Vous êtes sur la page 1sur 23

Comparativo entre Sistemas Operacionais Linux / Unix / NT

Marcelo Brz Garcia, Priscila Nogueira Barreto e Simone Bueno da Silva

Introduo
Na escolha de uma plataforma importante levar em considerao no somente o valor do hardware e do Sistema Operacional, mas tambm a segurana, a escalabilidade do sistema, sua robustez e estabilidade. preciso que essa escolha seja feita de tal maneira que possamos criar e operar esta estrutura. Para tanto, estaremos apresentando o conceito sobre o que um sistema operacional, seus principais componentes e funes bsicas. Em seguida, apresentaremos os Sistemas Operacionais Linux, Unix e Windows NT, que so sistemas multitarefa e multiusurio, amplamente usados nos dias atuais.

Objetivos
O objetivo principal deste trabalho, aps apresentar o conceito bsico do que e quais as funes bsicas de um Sistema Operacional apresentar os sistemas operacionais mais utilizados nos dias de hoje: Linux, Unix e Windows NT, mostrando suas caractersticas principais quanto a estabilidade, escalabilidade, robustez, custo, vantagens e desvantagens, possibilitando assim realizar um comparativo entre esses sistemas. Esse estudo fundamental para a escolha de uma plataforma, pois deve-se considerar, como j mencionado, alm do preo do hardware e do sistema operacional, tambm o preo de softwares adicionais, servios e suporte para poder operar toda essa estrutura.

Sistemas Operacionais
Um sistema operacional, por mais complexo que possa parecer, um conjunto de rotinas executadas pelo processador, como um outro programa. Sua funo principal controlar o funcionamento do computador, como um gerente dos diversos recursos disponveis no sistema. Um sistema operacional possui inmeras funes e resumimos essas funes, basicamente, nas descritas a seguir:

Facilidade de acesso aos recursos do sistema


Um sistema de computaco possui, normalmente, diversos componentes como terminais, impressoras, discos e fitas. Quando utilizamos um desses dispositivos, no nos preocupamos com a maneira como realizada esta comunicao e os inmeros detalhes envolvidos. Para a maioria de ns uma operao cotidiana, como, por exemplo, a leitura de um arquivo em disquete, pode parecer simples. Na realidade, existe um conjunto de rotinas especficas, controladas pelo sistema operacional, responsvel por acionar a cabea, a de leitura e gravao da unidade de disco, posicionar na trilha e setor onde esto os dados, transferir os dados do disco para a memria e, finalmente, informar ao programa a chegada dos dados. O sistema operacional, ento, serve de interface entre o usurios e os recursos diponveis no sistema, tornando esta comunicao transparente e permitindo ao usurio um trabalho mais eficiente e com menores chances de erros. Este conceito de ambiente simulado, criado pelo sistema operacional, denominado mquina virtual (virtual machine) e est presente, de alguma forma, na maioria dos sistemas atuais. comum pensar que compiladores, linkers, bibliotecas, depuradores e outras ferramentas fazem parte do sistema operacional, mas, na realidade, estas facilidades so apenas utilitrios, destinados a ajudar a interao do usurio com o computador.

Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida


Quando pensamos em sistemas multiusurio, onde vrios usurios podem estar compartilhando os mesmos recursos, como, por exemplo, memria e discos, necessrio que todos tenham oportunidade de ter acesso a esses recursos, de forma que um usurio no interfira no trabalho do outro. Se imaginarmos, por exemplo, que uma impressora possa ser utilizada por vrios usurios do sistema, dever existir algum controle para impedir que a impresso de um usurio interrompa a impresso de outro. Novamente, o sistema operacional responsvel por permitir o acesso concorrente a esse e a outros recursos, de forma organizada e protegida, dando ao usurio a impresso de ser o nico a utiliz-los. O compartilhamento de recursos permite, tambm, a diminuio de custos, na medida em que mais de um usurio possa utilizar as mesmas facilidades, como discos, impressoras, linhas de comunicao etc. No apenas em sistemas multiusurio que o sistema operacional importante. Se pensarmos que um computador pessoal nos permite executar vrias tarefas, como imprimir um documento, copiar um arquivo pela internet ou processar uma planilha, o sistema operacional deve ser capaz de controlar a execuo concorrente de todas essas tarefas.

Estrutura dos Sistemas Operacionais


Existe uma grande dificuldade em compreender a estrutura e o funcionamento de um sistema operacional, pois ele no executado como uma aplicao tipicamente seqencial, com incio, meio e fim. As rotinas do sistema so executadas sem uma ordem predefinida, baseada em eventos dissociados do tempo (eventos assncronos). Muitos desses eventos esto relacionados ao hardware e tarefas internas do prprio sistema

operacional. O sistema operacional formado por um conjunto de rotinas (procedimentos) que oferecem servios aos usurios do sistema e suas aplicaes, bem como a outras rotinas do prprio sistema. Esse conjunto de rotinas chamado ncleo do sistema ou Kernel (crebro). As principais funes do ncleo so: tratamento de interrupes; criao e eliminao de processos; sincronizao e comunicao de processos; escalonamento e controle dos processos; gerncia de memria; gerncia do sistema de arquivos; operaes de entrada e sada; contabilizao e segurana do sistema.

Linux
um sistema operacional Unix, multiusurio, multitarefa e multiprocessado, de livre distribuio, disponvel para equipamentos x86 (Intel e compatveis), Motorola 68K, Digital Alpha, Sparc, Mips e PowerPC, entre outros. uma implementao aderente ao POSIX (Portable Operating System Interface), ou seja, segue as indicaes do IEEE para sistemas abertos e portveis. O ncleo do Linux no utiliza cdigo proprietrio de qualquer espcie, sendo a maior parte de seu desenvolvimento feito sob o projeto GNU da Free Software Foundation, o que torna obrigatrio que binrios e fontes sejam distribudos conjuntamente.

