Vous êtes sur la page 1sur 15

Escola Secundria Jcome Ratton Filosofia 10 Ano A dimenso religiosa: A Cientologia

Fig.1 Smbolos relacionados com a Cientologia

Trabalho elaborado por:


Nuno Graa n 26072

Maio 2010

Turma E

ndice

Introduo pg. 3 O fundador da Cientologia.. pg. 4 Teoria da Criao.. pg. 5 Acerca da Tecnologia da Diantica......... pg. 6 Acerca da Filosofia da Cientologia. pg. 8 Questes sobre Cientologia O que a cruz da Cientologia?.......................................................... pg. 9 Cientologia tem um conceito de Deus?.............................................pg. 10 Por que que a Cientologia considerada uma religio?.............pg. 11 O que diz a Cientologia sobre as outras religies?.......................pg. 11 Temas controversos Ramificaes da Igreja da Cientologiapg.12 A Igreja e a lei.pg. 12 Situao mundial.......pg.12 Concluso.pg.13 Bibliografiapg.14

Introduo
Durante o sculo passado, com revolues cientficas cada vez mais frequentes, comearam a despontar na Europa e Amrica do Norte, principalmente, doutrinas acadmicas e religiosas baseadas no conhecimento e na cincia, como forma de explicar fenmenos at ento sem explicao. Destacam-se entre vrias, o Cientificismo, no meio acadmico e a Cientologia, no meio religioso. Apesar de muitas discusses sobre a veracidade dos preceitos de ambas as doutrinas, estas prticas tm se espalhado pelo mundo rapidamente, sendo hoje, o verdadeiro nmero de seguidores de cada, desconhecido. As opinies, cada vez mais divididas e extremas, levaram constituio de movimentos que se opem forma de pensar adoptada por esses grupos, muitos deles com processos jurdicos abertos, e uma ampla cobertura da imprensa. Ao longo deste trabalho abordarei apenas a Cientologia, nomeadamente os seus principais objectivos e caractersticas desta polmica doutrina, visto que tenho alguma curiosidade e interesse sobre o tema religio e em especial sobre esta doutrina.

O fundador da Cientologia
Lafayette Ronald Hubbard, fundador da Cientologia, nasceu em Tilden, Nebraska, a 13 de Maro de 1911. A sua biografia refere muitas viagens pelo mundo durante a juventude, a participao herica na II Guerra Mundial e os seus estudos universitrios. No entanto, algumas das suas faanhas tm sido sistematicamente desmentidas pelos seus crticos. Hubbard teve algum xito como autor de fico cientfica e escreveu, em 1950, um dos livros sagrados da Igreja: "Diantica". Nele descrevia a sua metodologia para curar as doenas mentais que afectam o Homem. Vrios anos depois o seu trabalho continua a no ser aceite como vlido pela comunidade cientfica. Mais tarde, em 1952, Hubbard criou o conceito de Cientologia, que consiste no estudo do esprito (Thetan) na sua relao interior, com o universo e com a outra vida, para que o homem "se d conta da sua prpria imortalidade". Em 1954 os cientologistas fundaram, nos Estados Unidos, o que viria a ser a Igreja de Cientologia (IC). Segundo muitos crticos, a razo principal para se constituir a religio foi o facto de, em vrios pases, as contribuies monetrias para a Igreja assim como os custos de funcionamento serem dedutveis nos impostos. Tambm h quem garanta que Hubbard chegou a dizer em pblico que a melhor maneira de ficar rico era fundar uma religio... Em 1982, aps uma luta pelo poder no seio da Igreja, David Miscavige (Presidente do Centro de Tecnologia Religiosa-RTC), tornou-se o novo lder. Ronald Hubbard refugiou-se num grande rancho da Califrnia, e nunca mais foi visto at ao anncio da sua morte (a causa apontada foi hemorragia cerebral durante o sono), a 24 de Janeiro de 1986. Pessoas externas IC apontavam algumas explicaes para este desaparecimento pblico de Hubbard: fuga ao fisco americano, medo dos actuais dirigentes, receio das graves crticas dos dissidentes da seita relativas a desvios de dinheiro, estratgia da Igreja, etc. A vida familiar de Hubbard tambm foi conturbada, tendo casado por trs vezes e tido 6 filhos. Um deles suicidou-se, outro renegou-o e acusou-o de ser um charlato. Nenhum dos seus descendentes continuou ligado Cientologia.

Fig.2/3 - Lafayette Ronald Hubbard

Teoria da Criao
H 75 milhes de anos, a Confederao Galctica era governada por uma criatura malfica chamada Xenu. Este poderoso oligarca tinha um problema grave para resolver: todos os planetas sob o seu domnio tinham vrios bilies de habitantes a mais.

