Vous êtes sur la page 1sur 5

ESCOLA PROFISSIONAL CRISTOVO COLOMBO Disciplina: Portugus Turma: Tcnico de Turismo Ano: 2

Os textos do Media II - Texto publicitrio


O que a publicidade? aquela manobra que faz com as pessoas comprem o que no precisam, mas que as empresas precisam de vender. o que vemos na TV, nas ruas, nos transportes pblicos, nas revistas, na radio, nos jornais, na Internet. H propaganda nos cus, na terra e at nos mares.

A Publicidade
A publicidade utiliza uma linguagem com requintes de extrema subtileza e jogos de seduo, claros ou dissimulados e, embora seja um discurso curto, lana mo de artifcios de persuaso, de um modo geral psicolgicos, como seja acariciar o ego do destinatrio, envolvlo emocionalmente, captar a sua simpatia, faz-lo identificar-se com o apelo, levando-o a acreditar que a adeso a esse apelo o torna superior em status, qualificao, etc. Nos media encontramos dois tipos de publicidade a institucional/cultural e a comercial. Em ambas o discurso publicitrio fetichiza os objectos que so transformados em marcas de seduo, atravs de um apelo psicossociolgico, visto que a mensagem se dirige a um sujeito psquico, (dotado de pulses, de afectos, defesas e projeces, identificaes e desejos) e social (de uma cultura, de um contexto scio-histrico, com valores de pertena e aceitao, um indivduo que vive no colectivo e busca representar-se). Na publicidade comercial enfatiza-se a ideia de que "para ser preciso ter" na procura de um sujeito socialmente aceite porque compra, fazendo parte de um grupo para no ser marginalizado. Nas linhas e entrelinhas, a publicidade influencia, altera opinies, sentimentos e atitudes, impe valores, mitos, ideais e outras elaboraes simblicas, utilizando os recursos da prpria lngua que lhe serve de veculo, em tom coloquial, simples e pessoal, procurando estabelecer uma intimidade com o pblico-alvo. A sua estrutura persuasiva est baseada nos princpios aristotlicos da retrica: o apelo emoo, o oferecimento da prova e o apelo credibilidade do emissor. In, Programa de Portugus, Cursos Profissionais. DGFV

AIDA e Estrutura da publicidade


Para conseguir despertar nos consumidores aquilo que os publicitrios designam por AIDA - Ateno, Interesse, Desejo e Aco - fundamental que os diferentes elementos que constituem um anncio se combinem adequadamente. E quais so esses elementos constitutivos? "A estrutura tradicional de um anncio comporta vrios elementos: o ttulo normalmente a frase que em letras mais destacadas acompanha a ilustrao; esta ltima , por sua vez, "encerrada" pela linha de assinatura que inclui o nome do produto e que se posiciona, habitualmente, junto do logtipo e do slogan, a frase-emblema que define o produto ou marca. Muitos anncios incluem ainda o texto de argumentao que , como facilmente se conclui, aquela parcela de texto de maior dimenso, onde se concentram os argumentos especficos de venda. Nem todos os anncios obedecem a uma estrutura clssica, com a presena de todos os elementos referidos; alguns deles, como sabemos, limitam-se a exibir a ilustrao e a linha de assinatura. ( ... ) enquanto o ttulo uma componente mais varivel, mudando de campanha para campanha, o slogan normalmente uma entidade mais estvel, identificando a marca ao longo de vrias campanhas, e mantendo-se imutvel com a mudana do ttulo e da prpria ilustrao ( ... )." Alexandra Guedes Pinto Sntese Slogan: frase ou expresso original, breve, simples e fcil de reter na memria. Texto argumentativo: apresentao concisa das vantagens ou qualidades do produto/servio anunciado. Texto icnico: deve captar, num primeiro momento, o olhar do consumidor, pelo estmulo visual (cor, recorte, elementos que a compem e diferentes tipos de caractersticas). Um anncio bem elaborado deve, ainda, obedecer aos seguintes aspectos:
ATENO INTERESSE AIDA DESEJO ACO

Linguagem da publicidade
a. Recursos para implicar o receptor diferentes tipos de frases: - frases imperativas (No saia de casa. ": "Descubra a diferena."); - frases interrogativas ("Foi voc que pediu?"; " a tua primeira vez?"); - frases exclamativas ("Pelos vistos, no bastou dizer no!"); marcas da segunda pessoa: pronomes pessoais e possessivos; verbos (Faa uma pausa"; "Para ti e para a tua famlia "); marcas da primeira pessoa do plural, que implica o receptor ("0 automvel com que todos sonhamos."; A nossa cerveja.").

b. Recursos para elogiar a qualidade dos produtos: gradao de adjectivos e advrbios ("0 melhor bife da cidade"; "Mele, sempre melhor'); outras formas de exprimir o superlativo: - prefixos ("extrafino"; "superconcentrado"; "ultra-suave"); - repetio da mesma palavra ("Branco mais branco no h.").

c. Recursos expressivos: jogos de sons, aliteraes e rimas Sagres, a sede que se deseja."; Maria, lembra-te disto: quero em casa BOM PETISCO. "); expresses idiomticas e provrbios transformados (Po, po, queijo, queijo ZECA."; "No melhor sangue cai o HIV."; "Quem sabe, sabe e o BES sabe."; Mais molhos que barriga. "); antiteses ("V para fora c dentro. Ir); anforas e repeties ("Os melhores produtos pelos melhores preos."; "Onde voc estiver, est l."; Em todo o lado, a toda a hora. "); hiprboles ("Fortifica at ponta dos cabelos."; "Temos mil e uma solues.").

Exemplos

Publicidade comercial
Compre j e experimente! Vai ver que no se vai arrepender.
Se no leo resulta ento em voc vai ficar um espectculo

Slogan

Texto argumentativo

Texto icnico

A publicidade comercial serve para anunciar, vender.

Publicidade no comercial/institucional

Slogan

Texto icnico

Texto argumentativo

Vous aimerez peut-être aussi