Vous êtes sur la page 1sur 10

EXCELENTSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA DO SISTEMA DO JUIZADO ESPECIAL CVEL DA COMARCA DE SALVADOR-BA.

______________________, brasileira, solteira, advogada, filha de ________________, nascida em ___________, portadora do RG n.

_______________., inscrita no CPF sob o n _______________, residente e domiciliada nesta cidade, na _______________, n ___, bairro __________, CEP _____________, em causa prpria, vem, respeitosamente presena de Vossa Excelncia, com fulcro na

Constituio Federal de 1988, Novo Cdigo Civil Brasileiro e Cdigo de Defesa do Consumidor propor

QUEIXA em face da PASSAREDO TRANSPORTES AEREOS LTDA., pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n 00.512.777/0001-35, com sede na Avenida Thomaz Alberto Whately, s/n, Lotes 14, 16, 20 e 21, bairro Jardim Aeroporto, Ribeiro Preto SP, CEP 14.078-550, postulando RESTITUIO DO VALOR PAGO EM DOBRO c/c INDENIZAO POR DANOS MORAIS aduzindo as razes de fato e de direito que seguem. Ab initio REQUER a Vossa Excelncia o benefcio da GRATUIDADE DE JUSTIA, por estar o Autora sem condies de arcar com as despesas processuais e custas judiciais, sem comprometer a prpria subsistncia e de sua famlia, consoante versa a CF/88 e a Lei Complementar 1.060/50.

DO HISTRICO FTICO

A Autora, no dia 09 de novembro de 2012, efetuou junto a Requerida a compra de 01 (uma) passagem area para o dia 16 de novembro de 2012, com horrio de sada previsto para 18:40 horas e chegada s 19:34 horas, localizador 0609WN, no voo 2224, com origem em Vitria da Conquista e destino Salvador para a sua genitora, Sonirlene Moreira Barros Bernardes, no valor de R$ 256,04 (duzentos e cinquenta e seis reais e quatro centavos), dividido em quatro parcelas iguais de R$ 64,01 (sessenta e quatro reais e um centavo), conforme demonstram os documentos em anexo. Ocorre, Excelncia, que aps a fatura chegar, a Requerente percebeu que havia cobrana em duplicidade, conforme se observa nas fatura ora anexadas. Insatisfeita com o fato, a Autora entrou em contato com a Requerida no dia 26 de novembro de 2012 atravs do nmero 0800 770 3757, ligao que gerou o protocolo de n 28512, solicitando providncias, a fim de evitar o litgio, posto que o carto de crdito com o qual a compra foi efetuada permaneceu realizando a cobrana da dvida em duplicidade. Nessa oportunidade, foi solicitado pela Requerida que a Autora efetuasse o envio de uma cpia da fatura demonstrando a cobrana em duplicidade para o endereo eletrnico sac@voepassaredo.com.br . No dia 28 de novembro de 2012 a Autora realizou o envio conforme solicitado, consoante demonstram os documentos em anexo. No dia 03 de dezembro de 2012, a autora voltou a entrar em contato com a Requerida atravs do nmero 0800 770 3757, gerando o protocolo de n 29329, pois a empresa no havia lhe dado resposta alguma. Ainda sem nenhuma soluo, a Autora voltou a entrar em contato com a empresa no dia 13 de dezembro de 2012 atravs do nmero 0800 770 3757, gerando o protocolo de n 30698, quando lhe foi solicitado que efetuasse um novo envio da cpia da fatura demonstrando a duplicidade da cobrana para os endereos eletrnicos do setor financeiro da Requerida, quais sejam,

