Vous êtes sur la page 1sur 3

Jovem sueca recebe tero

Sara Ottoson, professora de Biologia de 25 anos, prepara-se para receber o tero da prpria me.
14 de junho 2011

Este o primeiro transplante de tero, em todo o Mundo, realizado de me para filha, e vai permitir que a jovem sueca tenha um beb. "Sara precisa mais do tero do que eu, que j tive duas filhas, e s quero ajud-la", afirmou a me de Sara, Eva Ottoson, de 56 anos. Apesar da simplicidade com que me e filha encaram a situao, para Mats Brannstrom, mdico da Academia Sahlgrenska, Gotemburgo, "um dos transplantes mais complicados da medicina moderna", devido ao perigo de hemorragia. O transplante deve realizar-se na Primavera de 2012. Sara nasceu sem rgos reprodutores devido a uma anomalia congnita que afecta uma em cada 5000 mulheres.

19/09/12

tero transplantado de me para filha pela primeira vez no mundo


Dentro de um ano, as duas jovens que receberam os rgos de suas mes podero dar incio a um gravidez por fecundao in vitro
O comunicado da Universidade de Gotemburgo, na Sucia, relata uma delicada operao a duas mulheres que receberam os teros das suas mes, realizada este fimde-semana e que envolveu dez cirurgies. Uma equipa de especialistas da Universidade de Gotemburgo e do Hospital Universitrio Sahlgrenska, na Sucia, anunciou esta tera-feira que foi realizado o primeiro transplante de tero me-filha, sem registo de complicaes at ao momento. Segundo o comunicado, o complexo procedimento ter sido feito a duas mulheres que receberam os teros das suas mes. Uma das pacientes tinha sido forada a remover o tero na sequncia de um cancro e a outra nascera sem tero. Sem fornecer dados detalhados sobre estas mulheres, os especialistas referem apenas que esto na casa dos 30 anos e que foram alvo de tratamentos de fertilizao antes do transplante. O mesmo comunicado afirma que estas operaes so resultado de mais de uma dcada de investigao da universidade sueca com colaborao internacional. Mais de dez cirurgies, que treinaram este procedimento juntos ao longo de vrios anos, participaram na complicada cirurgia, refere Mats Brnnstrm, professor de Obstetrcia e Ginecologia na Universidade de Gotemburgo.

O mdico acrescenta ainda que as duas mulheres que receberam o novo tero esto

bem mas cansadas aps a cirurgia e que as mes que doaram os rgos esto a p e devero receber alta nos prximos dias. Segundo um cirurgio citado pela Associated Press, o sucesso desta interveno s ser proclamado se estas duas mulheres conseguirem engravidar, como desejam.

O transplante de tero uma resposta que tem sido prometida h alguns anos e que poder ser uma importante alternativa para a adopo ou os chamados teros de substituio (barrigas de aluguer) de mulheres que, por exemplo nasceram sem tero ou sofreram cancro que as afectou de forma irreversvel. As jovens receptoras devero esperar um ano antes de poder iniciar uma gravidez, por meio de fecundao in vitro. "S saberemos se foi um transplante bem sucedido em 2014", data em que as jovens podero dar luz na melhor das hipteses, segundo o especialista. Brannstrom no quis especular sobre as possibilidades que as duas mulheres tm de engravidar. Em casos normais, segundo ele, a possibilidade de dar luz atravs de uma fecundao in vitro de 25 a 30%. Os teros implantados sero retirados quando as mulheres tiverem um mximo de duas crianas, para que possam suspender o tratamento contra a rejeio do rgo. De acordo com outro mdico da equipa, Michael Olausson, o risco de rejeio do tero ser, a princpio, o mesmo de que qualquer outro rgo em torno de 20%. Seleo As duas jovens foram selecionadas ao final de um longo procedimento, que permitiu garantir que elas e os seus maridos eram frteis. Suas respectivas mes foram escolhidas como doadoras, dada a "vantagem terica" que apresentam por ser familiares, indicou o professor Olausson. "Seus teros demonstraram que funcionavam e eram capazes de ter um beb." Uma das duas transplantadas, identificada apenas pelo nome de Anna, disse que sabia que alguns poderiam criticar a operao por razes ticas. Para ela, no entanto, o procedimento significava simplesmente restaurar uma funo corporal, da qual ela tinha sido privada pelo cancro. " uma sensao incrvel ser capaz de experimentar isso", disse em comentrios postados no site do hospital Sahlgrenska, onde as operaes foram realizadas. Novos casos Outras duas mulheres devero ser submetidas a um transplante de tero na Sucia. A equipa mdica indicou que estas duas novas pacientes no chegam aos 30 anos e que as possibilidades de xito de uma fecundao in vitro so maiores quando as pacientes so jovens. A equipe de pesquisa do professor Brannstrom, que conta com 20 pessoas, trabalha neste projeto desde 1999. Anteriormente, eles j haviam realizado com sucesso transplantes de teros em animais, como ratos e macacos.

Os transplantes de tero, cujo primeiro xito foi obtido na Turquia em 2011, so polmicos, j que envolvem doadoras vivas. Em um primeiro momento, o Conselho de tica da Sucia bloqueou as intervenes, mas finalmente deu sua autorizao em maio, na condio de que um comit especial controle as operaes. No ano passado foi notcia a realizao de um transplante de tero na Turquia, mas no existia qualquer relao de parentesco entre dador e receptor. Sobre este caso, at agora no foi divulgado mais nenhum progresso, nomeadamente se a mulher j est a fazer tratamentos de fertilidade. Em 2000 tambm foi relatado um transplante de tero na Arbia Saudita mas, devido a complicaes relacionadas com o fornecimento de sangue, o rgo acabou por ser removido trs meses depois da cirurgia.

Vous aimerez peut-être aussi