Vous êtes sur la page 1sur 45

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II

Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

Livro Segundo Normas Gerais de Direito Tributrio Legislao Tributria -Disposies Gerais --Disposio Preliminar 1. O que compreende a legislao tributria? Compreende as leis, os tratados e convenes internacionais, os decretos e as normas complementares. --Leis, Tratados e Convenes Internacional, Decretos 2. O que somente a lei pode estabelecer? Somente pode estabelecer: 1. Instituio de tributos. 2. Extino de tributos. 3. Majorao de tributos. 4. Fixao de alquota de tributo. 5. Fixao da base de clculo do tributo. 6. Penalidades. 7. Suspenso do crdito tributrio. 8. Extino do crdito tributrio. 9. Excluso do crdito tributrio. 3. O que equiparado majorao do tributo? A modificao da sua base de clculo que importe tornar o tributo mais oneroso. 4. O que no considerado majorao do tributo? A atualizao do valor monetrio da base de clculo do tributo. 5. Podem os tratados e as convenes internacionais alterar a legislao tributria do Brasil? Sim. Os tratados e as convenes internacionais podem revogar a legislao tributria interna, e devem ser observados pela legislao posterior a eles. 6. Qual o alcance de um decreto para efeitos tributrios?

www.adinoel.com pgina 1

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

O alcance de um decreto deve restringir-se ao contedo da lei em funo da qual o decreto foi expedido. --Normas Complementares 7. O que so normas complementares? So normas que complementam as leis, os tratados e as convenes internacionais e os decretos. 8. Quais so as normas complementares citadas pelo CTN? 1. Atos normativos. 2. Decises de rgos singulares ou coletivos de jurisdio administrativa. 3. Prticas administrativas reiteradas. 4. Convnios. 9. Quem pode expedir atos normativos? As autoridades administrativas. 10. Quem pode expedir decises de jurisdio administrativa? rgos singulares e coletivos de jurisdio administrativa. 11. Quem pode celebrar convnios na esfera tributria? 1. Unio. 2. Estados. 3. Municpios. 4. Distrito Federal. 12. O que acontece se observada uma norma complementar pelo contribuinte? 1. Exclui a imposio de penalidades. 2. Exclui a cobrana de juros. 3. Exclui a atualizao monetria da base de clculo do tributo. Vigncia da Legislao Tributria 13. O que vigncia da legislao tributria?

www.adinoel.com pgina 2

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

Numa linguagem comum podemos dizer que a vigncia informa a partir de quando (tempo) e em que local (espao) passar a valer uma norma tributria. 14. O que rege a vigncia da legislao tributria? 1. As disposies legais que regem as normas jurdicas em geral. 2. O prprio CTN. 15. A legislao tributria dos Estados, Distrito Federal e Municpios pode vigorar fora dos seus territrios? Sim. A legislao tributria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios poder vigorar fora de seus territrios conforme definio: 1. Em convnios (entre os entes) que reconheam a extraterritorialidade. 2. Conforme o CTN. 3. Conforme outras leis de normas gerais expedidas pela Unio. 16. Quando entra em vigor um ato administrativo? Na data da sua publicao. 17. Quando entra em vigor uma deciso de rgo singular ou coletivo de jurisdio administrativa? Trinta dias aps a sua publicao. 18. Quando entra em vigor um convnio? Na data prevista no convnio. 19. Cite impostos incidentes sobre o patrimnio e a renda. ITR, IPVA, ITCMD, IPTU, ITBI, IR. 20. Quais as situaes referentes aos impostos sobre o patrimnio e a renda que entram em vigor somente no primeiro dia do exerccio seguinte ao da publicao segundo o CTN? 1. Instituio desses impostos. 2. Majorao desses impostos. 3. Reduo de iseno sobre esses impostos.

www.adinoel.com pgina 3

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

4. Extino de iseno sobre esses impostos. Aplicao da Legislao Tributria 21. Sobre quais fatos aplicada uma nova legislao sobre tributos? aplicada: 1. Aos fatos geradores futuros. 2. Aos fatos geradores pendentes. 22. O que so fatores geradores tributrios pendentes? So aqueles fatos que j tiveram incio, mas ainda no esto concludos. 23. Uma lei tributria poder ser aplicada a atos ou fatos pretritos (passados)? Sim. 24. Em quais casos passados pode ser aplicada uma lei tributria? 1. Em qualquer caso quando a lei for apenas interpretativa, isto , a nova lei interpreta outra lei ou fato gerador passado. 2. No caso de se tratar de ato no julgado definitivamente. 25. Uma lei interpretativa poder aplicar penalidades a atos e fatos passados? Uma lei quando for apenas interpretativa no pode aplicar penalidades para a infrao dos dispositivos interpretados. 26. Quando aplicada uma lei a fato passado ainda no julgado definitivamente? 1. Quando deixe de definir o ato como infrao. 2. Quando deixe de tratar o ato como contrrio a qualquer exigncia de ao ou omisso. Neste caso o ato no pode ter sido fraudulento e no tenha implicado em falta de pagamento de tributo. 3. Quando comine ao ato penalidade menos severa que a prevista na lei vigente quando o ato foi praticado.

www.adinoel.com pgina 4

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

Interpretao e Integrao da Legislao Tributria 27. Como ser interpretada a legislao tributria? Conforme o captulo VI, livro segundo do CTN. 28. Quando no houver disposio expressa, como a autoridade competente aplicar a legislao tributria? Quando no houver disposio expressa na legislao tributria a autoridade competente utilizar sucessivamente nessa ordem: 1. Analogia. 2. Princpios Gerais de Direito Tributrio. 3. Princpios Gerais de Direito Pblico. 4. Equidade. 29. Quando a autoridade competente utilizar a analogia poder criar tributo? No. Do emprego da analogia no poder resultar em tributo no previsto em lei. 30. Atravs do emprego da equidade a autoridade competente poder dispensar o pagamento de tributo? No. O emprego da equidade no poder resultar na dispensa de pagamento de tributo devido. 31. Quando que se utilizam os princpios gerais de Direito Privado para efeitos tributrios? Os princpios gerais de Direito Privado so utilizados para efeitos tributrios apenas para: 1. Pesquisa da definio dos seus institutos. 2. Pesquisa da definio do seu contedo. 3. Pesquisa da definio do seu alcance. 4. Pesquisa da definio dos seus conceitos. 5. Pesquisa da definio das suas formas. 32. Os princpios gerais de Direito Privado podem ser utilizados para definir efeitos tributrios? No.

www.adinoel.com pgina 5

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

33. A lei tributria para definir ou limitar competncias tributrias pode alterar a definio, o contedo e o alcance de institutos, conceitos e formas de Direito Privado? No. 34. Quando se interpreta literalmente a legislao tributria? DOA-S-EX-O 1. Dispensa das obrigaes acessrias. 2. Suspenso do crdito tributrio. 3. Excluso do crdito tributrio. 4. Outorga de iseno. 35. Quando a lei tributria que define infraes ou comine penalidades pode ser interpretada de maneira favorvel ao acusado? Quando houver dvida quanto: 1. Quanto capitulao legal do fato. 2. Quanto natureza ou s circunstncias materiais do fato, ou natureza ou extenso dos efeitos do fato. 3. Quanto autoria, imputabilidade ou punibilidade. 4. Quanto natureza da penalidade aplicvel ou sua graduao. Obrigao Tributria -Disposies Gerais 36. Como pode ser a obrigao tributria? A obrigao tributria pode ser obrigao tributria principal e obrigao tributria acessria. 37. Como surge a obrigao tributria principal? A obrigao tributria principal surge com a ocorrncia do fato gerador. 38. Qual o objeto da obrigao tributria principal? O objeto da obrigao tributria principal o pagamento do tributo ou da penalidade pecuniria. 39. Como se extingue uma obrigao tributria principal?

www.adinoel.com pgina 6

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

Com o crdito dela decorrente. (De acordo com o CTN temos vrias modalidades de extino do crdito tributrio. Extinguindo-se o crdito tributrio extingue-se a obrigao tributria principal). 40. De onde decorre a obrigao tributria acessria? Decorre da legislao tributria. 41. Qual o objeto da obrigao tributria acessria? O objeto da obrigao tributria acessria so as prestaes positivas e negativas previstas na legislao tributria no interesse da arrecadao ou da fiscalizao dos tributos. 42. Uma obrigao tributria acessria pode vir a tornar-se uma obrigao tributria principal? Sim. Quando no observado a obrigao tributria acessria, convertese em principal em relao penalidade pecuniria pela inobservncia da obrigao tributria acessria. -Fato Gerador 43. O que o fato gerador da obrigao tributria principal? a situao definida em lei como necessria e suficiente sua ocorrncia. 44. O que o fato gerador da obrigao tributria acessria? qualquer situao que, na forma da legislao aplicvel, impe a prtica ou absteno de ato que no configure obrigao tributria principal. 45. Quando ocorre o fato gerador numa situao de fato? Salvo disposio de lei em contrrio, desde o momento em que se verifiquem as circunstncias materiais necessrias a que produza os efeitos que normalmente lhe so prprios. 46. Quando ocorre o fato gerador numa situao jurdica?