receita2@voepassaredo.com.br e receita3@voepassaredo.com.br. Na ocasio, a Autora foi informada que poderia entrar em contato diretamente com o setor financeiro da Requerida a fim de solicitar a devoluo do valor. Os nmeros informados foram os seguintes: (16) 3514-7130, (16) 3514-7131 e (16) 3514-7132. A autora tentou entrar em contato com esses novos nmeros nos dias subsequentes, entretanto, tais nmeros no atendiam. No dia 14 de dezembro de 2012 a Autora voltou a manter contato com a Requerida atravs do nmero 0800 770 3757, gerando o protocolo de n 31264 para informar que no conseguiu entrar em contato com o setor financeiro. O atendente do SAC por sua vez, informou que estava reiterando as solicitaes no sistema da Requerida. A Demandada empresa de grande porte e precisa arcar com as suas obrigaes. Este fato trouxe enorme desconforto e prejuzo a Requerente, que est pagando por um servio que no utilizou. Alm da decepo sofrida, a Autora se sente prejudicado financeiramente. J foram realizadas inmeras tentativas suasrias com o desejo de resolver amigavelmente o litgio em tela, entretanto todas as tentativas restaram infrutferas, no restando outra alternativa seno buscar a tutela jurisdicional desta Especializada no sentido de reprimir atos abusivos como este, praticados pela Acionada. O DOLO E A IRRESPONSABILIDADE da Demandada so cristalinamente visveis, na desenvoltura de sua prestao de servio, oportunidade em que REQUER a Vossa Excelncia seja amparada a postulao do Suplicante, no que concerne devoluo do valor pago em dobro a Autora e indenizao pelos danos morais sofridos, cuja responsabilidade exclusiva da Requerida.

DA NECESSIDADE DE INDENIZAR OS DANOS MORAIS SOFRIDOS

despiciendo narrar o desespero e a aflio, bem como das repercusses emocionais, que essa abrupta atitude impensada da Acionada tem causado a Suplicante, evidenciando-se, portanto, os vrios malefcios morais, no sendo justo desonerar a responsvel. Ademais, necessrio que seja imputado a Requerida um tipo de coero pecuniria, repreendendo pelas prticas ilcitas como esta, de constranger e humilhar pessoas, com atitudes reprovveis, agindo com DOLO e

IRRESPONSABILIDADE, na desenvoltura de seus atos, como o caso denunciado, do qual a Acionada a nica responsvel. Dentro desse prisma, pontifica o Tribunal de Justia de So Paulo-SP, ipsis litteris:

A Ao de indenizao por dano moral alm de ressarcir a vtima


deve punir o agente a fim de desestimular a conduta. (TJ/SP-Ac. unn. da 1 Cm. de Direito Privado, de 22.12.98-ap. Cv. 98.1014/8-Rel. Des. Guimares e Souza-Pedro Paulo de Mendona Antonaccio x Citibank N.A.).(grifo nosso).

A distino entre o dano material e o moral cristalina, tendo em vista que ataca reas diversas da Requerente, causando-lhe prejuzos dbios, os quais devem ser reparados, impondo aos ofensores sano de cunho pecunirio, em benefcio da Demandante, como aduz o jurista AFRNIO LYRA, em sua literria In Responsabilidade Civil, 2 Edio Vellenich, pgs.103/104:

Sendo o dano material o prejuzo decorrente da depreciao ou


perda de bens materiais ou da integridade fsica da pessoa atingida, segue-se que o dano moral consiste no prejuzo infligido aos sentimentos, reputao, honra, integridade moral, em resumo, do indivduo. (grifo nosso).

Por outro lado, se a Demandada ficar impune ser amplamente beneficiada, em detrimento da Suplicante, sendo que o direito no ampara quem age com deliberada inteno de proveito prprio, mediante escusos interesses, segundo o entendimento de EPAMINONDAS PONTES, ilustrado na precitada obra de AFRNIO LYRA:

...Dizer que o danador h de ficar impune e imune, porque atinge o


bem maior do homem, que a sua paz, o seu equilbrio interior, o seu eu profundo, porque a dor no tem preo, enfatizar a gravidade da leso em benefcio do ofensor. (grifo nosso).

