Vous êtes sur la page 1sur 4

Avaliao

Modernismo Brasileiro

Aluna: Adriana Bertolucci 09/0002270

Braslia, Janeiro de 2013

Questo 01. Comente sobre o livro Macunama, de Mrio de Andrade, explicando a colocao de Ivan
Marques e explicitando as caractersticas por ele levantadas.

Resposta: Ivan Marques, no texto 'Macunama e a organizao da baguna nacional' caracteriza a obra de Mrio de Andrade como hbrida, de gnero indeterminado. Tal caracterstica encontrada, de acordo com o pesquisador, em outras obras modernistas, relacionando o hibridismo com o carter da inveno e inovao dos textos da poca. Marques diz que o prprio Mrio de Andrade no sabia classificar sua obra, oscilando entre os gneros de 'histria', 'romance folclrico', 'romance popular' ou 'potico', encontrando na caracterstica da rapsdia seu melhor espao. Em seu texto, Marques coloca Mrio de Andrade como um defensor do nacionalismo esttico em busca da diferena brasileira. Este qu de diferente baseava-se em uma mistura de tpicos encontrados dentro de uma narrativa. Assim, Marques ressalta o hibridismo do personagem Macunama: complexo tanto em sua idade quanto em sua raa: ndia, branca e negra. Da mesma forma, o antagonista gigante Paim tambm perpassa por mais de uma nacionalidade: italiana, indgena e sul-africana. Alm de um hibridismo dentro dos personagens, Mrio de Andrade fez uso de uma complexa rede lingustica, misturando cdigos populares com eruditos, tornando hbrida tambm a linguagem nessa obra. Assim, h matrizes folclricas coexistindo com experimentaes vanguardistas. O autor cambiou entre um olhar mtico e um enfoque realista, registrando ao mesmo tempo o cmico e uma viso problemtica do contexto. Toda essa pluralidade de coexistncias se juntando para constituir um ponto de vista crtico da sociedade brasileira (MARQUES, p.2). A indeterminao do gnero tem relao com a indefinio de uma pas por sua difcil compreenso. Sendo assim, tem-se o Brasil, e tambm a obra Macunama, como objetos incapazes de firmar-se em um diagnstico conclusivo. Ambos, lugares onde explodem as contradies.
O hibridismo um dado formal (constitutivo), que exprime de diversas maneiras a desconjuntada matria local a que o escritor se dedicou nos anos 20. A rapsdia, ou bricolagem, define-se no apenas pela reunio de fbulas populares, mas pela sobreposio de elementos dspares, que sugere ao fundo a formao problemtica, me processo, da nao brasileira. MARQUES, p.2

Para Marques, a tentativa de demarcao de um Brasil colocou Mrio de Andrade no meio de uma balana em que, de um lado, h a pluralidade brasileira, e de outro, a entidade/ unidade nacional. Mrio de Andrade assume a ausncia de organizao em sua obra, e Marques refora a ambiguidade tambm dentro de um carter de organizao: (a) moral: tica, relacionando trabalho e

projetos; (b) psicolgica: relacionada identidade. Macunama se concretiza na juno de dois caminhos opostos: a unificao pela pluralidade. A busca de um carter (hbrido tambm em seu sentido, podendo encontrar-se na construo de uma caracterstica ou em uma formao tica), de uma organizao nacional dentro da baguna brasileira, de uma unidade na complexidade tnica, histrica e cultural, tornou hbrido o hibridismo marioandradeano. Paradoxos parte, Macunama relaciona-se com si mesma, contrapondo-se e combinando-se, simultaneamente, concluindo-se como uma tentativa frustrada e magnifica de composio de uma unidade dos Brasis. Quase uma obra mono-hbrida.

Questo 02. No Manifesto da Poesia Pau-Brasil, Oswald de Andrade escreve: A lngua sem
arcasmos, sem erudio. Natural e neolgica. A contribuio milionria de todos os erros. Como falamos. Como somos.. Explique em profundidade esta afirmao considerando o contexto histrico e cultural (a modernidade, as vanguardas etc.), bem como a proposta esttica do movimento modernista. Para ilustrar a discusso, elabore uma anlise do poema Pronominais considerando esse aspecto.

Resposta: O movimento Modernista foi em sua totalidade uma busca pelo o puro e real brasileiro. Os pensadores, artistas, escritores buscaram aplicar esse ponto de vista em diversas reas do Brasil. Na pintura por exemplo, traos e cores representando o que era vivo em terras brasileiras, com uma esttica desvencilhada dos mandamentos europeus. A literatura tematizou a diversidade cultural das manifestaes populares, os textos mostravam a poesia dos fatos estticos, a riqueza da diversidade tnica e as culturas de cada tradio. Tambm a escrita recebeu novos tratamentos. Os modernistas criticavam as construes parnasianas, sistemticas, acadmicas. A poesia deveria ser livre, versos livres, estrofes ou no. E dentro dessa construo inovadora, estaria a representao mais pura e verdadeira da lngua falada no Brasil: o Portugus Brasileiro. Ouso dizer que foram os primeiros traos sociolingusticos que assumiam na literatura a vario lingustica. Afinal, o brasileiro em pleno sculo XX j no falava com erudies e nem arcadismos. O poema de Oswald de Andrade, Pronominais, consegue em poucos versos criticar o academicismo da lngua, a normatizao da gramtica, em favor do vernculo brasileiro. Para isso, Andrade representa personagens reais que dentro do cotidiano, do vida lngua brasileira. A gramtica pertence tanto ao mulato sabido, quanto ao professor e ao aluno. Mas Andrade ressalta:

os constituintes da Nao Brasileira, o 'bom negro e o bom branco', no seguem as normas ditadas pela gramtica. No vernculo popular, na fala menos monitorada, pra qu seguir as regras que ningum sabe? A fala, a verdadeira, no do jeito que a normatizao insiste em postular. A fala viva e pura. O que os brasileiros sabem dizer Me d um cigarro. E foi da fala pura do povo que os modernistas se apoderaram para produzir literatura.

Vous aimerez peut-être aussi