Vous êtes sur la page 1sur 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA NAVAL

VIBRAES MECNICAS

Belm - PA Maro - 2013


1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA NAVAL

RELATRIO EXPERIMENTAL 4

Movimento Reciprocativo

Disciplina: Vibraes Mecnicas Professor: Dr. Newton Sure Soeiro Aluno: Srgio Rigel Alves de Sousa Matrcula: 0702301601

Belm - PA Janeiro 2013


2

SUMRIO

1. RESUMO.................................................................................................. 4 2. INTRODUO......................................................................................... 5 3. FUNDAMENTAO TERICA............................................................... 6 4. MATERIAIS E MTODOS....................................................................... 10 5. DESCRIO EXPERIMENTAL............................................................... 11 6. RESULTADOS.......................................................................................... 11 7. CONCLUSES............................................................................................ 14 8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.......................................................... 15 9. ANEXOS.................................................................................................... 16

Resumo

O problema do desbalanceamento rotativo gerado devido ao deslocamento do centro de massa em relao ao centro geomtrico. Este problema est presente em todas as mquinas rotativas, e pode ser facilmente percebido no cotidiano devido aos automveis. As consequncias geradas por este problema podem ser muito graves mquina e/ou estrutura que a sustenta, devido ao surgimento de foras que, dependendo das condies de operao, podem gerar grandes amplitudes de movimento, ou mesmo igualar as frequncias de rotao e natural do sistema. Por isso, para se realizar o correto balanceamento, necessrio ter amplo conhecimento dos parmetros envolvidos no sistema, para, assim, minimizar a energia de vibrao do sistema, reduzindo ao mximo os danos causados.

1. Introduo O problema em anlise dito como vibrao forada em um sistema com 1 grau de liberdade e amortecido. O estudo do desbalanceamento rotativo muito importante devido a sua ampla presena envolvendo vibraes em estruturas, e, tambm, pelas consequncias a que podem ser acometidas. Para que a mquina e/ou estrutura que a sustenta no venha a falhar quando o movimento rotativo do motor entrar em ressonncia fundamental o conhecimento e o domnio da amplitude de vibrao deste sistema, e, para isso, necessrio a determinao de seus principais parmetros, como rigidez, massa, frequncia e amplitude do movimento. Desta maneira, o problema real representado atravs de um modelo fsico e, atravs deste, se realiza uma modelagem matemtica relacionando as propriedades do sistema a fim de se encontrar a soluo do problema. Neste relatrio ser abordado um problema de vibrao em motores alternativos, onde se realizar a modelagem do movimento reciprocativo, obtendo-se a frequncia natural experimental e a comparando com aquela calculada (frequncia analtica), fazendo o mesmo com as amplitudes (analtica e experimental), e por fim, calculando-se o erro entre elas, alm do evidenciar o aparecimento de e 2.

2. Fundamentao Terica A figura 1 abaixo mostra o modelo real do sistema de movimento reciprocativo utilizado no experimento, onde o rotor em rotao provoca movimento na biela de comprimento L, a qual est conectada a um pisto de massa mp. Por consequncia deste movimento, um deslocamento x(t) criado. A adio de uma massa mb situada a uma distncia do centro do rotor pode ser utilizada para minimizar este deslocamento provocado.
C

Figura 1: Reproduo do Sistema Real do Mecanismo do Pisto

Para realizar o clculo do balanceamento da mquina descrita acima, primeiramente necessrio transform-lo em um modelo fsico, como mostra a figura 2, onde a fonte excitadora F(t) funo da rotao da mquina e da geometria do sistema.

Figura 2: Modelo Fsico do Mecanismo do Pisto

A partir da figura 1, pode-se perceber que o seguimento AO representa o raio que a manivela percorre durante o movimento de rotao, enquanto que o seguimento AC refere-se ao comprimento da biela. Nos vrtices C e O tambm podem ser observados outros parmetros, os quais so os ngulos e t, respectivamente. Tais parmetros esto expressos na equao 1 abaixo e so utilizados para se fazer a modelagem matemtica (1)

Sabe-se que, nosso motores de combusto interna o ponto mximo de alcance do pisto o Ponto Morto Superior (PMS), com isso, em um instante qualquer, a amplitude xp(t) pode ser expressa pela equao 2, a qual resultante da soma entre o comprimento da manivela e da biela subtrada da trajetria descrita pelo seguimento .

(2)

Pode-se reescrever a equao acima da seguinte maneira:

(3)

E, aplicando-se a equao 3 na equao 2, tem-se:

(4)

(5)

Assim, pode-se colocar o ngulo em funo de t, como mostrado nas equaes a seguir:

(6)

(7)

(8)

(9)

Assim, a equao 5 pode ser assim descrita:

(10)

Com isso, a partir da aplicao da srie de Taylor (mostrada na figura 11) na equao 10, com o objetivo de simplificar e retirar a funo trigonomtrica da raiz, como segue:

(11)

Como:

(12)

Ento:

(13)

(14)

(15)

(16)

(17)

(18)

(19)

Enquanto isso, a fora resultante provocada pelo movimento do pisto definida como o produto da massa do pisto pela segunda derivada do deslocamento, como mostrado abaixo:

(20)

(21)

(22)

Sendo assim, pode-se balancear o movimento do pisto atravs da utilizao de uma massa balanceadora mb, situada a uma distncia , como mostrado na figura 3.