Vantagens da utilizao do Linux


O Linux um Sistema Operacional livre e gratuito, pode ser instalado em quantas mquinas e quantas vezes forem necessrias com um nico pacote, sem que isso implique em delito a voc. um sistema reconhecido pela sua estabilidade e robustez. H registros de servidores Linux funcionando ininterruptamente h mais de 300 dias, o mximo que o Windows NT pode ficar ligado continuamente 157 dias. o Sistema Operacional que mais cresce no mundo proporcionalmente. Conta com dois ambientes de trabalho: o O Shell, que uma interface de trabalho por linha de comandos, similar ao DOS. o O X Window, com dezenas de opes de interface grfica, inclusive uma similar ao Windows 95 com melhorias. Existem milhares de desenvolvedores deste sistema espalhados pelo mundo, o que possibilita uma atualizao constante de softwares. O sistema multitarefa: permite realizar diferentes funes simultaneamente. Por exemplo: imprimir, editar um texto e enviar dados por modem. Faz a formatao de disquetes sem que a performance da mquina seja afetada. um sistema operacional multiusurio: permite o acesso ao sistema simultaneamente por mais de um usurio, normalmente, atravs de terminais. Possui multiprocessamento: um sistema que pode utilizar mltiplos processadores para executar um ou vrios programas.

Conta com criptografia forte, oferecendo a voc uma maior segurana. O Linux pode ser instalado em diversos perfis de mquinas, sem a necessidade de fazer configuraes dos softwares. O Linux oferece uma extensa lista de hardwares suportados, abrangendo interfaces SCSI, placas multiseriais, motherboards, notebooks, PCMCIA, etc. (http://www.conectiva.com.br/suporte/hardware). O Linux oferece diversas opes de interfaces grficas, com centenas de aplicativos, permitindo que o sistema seja mais flexvel e personalizvel. No existem vrus que atinjam o Linux, j que usurios comuns no tm acesso ao Kernel principal do sistema. Possui documentao duas a trs vezes maior do que todos os outros sistemas operacionais juntos, em portugus possui Grupos de Discusso trs vezes mais que outros sistemas operacionais. Conta com softwares de livre distribuio e com aplicaes comerciais.

Custo
O preo real de uma escolha de plataforma No somente o preo do hardware e do sistema operacional (onde Linux o claro vencedor), mas o preo do software adicional, servios e suporte requeridos para criar e operar esta estrutura. De qualquer forma muito representativo que, uma simples caixa de alguns reais ou mesmo um download da Internet, possa ser livremente instalado em quantos servidores e estaes se queira, sem que isso represente qualquer delito, tornando o software de alta qualidade acessvel a todo e qualquer usurio. Em relao aos softwares adicionais tais como tcp/ip, servidores web, servidores de correio eletrnico, software de administrao de rede, bancos de dados SQL, software de backup, e-mail, NFS, firewalls, etc... estes podem ser encontrados para Linux nos mais diversos formatos, ou seja, em verses de livre distribuio, shareware, freeware ou ainda aplicaes comerciais.

Segurana
Diversas ferramentas bsicas de segurana, como SSL, encriptao RSA, firewalls, alarmes de "tentativade-quebra", enpacotadores tcp, utilitrios para diagnsticos do nvel de segurana da rede, como SATAN e COPS, sistemas de arquivos encriptados, tneis IP, S/Key, Kerberos, etc. esto disponveis para Linux. A compatibilidade com padres estabelecidos h mais de duas dcadas e em constante evoluo, fazem do Linux ainda um sistema reconhecido pela sua estabilidade e robustez, dando uma maior segurana s redes que utilizam este produto.

Escalabilidade e Portabilidade
Linux oferece um claro caminho de escalabilidade: PCs Intel de 80386 a Pentium 3, Compaq Alphaservers, Sun Sparcs, RS6000 com PowerPC, Machistosh com Motorola, mquinas multiprocessadas, mquinas da Silicon Graphics com processadores MIPS e outros, so suportados no Linux. Isto significa que aplicaes desenvolvidas para Linux podem ser executadas em diversos perfis de mquinas, sem que haja necessidade de se reescrever os softwares.

Linux suporta ainda aplicaes DOS (Clipper, COBOL, Dataflex,...), aplicaes Windows 16 e 32 bits e softwares para plataformas SCO, Solaris para Intel, etc... Cada um destes suportado atravs de programas ou mdulos especficos como DOSEMU, Wine, iBCS, etc...

Suporte a Hardware
O Linux oferece uma extensa lista de hardwares suportados, abrangendo interfaces SCSI, placas multiseriais, motherboards, notebooks, PCMCIA,....

Amigabilidade
O Linux oferece diversas opes de interfaces grficas para o usurio, com centenas de aplicativos que podem ser executados em qualquer uma delas. Um administrador pode administrar usurios, discos, arquivos, rede, aplicaes, etc...., um usurio domstico pode jogar, acessar Internet ou um usurio corporativo pode editar textos, planilhas, tudo sem grandes alteraes em relao forma como isso sempre foi feito, porm com os novos adjetivos introduzidos pelo Linux: robustez, estabilidade, baixo custo, liberdade, performance, etc...

Interfaces Grficas
No Conectiva Linux, a cada vez que se acesse o sistema, pode-se optar pelo uso de uma das diversas interfaces disponveis: Gnome, KDE, WindowMaker, Fvwm, Fvwm2, AfterStep, Icewm

Notcias Linux Mercado : Crescimento do Linux no mercado de servidores


Fonte: Linux Today, postado em Wed Feb 28 23:07:48 2001 Segundo a pesquisa internacional do IDC relativa ao ano 2000, a participao do Linux no mercado de servidores cresceu de 25% para 27%, mantendo firmemente o segundo lugar e aproximando-se ainda mais dos 41% do Windows - e cada vez mais distante dos 17% do Netware e dos 14% dos outros Unix somados. Este artigo do news.com traz uma anlise relativamente neutra sobre o assunto. http://www.linux.trix.net/

O Futuro do Linux
A previso, segundo o IDC (International Data Corporation), que at 2003 as instalaes do Linux devam crescer em torno de 25% ao ano, enquanto outros sistemas para servidores aumentem apenas 12%. Confira abaixo um pequeno trecho de uma entrevista com o criador do Linux, Linus Torvalds. No futuro do Linux temos dois possveis cenrios. No primeiro, daqui a quatro anos, "Linux dominar as aplicaes cientficas e tcnicas e se tornar o sistema operacional preferido para servidores Web e estaes de trabalho. ...Pelas suas vantagens de custo e performance, tornase- o sistema padro para os computadores desktop. O segundo cenrio bem mais dramtico. Com o nmero de usurios de Linux crescendo, a Microsoft e outros desenvolvedores de software admitem a ascenso nesse mercado e comeam a escrever programas para ele. Logo, a completa vantagem no preo e da performance de Linux movem o sistema para o mercado de desktops."

