Vous êtes sur la page 1sur 11

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Pedagogia
1 Srie Leitura e Produo de Textos
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Luciene Maria Garbuio


Anhanguera Educacional

Pedagogia - 1 Srie - Leitura e Produo de Textos


.

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Dominar os contedos bsicos que so objetos de aprendizagem nos nveis fundamental e mdio. Domnio dos mtodos e tcnicas pedaggicos que permitem a transmisso do conhecimento para os diferentes nveis de ensino. Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens - Lngua Portuguesa, Matemtica, Cincias, Histria, Geografia, Artes, Educao Fsica, de forma interdisciplinar e adequada s diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianas. Preparao profissional atualizada, de acordo com a dinmica do mercado de trabalho.

Produo Acadmica

Produo de texto sobre o conceito de leitura. Produo de texto sobre a anlise de gneros textuais. Proposta de texto argumentativo. Exposio de um painel.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 04 (quatro) participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nas etapas dessa atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
Erro! Nenhum texto com o estilo especificado foi encontrado no documento.

Luciene Maria Garbuio

Pedagogia - 1 Srie - Leitura e Produo de Textos

Pg. 3 de 3

DESAFIO
A leitura e escrita so atividades presentes no dia a dia, pois estamos expostos aos diferentes gneros textuais o tempo todo, ou seja, temos uma relao estreita com os textos escritos. Acredita-se que para formar bons leitores e escritores essencial propor aos estudantes situaes de leitura e escrita, desde o Ensino Fundamental, utilizando diversos gneros. No entanto, para escrever bons textos, tambm necessrio adequ-los nova regra ortogrfica, que entrar em vigor em 2012. Neste desafio voc e seu grupo estudaro o conceito de leitura, os gneros textuais e produziro um texto dissertativo-argumentativo. Como base nesse estudo e nas produes textuais que surgirem a partir das orientaes propostas nas etapas, cada grupo dever organizar um painel com as produes textuais e com as regras ortogrficas. Este desafio importante para que vocs estudem e pratiquem a leitura e escrita, alm de reconhecer, compreender e organizar as principais regras da nova ortografia da Lngua Portuguesa.

Figura Lngua Portuguesa Fonte: <http://images.google.com.br/search?sourceid=navclient&ie=UTF8&rlz=1T4SKPT_enUS438US439&q=leitura+e+producao+de+textos&biw=1093&bih=494&sei=NvwKT8a3Gcfqt gfV26TOCw&tbm=isch>. Acesso em: 14 out. 2012.

Objetivo do desafio
At o final do 2 bimestre os grupos devero elaborar um Painel com produes textuais e regras da nova ortografia de forma didtica e criativa e organizar a exposio dos painis nos corredores da faculdade.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Estratgias, objetivos, a pluralidade e sentidos da leitura. Esta atividade importante para que voc reflita e compreenda o conceito de leitura apontado por vrios tericos na literatura e compare as definies apresentadas. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Luciene Maria Garbuio

Erro! Nenhum texto com o estilo especificado foi encontrado no documento.

Pedagogia - 1 Srie - Leitura e Produo de Textos

Pg. 4 de 4

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Voc e seu grupo devero consultar a literatura bsica e complementar indicada no plano de ensino da disciplina Leitura e Produo de Textos e apresentada pelo seu professor no primeiro dia de aula. Encontrar no PLT da disciplina, captulo 1 (KOCK, I. G. V. e ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. 2. ed. So Paulo: Contexto, 2008), os seguintes temas: a) Concepo de leitura b) Estratgias de leitura c) Leitura e a produo de sentidos Outras fontes tambm devero ser consultadas sobre os itens acima. Site sugerido para a pesquisa: SOL, Isabel. Na escola, no se aprende s a ler, mas tambm maneiras de ser leitor. 1999. Disponvel em: <https://docs.google.com/document/d/1gbNnNkNP9uqsc_79vFoV3AdbHgpIFM2d DWuw-prjGWs/edit?hl=en_US>. Acesso em: 14 out. 2012. Passo 2 Reunir todas as informaes e discutir as definies sobre leitura com o seu grupo. Elaborar um texto com as ideias que foram consenso do grupo sobre as questes apontadas no Passo 1. O ttulo dessa atividade dever ser LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO e ela dever ser entregue ao seu professor no formato descrito no item Padronizao.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Gneros textuais e mecanismos de coeso. Esta atividade importante para que voc saiba quais so os diferentes gneros textuais e os mecanismos de coeso, a fim de auxili-lo na produo dos textos propostos. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Figura - Calvin, Haroldo e a receita de bolo Fonte: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/coletaneas/calvin-seus-amigos-428892.shtml>. Acesso em: 02 jan 2012.
Luciene Maria Garbuio Erro! Nenhum texto com o estilo especificado foi encontrado no documento.

