Vous êtes sur la page 1sur 45

TPM Manuteno Produtiva Total

TPM
A

TPM um modelo de gesto que busca a Eficincia mxima do sistema produtivo atravs da eliminao de perdas e do desenvolvimento do homem e sua relao com o equipamento.

TPM
A TPM surgiu no Japo, no sculo passado, no incio da dcada de 70. Naquela poca, empresas como a Toyota j estavam tentando criar sistema de fornecimento just in time , utilizando o mnimo de estoque, tanto de matrias primas quanto produto acabado.

TPM
Objetivos da TPM

Zero defeitos Zero acidentes Zero quebras/falhas Inexistencia de Retrabalho ou ajustes Ambiente de trabalho com segurana e conforto

TPM
A TPM tem quatro regras bsicas:

Regra n. 1 _ Todos os trabalhos devem ser detalhados de forma a no deixar qualquer dvida em termos de contedo, seqncia, tempo e resultado esperado. Regra n. 2 _ Todas as interfaces cliente-fornecedor devem ser diretas e simplificadas de maneira que a resposta seja sim ou no para enviar solicitaes e receber resposta, ou seja, no h margens para dupla interpretao.

TPM

Regra n. 3 _ Todos os fluxos de produo devem ser simples e diretos. Regra n. 4 _ Todas as melhorias devem ser feitas de acordo com o mtodo cientfico, sob a orientao e no nvel hierrquico mais baixo possvel dentro da organizao.

Melhorias Individuais
Trabalho de Melhoria: Foco no PQCDSM P = Produtividade Q = Qualidade C = Custo D = Entrega S = Segurana M = Moral Importncia Histrico: Falhas e Perdas Anlise Why - Why: eliminar causas Fazer Failure Reports: causas e aes Medio: antes e depois PDCA

As 6 Grandes perdas
1

- Parada acidental Perda em funo de uma falha do equipamento (quebra repentina) Perda em funo de degenerao gradativa 2 - Set-up / regulagens 3 - Perdas por operao em vazio e pequenas perdas Trabalho em vazio provocado por gasgalos nas etapas anteriores.

As 6 Grandes perdas
Deteco de produto no conforme por sensores e conseqente parada da linha de produo. Sobrecarga em algum equipamento ocasionando seu desligamento. 4 - Perdas por Queda de Velocidade de Produo: Desgaste localizado obriga a trabalhar com velocidade menor. Superaquecimento em dias quentes por deficincia de refrigerao requer funcionamento com reduo de velocidade.

As 6 Grandes perdas

Vibrao excessiva, em algum equipamento da linha, a 100% de velocidade, mas tolervel a 75% de velocidade. 5 - Perdas por Produtos Defeituosos: So aquelas oriundas de qualquer retrabalho ou descarte de produtos defeituosos. Essa perda deve incluir tudo aquilo que foi feito alm do programado 6 - Perdas por Queda no Rendimento: Falha de matria prima

As 6 Grandes perdas
Instabilidade Operacional Quando o processo fica instvel ocorrem situaes como perda de especificao de produtos e/ou reduo da produo.

RENDIMENTO OPERACIONAL GLOBAL DOS EQUIPAMENTOS - OEE

a multiplicao de 3 fatores: Disponibilidade, Performance e Qualidade

Disponibilidade
Tempo disponvel tempo de paradas programadas Tempo disponvel

Performance

Tempo de operao Tempo disponvel

Qualidade
Quantidade de peas boas Quantidade de peas produzidas

8 PILARES DO TPM

8 PILARES DO TPM
Melhorias

individualizadas Manuteno autonma Manuteno planejada Educao e treinamento Controle inicial ( Planejamento da Manuteno) Manuteno da qualidade TPM Office ( rea administrativa) TPM ECO (ecologia, ambiente)

1- Melhorias individualizadas
Promoo

de atividades de equipe e de pequenos grupos no local de trabalho. Incorporao das melhorias:


Selecionar equipamentos modelo (piloto) Organizar equipes de trabalho Levantamento das 6 grandes perdas anuais
Definio de prioridades Definio das metas

Atacar as 6 grandes perdas Implementar as melhorias Analisar os resultados

2- Manuteno autnoma
Fundamentos

da Manuteno autnoma:

O operador adotaa sua mquina


Da minha mquina cuido EU! Deixar o operador assumir a responsabilidade.

