa do Brasil. Vejamos, agora, o que importa: como esse assunto cai em concursos! 1) (ESAF/APOFP/SEFAZ/SP/2009) As opes desta questo contm fundamentos e objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, nos termos da Constituio Federal de 1988. Assinale a opo que contempla apenas fundamentos.

a) Soberania, solidariedade, valor social do trabalho. b) Cidadania, justia, dignidade da pessoa humana. c) Cidadania, soberania, valor social da livre iniciativa. d) Liberdade, justia, pluralismo poltico.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS e) Garantia do desenvolvimento nacional, solidariedade, dignidade da pessoa humana. Veja, eu comecei esta aula apresentando conceitualmente os princpios fundamentais. Mas, sejamos objetivos! especialmente importante, para as provas da Esaf, memorizar os princpios fundamentais e saber classific-los, distinguir um tipo do outro. Portanto, saiba que, dentro dos princpios fundamentais, a Constituio diferencia: I os fundamentos; II os objetivos fundamentais; e III os princpios que regem o Brasil em suas relaes internacionais. Fique tranquilo, pois no difcil distingui-los! A questo trata especificamente do art. 1 da CF/88. O primeiro aspecto que voc deve ter em mente o de que nesse artigo so apresentadas as caractersticas essenciais do Estado brasileiro: forma de Estado (federao), forma de governo (repblica), regime poltico (democrtico) e a caracterstica de Estado de Direito (noo de limitao do poder estatal). Pois bem, o art. 1 ainda apresenta os fundamentos do nosso Estado. Observe que so 5 os fundamentos, que podem ser memorizados por meio do mnemnico: so-ci-di-va-plu. ridculo? , mas quem sabia o mnemnico acertou a questo...rsrs. O esquema abaixo apresenta os detalhes mais relevantes do art. 1. Sintetizando:
Repblica Federativa do Brasil Estado Democrtico de Direito

Forma de governo e forma de Estado

Regime poltico

formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal

I soberania II cidadania

tem como fundamentos

III dignidade da pessoa IV valores sociais do trabalho e da livre iniciativa V pluralismo poltico

Assim, a letra c a nica em que todos os itens correspondem a fundamentos do Estado brasileiro. Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br 3

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Gabarito: c 2) (ESAF/ATA/MINISTRIO DA FAZENDA/2009) Construir uma sociedade livre, justa e solidria um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil.

Repetindo aquela dica que dei inicialmente. Voc no pode confundir fundamentos, objetivos e princpios que regem as relaes internacionais da Repblica Federativa do Brasil. Os fundamentos voc j viu inicialmente (so-ci-di-va-plu) e no se encontra entre eles construir uma sociedade livre, justa e solidria. Em realidade, esse um dos objetivos fundamentais da nossa Repblica, expressos no art. 3 da CF/88. Sintetizando:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidria;

Objetivos fundamentais da
Repblica Federativa do Brasil:

II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

interessante voc observar que esses objetivos fundamentais tm em comum assegurar a igualdade material entre os brasileiros, possibilitando iguais oportunidades a fim de concretizar a democracia econmica, social e cultural e tornar efetivo o fundamento da dignidade da pessoa humana. Ou mais importante: como se trata de objetivos, todos eles iniciam por um verbo, o que pode facilitar sua identificao. Item errado. 3) (ESAF/AFRFB/2009) Constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil, segundo preceitua o artigo 3 da Constituio Federal da Repblica/88, o respeito aos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa constituem fundamento da Repblica Federativa do Brasil (CF, art. 1, IV) e no um objetivo fundamental. Item errado. 4) (ESAF/ATA/MINISTRIO DA FAZENDA/2009) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais.
www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Frederico Dias

