Vous êtes sur la page 1sur 28

SISTEMA DIGESTRIO O tubo digestivo fornece ao organismo um suprimento contnuo de gua, eletrlitos e nutrientes.

Para desempenhar esta funo, necessrio: o movimento dos alimentos ao longo do tubo digestivo; a secreo de sucos digestivos e a digesto de alimentos; absoro dos produtos digestivos, da gua e dos vrios eletrlitos; circulao do sangue pelos rgos gastrintestinais para transportar as substncias absorvidas; e o controle de todas essas funes pelo sistema nervoso e pelo sistema hormonal.

Caractersticas O tubo digestivo apresenta as seguintes regies; boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso e nus. A parede do tubo digestivo tem a mesma estrutura da boca ao nus, sendo formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventcia. Os dentes e a lngua preparam o alimento para a digesto, por meio da mastigao, os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaos, misturando-os saliva, o que ir facilitar a futura ao das enzimas. A lngua movimenta o alimento empurrando-o em direo a garganta, para que seja engolido. Na superfcie da lngua existem dezenas de papilas gustativas, cujas clulas sensoriais percebem os quatro sabores primrios: doce, azedo, salgado e amargo. A presena de alimento na boca, como sua viso e cheiro, estimula as glndulas salivares a secretar saliva, que contm a enzima amilase salivar ou ptialina, alm de sais e outras substncias.

Secrees Gastrintestinais

As glndulas esto presentes ao longo de todo o tubo digestivo, secretando substncias qumicas que so misturadas aos alimentos para digeri-los. Essas secrees so de 2 tipos: Muco, que protege as paredes do tubo digestivo, e,

enzimas e substncias afins que decompem as grandes molculas do alimento em substncias mais simples.

O muco secretado todos os setores do tubo digestivo. Contm grandes quantidades de mucoprotenas que resistente a praticamente todas as secrees digestivas. Esse muco tambm lubrifica a passagem do alimento ao longo da mucosa e, em todos os trechos, forma delgada camada de revestimento, que impede leso da mucosa pelo contedo digestivo. anfotrico, o que significa que capaz de neutralizar tanto os cidos quanto as bases. Todas essas propriedades do muco o fazem ser uma substncia excelente para a proteo da mucosa de danos fsicos e para preveno da digesto da mucosa pelos sucos digestivos.

Saliva e peristaltismo A amilase salivar digere o amido e outros polissacardeos (como o glicognio), reduzindo-os em molculas de maltose (dissacardeo). O sais, na saliva, neutralizam substncias cidas e mantm, na boca, um pH levemente cido (6, 7), ideal para a ao da ptialina. O alimento, que se transforma em bolo alimentar, empurrado pela lngua para o fundo da faringe, sendo encaminhado para o esfago, impulsionado pelas ondas peristlticas, levando entre 5 e 10 segundos para percorrer o esfago. Atravs dos peristaltismo, voc pode ficar de cabea para baixo e, mesmo assim, seu alimento chegar ao intestino. Entra em ao um mecanismo para fechar a laringe, evitando que o alimento penetre nas vias respiratrias. Quando a crdia (anel muscular, esfncter) se relaxa, permite a passagem do alimento para o interior do estmago.

GLNDULAS SALIVARES

Saliva A presena de alimento na cavidade bucal, bem como sua viso e cheiro, estimulam as glndulas salivares a secretar saliva, que um lquido levemente alcalino, uma soluo aquosa, de consistncia viscosa, que umedece a boca, amolece a comida e contribui para realizar a digesto. A saliva contm a ptialina ou amilase salivar. Na cavidade bucal, a ptialina atua sobre o amido transformando-o em molculas menos complexas. Trs partes de glndulas salivares lanam sua secreo na cavidade bucal; partida, submandibular e sublingual: Glndula partida - Com massa variando entre 14 e 28 g, a maior das trs; situa-se na parte lateral da face, abaixo e adiante do pavilho da orelha. Glndula submandibular - arredondada, mais ou menos do tamanho de uma noz. Glndula sublingual - a menor das trs; fica abaixo da mucosa do soalho da boca.

Secreo Salivar A saliva secretada pelas glndulas partidas, submaxilares e sublinguais e por mirades de pequenas glndulas da boca. A saliva formada por metade muco e metade por soluo de enzimas ptialina. A funo do muco na lubrificao da deglutio. Sem o muco, dificilmente se conseguiria engolir. A funo da ptialina da saliva a de iniciar a digesto das substncias amilceas e de outros carboidratos da dieta. Fases da Secreo Salivar: Alm de salivao, que ocorre durante o perodo em que o alimento est na boca, freqentemente ocorre salivao antes que o alimento chegue a boca, isto , quando a pessoa est pensando ou sentindo o cheiro de comida apetitosa, e continua a ocorrer, mesmo aps o alimento ter sido deglutido. Por conseguinte, a secreo salivar pode ser dividida em trs fases: a fase psquica, a fase gustativa e a fase gastrintestinal. Presumivelmente, a fase

psquica faz com que a boca fique pronta para receber alimento e participa da secreo de saliva quando o alimento apresentado a boca. A fase gustativa fornece a saliva que misturada com o alimento durante a mastigao, e a fase gastrintestinal prolonga a secreo de saliva at depois do alimento j estar sendo armazenado do estmago. A secreo da fase gastrintestinal acontece, com maior probabilidade, quando foi deglutido alimento irritativo, visto que os sinais neurais do estmago passam a excitar os ncleos salivatrios. A saliva, ao ser deglutida, favorece a neutralizao da substncia irritante, o que reduz a irritao gstrica. Regulao da secreo salivar: Por impulsos gustativos e por impulsos sensoriais tcteis, com origem na boca.