O que Fez? Simplesmente o traioeiro Xenu, com o apoio de uns quantos apoiantes, literalmente pegou em todos os incontveis habitantes e enfiou-os em naves com a Terra (que ento se chamava Teegeeack) por destino. Uma vez c chegados, os infelizes foram armazenados junto a vulces e posteriormente reduzidos a vapor por poderosas bombas nucleares.

Eventualmente, Xenu teve o fim de todos os tiranos e foi deposto, embora ainda continue vivo. O grande problema que as almas (Thetans) de todos os massacrados continuam a assombrar o nosso planeta. Na sua configurao mais perigosa podem entrar dentro das nossas cabeas. Para os exterminar, entra em cena a Igreja da Cientologia, com a sua doutrina da Diantica: com caros e prolongados tratamentos, os devotos sacerdotes conseguem livrar os crentes, de tais pragas inter-galcticas.

Fig.4/5 - Xenu

Acerca da Tecnologia da Diantica


L. Ron Hubbard descobriu a nica origem do stress, preocupao, falta de confiana em si prprio e das doenas psicossomticas a mente reactiva. No seu livro Diantica: A Cincia Moderna da Sade Mental descreveu a mente reactiva em detalhe e delineou uma tecnologia simples, prtica e fcil de ensinar, para a superar e alcanar o estado de Clear: Diantica (que significa atravs da alma). Diantica vem do Grego dia, que significa atravs e nous, alma. ainda definida como o que a alma est a fazer ao corpo. Diantica revela a fonte das sensaes e das emoes no desejadas, de acidentes, leses e doenas psicossomticas, e apresenta um tratamento eficaz para estas condies. A continuao da pesquisa sobre os aspectos espirituais de Diantica conduziu descoberta de Cientologia. Cientologia, por outro lado o estudo e o manejo do esprito no relacionamento consigo mesmo, com os universos e com outras formas de vida. Atravs da prtica de Cientologia pode-se aumentar a capacidade e a conscincia espiritual e compreender a prpria imortalidade. Tanto Diantica como Cientologia utilizam o E-Meter e as regras bsicas da audio.

A audio baseia-se em sesses nas quais o auditor interroga uma pessoa sobre o seu passado (incluindo memrias de vidas anteriores), os seus problemas e outros temas, 6

com a ajuda do E-Meter, os quais servem, segundo a Igreja, para "identificar as emoes e localizar zonas de carga na mente reactiva" de modo que os 'engrams' possam ser eliminados. Cada pessoa tem o seu ficheiro pessoal (que propriedade da Igreja) onde so registados os resultados das audies e vrios detalhes ntimos. A IC defende ainda que o estudo e cura da mente devem efectuar-se apenas no campo religioso e ope-se ferozmente aos psiquiatras e psiclogos. O E-Meter um aparelho electrnico manufacturado pela prpria Igreja da Cientologia, e para seu uso exclusivo. O aparelho mede mudanas na resistncia elctrica de um corpo humano ao injectar uma pequena corrente elctrica pelo corpo. De acordo com a doutrina da Cientologia, a resistncia elctrica corresponde massa e energia mental de uma mente humana, que se altera quando a pessoa mentaliza determinadas imagens (engrams).

Alguns crticos apontam que por si s, este aparelho no faz nada e que este no medicamente ou cientificamente capaz de melhorar a sade ou funes biolgicas de qualquer um. Na poca em que Hubbard o criou, nenhuma tentativa de validar a sua eficcia foi feita. No ano de 1971 um tribunal federal decretou que as alegaes mdicas eram falsas e que a audio com o E-Meter no poderia mais ser considerada tratamento cientfico.

Fig.6 - E-Meter

Acerca da Filosofia da Cientologia


Desenvolvida por L. Ron Hubbard, Cientologia uma religio que proporciona um percurso exacto, que leva a uma compreenso completa e segura da verdadeira natureza espiritual da pessoa e do seu relacionamento consigo mesma, com a famlia, grupos, a Humanidade, todas as formas de vida, o universo fsico, o universo espiritual, o Ser Supremo, e com o infinito. Cientologia dirige-se ao esprito, no apenas ao corpo ou mente, e acredita que o Homem muito mais do que um produto do seu meio ambiente ou dos seus genes. Cientologia compe-se de um corpo de conhecimento que deriva de certas verdades fundamentais. Entre elas, as principais so: O Homem um ser espiritual imortal. A sua vivncia estende-se muito para alm de uma nica vida. As suas potencialidades so ilimitadas, mesmo que presentemente no estejam realizadas.

Cientologia sustenta ainda que o Homem basicamente bom, e que a sua salvao espiritual depende de si mesmo, dos seus semelhantes e da realizao da sua irmandade com o Universo. Cientologia no uma religio dogmtica em que se pede pessoa para, pela f, acreditar em qualquer coisa. O indivduo descobre por si mesmo que a Cientologia funciona, aplicando os seus princpios e observando ou vivendo os resultados.