A Exploso do Linux do Brasil


Nos ltimos tempos houve um grande alarde em torno do Sistema Operacional Linux, que at bem pouco tempo atrs era desconhecido pela grande maioria dos usurios, mas e por que este sucesso repentino? Este sistema, criado alguns anos atrs pelo finlands Linus Torvalds baseado no sistema Unix tem como principais pontos fortes a sua grande estabilidade e suas poucas exigncias em termos de hardware, mas apesar de tudo ele era um sistema restrito ao uso corporativo e a alguns usurios avanados devido a sua grande complexidade e falta de uma interface grfica eficiente. Mas isso tem mudado muito nos ltimos anos, principalmente depois que a empresa Conectiva lanou as verses "Tropicais" do Sistema (Parolin, Marumbi e recentemente a verso Guarani). Com as novas e eficiente interfaces grficas em portugus, o Linux comeou a se popularizar no Brasil em grande parte devido ao apoio da imprensa que tem divulgado o sistema exaustivamente. O Linux agora est se aproximando cada vez mais do grande pblico, apesar de algumas pessoas ainda considerarem o processo de instalao um pouco complicado. As interfaces grficas utilizadas (principalmente a KDE) so bastante parecidas com o Windows, o que facilita ainda mais o uso para quem j estava acostumado com o sistema da Microsoft. Outro dos principais obstculos popularizao do Linux que era a falta de aplicativos (os aplicativos Windows no so compatveis com o Linux) j est sendo resolvido, pois grandes empresas como a Corel j perceberam a importncia do Linux e esto lanando programas especficos para esta plataforma, sem contar que para quem necessita de uma sute de programas como o Office, j tem a disposio o programa StarOffice que similar a sute da Microsoft e pode ser encontrado em http://www.stardivision.com/. No Brasil, algumas empresas j esto oferecendo micros com o sistema Linux pr instalado como a Tropcom e a Byte On, e a IBM j anunciou a disponibilidade de servidores e desktops corporativos com o Guarani instalado. Esta "cruzada" rumo a popularizao do Linux muito saudvel para todos, pois durante anos houve um domnio completo da Microsoft em todos os sentidos, e finalmente existe uma opo de

escolha. Em muitos aspectos, o Linux melhor do que o Windows, resta saber se ele vai chegar a ameaar de forma direta hegemonia da empresa de Bill Gates no mundo dos computadores.

Unix
Histrico
1965 - Projeto Multics : GE + MIT + AT&T (Bell Labs). AT&T abandona o projeto, deixando Ken Thompson e Dennis Ritchie sem um ambiente de desenvolvimento. Estes propem a compra de um novo computador, proposta rejeitada. Resolvem criar um software bsico para um computador PDP7, que estava encostado. Obs : Bill Gates tinha 10 anos. 1969 - Unix no PDP-7 (escrito em assembly). 1970 - Dennis Ritchie cria a linguagem C. 1971 - Unix adaptado ao PDP-11 1973 - Sistema reescrito em C, dando portabilidade e multiprogramao. 1974 - Artigo descrevendo o Sistema populariza o Unix no meio acadmico (principalmente em Berkeley) 1978 - Verso 7 - primeiro sistema transportvel. 1981 - System III - primeiro sistema comercial

Caractersticas
Portabilidade Multiusurio / multitarefa Processamento simultneo Sistema de arquivos Hierrquico Independencia de Dispositivos e Arquivos, operaes de E/S funcionam da mesma forma que arquivos comuns ( cp teste.txt /dev/lp ) Shell Pipeline Modularidade Maturidade

Vangatens X Desvantagens
Vantagens o Conceitos bsicos coerentes o Documentao vasta e precisa o Ambiente adequado para desenvolvimento o Integrao (sistemas de rede slidos) Desvantagens o Pouco amigvel o Difcil aprendizagem o Sistema grande

Possui trs caractersticas importantes; um kernel, a shell e um sistema de arquivos ( filesystem). Kernel: O kernel (ncleo) est no centro de todo sistema UNIX e carregado sempre que o sistema inicializado - o que se chama boot do sistema. Ele gerencia todos os recursos do sistema, apresentando-os para voc e todos os outros usurios como um sistema coerente. Voc no precisa saber nada sobre o kernel para usar um sistema UNIX. o gerente do Sistema de Arquivos, Gerente de processos, gerente de I/O, gerente de memria e gerente de recursos. Entre as funes desempenhadas pelo kernel esto: gerenciar a memria da mquina e aloc-la aos processos. escalonar o trabalho feito pela CPU para que o trabalho de cada usurio seja efetuado o mais eficientemente possvel. organizar a transferncia de dados de um ponto da mquina para outro. aceitar instrues da shell e execut-los. assegurar as permisses de acesso que esto no sistema de arquivos

Shell: Sempre que voc faz um login em um sistema Unix voc colocado em um programa chamado. Pode-se ver seu prompt no canto inferior esquerdo de sua tela. Para realizar qualquer trabalho, voc entra comandos nesse prompt. A shell age como um interpretador de comandos; ela pega cada comando e o passa ao kernel do sistema operacional para que ele atue. Ela ento mostra os resultados dessa operao na tela. Existe o Bourne shell (sh) - C shell (csh) - Korn shell (ksh) - TC shell (tcsh) - Bourne Again shell (bash) UNIX file system: Um file system um mtodo lgico de organizar e armazenar grande quantidade de informaes de maneira fcil de gerenciar. O arquivo a menor unidade de armazenamento de informaes. O file system do UNIX tem diversas caractersticas importantes. Diversos tipos de arquivo Estrutura do file system Seu diretrio home Seu diretrio atual Pathnames Permisses de acesso

