Vous êtes sur la page 1sur 4

REFORMA ORTOGRFICA

A reforma ortogrfica da Lngua Portuguesa, que entrou em vigor em 1/01/09, promove mudanas no alfabeto, em algumas regras de acentuao e nos critrios para uso do hfen. Veja a seguir o que mudou.

b) Quando a primeira letra da outra palavra comea com H . Anti-higinico, super-homem, mega-hotel, sobre-humano . EXCEES: subumano, coabitar c) Quando a ltima letra do prefixo e a primeira da segunda palavra so iguais . Micro-ondas, anti-inflamatrio, inter-regional . EXCEES: palavras com pre, re e co: preexistente, reeditar, cooperao d) Com bem e mal antes de vogais . Bem-intencionado, bem-amado, bem-afamado . Mal-educado, mal-afortunado, mal-acabado EXCEES: diferentemente do prefixo mal, bem tem hfen antes de palavras iniciadas com outras letras em alguns casos: . Bem-criado (malcriado), bem-nascido (malnascido), bem-visto (malvisto), bem-vindo

MUDANAS NO ALFABETO
Oficializou-se o uso das letras K, W e Y no alfabeto, que fica assim: ABCDEFGHIJKLMNOPQ RSUWXYZ

MUDANAS NA ACENTUAO
a) Extingue-se o trema . Frequncia, aguentar, tranquilo, ensanguentado, quinqunio b) Cai o acento circunflexo das palavras terminadas em oo e ee: Voo, leem, enjoo, perdoo, creem, zoo, veem, magoo c) Cai o acento diferencial das seguintes palavras: . Para (verbo parar) . Pelo (cabelo) . Pera (fruta) . Polo (extremo / modalidade esportiva) . Pela (verbo pelar) d) Cai o acento agudo no U das seguintes palavras: . Arguis (verbo arguir), argue, arguem . Redarguir (verbo redarguir), redargue, redarguem e) Cai o acento agudo nos ditongos EI e OI na penltima slaba . Ideia, europeia, estreia, geleia, centopeia, Eritreia, colmeia . Boia, apoia, paranoico, heroico, alcaloide, tabloide f) Cai o acento agudo nos I e U fortes depois de ditongos . Feiura, baiuca, bocaiuva, cauila, boiuno

MUDANAS NO USO DO HFEN EM PALAVRAS COM PALAVRAS COMPOSTAS


No se usa hfen: a) Quando h elemento de ligao (preposio, artigo, pronome) . P de cabra, dia a dia, fim de semana, passo a passo, cara de pau, olho de sogra, quartas de final EXCEES: Nomes de espcies animais e botnicas e palavras com apstrofo . Cravo-da-ndia, pimenta-de-cheiro, bem-te-vi . Caixa-dgua, p-dgua Palavras compostas: usa-se hfen a) Quando no h elemento de ligao entre as palavras . Segunda-feira, mesa-redonda, guarda-chuva, porta-malas, arco-ris EXCEES: Palavras em que se perdeu o sentido de composio . Paraquedas, mandachuva, girassol, passatempo

USO DO HFEN
A principal modificao na regra do hfen originou-se da unificao de normas para prefixos falsos e prefixos verdadeiros. Prefixo falso aquele que, na lngua de origem (grego e latim), no era prefixo e sim palavra autnoma. Exemplos de prefixos falsos: MACRO, MICRO, TELE, BI, TRI, MULTI, MINI... J os prefixos verdadeiros admitiam e continuam aceitando hfen, em certas condies. Exemplos de prefixos verdadeiros: INTER, EX, INFRA, VICE...

EXERCCIOS DE APLICAO
1 Identifique a alternativa em que h um vocbulo cuja grafia no atende ao previsto no Acordo Ortogrfico: a) aguentar tranquilidade delinquente arguir averiguemos; b) cinquenta aguemos lingustica equestre eloquentemente; c) apaziguei frequncia arguio delinquncia sequestro; d) averiguei inconsequente bilngue linguia quinqunio; e) sequncia redargimos lingueta frequentemente bilngue. 2 Assinale a opo em que figura uma forma verbal grafada, consoante a nova ortografia, erroneamente: a) verbo ter:tem detm contm mantm retm tm detm contm mantm retm b) verbo vir:vem advm convm intervm provm vm advm convm intervm provm c) verbos ler e crer:l rel cr descr leem releem creem descrem d) verbos dar e ver:d desd v rev prov deem desdeem veem reveem provm e) verbos derivados de ter:abstm atm obtm entretm abstm atm obtm entretm 3 Identifique a alternativa em que um dos vocbulos, segundo o Acordo Ortogrfico, recebeu indevidamente acento grfico: a) cu ru vu; b) chapu ilhu incru; c) anis fiis ris; d) mi heri jia; e) anzis faris lenis.

