Vous êtes sur la page 1sur 12

PROGRAMA DE CONTROLE DE JUNTAS SOLDADAS EM SERVIOS DE MANUTENO EM PLANTAS QUMICAS E PETROQUMICAS. (CONTROLJUNT 3.

0)

Autor: Valter Waselewske

Resumo: Este trabalho define a necessidade de empresas de manuteno em plantas petroqumicas em implantar no seu dia a dia um sistema de controle de juntas soldadas informatizado, para minimizar custos e erros em emisso de relatrios e tambm diminuindo erros comuns em soldagens de manuteno.

de conhecimento geral que soldagem em plantas qumicas e petroqumicas so pontos crticos e que mal planejadas e ou mal executadas trazem prejuzos que vo desde cesso de lucros at perdas de vidas. Mas existem mtodos e prticas que bem executadas diminuem em muito o risco de acidentes deste tipo, como por exemplo prticas de planejamento, elaborao de procedimentos bem fundamentados baseados em normas , e execuo atravs de pessoal treinados e qualificados. Mas ainda assim se faz necessrio que todos estes parmetros sejam documentados e guardados , e que em qualquer tempo tenha-se a pronta recuperao destes dados. Devido a tudo isso cada vez mais empresas vem adotando software que gerencie estes dados. A partir daqui passarei a demonstrar que com o uso de um software especifico o CONTROLJUNT 3.0 pode facilitar e diminuir erros durante esta etapa da manuteno. A primeira parte que se identifica ao abrir o programa que sua interface grfica amigvel e que qualquer leigo consegue ver diretamente na parte superior da tela os comandos mais bsicos do programa. Ver fig. 01

(fig. 01) Em seguida o usurio vai cadastrar uma obra nova ou abrir a obra existente , entende-se aqui que o programa pode trabalhar com vrios contratos (obras). Ao clicar em nova obra (contrato) surge a tela para cadastrar o nome da obra.

(fig. 02)

2/12

O programa no deixa que o usurio deixe campos em branco. Aps cadastrar o contrato (obra), o programa j criou um arquivo do tipo banco de dados com o nome da obra. Sendo assim j se pode cadastrar os dados em comum deste contrato como por exemplo procedimentos, soldadores, procedimentos de soldagens entre outros, o cadastro esta dividido em dois tipos cadastro principal e cadastro secundrio. Ver fig(02) .

(fig. 02) Em todo processo de cadastro surge no topo da tela os botes de navegao conforme figura 03.

Primeiro registro Registro anterior Prximo registro Ultimo registro Incluir registro Excluir registro Alterar registro Gravar incluso / alterao Cancelar incluso / alterao Atualizar dados

3/12

Aqui exemplo de cadastro de soldadores qualificados. Ver fig(03)

(fig. 03) Ver que o programa exige que o usurio j possua um acervo de documentos para formalizar os relatrios finais. O cadastro secundrio possui as informaes sobre o servio em si , como exemplo numero da unidade , planta , desenho , isomtrico , spool e numero dado as juntas. Ver fig(04)

Fig(04)

Aqui o programa comea a mostrar suas habilidades em criticar se o procedimento de soldagem apropriado para aquela junta, ele critica os pontos 4/12

como material base est adequado com a EPS , se o dimetro e a espessura esto dentro da faixa qualificada. Isto importante no planejamento do servio para que no se realize soldagens com um procedimento no adequado ou sem um procedimento qualificado, notar que os parmetros utilizados para comparao so os utilizados pela norma ASME IX, que a norma mais utilizada para qualificao de procedimentos de soldagem e qualificao de soldadores para tubulaes industriais , bem como para caldeiras de presso. Aps o cadastro pronto e planejado os servios vem a parte mais interessante que a baixa das soldas realizadas, aqui o programa critica todos os parmetros para que ele no venha gerar relatrios de inspeo errneos , como exemplo ele critica se o soldador que esta sendo utilizado para executar certa solda esta qualificado em seus parmetros. Ver figura(05).

(fig. 05) O baixa ensaio funciona atravs de uma programao com cdigos de barra o que facilita e evita erros de digitao. Para cada ensaio no destrutivo o programa gera uma programao diferente. Ver fig.(06)

fig.(06) 5/12

Existe tambm um controle de programaes para que o usurio possa identificar rapidamente com quem esta a programao e quais so as pendncias desta programao. Ver fig.(07)

(fig. 07)

Aps a baixa de ensaios o programa gera automaticamente os relatrios especficos de cada ensaio conforme fig.(08)

(fig. 08) 6/12

E ao mesmo tempo que gera os relatrios o programa atualiza todos os dados pertinentes ao planejamento conforme figura (09).