ESFAGO

A principal funo do esfago conduzir o alimento da faringe para o esfago. Normalmente isso acontece atravs de 2 movimentos peristlticos, primrio e secundrio. O primeiro simplesmente a continuao da onda peristltica que se inicia na faringe e se propaga para o esfago. As ondas peristlticas secundrias so resultantes da distenso do esfago que duram at que o alimento tenha passado todo para o estmago. Na poro inferior do esfago, o msculo circular esofgico funciona como esfncter esofgico inferior. Quando uma onda peristltica de deglutio se propaga pelo esfago, relaxa o esfncter esofgico inferior permitindo fcil passagem do alimento para o estmago.

Secrees Esofagianas O estmago s secreta muco. Normalmente, o alimento passa ao longo do esfago, da boca para o estomago, em cerca de 7 segundos. Esse alimento ainda no sofreu o efeito dos movimentos de mistura do tubo digestivo, e, portanto, est em eu estado mais abrasivo. Felizmente, o esfago dotado de

abundantes glndulas mucosas que secretam muco, o que protege sua mucosa de escoriao pelo alimento.

ESTMAGO

Estmago e suco gstrico No estmago, o alimento misturado com a secreo estomacal, o suco gstrico (soluo rica em cido clordrico e em enzimas (pepsina e renina). A pepsina decompem as protenas em peptdeos pequenos. A renina, produzida em grande quantidade no estmago de recm-nascidos, separa o leite em fraes lquidas e slidas. Apesar de estarem protegidas por uma densa camada de muco, as clulas da mucosa estomacal so continuamente lesadas e mortas pela ao do suco gstrico. Por isso, a mucosa est sempre sendo regenerada. Estima-se que nossa superfcie estomacal seja totalmente reconstituda a cada trs dias. O estmago produz cerca de trs litros de suco gstrico por dia. O alimento pode permanecer no estmago por at quatro horas ou mais e se mistura ao suco gstrico auxiliado pelas contraes da musculatura estomacal. O bolo alimentar transforma-se em uma massa acidificada e semilquida, o quimo. Passando por um esfncter muscular (o piloro), o quimo vai sendo, aos poucos, liberado no intestino delgado, onde ocorre a parte mais importante da digesto.

Secrees Gstricas Toda a superfcie da mucosa gstrica coberta com as glndulas gstricas. Essas glndulas possui 3 tipos diferentes de clulas secretoras. As clulas mais prximas a abertura da glndula secretam muco e so chamadas de clulas mucosas do colo. Situadas mais profundamente no corpo da glndula, existe um grande nmero de clulas ppticas, que secretam a enzima digestiva pepsinognio. Intercaladas entre as clulas oxnticas, que secretam o cido

clordrico. A funo primria das secrees gstricas a de iniciar a digesto das protenas. As principais substncias digestivas secretadas pelas glndulas gstricas so o cido clordrico e o pepsinognio. O acido clordrico ativa o pepsingenio para formar a pepsina, que a enzima que inicia a digesto das protenas. Outras enzimas secretadas em menor quantidade pelo estmago incluem a lpase gstrica, para o inicio da digesto das gorduras, e a renina, participante da digesto da casena, uma das protenas do leite. Essas enzimas so secretadas em quantidades to reduzidas que sua importncia quase nula. A quantidade total de secreo gstrica , em cada dia, cerca de 20 ml. Regulao da Secreo Gstrica: Mecanismos hormonais e Neurognicos.

ARTIGO

Cncer de estmago: fatores de risco

[Resumo]

H cinqenta anos o cncer de estmago vem perdendo a importncia em termos de morbi-mortalidade em pases considerados de primeiro mundo. Isso no ocorre no Brasil. Os principais fatores de risco evidenciados a partir de estudos epidemiolgicos em vrias populaes do mundo e associados a essa neoplasia so alguns padres de dieta. Com a descoberta do papel carcinognico das nitrosaminas e do potencial anti-oxidante da vitamina C, algumas das associaes entre cncer gstrico e padres de dieta passaram a ser parcialmente entendidas. Com a descrio da Helicobacter pylori em 1983 e as evidncias da relao dessa bactria com certos processos patolgicos do estmago, alguns precursores do cncer gstrico, novos elementos foram

agregados ao processo fisiopatolgico dessa entidade. O conhecimento hoje adquirido sobre a fisiopatologia do cncer gstrico, mesmo que parcial, fornece perspectivas estimulantes para preveno e diagnstico precoce.

Intestino delgado, suco pancretico e bile O intestino delgado dividido em trs regies: duodeno, jejuno e leo. A digesto do quimo ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras pores do jejuno. No duodeno atua tambm o suco pancretico, produzido pelo pncreas, que contm diversas enzimas digestivas. Outra secreo que atua no duodeno a bile, produzida no fgado, que apesar de no conter enzimas, tem a importante funo, entre outras, de transformar gorduras em gotculas microscpicas.

INTESTINO DELGADO

Caractersticas No intestino delgado ocorre a parte mais importante da digesto e absorvida a maior parte dos nutrientes. O intestino delgado um tubo com pouco mais de 6 m de comprimento por 4cm de dimetro e pode ser dividido em trs regies: duodeno (cerca de 25 cm), jejuno (cerca de 5 m) e leo (cerca de 1,5 cm). A poro superior ou duodeno tem a forma de ferradura e compreende o piloro, a abertura da parte inferior do estmago pela qual este esvazia seu contedo no intestino. Movimentos peristlticos No intestino, as contraes rtmicas e os movimentos peristlticos das paredes musculares, movimentam o alimento, ao mesmo tempo em que este atacado pela blis, enzimas e outras secrees. Os nutrientes absorvidos pelos vasos sanguneos do intestino, passam ao fgado para serem distribudos pelo resto do organismo.