www.adinoel.com pgina 7

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

Salvo disposio de lei em contrrio, desde o momento em que esteja definitivamente constituda a situao jurdica, nos termos do direito aplicvel. 47. Pode a autoridade administrativa desconsiderar atos ou negcios jurdicos? Sim. 48. Quando a autoridade administrativa poder desconsiderar atos ou negcios jurdicos? Quando os atos ou negcios jurdicos forem praticados com a finalidade de dissimular a ocorrncia do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitudos da obrigao tributria, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinria. 49. Qual o tipo de lei que define como os atos ou negcios jurdicos podem ser desconsiderados? Lei ordinria. 50. Numa condio suspensiva quando o negcio jurdico reputase perfeito e acabado? Salvo disposio de lei em contrrio, desde o momento de seu implemento. (Quando a condio que estava suspensa acontece no mundo real). 51. Numa condio resolutiva quando o negcio jurdico reputase perfeito e acabado? Salvo disposio de lei em contrrio, desde o momento da prtica do ato ou celebrao negcio. (Desde quando se fecha o acordo). 52. Quando se vai definir um fato gerador deve ser feita uma interpretao. Como deve ser feita essa interpretao para definir o fato gerador? A definio legal do fato gerador interpretada abstraindo-se: 1. Abstraindo-se da validade dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, responsveis, ou terceiros, bem como da natureza do seu objeto ou dos seus efeitos.

www.adinoel.com pgina 8

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

2. Abstraindo-se dos efeitos dos fatos efetivamente ocorridos. -Sujeito Ativo 53. Quem o sujeito ativo da obrigao tributria? a pessoa jurdica de direito pblico, titular da competncia para exigir o seu cumprimento. 54. Os direitos tributrios podem ser sub-rogados a outra pessoa jurdica de direito pblico? Sim. Salvo disposio de lei em contrrio, a pessoa jurdica de direito pblico, que se constituir pelo desmembramento territorial de outra, sub-roga-se nos direitos desta, cuja legislao tributria aplicar at que entre em vigor a sua prpria. -Sujeito Passivo --Disposies Gerais 55. Quem o sujeito passivo da obrigao tributria principal? a pessoa (fsica ou jurdica) obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniria. 56. Quando o sujeito passivo da obrigao tributria principal chamado de contribuinte? Quando ele tenha relao pessoal e direta com a situao que constitua o respectivo fato gerador. 57. Quando o sujeito passivo da obrigao tributria principal chamado de responsvel? Quando ele sem revestir a condio de contribuinte, tenha uma obrigao decorrente de disposio expressa na LEI. 58. Quem o sujeito passivo da obrigao tributria acessria? a pessoa (fsica ou jurdica) obrigada s prestaes que constituam objeto da obrigao tributria acessria.

www.adinoel.com pgina 9

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

59. As convenes particulares, relativas responsabilidade pelos pagamentos de tributos, podem ser opostas Fazenda Pblica? Salvo disposio de lei em contrrio, as convenes particulares, relativas responsabilidade pelos pagamentos de tributos, no podem ser opostas Fazenda Pblica. 60. As convenes particulares podem modificar a definio do sujeito passivo das obrigaes tributrias? Salvo disposio de lei em contrrio, as convenes particulares no podem modificar a definio do sujeito passivo das obrigaes tributrias. --Solidariedade 61. Em relao ao Direito Tributrio quem so as pessoas solidariamente obrigadas? 1. As pessoas que tenham interesse comum na situao que constitua o fato gerador da obrigao principal. 2. As pessoas expressamente designadas na LEI. 62. A solidariedade comporta benefcio de ordem? No. Benefcio de ordem O benefcio de ordem um direito que tem o fiador de s responder pela dvida se, primeiramente, for acionado o devedor principal e este no cumprir a obrigao de pagar. 63. Quais os efeitos da solidariedade no Direito Tributrio? Salvo disposio de lei em contrrio, so os seguintes os efeitos da solidariedade: 1. O pagamento efetuado por um dos obrigados aproveita os demais. 2. A iseno ou remisso de crdito exonera todos os obrigados, SALVO se outorgada pessoalmente a um deles, subsistindo, nesse caso, a solidariedade aos demais pelo saldo. 3. A interrupo ou prescrio, em favor ou contra um dos obrigados, favorece ou prejudica os demais.

www.adinoel.com pgina 10

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

--Capacidade Tributria 64. O que capacidade tributria passiva? a capacidade de pagar tributos. 65. A capacidade tributria passiva depende de algo em relao a pessoa? A capacidade tributria passiva independe: 1. Da capacidade civil das pessoas naturais. 2. De achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privao ou limitao do exerccio das atividades civis, comerciais ou profissionais, ou da administrao direita de seus bens ou negcios. 3.De estar a pessoa jurdica regularmente constituda, bastando que configure uma unidade econmica ou profissional. --Domiclio Tributrio 66. Onde fica o domiclio tributrio do contribuinte ou responsvel? Fica no local eleito pelo contribuinte ou responsvel. 67. Se o contribuinte ou responsvel no eleger um domiclio tributrio qual ser este? Se o contribuinte ou responsvel no eleger um domiclio tributrio, na forma da legislao aplicvel, considera-se como domiclio tributrio: 1. Quanto s pessoas naturais, a sua residencial habitual, ou, sendo esta incerta ou desconhecida, o centro habitual da sua atividade. 2. Quanto s pessoas jurdicas de direito privado ou s firmas individuais, o lugar da sua sede, ou, em relao aos atos ou fatos que derem origem obrigao, o de cada estabelecimento. 3. Quanto s pessoas jurdicas de direito pblico, qualquer de suas reparties no territrio da entidade tributante. 68. Quando o contribuinte ou responsvel no elege o seu domiclio tributrio e no possvel aplicar as regras para esta falta de eleio, qual ser o domiclio tributrio conforme o CTN? Ser o lugar da situao dos bens ou da ocorrncia dos atos ou fatos que deram origem obrigao.

www.adinoel.com pgina 11

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

69. Sempre que o contribuinte ou responsvel eleger um domiclio tributrio, este dever ser sempre aceito pela autoridade administrativa? No. A autoridade administrativa pode recusar o domiclio eleito, quando impossibilite ou dificulte a arrecadao ou fiscalizao do tributo. 70. Se a autoridade administrativa recusa o domiclio tributrio eleito pelo contribuinte ou responsvel, ento qual ser o domiclio tributrio? Ser o lugar da situao dos bens ou da ocorrncia dos atos ou fatos que deram origem obrigao. -Responsabilidade Tributria --Disposio Geral 71. O que responsabilidade tributria? quando a LEI de modo expresso atribui a responsabilidade pelo crdito tributrio a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigao, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo a responsabilidade ao contribuinte em carter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigao. --Responsabilidade dos Sucessos 72. O que responsabilidade dos sucessores? a responsabilidade que adquiri uma pessoa ao suceder uma outra pessoa na relao tributria. 73. A qual crdito se aplica a responsabilidade dos sucessores? Aplica-se aos crditos tributrios: 1. Definitivamente constitudos na data da sucesso. 2. Em curso de constituio na data da sucesso. 3. Aos constitudos posteriormente desde que relativos a obrigaes tributrias surgida at a data da sucesso. 74. Como ficam os crditos tributrios sobre a propriedade de bens imveis na responsabilidade dos sucessores? Os crditos tributrios sub-rogam-se na pessoa dos adquirentes:

www.adinoel.com pgina 12

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

1. Relativos aos IMPOSTOS cujo fato gerador seja a propriedade, o domnio til ou a posse de bens imveis. 2. Relativos s TAXAS pela prestao de servios relativos aos bens imveis. 3. Relativos CONTRIBUIO DE MELHORIA relativa aos bens imveis. Salvo quando constar do ttulo (de compra ou transferncia) a prova de quitao dos crditos tributrios. 75. A sub-rogao ocorre em hasta pblica (leilo)? Sim. A sub-rogao nesse caso ocorre sobre o preo pago. 76. Quem pessoalmente responsvel na responsabilidade dos sucessores? 1. O adquirente ou remitente, pelos tributos devidos relativos aos bens adquiridos ou remidos. 2. O sucessor a qualquer ttulo e o cnjuge meeiro, pelos tributos devidos pelo de cujus at a data da partilha ou adjudicao, limitada esta responsabilidade ao montante do quinho, do legado ou meao. 3. O esplio, pelos tributos devidos pelo de cujus at a data da abertura da sucesso. 77. Como fica a responsabilidade tributria da pessoa jurdica de direito privado que resultar de uma fuso, transformao ou incorporao? A pessoa jurdica de direito privado que resultar de fuso, transformao ou incorporao de outra ou em outra responsvel pelos tributos devidos at a data do ato pelas pessoas jurdicas de direito privado fusionadas, transformadas ou incorporadas. 78. Como fica a responsabilidade tributria de pessoa jurdica de direito privado extinta? Quando a explorao da respectiva atividade seja continuada por qualquer scio remanescente, ou seu esplio, sob a mesma ou outra razo social, ou sob firma individual, quem continuar essa atividade que fica responsvel. 79. Como fica a responsabilidade tributria quando uma pessoa jurdica de direito privado adquirida por outra pessoa?