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Segundo podemos observar no esquema anterior, a questo traz um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, expressos no art. 3. Ou seja, mais uma vez, o erro est em tentar confundir o candidato misturando fundamentos, objetivos fundamentais e princpios que regem o Brasil nas relaes internacionais. Os dez princpios fundamentais orientadores das relaes do Brasil na ordem internacional esto expressos no art. 4 da CF/88. Esses princpios reforam o reconhecimento da soberania como elemento de igualdade dos Estados e o ser humano como cerne da ateno da Repblica brasileira. O esquema abaixo agrupa tais princpios segundo um critrio meramente didtico. Podemos relacionar um grupo de princpios noo de soberania e independncia nacional. Outro grupo ao respeito aos direitos humanos. H, por fim, outro grupo que se relaciona noo de preservao da paz. Mas, lembrese, trata-se de uma diviso apenas didtica, para facilitar o aprendizado. Sintetizando:

Sendo assim, em suas relaes internacionais, o Brasil ser regido por esses princpios. O art. 4, pargrafo nico da CF/88 estabelece que a Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes. Item errado.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 5) (ESAF/AFC/CGU/2006) No elemento essencial do princpio federativo a existncia de dois tipos de entidade - a Unio e as coletividades regionais autnomas.

Esta questo faz meno a uma informao presente no art. 1 da CF/88. Comentei l atrs que esse dispositivo constitucional apresenta as caractersticas essenciais do Estado brasileiro: forma de Estado (federao), forma de governo (repblica), regime poltico (democrtico) e a caracterstica de Estado de Direito (noo de limitao do poder estatal). Vejamos o que diz o dispositivo: A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos(...) Extramos desse comando constitucional que o Brasil uma Repblica Federativa, formada pela unio indissolvel de seus entes. Portanto, a Federao a forma de Estado adotada pelo Brasil. E uma das caractersticas da forma federativa de Estado a unio indissolvel de diferentes entes: a Unio e as coletividades regionais autnomas (no caso brasileiro, os estados-membros, o DF e os municpios). Por isso, errada a questo. Dizer que se trata de uma unio indissolvel significa afirmar que existe uma vedao secesso. Outras caractersticas da Federao so: I) descentralizao poltica: poder dividido pelos entes autnomos (apenas o Estado Federal soberano); II) repartio de competncias, estabelecida no texto de uma Constituio; III) Constituio assegurada por um rgo superior: o pacto federativo firmado em uma Constituio rgida (proporcionando estabilidade institucional), que protegida por um rgo guardio (no nosso caso, o STF). Item errado. 6) (ESAF/AFC/CGU/2006) O princpio republicano tem como caractersticas essenciais: a eletividade, a temporariedade e a necessidade de prestao de contas pela administrao pblica.

O Brasil adota a Repblica como forma de Governo. Quando um Estado escolhe sua forma de Governo, ele est estabelecendo a forma como se d a relao entre governantes e governados no tocante aquisio e o exerccio do poder. A repblica marcada por trs caractersticas bsicas: eletividade (os governantes so eleitos pelos governados), temporalidade (os governantes so eleitos para o exerccio do poder por perodo certo de tempo, isto , a forma republicana de governo pressupe a alternncia no exerccio do poder) e responsabilidade (os governantes tm o dever de prestar contas sobre a gesto da coisa pblica).
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Item certo. 7) (ESAF/AFT/MTE/2006) A forma republicana no implica a necessidade de legitimidade popular do presidente da Repblica, razo pela qual a periodicidade das eleies no elemento essencial desse princpio.

A assertiva est incorreta, pois uma das caractersticas do princpio republicano exatamente a temporalidade no exerccio do poder, ou periodicidade das eleies. Item errado. 8) (ESAF/MPOG/ENAP/ADMINISTRADOR/2006) Como conseqncia direta da adoo do princpio republicano como um dos princpios fundamentais do Estado brasileiro, a Constituio estabelece que a Repblica Federativa do Brasil composta pela unio indissolvel dos Estados, Municpios e do Distrito Federal.

certo que a Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos entes federados, conforme preceitua o art. 1 da Constituio Federal. Entretanto, essa realidade decorre do princpio federativo, e no do princpio republicano. Como examinado, da forma republicana de governo decorrem a eletividade, a temporalidade e o dever de prestar contas. Item errado. 9) (ESAF/AFC/STN/2005) A obrigao de prestar contas, que tem por conseqncia a existncia de sistemas de controle interno e externo da Unio, dos Estados e dos Municpios, um elemento essencial do princpio federativo, o qual adotado como princpio fundamental da Repblica Federativa do Brasil.

