Vous êtes sur la page 1sur 76

RELATRIO DE ESTGIO

CURSO DE PEDAGOGIA Socializao das Experincias Docentes II

Stphanie Souza de Lima

2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CENTRO DE CINCIAS HUMANAS - CAMPUS JAGUARO CURSO DE PEDAGOGIA

Stphanie Souza de Lima

Professor Orientador: Paula Trindade da Silva Selbach

Relatrio de Estgio desenvolvido na disciplina de Socializao das Experincias Docentes II e apresentado ao Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para concluso do Curso.

Jaguaro, julho de 2011.

Agradecimentos
minha Orientadora, Paula Selbach, pelas palavras de apoio e incentivo; pelo carinho, pela pacincia e dedicao e "puxes de orelhas". Obrigada pela compreenso e amizade. titular da turma, Maximira Carlota M. R. de Carvalho, pela oportunidade concedida. Pela confiana dedicada a mim. proporcionando a realizao deste Estgio.

Sumrio

Pgina

1. Resumo ...................................................................... 2. Memorial .................................................................... 3. Observao ................................................................. 4. Projeto ........................................................................ 5. Planejamento e Reflexes ............................................. 6. Consideraes Finais ..................................................... 7. Referncias Bibliogrficas ............................................... 8. Anexos ........................................................................

05 06 10 14 18 68 71 72

1. RESUMO
Este relatrio apresenta o desenvolvimento do Estgio Supervisionado, realizado na turma do 2 Ano 21 da ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PIO XII, no primeiro semestre de 2011 como atividade avaliativa obrigatria no 7 Semestre no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Para tanto, este relatrio composto por um memorial descritivo de minha vida e descries das observaes e das experincias vi venciadas no perodo de regncia em sala de aula. Apresento neste relatrio o projeto que executei num perodo de vinte dias, de 25 de maio 21 de junho de 2011. Considero neste tambm os aspectos presentes nos currculos escolares como uma das maneiras de contribuir na aprendizagem da criana.

2. MEMORIAL

O que me fez ser o que sou? Por Stphanie Souza de Lima


Talvez no tenhamos conseguido fazer o melhor, mas lutamos para que o melhor fosse feito. No somos o que deveramos ser, No somos o que iremos ser, Mas, graas a Deus, No somos o que ramos. (Martin Luther King)

O objetivo deste memorial narrar minha trajetria acadmica e cintfica, retomando as lembranas e marcas que ficaram do contato que tive com a escola, contextualizando minha formao. Sou a terceira filha de uma famlia de trs irms, mesmo que sempre tenhamos nos relacionado muito bem, uma de minhas maiores frustraes no ter tido um irmo. Meu pai, trabalhava com sonorizao e iluminao em eventos, hoje ele trabalha no ramo da publicidade e propaganda e minha me, uma senhora digna de ser chamada senhora do lar. Nasci no ano de 1987 em Jaguaro, um municpio situado na Fronteira Sul do Rio Grande do Sul, fazendo divisa com a cidade de Rio Branco - Uruguai. O meu primeiro contato com a instituio escolar foi quando ingressei na educao infantil na Escola Corao Pequenino. Deste momento,lembro-me das brincadeiras realizadas dentro e fora da sala de aula e, principalmente, da proximidade que tnhamos com a professora. No ensino fundamental, passei por vrias escolas sendo elas particulares, municipais e estaduais. Tive vrias professoras porm sempre gostava e admirava mais aquelas que faziam brincadeiras, jogos e competies, sempre gostei muito de matemtica. Lembro-me que ao chegar ao primeiro dia de aula na escola, ficava fascinada, pois uma sala de aula grande me fazia entender de que agora sim iria aprender e ao mesmo tempo intrigada, pois l era necessrio cantar o hino nacional. Todo o dia se formava fila antes de entrarmos para sala, todos arrumados do menor para o maior, e isso fazia sempre eu ser a primeira da fila. Todo o ensino mdio foi desenvolvido em uma escola estadual do municpio, fiz o Ensino Mdio Preparao para o Trabalho, havia tambm na poca o Magistrio, mas no era minha inteno ser professora, sempre quis ser arquiteta, engenheira, enfim, algo ligado construo civil. Quando estava
6

cursando o 1 Ano do Ensino Mdio meus pais se separaram, foi um momemto bem conturbado pra mim, a indeciso da escolha com quem ficar me dava a impresso que um deles no iria mais gostar de mim ou iria pensar que eu gostava mais de um que do outro. Foi bem difcil, isso repercutio negativamente em meus estudos, logo reprovei, mas nunca desisti de estudar, sempre fui uma pessoa determinada. Assim, na minha vida escolar, o ensino na qual fui submetida era centrado no professor que possua como objetivo transmitir os conhecimentos e a cultura para os alunos, que por sua vez tinha que memorizar as informaes tal qual foram ensinadas demonstrando no momento da prova, exame ou exerccio. O aluno era entendido como um sujeito passivo e o conhecimento era transmitido pela escola atravs de contedos, modelos e demonstraes passadas pelo professor. Aps a concluso do ensino mdio, trabalhei com meu pai em publicidade e marketing, como DJ- disc jockey, dei aulas particulares para ensino fundamental, enfim, fiz um pouco de tudo. Meu ingresso na universidade, foi visto por mim como uma oportunidade de cursar o to sonhado Ensino Superior e a vinda da UNIPAMPA para Jaguaro colocou em enfas esse sonho. Quando entrei no ano de 2007 haviam apenas dois cursos, sendo eles Letras e Pedagogia, logo optei por fazer o vestibular para Pedagogia por no gostar da gramtica, porm cursei a disciplina de espanhol no Curso de Letras. O meu ingresso no curso de pedagogia no foi algo planejado em minha vida, mas foi muito bom saber que tinha passado no vestibular. Quanta empolgao pelo novo, pelos passos que viria a percorrer. Deparei-me com um mundo totalmente diferente do que eu estava acostumada, as disciplinas, os contedos, as novas experincias. Tudo era novo para mim. A entrada na universidade me propiciou ainda no primeiro ano do curso, um emprego como professora em uma escola de Educao Infantil. Minha experincia foi com uma turma de maternal, permaneci nesta escola por um ano, esta foi minha primeira experincia docente na minha trajetria profissional. Minha vida universitria foi e ainda muito boa, a entrada na universidade me possibilitou o contato com os mais variados espaos de formao desde a sala de aula, o movimento estudantil, os congressos, seminrios e simpsios cientficos. O curso de pedagogia mostrou-me a importncia da construo do conhecimento, dos debates e discusses. Fruto deste apredizado comecei a participar de eventos acadmicos e cientficos, que passaram a integrar definitivamente meu processo de formao. Destaca-se o trabalho Um estudo de Gnero no currculo, onde fui orientada pela Prof. Ms. Regina Clia do Couto, na qual sempre esteve ao meu lado em diversos enventos que apresentei oralmente ou por pster o estudo realizado.
7

E como qualquer pessoa que tenta abraar o mundo e fazer tudo ao mesmo tempo, fiz o vestibular na Universidade Aberta do Brasil (UAB) para o curso de Licenciatura em Matemtica na cidade de Herval. No entanto para participar das aulas presenciais, era necessrio viajar noite de carro com outros colegas, aproximadamente uma distncia de 110 km, que o percurso de ida e volta entre Jaguaro e Herval. Isso ocorreu at 2008, quando decidi trancar o curso por no haver como assimilar dois cursos superiores ao mesmo tempo. Continuei somente na pedagogia, curso esse que me permitiu um aprendizado dirio, um amadurecimento incalculvel. Considero que a Universidade abriu os meus horizontes, mostrou-me a vida de outra forma, fez-me mais gente, no sentido de ver o outro como ser capaz e fruto da realidade social em que vive. Em 2009, tranquei a matrcula no Curso de Pedagogia, o fato se deu pelo motivo de ter passado no Concurso Pblico para Policia Militar do Estado do Rio Grande do Sul, tambm conhecida como Brigada Militar, passei pelas fases do concurso e fui para Porto Alegre fazer o CBFPM Curso Bsico de Formao Policial Militar. Este foi um momento muito marcante em minha vida, um momento que a caula do papai e da mame foi embora da cidade para ir atrs de futuro melhor para si e para eles, fui fazer o curso na cidade Porto Alegre. Foram sete meses de alegrias, angstias, frustraes, tristezas e etc. Um conjunto de sentimentos que me proporcionaram muitas conquistas e reconhecimento do meu trabalho como policial militar. Confesso que no foi nada fcil esse tempo longe de casa. Chorei muito, senti saudade da famlia, me sentia sozinha, e chorava sempre escondido, para que meus superiores no me chamassem de fraca; fui subestimada, fui muitas ve zes punida por no aquietar-me com as injustias, pensei em desistir, mas sempre vinha as lembranas dos estudos e leituras realizadas no que diz respeito a questo de gnero e a luta das mulheres por espaos na sociedade, isso me fez repensar inmeras vezes antes de desistir, como diria a Major Bianca Desistir para os fracos, e ns mulheres somos fortes e devemos ser sempre fortes. Conclui o curso, trabalhei por alguns meses no 20 Batalho de Polcia Militar, na 1 Cia onde fazia parte da PATAMO Patrulha Ttico Mvel, que atuava somente na madrugada atendendo a Zona Norte de Porto Alegre, divisa com Alvorada. Entrei em frias e logo aps meu retorno fui trabalhar como motorista de viatura, isso me enchia de orgulho, pois era uma funo extremamente executada por homens. Em outubro solicitei transferncia para Jaguaro, e em dezembro de 2010, vim transferida para minha cidade, hoje trabalho no 3 Batalho de Policiamento de rea de Fronteira, onde fui bem recebida e acolhida por todos. J de volta cidade resolvi retornar para a universidade retomando os estudos no Curso de Pedagogia, hoje estou no 7 Semestre, e pretendo dar
8

continuidade ao que almejo, e mais do que nunca repensar a perspectiva histrica da mulher na sociedade. Acredito ter podido expressar um pouco da minha trajetria, que permitiu que eu fosse como sou e que, tambm, faz com que eu deseje ser um pouco diferente do que sou, pois como nos ensinou Freire (1996) onde afirmava que somos seres inacabados, somos seres em construo que se constituem a partir de experincias sociais, culturais e histricas. So estas experincias que me marcam como ser humano, por isso sempre busco expandir minhas relaes profissionais, sociais e acadmicas. A lio maior que tenho de Freire a preocupao com o social, a busca de alternativas que resgatam o ser humano para o exerccio de sua cidadania e de sua dignidade. No entanto penso que o estgio me dar a oportunidade de expressar realmente que a profisso de educar/ensinar deve estar de acordo com atitudes ticas abertas ao e a reflexo sobre o que realizamos no nosso dia a dia na escola. O estgio tambm me proporcionar a oportunidade de testar na prtica, o aprendizado terico que tive ao longo do curso. hora de por em teste, os conhecimentos pedaggicos adquiridos e refletir sobre o que e como devemos melhorar.

3. OBSERVAO
Neste relatrio exponho minhas reflexes sobre as observaes feitas no segundo ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII. Esta etapa que antecede o estgio de mxima importncia para contato inicial com o grupo no qual ser efetivado o estgio, propiciando meios que subsidiem a execuo do projeto. Vi tambm o perodo de observao como meio de refletir sobre as prticas existentes no sistema educacional brasileiro. As reflexes feitas por mim neste relatrio foram construdas com bases nos conhecimentos desenvolvidos atravs dos nossos estudos no curso de Pedagogia, pela Universidade Federal do Pampa, no Campus Jaguaro. Ao iniciar o 7 perodo foi proposto pela disciplina de Prtica Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a realizao do estgio nas sries iniciais do ensino fundamental. Com este propsito, realizei as observaes na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII, situado Rua Augusto Leivas n 785, na cidade de Jaguaro no perodo de 04 a 10 de maio de 2011, na turma do 2 Ano 21. O presente relatrio se divide nas seguintes partes: primeiramente apresento a escola e seus aspectos, logo aps, mostro os principais tpicos observados quanto prtica pedaggica. Contextualizao da escola A unidade escolar, Escola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII, foi construda na dcada de 50, atualmente conserva a mesma estrutura fsica, com algumas modificaes. Sendo composta por 7 salas de aula, secretaria, cozinha, banheiros e duas reas livres onde uma chamada de quadra e a outra a praa de recreao. A escola possui 198 alunos, nos turno matutino e vespertino, com uma variao de 15 a 20 alunos por sala. Estes so de classe mdia baixa, moradores de bairros perifricos. A escola tem um quadro de 13 professores; sendo que destes, todos tem graduao. A unidade possui equipamentos bsicos, como mquina de xerox, som e TV, e o material didtico, papel oficio, e o livro didtico enviado recentemente pelo Mistrio da Educao, porm, alguns professores no iram utiliz-los, o motivo segundo eles que gostam de trabalhar com os livros que j utilizam h anos, e que esto acostumados. A anlise de Projeto Poltico Pedaggico PPP da Escola Estadual de Ensino Fundamental PIO XII pressupe um espao em que a prtica pedaggica entendida como uma prtica de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidados e cidads que integrem e contribuam para sua comunidade. Percebe-se que a educao, o ato e a prtica de aprender e ensinar responsabilidade de todos; o papel da famlia nesta responsabilidade bem
10

definido e a principal finalidade o pleno desenvolvimento das pessoas, a cidadania praticada como um ato real dentro da escola. O PPP cita claramente qual o papel de cada um dos componentes escolares que contribuem para o processo educacional. No entanto o PPP prev o papel dos pais, que o ideal seria que os pais procurassem acompanhar a vida escolar de seus filhos, participando de reunies e eventos. Partindo, ento, dessa concepo de ser humano como sujeito ativo e participativo do seu processo de formao social, os pais devem ou ao menos penso que deveriam assumir juntamente com a escola o compromisso de desenvolver todos os valores importantes para a formao integral priorizando o amor, respeito, solidariedade, honestidade, responsabilidade, organizao, unio, igualdade, higiene, conscientizando, at mesmo, o aluno a adquirir bons hbitos alimentares, levando os mesmos a refletirem as questes do ambiente, no sentido de que as relaes do ser humano com a natureza e com as pessoas, assegurem numa melhor qualidade de vida no futuro, visando uma educao em que todos tenham satisfao de fazer parte. Quanto estrutura organizacional, todo o espao, bens, utenslios, disposio, utilizao, estado de conservao, quantidade de bens no aparecem no PPP. Penso que o ambiente, a higienizao e conservao do patrimnio fsico so prioridades j que a escola acredita que a partir de um ambiente, de um espao bem organizado e limpo que a educao se inicia. A escola atende educandos em perodo matutino iniciando seu atendimento as 8:00h e encerrando as atividades as 12:00h, e vespertino iniciando seu atendimento as 13:30h e encerrando as atividades as 17:30h, atendendo atualmente 198 educandos distribudos entre Educao infantil at a 5 srie. Construdo no ano de 2007, o Projeto Poltico Pedaggico se encontra com a direo disposio dos professores e tambm da comunidade, porm no obtive informaes concretas sobre quem o construiu.
A construo do projeto poltico-pedaggico parte dos princpios de igualdade, qualidade, liberdade, gesto democrtica e valorizao do magistrio. A escola concebida como um espao social marcado pela manifestao de prticas contraditrias, que apontam para a luta e/ou acomodao de todos os envolvidos na organizao do trabalho pedaggico. (VEIGA, 2004, p. 22)