MUDANAS NO USO DO HFEN EM PALAVRAS COM PREFIXOS


No se usa hfen a) Quando a ltima letra do prefixo diferente da primeira da outra palavra . Autoestrada, antieconmico, interclasses, plurianual, subutilizar, semicerrado, sobrenatural b) Quando o prefixo termina com vogal e a outra palavra comea com R ou S; nesse caso, eles dobram: . Minissaia, macrorregio, contrarregra, antissemita, ultrasson, semirreta Usa-se hfen: a) Com alm, aqum, recm, sem, pr, pr, ps, ex e vice . Alm-tmulo, recm-casados, vice-presidente, ex-marido, psoperatrio

4 Identifique a opo em que todas as palavras compostas esto grafadas de acordo com as novas regras: a) anti-higinico ; antiinflamatrio anticido antioxidante anticolonial antirradiao antissocial; b) anti-higinico anti-inflamatrio ; anticido antioxidante anticolonial antiradiao anti-social; c) anti-higinico anti-inflamatrio anticido antioxidante anticolonial antirradiao antissocial; d) anti-higinico anti-inflamatrio anti-cido anti-oxidante anticolonial antirradiao antissocial; e) anti-higinico anti-inflamatrio anti-cido anti-oxidante anticolonial antirradiao antissocial. 5 Identifique a alternativa em que todas as palavras compostas esto grafadas de acordo com as novas regras: a) miniquadro minissubmarino minirretrospectiva mini-saia; b) sub-bibliotecrio sub-humano sub-heptico sub-regio; c) infra-assinado infra-estrutura infra-heptico infravermelho; d) hipercido hiperespao hiper-humano hiperrealista; e) contra-acusao contra-indicao contraespionagem contraharmnico.

04. O sujeito, sendo composto e anteposto ao verbo, leva geralmente este para o plural.
A moa e o rapaz cumpriram seus deveres. Se os ncleos do sujeito composto so sinnimos ou quase sinnimos ou estabelecem uma gradao, o verbo pode concordar no singular. O desalento e a tristeza minou-lhe as foras. Um aceno, um gesto, um estmulo faria muito por ele.

CONCORDANCIAS DESTAQUE

QUE

MERECEM

O VERBO PODE CONCORDAR NO PLURAL E SINGULAR


A) PORO DE, A METADE DE, A MAIORIA DE, A MAIOR PARTE DE
A maioria dos alunos participou/participaram da festa. Nesses casos, o uso da forma singular do verbo enfatiza a unidade do conjunto; j a forma plural destaca os elementos que formam esse conjunto.

CONCORDNCIA VERBAL__
ONCORDNCIA VERBAL

Funk da Concordncia Concordncia, vou aprender com funk, Concordncia, vou estudar bastante, Aprendendo com Silvinho me divirto de monto Para no final do ano ver meu nome no listo. Para aprender concordncia, de olho nas regrinhas, Prestando ateno, no vai sair da linha, O sujeito concorda em nmero e pessoa, E quando composto, o verbo no plural.. Com as pessoas diferentes, j muda a concordncia, Primeira vence a segunda, que vence a terceira. Se o composto posposto, voc tem que concordar, com o ncleo do sujeito que mais prximo est.

B) UM DOS QUE, UMA DAS QUE


O Amazonas um dos rios que cortam a floresta. A ministra uma das que defende tal postura. O verbo usado no singular se aplica somente ao ser que se fala, ou quando se deseja destacar o indivduo do grupo. Este um dos alunos que mais se destacou.