No, no. Na verdade, a obrigao de prestar contas (responsabilidade) decorrncia imediata - e elemento essencial - do princpio republicano, e no do princpio federativo. Item errado. 10) (ESAF/AFC/CGU/2004) A possibilidade de interveno da Unio nos Estados onde no ocorra a prestao de contas da administrao pblica, direta e indireta, uma exceo ao princpio federativo que tem por objetivo a defesa do princpio republicano. Questes bastante inteligentes da Esaf! Sabemos que a Federao caracteriza-se pela autonomia de seus entes. Apesar disso, em determinadas situaes excepcionais, a Constituio possibilita que ela seja afastada temporariamente, por meio da interveno de um ente (maior) sobre o outro (menor): trata-se da excepcional possibilidade de interveno federal. Portanto, correto se afirmar que a interveno uma exceo ao princpio federativo, certo? Certo.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Pois bem, uma das possibilidades de interveno exatamente quando um ente atua sobre o outro tendo por finalidade assegurar a observncia do princpio da prestao de contas da administrao pblica, direta e indireta (CF, art. 34, VII, d). E a prestao de contas um dos elementos do princpio republicano. Em suma, quando ocorre interveno para assegurar a prestao de contas, estamos diante de uma situao de exceo ao princpio federativo com a finalidade de proteger o princpio republicano. Item certo. 11) (ESAF/ATRFB/2010) Todo o poder emana do povo, que o exerce apenas por meio de representantes eleitos, nos termos da Constituio Federal. J vimos que, logo de incio, j no caput do art. 1, a Constituio j estabelece a forma de Estado (Federao) e a forma de Governo (Repblica), alm de enunciar nosso regime poltico como sendo um Estado democrtico de Direito. Art. 1 - A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito (...) Assim, veja que nosso regime poltico democrtico, em que prevalece a soberania popular, como se observa no pargrafo nico: Par. nico - Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. Um detalhe importante: observe que, na nossa democracia, o poder exercido no s por meio de representantes (eleitos pelo povo), como tambm diretamente (como disposto no art. 14 da CF/88, so exemplos o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular). Item errado. 12) (ESAF/AFRFB/MF/2005) Segundo a doutrina, o princpio do Estado Democrtico de Direito resulta da reunio formal dos elementos que integram o princpio do Estado Democrtico e o princpio do Estado de Direito. Vejamos como se deu a evoluo da expresso Estado de Direito ao longo do tempo. O Estado de Direito um conceito tipicamente liberal e se relaciona com a primazia da lei, diviso de poderes e garantia de direitos fundamentais. Entretanto, o individualismo e a absteno do Estado geraram injustias sociais, o que gerou a superao do Estado de Direito. Nesse momento, ganhou fora o conceito de Estado Social de Direito, em que o social referese correo do individualismo clssico liberal pela afirmao de direitos sociais.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Entretanto, nem sempre o Estado de Direito (seja liberal seja social) se revela como democrtico. Da se considerar que o Estado Democrtico agrega o componente da soberania popular, impondo a participao efetiva e operante do povo na coisa pblica (o que no se exaure na simples formao de instncias representativas). J o Estado Democrtico de Direito pode ser entendido como uma evoluo desses conceitos. Segundo o prof. Jos Afonso da Silva, o Estado Democrtico de Direito rene os princpios do Estado Democrtico e do Estado de Direito, mas no como simples reunio formal dos respectivos elementos, na medida em que revela um conceito novo que os supera. Nesse sentido, incorpora uma vertente de transformao da realidade, superao das desigualdades e realizao da justia social. Item errado. 13) (ESAF/AFT/MTE/2006) A concretizao do Estado Democrtico de Direito como um Estado de Justia material contempla a efetiva implementao de um processo de incorporao de todo o povo brasileiro nos mecanismos de controle das decises. De fato, a concretizao do Estado Democrtico agrega o componente da soberania popular, reforando a participao efetiva do povo no controle dos rumos do Estado. Da, correta a questo. De qualquer forma, esse conceito carrega em si a necessidade de que o Estado tenha tambm como objetivo a promoo da igualdade entre os homens e a realizao da justia social. Da se falar em justia material. Item certo. 14) (ESAF/ATA/MINISTRIO DA FAZENDA/2009) A cooperao entre os povos para o progresso da humanidade constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil. Esta questo, mais recente, j uma daquelas em que se privilegiou a cobrana da mera memorizao dos princpios fundamentais. A cooperao entre os povos para o progresso da humanidade constitui um dos princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais (CF, art. 4, IX). Item errado. 15) (ESAF/ATA/MINISTRIO DA FAZENDA/2009) O repdio ao terrorismo e ao racismo princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. Segundo o art. 4, VIII, o repdio ao terrorismo e ao racismo um dos princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. Item certo.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 16) (ESAF/ATA/MINISTRIO DA FAZENDA/2009) A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, geogrfica, poltica e educacional dos povos da Amrica Latina. Ao lado dos princpios que regero a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais, a CF/88 apresenta um objetivo a ser perseguido pelo Brasil no plano internacional. Com efeito, segundo o pargrafo nico do art. 4, a Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes. Ou seja, a questo cobrou a literalidade do pargrafo nico do art. 4 da CF/88. A questo est errada, pois a Constituio no fala em integrao educacional ou geogrfica. Item errado. 17) (ESAF/FISCAL DE TRIBUTOS/SMF-RJ/2010) Dentro dos princpios fundamentais da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 e particularmente sobre aqueles que regem as relaes internacionais da Repblica, incorreto afirmar que um desses princpios a(o): a) independncia nacional. b) prevalncia dos direitos humanos. c) repdio concesso de asilo poltico. d) soluo pacfica dos conflitos. e) igualdade entre os Estados. Com exceo da letra c, todas as demais alternativas apresentam corretamente um dos princpios que regem o Brasil em suas relaes internacionais. A independncia nacional (letra a) est prevista no inciso I do art. 4 da CF/88. A prevalncia dos direitos humanos (letra b) est prevista no inciso II do art. 4 da CF/88. A soluo pacfica dos conflitos (letra d) est prevista no inciso VII do art. 4 da CF/88. A igualdade entre os Estados (letra e) est prevista no inciso V do art. 4 da CF/88. A nica incorreta a letra c, pois o repdio concesso de asilo poltico no um dos princpios que regem o Brasil em suas relaes internacionais. Pelo contrrio, a concesso de asilo poltico que est expressamente prevista no art. 4, X, da CF/88. Gabarito: c 18) (ESAF/ATRFB/2010) A Repblica Federativa do Brasil no adota nas suas relaes internacionais o princpio da igualdade entre os Estados.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