A meta mxima de Cientologia a verdadeira iluminao e a liberdade espiritual para o indivduo.

Fig.7/8 Obras de L. Ron Hubbard

Questes sobre Cientologia


O que a cruz da Cientologia? uma cruz de oito pontas que representa as oito partes ou dinmicas da vida, atravs das quais cada indivduo se esfora para sobreviver. Estas partes so: O impulso para a existncia como a prpria pessoa, como um indivduo; O impulso para a sobrevivncia atravs da criatividade, incluindo a unidade familiar e a criao de filhos; O impulso para sobreviver atravs de um grupo de indivduos, ou como um grupo; O impulso para a sobrevivncia atravs de toda a Humanidade e como toda a Humanidade; O impulso para sobreviver como forma de vida e com a ajuda de formas de vida tais como animais, pssaros, insectos, peixes e vegetao; O impulso para sobreviver no universo fsico, pelo prprio universo fsico e com a ajuda do universo fsico e de cada uma das suas partes componentes; O impulso para sobreviver como seres espirituais ou o impulso para a prpria vida sobreviver; O impulso para a existncia como infinito.

A capacidade de viver feliz em relao a cada uma destas esferas da existncia simbolizada pela cruz de Cientologia.

Cientologia tem um conceito de Deus? Sim. Em Cientologia, o conceito de Deus expressa-se como a oitava dinmica o impulso para a existncia como infinito, como Deus ou Ser Supremo ou o Autor do Universo. Como a oitava dinmica, o conceito de Deus em Cientologia assenta na prpria origem da sobrevivncia universal. Como L. Ron Hubbard escreveu em Cincia da Sobrevivncia: Nenhuma cultura na histria do mundo, excepto as culturas completamente depravadas e decadentes, deixou de afirmar a existncia de um Ser Supremo. um facto constatado empiricamente que os homens sem uma f forte e duradoura num Ser Supremo so menos capazes, menos ticos e menos valiosos para si mesmos e para a sociedade... Um homem sem uma f para seguir , como se pode comprovar de forma objectiva, mais um objecto do que um homem. Ao contrrio das religies com origens judaico-crists, a Igreja de Cientologia no impe aos seus membros nenhum dogma estabelecido a respeito de Deus. Como com todas as suas crenas, a Cientologia no pede aos indivduos para acreditarem em algo baseado na f. Em vez disso, medida que o nvel de conscincia espiritual da pessoa aumenta atravs da participao no treino e audio da Cientologia, ela alcana a sua prpria certeza em cada dinmica e, medida que avana da stima dinmica (espiritual) para a oitava, chegar sua prpria compreenso do infinito e de Deus e do seu relacionamento com ele.

10

A Cientologia procura levar a pessoa a um novo nvel de conscincia espiritual onde possa alcanar a sua prpria concluso a respeito da natureza de Deus (ou do Ser Supremo ou do infinito) e do que a espera aps a sua vida actual. Assim, como muitas religies orientais, a salvao em Cientologia alcana-se atravs do prprio crescimento e esclarecimento espirituais.

Por que que a Cientologia considerada uma religio? A Cientologia cumpre certamente todos os trs critrios geralmente usados por eruditos religiosos em todo o mundo para determinar o carcter religioso: 1) Uma crena em alguma Realidade ltima, tal como a verdade Suprema ou eterna, que transcende o aqui e agora do mundo secular; 2) Prticas religiosas dirigidas a compreender, alcanar ou entrar em comunho com esta Realidade ltima; 3) Uma comunidade de crentes que se unem para alcanar esta Realidade ltima. A crena da Cientologia numa Realidade ltima que transcende o mundo material inclui os seus conceitos de thetan, do mundo espiritual (a stima dinmica) e do Ser Supremo (a oitava dinmica). O segundo elemento pode ser encontrado nas cerimnias e rituais de Cientologia tais como baptizados, casamentos e servios fnebres, mas predominantemente nos servios religiosos de audio e de treino, atravs dos quais os cientologistas incrementam a sua prpria conscincia espiritual e alcanam uma compreenso do mundo espiritual e, finalmente, o seu relacionamento com o Ser Supremo. Quanto ao terceiro elemento, uma comunidade de crentes activa pode ser encontrada em qualquer igreja da Cientologia. A Cientologia portanto uma religio no sentido mais tradicional do termo. Cientologia ajuda o Homem a tornar-se mais consciente de Deus, mais consciente da sua prpria 11