C) NCLEOS DO SUJEITO UNIDOS POR OU


Se a conjuno ou indicar excluso, ou retificao, o verbo concordar com o ncleo do sujeito mais prximo. Milo ou Berlim sediar a prxima Olimpada. O ladro ou os ladres conseguiram fugir. Se a ideia por ele expressa se referir a todos os ncleos do sujeito, o verbo ir para o plural. Um sorriso ou uma lgrima o tirariam daquela incerteza. S Deus ou Nossa Senhora podem ajud-lo nesse seu desespero.

REGRAS BSICAS
01. O verbo e o sujeito de uma orao mantm entre si uma relao mtua chamada de concordncia verbal. De acordo com essa relao, verbo e sujeito concordam em nmero e pessoa.
Reconheo os prprios erros.

D) UM E OUTRO, NEM UM NEM OUTRO - NCLEOS DO SUJEITO UNIDOS POR NEM - SUJEITOS CORRELACIONADOS - NCLEOS DO SUJEITO LIGADO POR COM
O sujeito sendo uma dessas expresses, o verbo concordar, de preferncia, no plural. Um e outro gostavam de cerveja. Nem uma nem outra casa foram visitadas. Nem o jogador nem o tcnico podem salvar o time. No s a seca mas tambm o descaso assolam o Nordeste. Joo com Maria comeram feijo.

O sujeito composto equivale a um sujeito no plural:


Pai e filho conversaram longamente.

02. Nos sujeitos compostos pessoas gramaticais diferentes, o verbo concorda com a pessoa de menor nmero no plural.
Nossos amigos, tu e eu (ns) formaremos um time. Tu e teus (vs) colegas formareis um belo time.

FORMAS FECHADAS DE CONCORDNCIA VERBAL


A) CERCA DE, MAIS DE, MENOS DE, PERTO DE
Quando o sujeito formado por expresso que indica quantidade aproximada seguida de numeral e substantivo, o verbo concorda com o substantivo. Cerca de vinte corpos foram resgatados dos escombros. Mais de um atleta estabeleceu novo recorde nas ltimas Olimpadas. OBS: Quando a expresso MAIS DE UM se associar a verbos que exprimem reciprocidade ou for repetida, o plural obrigatrio. Mais de um parlamentar se ofenderam na tumultuada sesso de ontem. Mais de um casal, mais de uma famlia, j perderam qualquer esperana num futuro melhor.

03. Se o verbo estiver anteposto ao sujeito composto, pode concordar no plural com a totalidade do sujeito ou com o ncleo do sujeito mais prximo.
Bastaram determinao e capacidade. Bastou determinao e capacidade. Quando h reciprocidade, a concordncia deve ser feita no plural. Agrediram-se o deputado e o senador. (agrediram-se um ao outro)

B) QUAIS, QUANTOS, ALGUNS, MUITOS, POUCOS, VRIOS + DE NS, DE VS, DENTRE NS, DENTRE VS
O verbo fica na 3 pessoa do plural, ou concorda com o pronome ns ou vs. Quais de ns sabiam/sabamos disso tudo? Alguns de vs temiam/temeis novas relaes. Se o sujeito interrogativo ou o indefinido estiver no singular, o verbo ficar na 3a pessoa do singular. Qual de ns sabia de tudo. / Algum de vs fez isso. Algum de vs fez isso? / Qual de vs duvida do fato?

I) UM OU OUTRO
O verbo concorda no singular com o sujeito um ou outro. Um ou outro caso ser resolvido. Uma ou outra candidata saiu-se bem.

J) NCLEOS DO SUJEITO SO INFINITIVOS


O verbo concordar no plural se os infinitivos forem determinados pelo artigo ou exprimirem ideias opostas; caso contrrio, tanto lcito o singular como o plural. O comer e o beber so fundamentais vida.

C) SUBSTANTIVOS PRPRIOS NO PLURAL


Quando o sujeito formado por nomes que s tm plural, se no houver artigo antes do nome, o verbo fica no singular. Flores no recebe mais acento. Pelotas um bom local para se viver. Memrias pstumas de Brs Cubas renovou a esttica do romance. Se houver artigo antes do nome, o verbo vai para o plural. Os Estados Unidos impuseram uma ordem mundial. As Minas Gerais so inesquecveis.

L) SUJEITO COLETIVO
O verbo concorda no singular . A multido gritava. (regra geral) Coletivo + termo preposicionado no plural A multido de pessoas gritava / gritavam.