10

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS O princpio da igualdade entre os Estados princpio que rege o Brasil em suas relaes internacionais (CF, art. 4, V). Item errado. 19) (ESAF/AFT/MTE/2006) Na condio de fundamento da Repblica Federativa do Brasil, a dignidade da pessoa humana tem seu sentido restrito defesa e garantia dos direitos pessoais ou individuais de primeira gerao ou dimenso. A dignidade da pessoa humana , talvez, o mais importante dos fundamentos, uma vez que carrega uma grande carga valorativa. Trata-se de valor supremo do Estado Democrtico de Direito, atraindo o contedo de todos os direitos fundamentais. Quem acompanha os julgados do STF j percebeu que vrios deles tm como base o fundamento da dignidade da pessoa humana. Isso ocorreu, por exemplo, com a edio da Smula Vinculante 11, que pretende evitar o uso indiscriminado de algemas, uma vez que essa conduta ofende a dignidade da pessoa humana. A questo trata dos dois lados da dignidade da pessoa humana. Num aspecto negativo, esse princpio impe ao Estado o respeito dignidade do ser humano; num aspecto positivo, exige do Estado a prestao de direitos sociais, econmicos e culturais que promovam a liberdade e igualdade materiais entre as pessoas. Item errado. 20) (ESAF/AFC/CGU/2006) O pluralismo poltico, embora desdobramento do princpio do estado Democrtico de Direito, no um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. O pluralismo poltico um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil e significa acolher uma sociedade conflitiva, de interesses contraditrios e antagnicos em que h pluralidade de idias e dilogo entre opinies divergentes. Item errado. 21) (ESAF/AFRFB/MF/2005) A adoo da dignidade humana como fundamento da Repblica Federativa do Brasil tem reflexos, no texto constitucional brasileiro, tanto na ordem econmica como na ordem social. Vimos que a dignidade da pessoa humana um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, nos termos do art. 1 da CF/88. Falar em dignidade da pessoa humana remete-nos imediatamente ordem social e noo de Estado Social. O que, s vezes, no to imediato relacionar o fundamento da dignidade da pessoa humana ordem econmica. Mas, como veremos ao tratar desse assunto, no momento certo, a ordem econmica tem por finalidade assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social (CF, art. 170). Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br 11