Superfcie interna A superfcie interna, ou mucosa, do intestino delgado, apresenta, alm de inmeros dobramentos maiores, milhes de pequenas dobras (4 a 5 milhes), chamadas vilosidades; um traado que aumenta a superfcie de absoro intestinal. As membranas das prprias clulas do epitlio intestinal apresentam, por sua vez, dobrinhas microscpicas denominadas microvilosidades.

Secreo do intestino Delgado A mucosa de intestino delgado secreta as enzimas sucrase, maltase, e lactase para o desdobramento de dissacardeos, o produto final da digesto dos carboidratos. Tambm so secretadas grandes quantidades de peptidases, para a realizao das ultimas etapas da digesto de protenas, e pequenas quantidades de lpases, para o desdobramento das gorduras.

O intestino delgado tambm secreta, ao longo de toda sua superfcie, grandes quantidades de muco, que supre as mesmas funes protetoras, nesse territrio do tubo digestivo, no estmago, no esfago, etc. Regulao da secreo do intestino delgado: regulado em sua maior parte por reflexos neurais locais.

ARTIGO Tumores malignos do intestino delgado [Resumo] Os tumores do intestino delgado so raros e a maioria das leses neoplsicas sintomticas maligna.Os neoplasmas benignos so um pouco mais frequentes e ambos esto relacionados a um diagnstico difcil, pois determinam queixas abdominais inespecficas, comuns a uma grande variedade de afeces digestivas. Exames de imagem e endoscpicos podem

ser teis para o diagnstico, mas freqentemente no so conclusivos. Para os blastomas primrios, a resseco cirrgica a opo de escolha, porm, para os metastticos, a teraputica operatria deve ser reservada para os casos complicados por obstruo, hemorragia ou perfurao. O presente estudo tem por finalidade analisar retrospectivamente 13 casos de leses malignas do intestino delgado, num perodo de 28 anos. Verificou-se maior incidncia de tumores primrios (69,2%) e de linfomas (30,7%). Entre os secundrios, as meststases por adenocarcinoma foram as mais freqentes (15,4%). Enterectomia segmentar foi o procedimento cirrgico mais realizado (84,6%) e a mortalidade hospitalar foi de 15,4%. A sobrevida de cinco anos foi nula para os pacientes portadores de metstases, enquanto que para os primrios foi de 44,4%, sugerindo um melhor prognstico para as neoplasias primitivas, independentemente do tipo histolgico da neoplasia.

PNCREAS

Caractersticas O pncreas uma glndula digestiva de secreo interna e externa, de mais ou menos 15 cm de comprimento e de formato triangular, localizada transversalmente sobre a parede posterior do abdome, na ala formada pelo duodeno, sob o estmago. O pncreas formado por uma cabea que se encaixa no quadro duodenal, de um corpo e de uma cauda afilada. A secreo externa dele dirigida para o duodeno pelos canais de Wirsung e de Santorini. O canal de Wirsung desemboca ao lado do canal coldoco na ampola de Vater. O pncreas comporta dois rgo estreitamente imbricados: pncreas excrino e o endcrino.

Pncreas Excrino O pncreas excrino secreta enzimas digestivas, reunidas em estruturas

denominadas cinos. Os cinos pancreticos esto ligados atravs de finos condutos, por onde sua secreo levada at um condutor maior, que desemboca no duodeno, durante a digesto.

Pncreas Endcrino Secreta os hormnios insulina (quando no produzida em quantidade suficiente, d origem a diabetes) e glucagon (hormnio com a regulao dos nveis de acar no sangue), reunidas em estruturas denominadas Ilhotas de Langerhans, cujas clulas beta secretam a insulina e as clulas alfa secretam o glucagon. Os hormnios produzidos nas ilhotas de Langerhans caem diretamente nos vasos sangneos pancreticos.

Doenas O pncreas pode ser atingido por inflamao (pancreatite), por tumores, clculos, cistos e pseudocistos (bolsas lquidas, geralmente conseqentes a traumatismo); algumas dessas alteraes desempenham importante papel na gnese do diabete.

Secrees Pancreticas O Pncreas uma glndula situada imediatamente abaixo do estmago. Lana por ida cerca de 1.200 ml de secrees na parte superior do intestino. Essas secrees contm grandes quantidades de amilase, para a digesto de carboidratos, de tripsina e de quimotripsina, para a digesto das protenas, de lpase pancretica para a digesto das gorduras, e de muitas outras enzimas de menor importncia. Alm das enzimas digestivas, as secrees pancreticas contem ainda grandes quantidades de bicarbonato de sdio, que reage com o cido clordrico levado pelo duodeno com o quimo que sai do estmago, formando cloreto de sdio e cido carbnico. O cido carbnico absorvido pelo sangue onde se transforma em gua e em gs carbnico, e esse gs carbnico eliminado

pelos pulmes. O resultado efetivo um aumento do teor de cloreto de sdio, um sal neutro, no intestino. Dessas formas as secrees pancreticas neutralizam a acidez do quimo que sai do estmago. Essa uma das importantes funes de secreo pancretica. Regulao da secreo pancretica: Mecanismo da Secretina a Neutralizao da Quimo.

FIGADO

Caractersticas O fgado o maior rgo interno, e ainda um dos mais importantes. a mais volumosa de todas as vceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto e na mulher adulta, entre 1,2 e 1,4 kg, tem a cor vermelha-amarronzada, frivel e frgil, tem a superfcie lisa, recoberta por uma cpsula prpria. Est situado no quadrante superior direito da cavidade abdominal.

