Vous êtes sur la page 1sur 4

Usando Trackmaker para fazer montanhismo.

13/4/2011 | 19:35:00

O Trackmaker o melhor programa para edio de dados de GPS e melhor do que isso, gratuito. Saiba algumas funes deste programa que podem ajudar o aventureiro a traar uma rota antes mesmo do sair a campo.
Por Pedro Hauck

O Trackmaker, programa da Geostudio tecnologia, o mais popular programa de edio de dados de GPS do Brasil. uma ferramenta fcil de usar e conta com uma verso gratuita. Trata-se de um programa indispensvel para quem tem GPS, fazendo interface entre o computador e o GPS, sendo indispensvel, por exemplo, para jogar os dados do site Rumos para o aparelho.

:: Faa Download do TrackMaker :: Conhea o site Rumos: Navegao em Montanhas! :: Veja como jogar os dados do Rumos para um aparelho de GPS Garmin.

Alm de ser uma das principais interfaces de uso no computador, o TrackMaker pode oferecer uma ferramenta a mais aos aventureiros, com a possibilidade de trabalhar em cima de imagens georreferenciadas (imagens de satlite e cartas topogrficas), planejar um caminho e jogar no GPS para seguir durante uma aventura.

Para utilizar esta funo, o usurio precisa ter uma carta topogrfica digitalizada. Isto no um dado fcil de adquirir, porm, com a melhora no site do IBGE, possvel fazer download de cartas de diversas escalas. Abaixo temos o link para algumas pginas onde encontramos estes preciosos mapas:

IBGE http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/download/arquivos/index1.shtm ITCG - http://www.itcg.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=47 IGC - http://www.igc.sp.gov.br/ Cartas topogrficas de montanhas (site do Tacio) http://tacio.com.br/tacio/arquivos/cartas.shtml Clube dos Aventureiros - http://www.clubedosaventureiros.com/centraldownloads/cartas-topograficos-jpg/

Tendo em mos a carta do local onde voc pretende se aventurar, entra em ao o TrackMaker. Antes, veremos algumas configuraes necessrias para comear a georreferenciar seu mapa.

Mapas nos trazem informaes complexas e quando trabalhamos com ele precisamos saber se o sistema de coordenadas e Datum esto de acordo com o do programa, necessitando assim uma calibrao inicial. Antes, verifique o Datum de seu mapa (no Brasil os mapas antigos esto com Datum Crrego Alegre e os mais novos SAD 69). Aps realizar esta verificao, siga os passos abaixo:

Ferramentas opes Coordenadas Selecionar a opo UTM (ver sistema de coordenadas do mapa) Selecionar o boto True Grid - OK

Nesta opo voc informar ao TrackMaker que ele dever trabalhar com coordenadas UTM e com o Norte de Quadrcula exatamente na vertical da tela.

Ferramentas opes Datum SAD69 (ver Datum do mapa) OK

Todos os mapas tem este local onde informa qual o Datum e outros sistemas para poder trabalhar no TM

Aps a configurao dos sistemas do mapa, voc est pronto para inserir o mesmo em seu TrackMaker atravs deste caminho:

Opes Inserir imagem de mapa selecionar arquivo OK

A carta topogrfica aparecer em seu TrackMaker, mas desta maneira ela apenas uma imagem, no tem informaes espaciais nela. Para que seja til na navegao, voc deve dizer ao computador quais so as coordenadas geogrficas que aquele mapa est, isso quer dizer, voc precisa georreferenciar este mapa.

Aps a insero do mapa, o boto ferramenta Ajuste de Imagem, ficar disponvel em seu

TrackMaker. nele onde voc ir georreferenciar a carta. Para melhor ajustar, preciso utilizar cantos distantes do mesmo mapa, pois seno ele ficar deformado e as informaes colhidas estaro incorretas. Para isso, escolha cantos opostos do mapa.

Para saber as coordenadas, cruze os eixos de latitude e longitude que em UTM so expressos em quilmetros multiplicados por 1000. Veja como exemplo esta carta que a juno das Cartas Bairro Alto e Rio do Nunes, ambas na escala 1:25.000 que so fruto do projeto Pr Atlntica, disponveis no site do ITCG.

Nestas cartas eu escolhi a coordenada de cantos opostos. Atente em informar o cruzamento exato das coordenadas e informar na caixa que aparecer as latitudes Norte Sul em Northing e Leste Oeste em Easting. So necessrios no mnimo dois pontos, porm voc pode deixar os dados mais precisos colhendo quatro pontos, um em cada extremidade do mapa. Para testar se o mapa estava georreferenciado corretamente, joguei dados do Rumos nesta carta. Como eu sei que este mapa abrange a regio do Pico Paran, baixei o tracklog do site e joguei sobre o mapa, veja na segunda imagem no canto direito do site como ficou Desenhando uma rota sobre a carta topogrfica. Agora que voc tem o mapa georreferenciado, voc pode desenhar um caminho que pretende fazer no campo e jogar no GPS. Para isso, selecione a ferramenta Desenho a mo livre na barra lateral esquerda do programa e comece a desenhar a rota. Neste, estou querendo fazer uma travessia descendo o rio Cacatu. Posso com a ferramenta Lpis, marcar pontos importantes, como por exemplo, encontro entre rios, veja na terceira imagem que ilustra este artigo (ao lado) como ficou. Agora que voc tracejou um caminho, precisa enviar ele para o GPS. Para isso, conecte seu aparelho no computador, v em GPS, escolha a marca de seu aparelho. Uma janela aparecer. Nela deixe selecionado o boto enviar, escolha o boto tudo e todos os trajetos e pontos sero transportados para seu GPS e voc ter uma importante informao para campo.

Nota: Cuidado em confiar cegamente nos dados de seu GPS. Seu Georreferenciamento pode estar incorreto e o prprio aparelho apresenta erro de 10 metros. Por isso, nada substitui a interpretao de trilhas no campo. Por este motivo que ter um GPS no significa que voc pode ir pra qualquer lugar. indispensvel voc ter conhecimento e experincia em montanhismo ou de outro esporte que esteja praticando para poder chegar em locais de difcil acesso.

Vous aimerez peut-être aussi