Nestes termos, postula-se, a ttulo de indenizao por danos morais, o valor correspondente a 40 (quarenta) vezes o salrio mnimo vigente, pois o constrangimento e o prejuzo de ndole material e moral sofrido, e que vem sofrendo a Autora, mpar em razo da infortunstica, estando a Suplicante sendo vtima das conseqncias deste absurdo, at a presente data.

DO DIREITO

A legislao ptria em vigor, a jurisprudncia de casos anlogos, alm da doutrina dominante, as quais contm o pensamento de grandes juristas renomados, amparam o direito e a pretenso da Suplicante. A Carta Magna de 1988, o Novo Cdigo Civil, bem como o Cdigo de Defesa do Consumidor tambm amparam a pretenso almejada. O Novo Cdigo Civil repele a ilicitude da Requerida, quando versa sobre a matria, seno vejamos:

Art. 186 Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito ou causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. (grifo nosso)

Art. 187 Tambm o exerce o titular de um direito que, ao exerclo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes.

Art. 927 Aquele que, por ato ilcito, causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Pargrafo nico Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

Dentro do mesmo prisma, pontifica o Cdigo de Defesa do Consumidor:

Art. 42 Na cobrana de dbito, o consumidor inadimplente no ser exposto a ridculo, nem ser submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaa. Pargrafo nico O consumidor cobrado em quantia paga indevidamente tem direito repetio do indbito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correo monetria e juros legais, salvo hiptese de engano justificvel.

Art. 47 as clusulas contratuais sero interpretadas da maneira mais favorvel ao consumidor.. (grifo nosso). Art. 51 So nulas de pleno direito, entre outras, as clusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos ou servios que: II subtraiam ao consumidor a opo de reembolso da quantia j paga ...; III- estabeleam obrigaes consideradas inqua, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatveis com a boa-f ou a equidade; IX deixem ao fornecedor a opo de concluir ou no o contrato, embora obrigando o consumidor;

XI autorizem o fornecedor a cancelar o contrato unilateralmente, sem que igual direito seja conferido ao consumidor; XV estejam em desacordo com o sistema de proteo ao consumidor; 1 - Presume-se exagerada, entre outros casos, a vantagem que: I ofende os princpios fundamentais do sistema jurdico a que pertence; II restringe direitos ou obrigaes fundamentais natureza do contrato, de tal modo a ameaar seu objeto ou equilbrio contratual; III se mostra excessivamente onerosa para o consumidor, considerando-se a natureza e o contedo do contrato, interesse das partes e outras circunstncias peculiares ao caso;

A Renomada doutrinadora MARIA HELENA DINIZ preleciona sobre o assunto, em sua obra Curso de Direito Civil, 7 Volume, pg.32, in verbis: A ao, elemento constitutivo da responsabilidade, vem a ser o ato
humano, comissivo ou omissivo, ilcito ou lcito, voluntrio e objetivamente imputvel, do prprio agente ou de terceiro, ou o fato de animal ou a coisa inanimada, que cause dano a outro, gerando o dever de satisfazer os direitos do lesado.

Do mesmo seguimento doutrinrio, em sua obra Curso de Direito Civil, Direito das Obrigaes, pg.38, pontifica WASHINGTON DE BARROS MONTEIRO, ipsis litteris:

Em face, pois, de nossa lei civil, a relao de dano tem como pressuposto a prtica de ato ilcito. Todo ato ilcito gera para seu autor a obrigao de ressarcir o prejuzo causado. de preceito que ningum deve causar leso a outrem. A menor falta, a mnima desateno, desde que danosa, obriga o agente a indenizar os prejuzos conseqentes do seu ato.

O entendimento dos Tribunais pacfico, amparando a pretenso da Suplicante, ipsis litteris:

15568 DANO MORAL Conceito. Caracterizao. O abuso de direito se d quando seu exerccio tem por fim exclusivo causar dano a outrem. Quando no regular, quando no se conforma com seu destino econmico e social, ofende s exigncias da tica, considerado abusivo e acarreta responsabilidade de quem o pratica. Quando violenta bens de ordem moral, como a honra, a liberdade, o conceito social, etc., gera dano moral que deve ser reparado. (Veja Clvis Bevilacqua). (TRT 10 R. RO 0506/2000 1 T. Rel. Juiz Fernando Amrico Veiga Damasceno DJU 26.05.200005.26.2000) (g.n.).