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Item certo. 22) (ESAF/APO/MPOG/2008) A Constituio acolhe uma sociedade conflitiva, de interesses contraditrios e antagnicos, na qual as opinies no ortodoxas podem ser publicamente sustentadas, o que conduz poliarquia, um regime onde a disperso do Poder numa multiplicidade de grupos tal que o sistema poltico no pode funcionar seno por uma negociao constante entre os lderes desses grupos (SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 25. ed. So Paulo: Malheiros, 2005, pp. 143-145, com adaptaes). Assinale a opo que indica com exatido o fundamento do Estado brasileiro expressamente previsto na Constituio, a que faz meno o texto transcrito. a) Soberania. b) Pluralismo poltico. c) Dignidade da pessoa humana. d) Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. e) Cidadania. O fundamento do pluralismo poltico relaciona-se com a noo de sociedade conflitiva, interesses contraditrios e antagnicos, diferentes opinies e negociaes decorrentes de sistema poltico composto por multiplicidade de grupos. Gabarito: b 23) (ESAF/ANALISTA TECNICO/SUSEP/2010) No h distino entre os princpios constitucionais fundamentais e os princpios gerais do direito constitucional. importante que o concurseiro mantenha a calma ao se deparar com uma questo como esta. Antes de tudo, devemos saber que os princpios constitucionais dividem-se em: (i) princpios poltico-constitucionais e (ii) princpios jurdicoconstitucionais. Vimos, logo no comeo da aula, que os princpios fundamentais relacionam-se s decises polticas fundamentais do nosso Estado, certo? Certo. Pois bem, esses so os chamados princpios poltico-constitucionais. Ou seja, traduzem as opes polticas conformadoras da nossa ordem constitucional. Mas, entre os princpios constitucionais, h ainda os princpios jurdicoconstitucionais, que so verdadeiros desdobramentos daquelas opes polticas. Por exemplo: o princpio da legalidade, o princpio da supremacia da Constituio, o princpio do devido processo legal, do contraditrio, do juiz natural etc. Ento, podemos defini-los da seguinte forma:
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