Penso que a elaborao do PPP da escola precisa contemplar estes princpios porm deve levar em conta os seguintes aspectos tais como: misso, clientela, recursos, diretrizes pedaggicas, plano de ao. Por ter tantas informaes relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliao que o educador e todos os membros das equipes gestora e pedaggica devem consultar a cada tomada de deciso. Portanto, percebi que o projeto da escola est engavetado, desatualizado, penso que se faz necessrio esforos para resgat-lo. Pois o PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida

11

em que serve de parmetro para discutir referncias, experincias e aes de curto, mdio e longo prazo.

Principais tpicos observados Ao observar a turma pensei logo em um projeto que buscasse resgatar e conceituar a valorizao da famlia, enfim, um tema na qual possibilita o estudo referente importncia da famlia na vida de cada um de ns, para efetivar essa idia pensei em trabalhar a interdisciplinaridade como meio para compreenso do mundo. Durante as observaes percebi que o ensino das disciplinas de Cincias, Geografia e Histria, fora excludas do planejamento da professora. Entendo que a sua prtica pedaggica esta permeada de uma concepo que v o ensino de forma separada, fragmentada, caracterizando o ensino dessas disciplinas como pouco significativas. Deste modo, as disciplinas de Portugus e Matemtica obtiveram uma valorizao demasiada, o que transpareceu que o mais importante no 2 ano do ensino fundamental aprender a ler e a contar. Desse modo, o processo de ensino-aprendizagem mostra-se fragmentado, descontextualizado e que no explora os limites de cada campo disciplinar. Numa prtica de ensino com essas caractersticas, h poucas evidncias que possa gerar aprendizagens significativas. Desta forma as minhas observaes ficaram limitadas, porm instigantes. A minha reflexo agora passa no sentido de como gerar um processo de aprendizagem no qual os conhecimentos tenham algum significado para os alunos, e que contribua para uma real compreenso e enfretamento da realidade. Como j foi dito anteriormente durante minhas observaes presenciei apenas aulas de portugus e matemtica, contudo, a presena quase massificante destas disciplinas no garantem o aprendizado. O que me leva a questionar quais motivos impedem o desenvolvimento do aprendizado dos alunos. Porm no pretendo aqui responder diretamente a esta pergunta, trago aqui pontos do roteiro de observao, fazendo anlise com base em estudos que tentam entender um problema nacional, que o fracasso do ensino . Como WEFFORT, p.14, ob servar no invadir o espao do outro, sem pauta, sem planejamento, nem devoluo, e muito menos sem encontro marcado, no entanto meu papel como observadora foi apenas de reflexo, de aprendizagem, logo retirei dessa aprendizagem o que pensei ser interessante para utilizar como exemplos, minha tarefa em momento algum foi de intervir no desenvolvimento das atividades da aula, pois no se faz necessrio julgamentos, no entanto mantive um olhar crtico reflexivo sobre o que estava observando.

12

No primeiro dia de observao, a aula inicia-se com a correo das atividades de casa, os exerccios de matemtica consistiam em completar as seqncias numricas, que eram as seguintes: 35, 36, 37, 38, 39. 45, 46, 47, 48, 49. Entendo que a matemtica simples e cotidiana, pois foi construda a partir de necessidades do homem de dominar a natureza, garantindo a sua sobrevivncia. Penso que os alunos devem construir o conhecimento do nmero, no entanto percebi que o ensino parece privar o aluno de sua autonomia, pois quanto mais a criana fizer uso de sua inteligncia, de seu intelecto, melhor ser sua aprendizagem. Constance kammi, p.36, afirma que quando a autonomia se transformar na meta para a educao, os educadores aumentaro o sucesso na escola. A autora enfatiza que uma criana ativa e curiosa no aprende matemtica memorizando, repetindo e exercitando, mas resolvendo situaes-problema, enfrentando obstculos cognitivos e utilizando os conhecimentos que sejam frutos de sua insero familiar e social. Penso que com os avanos conquistados pela didtica da matemtica possvel afirmar que com o uso do nmero, da anlise e da reflexo sobre o sistema de numerao que os alunos constroem conhecimentos. Tambm merecem destaque algumas posturas que os educadores devem levar em conta ao propor atividades numricas, como encorajar as crianas a colocar objetos em relao, pensar sobre os nmeros e interagir com seus colegas. Durante as observaes pude perceber o quanto o ensino ainda esta voltado para concepes tradicionais, que fragmentam e descontextualizam o ensino dando nfase as disciplinas de Lngua Portuguesa e Matemtica e acabam minimizando as demais. Percebi tambm as dificuldades que os alunos possuem em desenvolver seus conhecimentos, mas com o tempo de observao, e o no conhecimento mais profundo da realidade social das crianas, no me permite fazer concluses acerca do que gera essas dificuldades. Porm, sa desta observao acreditando ainda mais num ensino interdisciplinar e contextualizado. As relaes no mundo fora da escola so feitas como redes que se interligam, o conhecimento cada vez mais se constri desta forma, a escola enquanto instituio social formadora no pode negar esta realidade, e continuar fragmentando o conhecimento, e privando seus alunos de plena participao social.

13

4. PROJETO
PROJETO INTERDISCIPLINAR PROJETO: A importncia da famlia na minha vida IDENTIFIC AO: SRIE: 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TOTAL DE ALUNOS: 15. DOCENTE: Stphanie Souza de Lima. Desenvolvimento Conversao; Filmes; Histrias; Promover jogos; Conversao sobre a famlia; Origem do nome; Pesquisa da famlia montando a rvore genealgica; Trazer fotografias da famlia; Mural com palavras mgicas que ajudam na boa convivncia; Cuidado e respeito com o prximo. Metodologia Adaptar filmes sobre a famlia; Trabalhar histrias em quadrinhos, fantoches, teatro partindo do tema; Discutir o desempenho de cada membro da famlia, as diferenas e semelhanas; Fazer mural da famlia (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importncia do amor, respeito, solidariedade, perdo. Contedo
Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilizao da escrita, recorte de

palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares; Lgico-matemtico: contagem de letras, gravuras e situaes-problemas; Estudos Sociais: rvore genealgica, comparar fotos, localizao da escola em relao da residncia de cada aluno; Cincias: cuidados com a higiene; Ensino Religioso; confeco de cartazes, ressaltar a importncia da famlia e o respeito ao prximo.

14

Atividades Leitura de textos sobre a famlia; Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de histria em quadrinhos e leituras; Trabalhar os diversos tipos de moradias, atravs de histrias infantis ou de recortes de revistas; Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avs sobre a sua origem; Recorte de revistas ou fotos da famlia para montar um mural sobre o tema; Trabalhar vrios textos a partir do tema.

- Tema Central A importncia da famlia. - Eixos Possveis Membros que compe a famlia, cidadania, boas maneiras, de onde vim, quem sou eu, respeito, educao, importncia do Aprender. - Justificando o tema escolhido Acreditando na participao dos pais e dos alunos, elaborei este projeto que abri canais de participao da famlia como uma forma de melhorar a qualidade da educao dos alunos, uma vez que respeitando os pais, e havendo uma troca de conhecimentos e sentimentos, os nicos beneficiados sero as nossas crianas. O envolvimento da famlia no ambiente escolar nos dias atuais, considerado um componente importante para o desempenho ideal das crianas, e para delas em sua vida escolar. A famlia deve ser a principal responsvel pela formao da conscincia cidad da criana e tambm apoio importante no processo de adaptao das crianas para a vida em sociedade. Uma boa educao dentro de casa garante uma base mais slida e segura no contato com as adversidades culturais e sociais, caractersticas do perodo de amadurecimento. , portanto, necessrio refletir sobre os papis que devem desempenhar nesse processo a escola e, conseqentemente, os professores, mas tambm no se pode continuar ignorando a importncia fundamental da famlia na formao e educao de crianas e adolescentes. Ao analisar a sociedade moderna, observa-se que uma das mudanas mais significativas a forma como a famlia atualmente se encontra estruturada. Aquela famlia tradicional, constituda de pai, me e filhos tornou-se uma raridade. Atualmente, existem famlias dentro de famlias. Com as separaes e os novos casamentos, aquele ncleo familiar mais tradicional tem dado lugar a diferentes famlias vivendo sob o mesmo teto.
15

Toda essa situao acaba gerando uma srie de sentimentos conflitantes, no s entre pais mas principalmente para os filhos. preciso trabalhar o tema da famlia dentro da escola. preciso que uma parceria com as famlias, preciso ensinar s crianas o respeito aos vrios tipos de estruturas familiares, preciso acolher as famlias e as crianas na instituio para que juntas passem a colaborar de forma mais efetiva com o processo de educar. preciso, portanto, compartilhar responsabilidades e no transferi-las. A famlia deve, portanto, se esforar em estar presente em todos os momentos da vida de seus filhos. Presena que implica envolvimento, comprometimento e colaborao. Deve estar atenta a dificuldades no s cognitivas, mas tambm comportamentais. Deve estar pronta para intervir da melhor maneira possvel, visando sempre o bem de seus filhos, mesmo que isso signifique dizer sucessivos nos s suas exigncias. Em outros termos, a famlia deve ser o espao indispensvel para garantir a sobrevivncia e a proteo integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como se vm estruturando. Educar, portanto, no uma tarefa fcil, exige muito esforo, pacincia e tranqilidade. Exige saber ouvir, mas tambm fazer calar quando preciso educar. O medo de magoar ou decepcionar deve ser substitudo pela certeza de que o amor tambm se demonstra sendo firme no estabelecimento de limites e responsabilidades. Deve-se fazer ver s crianas e jovens que direitos vm acompanhados de deveres e para ser respeitado, deve-se tambm respeitar. No entanto importante fazer algumas consideraes que, se no trazem solues definitivas, podem apontar caminhos para futuras reflexes. Assim, preciso compreender, por exemplo, que no momento em que escola e famlia conseguirem estabelecer um acordo na forma como iro educar suas crianas, muitos dos conflitos hoje observados em sala de aula sero superados. No entanto, para que isso possa ocorrer necessrio que a famlia realmente participe da vida escolar de seus filhos. Cito, para contribuir, os Sete hbitos dos b ons pais e dos pais b rilhantes que Augusto Cury re vela para o bom desenvolvimento intelectual e emocional dos educandos, so eles: 1. Bons pais do presentes, pais brilhantes do seu prprio ser; 2. Bons pais nutrem o corpo, pais brilhantes nutrem a personalidade; 3. Bons pais corrigem os erros, pais brilhantes ensinam a pensar; 4. Bons pais preparam os filhos para os aplausos, pais brilhantes preparam os filhos para os fracassos; 5. Bons pais conversam , pais brilhantes dialogam como amigos; 6. Bons pais do informaes, pais brilhantes contam histrias, 7. Bons pais do oportunidades, pais brilhantes nunca desistem. Diante dessas belas palavras de Augusto Cury penso que pais e mes devem comparecer escola no apenas para entrega de avaliaes ou quando a situao j estiver fora de controle. O comparecimento e o envolvimento devem ser permanentes e, acima de tudo, construtivos, para que a criana e o jovem possam se sentir amparados, acolhidos e amados. E, do mesmo modo, deve-se
16

lutar para que pais e escola estejam em completa sintonia em suas atitudes, j que seus objetivos so os mesmos. Devem, portanto, compartilhar de um mesmo ideal, pois s assim realmente estaro formando e educando, superando conflitos e dificuldades que tanto vm angustiando os professores, como tambm pais e os prprios alunos. - Objetivos Objetivo Geral Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo o tema famlia no processo ensino-aprendizagem, estimulando o crescimento do aluno, resgatando sua histria de vida e o fortalecendo seus valores. Objetivos Especficos Visando sempre o bem estar e a aprendizagem dos alunos, o referido projeto tem como objetivos: Oferecer aos alunos oportunidade de participar das atividades partilhando seus conhecimentos; Valorizar a cultura e os saberes das crianas; Favorecer ao aluno, atravs da participao, oportunidades de aprofundar conhecimentos sobre: respeito, cultura, atitudes e valores; Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importncia do dilogo; Ressaltar a importncia da afetividade na escola e na famlia; Trabalhar o lgico-matemtico, lingstica e produo de textos coletivos; Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um; Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperao; Aprender a resolver conflitos por meio do dilogo, ouvir e respeitar os outros; Avaliar os alunos o desenvolvimento das atividades. importante que todos os passos do projeto sejam registrados de forma variada: em fotos, cadernos, murais e etc.