(fig.09) Gera tambem um controle geral com todos os dados pertinentes de todas as soldas executadas ver Fig.(10)

(fig.10) 7/12

Verfiquei tambm que o programa cuida de tudo que tem prazo de validade , avisando 15 dias antes do vencimento para que o usurio tome as providncias para substituio ou calibrao do item em questo. Ver Fig(11)

(fig.11) No subitem cancelar baixas, o programa anula os relatrios que foram dado baixa. Ver.(Fig.12)

(fig.12)

8/12

A parte de segurana do software tambm muito importante pois protege os dados contra perdas pois possui um sistema duplo de backup Ver(fig.13)

(fig.13) E protege os arquivos contra manuseio dos dados por pessoas no autorizadas. Ver(fig.14)

(fig.14)

9/12

O programa conta tambm com um sistema que protege os dados contra alterao depois de realizados os ensaios, ou seja, o usurio no consegue baixar a junta com certo dado e depois mud-los. No exemplo abaixo ele mostra as inconsistncias devido a mudana num parmetro do procedimento de soldagem. Ver fig(15)

(fig.15) AMBIENTE DE TRABALHO Programa todo desenvolvido em ambiente windows,em linguagem DELPHI, uma das linguagens mais modernas que existe,com um dos bancos de dados mais confiveis do ramo da informtica. Propicia um ambiente agradvel, intuitivo at para os usurios mais leigos. Permite o uso de vrias janelas ao mesmo tempo. Dotado de Inteligncia artificial. ARQUITETURA Possui uma arquitetura de um para muitos, de 4 nveis. Desde o cadastramento ele usa sua inteligncia para criticar toda operao , por exemplo: se a EPS cadastrada pode ser usada para a Junta que esta sendo cadastrada. Funciona em 3 etapas : Cadastramento , programao , e baixa de ensaios .

10/12

Abaixo esto relacionados todos os relatrios e controles gerados pelo programa RELTORIOS Ensaio Visual Liquido Penetrante da Raiz da solda Liquido Penetrante do Acabamento da Solda Partculas magnticas Ultra-som Teste Hidrosttico Liquido Penetrante Aps Tratamento Trmico Particula Magntica aps Tratamento Trmico Ultra-som aps Tratamento Trmico Dureza de solda tratadas termicamente Elaborao de IEIS (Instruo de Execuo e Inspeo de Soldagem) Acompanhamento de Qualificao de Soldadores Registro de Qualificao de Soldadores Controle de Juntas Controle de Desempenho de Soldadores com filtros Controle de Inspeo da Obra Controle de Desempenho da Obra Lista de Soldadores Lista de Inspetores Etiquetas de Calibrao de cochichos Etiquetas de Calibrao de Mquinas de Solda Lista de Maquinas de soldas calibradas Lista de Cochichos Calibrados Lista de Instrumentos Calibrados Relatrio de Recebimento de consumveis Etiquetas para consumveis recebidos Relatrio de Acompanhamento de Qualificao de Soldadores Registro de Qualificao de Soldadores

CONTROLES GERENCIAIS Controles de programaes Por tipo de programaes Por programaes em aberto Por inspetores Controles de Relatrios Finais Por Tipo de Relatrios Por Inspetores Por datas Controle por filtros Infinitas formas de obter relatrios com simples clique Controle por datas Todos os eventos cadastrados, avisando o usurio a partir do Dcimo quinto dia sobre o vencimento do evento em questo.

11/12

FACILIDADES AOS USURIOS Mtodo de cadastramento inteligente, ou seja, o programa insere sozinho o prefixo no cadastro. Permite o cadastramento ultra rpido de juntas , o programa adota a ultima junta como padro e com um simples clique ele vai criando as demais juntas. Mtodo pratico de reverso de cadastramento , baixa , ou outro erro de operao do usurio. Utiliza na programao Cdigo de barras nico de cada junta propiciando a baixa rpida de vrias juntas. No precisa o conhecimento do usurio sobre qualificaes de soldadores,epss e etc... , o programa critica todas as variveis. Numera sozinhos todos os relatrios Se necessrio cancela o relatrio j emitido Qualquer informao modificada aps a emisso do relatrio o programa notifica a necessidade de reimpresso do relatrio modificado. O programa solicita a todo o fechamento a realizao de Backup dando o nome com data da realizao do backup. Pode trabalhar com varias obras ao mesmo tempo. Aps cadastrada a primeira obra , se o usurio quiser basta importar os dados de cadastramento da obra anterior economizando tempo de cadastramento, Padroniza os formulrios do CQ. O usurio pode criar uma senha pessoal que permite que s proprietrio da senha tenha acesso ao programa O programa pequeno e leve , no necessitando assim de maquinas de ultima gerao para rodar. Intuitivo ,muitas informaes para cadastro basta que o usurio pare o mouse sobre o item que aparece a mensagem de auxilio Contem varias tabelas de auxilio.

SEGURANA O programa dotado de mtodo de senha para o usurio. No pode ser copiado, dotado de chave de encriptao de dados Os dados copiados s podem ser lidos pelo programa, pois os dados esto todos em forma numrica. Segurana em vrios nveis de programao CONCLUSES : O Programa uma tima ferramenta que auxilia no controle da qualidade e ajuda a prevenir erros comuns realizados no dia-dia em soldagens de manuteno em plantas qumicas e petroqumicas, alem de manter arquivado e organizados todos os documentos mais comuns no ambiente do Controle da Qualidade.

12/12

Vous aimerez peut-être aussi