Educao e treinamento dos operadores


Desenvolver novas habilidades para o desempenho de funes adicionais Conscientizar da necessidade disto

Manuteno autnoma
7 passos para a Manuteno Autnoma 1 passo. Limpeza Inicial; 2 passo. Eliminao das fontes de sujeira e locais de difcil acesso; 3 passo. Elaborao de normas provisrias de limpeza, inspeo e lubrificao; 4 passo. Inspeo geral; 5 passo. Inspeo autnoma; 6 passo. Padronizao; 7 passo. Gerenciamento autnomo.

3- Manuteno Planejada
Sete passos para a Manuteno planejada 1 passo Anlise da diferena entre condies bsicas e condio atual 2 Passo Melhoria dos mtodos de manuteno atuais 3 Passo Preparao dos padres de manuteno 4 Passo Medidas para estender a vida til e controlar as inconvenincias 5 Passo Melhoria da eficincia da inspeo e diagnstico 6 Passo Diagnstico geral dos equipamentos 7 Passo Uso do equipamento at o seu limite

4- Educao & Treinamento


O objetivo do pilar Educao & Treinamento promover um sistema de capacitao de todas os colaboradores, tornando-os aptas para o pleno desempenho de suas atividades e responsabilidades, dentro um clima transparente e motivador.

4- Educao & Treinamento


Sete passos para Educao & Treinamento
1 passo Determinao do perfil ideal dos Operadores e Mantenedores. 2 passo Avaliao da situao atual e determinao dos desvios existentes. 3 passo Elaborao do plano de Educao & Treinamento para Operadores e Mantenedores. 4 passo Implantao do plano de Educao & Treinamento. 5 passo Estabelecimento de um sistema de avaliao do aprendizado. 6 passo Criao de um ambiente de auto-desenvolvimento. 7 passo Avaliao das atividades e estudo de mtodos para atividades futuras

5- Controle Inicial
Para novos produtos e equipamentos
Podemos entender como fase inicial as etapas que compreendem desde a fase de especificao at a fase de partida

6- Manuteno da Qualidade
A reduo dos defeitos ocorre naturalmente, como reflexo das melhorias feitas nos equipamentos. A partir desse momento, o desenvolvimento das atividades do pilar manuteno da qualidade se torna necessrio para dar continuidade reduo dos defeitos.

6- Manuteno da Qualidade
Sete passos da Manuteno da Qualidade 1 Etapa Levantamento da Situao Atual da Qualidade 2 Etapa Restaurao da Deteriorao 3 etapa Anlise da Causas 4 etapa Eliminao da Causas 5 etapa Estabelecimento das Condies Livres de Defeitos 6 etapa Controle das Condies Livres de Defeitos 7 etapa Melhoria das Condies Livres de Defeitos

6- Manuteno da Qualidade
Q produto = Q equipamento + Q homem + Q processo + Q material

Q assegurada=

Manuteno autnoma

Educao e treinamento

Melhorias individualizadas

Desperdcios

7- TPM OFFICE

Desperdcios com atividades que no garantem valor


Desperdcios nos fluxos de informaes Formulrios inadequados Procedimentos demorados Relatrios desnecessrios Desorganizao e demora no acesso s informaes Desperdcios no uso de equipamentos Uso inadequado Equipamentos danificados e/ou mal preparados Falta de treinamento

8- TPM ECO

Zero acidentes Zero doenas ocupacionais Zero danos ambientais

8- TPM ECO
Sete passos da TPM ECO
1 Passo Identificao de Perigos, Aspectos, Impactos e Riscos; 2 Passo Eliminao de Perigos e Aspectos; 3 Passo Estabelecimento do sistema de controle de Impactos e Riscos; 4 Passo Treinamento em Segurana, Sade e Meio-ambiente; 5 Passo Inspees de Segurana; 6 Passo Padronizao; 7 Passo Gesto Autnoma.

Etapas para implementao do TPM

A implantao do TPM feita normalmente em 12 etapas. Cada etapa ser mostrada a seguir.

ETAPAS DO TPM
1

Etapa: Anncio da adoo do TPM para organizao


Incio da fase de preparao; Etapa fundamental; Deciso tomada pela diretoria.

ETAPAS DO TPM
2

Etapa: Campanha de informao sobre o TPM


Divulgao e esclarecimento; Treinamento introdutrio ao TPM; Engloba desde a alta direo at os operrios; Uniformizao das informaes.

ETAPAS DO TPM
3

Etapa: Criao de uma estrutura de promoo do TPM


Estruturar o sistema organizacional; Criao de um comit; Atividades em grupos.

ETAPAS DO TPM
4

Etapa: Definio das linhas de ao e objetivos a atingir


Objetivo, meta e prazo; Conhecer a situao vigente; Delinear pontos crticos.