www.adinoel.com pgina 13

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

A pessoa natural ou jurdica de direito privado que adquirir de outra, por qualquer ttulo, fundo de comrcio ou estabelecimento comercial, industrial ou profissional, e continuar a respectiva explorao, sob a mesma ou outra razo social ou sob firma ou nome individual, responde pelos tributos devidos at a data do ato: 1. Integralmente se o alienante cessar a explorao do comrcio, indstria ou atividade. 2. Subsidiariamente se o alienante prosseguir na explorao ou iniciar dentro de 6 meses a contar da data da alienao, nova atividade no mesmo ou em outro ramo de comrcio, indstria ou profisso. 80. Quando que a pessoa adquirente no assume responsabilidade tributria no caso de aquisio de uma pessoa jurdica de direito privado? Quando a aquisio for feita atravs de alienao judicial: 1. De pessoa jurdica em processo de falncia. 2. De filial ou unidade produtiva isolada, em processo de recuperao judicial. 81. Em que casos, mesmo sendo a aquisio feita em alienao judicial, fica o comprador responsvel pelos tributos at a data da aquisio da pessoa jurdica de direito privado? Quando o adquirente for: 1. Scio da sociedade falida ou em recuperao judicial, ou sociedade controlada pelo devedor falido ou em recuperao judicial. 2. Parente, em linha reta ou colateral at o 4o grau, consangneo ou afim, do devedor falido ou em recuperao judicial ou de qualquer de seus scios. 3. Identificado como agente do falido ou do devedor em recuperao judicial com o objetivo de fraudar a sucesso tributria. --Responsabilidade de Terceiros 82. Qual o tipo de responsabilidade daqueles que intervm em atos ou omisses que forem responsveis nos casos de impossibilidade de exigncia do cumprimento da obrigao principal do contribuinte? Responsabilidade solidria.

www.adinoel.com pgina 14

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

83. Quem so as pessoas que nos casos de impossibilidade de exigncia da obrigao principal pelo contribuinte, respondem solidariamente com este nos atos em que intervierem ou pelas omisses de quem forem responsveis? 1. Os pais, pelos tributos devidos por seus filhos menores. 2. Os tutores e curadores, pelos tributos devidos por seus tutelados e curatelados. 3. Os administradores de bens de terceiros, pelos tributos devidos por estes. 4. O inventariante, pelos tributos devidos pelo esplio. 5. O sndico e o comissrio, pelos tributos devidos pela massa falida e pelo concordatrio. 6. Os tabelies, escrives e demais serventurios de ofcio, pelos tributos devidos sobre os atos praticados por eles, ou perante eles, em razo do seu ofcio. 7. Os scios, no caso de liquidao de sociedades de pessoas. 84. A qual tipo de penalidades esto sujeitos as pessoas que so responsveis solidrias com o contribuinte? Apenas as penalidades de carter moratrio. 85. O que acontece com aquela pessoa que responsvel solidria com o contribuinte perante uma obrigao tributria praticada com excessos de poderes ou infrao da lei, contrato social ou estatuto? Essa pessoa passa a ser pessoalmente responsvel pela obrigao tributria. 86. Quais so as pessoas que so consideradas pessoalmente responsveis por uma obrigao tributria aps praticarem atos com excessos de poderes ou infrao da lei, contrato social ou estatuto? 1. Os pais, pelos tributos devidos pelos filhos. 2. Os tutores e curadores, pelos tributos devidos pelos tutelados e curatelados. 3. Os administradores de bens de terceiros, pelos tributos devidos por estes. 4. O inventariante, pelos tributos devidos pelo esplio. 5. O sndico e o comissrio, pelos tributos devidos pela massa falida e pelo concordatrio.

www.adinoel.com pgina 15

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

6. Os tabelies, os escrives e os demais serventurios de ofcio, pelos tributos devidos sobre os atos praticados por eles, ou perante eles, em razo de seu ofcio. 7. Os scios, no caso de liquidao de sociedade de pessoas. 8. Os mandatrios, prepostos e empregados. 9. Os diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurdicas de direito privado. --Responsabilidade por Infraes 87. A atribuio de responsabilidade por infrao a legislao tributria depende da vontade da pessoa? Salvo disposio de lei em contrrio, a responsabilidade por infraes da legislao tributria independe da inteno do agente ou do responsvel e da efetividade, natureza ou extenso dos efeitos do ato. 88. Toda infrao a legislao tributria gera responsabilidade pessoal? No. Aquelas infraes praticadas por pessoa no exerccio regular de administrao, mandato, funo, cargo ou emprego, ou no cumprimento de ordem expressa por quem de direito, no geram responsabilidade pessoal. 89. Quando a pessoa fica pessoalmente responsvel pela obrigao tributria? 1. Quando comete infraes conceituadas como crimes ou contravenes. 2. Quando comete infraes em cuja definio o dolo especfico do agente seja elementar. 3. Quando comete infraes que decorram direta e exclusivamente de dolo especfico quando so solidrias com o contribuinte (ver artigos 134 e 135 do CTN). 90. A responsabilidade pela infrao pode ser excluda? Sim, pela denncia espontnea. 91. Como funciona a excluso da responsabilidade pela denncia espontnea?

www.adinoel.com pgina 16

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

Quando uma pessoa comete uma infrao, a responsabilidade excluda pela denncia espontnea da infrao, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo e dos juros de mora, ou do depsito da importncia arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apurao. 92. Sempre ser considerada a denncia espontnea? No. No se considera espontnea a denncia apresentada aps o incio de qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalizao, relacionados com a infrao. Crdito Tributrio -Disposies Gerais 93. De onde decorre o crdito tributrio? Decorre da obrigao tributria. 94. Qual a natureza do crdito tributrio? O crdito tributrio tem a mesma natureza da obrigao tributria que lhe origem. 95. A obrigao tributria afetada por alteraes do crdito tributrio? No. As circunstncias que modificam o crdito tributrio, sua extenso ou seus efeitos, ou as garantias ou os privilgios a ele atribudos, ou que excluem sua exigibilidade no afetam a obrigao tributria que lhe deu origem. -Constituio do CT --Lanamento 96. A quem compete o lanamento? Compete exclusivamente a autoridade administrativa. 97. O que lanamento? o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria

www.adinoel.com pgina 17

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel. 98. Como deve ser a atividade administrativa referente ao lanamento? vinculada e obrigatria, sob pena de responsabilidade funcional. 99. O que acontece com o valor tributrio expresso em moeda estrangeira? Salvo disposio de lei em contrrio, o valor tributrio expresso em moeda estrangeira, quando do lanamento deve ser convertido em moeda nacional ao cmbio do dia da ocorrncia do fato gerador da obrigao. 100. Qual a lei a ser observada no momento do lanamento? A lei a ser observada no momento do lanamento lei vigente no momento da ocorrncia do fato gerador, ainda que esta lei tenha sido posteriormente modificada ou revogada. 101. Pode ser aplicada uma lei posterior ocorrncia do fato gerador ao lanamento? Sim, pode. Pode aplicar-se ao lanamento a legislao que tenha institudo novos critrios de apurao ou processos de fiscalizao, ampliando os poderes de investigao das autoridades administrativas, ou que tenha outorgado ao crdito tributrio maiores garantias e privilgios, exceto, neste ltimo caso, para efeito de atribuir responsabilidade tributria a terceiros. 102. Pode o lanamento regularmente notificado ao sujeito passivo ser modificado? Sim, pode. 103. Em quais casos pode o lanamento regularmente notificado ao sujeito passivo ser modificado? 1. Impugnao do sujeito passivo. 2. Recurso de ofcio. 3. Iniciativa de ofcio da autoridade administrativa.