Uma estrutura hierrquica, chamada rvore de diretrio

/ (root) ________________________ | | | /bin /usr /tmp |

________________________ | | | /bin /sbin /x.doc


tratamento consistente dos dados do arquivo habilidade de criar e deletar arquivos proteo dos dados do arquivo tratamento de devices perifricos como arquivos

Gerenciamento de Memria
Endereamento de memria Paginao por demanda Memria compartilhada

Processos
Programa em execuo Estados de um Processo READY RUNNING WAITING

Modos
Usurio Kernel

Estruturas de Dados
Tabelas coordenadas pelo Kernel dos programas que esto rodando Contm dados necessrios quando o processo no est rodando

Chamadas de Sistema
Permitem acesso controlado ao kernel do sistema operacional

Implementao
BSD

System V

Padres
POSIX (Portable Operating System Interface) OSF (Open Software Foundation) X/OPEN Open Group

Sistemas Comerciais
HP-UX 11.0 (HP) AIX 4.1.4 (IBM) Solaris 2.4 (SUN)

Sistemas de Domnio Pblico


LINUX FreeBSD 386BSD NetBSD

Gerenciamento
1. Inicializando e Finalizando o Sistema Processo de boot - testa o hardware - carrega e executa o S.O. - configura os perifricos - montagem e disponibilizao do sistema de arquivos Encerramento do sistema - reboot - shutdown - sync halt

2. Instalao do Sistema Obter informaes da mquina e da rede Definio do tamanho das parties dos discos e seus respectivos pontos de montagem

3. Segurana Controlar o acesso a recursos de informao, terminais e dispositivos de entrada e sada Configurar senhas acesso Instalar pacotes de software Auditar aes de usurios

Segurana -Ferramentas teis npasswd cops

tripwire watcher tcpwrapper kerberos

4. Sistemas de Arquivos /etc - arquivo de configurao /bin - link simblico para o usr/bin /sbin - mantm arquivos para o boot da mquina /dev - arquivos especiais /tmp - contm arquivos temporrios /home - arquivos de dados dos usurios /usr/bin - comandos de usurios /var - arquivos que variam de mquina para mquina

5. Gerenciamento de processos ps kill & nice renice

6. Backup Capacidade de recuperao de desastres Verificar os backups periodicamente Verificar o sistema de arquivos antes do backup Fazer backup em horrios de pouca atividade no sistema Sempre fazer backup do sistema antes de fazer alteraes substanciais

Redes
1. DNS (Domain Name Service): Sistema hierrquico de resoluo de nomes 2. NIS (Network Information Service): Base de dados distribuda que permite a manuteno consistente de arquivos de configurao atravs da rede. Os principais arquivos convertidos em mapas pelo NIS so: - /etc/passwd - /etc/group - /etc/ethers - /etc/hosts 3. NFS (Network File System): Permite que sistemas de arquivos sejam montados em mquinas remotas 4. Mail: O sistema de entrega de mail consiste de uma interface com usurio, um programa de roteamento de mensagem, e um programa de entrega de mensagens

Interface com o usurio Programa de roteamento (sendmail) Entregadores de mensagens (mailers) - Bellmail envia mensagens localmente - SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)

Windows NT
O que Windows NT?
O Windows NT um sistema operacional para estaes de trabalho e servidores. Utiliza novas tecnologias, um sistema multitarefa de 32 bits com alto nvel de segurana, capaz de executar uma grande variedade de programas, podendo ser executado em mquinas de diferentes fabricantes. Alm da adaptabilidade do NT e do seu ambiente robusto, o NT foi projetado sob o modelo cliente-servidor, tanto interna como externamente. Cliente: um nico computador de usurio que executa geralmente um processo e faz conexes de rede para acesso ao servidor. Servidor: um computador multitarefa que executa vrios processos simultaneamente. Servidores so projetados para uma funo especfica de prover informaes para vrios outros micros simultaneamente. Suas principais funes so: servir arquivos, impresso, banco de dados e comunicao aos usurios da rede.

O que um Sistema Operacional?


O Sistema Operacional o programa que faz a interface entre o micro e o usurio. Este programa age como um tradutor, captando os cdigos gerados pelos programas e transformando em comandos que o computador pode entender e executar. O DOS foi o sistema operacional mais popular para micros PC compatveis, Windows 3.x foi o ambiente grfico que rodava sob o DOS (ele no substitua o DOS pois o Windows 3.x no era um Sistema Operacional). Como o Windows NT, entretanto, a interface grfica e o Sistema Operacional esto juntos. As vantagens so simples: foi eliminada uma camada onde cdigos eram necessrios para traduzir comandos entre o Sistema Operacional e a interface grfica.

Quais as vantagens do Windows NT?


O Windows NT (New Technology) um Sistema Operacional multitarefa, ou seja, capaz de executar vrios programas simultaneamente, e cada programa pode executar vrios processos. Por exemplo: voc pode copiar arquivos, imprimir um texto e trabalhar em uma planilha simultaneamente, enquanto seu computador recebe uma atualizao de antivrus. um sistema operacional multiplataforma, ou seja, pode ser instalado em computadores com processadores diferentes como Intel ou DECAlpha e pode executar programas escritos para outros Sistemas Operacionais. O Windows NT bastante seguro em relao travamento e crashs. O NT separa cada programa em

reas de memria diferentes, sendo que uma aplicao no interfere na execuo de outras.

Segurana do NT
Outra razo para a estabilidade do NT sua rgida segurana. De acordo com critrios de segurana nvel C2 do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, os endereos de memria devem ser protegidos de tal forma que uma aplicao no deve usar o mesmo endereo de outra. O Windows NT tem este nvel de segurana e como resultado, aplicaes executadas sob o NT so executadas em um espao nico de memria. Isto significa que se esta aplicao travar, somente aquela aplicao ser afetada. Em outros sistemas operacionais, a falha em uma aplicao pode afetar todo o sistema sendo necessrio desligar o micro. Com o Windows NT, basta teclar CTRL + ALT + DEL e finalizar o programa que est travado, mantendo o micro ligado e os outros programas intactos.