Funes do Fgado Secretar a bile, lquido que atua no emulsionamento das gorduras ingeridas, facilitando, assim, a ao da lipase; Remover molculas de glicose no sangue, reunindo-as quimicamente para formar glicognio, que armazenado; nos momentos de necessidade, o glicognio reconvertido em molculas de glicose, que so relanadas na circulao; Armazenar ferro e certas vitaminas em suas clulas; Sintetizar diversas protenas presentes no sangue, de fatores imunolgicos e de coagulao e de substncias transportadoras de oxignio e gorduras; Degradar lcool e outras substncias txicas, auxiliando na desintoxicao do organismo; Destruir hemcias (glbulos vermelhos) velhas ou anormais, transformando

sua hemoglobina em bilirrubina, o pigmento castanho-esverdeado presente na bile.

Tecido Heptico possvel perder cerca de 75% deste tecido (por doena ou interveno cirrgica), sem que ele pare de funcionar. O tecido heptico constitudo por formaes diminutas que recebem o nome de lobos, compostos por colunas de clulas hepticas ou hepatcitos, rodeadas por canais diminutos (canalculos), pelos quais passa a blis segregada pelos hepatcitos. Estes canais se unem para formar o ducto heptico que, junto com o ducto procedente da vescula biliar, forma o ducto comum da blis, que descarrega seu contedo no duodeno. As clulas hepticas ajudam o sangue a assimilar as substncias nutritivas e a excretar os materiais residuais e as toxinas, bem como esterides, estrgenos e outros hormnios. O fgado um rgo muito verstil. Armazena glicognio, ferro, cobre e vitaminas. Produz carboidratos a partir de lipdios ou de protenas, e lipdios a partir de carboidratos ou de protenas. Sintetiza tambm o colesterol e purifica muitos frmacos e muitas outras substncias, como as enzimas. O termo hepatite usado para definir qualquer inflamao no fgado, como a cirrose.

As doenas do fgado consistem em: Afeces inflamatrias agudas: difusas (hepatite) ou circunscritas (abscesso); Afeces caracterizadas principalmente por esclerose (cirroses); Afeces tumoriais (cncer do fgado, primitivo ou secundrio); Comprometimentos hepticos no decorrer de afeces cardiovasculares (fgado cardaco); Localizaes hepticas de diversas doenas gerais (cisto hidtico).

Secreo heptica: Secreta uma soluo, a bile, que contem grandes

quantidades de sais biliares, quantidade moderada de colesterol pequena quantidade de um pigmento verde, a bilirrubina (que um produto final do metabolismo de destruio dos glbulos vermelhos), alem de muitas outras substncias de menor importncia. A nica substncia na bile que tem importncia para as funes digestivas do tubo gastrintestinal so os sais biliares. Os demais constituintes so, em verdade, produtos finais do metabolismo que esto sendo excretados do corpo por essa via. A quantidade de bile que secretada a dia em media de 800ml. Os sais biliares atuam como potente detergente (que uma substncia que diminui a tenso superficial nas interfases gua-gordura) isso facilita a ao dos movimento de mistura intestinal, na quebra dos grandes glbulos de gordura do alimento em glbulos menores, o que permite que as lipases do tubo digestivo ataquem reas maiores da superfcie das gorduras e as digira. Os sais biliares tambm participam na absoro dos produtos da digesto das gorduras. Regulao da secreo biliar: A secreo heptica ocorre continuamente por todo tempo sem aumentar ou diminuir a presena de alimento no tubo digestivo. O nico hormnio que tem demonstrado influencia-la a Secretina, que pode aumentar ate de 80% a secreo de bile, mas esse aumento do volume secretado , em sua maior parte, apenas de gua e de bicarbonato.

Hormnios

Durante a digesto, ocorre a formao de certos hormnios. Veja na tabela abaixo, os principais hormnios relacionados digesto:

Hormnio Local de produo rgo-alvo Funo Gastrina Estmago Estmago Estimula a produo de suco gstrico Secretina Intestino Pncreas Estimula a liberao de bicarbonato Colecistoquinina Intestino Pncreas e vescula biliar Estimula a liberao de bile pela vescula e a liberao de

enzimas pelo pncreas. Enterogastrona Intestino Estmago Inibe o peristaltismo estomacal

Absoro de nutrientes no intestino delgado

O lcool etlico, alguns sais e a gua, podem ser absorvidos diretamente no estmago. A maioria dos nutrientes so absorvidos pela mucosa do intestino delgado, de onde passa para a corrente sangunea. Aminocidos e acares atravessam as clulas do revestimento intestinal e passam para o sangue, que se encarrega de distribu-los a todas as clulas do corpo. O glicerol e os cidos graxos resultantes da digesto de lipdios so absorvidos pelas clulas intestinais, onde so convertidos em lipdios e agrupados, formando pequenos gros, que so secretados nos vasos linfticos das vilosidades intestinais, atingindo a corrente sangunea. Depois de uma refeio rica em gorduras, o sangue fica com aparncia leitosa, devido ao grande nmero de gotculas de lipdios. Aps um refeio rica em acares, a glicose em excesso presente no sangue absorvida pelas clulas hepticas e transformada em glicognio e sendo convertida em glicose novamente assim que a taxa de glicose no sangue cai.

Absoro de gua e de sais Os restos de uma refeio levam cerca de nove horas para chegar ao intestino grosso, onde permanece por trs dias aproximadamente. Durante este perodo, parte da gua e sais absorvida. Na regio final do clon, a massa fecal (ou de resduos), se solidifica, transformando-se em fezes. Cerca de 30% da parte slida das fezes constituda por bactrias vivas e mortas e os 70% so constitudos por sais, muco, fibras, celulose e outros no digeridos. A cor e estrutura das fezes devido presena de pigmentos provenientes da bile.