17

5. PLANEJAMENTOS E REFLEXES PLANOS: PLANO DE AULA n 01

Contedo: Situaes de experincia e convivncia. Data: 25 de maio de 2011. reas do conhecimento Interpretao, leitura e escrita. Estudos sociais Objetivos Identificar cada aluno e fazer com que todos se conheam, desenvolvendo as atividades para conceituar a questo de identidade atravs da ficha de dados pessoais. Ampliar criticamente conhecimentos no que diz respeito importncia da famlia, atravs do dilogo desenvolvendo a comunicao oral e a participao de atividades coletivas; Estratgias de ensino / Desenvolvimento

1 Momento A professora ir se apresentar aos alunos, comentando seu modo de trabalho, estabelecendo um contrato pedaggico para uma relao boa e amigvel. Em seguida a professora conversar com os alunos sobre as atividades que sero executadas durante a aula, falando da importncia da participao de todos. Momento de Dilogo: Reunio sobre A importncia da famlia na minha vida. Durante a conversa os alunos vo falando palavras que do sentido ao significado de famlia. A professora ir escrever essas palavras no quadro para que na aula de segunda-feira seja confeccionado o painel Minha famlia importante porque.... 2 Momento: Vamos nos conhecer melhor, realizao da dinmica com os bales e ficha.
18

Primeiramente a professora distribuir uma ficha aos alunos e um balo. Ento, todos tero que completar a ficha abaixo e colocar dentro do balo.

N om e C o m pl et o: Ida de: Q ue m minha fa m li a ? Eu gost o de: Eu b rinc o c om: Minha fa m li a : Minha es col a : Eu sou a ssi m.. .

N ome Com p l e to: Idade : N ome da m e : N ome do p ai: E u g osto d e : E u br i nco com : M inha f aml i a : M inha e scol a : E u s ou as sim ...

Depois, os alunos devero colocar a ficha dentro do balo, encher e amarr-lo. Quando todos os alunos tiverem com os bales cheios e amarrados, jogaro para o alto. Cada aluno dever pegar um balo. Quando todos os alunos estiverem com um balo na mo, iro formar um crculo na sala de aula, e ento um aluno de cada vez ir estourar o balo que pegou, lendo a ficha do colega e apresentando-o para o restante da turma. Recreio 3 Momento: No momento em que as crianas retornarem do intervalo do recreio a professora apresentar o vdeo com a msica: Sobrenome do Toquinho. Aps o vdeo a professora conversar sobre formao do nome completo. Encaminhamento de atividade para prxima aula. Tarefa para casa: preenchimento da folha rvore Genealgica, solicitar que o aluno faa a atividade com auxlio dos pais e/ou responsveis.

19

Avaliao: Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento que o aluno possui no que tange a respeito de identidade, identificar se o aluno consegue reconhecer-se como parte integrante de um grupo social, bem como integrante de um grupo familiar. Dirio refletido Ao chegar sala de aula, fui bem recebida pelos alunos, eles ficaram bem contentes com meu retorno a sala. A professora titular se retirou da sala e disse que estaria na biblioteca caso fosse necessrio cham-la, pedi a lista da chamada, porm ela me falou que no tinha, fiz em meu caderno a lista com o nome das crianas. Fiz a chamada, havia uma aluna nova, e alguns faltaram aula, talvez por causa do tempo chuvoso. Logo aps a chamada dei incio s atividades. O primeiro momento da aula foi muito produtivo, as crianas conversaram bastante sobre o tema. No momento em que elas iam falando palavras que conceituavam a famlia, eu escrevia no quadro as palavras e frases ditas por eles. Ver anexos foto 1. Expliquei para os alunos que na segunda feira todos juntos iramos fazer um painel com as palavras que eles haviam me dito. Eles ficaram muito contentes com a idia. No segundo momento da aula falei da importncia de nos conhecermos melhor, expliquei a proposta da atividade, distribui as fichas de identificao pessoal. Eles tiveram um pouco de dificuldade na interpretao das frases que estavam na atividade. Fui de classe em classe para auxili-los quando necessitavam. Aps terem feito a parte de leitura e escrita eles fizeram o desenho de si mesmos no espao em branco, achei interessante que uns foram at o espelho para se olhar antes de realizar o desenho. No trmino da confeco do desenho expliquei que naquele momento iramos colocar as fichas dentro de bales. J com os bales prontos convidei os alunos para sentar no cho formando uma roda, durante toda a dinmica eles se mostraram agitados e alegres com a novidade. Consegui realizar a atividade com a turma, foi bem produtivo. Eles levantaram do cho, guardaram atividade, merendaram e foram para o recreio. Ao retornar do recreio, dei incio ao terceiro momento do plano, peguei o nome de aluno como exemplo e escrevi no quadro, perguntei a eles de onde vinham os sobrenomes, e qual eram por parte de pai e qual por parte de me, eles ficaram bem interessados no assunto e fizeram vrias perguntas. Mostrei o vdeo sobre Sobrenome para eles, eles no tiveram muita ateno, se mostraram dispersos. Aps o vdeo conversei um pouco mais com eles, expliquei como seria o encaminhamento de atividade para casa, a formao da rvore
20

Genealgica, eles firam atentos explicao e traro pronta na prxima aula como combinado. Penso que a aula foi bem produtiva, a agitao deles a meu ver, foi normal, pois alm de ser uma professora diferente as atividade eram diferentes e as dinmicas tambm. PLANO DE AULA n 02

Contedo: Operaes matemticas e ambiente natural. Data: 26 de maio de 2011.

reas do conhecimento: Operaes matemticas. Dezenas. Representatividade numrica. Criatividade artstica. Ambiente natural, moradia. Objetivos Desenvolver as habilidades matemticas atravs da representatividade numrica com materiais concretos; Reconhecer a importncia de um ambiente para viver, atravs do dilogo sobre moradia, desenvolvendo a comunicao oral e a participao de atividades coletivas; Estratgias de ensino / Desenvolvimento

1 Momento A professora desenvolver uma atividade de representao familiar atravs da confeco de palitos que representam os componentes da famlia. Cada criana dir a professora quantas pessoas fazer parte de seu convvio familiar, no entanto a professora dar a quantidade respectiva de pessoas em palitos, por exemplo, se o aluno tem quatro pessoas que moram com ele, ento a professora dar cinco palitos, um palito para cada componente do quadro familiar. O aluno dever confeccionar um boneco com o palito colocando uma cabea nele, com as caractersticas de cada integrante da famlia na qual deseja representar, a professora auxiliar os alunos durante a atividade.
21

Aps a confeco dos bonecos a professora trabalhar com contagem numrica atravs de material concreto, ou seja, os bonecos de palitos. Atravs do grupamento, a professora trabalhar operaes com dezenas. Recreio 2 Momento: No momento em que as crianas retornarem do intervalo do recreio a professora conversar com os alunos a importncia de termos um lugar para morar. Atra vs desse dilogo a professora trabalhar a questo de ambientes naturais, escrevendo no quadro o que eles definem como um ambiente bom de morar e um ambiente ruim de morar. A professora ir propor a confeco de um quadro comparativo com os melhores e piores ambientes para se viver. Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: realizao de um desenho na folha (imagem abaixo) que a professora distribuir com o tema Minha casa o melhor lugar para se viver, solicitar que o aluno faa a atividade com auxlio dos pais e/ou responsveis.

3 Momento Ser realizada uma atividade de fsica com os alunos, na qual eles iro para o ptio praticar esportes, como futebol, farei com que meninos e meninas joguem juntos. Avaliao Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento que o aluno possui no que tange a respeito de ambiente, identificar os conhecimentos matemticos dos alunos em operaes com dezenas.

22

Dirio refletido Conduzi os alunos at a sala de aula. A professora titular ficou um pouco na sala e aps se retirou, disse que estaria na biblioteca caso fosse necessrio cham-la, ela me entregou a lista da chamada, fiz a chamada e dei incio s atividades. Coloquei no quadro algumas atividades de matemtica para que eles copiassem e fizessem. Enquanto eles copiavam, fui organizando os materiais para executar a atividade planejada. Propus ento, aos alunos a confeco dos bonecos, distribu o material de acordo com o nmero de pessoas que moram com eles. Para saber o nmero de pessoas fui conversando com eles e atravs dessa conversa eles me contaram um pouco s obre suas famlias. A confeco dos bonecos foi bem demorada, eles ficam muito agitados com novidades. No entanto no pude executar a contagem numrica atravs de material concreto, ou seja, os bonecos de palitos, pois eles demoraram muito na confeco, recolhi o material e retomarei a atividade em outra aula. Ao retornar do recreio, dei incio ao segundo momento do plano, conversei sobre qual seria um lugar ideal para se viver. Atravs desse dilogo trabalhei questes de ambientes naturais, conforme eles iam falando fui escrevendo no quadro o que eles definiam como um ambiente bom de morar e um ambiente ruim de morar, no entanto foi confeccionado um quadro comparativo com os melhores e piores ambientes para se viver. Ver anexos foto 2. Encaminhei o tema, que a confeco de um desenho na folha com a temtica Minha casa o melhor lugar para se viver, solicitei que os alunos trouxessem pronto na prxima aula, ressaltei que o desenho seria colocado em exposio num painel, pedi para que fizessem com capricho. Logo aps o encaminhamento da tarefa para casa, os alunos foram para o ptio realizar atividade de fsica na qual eles jogaram futebol, todos juntos, meninos e meninas. Ver anexos foto 3. Penso que apesar de no concluir o primeiro momento previsto no plano, as atividades realizadas em aula foram de extrema importncia para o real desenvolvimento dos objetivos previstos no projeto. PLANO DE AULA n 03 Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 27 de maio de 2011. reas do conhecimento: Operaes matemticas. Representatividade numrica. Leitura e escrita. Identidade.
23

Objetivos Desenvolver as habilidades matemticas atravs da interpretao de problemas e contas; Trabalhar a questo de identidade, identificando as vogais e nmero de letras; Compreender a importncia da famlia, desenvolvendo leitura e a escrita. Estratgias de ensino / Desenvolvimento

1 Momento A professora passar alguns exerccios de matemtica envolvendo, operaes e problemas, na qual ser necessrio que o aluno interprete o problema atravs de uma boa leitura. A professora far a correo no quadro, fazendo com que os alunos participem, tirando dvidas e respondendo os exerccios propostos. Aps a atividade matemtica a professora pedir aos alunos que entreguem a atividade que havia sido encaminhada na aula anterior.

2 Momento Atra vs do dilogo a professora far uma atividade reflexiva sobre a formao do nome de cada aluno, sobre as letras que o compes e sobre os sobrenomes. A professora dar a cada aluno uma folha para que faam uma atividade referente ao nome. Os alunos faro a atividade e a professora os auxiliar na execuo.

Recreio 3 Momento
24

A professora far uma reviso do contedo da semana da disciplina de portugus na qual versa sobre o uso do lh ch nh, ser dada atividades no quadro e os alunos executaro e ser feita a correo no quadro. O propsito da correo no quadro propor a participao do aluno, fazer com que eles aprendam e tirem suas dvidas. Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: realizao de exerccios matemticos, como: Complete com o vizinho e Arma e efetua. Avaliao: Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento que o aluno possui no que tange as operaes matemticas, identificar os conhecimentos dos alunos em identidade pessoal. Dirio refletivo Coloquei no quadro algumas atividades de matemtica para que eles copiassem e fizessem. As atividades foram problemas matemticos envolvendo adio e subtrao, na qual observei que a maioria dos alunos no l o problema e vai somando todos os nmeros que acha no contedo do problema, por exemplo, no problema: Eu tenho 30 balas, comi 7 balas. Com quantas balas eu fiquei? Muitos alunos apenas olham o problema e somam os nmeros, eles nem aos menos fazem a leitura, simplesmente fazem algo mecnico. Aps da atividade de matemtica comecei um dilogo com os alunos na qual visava uma atividade reflexiva sobre a formao do nome de cada aluno, sobre as letras que o compes e sobre os sobrenomes, distribui a cada aluno uma folha para que eles fizessem a atividade referente ao nome. Os alunos a executaram e me entregaram a atividade, porm como j ressaltei algumas vezes, houve uma falta de interpretao na execuo da atividade, pois alguns escreveram o nome completo, conforme solicitado, e outros escreveram somente o primeiro nome. Ao retornar do recreio, dei incio ao segundo momento do plano, fiz uma reviso do contedo na qual versa sobre o uso do lh ch nh, escrevi atividades no quadro e os alunos copiarem e fizeram, fiz a correo no quadro. Pois meu propsito com a correo no quadro propor a participao dos alunos, fazer com que eles aprendam e tirem suas dvidas. Encaminhei o tema, que a execuo de exerccios referentes aos contedos de matemticas, os exerccios foram Arma e efetua e complete com o vizinho, solicitei que os alunos trouxessem pronto na prxima aula, pedi para que fizessem com ateno.

