Vous êtes sur la page 1sur 15

As maravilhas do GPS

14/4/2009 | 17:32:00

Todos j sabem dos benefcios do uso de GPS nas mais diversas atividades, entretanto quando vamos buscar informaes mais objetivas e menos tcnicas, sempre encontramos dificuldades e muitas vezes no conseguimos nem sequer saber qual aparelho de GPS, na vasta opo oferecida pelo mercado, se encaixa melhor em nosso perfil de usurio.
Como montanhista, vou fazer uma anlise de um aparelho que julgo ser o melhor para as atividades ao ar livre, o GPS Map 60CSX da Garmin. Este o GPS que tem o melhor custo benefcio do mercado para usurios como eu, podendo ser usado tanto em navegao em trilhas e montanhas como tambm no carro. Vou explicar porqu e tambm que programas de computador voc tem que aprender a trabalhar para saber melhor utilizar as informaes colhidas pelo seu aparelho e tambm por outros usurios que podem compartilhar informaes contigo. Sobre o sistema

Todo mundo sabe que GPS a sigla em ingls de 'Sistema de posicionamento global'. Existem 24 satlites mantidos pelos Estados Unidos que orbitam sobre a terra e emitem simultaneamente sinais de rdio codificados que so recebidos pelo seu aparelho de GPS. Pelo lapso de tempo demorado entre a emisso do sinal pelo satlite e recepo da informao pelo seu aparelho ele ir determinar sua latitude, longitude e altitude, isso se voc conseguir captar mais que quatro satlites. Quanto mais satlites, melhor sua preciso.

Esse sistema foi desenvolvido na dcada de 60 pelos militares americanos e nos anos 80 foi liberado para uso civil. No comeo, a margem de erro era de 100 metros, isso por que os americanos tinham um sistema de segurana que provocava estes erros. Com a melhoria da tecnologia de defesa americana, foi liberado o sinal com at 10 metros de erros em 2000, deixando o sistema anti spoofing restritos aos locais desejados.

por este motivo que o GPS s foi se tornar popular muito recentemente. Com a nova gerao de GPS civil, os custos diminuram bastante e a qualidade dos aparelhos aumentou, como o caso do GPS map 60CSX que o aparelho que eu recomendo e que usarei de exemplo neste artigo. O GPS map 60 CSX

O 60 CSX tem um novo sensor que, diferente da antiga gerao, capaz de receber dados do satlite dentro da floresta densa e em vales estreitos com uma preciso de at 10 metros. Em lugares abertos, a preciso chega a ser de 2 metros! Mesmo com um sensor muito melhor que os da gerao anterior, o consumo de energia muito menor. Ele usa duas pilhas AA que duram cerca de 18 horas com o GPS ligado.

Este GPS j tem a tela colorida e ele vem equipado com bssola eletrnica e altmetro, da a vantagem do CSX em relao aos seus modelos anteriores o CX e o CS. Outra coisa importante que o CSX tem entrada para carto de memria micro SD, onde ficam armazenados os mapas, que so uma das inovaes desta nova gerao de aparelhos.

Para as pessoas que nunca ligaram um GPS na vida, recomendo a leitura prvia de um tutorial sobre o Garmin 60 CSX j existente na Internet, de forma que no preciso repetir as mesmas informaes aqui.

Clique aqui para ler o tutorial do GPS Gamin 60 CSX por Simeo Gomes

Mapas para GPS

Um GPS sem mapas como um computador com DOS, o usurio comum acaba no se entendendo com a mquina. Quem usa GPS sem ser agrimensor e cartgrafo no quer saber qual a latitude e longitude ele est, quer saber em que rua e ainda mais, quer que o GPS fale para ele onde est o local que ele deseja ir.

Uma das grandes vantagens do 60 CSX essa. Sua conectividade via USB com um computador permite que o usurio baixe mapas da Internet e que ele veja onde ele est atravs do visor colorido do aparelho.

Entretanto esta grande vantagem, at pouco tempo atrs estava restrita apenas aos americanos e europeus, pois no resto do mundo no existiam mapas em escalas de detalhe e assim no podamos disfrutar de todos os benefcios do sistema. Isso por que a Garmin apenas confecciona mapas para quem eles julgam ter um mercado que vala a pena, o que excluiu a Amrica Latina.

Esta realidade comeou a ser mudada no Brasil com o incio do projeto Tracksource, que comeou a desenvolver mapas e disponibiliz-los gratuitamente na Internet. A grande

dificuldade, no entanto, criar mapas que estejam roteados.

Um mapa digital no apenas um desenho de ruas avenidas e estradas. Ele tem que conter informaes sobre o sentido da rua e que ela exista. Um mapa com estas informaes ditas 'georreferenciadas' so chamados mapas roteados, pois ele est programado para fazer rotas para voc navegar.