Pedagogia - 1 Srie - Leitura e Produo de Textos

Pg. 5 de 5

PASSOS
Passo 1 (Equipe) O contato com diferentes textos de diferentes gneros pode favorecer a familiaridade com a escrita e leitura. Na medida em que essa familiaridade aumenta, a qualidade dos textos tambm aumentar. Os gneros textuais ou gneros discursivos tm funo comunicativa e podem ser identificados a partir de algumas caractersticas comuns como estrutura do texto, temas abordados e contextos de circulao dos textos. So alguns exemplos de gneros textuais: carta, artigo de opinio, bilhete, receita, anncio, histria em quadrinhos, conto, entre outros. Pesquisar na Internet ou em seu livro-texto, a definio de gnero textual e os elementos que caracterizam um gnero e elaborar uma lista contendo pelo menos 10 (dez) gneros textuais encontrados. Bibliografia complementar: KOCK, I. G. V. e ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. 2. ed. So Paulo: Contexto, 2008. MARCUSCHI, L. A. Produo textual, anlise de gneros e compreenso. 1. Ed. So Paulo: Parbola, 2008. BEZERRA, M. A., DIONSIO, A. P. e MACHADO, A. R. (orgs.). Gneros textuais e ensino. 1. Ed. So Paulo: Parbola, 2010.

Passo 2 (Equipe) Podemos encontrar vrios gneros diferentes em livros, jornais e revistas. Neste passo vocs devem analisar o conjunto de textos encontrados em revistas de grande circulao como Veja, poca, Isto , etc, e identificar pelo menos 05 (cinco) gneros presentes nas publicaes e suas caractersticas. Os textos devem conter temas polmicos ou interessantes. Sites sugeridos para pesquisa:

Revista Veja. Disponvel em: <http://veja.abril.com.br/>. Acesso em: 14 out. 2012. Revista Isto . Disponvel em: <http://www.istoe.com.br/capa>. Acesso em: 14 out. 2012. Revista poca. Disponvel em: <http://revistaepoca.globo.com/>. Acesso em: 14 out. 2012. Revista Bravo!. Disponvel em: <http://bravonline.abril.com.br/>. Acesso em: 14 out. 2012. Revista Vida Simples. Disponvel em: <http://vidasimples.abril.com.br/>. Acesso em: 14 out. 2012. Revista Super Interessante. Disponvel em: <http://super.abril.com.br/>. Acesso em: 14 out. 2012. Revista Nova Escola. Disponvel em: <http://revistaescola.abril.com.br> Acesso em: 14 out. 2012.

Luciene Maria Garbuio

Erro! Nenhum texto com o estilo especificado foi encontrado no documento.

Pedagogia - 1 Srie - Leitura e Produo de Textos

Pg. 6 de 6

Passo 3 (Equipe) Escrever um texto que dever ser entregue ao seu professor no formato descrito no item Padronizao. O ttulo dessa atividade dever ser: GNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS: REVISTAS X, Y e Z (nomes das revistas) e o texto dever seguir a seguinte sequncia: Nome da revista Texto 1 (colocar o texto) Anlise do texto (identificao do gnero e suas caractersticas) Nome da revista Texto 2 (colocar o texto) Anlise do texto (identificao do gnero e suas caractersticas) Seguir a mesma sequncia at o Texto 5.

