Vous êtes sur la page 1sur 6

IV SIAUT

SIMPSIO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN CMPUS CAMPO MOURO

USO DO BIODIESEL PARA SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO PARAN


Oliveira, Bruna Soares
(1);

Batista, Rafael Fontana

(2);

Halmeman, Maria Cristina

(3)

Resumo
Este artigo procura apresentar e discutir a insero paranaense no uso do biodiesel. O Paran se destaca no cenrio nacional pelo constante processo de desenvolvimento tecnolgico voltado ao uso do biodiesel, iniciado na dcada de 70. Depois dessa dcada o Paran evoluiu muito e demonstra ter um grande potencial e uma alta demanda para produo do biodiesel, com total de 15 mini-usinas de biodiesel no estado, direcionando seu potencial agrcola e tecnolgico para a instalao de mais miniusinas e, tambm no conseguiu estimular a integrao da agricultura familiar na cadeia produtiva do biodiesel.

Palavras chave: Biodiesel, Paran, Agricultura familiar. Introduo


A primeira iniciativa para aumentar a produo de biodiesel no Brasil aconteceu em 2002, com o lanamento do Programa Brasileiro de Biocombustveis, tambm chamado de Probiodiesel, coordenado pelo Ministrio da Cincia e Tecnologia que posteriormente o governo o tornou um instrumento que, alm de provocar o aumento da produo de biocombustveis, garantisse a incluso social da agricultura familiar brasileira (THUSWOHL, 2008). Em dezembo de 2004, foi criado o Programa Nacional de Produo e Uso do Biodiesel (PNPB) que segundo o Ministrio de Desenvolvimento Agrrio (MDA) um programa interministerial do Governo Federal, que objetiva a implementao de forma sustentvel, tanto tcnica, como econmica, da produo e uso do biodiesel, com enfoque na incluso social e no desenvolvimento regional, via gerao de emprego e renda. Uma das principais Leis que regulamentam o PNPB a de nmero 11.097, de 13 de janeiro de 2005 e que define o biodiesel como novo combustvel na matriz energtica brasileira e estabelece a mistura obrigatria de 2% a partir de janeiro de 2005 e de 5% em janeiro de 2013 em todo o territrio nacional. Conforme Carvalho, Potengy e Kato (2007) o MDA vem desenvolvendo algumas aes importantes referentes ao crdito, mobilizao de atores sociais e articulao de agentes da cadeia do biodiesel. Foi criado o Pronaf Biodiesel, pelo qual o agricultor familiar pode tomar mais um crdito custeio antes de pagar o anterior para o plantio de oleaginosas e foram criados tambm projetos de formao de plos de produo de matrias-primas para biodiesel que visam coordenao dos principais agentes sociais da cadeia. Dentro dessa perspectiva o Paran destaca-se no cenrio nacional, com uma capacidade de produo de biodiesel autorizada pela Agncia Nacional do Petrleo em 2011 (ANP), de mais de 114 mil m por ano, com previso de aumento, sendo o terceiro maior consumidor de diesel do Pas e o segundo maior produtor de oleaginosas do Brasil (AMBIENTE E ENERGIA, 2010).

1 -Acadmica da UTFPR campus Campo Mouro/Engenharia Ambeintal/soares.brunaoliveira@gmail.com 2 -Acadmico da UTFPR campus Campo Mouro/Engenharia Ambeintal/rafaelfontanabatista@gmail.com 3 - Professora da UTFPR campus Campo Mouro /crithalmeman@gmail.com

IV SIAUT
SIMPSIO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN CMPUS CAMPO MOURO

O artigo busca apresentar e discutir a insero paranaense na produo de biodiesel no Brasil, levando-se em conta o potencial agrcola das propriedades familiares para instalao de mini-usinas de biodiesel.