A interface do NT com o usurio


Diferente das verses anteriores do Windows 3.x e da verso 3.x no prprio NT, o Windows NT 4.0 usa uma interface grfica quase idntica do Windows 95. Isto significa que voc pode acessar documentos (ou arquivos) diretamente, sem a necessidade de previamente carregar um programa.

Principais Caractersticas
rea de trabalho: Representada pela tela de seu micro logo que o NT carregado, esta a rea central de onde pode-se executar a maioria dos programas. Selecionando os cones desta tela, voc pode executar um programa, visualizar os discos do seu computador, conectar-se a outro micro na rede, abrir arquivos e pastas. Atalhos: Atalhos so vnculos ou chamadas para outros arquivos (programas, arquivos, pastas, servios, etc.) que podem ser inseridos em sua rea de trabalho. Os menus Menus Pop-up ou menus Menus de Atalho: A grande maioria dos cones no NT possui um menu pop-up que pode ser acessado clicando o boto direito do mouse sobre aquele cone. Muitos dos recursos disponveis podem ser encontrados no menu pop-up. Experimente clicar com o boto direito do mouse sobre qualquer cone do ambiente Windows NT. O boto e o Menu Iniciar: Com sugere o prprio nome, clique com o mouse sobre este boto para comear a utilizar o Windows NT. Se voc quer executar um programa, encontrar um arquivo, configurar e personalizar o seu NT, basta clicar no boto iniciar, selecionar uma opo e seguir o menu tipo cascata, movendo o ponteiro do mouse sobre a faixa azul. Explorer: Bem parecido com o antigo Gerenciador de arquivos do Windows 3.x, o programa Explorer permite total gerenciamento dos seus arquivos e de suas pastas, mostrando uma rvore hierrquica das mesmas, permitindo criar novas pastas, renome-las, copiar, apagar, renomear arquivos, verificar espaos livres e tamanhos de arquivos e discos, alm de outras tarefas importantes. sem dvida um dos programas mais importantes do Windows NT, quanto mais voc se familiarizar com este ambiente, mais vai usar o programa Explorer.

Iniciando uma Sesso


Auto-Teste: Ao ligar o micro, o sistema executa uma rotina automtica de testes que verifica se o

sistema est funcionando corretamente; o sistema operacional carregado e, durante este processo, vrias mensagens aparecem na tela. Selecionando um modo de operao: O NT permite a escolha entre duas opes bsicas. Automaticamente, aps alguns segundos ser escolhida a primeira opo (Windows NT Workstation 4.0). Escolha a segunda opo (Windows NT Workstation 4.0 [modo VGA]) caso tenha que alterar o modo de exibio em vdeo ou caso esteja trabalhando em um Notebook que no suporte as configuraes avanadas de vdeo. A tela de logon: Neste momento aparecer uma tela azul do Windows NT e logo a seguir a tela abaixo, onde o NT solicita que voc pressione as trs teclas CTRL + ALT + DEL simultaneamente para efetuar o logon. Efetuando logon na rede: Logon o procedimento inicial atravs do qual o usurio se conecta rede. Com o Windows NT, ser mostrada uma tela de logon. Este o primeiro passo para o processo de segurana do NT. Somente com um usurio cadastrado e uma senha possvel acessar os recursos do NT.

Quando o NT mostra a tela, voc deve entrar com o nome do usurio, a senha e o Domnio. Com a instalao do Windows NT, seu disco rgido local dividido em 3 parties: C:, D: e E: A partio C a rea de Boot onde esto os programas que somente permitem a inicializao do seu micro. A partio D a rea do Sistema Operacional onde est instalado o Windows NT. A partio E a rea de Aplicativos e Dados onde voc poder salvar seus dados e os arquivos gerados pelos aplicativos. Esta rea do disco acessada pelo cone Pessoal Local.

Curiosidade
Windows NT, um sistema seguro As parties C, D e E tem formato NTFS (New Technology File System) formato exclusivo do Sistema Operacional Windows NT, no podendo ser acessada por outro sistema caso o disco seja removido do micro.

Comparativo
O Unix e o NT so surpreendentemente iguais no projeto e nas capacidades, mas suas diferenas so significativas. Ambos oferecem texto e aplicativos grficos. Ambos os sistemas operacionais do aos aplicativos um espao de endereamento virtual protegido no qual rodam. Ambos do suporte a CPUs mltiplas e a processos leves. Ambos rodam em uma variedade de plataformas, embora o Unix o faa com muito mais delas. Ambos suportam sistemas de arquivos avanados com longos nomes. Ambos oferecem um poderoso compartilhamento de arquivo e outros servios de rede similares. O Windows NT desfruta de fato da vantagem da hegemonia da Microsoft, principalmente do controle central estrito do sistema operacional e de suas APIs. Um desenvolvedor pode escrever um aplicativo Windows NT uma vez e redigi-lo a uma CPU diferente s com um recompilamento. Isso verdadeiro no Unix apenas com