25

PLANO DE AULA n 04

Contedo: Leitura e escrita, conhecimento matemtico. Data: 30 de maio de 2011. reas do conhecimento: Operaes matemticas. Conhecimento numrico. Leitura e escrita. Objetivos

Desenvolver as habilidades matemticas atravs do conhecimento de Dezena e Unidade, Trabalhar a questo de famlia, colorindo palavras que foram conceituadas por eles no primeiro dia de aula; Compreender a importncia da famlia, desenvolvendo leitura e a escrita. Estratgias de ensino / Desenvolvimento 1 Momento

1 -T od o n ome d e Ma ria Maria Perei ra L ima , ela te m no ve an os. 2 -A f amlia d e Ma ria muito bo nita, a legre e un ida . Maria mo ra numa casa q ue co m to da su a f amlia e com seu gatin ho . 3 -Ma ria mora co m se u p ai, su a me, se us irmo s, sua irm, su a av e se u a v. E no po de mos esq ue cer o ga tin ho de Maria. 4 -Ma ria go sta d e p assear co m su a f amlia, g osta de ir ao p arqu e, a nd ar de b icicleta e comer p ipo ca do ce. 5 -Na escol a, Maria g osta de estud ar e b rin car com o s cole gas, e qu and o ch eg a e m ca sa con ta como fo i seu dia d e a ula para a famlia . 6 -O irmo mais ve lho , o p ai e a me de M aria sempre a aju dam n as tarefa s de au la q ua nd o Ma ria precisa. 7 -E m casa Maria g anh a semp re o ca rin ho de seu s paren te s, e Ma ria ta mb m tra ta to do s com respe ito . 8 - Ma ria n o b rig a e n em respo nd e co isas fe ias p ara seu sp aren te s, ela e du cada e ge ntil. 9 -Os a vs d e Ma ria gostam de ler h ist ria sp ara e la e p ara seu s irm os, e isso mui to dive rtid o. 1 0- Maria uma men ina muito q ue rid a p or tod os, tan to na famlia qu anto na e sco la. 1 1- Maria va loriza a famlia , sempre p rocu ra esta r u nid a e apro veitar lind os mome ntos. 1 2 Ela bo nita, te m o s olh os d a co r d os d e su a me, e o s cabe los d a cor d o cab elo de seu pai . 1 3- O p ai de Maria se chama Mo acir e a me se chama Mon ica. 1 4- Maria resp eita seu s pais e irm os, p ois e la ama tod os e les. 1 5- Uma fa mlia f eliz u ma f amlia u nid a, a ssim co mo a f amlia de M ari a.

26

A professora desenvolver a atividade Hora do Conto, em grupo os alunos faro a leitura da histria A famlia de Maria. A professora distribuir um trecho da histria para cada aluno, ser organizada uma roda e um a um de acordo com a ordem numrica dos trechos, eles lero a histria. A professora conversar com os alunos comparando o que h na Famlia de Maria e tambm h na deles, conversar sobre princpios e importncia de sua famlia. 2 Momento Atra vs do dilogo a professora far uma atividade reflexiva sobre a atividade proposta e confeco do painel Eu amo minha famlia Os alunos faro a pintura das palavras levadas pela professora na qual sero utilizadas para a confeco do painel, essas palavras so conceitos no que diz respeito famlia, foram as que os alunos disseram no primeiro dia de estgio. Recreio 3 Momento Ati vidade Matemtica: Dezena e Unidade: Compreenso, formao e clculo, este contedo ser dado, visto que os alunos possuem bastante dificuldades na compreenso de dezenas. A professora dar o contedo no quadro, os alunos copiaro e aps a explicao eles faro exerccio relativo ao contedo dado. Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: realizao do exerccio de Seqncia numrica, a mesma dever ser mostrada na prxima aula, colada no caderno de matemtica.

27

Avaliao Ser avaliada a participao, o envolvimento e a habilidade que o aluno possui na leitura, identificar os conhecimentos matemticos dos alunos em operaes com dezenas. Dirio refletido Dei incio ao primeiro momento do plano desenvolvendo a atividade Hora do Conto, no coletivo os alunos fizeram a leitura da histria A famlia de Maria. Distribui um trecho da histria para cada aluno, organizei a roda e um a um de acordo com a ordem numrica dos trechos, eles leram a histria. Esta prtica fez com que eu percebesse o grau de desenvolvimento com a leitura de cada um, notei que muitos tm preguia de ler, mas sabem e muitas vezes mais que os demais da sala. Aps o dilogo com os alunos na qual visava uma atividade reflexiva sobre a formao da famlia, sobre os papis de cada um que a compes, distribui a cada aluno as palavras que eles conceituaram a respeito famlia, foram as que os alunos disseram no primeiro dia do estgio. Ao retornar do recreio, dei incio ao terceiro momento do plano, fiz uma reviso do contedo na qual versa sobre Dezena e Unidade: Compreenso, formao e clculo, trabalharam com contedo, pois notei que os alunos possuem dificuldades na compreenso de dezenas. Coloquei o contedo no quadro, os alunos copiaram e aps expliquei passo a passo como se formam as dezenas e o como so representadas, utilizei material concreto na explicao, eles fizeram exerccios relativos ao contedo dado. Encaminhei o tema, que a execuo de exerccios referentes aos contedos de matemticas, de Seqncia numrica, a mesma dever ser mostrada na prxima aula, colada no caderno de matemtica, solicitei que os alunos trouxessem pronto na prxima aula, pedi para que fizessem com ateno.

PLANO DE AULA n 05 Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 31 de maio de 2011. reas do conhecimento: Operaes matemticas.
28

Representatividade numrica. Leitura e escrita. Identidade. Objetivos Desenvolver as habilidades matemticas atravs da interpretao de problemas e contas; Trabalhar a questo de identidade, identificando as vogais e nmero de letras; Compreender a importncia da famlia, desenvolvendo leitura e a escrita. Estratgias de ensino / Desenvolvimento 1 Momento A professora desenvolver uma atividade de representao numrica atravs dos palitos que os alunos confeccionaram representando os componentes da famlia. A professora trabalhar com contagem numrica atravs de material concreto, ou seja, os bonecos de palitos. Atra vs do grupamento, a professora trabalhar operaes com dezenas. Ser solicitado que os alunos separem quantidades, por exemplo, a professora pedir que o aluno X separe duas dezenas e seis unidades de familiares, 26 bonecos de palitos, assim os alunos compreendero o sentido de quantidade. Recreio 2 Momento A professora far uma reviso do contedo sobre o uso do lh ch nh, ser dada atividades no quadro e os alunos executaro e ser feita a correo no coletivo. O propsito da correo no coletivo propor a participao do aluno, fazer com que eles aprendam e tirem suas dvidas. 3 Momento Ser realizada uma atividade de recreao com os alunos, na qual eles iro para a praa da escola, brincar e fazer atividades livres. Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: realizao de exerccios de portugus, Silabando, a professora dar uma folha para cada aluno com um exerccio de separar as slabas. A atividade dever ser entregue na quinta-feira.

29

Avaliao: Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento que o aluno possui no que tange as operaes matemticas, identificar os conhecimentos dos alunos na compreenso de palavras com LH, NH e CH. Dirio refletido Dei incio ao primeiro momento do plano desenvolvendo a atividade de matemtica, no coletivo os alunos desenvolveram a atividade de representao numrica atravs dos palitos que eles confeccionaram representando os componentes da famlia. Trabalhei contagem numrica atravs de material concreto, ou seja, os bonecos de palitos. Atravs do grupamento, solicitei que os alunos separassem quantidades do tipo, uma dezena, duas dezenas e sete unidades dos bonecos de palitos, a atividade foi bem interessante, ele participaram e entenderam bem o sentido de quantidade. Percebi que quando se trabalha com material concreto os alunos percebem 1 e 4, juntos, no simplesmente 14 mas sim 14 coisas, no caso 14 unidades de bonecos, eles percebem o quantitativo numrico. Os alunos adoraram a atividade, armaram contas, deixei eles bem a vontade com o material. Eles merendaram e foram para o recreio. Aps o dilogo com os alunos na qual visava uma atividade reflexiva sobre a formao da famlia, sobre os papis de cada um que a compes, distribui a cada aluno as palavras que eles conceituaram a respeito famlia, foram as que os alunos disseram no primeiro dia do estgio. Ao retornar do recreio, dei incio prxima atividade, fiz uma reviso do contedo na qual versa sobre o uso do lh ch nh, passei atividades no quadro e os alunos executaro e ser feita a correo no coletivo. O propsito da correo no
30

coletivo propor a participao do aluno, fazer com que eles aprendam e tirem suas dvidas, pois notei que os alunos possuem dificuldades na escrita de palavras utilizam ou no lh ch nh. Foi realizada uma atividade de recreao com os alunos, na qual eles foram para a praa da escola, brincar e fazer atividades livres, todos brincaram juntos, ficou bem notvel que meninos e meninas no interagem na hora da recreao, somente nas atividades fsicas, penso que seria interessante realizar uma atividade que promova a integrao da turma. Encaminhei o tema, que a execuo de exerccios referentes separao de slabas, Silabando, dei uma folha para cada aluno com um exerccio. Pedi que trouxessem a atividade pronta na quinta-feira, pois na quarta-feira os alunos participaram de um passeio. PLANO DE AULA n 06

Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 01 de junho de 2011. reas do conhecimento: Questes ambientais. Compreenso da realidade. Objetivos Trabalhar a questo do meio ambiente, identificando os conhecimentos prvios sobre conservao e explorao; Compreender a importncia da preservao do meio ambiente, atravs do dilogo. Estratgias de ensino / Desenvolvimento 1 Momento A professora levar os alunos para um passeio Ecolgico, promovido pela Secretaria de Educao e Secretaria de Desenvolvimento do Municpio, na qual a escola ir participar com a representao de algumas turmas, o propsito do passeio a conscientizao para a preservao do meio ambiente. A programao do passeio ser: sada do Largo das Bandeiras e caminhar at a Praa Comendador Aze vedo, os alunos iro participar da passeata, assistir a uma apresentao teatral que ser realizada pelos organizadores do evento e fazer o piquenique na Praa Comendador Aze vedo, a atividade far com que os alunos compreendam questes ambientais.
31

Aps a atividade a professora retornar com os alunos para a escola. Recreio 2 Momento Atra vs do dilogo a professora far uma atividade reflexiva sobre a atividade realizada, sobre a preservao do meio ambiente e dos elementos que o compe. Avaliao: Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento que o aluno possui no que tange as questes ambientais, identificar os conhecimentos prvios dos alunos em conservao do meio ambiente. Dirio refletido Conduzi os alunos at a sala de aula, fiz a chamada e dei incio s atividades. Expliquei para a turma, juntamente com a professora titular, como seria o passeio, seu trajeto e desenvolvimento, especialmente o tema do passeio que Meio Ambiente. Os alunos ouviram atentamente, logo aps nos organizamos para a sada. Durante o passeio os alunos participaram de todas as atividades, seja conhecendo o meio ambiente e at a importncia da reciclagem. Independente da organizao, que na verdade no foi muito presente, o objetivo do passeio era fazer com que as crianas entendam como devemos cuidar do meio ambiente, da natureza. Foi aconselhado que os alunos levassem para o piquenique ( ver anexos foto 4) apenas alimentos naturais, no entanto eles o fizeram, levaram frutas, sucos, leite, entre outros. Aps o passeio os alunos retornaram apara a escola onde propus um dilogo sobre o passeio. O dilogo com os alunos foi uma atividade reflexiva sobre o meio ambiente na qual eles fazem parte e a importncia da preservao para o equilbrio do planeta de forma sustentvel, sobre os papis de cada na conservao.

PLANO DE AULA n 07

Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 02 de junho de 2011.


32

reas do conhecimento: Operaes matemticas. Representatividade numrica. Leitura e escrita. Identidade. Objetivos

Desenvolver as habilidades matemticas atravs da interpretao de problemas e contas; Trabalhar a questo de identidade, identificando as vogais e nmero de letras; Compreender a importncia da famlia, desenvolvendo leitura e a escrita. Estratgias de ensino / Desenvolvimento

1 Momento Ati vidade Matemtica: Domin das operaes, esta atividade ser executada em duplas. A professora organizar dupla para a execuo da atividade. Ser dado a cada dupla um jogo. O propsito da atividade propor uma atividade cooperativa, que eles aprendam a trabalhar em grupo. A professora auxiliar quando necessrio, a atividade dever ser executada de modo que os alunos participem, tirando dvidas e realizado as operaes propostas no jogo. Aps a atividade matemtica a professora pedir aos alunos que entreguem a atividade que havia sido encaminhada na aula anterior. Recreio 2 Momento Aps a atividade matemtica a professora pedir aos alunos que entreguem a atividade que havia sido encaminhada na aula anterior. A professora conversar com os alunos, Vocs trabalharam em aula com um (a) colega, como o nome desse (a) colega? Vocs sabem escrever o nome dele/dela? A atividade ser um ditado na qual eles devero escrever o nome dos colegas, a professora far a correo no quadro, cada aluno ir no quadro e escrever seu nome para os colegas, a professora dar uma folha para que eles escrevam e colem no caderno. 3 Momento Ati vidade fsica no ptio, a professora orientar atividade na qual, todos, devero participar. Sero os alunos que escolhero uma brincadeira.
33

Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: realizao de um desenho sobre Meio ambiente: O que minha famlia deve fazer para cuidar do meio ambiente

Avaliao: Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento que o aluno possui no que tange as operaes matemticas, identificar os conhecimentos dos alunos em identidade pessoal. Dirio refletido Dei incio ao primeiro momento do plano desenvolvendo a atividade matemtica: Domin das operaes, a atividade foi executada em duplas, na qual foram organizadas por mim. Dei a cada dupla um jogo e uma folha para clculos. O propsito da atividade era que eles aprendessem a trabalhar em grupo. A atividade foi bem aceita pelos alunos que se dedicaram na execuo, eles ficaram concentrados e agiram em grupo. (Ver anexos foto 5) Auxiliei quando necessrio, a atividade propunha efetuar operaes matemticas, no entanto a folha que cada dupla recebeu foi importante para que os alunos a utilizassem como rascunho para armar e efetuar. Os alunos adoraram a atividade, armaram contas, os deixei bem vontade com o material. Eles merendaram e foram para o recreio. Aps o retorno do recreio perguntei para aos alunos, Vocs trabalharam em aula com um (a) colega, como o n ome desse (a) colega? Vocs sabem escrever o nome dele/dela? Todos sabiam o nome mas no sabiam como escrever-lo, cada aluno foi no quadro e escreveu seu nome para os colegas, distribu uma folha para
34

cada um onde eles escreveram em ordem alfabtica o nome dos colegas e colaram no caderno.