www.adinoel.com pgina 18

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

104. Modificaes introduzidas pelas autoridades administrativas nos critrios do lanamento so livres? No. A modificao introduzida, de ofcio ou em conseqncia de deciso administrativa, nos critrios jurdicos adotados pela autoridade administrativa no exerccio do lanamento somente pode ser efetivada, em relao a um mesmo contribuinte, quanto a fato gerador ocorrido posteriormente a introduo da modificao. --Modalidades de Lanamento 105. Quais so as modalidades de lanamento? 1. Lanamento por declarao. 2. Lanamento de ofcio. 3. Lanamento por homologao. 106. Quando e como efetuado o lanamento por declarao? O lanamento efetuado com base na declarao do sujeito passivo ou de terceiro, quando um ou outro, na forma da legislao tributria, presta autoridade administrativa informaes sobre matria de fato, indispensvel sua efetivao. 107. A retificao de uma declarao por iniciativa do prprio declarante admissvel? A retificao da declarao por iniciativa do prprio declarante, quando vise a reduzir ou a excluir tributo, s admissvel mediante comprovao do erro em que se funde, e antes de notificado o lanamento. 108. possvel a retificao de uma declarao pela autoridade administrativa? Sim. Os erros contidos na declarao e apurveis pelo seu exame sero retificados de ofcio pela autoridade administrativa a que competir a reviso daquela declarao. 109. Quando a autoridade administrativa utilizar a arbitragem? Quando o clculo do tributo tenha por base, ou tome em considerao, o valor ou o preo de bens, direitos, servios ou atos jurdicos, a

www.adinoel.com pgina 19

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

autoridade lanadora, mediante processo regular, arbitrar aquele valor ou preo, sempre que sejam omissos ou no meream f as declaraes ou os esclarecimentos prestados, ou os documentos expedidos pelo sujeito passivo ou pelo terceiro legalmente obrigado, ressalvada, em caso de contestao, avaliao contraditria, administrativa ou judicial. 110. Quando e como o lanamento pode ser feito de oficio e revisto de ofcio? 1. Quando a lei assim o determine. 2. Quando a declarao no seja prestada , por quem de direito, no prazo e na forma da legislao tributria. 3. Quando a pessoa legalmente obrigada, embora tenha prestado declarao nos termos da legislao tributria, deixe de atender, no prazo e na forma da legislao tributria, a pedido de esclarecimento formulado pela autoridade administrativa, recuse-se a prest-lo ou no o preste satisfatoriamente, a juzo da autoridade administrativa. 4. Quando se comprove falsidade, erro ou omisso quanto a qualquer elemento definido na legislao tributria como sendo de declarao obrigatria. 5. Quando se comprove omisso ou inexatido, por parte da pessoa legalmente obrigada, no exerccio do lanamento por homologao. 6. Quando se comprove ao ou omisso do sujeito passivo, ou de terceiro legalmente obrigado, que d lugar a aplicao de penalidade pecuniria. 7. Quando se comprove que o sujeito passivo, ou terceiro em benefcio daquele, agiu com dolo, fraude ou simulao. 8. Quando deva ser apreciado fato no conhecido ou no provado por ocasio do lanamento anterior. 9. Quando se comprove que, no lanamento anterior, ocorreu fraude ou falta funcional da autoridade que o efetuou, ou omisso, pela mesma autoridade, de ato ou formalidade especial. 111. At quando pode a autoridade administrativa rever de ofcio o lanamento? A reviso do lanamento s pode ser iniciada enquanto no extinto o direito da Fazenda Pblica. 112. Quando e como ocorre o lanamento por homologao? O lanamento por homologao ocorre quanto a tributos cuja legislao atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento do tributo sem prvio exame da autoridade administrativa, e opera-se pelo ato em

www.adinoel.com pgina 20

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

que a autoridade administrativa ao tomar conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente homologa essa atividade. 113. No lanamento por homologao o pagamento antecipado pelo obrigado extingue de vez o crdito tributrio? No. O pagamento antecipado pelo obrigado extingue o crdito, sob condio resolutria da ulterior homologao ao lanamento. 114. Os atos anteriores homologao, praticados pelo sujeito passivo ou por terceiro, visando extino total ou parcial do crdito tributrio influenciam a obrigao tributria? No. 115. Os atos anteriores homologao, prticos pelo sujeito passivo ou por terceiro, visando extino total ou parcial do crdito tributrio devem ser considerados na apurao do saldo a pagar (porventura devido) ou imposio de penalidade pecuniria? Sim. 116. Quando se considera homologado o lanamento e definitivamente extinto o crdito tributrio nos casos de lanamento por homologao. 1. Quando a autoridade administrativa expressamente homologa o lanamento. 2. Se a lei no fixar prazo diferente, ser ele de 5 anos, a contar da ocorrncia do fato gerador, salvo comprovada a ocorrncia de dolo, fraude ou simulao. -Suspenso do CT --Disposio Geral 117. O crdito tributrio pode ser suspenso? Sim. 118. O que suspende o crdito tributrio? 1. Moratria. 2. O depsito do seu montante integral.

www.adinoel.com pgina 21

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

3. A concesso de medida liminar em mandado de segurana. 4. A concesso de medida liminar ou de tutela antecipado, em outras espcies de ao judicial. 5. O parcelamento. 119. A suspenso do crdito tributrio tambm suspende as demais obrigaes dependentes da obrigao principal cujo crdito tributrio seja suspenso? No. A suspenso do crdito tributrio no dispensa o cumprimento das obrigaes acessrias dependentes da obrigao principal cujo crdito seja suspenso, ou delas conseqentes. --Moratria 120. Quais os tipos de moratria? 1. Moratria em carter geral. 2. Moratria em carter individual. 121. Quem pode conceder a moratria em carter geral? 1. A pessoa jurdica de direito pblico que tem competncia para instituir o tributo a que se refira a moratria. 2. A Unio, quanto a tributos de competncia dos Estados, Distrito Federal e Municpios, quando ao mesmo tempo conceda moratria quanto aos tributos de competncia federal e s obrigaes de direito privado. 122. Quem pode conceder a moratria em carter individual? A autoridade administrativa, por despacho, desde que autorizada por lei. 123. A lei que concede a moratria tem que abranger todo o territrio da entidade tributante? A lei concessiva da moratria pode circunscrever expressamente a sua aplicabilidade apenas a determinada regio de pessoa jurdica de direito pblico que a expedir, ou a determinada classe ou categoria de sujeitos passivos. 124. Quais os requisitos que devem se especificados na lei da moratria?

www.adinoel.com pgina 22

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

A lei que conceda moratria em carter geral ou que autorize sua concesso em carter individual: 1. O prazo de durao da moratria. 2. As condies da concesso do favor em carter individual. 3. Os tributos a que se aplica a moratria. 4. O nmero de prestaes e seus vencimentos, dentro do prazo de durao da moratria, podendo atribuir a fixao das prestaes e dos vencimentos autoridade administrativa, para cada caso de concesso em carter individual. 5. As garantias que devem ser fornecidas pelo beneficiado no caso de concesso em carter individual. 125. Quais os crditos tributrios que abrangem a moratria? Salvo disposio de lei em contrrio, a moratria somente abrange os crditos definitivamente constitudos at a data da lei ou do despacho que a conceder, cujo lanamento j tenha sido iniciado quela data por ato regularmente notificado ao sujeito passivo. 126. Em quais casos a moratria no pode ser concedida? Nos casos de dolo, fraude ou simulao do sujeito passivo ou do terceiro em benefcio do sujeito passivo. 127. Em qual caso a moratria gera direito adquirido? Nos casos de concesso de moratria em carter geral. 128. Em qual caso a moratria no gera direito adquirido? Nos casos de concesso de moratria em carter individual no gera direito adquirido. 129. A moratria pode ser revogada de ofcio? Sim, nos casos de concesso de moratria em carter individual sempre que se apure que o beneficiado no satisfazia ou deixou de satisfazer as condies ou no cumprira ou deixou de cumprir os requisitos para a concesso do favor, cobrando-se o crdito acrescido de juros de mora. 130. Quando a moratria revogada de ofcio incide alguma penalidade para beneficiado?

www.adinoel.com pgina 23

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

1. Haver penalidade cabvel quando o beneficiado para receber o favor utilizou-se de dolo, fraude ou simulao, ou quando terceiro praticou tais atos em benefcio do beneficiado. 2. No haver penalidades, nos demais casos. 131. Nos casos de revogao da moratria o que acontece com o prazo decorrido entre a concesso do favor e a revogao do favor? 1. Quando o beneficiado utilizou-se de dolo, fraude ou simulao o tempo decorrido entre a concesso da moratria e sua revogao no se computa para efeito de prescrio do direito cobrana do crdito. 2. Quando o beneficiado no utilizou nenhum artifcio para conseguir o favor, a revogao s pode ocorrer antes de prescrito o direito cobrana do crdito. 132. O parcelamento pode ser concedido por lei geral? No. Somente em lei especfica. 133. O parcelamento exclui a incidncia de juros e multas? No. 134. O CTN aplicado ao parcelamento diretamente? No. Apenas subsidiariamente. 135. Quando no existir lei especfica de ente da Federao para o parcelamento para o devedor em recuperao judicial, como fica? A inexistncia de lei especfica para o parcelamento importa na aplicao das leis gerais de parcelamento do ente da Federao ao devedor em recuperao judicial, no podendo, neste caso, ser o prazo de parcelamento inferior ao concedido pela lei federal especfica. -Extino do CT --Modalidades de Extino 136. Quais as modalidades de extino do crdito tributrio? 1. Pagamento. 2. Compensao.