Passo 4 (Equipe) Escolher um texto dentre os 5 selecionados no Passo 2. O texto escolhido ser utilizado na prxima etapa. No se esquea de escolher um texto com tema bastante interessante.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Tipologia: Textos Argumentativos. Esta atividade importante para que voc conhea ou relembre quais so os diferentes tipos de textos. Este estudo auxiliar na produo dos textos propostos. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Figura Produo de Texto Fonte:< http://images.google.com.br/search?sourceid=navclient&ie=UTF8&rlz=1T4SKPT_enUS438US439&q=leitura+e+producao+de+textos&biw=1093&bih=494&sei=NvwKT8a3Gcfqt gfV26TOCw&tbm=isch#hl=ptBR&rlz=1T4SKPT_enUS438US439&tbm=isch&sa=1&q=producao+de+textos&oq=producao+de+textos&aq=f& aqi=g1&aql=&gs_sm=e&gs_upl=21281l22687l0l25594l10l5l0l0l0l0l1641l1641l81l1l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=d27ebe4e1316e3f&biw=1024&bih=567>. Acesso em: 14 out. 2012.

Luciene Maria Garbuio

Erro! Nenhum texto com o estilo especificado foi encontrado no documento.

Pedagogia - 1 Srie - Leitura e Produo de Textos

Pg. 7 de 7

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Alm de consultar o livro-texto, voc e seu grupo devem pesquisar na internet ou em outros livros, e elaborar uma lista contendo o mximo de elementos coesivos ou mecanismos de coeso possveis (organizados em grupos). Essa lista dever ser entregue ao professor e deve conter pelo menos dois exemplos de cada elemento coesivo. Vocs podem pesquisar sobre o tema nas referncias indicadas abaixo, disponveis em: <https://docs.google.com/document/d/1XC-p8PKi4w7a3W4vhqI1uc4zGMJNKQgHC9CwQSzmQY/edit?hl=en_US>. Acesso em: 14 out. 2012. <https://docs.google.com/present/edit?id=0AS4Xp8VZacZTZHRyc3NiNl8wZzdxYzV4ZGI &hl=en_US>. Acesso em: 14 out. 2012. <https://docs.google.com/document/d/1uT1onbTwzmOKUKnAGOYThtUcqvqt8Rs6P8t4 YX7xmnw/edit?hl=en_US>. Acesso em: 14 out. 2012. KOCH, Ingedores Villaa. A coeso textual. So Paulo: Contexto, 2008.

Passo 2 (Equipe) Pesquisar sobre as caractersticas dos Tipos de Textos na internet (descritivo, narrativo e dissertativo-argumentativo) ou livro-texto; as instrues para a produo de cada texto constando a estrutura de cada um devem ser objetivas. Algumas sugestes para consulta: <https://docs.google.com/document/d/1Ssr0YCQFCSO6Enjq25MrnjSDKQ8lWtYP6SkoWT -iouQ/edit?hl=en_US>. Acesso em: 14 out. 2012. ABAURRE, Maria Luiza M. e ABAURRE, Maria Bernadete M. Produo de texto: interlocuo e gneros. So Paulo: Moderna, 2007. Passo 3 (Equipe) Ler novamente o texto selecionado no Passo 4 da Etapa 2, pois ele servir de base para a produo de um texto dissertativo-argumentativo a ser produzido pelo grupo no prximo passo.

Passo 4 (Equipe) Elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema apresentado no texto lido no Passo 3, o mesmo selecionado pelo grupo no Passo 4 da Etapa 2. O texto dever ser entregue

Luciene Maria Garbuio

Erro! Nenhum texto com o estilo especificado foi encontrado no documento.

Pedagogia - 1 Srie - Leitura e Produo de Textos

Pg. 8 de 8

ao professor (que poder apontar quais aspectos podem ser melhorados) no formato descrito no item Padronizao e dever conter: - Ttulo do texto - Introduo (contextualizao do tema) - Anlise articulada da questo tematizada - Qual o ponto de vista (tese) que se pretende defender - Aspecto formal do texto

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: A nova ortografia. Esta atividade importante para que voc vocs pesquisem e utilizem estratgias para memorizar as principais mudanas na nova ortografia da Lngua Portuguesa. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Figura Grump e a reforma ortogrfica Fonte: <http://peganomeu.wordpress.com/2009/03/31/grump-e-a-reforma-ortografica/>.

Acesso em: 14

out. 2012.

PASSOS
A reforma ortogrfica da Lngua Portuguesa est em vigor desde Janeiro de 2009 e o perodo de transio at o final de 2012. Oito pases lusfonos adotaram o novo acordo: Brasil, Portugal, Angola, Moambique, Guin-Bissau, So Tom e Prncipe, Cabo Verde e Timor Leste. As mudanas foram elaboradas com a inteno de simplificar a escrita e unificar as regras da Lngua Portuguesa, as quais envolvem, principalmente, o uso do hfen e da acentuao.