os aplicativos mais simples. O NT tambm deixa que os desenvolvedores enfoquem software de 32 bits para Windows 3.1 e Windows 95. A nascente base instalada do NT torna mais fcil localizar drivers de dispositivos e, cada vez mais, o vital e bem escrito software de domnio pblico que provocou inveja entre os usurios de Unix. O Unix ainda tem uma margem nos recursos distribudos, com a capacidade de compartilhar aplicativos, arquivos, impressoras e modems e procedimentos remotos atravs de conexes LAN e WAN. O Unix e-mail o padro Internet, e a rede TCP/IP mais madura no Unix. Contudo, o mtodo de compartilhamento de arquivos do Windows NT geralmente mais rpido e mais eficiente do que o NFS. Ele tambm serve arquivos e impressoras para clientes Windows, Windows 95 e clientes Macintosh sem a exigncia de um software opcional. Atualmente, o Unix tem uma reserva de mercado para servir aplicaes. Se possvel obter um acesso a um host Unix atravs de qualquer conexo de rede LAN ou WAN, pode se recorrer a todos os seus servios. Falta ainda ao Windows NT - no inerentemente um sistema multiusurio - a capacidade nativa de compartilhar aplicaes grficas nas conexes de redes, uma falha que tambm torna mais difcil realizar a administrao remota. Esta uma das deficincias mais srias do NT. Ele precisa de uma implementao consistente no nvel do sistema operacional. No nvel mais baixo, ambos os sistemas operacionais do suporte a RPC (Remote Procedure Calls Chamadas de Procedimentos Remotos ), e os padres de compartilhamento de objetivos rapidamente se desenvolvem em ambos. No entanto, o Windows NT ir levar uma vantagem: a Microsoft quem cria os padres. Os desenvolvedores, portanto, no se sentiram confusos no que diz respeito a qual mtodo de compartilhamento de objeto implementar. Entretanto, at que a Microsoft apare as arestas de seu aplicativo de rede e de servios objetivos, o Unix , no geral, o melhor servidor de aplicaes. No domnio de compartilhamento de arquivos e impresses, o Netware ainda reina absoluto - mas o Windows NT est se aproximando rpido. O Unix mal surge no radar e est desaparecendo rapidamente. A rede nativa do NT cobre todas as bases: PC/Windows, Macintosh e TCP/IP (mais o compartilhamento de arquivo NFS exige um software). Nenhuma implementao Unix pode rivalizar com a facilidade do concorrente no setup e gerenciamento. verdade que o Unix tem utilitrios melhores, mas o seu compartilhamento de arquivos e impressoras ainda se encontra nos primeiros passos, se comparado ao Windows NT. O NFS o padro Unix para o compartilhamento de arquivos e, recentemente, recebeu otimizaes. Mesmos com estas ltimas, os usurios e administradores acham o servio de arquivos de NT mais rpidos e menos problemticos. Os PCs Windows exigem que um software especial trabalhe como cliente NFS, e apenas algumas poucas implementaes Windows NFS proporcionam os benefcios da rede nativa do Windows/Windows NT. O NT claramente a melhor escolha para o compartilhamento de arquivos e impressora. O Unix uma escolha bem respeitvel para servidores de banco de dados. Porm, o NT ganhou reputao pela implementao e gerenciamento mais fceis, alm de desenvolver uma operao " prova de balas".

Integrao
Vejamos algumas tabelas comparativas.

DESCRIO Instalao de Aplicativos Padro (rede e local) Deteco Automtica de Hardware Protocolos de Redes Mltiplos Compartilhamento de Arquivos Windows SMB Compartilhamento de Arquivos Macintosh

UNIX

NT

No

Sim

Alguma Opcional

Sim Sim

Opcional

Sim

Opcional

Sim

Compartilhamento de Arquivos Unix NFS

Sim

Opcion al

Suporte ao Driver de Dispositivo do Fabricante (PC)

Ruim

Bom

O Windows NT mais rpido na instalao porque menor do que a maioria dos Unix. O suporte a arquivos e impresso padro Macintosh do NT uma vantagem para as empresas de plataformas mistas, e normalmente mais fcil se encontrar drivers de dispositivos NT para novos hardwares.

Segurana
DESCRIO UNIX NT Si m Si m 1 Si m

Logon do Usurio Requerido

Sim

Permisses de Acesso no Nvel de Arquivo

Sim

Listas de Controle de Acesso ao Arquivo

Poucos

2 Si m Si m

Auditoria de Segurana

Maioria

Acesso Baseado no Cargo

Poucos

1. Tanto o NT quanto o Unix oferecem leitura, escrita e executam permisses em cada arquivo. O NT acrescenta "assuma a prioridade" e "permisso de mudana" a estes recursos. 2. As listas de controle de acesso do Windows NT se aplicam no apenas aos arquivos, mas a todos os objetos gerenciados pelo sistema operacional. O Windows NT tem excelentes recursos de segurana padro. As implementaes comerciais do Unix oferecem nveis variados de segurana, mas nenhum pode rivalizar com a interface de administrao simples do NT.

Gerenciabilidade

DESCRIO Ferramentas de gerenciamento grfico e de texto

UNIX

NT

Maioria

No

Administrao Remota e diagnsticos

Sim

Opcion al

Gerenciamento de Volume Grfico

Opcion al Opcion al Poucos

Sim

Gerenciamento de Volume Grfico

Sim

DHCP

Sim

O Unix mais fcil de gerenciar distncia do que o Windows NT, mas um usurio no console ir achar o NT muito mais fcil de administrar. O DHCP faz com que acrescentar um host a uma LAN seja to simples

quanto ligar um cabo.

Escalabilidade

DESCRIO Suporte a Multiplataforma

UNIX Alguns

NT Sim Sim
*

Suporte a Multiprocessador

Alguns

Edio Somente no Cliente Suporte a aplicativos MS-DOS Suporte a aplicativos Windows de 16 bits Suporte a Aplicativos Windows de 32 bits Suporte a Aplicativos Posix Suporte a Aplicativos X Windows
*

Alguns Sim Limitado No Sim Sim


32

Sim Sim Sim Sim Sim no


processadores

At

O NT e a maior parte do Unix permitem que se acrescentem CPUs do mesmo tipo ou se use uma CPU mais rpida. O NT roda com cdigo-fonte idntico atravs dos tipos de CPUs. O NT tem uma estao de trabalho e uma edio de servidor. Alguns Unix oferecem arquivos e servios com menos recursos intensivos. Os aplicativos DOS e Windows de 16 bits exigem uma CPU Intel no software

Confiabilidade
DESCRIO Proteo Memria por Processo Sistema de Arquivo Recupervel UNIX Sim Poucos NT Sim Sim

Diagnsticos Remotos

Sim

Opcion al

Gerenciamento de Volume de Armazenamento Criao de Faixas e Espelhamento de Disco

Opcional

Sim

Opcional

Sim

Tanto o Unix quanto o NT se beneficiam de projetos maduros e a maioria os considera estveis. Os sistemas Unix devem melhor para se elevar ao excelente padro de tolerncia a falhas em disco do NT. O Windows NT est ganhando terreno rpido e os utilitrios e servios gratuito de que os usurios do Unix desfrutam iro abrir caminho at o NT. Enfim, no h nenhuma resposta definitiva sobre qual sistema operacional melhor. Os especialistas que queiram criar a melhor soluo possvel para um dado problema empresarial devem ser inteligentes e ter mente aberta o suficiente para adotar um dos sistemas ou ambos.