natureza espiritual e da natureza espiritual dos que o rodeiam. As Escrituras de Cientologia reconhecem que existe toda uma dinmica (impulso ou motivao vital) devotada ao Ser Supremo (a oitava dinmica), e uma outra dinmica que trata unicamente do impulso para a existncia como esprito (a stima dinmica). O reconhecimento destes aspectos da vida uma caracterstica tradicional das religies. A Cientologia tem em comum com todas as grandes religies o sonho da paz na Terra e da salvao para o Homem. O que novo em relao a Cientologia que oferece um percurso exacto para provocar a melhoria espiritual aqui e agora, e uma maneira de o realizar com absoluta certeza. O que diz a Cientologia sobre as outras religies? A Cientologia respeita todas as religies e partilha com outras religies, os sonhos de paz e salvao. O Credo da Igreja diz que todos os homens tm direitos inalienveis s suas prticas religiosas e sua execuo. Algumas pessoas ligadas Cientologia, estudam todas as religies mais importantes do mundo, para melhor entender como se enquadram na comunidade religiosa maior.

Temas controversos
Ramificaes da Igreja da Cientologia A IC (Igreja da Cientologia) constituda por vrias organizaes de tipo diferente mas que partilham o mesmo objectivo. Assim, temos a Igreja Internacional de Cientologia, que comanda todas as outras; o Centro de Tecnologia Religiosa, e o Gabinete de Assuntos Especiais, que se ocupa dos assuntos legais e de problemas de segurana. A IC engloba ainda vrias organizaes consideradas pelos crticos de fachada que so usadas para promover os seus interesses. Entre estas contam-se uma organizao de defesa de Direitos Humanos, uma associao para a educao, clnicas de recuperao de toxicodependentes, uma organizao de apoio a detidos, escolas privadas, etc. J por vrias vezes a Igreja foi acusada de estar ligada a acontecimentos menos claros: extorso de dinheiro, prticas de 'lavagem cerebral', burla, roubo, intimidao, "lavagem de dinheiro" e fraude fiscal. Quanto a suicdios pouco claros de pessoas que estavam a utilizar a tecnologia de Hubbard, os casos so numerosos. Ao longo dos anos a IC sempre tentou recrutar personalidades importantes que lhe pudessem dar credibilidade. Assim, entre os seus aderentes encontram-se: Tom Cruise, Nicole Kidman, John Travolta, Kirstie Alley, Chick Corea, Priscilla Presley e Lisa

12

Marie Presley. No total, a Igreja reclama ter 8 milhes de seguidores em todo o mundo (4 mil em Portugal) mas os crticos contrapem nmeros de apenas 50 a 100 mil. A Igreja e a lei Na sua histria a IC cometeu alguns crimes importantes que esto, alis, bem documentados. Numa busca efectuada pelo FBI aos arquivos da Igreja, em 1977, foram encontrados milhares de documentos comprometedores, entre eles originais ou cpias de documentos secretos da CIA, do Departamento da Defesa e de outras Agncias Governamentais dos Estados Unidos. Os documentos tinham sido furtados com o objectivo de eliminar todos os documentos que dessem uma imagem negativa da Igreja de Cientologia. Na altura, 11 pessoas que pertenciam Igreja foram condenadas. Situao mundial Apesar de a Cientologia ser reconhecida como uma religio nos Estados Unidos, alguns pases europeus negaram-lhe, contudo, o estatuto de religio isenta de impostos. Vrios, como a Hungria, Alemanha, Espanha, Frana, Inglaterra e Noruega, consideram esta seita perigosa e anti-social mas permitem o seu funcionamento. E na Holanda, j dois partidos polticos pediram uma investigao do Governo sobre a Igreja.

Concluso
Aps a realizao deste trabalho penso que este contribui para reter alguma informao sobre este tema que me cativa. A minha opinio, relativamente a esta religio, vai de encontro com a de alguns crticos pois acho que no se trata de uma religio que possa ser levada a srio pois existem muitas contradies relativamente a alguns factos apontados pela Cientologia. Outro factor que fez com que eu no simpatizasse com esta doutrina foi uma afirmao de L. Ron Hubbard, segundo a qual a melhor maneira de enriquecer criar uma religio, o que penso que demonstra o seu carcter interesseiro. Penso que a imagem que se tem da Cientologia , sem dvida, a de uma Igreja marcada por numerosos litgios judiciais e problemas com as autoridades de vrios pases.

13

Bibliografia
Para a realizao deste trabalho foram consultados os seguintes sites:

http://www.cientologia-lisbon.org http://pt.wikipedia.org/wiki/cientologia/

http://portuguese.rtc.org/religion/

http://cientonetica.wordpress.com/

http://www.skepdic.com/dianetic.html

http://www.scientology.org/ 14

http://www.dianetica.pt

http://super.abril.com.br/religiao/dianetica-poder-mente.html

http://menteanalitica.com/o-que-e-dianetica/

15

Vous aimerez peut-être aussi