CONCORDANCIAS DE ESTRUTURAS VERBAIS

ALGUNS

VERBOS

DE

D) PRONOME RELATIVO QUE / QUEM COMO SUJEITOS


Quando o sujeito for o pronome relativo QUE, o verbo concordar com o antecedente do que. Fui eu que fiz tudo isso. Quando o sujeito o pronome relativo QUEM, pode-se utilizar o verbo na 3a pessoa do singular ou concord-lo com o sujeito do verbo ser. Fui eu quem fiz isso. Somos ns quem pagamos.

ESTRUTURAS VERBAIS FORMADAS COM A PARTICIPAO DO PRONOME SE:


Dentre as vrias funes que esse pronome exerce, h duas de particular importncia para a concordncia verbal:

E) CONCORDNCIA COM PERCENTUAIS


Quando o sujeito for indicao de uma porcentagem seguida termo preposicionado, a tendncia fazer a concordncia com esse termo que especifica a referncia numrica. 1% do oramento do pas deve destinar-se educao. 85% dos entrevistados declararam impostos. 99% da populao brasileira assistiu Copa do Mundo. Se a porcentagem for particularizada, o verbo concordar com ela: Os 99% da populao assistiram Copa do Mundo. Aqueles 45% de eleitores esto indecisos.

A) Quando atua como ndice de indeterminao do sujeito, o se acompanha verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligao, que devem obrigatoriamente estar na 3a pessoa do singular.
Aos domingos, ia-se sempre praa. Precisa-se de pedreiros. Era-se feliz.

B) Quando atua como pronome apassivador, o se acompanha verbos transitivos diretos e transitivos diretos e indiretos na formao da voz passiva sinttica. Nesse caso , o verbo concorda com o sujeito da orao.
Construi-se uma nova praa no bairro. Construram-se novas praas no bairro.

F) NMEROS FRACIONRIOS
Quando o sujeito um nmero fracionrio, a tendncia concordar o verbo com o numerador. 1/5 da prova de matemtica foi anulada. singular singular singular 2/5 das questes de matemtica foram anulada. plural plural plural 2/5 da populao votou / votaram plural singular singular ou plural Obs: Se o sujeito um nmero fracionrio com numerador no singular, seguido de expresso preposicionada no plural, ou vice-versa, o verbo poder concordar no plural ou no singular. 1/5 das questes foi anulada / foram anuladas. singular plural 3/5 da populao votou / votaram. plural singular

O VERBO SER
A) Estando entre dois substantivos de nmeros diversos, o que orientar a concordncia ser o sentido da frase, ou seja, o verbo ser concordar com o termo a que se quiser dar mais nfase.
Mulher muda problemas. O horizonte de sucesso so cordilheiras transpostas.

B) O sujeito sendo nome de pessoa, com ele concorda o verbo ser.


Maria os olhos da av. Mrio era s alegrias

C) Concorda com o predicativo quando o sujeito for um dos pronomes tudo, isso, isto, aquilo, o.
Tudo eram alegrias naquela noite. Isso so manias de um ocioso. O que mais atrapalhava eram as burocracias. Menos comum a concordncia com o sujeito, mas tambm uma forma aceita segundo a Norma Padro: Tudo flores. Era tudo ameaas de violncia.

G) PRONOMES DE TRATAMENTO COMO SUJEITO


O verbo fica na 3a pessoa. Vossas Excelncias desejam algo?

H) SUJEITOS RESUMIDOS POR TUDO / NADA / NINGUM


O verbo concorda no singular. Carros, viadutos, pontes, tudo foi destrudo pelo terremoto.

D) Quando um dos dois termos sujeito ou predicativo for pronome pessoal, faz-se a concordncia com este pronome:
Todo eu era olhos e corao. O Brasil, senhores, sois vs.