INTESTINO GROSSO Caractersticas O intestino grosso tem um importante trabalho na absoro da gua (o que determina a consistncia do bolo fecal). Mede cerca de 1,5 m de comprimento Ele divide-se em ceco, clon ascendente, clon transverso, clon descendente, clon sigmide e reto. Uma parte importante do ceco o apndice vermiforme vestigial, com cerca de 8 cm de comprimento, cuja posio se altera com freqncia. A sada do reto chama-se nus e fechada por um msculo que o rodeia, o esfncter anal. Alimentos no Intestino Grosso Os alimentos e materiais de secreo atravessam o intestino movidos por contraes rtmicas ou movimentos peristlticos de seus msculos, que se produz 7 vezes por minuto. O intestino grosso no possui vilosidades nem segrega sucos digestivos, normalmente s absorve gua, em quantidade bastante considerveis.

Entretanto, todas as substncias alimentcias podem ser assimiladas, como no intestino delgado. Como o intestino grosso absorve muita gua, o contedo intestinal se condensa at formar detritos inteis, que so evacuados. Bactrias (Simbiose) Numerosas bactrias vivem em simbiose no intestino grosso. Seu trabalho consiste em dissolver os restos alimentcios no assimilveis, reforar o movimento intestinal e proteger o organismo contra bactrias estranhas, geradoras de enfermidades.

Secrees do Intestino Grosso O intestino grosso, como o esfago, no desempenha funes digestivas. Sua nica secreo significativa a de muco. Toda a sua mucosa revestida com clulas mucosas que suprem a lubrificao para a passagem das fezes

desde a vlvula ileocecal at o nus, ao mesmo tempo em que protege o intestino da digesto por enzimas oriundas do intestino delgado. As regies do intestino grosso, situadas mais prximas a vlvula ileocecal so melhor protegidas do que as mais distantes. Como resultado, durante a diarria grave, o fluxo muito rpido das enzimas digestivas para o clon distal tem grande probabilidade de provocar irritao intensa. A diarria intensa e prolongada , por vezes, associada a uma condio, a colite ulcerativa, que pode causar ulceraes no clon que podem levar a morte. O muco secretado pelo intestino grosso, geralmente, impede processos desse tipo.

DISTRBIOS

Infeces intestinais Alimentos e gua que ingerimos podem estar contaminados com vrus ou bactrias patognicas. Alguns podem sobreviver e se multiplicar no aparelho digestivo, causando infeces. Alguns vrus causam, na mucosa do estmago e do intestino, inflamaes denominadas gastrenterites, cujos principais sintomas so dor de barriga, diarria e nuseas. Bactrias do grupo das salmonelas (freqentes em carne de frango e em ovos mal cozidos), podem se instalar no intestino e causar dores abdominais intensas, diarrias e febre. Pessoas saudveis se recuperam em poucos dias, mas crianas e pessoas idosas podem morrer se no receberem cuidados mdicos adequados. A clera e a febre tifide causam epidemias com altos ndices de mortalidade em conseqncia da desidratao e a perda de sais minerais, decorrentes da diarria. O tratamento feito com antibiticos e o doente deve ingerir muita gua fresca e solues salinas.

Vmito Quando comemos ou bebemos demais ou a comida ingerida est deteriorada,

o encfalo pe em ao um sistema de emergncia para eliminar o contedo estomacal: o vmito. Contraes da musculatura abdominal pressionam o estmago, fazendo com que o contedo estomacal suba pelo esfago, saindo pela boca. O gosto cido caracterstico do vmito decorrente do suco gstrico que est misturado ao alimento.

Diarria um processo em que a pessoa defeca vrias vezes em um curto intervalo de tempo, devido ao aumento dos movimentos peristlticos intestinais. A diarria leva a rpida eliminao do contedo intestinal e pode ocorrer devido a ingesto de alimento deteriorado, por nervosismo ou por alergia a certos tipos de alimentos, entre outras causas. O trnsito intestinal acelerado no d o tempo necessrio absoro normal da gua, resultando em fezes aquosas, podendo levar a desidratao. Constipao intestinal (ou priso de ventre) Ao contrrio da diarria, os movimentos peristlticos esto diminudos. A causa mais freqente a alimentao inadequada, com poucas fibras vegetais. A massa fecal se resseca, devido a sua permanncia prolongada no intestino grosso, dificultando a defecao. A priso de ventre pode ser aliviada pela ingesto de alimentos ricos em fibras no-digerveis, que aumentam o volume da massa alimentar, estimulando o peristaltismo e a maior velocidade do trnsito intestinal.

Apendicite Apendicite uma inflamao do apndice ileocecal, em forma crnica ou aguda. Esta ltima manifesta-se por dores agudas na fossa ilaca direita, mais exatamente no chamado ponto de McBurney. O Apndice mede cerca de 8 cm de comprimento por 4 a 8 cm de dimetro. Sua posio com relao ao ceco varia muito de indivduo para indivduo. Em geral, ele se projeta sobre a parede abdominal na altura do ponto de

McBurney. O interior do apndice revestido por um tecido linfide semelhante ao das amgdalas. Ocasionalmente, restos de alimentos ficam retidos na cavidade interna do apndice cecal, o que pode levar sua inflamao, causando dores intensas. Sem tratamento, a infeco acaba destruindo a parede, causando uma peritonite, que a inflamao da membrana que recobre a cavidade abdominal e os rgos nela contidos. O tratamento feito atravs da remoo cirrgica do apndice inflamado.Na figura acima, verifica-se um apndice inflamado aps sua extirpao cirrgica. Se este apndice perfurasse, provvel que a infeco se estendesse a toda cavidade abdominal, provocando uma peritonite.