Foi realizada uma atividade fsica com os alunos, na qual eles foram para o ptio da escola, brincar de queimado, todos brincaram juntos. Encaminhei o tema, que a realizao de um desenho sobre Meio ambiente: O que minha famlia deve fazer para cuidar do meio ambiente, referente ao passeio que os alunos participaram no dia anterior.

PLANO DE AULA n 08 Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 03 de junho de 2011. reas do conhecimento: Leitura e escrita. Compreenso da realidade. Identidade.

Objetivos

Desenvolver as habilidades sensoriais atravs da interpretao de da msica; Trabalhar a questo da famlia, identificando as vogais e formando novas palavras; Desenvolvendo leitura e interpretao textual e a escrita. Estratgias de ensino / Desenvolvimento
35

1 Momento A partir da msica Famlia do grupo Tits instigar as crianas a manifestarem suas idias a respeito de famlia, como percebem as relaes familiares, o que entendem por famlia. Letra da msica "Famlia" Tits Composio: Arnaldo Antunes / Toni Bellotto Famlia! Famlia! Papai, mame, titia. Famlia! Famlia! Almoa junto todo dia. Nunca perde essa mania... Mas quando a filha Quer fugir de casa, precisa descolar um ganha-po Filha de famlia se no casa papai, mame no do nem um tosto... Famlia h! Famlia ah! Famlia! oh! h! h! h! Famlia h! Famlia ah! Famlia!... Famlia! Famlia! Vo v, vo v, sobrinha Famlia! Famlia! Janta junto todo dia Nunca perde essa mania... Mas quando o nenm fica doente U! U! Procura uma farmcia de planto. O choro do nenm estridente U! U! Assim no d pra ver televiso... Famlia h! Famlia ah! Famlia! oh! h! h! h! Famlia h! Famlia ah! Famlia! hi! hi! hi!... Famlia! Famlia! Cachorro, gato, galinha Famlia! Famlia! Vi ve junto todo dia . Nunca perde essa mania... A me morre de medo de barata U! U! O pai vive com medo de ladro Jogaram inseticida pela casa U! U! Botaram cadeado no porto... Famlia h! Famlia ah! Famlia! Famlia h! Familia ah! 2 Momento Explorar a palavra FAMLIA destacando as letras que a compem. Ser dada uma folha a cada aluno na qual eles devero escrever nomes de familiares, palavras que conceituem famlia.

Aps a execuo da atividade cada criana falar para a turma quais foram as palavras escritas, assim eles iro descobrir e aprender novas palavras. Recreio
36

3 Momento A professora desenvolver a atividade Hora do Conto, individualmente os alunos faro a leitura da histria O Bicho Cochicho. A professora distribuir uma folha da histria para cada aluno, onde eles devero ler a histria, interpret-la e responder s questes propostas.

Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: as crianas devero colar uma foto de sua famlia, num papel dado pela professora, na qual eles podero pintar o desenho.

Avaliao:

37

Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento que o aluno possui no que tange a compreenso do significado da musica em relao realidade de cada um, identificar os conhecimentos dos alunos em leitura e interpretao de textos. Dirio refletido Dei incio ao primeiro momento do plano desenvolvendo uma atividade A partir da msica Famlia do grupo Tits, onde o propsito foi instigar os alunos a manifestarem suas idias a respeito de famlia, e perceberem as relaes familiares. Os alunos assistiram a um vdeo, na qual foi modificado para uma verso infantil, eles assistiram trs vezes ao vdeo, na primeira vez se mostraram bem agitados, porm depois ficaram interessados na letra da msica e ficaram atentos. Aps o vdeo, atravs do dilogo explorei a palavra FAMLIA destacando as letras que a compem, distribui uma folha para cada aluno na qual eles escreveram nomes de familiares e palavras que conceituavam o significado de famlia. Aps a execuo da atividade cada criana falou para a turma as palavras que escreveu, conforme foram falando fui escrevendo no quadro. ( Ver anexo foto 6) Os alunos gostaram da atividade, os deixei vontade para escrevem o que achassem que era importante. Eles merendaram e foram para o recreio. Aps o retorno do recreio dei incio ao terceiro momento do plano na qual desenvolvi a atividade Hora do Conto, onde primeiramente fiz a leitura do texto no coletivo e aps, individualmente, os alunos fizeram a leitura da histria O Bicho Cochicho. O propsito da atividade era a leitura, interpretao e responder s questes propostas, no entanto percebi que ainda h uma grande dificuldade no que diz respeito interpretao, penso que se faz necessrio mais atividades de interpretao, pois os alunos lem por ler, no possuem memria textual por isso no conseguem, na maioria das vezes, responder as questes das atividades. Encaminhei o tema, as crianas devero colar uma foto de sua famlia, numa folha dada pela professora, na qual eles podero pintar o desenho, no caderno de tema escrevi um aviso para os pais solicitando que a acriana trouxesse a fotografia. PLANO DE AULA n 09 Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 06 de junho de 2011.

38

reas do conhecimento: Operaes matemticas. Leitura, interpretao textual e escrita. Criatividade artstica. Objetivos Desenvolver as habilidades matemticas atravs da interpretao de problemas e contas; Trabalhar a questo de identidade, identificando as vogais e nmero de letras; Compreender a importncia da famlia, desenvolvendo leitura e a escrita. Estratgias de ensino / Desenvolvimento 1 Momento A professora desenvolver a atividade Hora do Conto, individualmente os alunos faro a leitura da histria O navio de Viviane. A professora distribuir uma folha da histria para cada aluno, onde eles devero ler a histria, interpret-la e aps responder s questes propostas pela professora.

2 Momento A professora ir propor aos alunos, a confeco do o painel sobre o Tema da Famlia, onde os alunos iro colar seus trabalhos, e iro trabalhar com materiais de educao artstica. Eles iro realizar a confeco do mural sob orientao da professora, que ir auxili-los e dever dar as instrues de como e onde ser feita a exposio das atividades. Recreio
39

3 Momento Ati vidade fsica no ptio. Ao retornar da atividade fsica, a professora distribuir para os alunos uma folha com exerccios de matemtica envolvendo, operaes e problemas, na qual ser necessrio que o aluno interprete o problema atravs de uma boa leitura. A professora far a correo no quadro, fazendo com que os alunos participem, tirando dvidas e respondendo os exerccios propostos. Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: realizao de exerccios matemticos, sobre dezenas e unidades. Avaliao: Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento que o aluno possui no que tange as operaes matemticas, leitura e interpretao textual, promover a interao da turma no trabalho coletivo. Dirio refletido Dei incio ao primeiro momento do plano desenvolvendo uma atividade de leitura na qual os alunos deveriam a histria O navio de Viviane. Distribu uma folha da histria para cada aluno, eles leram a histria, pedi a eles que aps a leitura respondessem as questes que passei no quadro, sendo que para isso se fazia necessrio que eles interpretassem a histria. As perguntas que fiz referente ao texto foram: O que o pai de Viviane fez? Como ficou o navio? Onde Viviane colocou o navio? Como o ttulo do texto? Quem autora do texto? Propus aos alunos, a confeco do mural sobre o Tema da Famlia, eles colaram alguns de seus trabalhos num quadro que h na sala de aula. Eles realizaram a organizao do mural sob orientao da professora, os auxiliei e conversei com eles a importncia daquele mural, na qual ressaltei princpios como unio, respeito, solidariedade e um bom relacionamento com a famlia. Eles merendaram e foram para o recreio. Logo aps o recreio a turma foi fazer atividade fsica no ptio, na qual propus que eles jogassem todos juntos, mas os meninos sempre excluem as meninas do jogo de futebol, ento as convidei para brincar de amarelinha, durante a brincadeira alguns dos meninos da turma juntaram-se na brincadeira, fiquei admirada que os meninos que participaram foram aqueles que mais demonstravam preconceito em participar de brincadeiras ditas de meninas Ao retornar da atividade fsica, dei incio atividade de matemtica onde distribu para os alunos uma folha com exerccios de matemtica envolvendo,
40

operaes e problemas, na qual foi necessria interpretao e atividade de leitura. Fiz a correo no quadro, os alunos participaram, tiraram dvidas e responderam as perguntas que fiz a eles. Encaminhei o tema, as crianas devero realizar exerccios matemticos, sobre dezenas e unidades. PLANO DE AULA n 10 Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 07 de junho de 2011. reas do conhecimento: Noes matemticas. Leitura, interpretao textual e escrita. Ati vidade de Recreao Objetivos Desenvolver as habilidades matemticas atravs da reviso do contedo que versa sobre unidade e dezena; Compreender a importncia da famlia, desenvolvendo leitura e a escrita; Introduo a centenas, compreenso e formao; Realizar atividade de recreao priorizando o contato com o meio ambiente. Estratgias de ensino / Desenvolvimento 1 Momento A professora desenvolver as habilidades matemticas atravs da reviso do contedo que versa sobre unidade e dezena, conversar com alunos sobre o contedo, ir tirar dvidas. A professora distribuir uma folha para cada aluno na qual eles devero complet-la de 0 (zero) at 120 (cento e vinte) introduzindo o estudo da centena. Complete o quadro:
0 10 20 30 40 50 53 44 35 26 17 8

41

60 70 80 90 100 110 71

62

89 98 107 116

Recreio

2 Momento Ao retornar do recreio, a professora distribuir para os alunos uma folha sobre o Tema da Famlia, na qual ser necessrio que o aluno interprete o texto atravs de uma boa leitura. Eles devero realizar a atividade sob orientao da professora, que ir auxili-los e dever dar as instrues de como preencher os dados sobre a famlia propostos na folha.

3 Momento
42

Ati vidade de recreao, a professora levar os alunos at a Praa Hermes Pintos Affonso, com o propsito de que os alunos pratiquem atividades em contato com o meio ambiente. Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: realizao de exerccios matemticos, sobre centenas, dezenas e unidades.

Avaliao: Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento matemtico que o aluno possui no que tange sobre Centena, Dezena e Unidade; leitura e interpretao textual, promover a interao da turma na atividade recreativa. Dirio refletido Dei incio ao primeiro momento do plano desenvolvendo uma atividade de matemtica atravs da reviso do contedo que versa sobre unidade e dezena, conversei e expliquei para os alunos o contedo, tirei dvidas. Passei alguns exerccios no quadro e distribu uma folha para cada aluno na qual eles completaram os nmeros de 0 (zero) at 120 (cento e vinte), eles fizeram fiz a correo e pedi que colassem no caderno, logo aps esta atividade introduzi o estudo da centena. As perguntas que fiz referente s centenas, como de quantos nmeros eram formadas, de como era sua decomposio, entre outras. Propus aos alunos, um ditado onde eu falava, por exemplo uma centena, duas dezenas e sete unidades logo no caderno eles colocaram apenas o nmero 127, eles gostaram da atividade. Eles merendaram e foram para o recreio. Logo aps o recreio a turma foi fazer atividade de interpretao textual sobre a famlia distribu para os alunos uma folha sobre o Tema da Famlia, eles interpretaram o texto atravs da leitura. Os orientei sobre como deveriam preencher os dados sobre a famlia propostos na folha. Esta atividade ser colocada no mural na sala de aula. Aps a execuo da atividade, levei os alunos para a atividade de recreao, at a Praa Hermes Pintos Affonso, onde os alunos praticaram atividades em contato com o meio ambiente. Os alunos pediram para que eu participasse da atividade, brinquei com eles de pega-pega, foi muito divertido, todos os alunos participaram. Encaminhei o tema, as crianas devero realizar exerccios matemticos, sobre centenas, dezenas e unidades.

43

PLANO DE AULA n 11 Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 08 de junho de 2011. reas do conhecimento: Noes matemticas. Leitura e escrita.

Objetivos

Desenvolver as habilidades matemticas atravs do contedo que versa sobre centena; Compreender a importncia da famlia, desenvolvendo atividade de confeco do mural; Realizar atividade de portugus priorizando a formao de frases. Estratgias de ensino / Desenvolvimento 1 Momento A professora desenvolver as habilidades matemticas atravs do contedo que versa sobre Centena, conversar com alunos sobre o contedo, explicar o clculo e decomposio. A professora distribuir uma folha para cada aluno na qual eles devero realizar os clculos, introduzindo o estudo da centena.

Recreio 2 Momento
44

Ao retornar do recreio, a professora realizar com os alunos uma Atividade de Portugus que ser um Ditado de Frases, estas frases sero formuladas pelos alunos, estas frases devem ser relacionadas com o tema famlia. 3 Momento A professora ir propor aos alunos o desenvolvimento da confeco do mural das palavras e desenhos que eles confeccionaram durante a semana. Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: realizao de exerccios matemticos sobre Clculo Mental, na qual o aluno dever desempenhar com ateno, e dever dominar adio e subtrao. Avaliao Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento matemtico que o aluno possui no que tange sobre Centena, leitura e escrita, promover a interao da turma na atividade de confeco do mural. Dirio refletido Dei incio ao primeiro momento do plano desenvolvendo uma atividade de matemtica atravs do contedo que versa sobre Centena, conversei com alunos sobre o contedo, explicando o clculo e decomposio. Distribu uma folha para cada aluno na qual eles realizaram os clculos, introduzindo o estudo da centena. Mesmo executando vrios exerccios, eles tiveram um pouco de dificuldade ao armar conta, no entanto vou retomar este tipo de atividade durante a prxima semana. Eles merendaram e foram para o recreio. Logo aps o recreio a turma foi fazer atividade de escrita na qual propus aos alunos uma conversa sobre a famlia na qual cada um falou uma frase que conceituava sua famlia, fui escrevendo conforme eles iam dizendo, logo aps escolhi cinco frases na qual foi realizei um Ditado de Frases, as frases escolhidas foram: Eu amo minha famlia, A mame muito boa, Minha famlia bonita e unida, Meu pai legal e bom ter uma famlia. Aps a execuo da atividade, propus aos alunos o desenvolvimento da confeco do mural das palavras e desenhos que eles confeccionaram durante a semana prontamente eles se organizaram e pegaram o material para realizar a atividade que ter continuidade durante os outros dias de aula.