Reviso Bibliogrfica
O estudo do biodiesel no Paran teve incio no final da dcada de 70, quando o governo paranaense, por meio do convnio firmado entre a Secretaria de Tecnologia Industrial (STI) e o Ministrio da Indstria e do Comrcio e o Instituto de Tecnologia do Paran (Tecpar) criaram o Centro de Apoio Tecnolgico (CAT). No mbito deste convnio foram desenvolvidos diversos ensaios de homologao de motores e retficas para todo o Estado (LAURINDO, 2003). Passadas as primeiras experincias envolvendo o biodiesel, o governo paranaense, em parceria com o Governo Federal criou, em outubro de 2002, o Centro Brasileiro de Referncia em Biocombustveis (Cerbio), que tem por objetivo promover a pesquisa e o desenvolvimento cientfico e tecnolgico da produo e uso de biocombustveis, avaliar a viabilidade tcnica, econmica, social e ambiental desses combustveis, promover a divulgao e transferncia tecnolgica e promover a capacitao dos recursos humanos (CERBIO, 2007). Com o desenvolvimento das tecnologias voltadas para o uso do biodiesel no Paran, o governo estadual, criou por meio do Decreto n 2.101, de 10 de novembro de 2003, o Programa Paranaense de Bioenergia, coordenado pela Secretaria Estadual de Abastecimento (SEAB) e a Secretaria Estadual da Cincia e Tecnologia e Ensino Superior (SETI), com as seguintes diretrizes: estudar e desenvolver a produo e os usos de biocombustveis renovveis no Estado do Paran, por exemplo, o biodiesel e leos vegetais, cuja execuo est sob a responsabilidade do Tecpar; e buscar alternativas de potenciais oleaginosas como matrias-primas para a produo de biodiesel, mas que possibilitem interagir um sistema sustentvel de produo agrcola e pecurio, a SEAB responsvel pela sua execuo (YAMAOKA et al., 2006). De acordo com YAMAOKA et al. (2006), o programa busca produzir leo vegetal, com baixo custo, visando a substituio do leo diesel utilizado na propriedade e consequentemente diminuindo custos na produo de alimentos e contribuindo com a melhoria do meio ambiente, alm de utilizar pequenas reas, no perodo normal de safra ou no perodo da safrinha ou inverno, para o cultivo de plantas oleaginosas, visando produo de biocombustvel de modo a inserir e fortalecer a agricultura familiar, por meio de arranjos produtivos locais, aproveitando neste processo os recursos regionais. Das 374 mil propriedades rurais no estado, 320 mil pertencem a agricultores familiares, o que representa quase 90% dos trabalhadores em regime de agricultura familiar. O Paran tem uma expectativa de safra de 30 milhes de toneladas de gros, e mais de 50% do valor bruto da produo vem da agricultura familiar. Alm disso, o Paran o segundo estado produtor de etanol, com 1,9 bilhes de litros por ano. Na soja, com doze milhes de toneladas, o Paran tambm o segundo, depois do Mato Grosso. A agricultura familiar responde por mais de um tero dessa produo (THUSWOHL, 2008).

IV SIAUT
SIMPSIO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN CMPUS CAMPO MOURO

Conforme o DESER (2008), o sudoeste se constitui numa regio com grande destaque em formas de organizao da agricultura familiar no Paran, por apresentar uma diversidade de processos organizativos que vm se consolidando, ao longo das ltimas dcadas, como a criao de inmeras cooperativas agropecurias, do Sistema Cresol, do Sisclaf e da Coopafi. Uma pesquisa feita pelo DESER (2008) mostrou que apesar dos pequenos agricultores afirmarem saber o que biodiesel, eles no compreendem realmente do que se trata, falta conhecimento das implicaes de um contrato de parceria ou mesmo sobre os benefcios do biodiesel. O estudo mostra ainda que existe uma demanda atual de 520,9 mil litros de diesel por ano, sendo esse combustvel utilizado nas atividades com tratores, colheitadeiras e motores, entre outros. Verifica-se que atualmente cada agricultor utiliza, em mdia, 2,71 mil litros de diesel por ano agrcola.

Metodologia
A metodologia desse trabalho caracteriza-se em uma pesquisa exploratria e descritiva, utilizando materiais disponveis em rgos governamentais e bancos de dados sobre gerao do Biodiesel de modo a atender o objetivo proposto, conforme as seguintes etapas: Etapa 1: Histrico e origem dos estudos do biodiesel no Paran; Etapa2: Verificar o potencial agrcola no estado; Etapa 3: Identificar a regio com potencialidades para a produo do biodiesel.

Resultados e Discusso
Considerando a demanda e o potencial de produo de biodiesel no Paran, percebese a viabilidade da instalao das mini-usinas. A Figura 1 baseada no banco de dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) mostra que h concentrao de mini-usinas de biodiesel na regio norte do estado, porm segundo DESER (2008) a regio sudoeste tambm se destaca no setor de biodiesel.

IV SIAUT
SIMPSIO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN CMPUS CAMPO MOURO

Figura 1 Mapa da Localizao das Mini-usinas de Biodiesel no Paran. Fonte: Adaptado do CONAB, 2010. Utilizando o sudoeste como exemplo, tem-se que a maioria dos agricultores familiares trabalham com sistemas de produo que combinam a produo de leite com gros e uma parcela da produo desses gros utilizada, em primeiro lugar, como fonte de alimentao para o gado, e o restante vendido. Com a utilizao de uma parcela da produo para a fabricao do biodiesel os agricultores evitariam alguns gastos, pois poucos deles possuem mquinas e implementos adequados para os principais trabalhos agrcolas voltados para o plantio e a colheita e transporte dos gros, os produtores, em geral, recorrem ao aluguel desses servios para a execuo dessas tarefas. Desta forma, constata-se que a demanda efetiva dos agricultores por este combustvel maior, em termos quantitativos, uma vez que utilizando esse volume para produo do biodiesel, evitam gastos com o aluguel das mquinas (DESER, 2008). A reduo do consumo de energias no renovveis e, consequentemente, a busca de novas fontes de gerao de energia, com base nos critrios da sustentabilidade, tem sido cada vez mais frequente no Paran. Essa busca voltada aos agricultores familiares tem como objetivo garantir a incluso social, gerando novas oportunidades de ocupao e renda nas diferentes etapas do processo de produo, processamento, comercializao e consumo, respeitando o meio ambiente. E como visto, j est acontecendo com sucesso na regio norte e sudoeste do estado.