Ulceras ppticas reas extensas da parede do tubo digestivo podem ser lesadas pela ao de sucos digestivos, originando feridas (as lceras ppticas). Ocorrem principalmente no duodeno, no estmago e na poro inferior do esfago. Quando uma lcera se aprofunda e atinge a camada muscular h leso de vasos sanguneos, o que provoca hemorragias. A leso pode perfurar toda a parede do tubo digestivo (a lcera perfurada). Atravs da qual, bactrias podem atingir a cavidade abdominal, causando inflamao da membrana que envolve as vsceras, o peritnio (peritonite), que pode levar a morte. As lceras podem ser tratadas com medicamentos que diminuem a acidez estomacal e facilitam a cicatrizao. No caso de reas ulceradas muito extensas, pode ser necessria a remoo cirrgica da parte lesada.

Distrbios hepticos Um dos constituintes da bile o colesterol, substncia insolvel em gua, mas que, combinada aos sais biliares, forma pequenos agregados solveis. Em certas condies, no entanto, o colesterol pode se tornar insolvel, formando

pequenos gros no interior da vescula biliar; so os clculos vesiculares (as "pedras na vescula"). Os clculos podem bloquear a sada da bile ou percorrer o conduto biliar, causando sensaes dolorosas. A concentrao de colesterol na bile depende da quantidade de lipdios na dieta. Pessoas que se alimentam de comida muito gordurosa tem maiores chances de desenvolver pedras na vescula biliar.

VESCULA BILIAR

Caractersticas A vescula biliar um saco membranoso, em forma de pra, e um reservatrio alongado, situado na face inferior do fgado (lado direito). um rgo muscular em que se acumula a bile no intervalo das digestes (at 50 cm3), a bile produzida pelo fgado, passa pela vescula biliar atravs de um pequeno tubo chamado ducto cstico. Os tecidos que constituem as paredes musculares da vescula biliar concentram a bile, absorvendo grande parte da sua gua e mantm-na recolhida at o incio do processo de digesto. Quando estimulada, a vescula biliar contrai-se e manda a blis concentrada atravs do ducto biliar at o intestino delgado, auxiliando a digesto. A afeco mais freqente da vescula biliar a presena de clculos que ocorrem devido existncia de quantidades excessivas de clcio e colesterol na blis.

Pancreatite Em situaes anormais, o pncreas pode reter suco pancretico, que ataca suas prprias clulas. O resultado pode ser uma inflamao do pncreas (a pancreatite), muitas vezes fatal. A pancreatite pode ser causada por bloqueios do canal de eliminao do suco pancretico ou por alcoolismo.

Cncer de colo intestinal Nos pases desenvolvidos, esse um dos casos mais comuns de cncer. Est relacionada com dietas alimentares pobres em fibras. Na falta de fibras, o peristaltismo mais lento, a mucosa intestinal fica mais tempo em contato com eventuais substncias cancergenas presentes nos alimentos.

Flora intestinal No intestino grosso proliferam diversos tipos de bactrias, muitas mantendo relaes amistosas, produzindo as vitaminas K e B12, riboflavina, tiamina, em troca do abrigo e alimento de nosso intestino. Essas bactrias teis constituem nossa flora intestinal e evitam a proliferao de bactrias patognicas que poderiam causar doenas.

Motilidades Gastrintestinais. Atividade Eltrica do Msculo Liso

O msculo liso do trato gastrintestinal apresenta atividade eltrica quase contnua, porm lenta. Esta atividade tende a exibir dois tipos bsicos de ondas eltricas: (1) ondas lentas e (2) pontas. Alm disso, a voltagem do potencial de membrana em repouso do msculo liso gastrintestinais pode variar para diferentes nveis, e isso tambm pode exercer importantes efeitos no controle da atividade motora do gastrintestinal.

Ondas Lentas: A maioria das contraes gastrintestinais ocorre de maneira rtmica, sendo este ritmo determinado principalmente pela freqncia das denominadas ondas lentas no potencial de membrana do msculo liso. Sua intensidade varia de entre 5 e 15 mV, e a sua freqncia oscila em diferentes partes do trato gastrintestinal humano. Em geral, as ondas lentas em si no produzem contrao muscular na maior parte do trato gastrintestinal, exceo do estmago. Entretanto, controlam principalmente o aparecimento de potenciais intermitentes em ponta que, por

sua vez causam a maior parte da contrao muscular.

Potencial em ponta: Ocorrem automaticamente quando o potencial de membrana em repouso do msculo liso gastrintestinal se torna mais positivo do que cerca de 40mV. Os potencias em ponta duram 10 a 40 vezes mais no msculo gastrintestinais do que os potenciais de ao nas grandes fibras nervosas,tendo cada um deles durao de at 10 a 20 ms.

A contrao muscular ocorre em resposta entrada de clcio na fibra muscular. Os ons de clcio, ao atuarem atravs do mecanismo de controle da calmodulina, ativam os filamentos de miosina na fibra, gerando foras de atrao entre estes filamentos e os de actina, ocasionando a contrao dos msculos. As ondas lentas no so responsveis pela entrada de ons clcio na fibra muscular lisa, mas apenas pela entrada de ons sdio. Por conseguinte, as ondas lentas em si, geralmente no causam contrao. Na verdade, durante os potenciais em ponta gerados nos picos das ondas lentas que grandes quantidades de ons de clcio penetram nas fibras, causando grande parte da sua contrao.

Contrao Tnica: continua, no est associada ao ritmo eltrico bsico das ondas lentas, mas quase sempre dura vrios minutos ou at mesmo algumas horas. Essa contrao quase sempre aumenta ou diminui de intensidade, mas prossegue algumas vezes a contrao tnica causada por series repetitivas de potencias em ponta, quanto maior a freqncia, maior o grau de contrao. Outras vezes, a contrao tnica produzida por hormnios ou outros fatores que desencadeiam a despolarizao contnua da membrana muscular lisa, sem causar potencias de ao. E por ultimo, outra causa da contrao tnica consiste na entrada contnua de clcio no interior da clula, determinada por processos que no esto associados a alteraes do potencial de membrana.