12

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS I) Os princpios poltico-constitucionais relacionam-se s decises polticas fundamentais (traduzem opes polticas fundamentais conformadoras da Constituio). Podemos considerar que so os princpios constitucionais fundamentais, positivados em normas-princpios. So os princpios fundamentais, que compem os arts. 1 ao 4 da CF/88. Podem ser considerados normas-sntese ou normas-matriz, pois todas as demais normas constitucionais consistem no desenvolvimento desses princpios e confluem neles. II) J os princpios jurdico-constitucionais so os princpios gerais informadores da ordem jurdica nacional. Podem ser considerados desdobramentos dos princpios fundamentais e se encontram espalhados na Constituio (por exemplo, supremacia constitucional; legalidade; isonomia; devido processo legal; juiz natural; contraditrio). Em suma, a questo est incorreta, pois h sim distino entre os princpios constitucionais fundamentais e os princpios gerais do direito constitucional. Item errado. 24) (ESAF/ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE/CGU/2004) Segundo a melhor doutrina, os princpios constitucionais positivos se dividem em princpios poltico-constitucionais e princpios jurdico-constitucionais, sendo estes ltimos tambm denominados como princpios constitucionais fundamentais. certo que os princpios constitucionais dividem-se em: polticoconstitucionais e jurdico-constitucionais. Todavia, como vimos, os princpios fundamentais que traduzem as decises polticas fundamentais, consubstanciando os denominados princpios poltico constitucionais. Item errado. 25) (ESAF/ANALISTA TECNICO/SUSEP/2010) Os princpios jurdicoconstitucionais no so princpios constitucionais gerais, todavia no se constituem em meros desdobramentos dos princpios fundamentais. Digamos que a questo est duas vezes errada. Como vimos, os princpios jurdico-constitucionais so os chamados princpios gerais. E eles so desdobramentos (decorrem ou derivam) dos princpios fundamentais (princpios poltico-constitucionais). I) Princpios poltico-constitucionais So os princpios fundamentais, matriz ou sntese das demais normas constitucionais, que decorrem dele. II) Princpios jurdico-constitucionais So os denominados princpios gerais do direito constitucional e decorrem dos princpios fundamentais, como princpios derivados. Item errado. 26) (ESAF/ANALISTA/MINISTRIO DA INTEGRAO/2012) A Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

13

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS De fato, nos termos do art. 1 da CF/88, a Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal. Item certo. 27) (ESAF/ANALISTA/MINISTRIO DA INTEGRAO/2012) A Repblica Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrtico de Direito. isso mesmo, a Repblica Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrtico de Direito, conforme o caput do art. 1 da CF/88. Item certo. 28) (ESAF/ANALISTA/MINISTRIO DA INTEGRAO/2012) Se constituiu como um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil (CF, art. 3): I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Item certo. 29) (ESAF/ANALISTA/MINISTRIO DA INTEGRAO/2012) A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais, dentre outros, pelo princpio da independncia nacional. A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios (CF, art. 4): I - independncia nacional; II - prevalncia dos direitos humanos; III - autodeterminao dos povos; IV - no-interveno; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - soluo pacfica dos conflitos; VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X - concesso de asilo poltico.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

14

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Item certo. 30) (ESAF/ANALISTA/MINISTRIO DA INTEGRAO/2012) A Repblica Federativa do Brasil tem como um dos seus fundamentos o monismo poltico. A Repblica Federativa do Brasil tem como fundamentos (CF, art. 1): I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico. Ou seja, ao contrrio do monismo poltico, nossa Repblica exalta o pluralismo poltico. Item errado. Por fim, antes de acabar a aula, deixe-me resolver, excepcionalmente, uma questo do Cespe. Esta questo, apesar de simples, pegou muita gente boa, que acabou fazendo confuso na hora de responder. 31) (CESPE/AGENTE ADMINISTRATIVO/AGU/2010) Entre os princpios fundamentais do Estado brasileiro, incluem-se a dignidade da pessoa humana, a construo de uma sociedade livre, justa e solidria e a concesso de asilo poltico. Alm disso, a Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latinoamericana de naes. Nesta aula estamos estudando exatamente os princpios fundamentais. Trata-se de um grande grupo que se divide em trs subgrupos (ou seja, um gnero que se divide em trs espcies): fundamentos, objetivos fundamentais e princpios que regem o Brasil em suas relaes internacionais. Portanto, se eu apresento um objetivo fundamental e digo que se trata de um princpio fundamental, isso est correto. Um fundamento tambm um princpio fundamental. Em suma, todo fundamento, objetivo fundamental ou princpio que rege o Brasil em suas relaes internacionais tambm um princpio fundamental. Diante disso, podemos concluir que so, sim, princpios fundamentais: a dignidade da pessoa humana (fundamento, art. 1, III da CF/88), a construo de uma sociedade livre, justa e solidria (objetivo fundamental, art. 3, I da CF/88) e a concesso de asilo poltico (princpio que rege o Brasil em suas relaes internacionais, art. 4, X da CF/88). Ademais, a assertiva transcreve corretamente o pargrafo nico do art. 4 da CF/88. Item certo.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