Figura 3: Diagrama de corpo livre do sistema biela-manivela

Onde, (23) (24)


9

2.1 Clculo do Erro O clculo do erro uma medida para se visualizar a diferena entre os resultados gerados experimentalmente e aqueles alcanados de forma analtica, obtendo-se, assim, respostas mais confiveis para o problema em anlise. O mtodo utilizado para encontrar a diferena entre os valores obtidos de forma analtica e experimental foi o do erro relativo, o qual diferencia os resultados obtidos, gerando um erro absoluto, e, tambm, o relaciona com o resultado desejvel. Vale ressaltar que este erro calculado em mdulo, ou seja, no pode haver resultado negativo. Alm disso, pode-se obter o valor em termos percentuais como mostrado abaixo:

3. Materiais e Mtodos Para a realizao do experimento, utilizou-se um suporte com um mecanismo envolvendo bloco, pisto, biela, manivela e virabrequim, ligado por duas molas e um motor eltrico com ajuste de rotao para fornecer o movimento rotativo. A figura 4 mostra o mecanismo utilizado no experimento.

Figura 4: Materiais utilizados no experimento. Notebook, suporte e conjunto do motor.

Utilizou-se, ainda, um acelermetro e um notebook, o qual foi empregado para coletar a resposta de vibrao do sistema, alm de computar as frequncias e gerar os grficos das amplitudes. Alm disso utilizou-se uma balana para obter o valor das massas dos equipamentos.
10

Os seguintes dados foram obtidos atravs do experimento: Massa do pisto (mp) = 172 g Massa da manivela (mm) = 171,9 g Massa da biela (mb) = 84 g Massa do motor (mmo) = 7,955 kg Comprimento da manivela (r) = 26,1 mm Comprimento da biela (l) = 11,54 cm Distncia entre o centro de gravidade e o ponto de translao da biela (leg) = 4,11 cm Primeira frequncia obtida experimentalmente (f1) = 12,19 Hz Acelerao referente primeira frequncia (a1) = 270 mm/s Segunda frequncia obtida experimentalmente (f2) = 24,38 Hz Acelerao referente segunda frequncia (a2) = 29,1 mm/s Acelerao da gravidade (g) = 9,81 m/s

4. Descrio Experimental Aps a preparao e montagem dos aparatos, prosseguiu-se com o experimento. No mecanismo est ligado um acelermetro, o qual est ligado a um computador. Ligou-se o motor e o mecanismo entrou em funcionamento. Com o mecanismo vibrando, um aparelho computou a resposta da vibrao e a transmitiu para o computador. Em seguida, atravs da utilizao de um software, o computador recebeu esses dados e gerou dois grficos, um com a amplitude da acelerao do sistema e outro com a prpria amplitude do sistema.

5. Resultados A partir dos dados obtidos pelo experimento, pode-se calcular os parmetros desejados: - Amplitude Experimental:

11

- Clculo do Keq:

- Clculo da Frequncia Analtica:

- Clculo da Frequncia Natural Experimental:

12

- Clculo do erro entre as frequncias:

- Clculo da amplitude analtica:

13

- Clculo do Erro:

6. Concluses O estudo do movimento reciprocativo e do balanceamento so fundamentais para a soluo de diversos problemas presentes no cotidiano. E, como j foi dito anteriormente, importante ter os conhecimentos dos parmetros necessrios para se realizar uma anlise correta, e por consequncia, obter uma soluo com um grau de confiabilidade aceitvel. Com relao aos erros encontrados, supem-se que houve problemas durante o experimento, ou algum erro de operao, pois os erros encontrados, no que se refere amplitude de vibrao, esto fora de uma faixa considervel. A prtica experimental da anlise de vibrao em sistema rotativo desbalanceado (movimento reciprocativo) mostrou que a resposta do sistema, em termos de amplitude, relao de frequncia e fator de amplificao, revelaram-se satisfatrios no que diz respeito a determinao dos parmetros fundamentais para a monitorao de equipamentos submetidos a este tipo de operao, o que torna admissvel o controle
14

destes parmetros, permitindo que a mquina opere em regime ideal, ou seja, fora da regio de ressonncia, situao que ocasionaria a falha do material.

7. Referncias Bibliogrficas RAO, S. Vibraes Mecnicas. 4 Ed. So Paulo, SP: Pearson Education do Brasil. 2009. THOMSON, W. T. Teoria da Vibrao com aplicaes. Rio de Janeiro, RJ: Intercincia. 1678. LIRA, W. W. M. Apostila de Clculo Numrico. SOEIRO, N. S. Notas de Aula, 2013.

15

ANEXOS Seguem abaixo os grficos obtidos experimentalmente.

Grfico 1: Turma 1_Vibrao Forada

Grfico 2: Turma 2_Vibrao Forada_w2

16

Grfico 3: Turma 2_Vibrao Forada_w1

Grfico 4: Turma 2_Vibrao Livre

17

Vous aimerez peut-être aussi