Controle Neural da Funo Gastrintestinal

O trato gastrintestinal possui um sistema nervoso prprio, denominado sistema nervoso entrico. Esse sistema esta situado na parede intestinal, comea no esfago e estende-se at o nus. O nmero de neurnios nesse sistema entrico de aproximadamente 100 milhes, quase exatamente ao nmero existente em toda a medula espinhal. Esse sistema nervoso controla essencialmente os movimentos e a secreo gastrintestinais. O sistema entrico formado principalmente por dois plexos, um plexo externo,situado entre as camadas musculares longitudinal e circular, denominado plexo mioentrico , e um plexo interno, denominado plexo submucoso, localizado na submucosa. O plexo mioentrico controla principalmente os movimentos gastrintestinais, enquanto o plexo submucoso controla sobretudo a secreo gastrintestinal e o fluxo sanguneo local. Embora o sistema nervoso entrico possa funcionar por si prprio, independentemente desses nervos extrnsecos, a estimulao dos sistemas parassimptico e simptico pode ativar ou inibir ainda mais as funes gastrintestinais. Os neurnios entricos secretam diferentes substncias neurotransmissoras, dentre elas so: Acetilcolina, Norepinefrina, Adenosina-trifosfato, Serotonina, Dopamina, Colecistocinina, Substncia P, Polopeptdeo intestinal vasoativo, Somatostatina,Leu-encefalina, Met-encefalina e Bombesina.

Reflexos Gastrintestinais: 1- Reflexos que ocorrem totalmente no sistema nervoso entrico. Incluem reflexos que controlam a secreo gastrintestinal, o peristaltismo, as contraes de mistura, os efeitos inibitrios locais etc.. 2- Reflexos do intestino para os gnglios simpticos pr-vertebrais que

retornam para o trato gastrintestinal. Estes reflexos transmitem sinais por longas distncias no trato gastrintestinal, como sinais provenientes do estmago que causam a evacuao do clon (reflexo gastroclico), sinais provenientes do clon e do intestino delgado para inibir a motilidade e a secreo gstrica (reflexos enterogstricos) e reflexos que tem origem no clon para inibir o esvaziamento do contedo ileal dentro do clon (reflexo colonoileal) 3- Reflexos do intestino para a medula espinhal ou para o tronco cerebral que retornam para o trato gastrintestinal. Incluem especialmente (a)reflexos provenientes do estmago e do duodeno para o tronco cerebral, que retornam ao estmago atravs de nervos vagos para controlar a atividade gstrica motora e secretora; (b) reflexos de dor que causam inibio geral de todo o trato gastrintestinal; e (c) reflexos de defecao que chegam medula espinhal e retornam para produzir as poderosas contraes colnicas, retais e abdominais necessrias para a defecao (reflexos de defecao).

Tipos de Movimentos No Trato Gastrintestinal.

Ocorrem dois tipos de movimentos no trato gastrintestinal: (1) movimentos propulsivos, que impelem o alimento ao longo do tubo digestivo numa velocidade apropriada para que ocorram digesto e absoro; e (2)movimentos de mistura, que mantm o contedo intestinal sempre misturado.

Movimentos Propulsivos Peristaltismo: O movimento propulsivo bsico do trato gastrintestinal o paristaltismo. Os movimentos propulsivos so desencadeados por estmulos que ocorrem devido a disteno do estmago e do duodeno (reflexos gastroclico e duodenoclico), irritao no intestino grosso dando nico a intensos movimentos propulsivos (por ex. portadores da colite ulcerativa ) e estimulao intensa do sistema nervoso parasimptico.

Os movimentos propulsivos no intestino grosso s acontecem de 1 a 3 vezes por dia. Essa contrao comea na parte transversal do intestino e vai aumentando progressivamente de velocidade durante cerca de 30 minutos induzindo o contedo fecal em direo ao nus. Da mesma forma que o intestino delgado possui os movimentos de mistura, o intestino grosso tem os chamados haustraes. Esse movimento tem a finalidade de virar o alimento de forma que parte que no estava em contato com a parede do tubo, passe a estar em contato para assim melhorar a absoro. Esse movimento espalha o alimento sobre a parede do intestino grosso, o que aumenta a absoro, no geral o volume do quimo que chega ao intestino grosso pode ser de at 1,5 l/dia, mas apenas 80 a 200 ml de fezes so expelidas diariamente. O intestino grosso dividido em ceco, colon ascendente, colon transversal e colon descendente, colon sigmide e reto ( ou recto ). Suas principais funes so a absoro de gua e eletrlitos do quimo e armazenamento do material fecal at que ele possa ser expelido. Os movimentos do intestino grosso so lentos, ainda assim eles so divididos em movimentos de mistura e movimentos propulsivos. O leo, poucos centmetros antes da vlvula ilecocecal, tm uma camada muscular mais espessa denominada esfncter ileocecal. Em condies normais esse esfncter permanece moderadamente contrado e lentifica o esvaziamento do contedo ileal para o ceco prolongando a permanncia do quimo no leo facilitando a absoro. O grau de contrao do esfncter ileocecal e a intensidade do peristaltismo no leo terminal dependem do feedback enviado pelo ceco. Quando o ceco distendido, a contrao do esfncter intensificada enquanto o peristaltismo no leo terminal inibido. A Vlvula Ileocecal, situada entre o intestino delgado e o clon, tem a funo de evitar o refluxo do contedo fecal do clon para o intestino delgado, sendo obrigatoriamente fechada quando ocorre o aumento de presso no ceco para que o alimento volte para o intestino delgado. A vlvula pode suportar presses de at 60 cm de gua em mdia. O quimo impulsionado ao longo do intestino