Se a obteno de um mapa 'desenho' j difcil, imagine um mapa com todas as informaes de roteamento. este o grande desafio do projeto Tracksource, conseguir rotear os mapas urbanos do Brasil.

Uma vez que estes mapas estiverem roteados, o GPS poder te informar o melhor caminho para voc chegar ao seu destino e um GPS como o 60 CSX poder ser usado em um carro sem o menor problema. Hoje, ainda no recomendado uma navegao s cegas. Entretanto para o sistema melhorar uma questo de tempo, pois os trabalhos so acumulativos.

O Projeto Tracksource oferece mapas rodovirios de todo o Brasil e tambm mapas urbanos de principais cidades. H ainda no projeto, para quem se aventura em trilhas, a possibilidade de download de mapas topogrficos. Programas que voc precisar ter

O primeiro programa que voc precisa ter rodando em seu computador o Mapsource, software que j vem junto com o 60 CSX. Este software quem faz uploads de mapas para seu GPS, ou seja, sem ele voc no conseguir jogar para seu aparelho os mapas do projeto Tracksource, assim como os outros projetos de mapas de outros pases.

Outro programa importante o TrackMaker. Este software tem duas verses, uma gratuita e outra paga. O interessante do TrackMaker us-lo como ferramenta de edio dos dados colhidos pelo seu GPS. Com o TrackMaker, voc edita pontos, rotas, apaga informaes que no so teis e com a verso paga, voc calcula rea e permetro alm de poder exportar suas informao para softwares como o Auto Cad e Sistemas de informao Geogrfica (SIG s). Esta verso bastante interessante para quem trabalha em prefeituras e universidades e precisam da informao de GPS sem grande acuracidade (ou seja, no precisam de mapas extremamente precisos ao ponto de terem que usar GPS geodsicos com preciso centimtrica).

Para usurios comuns, acho bastante interessante a interface que o TrackMaker faz com o

Google Earth, exportando os pontos e rotas para serem visualizadas nas imagens tridimensionais do programa. Usando o Map Source

O Mapsource, software que acompanha o GPS 60CSX na caixa, um programa muito importante, pois ele que faz a interface do aparelho de GPS com o computador na entrada dos mapas.

Uma vez que voc fez o download dos mapas para Mapsource do projeto Tracksource e instalou-os no seu computador, voc poder export-los para visualizar em seu GPS.

Para fazer isso, escolha seu mapa na caixa de seleo de mapas, usando a ferramenta 'map tool' selecione o mapa que deseja mandar para o GPS. Escolha todos os mapas que quiser. Dependendo do tamanho da memria de seu GPS (o 60 CSX vem com 64 mb) caber quantos mapas voc quiser.

Lembre-se de mandar os mapas tudo de uma vez s para o GPS. Pois quando voc exporta mapas do PC para o GPS, ele apaga os mapas que estavam na memria anteriormente. Pronto, agora seu GPS est turbinado com mapas.

Se ainda tiver dvidas sobre como mandar mapas para GPS, veja o Tutorial de Simeo Gomes.

Outra ferramenta importante do Mapsource a possibilidade de criar uma rota. As rotas so muito teis quando voc pretende ir a algum lugar onde nunca foi. Eu sempre uso as rotas quando vou para So Paulo, por exemplo, que uma cidade enorme com muitas dificuldades para os desenvolvedores de mapas fazer o roteamento. Assim, eu mesmo crio o caminho que quero percorrer.

Para criar uma rota, h duas maneiras, uma automtica e outra no. Para configur-las, v ao menu 'Edit' e depois 'Preferences...'.

Quando abrir uma janela, v na aba 'routing'. Aparecer outra janela onde aparecer no primeiro campo a seleo de duas possibilidades: 'Use auto routing' e 'Use direct routing', senda a primeira a automtica e a segunda a manual.

Se voc selecionar a opo 'auto routing', alguns campos em branco podero ser configurados, com o tipo de veiculo que voc est sendo transportado e como voc quer

chegar ao seu destino: Pelo caminho mais rpido ou o mais curto. Voc tambm pode dizer para o GPS que tipo de situao deseja evitar na seo 'try to avoid' como estradas secundarias, estradas sem pavimentos, retornos em U e vias preferenciais de transportes especiais (carpool lane, nos EUA faixas onde somente circulam veculos de transportes ou de passeio com sua mxima lotao, coisa que no deu muito certo no Brasil).

Obviamente, como podem ter percebido, a funo 'auto routing', por mais interessante que seja, no funcionar bem nos mapas urbanos no Brasil, pois para tanto nossos mapas tem que estar perfeitamente roteados, o que vai demorar para acontecer. Por isso que sempre uso a ferramenta manual: 'direct routing'.