www.adinoel.com pgina 24

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

3. Transao. 4. Remisso. 5. Prescrio. 6. Decadncia. 7. Converso de depsito em renda. 8. Pagamento antecipado e a homologao do lanamento. 9. Consignao em pagamento. 10. Deciso administrativa irreformvel. 12. Dao em pagamento de bens imveis. --Pagamento 137. Quando se impe penalidade sobre um crdito tributrio ilide-se o mesmo? No. A imposio de penalidade no ilide o pagamento integral do crdito tributrio. 138. O pagamento de uma parcela do crdito tributrio importa presuno de pagamento de todo o crdito tributrio ou outros crditos tributrios? No. O pagamento de um crdito no importa em presuno de pagamento: 1. Quando parcial, das prestaes em que se decomponha. 2. Quando total, de outros crditos referentes ao mesmo ou a outros tributos. 139. Onde deve ser feito o pagamento do crdito tributrio? Quando a legislao tributria no dispuser a respeito, o pagamento efetuado na repartio competente do domiclio do sujeito passivo. 140. Quando vence o crdito tributrio? Quando a legislao tributria no fixar o tempo do pagamento, o vencimento do crdito ocorre trinta dias depois da data em que se considera o sujeito passivo notificado do lanamento. 141. Pode haver desconto pelo pagamento antecipado do crdito tributrio? Sim. A legislao tributria pode conceder desconto pela antecipao do pagamento.

www.adinoel.com pgina 25

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

142. O que acontece quando o crdito tributrio no pago no vencimento? O crdito tributrio no pago integralmente no vencimento acrescido de juros de mora, seja qual for o motivo determinante da falta, sem prejuzo da imposio das penalidades cabveis e da aplicao de quaisquer medidas de garantias previstas no CTN ou em outra lei tributria. 143. Qual a taxa dos juros de mora prevista no CTN? Se a lei no dispuser de modo diverso, os juros de mora so calculados taxa de um por cento ao ms. 144. Pode haver hiptese que no caiba a imposio de juros de mora ou penalidades quando do pagamento fora do prazo? No se aplicam juros de mora ou penalidades para pagamento do crdito tributrio fora do prazo na pendncia de consulta formulada pelo devedor dentro do prazo de pagamento do crdito. 145. Quais os modos de pagamento do crdito tributrio? 1. Em moeda corrente, cheque ou vale postal. 2. Em estampilha, em papel selado, ou processo mecnico, nos casos previstos em lei. 146. A legislao tributria pode exigir garantias para o pagamento do crdito tributrio? Sim. A legislao tributria pode determinar as garantias exigidas para o pagamento por cheque ou vale postal, desde que no torne o pagamento mais oneroso ou impossvel que o pagamento em moeda corrente. 147. Quando se considera extinto o pagamento feito por cheque? O pagamento por cheque somente se considera extinto com o resgate do cheque pelo sacado. 148. Quando se considera extinto o pagamento feito em estampilha?

www.adinoel.com pgina 26

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

O crdito tributrio pago em estampilha somente se considera extinto com a inutilizao regular daquela, ressalvado o lanamento por homologao. 149. Quando o sujeito passivo perde ou destri a estampilha ou erra no pagamento, tem direito restituio do valor? No. A perda ou destruio da estampilha, ou o erro no pagamento por esta modalidade, no do direito restituio, salvo nos casos expressamente previstos na legislao tributria, ou naquelas em que o erro seja imputvel autoridade administrativa. 150. Quais modos de pagamento equiparam-se estampilha? 1. Pagamento em papel selado. 2. Pagamento por processo mecnico. 151. O que imputao de pagamento? quando a autoridade administrativa direciona o pagamento para determinados dbitos do sujeito passivo. Existindo simultaneamente dois ou mais dbitos vencidos do mesmo sujeito passivo para com a mesma pessoa jurdica de direito pblico, relativos ao mesmo ou a diferentes tributos ou provenientes de penalidade pecuniria ou juros de mora, a autoridade administrativa competente para receber o pagamento determinar a respectiva imputao. 152. Existe alguma ordem ou regra para fazer a imputao? A autoridade administrativa competente para receber o pagamento determinar a imputao, obedecidas s seguintes regras, na ordem abaixo: 1. Em primeiro lugar, aos dbitos por obrigao prpria do sujeito passivo. Em segundo lugar, aos dbitos decorrentes de responsabilidade tributria do sujeito passivo. 2. Primeiro as contribuies de melhoria. Depois as taxas. Por fim os impostos. 3. Ordem crescente dos prazos de prescrio (primeiro os mais antigos).

www.adinoel.com pgina 27

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

4. Ordem decrescente dos montantes (do maior para o menor). 153. Quando o sujeito passivo pode consignar judicialmente o crdito tributrio? 1. No caso de recusa de recebimento do crdito tributrio, ou subordinao deste ao pagamento de outro tributo ou de penalidade, ou ao cumprimento de obrigao acessria. 2. No caso de subordinao do recebimento do crdito tributrio ao cumprimento de exigncias administrativas sem fundamento legal. 3. No caso de exigncia, por mais de uma pessoa jurdica de direito pblico, de tributo idntico sobre um mesmo fato gerador. 154. A consignao judicial pode ser sobre qualquer crdito tributrio? No. A consignao s pode versar sobre o crdito tributrio que o consignante se prope pagar. 155. O que acontece com o crdito tributrio se a consignao judicial for julgada procedente? Julgada procedente a consignao, o pagamento se reputa efetuado e a importncia consignada convertida em renda. 156. O que acontece com o crdito tributrio se a consignao judicial for julgada improcedente? Julgada improcedente a consignao no todo ou em parte, cobra-se o crdito tributrio acrescido de juros de mora, sem prejuzo das penalidades cabveis. --Pagamento Indevido 157. O sujeito passivo quando paga indevidamente um tributo tem direito restituio? Sim. 158. Quando o sujeito passivo tem direito restituio do pagamento indevido?

www.adinoel.com pgina 28

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

1. Cobrana ou pagamento espontneo de tributo indevido ou maior que o devido em face da legislao tributria aplicvel, ou da natureza ou circunstncias materiais do fato gerador efetivamente ocorrido. 2. Erro na edificao do sujeito passivo, na determinao da alquota aplicvel, no clculo do montante do dbito ou na elaborao ou conferncia de qualquer documento relativo ao pagamento. 3. Reforma, anulao, revogao ou resciso de deciso administrativa. 159. preciso haver protesto do sujeito passivo para ter direito restituio? No. No preciso haver protesto. 160. Em quais modalidades de pagamento o contribuinte tem direito restituio? Em todas as modalidades. Exceo: Na perda ou na destruio da estampilha, ou o erro no pagamento por esta modalidade, salvo nos casos expressamente previstos na legislao tributria ou nos casos em que o erro seja imputvel a autoridade administrativa. 161. Quando o encargo do tributo transferido para terceiros como deve ser feito restituio do mesmo em caso de pagamento indevido? A restituio de tributos que comportem, por sua natureza, transferncia do respectivo encargo financeiro somente ser feita a quem prove haver assumido o referido encargo, ou, no caso de t-lo transferido a terceiro, estar por este expressamente autorizado a pedir a restituio e a receber de volta o pagamento indevido. 162. Juros de mora e penalidades so restituveis no caso de pagamento indevido? A restituio total ou parcial do tributo d lugar restituio, na mesma proporo, dos juros de mora e das penalidades pecunirias, salvo as referentes a infraes de carter formal no prejudicadas pela causa de restituio. 163. Existem juros sobre o valor da restituio? A restituio vence juros no capitalizveis, a partir do trnsito em julgado da deciso definitiva que a determinar.