E) A maior parte dos acidentes de trnsito .......................................... pela imprudncia dos envolvidos. (ser provocado) 02. Passe para o plural os termos destacados em cada uma das frases seguintes e faa as mudanas em cada caso: A) Anunciou-se a reforma administrativa. ____________________________________________ B) Amanh se far o ltimo exame. ____________________________________________ C) Trata-se de questo polmica. ____________________________________________ D) Ele prefere no opinar quando se fala em eleio. ____________________________________________ E) Obteve-se o computador mais veloz. ____________________________________________ 03. Para preencher de modo correto a lacuna da frase, o verbo indicado entre parnteses dever adotar uma forma do plural em: (A)) As normas que num cdigo legal se ...... (estipular) devem acompanhar a prtica das aes sociais. (B) As recentes alteraes que ...... (haver) no Cdigo Civil brasileiro so elogiveis em muitos aspectos. (C) No nos ...... (dizer) respeito definir o que ou no legtimo, se no distinguimos entre o que e o que no um fato social. (D) Se dos postulados dos cdigos ...... (nascer) todo direito, a justia humana seria uma simples conveno. (E) Ao longo das lutas feministas tanta coisa se ...... (conquistar) que muitos dispositivos legais se tornaram imediatamente obsoletos. 04. As normas de concordncia verbal esto inteiramente respeitadas SOMENTE na frase: (A)) Quando se fatigam os corpos, as almas restam mais sossegadas e limpas. (B) O que aflige o autor os compromissos e os ofcios vos, com os quais se envolvem permanentemente. (C) No dura seno um rpido instante os vislumbres de uma vida mais simples. (D) Todas as coisas que se sonha nascem de carncias reais. (E) Se houvessem mais coisas simples em nossa vida, no sonharamos tanto com elas. 05. As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas na frase: (A) No devem importar a ningum as diferenas entre as religies; importante a prtica da meditao a que induzem. (B) A pesquisa que envolveu budistas e franciscanos, durante meditaes, acusaram um mesmo efeito da ao destas sobre os neurotransmissores. (C) Incluem-se, entre os bons efeitos das prticas de meditao, o efetivo envolvimento das pessoas em projetos comunitrios. (D) H de concorrer, certamente, alm da f, outros fatores que proporcionam estabilidade emocional s pessoas que se dedicam meditao. (E) Evita-se os distrbios orgnicos causados pelos antidepressivos desenvolvendo-se prticas espirituais, que a ningum podem prejudicar.

E) Nas expresses que indicam quantidade, medida, peso, preo, valor ( muito, pouco, suficiente, mais que, etc.), o verbo ser invarivel:
Dois quilos pouco. Vinte mil reais bom. Dez minutos mais do que eu preciso.

F) Nas indicaes de tempo, horas, datas e distncias, o verbo ser impessoal e concorda com a expresso numrica que o acompanha.
uma hora. Hoje dia cinco de maro. Hoje so cinco de maro. Daqui para minha casa so trs quilmetros.

O VERBO HAVER
Quando indica existncia ou acontecimento, impessoal, devendo permanecer sempre na 3a pessoa do singular. Ainda h pontos obscuros nessa verso. Deve ter havido pontos obscuros naquela verso.

HAVER / FAZER / CHOVER


So impessoais quando indicam tempo decorrido. Nesse caso, devem permanecer na 3a pessoa do singular. H anos que no o vejo. Faz anos que no o vejo. Choveu durante vrios dias.

HAJA VISTA
A expresso haja vista admite 03 construes. Formas invariveis: Haja vista os livros desse autor. (= por exemplo) Haja vista aos livros desse autor. (=olhe-se para) Forma Varivel: Hajam vista os livros desse autor. (vejam-se, tenham vista)

BATER, SOAR, DAR


Referindo-se s horas, os trs verbos acima concordam regularmente com o sujeito. Nisto, deu trs horas o relgio da botica. Bateram quatro da manh em trs torres a um tempo.

PARECER
Em construes com o verbo parecer seguido de infinitivo, pode-se flexionar o verbo parecer ou o infinitivo que o acompanha. As paredes pareciam estremecer. As paredes parecia estremecerem.

EXERCCIOS DE APLICAO
Exerccios 01. Complete os espaos com a concordncia adequada: A) Os preparativos para a conferncia intercontinental ....................................... ontem. (terminar) B) As acusaes ao antigo presidente do partido ............................ a polcia a abrir investigaes. (levar) C) As mensalidades do curso preparatrio para o exame de medicina ........................................... muito no ltimos dois meses. (subir) D) Uma pesquisa recente revelou que a grande maioria dos adolescentes no se ............................................ contra a AIDS. (prevenir)

Vous aimerez peut-être aussi