15

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS

Por hoje isso! Como esta aula foi a nossa primeira, tratando de um assunto relativamente pequeno, ela teve um nmero menor de pginas. Todavia, as demais aulas tero de ser bem maiores, com muitas questes comentadas, tendo em vista a quantidade de informaes a serem transmitidas. Um grande abrao. Frederico Dias

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

16

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS LISTA DAS QUESTES COMENTADAS 1. (ESAF/APOFP/SEFAZ/SP/2009) As opes desta questo contm fundamentos e objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, nos termos da Constituio Federal de 1988. Assinale a opo que contempla apenas fundamentos. a) Soberania, solidariedade, valor social do trabalho. b) Cidadania, justia, dignidade da pessoa humana. c) Cidadania, soberania, valor social da livre iniciativa. d) Liberdade, justia, pluralismo poltico. e) Garantia do desenvolvimento nacional, solidariedade, dignidade da pessoa humana. 2. (ESAF/ATA/MINISTRIO DA FAZENDA/2009) Construir uma sociedade livre, justa e solidria um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. (ESAF/AFRFB/2009) Constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil, segundo preceitua o artigo 3 da Constituio Federal da Repblica/88, o respeito aos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. (ESAF/ATA/MINISTRIO DA FAZENDA/2009) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. (ESAF/AFC/CGU/2006) No elemento essencial do princpio federativo a existncia de dois tipos de entidade - a Unio e as coletividades regionais autnomas. (ESAF/AFC/CGU/2006) O princpio republicano tem como caractersticas essenciais: a eletividade, a temporariedade e a necessidade de prestao de contas pela administrao pblica. (ESAF/AFT/MTE/2006) A forma republicana no implica a necessidade de legitimidade popular do presidente da Repblica, razo pela qual a periodicidade das eleies no elemento essencial desse princpio. (ESAF/MPOG/ENAP/ADMINISTRADOR/2006) Como conseqncia direta adoo do princpio republicano como um dos princpios fundamentais Estado brasileiro, a Constituio estabelece que a Repblica Federativa Brasil composta pela unio indissolvel dos Estados, Municpios e Distrito Federal. da do do do

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

(ESAF/AFC/STN/2005) A obrigao de prestar contas, que tem por conseqncia a existncia de sistemas de controle interno e externo da Unio, dos Estados e dos Municpios, um elemento essencial do princpio
www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Frederico Dias

17

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS federativo, o qual adotado como princpio fundamental da Repblica Federativa do Brasil. 10. (ESAF/AFC/CGU/2004) A possibilidade de interveno da Unio nos Estados onde no ocorra a prestao de contas da administrao pblica, direta e indireta, uma exceo ao princpio federativo que tem por objetivo a defesa do princpio republicano. 11. (ESAF/ATRFB/2010) Todo o poder emana do povo, que o exerce apenas por meio de representantes eleitos, nos termos da Constituio Federal. 12. (ESAF/AFRFB/MF/2005) Segundo a doutrina, o princpio do Estado Democrtico de Direito resulta da reunio formal dos elementos que integram o princpio do Estado Democrtico e o princpio do Estado de Direito. 13. (ESAF/AFT/MTE/2006) A concretizao do Estado Democrtico de Direito como um Estado de Justia material contempla a efetiva implementao de um processo de incorporao de todo o povo brasileiro nos mecanismos de controle das decises. 14. (ESAF/ATA/MINISTRIO DA FAZENDA/2009) A cooperao entre os povos para o progresso da humanidade constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil. 15. (ESAF/ATA/MINISTRIO DA FAZENDA/2009) O repdio ao terrorismo e ao racismo princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. 16. (ESAF/ATA/MINISTRIO DA FAZENDA/2009) A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, geogrfica, poltica e educacional dos povos da Amrica Latina. 17. (ESAF/FISCAL DE TRIBUTOS/SMF-RJ/2010) Dentro dos princpios fundamentais da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 e particularmente sobre aqueles que regem as relaes internacionais da Repblica, incorreto afirmar que um desses princpios a(o): a) independncia nacional. b) prevalncia dos direitos humanos. c) repdio concesso de asilo poltico. d) soluo pacfica dos conflitos. e) igualdade entre os Estados. 18. (ESAF/ATRFB/2010) A Repblica Federativa do Brasil no adota nas suas relaes internacionais o princpio da igualdade entre os Estados. 19. (ESAF/AFT/MTE/2006) Na condio de fundamento da Repblica Federativa do Brasil, a dignidade da pessoa humana tem seu sentido restrito defesa e garantia dos direitos pessoais ou individuais de primeira gerao ou dimenso.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