www.adinoel.com pgina 29

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

164. Existe um prazo para pedir a restituio de pagamento indevido? 1. O prazo de cinco anos contados da data da extino do tributo nos casos de: -cobrana indevida de tributo indevido, -cobrana indevida de tributo a maior, -pagamento indevido, -pagamento indevido a maior. -erro na edificao do sujeito passivo, -erro na determinao da alquota aplicvel, -erro no clculo do montante devido, -erro na elaborao ou conferncia de documento relativo ao pagamento. 2. O prazo de cinco anos contado da data em que se tornar definitivo a deciso administrativa ou passar em julgado a deciso judicial que tenha reformado, anulado, revogado ou rescindido a deciso condenatria que gerou o pagamento indevido. 165. Em quanto tempo prescreve o direito de opor ao anulatria contra deciso que negar o pedido de restituio? Dois anos. 166. O prazo de prescrio para opor anulatrio contra deciso que negar o pedido de restituio pode ser interrompido? Sim. O prazo de prescrio interrompido pelo incio da ao judicial, recomeando o seu curso, pela metade, a partir da data da intimao validamente feita ao representante judicial da Fazenda Pblica interessada. Nesse caso, se nada for feito, o prazo de prescrio agora ser de um ano. --Demais Modalidades de Extino 167. O que compensao do crdito tributrio? A LEI, nas condies e sob as garantias que estipular, ou cuja estipulao em cada caso atribuir autoridade administrativa, autorizar

www.adinoel.com pgina 30

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

a compensao de crditos tributrios com crditos lquidos e certos, vencidos e vincendos, do sujeito passivo contra a Fazenda Pblica. 168. Como deve ser feita a compensao de crditos tributrios vincendos? Sendo vincendo o crdito do sujeito passivo, a lei determinar a apurao do seu montante, no podendo, porm, cominar reduo maior que a correspondente a 1% ao ms pelo tempo a decorrer entre a data da compensao e a do vencimento. 169. Pode haver compensao mediante aproveitamento de crdito tributrio que esteja sendo objeto de contestao judicial? vedada a compensao mediante o aproveitamento de tributo, objeto de contestao judicial pelo sujeito passivo, antes do trnsito em julgado da respectiva deciso judicial. 170. Como funciona a transao? A LEI pode facultar, nas condies que estabelea, aos sujeitos ativo e passivo da obrigao tributria celebrar transao que, mediante concesses mtuas, importe em determinao de litgio e conseqente extino do crdito tributrio. 171. Quem autoriza a transao? Apenas a LEI indicar a autoridade competente para autorizar a transao em cada caso. 172. Quem autoriza a remisso? Somente a lei pode autorizar a autoridade administrativa a conceder remisso. 173. Como concedida a remisso? A remisso concedida por despacho fundamentado da autoridade administrativa. Pode ser total ou parcial. 174. O que deve ser verificado quando da concesso da remisso?

www.adinoel.com pgina 31

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

1. Situao econmica do sujeito passivo. 2. Erro ou ignorncia excusveis do sujeito passivo, quanto matria de fato. 3. A considerao de eqidade, em relao com as caractersticas pessoais ou materiais do caso. 4. As condies peculiares a determinada regio do territrio da entidade tributante. 175. A remisso gera direito adquirido? O despacho referente a remisso no gera direito adquirido e ser revogado de ofcio, sempre que se apure que o beneficiado no satisfazia ou deixou de satisfazer as condies ou no cumprir ou deixou de cumprir os requisitos para a concesso do favor, cobrando-se o crdito acrescido de juros de mora: 1. Com imposio de penalidade cabvel, nos casos de dolo ou simulao do beneficiado, ou de terceiro em benefcio daquele. 2. Sem imposio de penalidade, nos demais casos. 176. Quantos anos tm a Fazenda Pblica para constituir o crdito tributrio? A partir de qual data contado o prazo? Como se chama esse instituto? O direito de a Fazenda Pblica constituir o crdito tributrio extingue-se aps 5 anos. Conta-se o prazo a partir: 1. Do primeiro dia do exerccio seguinte quele em que o lanamento poderia ter sido efetuado; 2. Da data em que se tornar definitiva a deciso que houver anulado, por vcio formal, o lanamento anteriormente efetuado. Aqui temos a decadncia. 177. Quantos anos tm a Fazenda Pblica para cobrar crdito tributrio constitudo? A partir de qual data contado o prazo para prescrio do direito de cobrana? Como se chama esse instituto? A ao para cobrana do crdito tributrio prescreve em 5 anos. Contase o prazo a partir da data da constituio definitiva do crdito tributrio. Aqui temos a prescrio. 178. O prazo de decadncia pode ser interrompido? No.

www.adinoel.com pgina 32

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

179. O prazo de prescrio pode ser interrompido? Sim. 180. Como se interrompe o prazo de prescrio do crdito tributrio? 1. Pelo despacho do juiz que ordenar a citao em execuo fiscal. 2. Pelo protesto judicial. 3. Por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor. 4. Por qualquer ato inequvoco ainda que extrajudicial, que importe em reconhecimento do dbito pelo devedor. -Excluso do CT --Disposio Geral 181. Quais as modalidades de excluso do crdito tributrio? Iseno e Anistia. 182. A excluso do crdito tributrio dispensa as obrigaes acessrias? A excluso do crdito tributrio no dispensa o cumprimento das obrigaes acessrias dependentes da obrigao principal cujo crdito seja excludo, ou dela conseqente. --Iseno 183. Como funciona a iseno? A iseno, ainda quando prevista em contrato, sempre decorrente de lei que especifique as condies e requisitos exigidos para a sua concesso, os tributos a que se aplica e, sendo caso, o prazo de sua durao. 184. Pode a iseno restringir-se a determinada regio? Sim, a iseno pode ser restrita a determinada regio do territrio da entidade tributante, em funo de condies a ela peculiares. 185. A quais tributos a iseno no extensiva?

www.adinoel.com pgina 33

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

Salvo disposio de lei em contrrio, a iseno no extensiva: 1. s taxas e s contribuies de melhoria. 2. Aos tributos institudos posteriormente sua concesso. 186. A iseno pode ser revogada? A iseno, salvo se concedida por prazo e em funo de determinadas condies, pode ser revogada a qualquer ou modificada por LEI, a qualquer tempo, observado: 1. Entram em vigor no primeiro dia do exerccio seguinte quele em que ocorra a sua publicao os dispositivos de lei referentes a impostos sobre o patrimnio e a renda. 187. Como concedida a iseno? A iseno, quando no concedida em carter geral, efetivada, em cada caso, por despacho da autoridade administrativa, em requerimento com o qual o interessado faa prova do preenchimento das condies e do cumprimento dos requisitos previstos em lei ou contrato para concesso. 188. Como ficam os tributos lanados por perodo certo de tempo em relao iseno? Tratando-se de tributo lanado por perodo certo de tempo, o despacho da concesso da iseno ser renovado antes da expirao de cada perodo, cessando automaticamente os seus efeitos a partir do primeiro dia do perodo para o qual o interessado deixar de promover a continuidade do reconhecimento da iseno. 189. A iseno gera direito adquirido? No, o despacho de iseno no gera direito adquirido e ser revogado de ofcio, sempre que se apure que o beneficiado no satisfazia ou deixar de satisfazer as condies ou no cumpria ou deixou de cumprir os requisitos para a concesso do favor, cobrando-se o crdito acrescido de juros de mora: 1. com imposio da penalidade cabvel, nos casos de dolo ou simulao do beneficiado, ou de terceiro em benefcio daquele. 2. sem imposio de penalidade, nos demais casos. --Anistia

www.adinoel.com pgina 34

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

190. A que se aplica a anistia? A anistia abrange exclusivamente as infraes cometidas anteriormente vigncia da LEI que a concede. 191. A anistia no se aplica a qu? A anistia abrange exclusivamente infraes cometidas anteriormente vigncia da LEI que a concede e no se aplica: 1. Aos atos qualificados em LEI como crimes ou contravenes. 2. Aos atos que sem a qualificao de crimes ou contravenes sejam praticados com dolo, fraude ou simulao pelo sujeito passivo ou por terceiro em benefcio do sujeito passivo. 3. Salvo disposio em contrrio, s infraes resultantes de conluio entre duas ou mais pessoas naturais ou jurdicas. 192. A anistia ser concedida apenas individualmente? No, ser concedida em carter geral e limitadamente. 193. Como ser concedida a anistia limitadamente? 1. s infraes da legislao relativa a determinado tributo. 2. s infraes punidas com penalidades pecunirias at determinado montante, conjugadas ou no com penalidades de outra natureza. 3. A determinada regio do territrio da entidade tributante, em funo de condies a ela peculiares. 4. Sob condio do pagamento de tributo no prazo fixado pela LEI que conceder a anistia, ou cuja fixao seja atribuda pela mesma LEI autoridade administrativa. 194. Como efetivada a anistia quando no concedida em carter geral? A anistia, quando no concedida em carter geral, efetivada, em cada caso, por despacho da autoridade administrativa, em requerimento com o qual o interessado faa prova do preenchimento das condies e do cumprimento dos requisitos previstos em lei para sua concesso. 195. A anistia gera direito adquirido? No, a anistia no gera direito adquirido e ser revogada de ofcio, sempre que se apure que o beneficiado no satisfazia ou deixou de satisfazer as condies ou no cumpria ou deixou de cumprir os