Para fazer uma rota, escolha o mapa para trabalhar no Mapsource e selecione a ferramenta 'route tool'. Comece a desenhar uma rota a mo sobrepondo as ruas, avenidas, estradas que pretende rodar, at chegar ao destino. Uma dica que posso dar marcar pontos em lugares estratgicos e nunca muito prximos uns dos outros, para no te confundir. Use tambm um mapa do Googlemap link para saber o sentido das ruas e no entrar na contra mo.

Ao fim do seu roteiro, feche a linha apertando a tecla 'esc' do teclado. Depois, clicando com o boto direito do mouse, a seleo que voc fez ir ficar em amarelo. Clicando novamente sobre a linha amarela com o boto direito do mouse, voc abrir uma tela de configuraes da rota, onde poder renome-la, assim como dizer a direo dela, no caso se voc comeou do seu destino e foi at o seu ponto inicial.

Conectando seu GPS no PC com o cabo USB, no menu 'Transfer' do Mapsource, voc seleciona a opo 'send to device' depois seleciona os campos, 'way points' e 'routes' e pronto, ter a rota feita no seu GPS.

Agora basta ativar esta rota no seu aparelho. Para tanto, v na pgina 'menu principal' do GPS, selecione a opo 'Rotas', e selecione a sua rota criada. Aparecer na tela todo o trajeto escrito, v na opo 'navegar' e logo depois 'fora da estrada' assim ele ir te guiar pela rota escolhida, apitando toda vez que voc chegar perto de um n, ou seja, de um ponto por voc marcado na criao da rota (da a necessidade de fazer estes ns nas mudanas de direo).

Para quem se interessar sobre a possibilidade de criao de rotas para o GPS 60 CSX, selecionei estes dois vdeos do youtube que so bastante didticos, mas esto em ingls.

TrackMaker

Se o Mapsource um programa de entrada de dados para seu GPS (mapas e rotas). O TrackMaker de sada.

A vantagem deste programa em relao ao Mapsource a possibilidade de edio dos trajetos e pontos colhidos com seu GPS.

Com este programa, voc poder apagar trajetos repetidos ou errados, criar ou apagar pontos, fazer calculo de rea, criar grficos de altitude. Editando estes dados, voc poder criar seu prprio mapa, exportar para CADs e SIGs, assim como tambm criar seu prprio mapa para GPS.

Existem duas verses do programa, uma gratuita e outra paga.

J existem apostilas e tutoriais muito bem escritos sobre este programa na Internet. Para tanto apenas vou deixar o link destes tutoriais para que as informaes no fiquem repetidas: Clique aqui para ler um tutorial das principais funes do TrackMaker .

Navegando sem mapas

Obviamente que no so todos os lugares que os mapas do Tracksource tem cobertura. Em trilhas e montanhas normalmente no h mapas. Mas isso no quer dizer que o GPS seja ruim, pelo contrrio, ele uma tima ferramenta de orientao e uma segurana a mais.

Eu j fui uma vez salvo pelo GPS. Estava escalado um vulco na Argentina quando de repente fui surpreendido por uma tempestade de neve que apagou minhas pegadas e no me deixava enxergar nada a poucos metros de distncia. Com o GPS eu vi o caminho que eu havia percorrido na ida e o refiz para voltar. Usando a funo Trackback do GPS:

Escolha entre gravar toda trilha ou Depois de percorrer somente depois de uma trilha, grave um lugar desejado. um trajeto (obs. Geralmente no se deixe sempre o grava o trajeto campo reg. trajecto completo pois h mais ligado). trilhas arquivados no GPS.

Depois de marcada e nomeada a trilha no GPS, voc ter nesta tela a informao sobre a distncia, a cor da trilha no mapa. Selecione a tecla Trackback.

Selecione no mapa o ponto onde voc deseja voltar na trilha e aperte 'enter'. Depois aparecer uma mensagem na qual voc deve escolher para que ele te guie pelo trajeto.

Este apenas um exemplo como um GPS essencial na montanha. Depois que voc percorreu uma trilha, voc pode, atravs do TrackMaker, importar os pontos e trilhas do seu GPS, edit-lo e compartilhar com algum que queira ir para o mesmo lugar que voc foi.

Outra possibilidade de uso do GPS fazendo uma interface com navegao analgica e digital, isso se voc tiver uma carta topogrfica.

Para voc fazer este tipo de navegao, preciso estar atento com algumas configuraes bsicas de seu GPS que tem que estar usando o mesmo sistema de coordenadas da carta topogrfica e tambm o mesmo DATUM. Se seu GPS no estiver configurado igual, voc no navegar direito.