18

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 20. (ESAF/AFC/CGU/2006) O pluralismo poltico, embora desdobramento do princpio do estado Democrtico de Direito, no um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. 21. (ESAF/AFRFB/MF/2005) A adoo da dignidade humana como fundamento da Repblica Federativa do Brasil tem reflexos, no texto constitucional brasileiro, tanto na ordem econmica como na ordem social. 22. (ESAF/APO/MPOG/2008) A Constituio acolhe uma sociedade conflitiva, de interesses contraditrios e antagnicos, na qual as opinies no ortodoxas podem ser publicamente sustentadas, o que conduz poliarquia, um regime onde a disperso do Poder numa multiplicidade de grupos tal que o sistema poltico no pode funcionar seno por uma negociao constante entre os lderes desses grupos (SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 25. ed. So Paulo: Malheiros, 2005, pp. 143-145, com adaptaes). Assinale a opo que indica com exatido o fundamento do Estado brasileiro expressamente previsto na Constituio, a que faz meno o texto transcrito. a) Soberania. b) Pluralismo poltico. c) Dignidade da pessoa humana. d) Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. e) Cidadania. 23. (ESAF/ANALISTA TECNICO/SUSEP/2010) No h distino entre os princpios constitucionais fundamentais e os princpios gerais do direito constitucional. 24. (ESAF/ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE/CGU/2004) Segundo a melhor doutrina, os princpios constitucionais positivos se dividem em princpios poltico-constitucionais e princpios jurdico-constitucionais, sendo estes ltimos tambm denominados como princpios constitucionais fundamentais. 25. (ESAF/ANALISTA TECNICO/SUSEP/2010) Os princpios jurdicoconstitucionais no so princpios constitucionais gerais, todavia no se constituem em meros desdobramentos dos princpios fundamentais. 26. (ESAF/ANALISTA/MINISTRIO DA INTEGRAO/2012) A Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal. 27. (ESAF/ANALISTA/MINISTRIO DA INTEGRAO/2012) A Repblica Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrtico de Direito. 28. (ESAF/ANALISTA/MINISTRIO DA INTEGRAO/2012) Se constituiu como um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

19

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 29. (ESAF/ANALISTA/MINISTRIO DA INTEGRAO/2012) A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais, dentre outros, pelo princpio da independncia nacional. 30. (ESAF/ANALISTA/MINISTRIO DA INTEGRAO/2012) A Repblica Federativa do Brasil tem como um dos seus fundamentos o monismo poltico. 31. (CESPE/AGENTE ADMINISTRATIVO/AGU/2010) Entre os princpios fundamentais do Estado brasileiro, incluem-se a dignidade da pessoa humana, a construo de uma sociedade livre, justa e solidria e a concesso de asilo poltico. Alm disso, a Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes.

GABARITO 1. 2. 3. 4. 5. 6. C E E E E C 7. 8. 9. E E E 13. C 14. E 15. C 16. E 17. C 18. E 19. E 20. E 21. C 22. B 23. E 24. E 25. E 26. C 27. C 28. C 29. C 30. E 31. C

10. C 11. E 12. E

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALEXANDRINO, Marcelo; Descomplicado, 2009. PAULO, Vicente. Direito Constitucional

HOLTHE, Leo Van. Direito Constitucional, 2010. LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado, 2009. MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocncio Mrtires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional, 2009. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, 2007. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 32 ed. So Paulo, Malheiros, 2006. MORAES, Alexandre. Direito Constitucional, 2010. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 2010.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

20

Vous aimerez peut-être aussi