www.adinoel.com pgina 35

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

requisitos para a concesso do favor, cobrando-se o crdito acrescido de juros de mora: 1. Com imposio da penalidade cabvel, nos casos de dolo ou simulao do beneficiado, ou de terceiro em benefcio daquele. 2. Sem imposio de penalidade, nos demais casos. -Garantias e Privilgios do CT --Disposies Gerais 196. As disposies das garantias atribudas pelo CTN ao crdito tributrio excluem todas as demais em outras leis? No, a enumerao das garantias atribudas no CTN ao crdito tributrio no exclui outras que sejam expressamente previstas em LEI, em funo da natureza ou das caractersticas do tributo a que se referem. 197. A natureza das garantias atribudas pelo CTN pode alterar a natureza do crdito tributrio? No, a natureza das garantias atribudas ao crdito tributrio no altera a natureza do crdito tributrio nem a natureza da obrigao tributria a que o crdito tributrio corresponda. 198. De acordo com as garantias impostas pelo CTN o que responde pelo pagamento do crdito tributrio? Sem prejuzo dos privilgios especiais sobre determinados bens, que sejam previstos em LEI, responde pelo pagamento do crdito tributrio: 1. A totalidade bens e das rendas, de qualquer origem ou natureza, do sujeito passivo. 2. O esplio. 3. A massa falida. 4. Os bens gravados com clusula de inalienabilidade ou impenhorabilidade, seja qual for a data de constituio do nus da clusula, excetuados unicamente os bens e rendas que a lei declare absolutamente impenhorveis. 199. Todos os bens e rendas respondem pelo pagamento do crdito tributrio? Sim, exceto aqueles bens ou rendas que a lei declare absolutamente impenhorveis.

www.adinoel.com pgina 36

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

200. Quando o CTN considera que houve fraude na alienao ou onerao de bens? De acordo com o CTN, presume-se fraudulenta a alienao ou onerao de bens ou rendas, ou seu comeo, por sujeito passivo em dbito para com a Fazenda Pblica, por crdito tributrio regularmente inscrito como dvida ativa. Essa presuno no prevalece quando o sujeito passivo reservou bens ou rendas suficientes ao pagamento total da dvida inscrita em dvida ativa. 201. O que acontece quando o devedor tributrio, devidamente citado, no pagar nem apresentar bens para a penhora no prazo legal? Na hiptese de o devedor tributrio, devidamente, citado, no pagar nem apresentar bens para a penhora no prazo legal e no forem encontrados bens penhorveis, o juiz determinar a indisponibilidade de seus bens e direitos, comunicando a deciso, preferencialmente por meio eletrnico, aos rgos e entidades que promovem registros de transferncia de bens, especialmente ao registro pblico de imveis e para as autoridades supervisoras do mercado bancrio e do mercado de capitais, a fim de que, no mbito de suas atribuies, faam cumprir a ordem judicial. 202. O juiz ao declarar a indisponibilidade dos bens do devedor tributrio o faz sobre todos os bens e rendas? No, a indisponibilidade dos bens e rendas limitar-se- ao valor total exigvel, devendo o juiz determinar o imediato levantamento da indisponibilidade dos bens ou valores que excederem esse limite. 203. O que devem fazer os rgos e entidades que receberem do juiz a comunicao de indisponibilidade dos bens e rendas do devedor tributrio? Os rgos e entidades aos quais se fizer a comunicao de indisponibilidade dos bens e rendas do devedor tributrio devero enviar imediatamente ao juzo a relao discriminada dos bens e direitos cuja indisponibilidade houverem promovido. --Preferncias

www.adinoel.com pgina 37

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

204. Qual a preferncia do crdito tributrio em relao a outros crditos? O crdito tributrio prefere a qualquer outro crdito, seja qual for a sua natureza ou o tempo de sua constituio, ressalvado os crditos decorrentes: 1. Da legislao trabalhista. 2. Do acidente de trabalho. 205. Como funciona a preferncia do crdito tributrio no caso de falncia? No caso de falncia: 1. O crdito tributrio no prefere aos crditos extraconcursais ou as importncias passveis de restituio, nos termos da lei falimentar, nem aos crditos com garantia real, no limite do bem gravado. 2. A LEI poder estabelecer limites e condies para a preferncia dos crditos decorrentes da legislao do trabalho. 3. A multa tributria prefere apenas aos crditos subordinados. 206. A cobrana judicial do crdito tributrio sujeita a concursos de credores ou outro? A cobrana judicial do crdito tributrio no sujeita a concursos de credores ou a habilitao em falncia, recuperao judicial, concordata, inventrio ou arrolamento. 207. No existe concurso de preferncia para cobrana judicial do crdito tributrio? Existe apenas concurso de preferncia para cobrana judicial do crdito tributrio entre as pessoas jurdicas de direito pblico, na seguinte ordem: 1. Unio. 2. Estados, Distrito Federal e Territrios, conjuntamente e pr-rata. 3. Municpios, conjuntamente e pr-rata. 208. O que so considerados crditos extraconcursais? So extraconcursais os crditos tributrios decorrentes de fatos geradores ocorridos no curso do processo de falncia. 209. No curso de falncia o que acontece se o crdito tributrio for contestado?

www.adinoel.com pgina 38

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

Contestado o crdito tributrio, o juiz remeter as partes ao processo competente, mandando reservar bens suficientes para a extino do crdito e seus acrescidos, se a massa no puder efetuar a garantia da instncia por outra forma, ouvido, quanto natureza e valor dos bens reservados, o representante da Fazenda Pblica interessada. 210. Como devem ser pagos os crditos tributrios em caso de inventrio ou arrolamento? So pagos preferencialmente a quaisquer crditos habilitados em inventrio ou arrolamento, ou a outros encargos do monte, os crditos tributrios vencidos ou vincendos, a cargo do de cujus ou de seu esplio, exigveis no decurso do processo de inventrio ou arrolamento. 211. No curso de inventrio ou arrolamento o que acontece se o crdito tributrio for contestado? Contestado o crdito tributrio, o juiz remeter as partes ao processo competente, mandando reservar bens suficientes para a extino do crdito e seus acrescidos, se o esplio no puder efetuar a garantia da instncia por outra forma, ouvido, quando natureza e valor dos bens reservados, o representante da Fazenda Pblica interessada. 212. Como devem ser pagos os crditos tributrios em liquidao judicial ou voluntria? So pagos preferencialmente a quaisquer outros crditos, os crditos tributrios vencidos ou vincendos, a cargo de pessoas jurdicas de direito privado em liquidao judicial ou voluntria, exigveis no curso da liquidao. 213. A extino das obrigaes do falido requer prova de quitao de todos os tributos? Sim. 214. Do que depende a concesso de recuperao judicial? A concesso de recuperao judicial depende da apresentao da prova de quitao de todos os tributos, conforme certido negativa, ou de estarem os dbitos suspensos, conforme certido positiva com efeitos de negativa.

www.adinoel.com pgina 39

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

215. Pode uma sentena de julgamento de partilha ou adjudicao ser proferida sem a prova de quitao de tributos? No, nenhuma sentena de julgamento de partilha ou adjudicao ser proferida sem prova de quitao de todos os tributos relativos aos bens do esplio, ou s suas rendas. 216. A Administrao Pblica pode celebrar contrato ou aceitar proposta em concorrncia pblica sem a prova de quitao de tributos? Salvo quando expressamente autorizada por LEI pode. Entretanto, o CTN sinaliza que nenhum departamento da administrao pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, ou dos Municpios, ou sua autarquia, celebrar contrato ou aceitar proposta em concorrncia pblica sem que o contratante ou proponente faa prova da quitao de todos os tributos devidos Fazenda Pblica interessada, relativos atividade em cujo exerccio contrata ou concorre. Administrao Tributria -Fiscalizao 217. O que regular a fiscalizao tributria? A legislao tributria, observado o disposto no CTN, regular, em carter geral, ou especificamente em funo da natureza do tributo de que se tratar, a competncia e os poderes das autoridades administrativas em matria de fiscalizao da sua aplicao. 218. Algum pode ficar imune ou isento de fiscalizao? A legislao tributria referente a fiscalizao aplica-se s pessoas naturais ou jurdicas, contribuinte ou no, inclusive s que gozem de imunidade tributria ou iseno de carter pessoal. 219. Algum bem ou documento pode ficar imune ou isento de fiscalizao? Para efeitos da legislao tributria, no tm aplicaes quaisquer disposies legais excludentes ou limitativas do direito de examinar mercadorias, livros, arquivos, documentos, papis e efeitos comerciais ou fiscais, dos comerciantes industriais ou produtores, ou da obrigao destes de exibi-los.