Caracterstica

S.O. LINUX O Linux um Sistema Operacional livre e gratuito

S.O. UNIX O custo de hospedagem menor do que o NT

S.O. WINDOWS NT O custo de hospedagem maior do que o UNIX

Custo

Linguagem

O sistema de CGI (Common Gateway Interface) no Windows NT mais simples e rpido. Voc pode Para desenvolver qualquer Para desenvolver qualquer desenvolver uma pgina html comum, tipo de CGI (Common tipo de CGI (Common Gateway adicionar cdigo VBScript e salv-la Gateway Interface) deve-se Interface) deve-se utilizar a com a extenso .ASP. A vantagem a utilizar a linguagem PERL. linguagem PERL. cultura e o legado que j existe de Visual Basic ou at mesmo o velho Basic. Vrias empresas desenvolvem seu prprio sistema Unix. Existe o HP-UX da HP, AIX da IBM, o Solaris da Sun, o desenvolvido nica e exclusivamente FreeBSD que gratuito e o pela Microsoft. Linux que possui o cdigo fonte disponvel pra quem quiser.

Existem milhares de desenvolvedores deste sistema espalhados pelo Desenvolvedor mundo, o que possibilita uma atualizao constante de softwares.

Letras Maisculas/ Minsculas

O nome das pginas so sensveis a letras maisculas e minsculas (mypage.html diferente de MyPage.HTML). Os comandos so todos em letras minsculas. Sim Sim

O nome das pginas so sensveis a letras maisculas e No existe diferena entre letras minsculas (mypage.html minsculas e maisculas (mypage.html diferente de MyPage.HTML). igual a MyPage.HTML). Os comandos so todos em letras minsculas.

Multitarefa Multiusurio

Sim Sim

Sim Sim

Concluso
A partir do estudo realizado neste trabalho, conclumos que no existe uma regra para a escolha de um Sistema Operacional, pois existem vrios fatores que, somados, definem o melhor sistema a ser utilizado, tais como a estabilidade, a escalabilidade, robustez, o custo, softwares adicionais e suporte.

Matria da Revista Forbes Brasil: Duelo Anunciado DUELO ANUNCIADO


Windows e Linux travam sua batalha real no mercado brasileiro Por Andrea Giardino Um concorrente modesto, que jamais ameaou a hegemonia da Microsoft, comea a deixar preocupados os executivos brasileiros do maior fabricante de software do mundo. Por trs dessa preocupao, est a megaoperao, anunciada recentemente pelo governo federal, de compra de aproximadamente 300.000 computadores para equipar hospitais e escolas pblicas. O governo pretende gastar 1 bilho de reais com esse programa nos prximos dois anos. A Microsoft tenta convencer de que seu sistema operacional Windows, presente em mais de 80% dos computadores existentes no mundo, o mais adequado para equipar essas mquinas. Essse tipo de trabalho, que antes era feito com pouca frequncia pelo pessoal da Microsoft brasileira, tornou-se necessrio porque vem crescendo dentro do governo a corrente dos que desejam ver os computadores equipados com o sistema operacional Linux. Se Braslia optar pelo Linux, argumentam os defensores da idia, poder usar o mesmo bilho de reais para comprar 400.000 mquinas 100.000 a mais do que comprar se preferir o software da Microsoft. O pessoal da Microsoft acusou o golpe, e a preocupao com a ofensiva pr-Linux chegou ao altssimo comando da companhia. No final de fevereiro, pouco depois do anncio do programa brasileiro, o principal acionista da empresa, Bill Gates, telefonou para o ministro das Comunicaes, Pimenta da Veiga. Gates elogiou a iniciativa do governo e se mostrou disposto a visitar o Brasil para conhecer o programa. Edital O telefonema a Pimenta se explica por uma razo bvia. O dinheiro para a compra dos computadores sair do Fundo de Universalizao das Telecomunicaes, formado com 1% da receita de todas as operadoras de telefonia do pas. uma dinheiro que o Malan no controla, diz Pimenta, em tom

