Vous êtes sur la page 1sur 3

DEIXIS

A deixis (palavra importada do grego antigo, com o significado de ao de mostrar) uma das formas de conferir o seu referente a uma sequncia lingustica, situando um enunciado no espao e/ou no tempo em relao ao enunciador. uma forma de designar o tipo de relao referencial que se estabelece entre uma expresso lingustica (dita detica) e um elemento da situao de enunciao. O modelo deste tipo de referncia o signo eu, que designa, no enunciado, a pessoa que diz eu . Distinguem-se algumas espcies de decticos: os deticos pessoais eu e tu ( ou as formas do plural correspondentes ) que designam as pessoas da interao: Eu acho que vou praia. E tu?; (Para alm dos pronomes pessoais relevam tambm da deixis pessoal os possessivos, a flexo verbal e os vocativos, certas formas de tratamento ( voc, o senhor, vossa excelncia, ...) os deticos espaciais, que dizem respeito aos determinantes e pronomes demonstrativos: Este saco teu? E aquele tambm ?; ao advrbio apresentativo eis: Eis o homem de que falvamos h pouco!, Ei-la que chega! At que enfim!; aos advrbios ou grupos adverbiais: Aqui est-se bem!; Eu virei esquerda; (Incluem, ainda, certos verbos de movimento, como, por exemplo, ir, vir, trazer, levar que gramaticalizam a relao de proximidade maior ou menor relativamente ao lugar ocupado pelo locutor: Esta mesa mais larga do que aquela: fica melhor aqui do que ali.) os deticos temporais referentes quer aos advrbios de tempo: Hoje ainda no preguei olho; quer s desinncias verbais especficas dos tempos no presente, no pretrito ou no futuro: Ela roga que a ouas; Eu esperava por ela h trs horas; Eu telefonar-lhe-ei. A deixis estabelece-se entre uma expresso lingustica e um elemento exterior ao enunciado.

Satisfaz-se com as indicaes fornecidas pelo prprio ato de enunciao e da mostrao: se algum diz Eu quero este carro , o referente de eu identificado de forma completa pelo facto de ser eu quem enuncia a frase. Mas para relevar o carro que eu quero entre os outros que esto expostos , preciso a presena do detico este, elemento da mostrao por meio do gesto, da atitude, do olhar.

Deixo-te aqui o trabalho para hoje; volto j. Quase todos os termos usados so decticos: apontam para elementos da situao de enunciao os participantes do ato verbal, o lugar e o momento do tempo em que eles se situam e a sua interpretao exige, portanto, o conhecimento compartilhado dessa situao.

No sbado fui ao Centro Comercial e voltarei amanh se ainda houver saldos. a partir do tringulo enunciativo eu /aqui /agora que se estabelece um antes ( No sbado) e um depois (amanh), num determinado lugar (o Centro Comercial) e em relao a um determinado referente (os saldos).

A professora, Sara Santo

Vous aimerez peut-être aussi