Concluso
Conclui-se que fundamental diversificar a matriz energtica estadual, ampliando as fontes de energia e, em particular, incentivando-se a produo sustentvel de biodiesel, com base na implementao de polticas pblicas que favoream os agricultores familiares. Falta conhecimento por parte dos agricultores, dos benefcios do biodiesel, que poderia ser facilmente sanado por campanhas governamentais. Visando a importncia social e

IV SIAUT
SIMPSIO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN CMPUS CAMPO MOURO

econmica da agricultura familiar nos processos de desenvolvimento territorial, visto que boa parte da economia paranaense baseia-se na agricultura. Portanto a instalao de mini-usinas tornou-se vivel nas cadeias de produo familiar a medida que a explorao dessas atividades agropecurias regionais com a utilizao dos co-produtos fornecidos por essa mini-usina tende a ampliar as oportunidades econmicas, uma vez que, somente em funo do esmagamento dos gros e da obteno do biodiesel, possibilitar um volume maior de ocupaes produtivas no estado, viabilizando mais empregos e elevando os nveis de renda. Ressaltando que h mercados cada vez mais interessados em produtos que tenham algum qualificativo ambiental, ainda que a parte de preservao ambiental entre no processo ao invs do produto em si, como o caso da utilizao do biodiesel nos processos agrcolas. Contudo, a agricultura paranaense pode impulsionar a produo de matrias-primas para o biodiesel, no entanto, falta direcionar essa potencialidade agrcola no desenvolvimento tecnolgico para produo e uso do biodiesel, e estimular a integrao da agricultura familiar nessa cadeia produtiva. Essa combinao pode colocar o Estado do Paran entre os principais produtores de biodiesel do Brasil.

Referncias
AMBIENTE E ENERGIA (2010). Usina de Biodiesel no Paran. Disponvel em: <http://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2010/05/usina-de-biodiesel-noparana/3093>. Acesso em: 08 abr. 2012 CARVALHO, Ren Louis de. POTENGY, Gislia Franco. KATO, Karina. PNPB e sistemas produtivos da agricultura familiar no semi-rido: oportunidades e limites. In: VII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUO, 6., 2007, Fortaleza. Anais eletrnicos... abr. 2012. CERBIO Centro de Energia Renovvel (2007). Quem somos. Disponvel em: Fortaleza: Embrapa Agroindstria Tropical, 2007. Disponvel Acesso em: em: 03 <http://www.cnpat.embrapa.br/sbsp/anais/Trab_Format_PDF/197.pdf>.

<http://www.tecpar.br/cerbio>. Acesso em: 02 abr. 2012. CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento (2010). Banco de dados. Disponvel em: <http://geoweb.conab.gov.br/conab>. Acesso em: 30 mar. 2012. DESER Biodiesel 2012. Departamento no de Estudos Socio-Econmicos do Paran. Rurais (2008). Fatores em:

Potencializadores e Limitantes Para a Implantao de uma Mini-Usina de Produo de Sudoeste Disponvel <http://www.deser.org.br/publicacoes/Relat%C3%B3rio%20Final.pdf>. Acesso em: 02 abr.

IV SIAUT
SIMPSIO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN CMPUS CAMPO MOURO

MDA Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (2007). Biodiesel no Brasil: resultados socioeconmicos e expectativa futura. Disponvel em: <http://www.mda.gov.br/saf/index.php?sccid=294> Acesso em: 03 abr. 2012. LAURINDO, J. C. Combustveis alternativos no Tecpar e UFPR. In: SEMINRIO PARANAENSE DE BIODIESEL, 1., 2003, Londrina. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.tecpar.br/cerbio/Seminario-palestras.htm> Acesso em: 14 abr. 2012. THUSWOHL, Maurcio. Os Biocombustveis e seus Desafios. Carta Maior, Porto Alegre, abr. 2008. Seo Meio Ambiente. Disponvel em: <http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14967>. Acesso em: 02 abr. 2012.

YAMAOKA, Ruy S.; COSTA, Antnio; SOUZA, Richardson de; FAUCZ, Rogrio; OLIVEIRA, Dalziza de. (2006), Programa Paranaense de Bioenergia PR BIOENERGIA. Disponvel em: <http://www.iapar.br/arquivos/File/bioenergia.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2012.

Vous aimerez peut-être aussi