45

Encaminhei o tema, as crianas devero realizar exerccios matemticos, sobre Clculo Mental, na qual os alunos devero desempenhar com ateno, e dever dominar adio e subtrao.

PLANO DE AULA n 12 Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 09 de junho de 2011. reas do conhecimento: Noes matemticas. Leitura, interpretao textual e escrita. Ati vidade de Recreao Objetivos Desenvolver as habilidades matemticas atravs da reviso do contedo que versa sobre unidade e dezena; Compreender a importncia da famlia, desenvolvendo leitura e a escrita; Introduo a centenas, compreenso e formao; Realizar atividade de recreao priorizando o contato com o meio ambiente. Estratgias de ensino / Desenvolvimento 1 Momento Ati vidade Matemtica: Boliche da Matemtica, esta atividade ser executada em grupo. A professora organizar os grupos para a execuo da atividade. O grupo escolher um representante a cada rodada, o propsito da atividade propor uma atividade cooperativa, que eles aprendam a trabalhar em grupo. Sero utilizadas na atividade cinco garrafas pet e uma bola. Dentro de cada garrafa pet haver cinco problemas. Sendo que a cada vez que o aluno derrubar uma garrafa, ele dever escolher um problema e levar para o grupo para a resoluo do mesmo. A professora auxiliar quando necessrio, a atividade dever ser executada de modo que os alunos participem, os alunos devero interpretar os problemas tirando dvidas e realizando as operaes propostas no jogo. Aps a atividade matemtica a professora pedir aos alunos que entreguem a atividade que havia sido encaminhada na aula anterior. Recreio

46

2 Momento Ao retornar do recreio, a professora ir propor aos alunos um momento de pesquisa, na qual a professora levar os alunos para a biblioteca e eles devero procurar livros de contos na qual tenha como tema a famlia. Para isso eles devero fazer a leitura dos ttulos das histrias. A professora os auxiliar quando necessrio, aps as escolhas a professora guardar os livros e entregar para os alunos na sexta-feira para que eles executem a leitura durante o final de semana, e na segunda-feira durante a atividade Hora do Conto, cada um ir contar sobre a histria do livro que escolheu. 3 Momento Ati vidade fsica, a professora levar os alunos para o ptio, com o propsito de que os alunos pratiquem atividades em grupo. Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: realizao de exerccios matemticos, sobre centenas, dezenas e unidades. Avaliao: Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento matemtico que o aluno possui no que tange a resoluo de problemas; leitura e interpretao textual, promover a interao da turma na atividade fsica. Dirio refletido Dei incio ao primeiro momento do plano desenvolvendo a atividade matemtica: Boliche da Matemtica. Organizei os grupos para a execuo da atividade, cada grupo escolheu um representante a cada rodada, o propsito da atividade foi propor uma atividade cooperativa, eles no esto acostumados a trabalhar em grupo. No incio da atividade procurei as garrafas que havia deixado na sala de aula, logo as mesmas no estavam mais. Logo pensei em uma nova forma de executar a atividade. Peguei cinco cores de folhas de ofcio, amarela, azul, branca, rosa e verde, propus aos alunos que cada grupo escolhesse uma cor. Feita as escolhas passei no quadro um problema de cada vez, cada grupo escreveu o problema na folha e resolveu em grupo, conforme o grupo ia terminando eu escrevia outro problema no quadro. Cito os problemas propostos: 1- Papai comprou 3 dezenas de balas e mame comprou 1 dezena e 7 unidades de pirulito. Com quantos doces eles ficaram? 2- Vov colhei 4 dezenas de maas para fazer um pudim, usou 1 dezena. Com quantas maas vov ficou? 3- Ganhei 1 dezena e 9 unidades de bales, 5 unidades estouraram. Com quantos bales fiquei?
47

4- Minha escola tm 1 centena, 2 dezenas e 7 unidades de alunos. Se faltarem 2 dezenas e 3 unidades quantos alunos ficaram na escola? Auxiliei quando necessrio, a atividade propunha efetuar operaes matemticas, foi utilizada uma folha para que os alunos a utilizassem como rascunho para armar e efetuar. Os alunos adoraram a atividade, porm notei que so muito competitivos, pois ao final da atividade eles me perguntaram qual grupo havia ganhado, expliquei que no era uma competio expliquei quanto produtividade deles e retomei seus pontos fracos, como falta de ateno e interpretao. Eles merendaram e foram para o recreio. Aps o retorno do recreio propus aos alunos um momento de pesquisa, na qual os levei para a biblioteca com o propsito que eles procurassem livros de contos na qual tivesse como tema a famlia. Aps as escolhas guardei os livros e na qual entregarei para os alunos na sexta-feira para que eles executem a leitura durante o final de semana, e na segunda-feira durante a atividade Hora do Conto, cada um dever contar sobre a histria do livro que escolheu. PLANO DE AULA n 13 Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 10 de junho de 2011. reas do conhecimento: Interpretao do filme. Ati vidade artstica.

Objetivos

Desenvolver as habilidades artsticas; Compreender a importncia da famlia, assistindo a um filme sobre o tema. Estratgias de ensino / Desenvolvimento 1 Momento Ati vidade Sesso Pipoca: a turma assistir ao filme A Famlia do Futuro. A professora organizar os alunos na sala de informtica para assistirem o filme. O propsito da atividade propor uma atividade reflexiva, que eles aprendam a importncia da famlia e que existem vrios tipos de famlia.

Recreio

48

2 Momento Ao retornar do recreio, a professora levar aos alunos para a sala de aula na qual far um dilogo com os alunos referente ao filme, explorando o tema do filme, destacando cenas. 3 Momento A professora ir propor uma atividade de Educao Artstica, onde os alunos faro a pintura do desenho da famlia de Lewis, personagem principal do filme A famlia do futuro. Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: realizao da leitura do livro que foi escolhido na aula anterior. Avaliao: Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento reflexivo que o aluno possui no que tange as relaes familiares, promover a criatividade da turma na atividade artstica. Dirio refletido Dei incio ao primeiro momento do plano, a atividade Sesso Pipoca onde a turma assistiu ao filme A Famlia do Futuro. Organizei os alunos na sala de informtica para assistirem o filme. Ver anexo foto 7. O propsito da atividade foi cumprido, pois os alunos refletiram sobre a importncia da famlia e cada um falou sobre as famlias que conhecem e como elas so compostas. Alguns falaram sobre famlia com duas mes, uma famlia sem o pai ou sem a me, ou uma famlia sem os pais somente com os avs. Os alunos participaram bastante da atividade, notei que so muito espertos e curiosos, perguntaram como era minha famlia, com quem eu morava, contei para eles. Aps o retorno do recreio propus aos alunos um momento de reflexo com os alunos referente ao filme, explorei o tema do filme, e eles destacaram cenas que acharam que eram importantes. Encaminhei o tema da Leitura do livro que eles escolheram na aula anterior, fiz a distribuio e falei da importncia da leitura. PLANO DE AULA n 14 Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 13 de junho de 2011.
49

reas do conhecimento: Interpretao textual; Resoluo de exerccios matemticos; Ati vidade de compreenso do conceito de famlia; Objetivos Desenvolver as habilidades matemticas atravs do estudo do contedo que versa sobre unidade, dezena e centena; Compreender a importncia da famlia, a partir da leitura dos livrinhos de histrias. Estratgias de ensino / Desenvolvimento 1 Momento A professora desenvolver a atividade Hora do Conto, organizados em crculo, os alunos, um a um, faro a leitura da histria do livro que escolheram. A professora far perguntas para cada aluno, conversar com os alunos comparando as histrias, falar sobre princpios e importncia de sua famlia. Ser realizado um ditado com palavras retiradas da conversa da hora do conto. Na atividade de interpretao as crianas devero realizar um desenho livre referente sua histria lida. Recreio 2 Momento Ao retornar do recreio, a professora levar os alunos para a atividade fsica no ptio. 3 Momento Ao retornar da atividade fsica, a professora passar no quadro exerccios de matemtica envolvendo, operaes e problemas, na qual ser necessrio que o aluno interprete o problema atravs de uma boa leitura. A professora far a correo no quadro, fazendo com que os alunos participem, tirando dvidas e respondendo os exerccios propostos. Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: realizao de exerccios matemticos, sobre centenas, dezenas e unidades. Avaliao: Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento matemtico que o aluno possui no que tange a interpretao, leitura e interpretao textual, promover a interatividade da turma na atividade fsica.
50

Dirio refletido Dei incio ao primeiro momento do plano desenvolvendo a atividade Hora do Conto, organizei os alunos em crculo, um a um, individualmente eles fizeram a leitura da histria do livro que escolheram. Alguns dos livros foram: - Os trs porquinhos; - Joo e Maria; - Eu quero a minha me; - O guarda chuva do vov; - Jesus nascimento. Fiz algumas perguntas referentes s histrias para cada aluno, conversei com eles sobre princpios e importncia de uma famlia. Fiz realizado um ditado com palavras retiradas da conversa da hora do conto, tais como filha, alegria, bondade, irmos, proteo, felicidade, mame, papai, beb, etc. Na atividade de interpretao as crianas realizaram um desenho livre referente sua histria lida. Ao retornar do recreio, levei os alunos para a atividade fsica no ptio. Ao retornar da atividade fsica, passei no quadro alguns exerccios de matemtica envolvendo, operaes com centenas. Encaminhei o tema, que a execuo de exerccios referentes aos contedos de matemticas, de Seqncia numrica e decomponha, a mesma dever ser mostrada na prxima aula, pedi para que fizessem com ateno. PLANO DE AULA n 15 Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 14 de junho de 2011. reas do conhecimento: Introduo ao estudo do uso de r e rr; Resoluo de exerccios matemticos; Ati vidade de recreao; Objetivos Desenvolver as habilidades matemticas atravs do estudo do contedo que versa sobre unidade, dezena e centena; Compreender o uso de r e rr Estratgias de ensino / Desenvolvimento 1 Momento

51

A professora desenvolver o estudo sobre o uso de r e rr e falar a respeito das regras do uso, quando se usa e quando no se usa, como de separa, como se pronuncia, qual o som que essas consoantes tm. Ser realizado um ditado com palavras que so escritas com r e rr. Na atividade de escrita ser distribuda para os alunos uma folha com atividade referente ao tema.

Recreio 2 Momento Ao retornar do recreio, a professora levar os alunos para a atividade de recreao na praa. 3 Momento Ao retornar da atividade de recreao, a professora passar no quadro exerccios de matemtica envolvendo operaes com centenas, na qual dever estar atento ao armar a continha. A professora far a correo no quadro, fazendo com que os alunos participem, tirando dvidas e respondendo os exerccios propostos. Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: realizao de exerccios de portugus, sobre o uso de r e rr. Avaliao:
52

Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento da lngua portuguesa que o aluno possui no que tange a leitura e escrita, promover a interatividade da turma na atividade recreativa. Dirio refletido Dei incio ao primeiro momento do plano desenvolvendo o estudo sobre o uso de r e rr, falei a respeito das regras do uso, quando se usa e quando no se usa, como de separa, como se pronuncia, qual o som que essas consoantes tm. Fiz um ditado com palavras que so escritas com r e rr, atividade de leitura e comparao de palavras para que os alunos compreendessem o som, por exemplo, carossel e carrossel. Distribu para os alunos uma folha com atividade referente ao tema, porm vou trabalhar com o uso dessas consoantes at o fim da semana, visto que ainda h duvidas referente separao das slabas. Eles merendaram e foram para o recreio. Ao retornar do recreio, levei os alunos para a atividade recreativa na praa. Ao retornar da atividade recreativa, passei no quadro alguns exerccios de matemtica envolvendo, operaes com centenas. Encaminhei o tema, que a execuo de exerccios referente ao contedo portugus trabalhado em aula, pedi para que fizessem com ateno. PLANO DE AULA n 16 Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 15 de junho de 2011. reas do conhecimento: Estudo do uso de r e rr; Resoluo de exerccios matemticos; Ati vidade de Educao Artstica; Objetivos Desenvolver as habilidades matemticas atravs do estudo do contedo que versa sobre unidade, dezena e centena; Compreender o uso de r e rr Estratgias de ensino / Desenvolvimento 1 Momento

53

A professora ir passar no quadro atividades sobre o uso de r e rr, ressaltando as das regras do uso. Sero realizados exerccios relativos ao contedo. 2 Momento A professora ir propor aos alunos a confeco dos painis, onde todos devero participar, colando suas atividades e enfeitando-os. A professora distribuir coraes de papel para que eles desenhem ou escrevam algo relativo a famlia. Recreio 3 Momento Ao retornar da atividade do recreio, a professora passar no quadro exerccios de matemtica envolvendo operaes com centenas, na qual dever resolver as continhas do quadro. A professora far a correo no quadro, fazendo com que os alunos participem, tirando dvidas e respondendo os exerccios propostos. Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: atividade de escrita onde ser distribuda para os alunos uma folha com atividade referente ao tema.