www.adinoel.com pgina 40

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

220. Por quanto tempo devem ser conservados os livros e documentos que deram origem obrigao tributria? Os livros obrigatrios de escriturao comercial e fiscal e os comprovantes dos lanamentos neles efetuados sero conservados at que ocorra a prescrio dos crditos tributrios decorrentes das operaes a que se refiram. 221. Qual a providncia da autoridade administrativa ao proceder ou presidir o incio de uma fiscalizao? A autoridade administrativa que proceder ou presidir a quaisquer diligncias de fiscalizao lavrar os termos necessrios para que se documente o incio do procedimento, na forma da legislao aplicvel, que fixar prazo mximo para a concluso das diligncias. 222. Em qual lugar deve ser lavrado o termo de incio de fiscalizao? O termo de incio de fiscalizao ser lavrado, sempre que possvel, em um dos livros fiscais exibidos; quando lavrado em separado se entregar, pessoa sujeita fiscalizao, cpia autenticada pela autoridade administrativa. 223. Qual forma deve usar a autoridade administrativa para solicitar informaes? Sempre a forma escrita. 224. Quais so os obrigados a prestar autoridade administrativa informaes de que disponham com relao a bens, negcios ou atividades de terceiros? 1. Os tabelies, escrives e demais serventurios de ofcio. 2. Os bancos, casas bancrias, caixas econmicas e demais instituies financeiras. 3. As empresas de administrao de bens. 4. Os corretores, leiloeiros e despachantes oficiais. 5. Os inventariantes. 6. Os sndicos, comissrios e liquidatrios. 7. Quaisquer outras entidades ou pessoas que a LEI designe, em razo de seu cargo, ofcio, funo, ministrio, atividade ou profisso.

www.adinoel.com pgina 41

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

225. A obrigao prevista no CTN de prestar informaes obriga a todos a fornecer qualquer tipo de informao? A obrigao prevista no CTN no abrange a prestao de informaes quanto a fatos sobre os quais o informante esteja legalmente obrigado a observar segredo em razo do cargo, ofcio, funo, ministrio, atividade ou profisso. 226. A informao obtida em razo do ofcio sobre a situao econmica do sujeito passivo pode ser livremente distribuda? Sem prejuzo do disposto na legislao criminal, vedada a divulgao, por parte da Fazenda Pblica ou de seus servidores, de informao obtida em razo do ofcio sobre a situao econmica ou financeira do sujeito passivo ou de terceiros e sobre a natureza e o estado de seus negcios ou atividades. 227. Em nenhum caso pode ser divulgado informao obtida atravs da fiscalizao? A informao obtida atravs de fiscalizao pode ser divulgada nos seguintes casos: 1. Requisio de autoridade judicial no interesse da justia. 2. Solicitaes de autoridade administrativas no interesse da Administrao Pblica, desde que seja comprovada a instaurao regular de processo administrativo, no rgo ou na entidade respectiva, com o objetivo de investigar o sujeito passivo a que se refere a informao, por prtica de infrao administrativa. 3. A Fazenda Pblica dos entes da federao prestar-se-o mutuamente assistncia de fiscalizao dos tributos respectivos e permuta de informaes, na forma estabelecida, em carter geral ou especfico, por lei ou convnio. 4. A Fazenda Pblica da Unio, na forma estabelecida em tratados, acordos ou convnios, poder permutar informaes com Estados estrangeiros no interesse da arrecadao e da fiscalizao de tributos. 228. Como ser feita a troca de informao sigilosa da Administrao Pblica? O intercmbio de informao sigilosa, no mbito da Administrao Pblica, ser realizado mediante processo regularmente instaurado, e a entrega ser feita pessoalmente autoridade solicitante, mediante recibo, que formalize a transferncia e assegure a preservao do sigilo.

www.adinoel.com pgina 42

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

229. Quais informaes podem ser fornecidas pela autoridade administrativa? 1. Representaes fiscais para fins penais. 2. Inscries em Dvida Ativa da Fazenda Pblica. 3. Parcelamento ou Moratria. 230. Uma autoridade administrativa poder solicitar auxlio no desempenho da fiscalizao? As autoridades administrativas federais podero requisitar o auxlio da fora pblica federal, estadual ou municipal, e reciprocamente, quando vtimas de embarao ou desacato no exerccio de suas funes, ou quando necessrio efetivao de medida prevista na legislao tributria, ainda que no se configure fato definido em lei como crime ou contraveno. -Dvida Ativa 231. O que constitui dvida ativa tributria? Constitui dvida ativa tributria a proveniente de crdito tributrio, regularmente inscrita na repartio administrativa competente, depois de esgotado o prazo fixado, para pagamento, pela LEI ou por deciso final proferida em processo regular. 232. A fluncia de juros de mora exclui a liquidez do crdito? No, a fluncia de juros de mora no exclui a liquidez do crdito para efeitos de inscrio em dvida ativa. 233. O que dever conter o termo de inscrio em dvida ativa? O termo de inscrio da dvida ativa, autenticado pela autoridade competente, indicar obrigatoriamente: 1. O nome do devedor e, sendo o caso, o dos co-responsveis, bem como, sempre que possvel, o domiclio ou a residncia de um e de outros. 2. A quantia devida e a maneira de calcular os juros de mora acrescidos. 3. A origem e natureza do crdito, mencionada especificamente a disposio da LEI em que seja fundado. 4. A data em que foi inscrita. 5. O nmero do processo administrativo de que se originar o crdito.

www.adinoel.com pgina 43

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

234. O que acontece se faltar alguns dos requisitos obrigatrios no termo de inscrio em dvida ativa? A omisso de quaisquer dos requisitos previstos no CTN, ou o erro a eles relativo, so causas de nulidade da inscrio e do processo de cobrana dela decorrente, mas a nulidade poder ser sanada at a deciso de primeira instncia, mediante substituio da certido nula, devolvido ao sujeito passivo, acusado ou interessado o prazo para defesa, que somente poder versar sobre a parte modificada. 235. At que momento uma nulidade num processo de inscrio de dvida ativa tributria poder ser sanada? At a deciso de primeira instncia. 236. Como se resolve uma nulidade num processo de inscrio de dvida ativa tributria? Substituindo a certido nula por outra correta. 237. Qual a presuno que goza a dvida regularmente inscrita em dvida ativa? A dvida regularmente inscrita em dvida ativa goza de presuno de certeza e liquidez e o tem o efeito de prova pr-constituda. Essa presuno relativa. 238. A presuno relativa que goza a dvida regularmente inscrita em dvida ativa pode ser ilidida? Sim, a presuno relativa pode ser ilidida por prova inequvoca, a cargo do sujeito passivo ou do terceiro a que aproveite. -Certides Negativas 239. A lei pode exigir prova de quitao de determinado tributo? Se sim, como a prova? Sim. Atravs de certido negativa de dbitos. 240. Como ser expedida a certido negativa? A certido negativa expedida vista de requerimento do interessado, que contenha todas as informaes necessrias identificao de sua

www.adinoel.com pgina 44

CTN PERGUNTAS E RESPOSTAS LIVRO II


Adinol Sebastio

E-BOOK-DYNO

pessoa, domiclio fiscal e ramo de negcio ou atividade ou indique o perodo a que se refere o pedido. 241. Qual o prazo para fornecimento da certido negativa? Ser fornecida dentro de 10 dias da data de entrada do requerimento na repartio. 242. possvel a expedio de certido em casos de dbitos por vencer, cobrana executiva e dbitos suspensos? Nesses casos expedida uma certido positiva com efeitos de negativa que tem os mesmos efeitos da certido negativa devendo constar na certido a existncia dos dbitos no vencidos, dos dbitos em curso de cobrana executiva em que tenha sido efetivada a penhora, dos dbitos cuja exigibilidade esteja suspensa. 243. Qual dispensada a apresentao da certido negativa? Independentemente de disposio legal permissiva, ser dispensado a prova de quitao de tributos, ou o seu suprimento, quando se tratar de prtica de ato indispensvel para evitar a caducidade de direito, respondendo, porm, todos os participantes no ato pelo tributo porventura devido, juros de mora e penalidades cabveis, exceto as relativas as infraes cuja responsabilidade seja pessoal ao infrator. 244. Quem responsabilizado quando a certido negativa expedida indevidamente? A certido negativa expedida com dolo ou fraude, que contenha erro contra a Fazenda Pblica, responsabiliza pessoalmente o funcionrio que a expedir, pelo crdito tributrio e juros de mora acrescidos. Sem prejuzo da responsabilidade criminal e funcional. Disposies Gerais e Transitrias 245. Como funcionam os prazos de acordo com o CTN? 1. Os prazos fixados no CTN ou legislao tributria sero contnuos, excluindo-se na sua contagem o dia de incio e incluindo-se o dia de vencimento. 2. Os prazos s se iniciam ou vencem em dia de expediente normal na repartio em que ocorra o processo ou deva ser praticado o ato.

www.adinoel.com pgina 45

Vous aimerez peut-être aussi