ETAPAS DO TPM
5

Etapa: Elaborao do plano diretor para implantao do TPM.

Cronograma - Nvel Geral - Nvel Departamental - Tempo Dispensado x Melhora Desejada - Ao Planejada x Ao Realizada

ETAPAS DO TPM
6

Etapa: Incio do programa de TPM.

Implantao do programa. - Cerimnia inicial. - Apresentao oficial do PD. Zerar as 6 grandes perdas nos equipamentos. - Conhecimentos tcnicos/ habilidades. - Envolvimento de todo quadro operacional.

ETAPAS DO TPM
7

Etapa: Melhoria em mquinas e equipamentos.

Escolha de uma rea piloto para estudos. - envolver Eng.Processos, Manuteno, Lderes da rea e Operadores. - Histrico de Paradas. - Considerar as 6 Grandes Perdas. - Expandir os Conhecimentos Adquiridos. - Primeiros Resultados.

ETAPAS DO TPM
8

Etapa: Estruturao da Manuteno Autnoma.


Promover a disseminao do conceito:
Da minha mquina cuido eu.

Realizar programas de treinamento. Sete passos para manuteno autnoma: -Limpeza inicial, combate s inconvenincias e aos locais de difcil acesso, elaborao dos padres de lubrificao e limpeza, inspeo geral, inspeo voluntria, organizao e consolidao da manuteno voluntria.

ETAPAS DO TPM
9 Etapa: Otimizao da gesto de manuteno Servios de manuteno devem ser aprimorados Planejamento estratgico de manuteno (rotinas de preventiva, lubrificao, etc) Elaborao de procedimentos de manuteno Utilizao de princpios de manuteno preditiva Otimizao da gesto de peas reservas Contratao de servios especializados ou de apoio Otimizao de ferramentas, equipamentos e dispositivos de manuteno Planejamento e execuo de paradas programadas

ETAPAS DO TPM
10

Etapa: Formao complementar de manuteno


Consiste em aumentar a capacitao dos funcionrios em suas reas, atravs de treinamentos Operadores: elevao da capacitao operativa e em manutenes autnomas Manuteno: conhecimentos tcnicos especficos adicionais Enriquecimento do trabalho do funcionrio Aumento da credibilidade da empresa Motivao dos trabalhadores

ETAPAS DO TPM
11

Etapa: Sistema de gesto do equipamento

Deve-se avaliar o ciclo de vida completo dos equipamentos, desde o seu projeto ao seu sucateamento Projetar produtos visando bom processamento Desenvolver mquinas prevenindo possveis defeitos Manter boas condies de trabalho, afiao de ferramentas, lubrificaes, etc Realizar manutenes planejadas Implantar melhorias no processo produtivo

ETAPAS DO TPM
11

Etapa: Sistema de gesto do equipamento

Participao de todos os setores envolvidos: Manuteno Engenharia de Processos Produo Utilizar conhecimentos adquiridos em processos anteriores

ETAPAS DO TPM
12

Etapa: Definio do programa final de TPM

Avaliao dos resultados obtidos aps consolidao da TPM Consolidao das atividades de melhoria Consolidao da postura do operador para a manuteno autnoma Definio das novas diretrizes e metas da empresa, de maior magnitude Realizao de auditorias

FICHA TPM PRODUO


KMAB
N

TPM
Produo
Setor

Prioridade

Data

Incio de Reparo

Durao

A B C
Servio realizado por Equipamento Descrio do Servio

Data

Horrio

C.C

Solicitante Descrio do Problema

Monitor de Linha
1 Via Quadro de TPM 2 Via - Mquina

FICHA - TPM MANUTENO


KMAB
N

TPM
Manuteno
Setor

Prioridade

Data

Incio de Reparo

Durao

A B C
Tcnico de Manuteno Equipamento Descrio do Servio

Data

Horrio

C.C

Solicitante Descrio do Problema

Monitor de Linha
1 Via Manuteno 2 Via Quadro de TPM

CONCLUSO

A TPM: Comea no cho de fbrica e enriquece o trabalho do colaborador Implementa-se atravs de atividades sobrepostas de pequenos grupos (times) Tem capacidade multiplicadora extraordinria - consistncia Valoriza o homem e se propaga pelo exemplo Produtividade > 1,5 a 2 x Ocorrncia falhas imprevistas 1/10 a 1/250 Custo produo: reduo de at 30% Estoque de produtos : reduo at 50% Paradas por acidente : zero Poluio: zero Sugestes de melhoria: aumento de 5 a 10 x

FIM

Vous aimerez peut-être aussi