Avaliao: Ser avaliada a participao, o conhecimento da lngua portuguesa que o aluno possui no que tange a leitura e escrita, o conhecimento matemtico que o aluno possui no que tange a resoluo de operaes de adio e subtrao de centenas, promover a interatividade da turma na atividade de educao artstica.
54

Dirio refletido Conduzi os alunos at a sala de aula, fiz a chamada e dei incio s atividades. Dei incio ao primeiro momento do plano desenvolvendo o estudo sobre o uso de r e rr, escrevi no quadro algumas atividades, relembrei para os alunos as regras do uso. Fiz um ditado com palavras que so escritas com r e rr, e tambm um exerccio de separar as slabas com o intuito de trabalhar as dificuldades que eles apresentaram na aula anterior. As atividades foram muito produtivas. Propus aos alunos a confeco do painel, a turma contribuiu muito na atividade, foram criativos e ajudaram uns aos outros. Nos eles desenharam um integrante da famlia e colocaram o grau de parentesco ao lado. Por exemplo:

Pai da Stphanie

Os alunos pediram que eu tambm colocasse meu pai, minha me e eu no painel. Gostei da idia e coloquei. Uma das alunas pediu que eu utilizasse o contorno dos coraes no outro painel que iremos confeccionar, guardei os recortes para utiliz-los. Ver anexos foto 8. Ao retornar do recreio, passei no quadro alguns exerccios de matemtica envolvendo, operaes com centenas. Fiz a correo no quadro, fazendo com que os alunos fossem resolver as atividades no quadro, um a um eles foram, participaram ativamente, tirando dvidas e respondendo os exerccios propostos. Encaminhei o tema, que a execuo de exerccios referente ao contedo portugus trabalhado em aula, sobre o uso de R e RR, pedi para que fizessem com ateno.

PLANO DE AULA n 17 Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 16 de junho de 2011.
55

reas do conhecimento: Estudos Sociais; Ati vidade de Educao Artstica; Objetivos Confeccionar o painel referente ao tema da famlia; Conhecer a escola. Estratgias de ensino / Desenvolvimento 1 Momento A professora ir propor aos alunos a continuao da confeco dos painis, onde todos devero participar, colando suas atividades e enfeitando-os. Ser feita a colagem dos trabalhos que eles fizeram sobre suas famlias. 2 Momento A professora ir propor aos alunos um passeio pela escola, onde todos devero participar, conheceram as dependncias da escola, as salas, os funcionrios e suas funes. Aps o passeio os alunos retornaro para a sala onde trabalharo em duplas, cada aluno receber uma folha de exerccios sobre a escola.

Recreio 3 Momento

56

Ao retornar do recreio, a professora manter os alunos em duplas para a execuo da atividade de matemtica sobre centenas, dezenas e unidades. Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: atividade matemtica onde ser distribuda para os alunos uma folha com atividade referente seqncia numrica.

Avaliao: Ser avaliada a participao, o conhecimento da lngua portuguesa que o aluno possui no que tange a leitura e escrita, o conhecimento matemtico que o aluno possui no que tange a resoluo de operaes de adio e subtrao de centenas, promover a interatividade da turma na atividade de educao artstica. Dirio refletido Dei incio ao primeiro momento do plano desenvolvendo a continuao da confeco dos painis, onde todos participaram colando suas atividades e enfeitando-as. (Ver anexos foto 9) Utilizei para o contorno do quadro, os recortes dos coraes da aula anterior, que uma aluna pediu que guardasse o mesmo, pois disse que era bonito. Aps a confeco do painel, propus aos alunos o passeio pela escola, eles conheceram as dependncias da escola, as salas, os funcionrios e suas funes, fizeram muitas perguntas. Aps o passeio os alunos retornaram para a sala de aula onde trabalharam em duplas, cada aluno recebeu uma folha de exerccios sobre a escola. O ditado de frases foi realizado em conjunto com a turma, pois conforme eles iam falando as frases eu ia ditando.
57

As frases foram: O dia est lindo; Vamos para a escola; Vamos brincar na praa; Minha escola tem quadra de futebol; Eu tenho muitos amigos e gosto muito deles. Eles merendaram e foram para o recreio. Ao retornar do recreio, passei no quadro alguns exerccios de matemtica envolvendo operaes com centenas, mantive os alunos em duplas para a execuo da atividade. (Ver anexos foto 10) Fiz a correo no quadro, fazendo com que os alunos fossem resolver as atividades no quadro, um a um eles foram, participaram ativamente, tirando dvidas e respondendo os exerccios propostos. Encaminhei o tema, que a execuo de atividade matemtica onde foi distribuda para os alunos uma folha com atividade referente seqncia numrica. PLANO DE AULA n 18 Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 17 de junho de 2011. reas do conhecimento Leitura e escrita; Operaes Matemticas; Ati vidade de Educao Fsica; Objetivos Desenvolver as habilidades matemticas atravs do contedo que versa sobre centena; Realizar atividade de portugus priorizando o uso de R e RR. Estratgias de ensino / Desenvolvimento 1 Momento A professora desenvolver as habilidades matemticas atravs da reviso do contedo que versa sobre Centena, Dezena e Unidade, conversar com alunos sobre o contedo, explicar o clculo e decomposio. A professora passar no quadro alguns exerccios referentes ao contedo. Aps far a correo no quadro com a participao da turma. Recreio

58

2 Momento Ao retornar do recreio, a professora realizar com os alunos uma Atividade de Portugus que ser um Ditado com palavras que so escritas com R e RR, tambm passar exerccios de separar as slabas e desenha o que se pede. 3 Momento A professora levar os alunos para o ptio para realizao da atividade fsica. Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: realizao de exerccios matemticos de adio e subtrao de centenas. Avaliao Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento matemtico que o aluno possui no que tange sobre Centena, dezena e unidade leitura e escrita, promover a interao da turma na atividade fsica. Dirio refletido Dei incio ao primeiro momento do plano desenvolvendo uma atividade de matemtica atravs da reviso do contedo que versa sobre Centena, dezena e unidade, conversei com alunos sobre o contedo, explicando o clculo e decomposio. Passei exerccios no quadro na qual eles realizaram com facilidade. Eles merendaram e foram para o recreio. Logo aps o recreio a turma foi fazer atividade de escrita na qual propus aos alunos um ditado com palavras escrita com R e RR, percebi que ainda possuem dificuldade quanto fontica, interpretao do som das consoantes. Na semana que vem aplicarei mais exerccios referentes ao contedo. Levei as crianas para o ptio para a atividade fsica, propus aos alunos o desenvolvimento da atividade da Raposa, onde, organizados em roda, eles cantaram e brincaram, participei da atividade. Encaminhei o tema, as crianas devero realizar exerccios matemticos, sobre adio e subtrao de centenas. PLANO DE AULA n 19 Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 20 de junho de 2011. reas do conhecimento: Leitura e escrita; Operaes Matemticas; Ati vidade de Recreao;
59

Objetivos Desenvolver as habilidades matemticas atravs da reviso do contedo que versa sobre centena, dezena e unidade; Realizar atividade de portugus priorizando o uso de R e RR. Estratgias de ensino / Desenvolvimento 1 Momento A professora desenvolver as habilidades matemticas atravs da reviso do contedo que versa sobre Centena, Dezena e Unidade, conversar com alunos sobre o contedo, explicar o clculo e decomposio. A professora passar no quadro alguns exerccios referentes ao contedo. Aps far a correo no quadro com a participao da turma. Recreio 2 Momento Ao retornar do recreio, a professora realizar com os alunos uma Atividade de Portugus que ser um Ditado com palavras que so escritas com R e RR, a professora distribuir uma folha com atividades para os alunos. 3 Momento A professora levar os alunos para o ptio para realizao da atividade re recreao. Encaminhamento de atividade para prxima aula: Tarefa de casa: realizao de exerccios matemticos de Seqncia numrica. Avaliao Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento matemtico que o aluno possui no que tange sobre Centena, dezena e unidade leitura e escrita, promover a interao da turma na atividade de recreao. Dirio refletido Dei incio ao primeiro momento do plano desenvolvendo uma atividade de matemtica atravs da reviso do contedo que versa sobre Centena, dezena e unidade, conversei com alunos sobre o contedo, explicando o clculo e decomposio. Passei exerccios no quadro na qual eles realizaram com facilidade. Eles merendaram e foram para o recreio. Logo aps o recreio a turma foi fazer atividade de escrita na qual propus aos alunos um ditado com palavras escrita com R e RR, percebi que ainda possuem dificuldade quanto fontica, interpretao
60

do som das consoantes. Na semana que vem aplicarei mais exerccios referentes ao contedo. Levei as crianas para o ptio para a atividade fsica, propus aos alunos o desenvolvimento da atividade da Raposa, onde, organizados em roda, eles cantaram e brincaram, participei da atividade. Encaminhei o tema, as crianas devero realizar exerccios matemticos, sobre sequncia numrica. PLANO DE AULA n 20 Contedo: Leitura e escrita, operaes matemticas. Data: 21 de junho de 2011. reas do conhecimento: Leitura e interpretao; Ati vidade de Ensino Religioso; Ati vidade de Educao Artstica; Confraternizao. Objetivos

Desenvolver as habilidades de leitura e interpretao atravs da Orao da Famlia; Realizar atividade artstica promovendo a criatividade; Estratgias de ensino / Desenvolvimento 1 Momento A professora desenvolver as habilidades de leitura e interpretao textual atravs da Orao da Famlia contedo que versa sobre Ensino Religioso, a professora conversar com alunos sobre a importncia da famlia. A professora distribuir uma folha com a orao para cada aluno, onde eles podero colorir o desenho.

61

Recreio 2 Momento Ao retornar do recreio, a professora realizar com os alunos uma Atividade de Educao Artsticas onde os alunos devero fazer um desenho livre sobre Como foram as aulas com a Professora Stphanie. A professora distribuir uma folha ofcio para atividade. 3 Momento A professora, juntamente com os alunos e os pais presentes far uma breve apresentao do projeto realizado durante o estgio, sobre a importncia da famlia no cotidiano dos alunos. A professora far a entregar para os pais e/ou responsveis os trabalhos que os alunos realizaram sobre o Tema A importncia da famlia. Avaliao Ser avaliada a participao, o envolvimento e o conhecimento matemtico que o aluno possui no que tange sobre Ensino Religioso, promover a interao da turma na atividade de confraternizao. Dirio refletido Dei incio ao primeiro momento do plano desenvolvendo uma atividade de leitura e interpretao textual atravs da Orao da Famlia contedo que versa sobre Ensino Religioso, conversei com alunos sobre a importncia de nossa famlia,

62

de termos uma famlia, diante disso distribu uma folha com a orao para cada aluno, eles realizaram a leitura e coloriram o desenho. Juntamente com a atividade levei para a sala de aula a msica do Padre Zezinho Orao pela famlia, na qual a letra : Que nenhuma famlia comece em qualquer de repente Que nenhuma famlia termine por falta de amor Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente E que nada no mundo separe um casal sonhador! Que nenhuma famlia se abrigue debaixo da ponte Que ningum interfira no lar e na vida dos dois Que ningum os ob rigue a viver sem nenhum horizonte Que eles vivam do ontem, do hoje, e em funo de um depois! Que a famlia comece e termine sabendo onde vai E que o homem carregue nos omb ros a graa de um pai Que a mulher seja um cu de ternura, aconchego e calor E que os filhos conheam a fora que b rota do amor! Abenoa, Senhor, as famlias! Amm! Abenoa, Senhor, a minha tamb m (bis) Que marido e mulher tenham fora de amar sem medida Que ningum v dormir sem pedir ou sem dar seu perdo Que as crianas aprendam no colo, o sentido da vida Que a famlia celebre a partilha do ab rao e do po! Que marido e mulher no se traiam, nem traiam seus filhos! Que o cime no mate a certeza do amor entre os dois! Que no seu firmamento a estrela que tem maior b rilho, seja a firme esperana de um cu aqui mesmo e depois! Que a famlia comece e termine sabendo onde vai E que o homem carregue nos omb ros a graa de um pai Que a mulher seja um cu de ternura, aconchego e calor E que os filhos conheam a fora que b rota do amor! Abenoa, Senhor, as famlias! Amm! Abenoa, Senhor, a minha tamb m

Os alunos trouxeram doces e salgados para meu ltimo dia de estgio e no foram para o recreio pois resolvi fazer brincadeiras com eles em sala de aula. Logo fiz algumas brincadeiras envolvendo o contedo, pedia turma que um de cada vez fosse no quadro e escrevesse uma palavra com R ou RR percebi que no possuem dificuldade quanto fontica e interpretao do som das consoantes, mas se confundem na separao das slabas. Pedi aos alunos que fizessem um desenho livre sobre Como foram as aulas com a Professora Stphanie, distribu uma folha ofcio para atividade, e fiquei
63

surpresa com os desenhos, eles reproduziram atividades que realizaram durante meu estgio. J ao final da aula os pais comearam a chegar. Logo juntamente com os alunos e os pais presentes fiz uma breve apresentao do projeto que realizei durante o estgio, sobre a importncia da famlia no cotidiano dos alunos. Entreguei aos pais e responsveis os trabalhos que eles realizaram nas aulas sobre o Tema A importncia da famlia. Alguns pais agradeceram minha dedicao e ateno para com seus filhos, inclusive a me de um aluno comentou comigo que seu filho est mais interessado em leitura e se preocupa em realizar os temas. Outra me disse sua filha est escrevendo muito bem em letra cursiva, pois antes escrevia somente com letras de forma. Encerrei as atividades de estgio juntamente com os alunos e seus pais. -------x-------

Dilogo com os autores a partir das reflexes Pensar sobre o curso de formao para o magistrio em suas perspectivas tericas e prticas leva-me a refletir sobre o trabalho docente, a profisso do professor na sociedade e no momento histrico em que estou inserida. Implica na construo de conhecimentos, no estabelecimento de um dilogo pedaggico com os alunos, com os livros, com os saberes da docncia, com o papel social da escola, da universidade, e as polticas que regem a educao, entre outras questes. O que deu sentido as atividades prticas em meu estgio esse movimento que acontece a partir das leituras, prticas, saberes e conhecimentos que se confrontam. As atividades de reflexo e registro me auxiliaram no entendimento das questes relativas s contradies que acontecem no trabalho educativo. Entre o observado e o que est descrito esto: cultura, relaes familiares e afetivas, trabalho coletivo e/ou cooperativo, e xpresso oral e escrita. Em meu estgio trabalhei efetivamente o tema do projeto, que foi definido a partir das observaes, procurei ressaltar para os alunos a importncia de fazermos parte desse grupo de pessoas chamado famlia.
64