delgado pelas ondas peristlticas. Geralmente so fracas o que faz com que o movimento do quimo seja lento, em mdia 1cm/min. Portanto em condies normais so necessrias 3 a 5 horas para que o quimo se desloque do piloro (esfncter pilrico) at a vlvula ileocecal. O peristaltismo estimulado aps uma refeio por efeito da liberao de alguns hormnios como a gastrina, colecistocinina, insulina e serotonina, pela entrada do quimo no duodeno e pelo chamado reflexo gastrentrico desencadeado pela distenso de estmago. Embora o peristaltismo seja lento em alguns casos ele se torna muito rpido, o que chamado de descarga peristltica livrando o intestino do quimo excessivo ou irritativo. As contraes de mistura, tambm chamada de contraes segmentares, ocorrem quando uma parte do intestino delgado distendida pelo quimo. Cada contrao mede cerca de um centmetro causando uma segmentao pelo intestino delgado o deixando com o aspecto de uma salsicha. Esse tipo de movimento promove a mistura das partculas dos alimentos com as secrees do intestino delgado. O intestino delgado o quimo submetido a dois tipos de contraes. As contraes de mistura e as contraes propulsivas. Apesar de serem dois tipos diferentes de movimentos eles acontecem ao mesmo tempo.

Fluxo sanguneo Gastrointestinal- Circulao esplnica.

Os vasos sanguneos do sistema gastrointestinal fazem parte de um sistema mais extenso, denominado circulao esplnica. Essa circulao inclui o fluxo sanguneo atravs do prprio intestino e os fluxos sanguneos atravs do bao,pncreas e figado. O desenho desse sistema e tal que todo o sangue que passa pelo intestino,bao e pncreas flui imediatamente para o fgado por meio da veia porta. No fgado, o sangue passa atravs de milhes de diminutos sinusides hepticos e finalmente deixa o rgo por meio das veias hepticas, que desembocam na veia cava da circulao geral. Este fluxo de sangue atravs do fgado, antes de retornar veia ava, permite que as celulas

reticuloendoteliais que revestem os sinusides hepticos removam bactrias e outras partculas que poderiam entrar na circulao sangunea do trato gastrointestinal, evitando, assim, a introduo de agentes potencialmente prejudiciais para o restante do corpo. Os nutrientes no-lipdicos e hidrossolveis absorvidos no intestino so transportados no sangue venoso da veia porta para os mesmos sinusides hepticos. Aqui, as celulas reticuloendoteliais e as celulas principais do parnquima do fgado, as celulas hepticas, absorvem e armazenam temporariamente de metade a trs quartos dos nutrientes. Tambm, grande parte do processamento qumico intermedirio desses nutrientes ocorre nas celulas hepticas. Quase toda as gorduras absorvidas no trato intestinal no so transportadas no sangue portal, mas sim pelo sistema linftico intestinal e ento so levadas ao sangue circulante sistmico por meio do ducto torcico, sem passar pelo fgado.

ARTIGO

Aes do lcool sobre o esfago, estmago e intestinos

[Resumo]

As aes deletrias do lcool so extensamente relatadas para o fgado e para o pncreas, o mesmo no ocorrendo com o tubo digestrio. , portanto, apresentada reviso de literatura sobre as alteraes morfolgicas e funcionais desencadeadas pela ingesto de bebidas alcolicas. No esfago, o consumo de etanol pode levar doena do refluxo esofgico, j que reduz o tono do esfncter inferior do esfago (EIE), aumenta a freqncia de relaxamentos espontneos do EIE e reduz a depurao esofgica. O consumo de lcool eleva ainda o risco de cncer epidermide de esfago, pois prolonga o contato

desse com carcingenos. O abuso de bebidas alcolicas eleva tambm o risco de adenocarcinoma em pacientes com esfago de Barrett j estabelecido, mas no predispe ao desenvolvimento de metaplasia colunar no esfago. O alcoolismo predispe ao desenvolvimento da sndrome de Mallory-Weiss e, portanto, hemorragia de trato digestivo. O etanol prejudica tambm os mecanismos de defesa da mucosa gstrica. Ele pode ser considerado um agente potencializador de lceras ppticas, mas h controvrsias quanto sua ao como agente causador. Estudos recentes no tm demonstrado correlao entre o consumo de lcool e cncer de estmago. Bebidas com baixo teor alcolico estimulam a motilidade gstrica, alm de estimular a secreo cida do estmago, efeito contrrio ao produzido ingesto de bebidas com elevado teor alcolico. O consumo de lcool pode promover alteraes morfolgicas e disfunes absortivas no intestino delgado. O cncer colorretal foi associado ao consumo crnico de lcool em diversos estudos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

SITES:

http://www.cynara.com.br/fisiologia.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/

http://www.abcdasaude.com.br/

LIVROS:

- Tratado de fisiologia mdica Guyton e Hall 11 ed. / 2006

- Fisiologia humana Arthur C. Guyton 6 ed. / 1988

- Tratado de histologia em cores Leslie P. Gartner, James L. Hiatt 3 ed. / 2007

ARTIGOS:

-http://www.moreirajr.com.br/revistas.aspid_materia=2893&fase=imprime

(Aes do lcool sobre o esfago, estmago e intestinos)

http://www.scielo.br/scielo.phppid=S010069912000000600005&script=sci_artte xt

(Tumores malignos do intestino delgado)

http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S0102311X19970005000 02

(Cncer de estmago: fatores de risco)

Vous aimerez peut-être aussi