de brincadeira. A corrente anti-Microsoft formada por tcnicos do Ministrio das Comunicaes, por pesquisadores de universidades pblicas e, claro, pelo pessoal da Conectiva, empresa do Paran que distribui o Linux no Brasil. Cada vez mais desinibido em suas pregaes, esse pessoal acha que ainda h tempo, inclusive, para alterar os termos da proposta do edital publicado na internet pela Agncia Nacional de Telecomunicaes, responsvel pela coordenao do processo. O edital diz que o Windows deve estar presente em pelo menos 200 mquinas. Esse o nmero de PCs que ficar disposio dos estudantes. Adotamos o modelo do Ministrio da educao, que comprou computadores com o Windows para algumas escolas, afirma o diretor da Anatel, Renato Guerreiro. Mas isso pode ser mudado. Essa discusso abrange interesses muito maiores do que os valores envolvidos no contrato de compra dos PCs. Os softwares gratuitos esto sendo considerados o caminho natural da prxima onda tecnolgica. Num pas como o Brasil, a disseminao da cultura do software gratuito e livre pode ser muito importante para a formao de uma nova gerao de profissionais, afirma o americano Richard Stallman, o guru desse modelo. A questo um pouco mais sria. Enquanto um programa Windows e outros softwares, como o Office, so vendidos no varejo por cerca de 700 reais, a cpia do Linux instalada de graa nas mquinas. Suporte At a, ponto para o Linux. A questo que, depois de instalado, o governo teria de pagar por ano, a ttulo de suporte tcnico, a quantia de 40 reais por mquina. Por essa conta, a Conectiva, que representa a Linux no Brasil, receberia 8 milhes de reais para manter funcionando as mquinas disposio dos estudantes. Mesmo assim, sairia muito mais barato do que o programa da Microsoft, defende Sandro Henrique Nunes, diretor da Conectiva. O governo mantm uma postura discreta diante da briga. Estamos dispostos a estudar qualquer proposta, diz o ministro Pimenta. A Microsoft, oficialmente, no se manifesta. A empresa quer falar pouco para no alimentar o adversrio com argumentos. Nos bastidores, o pessoal da empresa tem suado a camisa para no perder espao no mercado brasileiro. Essa seria uma das razes da chegada ao Brasil, prevista para at o fim deste ms, de Orlando Ayala, o executivo responsvel por toda a estratgia de marketing e vendas da companhia no mundo. Teria partido do alto comando da companhia a ordem para que o escritrio da Microsoft em Braslia acompanhasse todos os passos do concorrente e mantivesse desobstrudo o canal com o ministrio. Mesmo no tratando desse assunto em pblico, a Microsoft desenvolve uma estratgia para anular os argumentos da Conectiva, qual acusa de jogar para a platia e tentar confundir a opinio pblica. A companhia garante que nem de longe tem idia de vender o Windows pelo mesmo preo do varejo. A briga promete esquentar nos prximos dias e colocar o Brasil no centro de uma discusso que est adiantada em outros pases. H algumas experincias com softwares abertos no mundo. Pases como a Frana e capitais como a Cidade do Mxico decidiram usar esses sistemas na administrao pblica. No Brasil, o governo do Rio Grande do Sul tem inteno de espalhar esses programas em toda a estrutura administrativa. No Recife, uma lei determina que os computadores da prefeitura tenham softwares como o Linux. A discusso est apenas comeando. Forbes Brasil, Editora Camelot, Ano 2, no 13, 28 de Maro de 2001, Revista Quinzenal de Negcios, pg.2829.

Glossrio
API: Apache Module API CIFS: a abreviao do chamado "Common Internet File System" um padro de sistema de arquivos para a Internet. (Nota do editor: uma modificao do mais conhecido SMB) DNS: Domain Name Server: Sistema hierrquico de resoluo de nomes Firewall: (Parede de Fogo) Medida de segurana que pode ser implementada para limitar o acesso de terceiros a um determinada rede ligada Internet. Os mecanismos de implementao so variados, percorrendo variados tipos de controle pr software ou hardware. Num caso limite, a nica coisa que uma firewall poderia deixar passar de um lado (rede local) para o outro (resto da Internet) era o correio eletrnico (podendo mesmo filtrar correio de/para determinado stio). Freeware - Software distribudo em regime gratuito, mas segundo alguns princpios gerais como a impossibilidade de alterao de qualquer parte para posterior distribuio, impossibilidade de venda, etc. FTP: File Transfer Protocol. Designa o principal protocolo de transferncia de arquivos usado na Internet, ou ento um programa que usa esse protocolo. IDC: International Data Corporation ISP: Internet Service Provider Provedor de Servio de Internet Kernel: (ncleo) est no centro de todo sistema UNIX e carregado sempre que o sistema inicializado - o que se chama boot do sistema. NIS: Network Information Service NFS: Network File System (O Network File System o protocolo de compartilhamento de arquivos remotos desenvolvido pela Sun Microsystems. Faz parte da famlia de protocolos TCP/IP NTFS: New Technology File System POSIX: Portable Operating System Interface PROXY: Procurao, em portugus. Um servidor (programa) proxy (ou com capacidades de proxy) recebe pedidos de computadores ligados sua rede e, caso necessrio, efectua esses mesmos pedidos (de HTTP, Finger, etc.) ao exterior dessa rede (nomeadamente, a resto da Internet), usando como identificao o seu prprio nmero IP e no o nmero IP do computador que requisitou o servio. til quando no se dispem de nmeros IP registados numa rede interna ou por questes de segurana. RPC (Remote Procedure Calls): Chamados de procedimentos remotos. SHAREWARE: Software que distribudo livremente, desde que seja mantido o seu formato original, sem modificaes, e seja dado o devido crdito ao seu autor. Normalmente, foi feito para ser testado durante um curto perodo de tempo (perodo de teste/avaliao) e, caso seja utilizado, o utilizador tem a obrigao moral de enviar o pagamento ao seu autor (na ordem de algumas poucas - dezenas de dlares). Quando feito o registo, normal receber-se um manual impresso do programa, assim como uma verso melhorada, possibilidade de assistncia tcnica e informaes acerca de novas verses. SMB (Server Message Block): um protocolo cliente/servidor que prov compartilhamento de impressoras e de arquivos entre computadores. Alm disso, o SMB pode compartilhar portas seriais ou mesmo tens abstratos de comunicaes, tais como "named pipes" ou "mail slots". TCP/IP - Conjunto de protocolos da Internet, definindo como se processam as comunicaes entre os vrios computadores. Pode ser implementado em virtualmente qualquer tipo de computador, pois independente do hardware. Geralmente, para alem dos protocolos TCP e IP (porventura os 2 mais importantes), o nome TCP/IP designa tambm o conjunto dos restantes protocolos Internet: UDP, ICMP, etc.

Bibliografia
http://www.ufsc.br/scra/jussara/ http://felipekz.vila.bol.com.br/menu.htm http://www.principal.com.br/compunixnt.asp http://inf.upf.tche.br/home/trabalhos/trab_98-2/ari/Nt.htm http://www.officecompany.com/clientes.htm http://java.icmsc.sc.usp.br/homework/os_course/homework.2nd.1999/assignments/2/atecubanos/4rd capitulo.html http://www.conectiva.com.br/produtos/cl51/ http://www.fsnet.com.br/~vb/unix.htm#Integrao http://www.convex.com.br/personal/adsnet/dicionar.htm http://www.sdssolution.com.br/glossario.htm

.:: artigos :: trabalhos :: cult.inutilidades :: links.interessantes ::. .:: revistas.anteriores :: os.bastidores :: fale.conosco :: home ::.

Vous aimerez peut-être aussi