132015711 DIREITO DO CONSUMIDOR COBRANA INDEVIDA DANO MORAL CABIMENTO VALOR QUE DEVE SER FIXADO COM MODERAO E ATENTANDO-SE PARA AS CIRCUNSTNCIAS DA CAUSA 1. Na fixao dos danos morais deve o juiz adotar um critrio de prudncia e razoabilidade, atento s circunstncias peculiares da causa, ensejando uma indenizao apta a compensar a dor sofrida e punir o agente causador do dano, afastando-se, ainda, pretenses ensejadoras do enriquecimento ilcito ou uma condenao insignificante. 2. Observados estes parmetros pelo julgador mantm-se, por seus prprios e judiciosos fundamentos, a sentena. 3. Incabvel a condenao em honorrios quando o recurso no se faz acompanhar das contra-razes. (TJDF ACJ 20020110117699 DF 2 T.R.J.E. Rel. Des. Joo Egmont Lencio Lopes DJU 02.10.2002 p. 75)(g.n.).

132000441 DIREITO CIVIL RELAO DE CONSUMO PARGRAFO NICO DO ART. 42 CDIGO DO CONSUMIDOR Havendo cobrana indevida, especialmente quando se questiona o indbito por vias administrativas infrutferas, cabvel a condenao em dobro, seja para alcanar o ressarcimento

financeiro de valores dependidos antecipadamente, seja para lograr formao didtica daqueles que usam de instrumentos unilaterais e coercitivos para exigir o que no tem direito e nem justificativa para cobrar. Recurso conhecido e improvido. Maioria. (TJDF ACJ 20010110661387 DF 1 T.R.J.E. Rel. Des. Gilberto Pereira de Oliveira DJU 29.05.2002 p. 57). (g.n.).

Assim, verifica-se cristalino o direito da Suplicante, com o escopo de todas as fontes do direito, as quais repreendem bruscamente os atos ilcitos e abusivos praticados pela Acionada, eivados de uma irresponsabilidade inenarrvel, na desenvoltura de sua prestao de servios, cujo DOLO substancialmente visvel, lesando a Autora, causando-lhe prejuzo material, constrangimentos e ofensas morais, indevidamente, razo pela qual reitera os pedidos contidos nesta Queixa. O CASO DENUNCIADO.

DOS PEDIDOS

Ex positis, REQUER a Vossa Excelncia se digne determinar a citao da Requerida, POR VIA POSTAL, para, querendo, contestar, os termos desta Queixa, sendo, ao final, julgada PROCEDENTE, condenando-a, nos pedidos abaixo pleiteados:

a) Que seja a Requerida obrigada a restituir a Autora o valor pago em duplicidade, em dobro;

b) Que seja a Requerida condenada a INDENIZAR OS DANOS MORAIS causados a Suplicante, no valor de 40 (quarenta) salrios mnimos, em face da omisso, irresponsabilidade e dolo, na desenvoltura irregular de suas prestaes de servios, causando a Autora, constrangimentos, frustraes, desgostos, humilhaes e aborrecimentos para vislumbrar seus direitos feridos;

c) Juros, atualizaes monetrias, custas judiciais e honorrios advocatcios.

Protesta por todos os meios de provas em direito admitidas, notadamente depoimento pessoal das partes, provas documentais, testemunhais, contra-prova e outras mais que se fizerem necessrias para o entendimento de Vossa Excelncia. D-se a causa o valor de R$ ______________.

Termos em que, Pede e aguarda deferimento. Itapetinga-BA., ........ de ________ de ________.

Bel. __________________ OAB-BA. n ___________

Vous aimerez peut-être aussi