Os alunos participaram das atividades com muito entusiasmo, dentre os alunos havia um menino de onze anos, na qual descobri por meio de conversas com a diretora e professora titular que o menino em referncia mora no Lar de Passagem, local onde so encaminhados menores, na qual se encontram a deriva da sociedade, noto que o mesmo tem pouca relao familiar. Cito o referido aluno, pois o mesmo possui uma relao muito importante com o tema trabalhado durante o estgio. Ele foi uma das peas chave para a construo do meu projeto. A realidade deste aluno que o lugar onde vive no lhe d todo o suporte familiar, ou seja, no supre as todas as necessidades na qual uma criana de mesma idade precisa para compreenso de mundo. Penso que a participao da famlia interfere no desenvolvimento da criana e em seu processo de aprendizagem. Ao refletir sobre o fato percebo que a maneira como eles reagem frente s atividades varia de acordo com os valores e crenas de cada famlia, como por exemplo, nas atividades de ensino religioso, trabalhei valores como respeito, amor, f, amizade, honestidade, lealdade, entre outros princpios. No entanto, assim como preocupei-me com uma aprendizagem sobre a importncia da famlia, as crianas me ensinaram muitas coisas, fizeram com que eu repensasse alguns conceitos e reformulasse algumas idias.
Trabalhar no exclusivamente transformar um objeto em alguma outra coisa, em outro objeto, mas envolver-se ao mesmo tempo numa prxis fundamental em que o trabalhador tambm transformado por seu trabalho. Em termos sociolgicos, dir-se- que o trabalho modifica profundamente a identidade do trabalhador: o ser humano torna-se aquilo que se faz. (TARDIF, LESSARD, 2007, p. 28)

O momento do estgio se configura como um momento de trabalho inteiramente reflexivo. A partir do estgio, percebi que de fundamental importncia que a prtica do professor seja ao - reflexo - ao, pois quando h esse dilogo e essa reflexo sobre a prtica, geralmente o processo de aprendizagem ocorre de forma eficaz. Tendo em vista as consideraes de Tardif e Lessard, meu dizer, minha produo terica, minhas formulaes discursivas so formadas atravs do conhecimento adquirido no estgio na qual percebi que o planejamento

65

imprescindvel, essencial, e que h todo momento estamos planejando, no existindo um planejamento fixo, mas sim planos aptos e sujeitos mudana. Vrios foram os dilemas enfrentados (indisciplinas, dificuldades de aprendizagem, etc) mas aos poucos fui modificando, inovando, percebendo o que surtia efeito e o que no fazia tanto efeito assim, compreendendo com isso que no existem receitas prontas, mas que a cada dia a sala de aula reserva alguma novidade, alguma surpresa e que temos que nos preparar, planejar, pois a sala de aula, um espao variado e cheio de surpresas. Atra vs dos meus conhecimentos e estudos compreendi que as funes da famlia incluem: a funo psicolgica, biolgica e social; estas, no entanto, no podem ser estudadas separadamente, j que esto intimamente relacionadas umas com as outras, ao longo da formao da famlia. As leituras, as discusses em sala de aula, as teorias de alguns autores (Skiner, Piaget, Paulo Freire), serviram de base e at mesmo de norte para me fundamentar. Porm a prtica requer muito mais do que teoria, requer uma reflexo, requer um dilogo entre a realidade de uma sala de aula e as teorias de educao que a fundamenta. Portanto, o estgio um momento reflexivo, prtico (prxis), surpreendente e at mesmo marcante. Muitos daqueles alunos me marcaram com jeito simples, humilde, carente e at mesmo agressivo, acreditando com isso, que muito de minhas aes, minhas prticas no foram neutras, mas que provocaram mudana, enriquecimento e lembranas, e tenho certeza que os resultados da docncia so frutos do afeto. Paulo Freire nos relata que "um educador que alimenta sua ao com a necessidade de formar um determinado tipo de homem e de sociedade far de sua profisso uma prxis poltica e consciente". Assim terminei o meu estgio com a certeza de que adquiri conhecimento, de que no terminei o estgio sendo a mesma pessoa que apenas comeou. A pedagogia a cincia da educao, o ato educativo como prtica social deve ter a inteno de transformao e conhecimento, conhecimento que determina uma didtica, entendo a didtica como um ciclo entre ensino, aprendizagem e sujeitos do processo.

66

Penso que a didtica trabalha a relao entre a teoria e prtica, e tem como ponto de partida um compromisso com a transformao social. Diante do exposto considero que o projeto executado props uma nova perspectiva de compreenso da valorizao da famlia e do seu importante papel na sociedade. O ensino como pratica social possibilitou para a turma uma melhor compreenso de mundo, uma melhor perspectiva de futuro e uma melhor interao social. De acordo com Selau (2007, p. 82) as interaes que as crianas tm na estrutura em grupos em educao escolar so elementos para a formao da personalidade, como resultado, a afetividade estabelecida atravs personalidade e do intelecto. A realizao deste estgio me possibilitou ampliar minha viso em relao aos mltiplos fatores que podem influenciar no comportamento de uma criana. Permitiu maior aproximao com o cotidiano vivenciado pelas famlias e compreender algumas de suas dificuldades e limitaes que cada um do grupo familiar enfrenta. Luck (p. 69, 2006), aborda em seu livro Concepes e Processos Democrticos de Gesto Educacional, a questo da conscientizao dos pais a respeito de seu papel e da importncia da educao na vida escolar de seus filhos, a autora destaca a participao dos pais junto escola, a conscientizao dos pais da importncia de estarem presentes na vida escolar de seu filho, parabenizar as realizaes dos mesmos entre outros aspectos. A autora ressalta os aspectos do envolvimento dos pais na escola, seu livro prope de forma clara como seria uma relao ideal entre escola-famlia-aluno. Uma das funes afetivas da famlia servir de suporte para as ansiedades da criana durante seu processo de formao. Este estgio me permitiu novas descobertas, novos conhecimentos, espero ter contribuido para que a aprendizagem dos meus alunos acontea de forma significativa, contribuindo para o enriquecimento deles enquanto pessoa, para a autonomia, para a crticidade e para que eles se percebam enquanto atores sociais, construtores da prpria histria. Espero no apenas ter transmitido conhecimentos, pois eu aprendi com eles, pois nessa relao educadoreducando, um aprende com o outro. da

67

6. Consideraes Finais
O estgio exigiu muito de mim e foi muito desafiador. Por ser uma turma com idades que variam de 7 a 11 anos, com muitas diferenas entre si, a tarefa de ensinar fica muito mais complexa, exigindo um esforo realmente grande para dar conta. As crianas exigem muita ateno, precisei estar muito atenta, por causa das agresses que acontecem entre eles. A maioria das crianas vem de classe mdia e baixa e isso se reflete dentro da sala de aula, apesar da pouca idade dos alunos, eles j se mostram pouco preconceituosos e apticos algumas situaes. No que tange a execuo das aulas percebi a motivao dos discentes, o interesse pelas aulas, que foram bastante produtivas. Consegui proporcionar para a turma um aprendizado envolvendo reflexo, pensamento lgico, linguagem oral e escrita de maneira prazerosa e ldica. A cada dia um momento diferente, acontecimentos que envolviam os alunos e que chamavam a ateno para as aulas, como vdeos, as leituras compartilhadas, bem como as confeces de painis, dentre outras aes. Em meu estgio foi tudo muito vlido e positivo. Meu propsito, meu objetivo foi e ainda de aprender e de exercer uma prtica educativa cheia de desejo de mudana e de transformao sendo significativa para eles. Tive a oportunidade de trabalhar com uma turma boa e fazer o melhor possvel e dar o melhor de mim, atravs de um bom planejamento. Procurei sempre ministrar aulas vi vas e alegres, onde tambm houvesse espao para brincar e ser feliz, para aprender e mudar seu mundo, melhorar suas vidas e se tornar, ao menos naqueles momentos a qual dividimos pessoas felizes e realizadas. Mas acredito que nos anos iniciais que a sala de aula pode tornar-se um ponto de partida, onde as crianas sejam envolvidas na construo de uma sociedade mais justa e digna para todos. Durante as atividades ldicas desenvolvidas em sala de aula todos os alunos participavam ativamente, desenvolveram as atividades em duplas, em grupos e individualmente tambm, percebi que eles se sentem muito mais felizes

68

ao realizar atividades de forma ldica, penso que o lado intelectual de cada um foi aflorado. Ao fazer as correes das atividades, propus para a turma a correo no quadro, eles gostaram da idia e ao termino de cada aula durante a correo os alunos participavam ativamente das aulas indo um a um ao quadro para resolver os exerccios, esta atividade tambm propicia a integralizao, compreenso, comunicao e reflexo sobre o aprendizado. Acredito que o estgio me proporcionou aprendizagens significativas da profisso, de cultura do magistrio, de aproximao investigativa da realidade e do seu contexto social. Reafirmo o conceito de estgio, como campo de conhecimento, que envolve estudos, anlise, problematizao, reflexo e proposio de solues sobre o ensinar e o aprender. Sei bem que no existe receita do que fazer para conseguir disciplina, porm, atravs da leitura de diversos autores, percebi que necessrio inmeras coisas para obter sucesso na prtica educativa. Procurei fazer um planejamento bem elaborado da aula, utilizei atividades envolventes e diversificadas, evitando a rotina, realizei trabalhos em grupo, em dupla, trabalhos prticos e tericos; caminhe pela sala de aula para ver se todos os alunos estavam trabalhando e assim procurava orient-los, dei ateno todos, valorizei os esforos na realizao das atividades; salientei os aspectos positivos da turma; dialoguei franca e abertamente com os alunos, procurando sempre resolver os problemas primeiramente em sala de aula; defini, j no incio das aulas, um contrato pedaggico com os alunos estipulando as regras disciplinares da sala de aula, os objetivos do projeto, de forma que houvesse conscientizao e o comprometimento de todos na execuo. O estgio curricular uma passagem. Quando as perguntas e dificuldades bsicas comeam a ser superadas aps algumas discusses, registros e relatrios, a carga horria prevista para o estgio chega ao seu fim, antes mesmo que encontremos todas as respostas para as perguntas iniciais, ingressamos em outros desafios acadmicos e novas perguntas e reflexes vo surgindo. De certa forma estabeleci uma relao de amizade com os alunos, e isso favoreceu muito minha relao com eles, em principal com o aluno citado anteriormente. Ao final do estgio, percebi que ele estava mais acessvel, menos
69

agressivo, conversava mais e brigava menos. Penso que conquistei a confiana dele por respeitar suas diferenas individuais e valorizar suas potencialidades, a cada vez que elogiava suas atividades, seu bom comportamento, ganhava um sorriso. Um sorriso que a cada dia era mais sincero, demonstrava respeito e carinho; para um aluno que nem me dizia tchau, penso que um sorriso consideravelmente bom, porm j na segunda semana, mais uma evoluo, um beijo na sada, e para concluir com chave de ouro, como diz o ditado, ao final do estgio, na despedida ele veio despedir-se e ao me beijar o rosto, envolveu seu brao em meu pescoo num abrao tmido, na oportunidade retribui o abrao de forma carinhosa. Finalizando o estgio, penso que os objetivos foram alcanados, juntamente com a turma resgatei a importncia da famlia na vida de cada um de ns, melhor do que isso, as crianas me apresentaram inmeras possibilidades de conceituar famlia, mostrando o que eles entendem ser uma famlia, qual a importncia e o papel de cada um de ns nesse conjunto de pessoas na qual fazemos parte. A cada atividade executada, a cada resposta correta, a cada demonstrao de aprendizagem, a cada registro escrito percebi que tudo isso foi conquistado, e o principal instrumento dessa conquista foi o afeto. Instrumento de extrema valia que me permite dizer que meu trabalho e a minha passagem por aquela turma no foi em vo. Tenho a certeza de que muitas das minhas aes vo ser lembradas de uma forma carinhosa por aquelas crianas.

70

7. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

BONDA, Jorge Larrosa. (2002). Notas sob re a experincia e o saber de experincia. Revista Brasileira de Educao, N. 19. CURY, Augusto. Pais b rilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. So Paulo: Paz e Terra, 1996. KAMII, Constance. A criana e o nmero. Campinas, SP: Papirus, 1990. LUCK, Heloisa. Concepes e Processos Democrticos de Gesto Educacional. Petrpolis, RJ: Vo zes, 2006. SELAU, Bento. Incluso na sala de aula. Porto Alegre, RS: Editora Evangraf, 2007. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O Trab alho Docente. 3 ed. Petrpolis, RJ: Vo zes, 2007. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educao Bsica: Projeto Poltico Pedaggico. Campinas, SP: Papirus, 2004. WEFORT, Madalena Freire, (1996). Educando o olhar da ob servao (p.10-14) IN: Observao, registro, reflexo. Instrumentos Metodolgicos I. So Paulo: Espao Pedaggico. WEFORT, Madalena Freire, (1996). O registro e a reflexo do educador: sob re o ato de escrever (p.38-39); Reflexo e formao do educador (p.39-41); Importncia e funo do registro escrito e da reflexo (p.41-45) IN: Observao, registro, reflexo. Instrumentos Metodolgicos I. So Paulo: Espao Pedaggico.

71

8. ANEXOS

Foto 1.

25/maio/2011.

Foto 2.

26/maio/2011.
72

Foto 3.

26/maio/2011.

Foto 4.

01/junho/2011.
73

Foto 5

02/Junho/2011

Foto 6

03/junho/2011.

74

Foto 7

10/junho/2011. Foto 8

15/junho/2011.
75

Foto 9

16/junho/2011.

Foto 10

16/junho/2011.

76

Vous aimerez peut-être aussi