Luciene Maria Garbuio

Erro! Nenhum texto com o estilo especificado foi encontrado no documento.

Pedagogia - 1 Srie - Leitura e Produo de Textos

Pg. 9 de 9

Passo 1 (Equipe) O grupo dever pesquisar em sites na internet as principais caractersticas dos pases de Lngua Portuguesa envolvidos na reforma ortogrfica. Os integrantes de cada grupo devero dividir a busca e apresentar ao professor as seguintes informaes sobre cada pas: a) Bandeira b) Histria do pas c) Localizao (apresentar o mapa do pas) d) Lngua Oficial e) Clima f) Meio Ambiente g) Populao h) Etnias i) Problemas sociais j) Economia k) Educao l) Cultura m) Literatura

Passo 2 (Equipe) Pesquisar em livros, revistas ou na internet informaes sobre a Nova Reforma Ortogrfica. Alguns links sobre o tema que podem ser acessados: Reforma Ortogrfica <http://www.abril.com.br/reforma-ortografica/>. Acesso em: 14 out. 2012. Reforma Ortogrfica. Disponvel em: <http://www.reformaortografica.com/>. Acesso em: 14 out. 2012. Academia Brasileira de Letras. Disponvel em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23 >. Acesso em: 14 out. 2012. Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa. Disponvel em: <http://www.priberam.pt/dlpo/ >. Acesso em: 14 out. 2012.

Passo 3 (Equipe)

Luciene Maria Garbuio

Erro! Nenhum texto com o estilo especificado foi encontrado no documento.

Pedagogia - 1 Srie - Leitura e Produo de Textos

Pg. 10 de 10

Agora o grupo dever reunir as informaes pesquisadas e organizar os textos produzidos para montar o Painel. 1) Organizar o contedo da pesquisa em painis de forma bastante criativa (estima-se, no mximo, o tamanho de seis cartolinas), os quais podero ser expostos nos corredores ou na biblioteca de sua unidade. 2) Os itens abaixo devero ser apresentados no Painel: - Ttulo do Painel; - Nome completo dos componentes do grupo e respectivos RAs; - Nome da Disciplina; - Nome do Professor da Disciplina. 3) O contedo a ser organizado no Painel dever ser o seguinte: 3.1 O gnero textual selecionado pelo grupo no Passo 4 da Etapa 2; 3.2 Texto argumentativo produzido no Passo 4 da Etapa 3; 3.3 As regras ortogrficas presentes nos dois textos anteriores (3.1 e 3.2). Pelo menos 10 (dez) regras devem ser apresentadas no Painel. 4) Critrios que sero considerados durante a avaliao do Painel: a) Layout estratgias visuais devero ser utilizadas para chamar a ateno do leitor; b) Didtica estratgias devero ser utilizadas para facilitar a assimilao do contedo por qualquer leitor ou pelos integrantes do prprio grupo; c) Contedo dever haver uma seleo e organizao criteriosa do contedo apresentado no item 3) acima.

Figura Charge de Marlon Tenrio sobre a reforma ortogrfica Fonte:

<http://www.marlontenorio.com/blog/tag/humor/page/3/>. Acesso em: 14 out. 2012.

Luciene Maria Garbuio

Erro! Nenhum texto com o estilo especificado foi encontrado no documento.

Pedagogia - 1 Srie - Leitura e Produo de Textos

Pg. 11 de 11

5) O painel dever ser entregue e exposto nos corredores da unidade em data estabelecida pelo professor da disciplina, sob a orientao do coordenador do seu curso.

REFERNCIAS
ABAURRE, Maria Luiza M. e ABAURRE, Maria Bernadete M. Produo de texto: interlocuo e gneros. So Paulo: Moderna, 2007. KOCK, I. G. V. e ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. 2. ed. So Paulo: Contexto, 2008). KOCH, Ingedores Villaa. A coeso textual. So Paulo: Contexto, 2008.

Livro Texto da disciplina:


KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria (orgs.). Ler e Compreender os Sentidos do Texto. 1 ed. So Paulo: Contexto, 2006.

Luciene Maria Garbuio

Erro! Nenhum texto com o estilo especificado foi encontrado no documento.

Vous aimerez peut-être aussi