As cartas topogrficas do IBGE utilizam o sistema de coordenadas UTM. As cartas mais antigas usam o DATUM Crrego Alegre, e as mais recentes utilizam a SAD69. Entretanto recentemente estamos transicionando para o DATUM WGS84, que o DATUM dos Estados Unidos e o DATUM que o Google Earth utiliza.

Para configurar estas opes em um GPS 60CSX voc tem que ir no menu principal, abrir a opo 'definies' e em seguida 'unidades'

Nesta tela voc escolher em Esta a tela do menu que sistema de coordenadas Nesta tela voc ir configurar principal. Para alterar as vai trabalhar, DATUM e outras todo seu GPS. Selecione configuraes do seu GPS, unidades importantes que Unidade selecione a funo 'definies' precisar estar igual a da sua carta topogrfica.

Um pouco sobre cartas topogrficas

Para sabermos navegar decentemente com uma carta topogrfica temos que ter um mnimo de informao sobre elas.

A primeira coisa que uma carta topogrfica uma projeo de um elipside sobre um plano. Isto por si representa uma grande dificuldade da cartografia, a necessidade de distoro. Diante deste problema, existem muitos tipos de projeo. A adotada no Brasil chama-se UTM, 'Universal Transversa de Mercator'. Este sistema de referncia surgiu nos Estados Unidos na dcada de 50, com o objetivo de determinar as coordenadas retangulares nas cartas militares em escalas grandes. A Terra projetada em um cilindro transverso secante limitado pelos paralelos 84N e 80S. Esta diferena se d devido ao achatamento entre os hemisfrios norte e sul. A partir do anti-meridiano de Greenwich (180W) divide-se a Terra em 60 fusos ou zonas de 6 de longitude girando para leste at 180 E. A diviso em zonas decorrente da necessidade de se reduzirem as deformaes.

Sobre a zona, lanado o sistema de quadriculado, cuja eqidistncia depender da escala

da carta; nas cartas topogrficas do IBGE, a equistncia do quadriculado :

1:25.000 = 1 Km 1:50.000 = 2 Km 1:100.000 = 4 Km 1:250.000 = 10 Km Para uma navegao precisa com a bssola do GPS, leve em considerao a diferena entre no Norte Magntico, o Norte Geogrfico e o Norte da Quadrcula. Isso ocorre por que o Norte verdadeiro, ou Geogrfico no coincide com o Norte que a bssola aponta, que o magntico. No centro da carta h uma referncia sobre a declinao magntica (diferena em graus entre o norte Geogrfico e o magntico), ela cresce 10 todos os anos. Se por exemplo sua carta topogrfica fosse do ano de 1976 e tivesse na poca da impresso uma declinao magntica de 1044, em 2008, depois de 32 anos ela teria uma declinao magntica de 1604, pois 32x 10= 320 que dividido por 60 igual a 520. Ento 520+ 1044= 1604.

A representao mais importante da carta topogrfica a altimetria que representada pelas curvas de nvel. No mapeamento topogrfico do IBGE, escalas 1:25.000, 1:50.000, 1: 100.000 e 1:250.000, so utilizadas curvas de nvel com eqidistncia compatvel com a escalada da carta (10m, 20m, 50m e 100m respectivamente). Como navegar com um GPS e carta topogrfica?

O primeiro passo a ser tomado se localizar na carta topogrfica. Estando o sistema de coordenadas e o DATUM de seu aparelho configurado igual ao da carta, marque um ponto no papel onde voc est.

Para poder fazer isso com preciso, leve ao campo um lpis e uma rgua. Atravs da escala, saiba quantos graus, minutos ou segundos, ou quilmetros (UTM) representa um centmetro na carta topogrfica. Para tanto guarde estes valores: Escala: 1:25.000 1:50.000 O que representa 1 cm: 250 metros 500 metros

1:100.000 1:200.000

1 km 2 km

Uma dica para no precisar decorar estes valores: Divida a escala por 10.000 e a ter o que um centmetro representa em quilmetros na sua carta topogrfica.

O segundo passo se localizar na carta topogrfica. Tendo o GPS na mo, veja as coordenadas e localize-a na carta.

O terceiro passo obter as coordenadas do local onde voc deseja ir. Para isso, marque na carta o ponto desejado e com a rgua calcule a distancia deste ponto at um ponto de coordenadas conhecidas. Atravs de uma regra de trs voc obter a coordenada. Exemplo prtico

Para fazer este exerccio, vamos usar uma Carta topogrfica do Instituto Geogrfico Militar do Chile e assim sair um pouco do padro IBGE.

O IGM do Chile utiliza o DATUM Provisrio Sul-americano 1956 (Prov S Am56 no GPS) A escala de 1:50.000, o que quer dizer que cada 1 cm na carta equivale a 500 metros reais. O sistema de coordenadas est em graus e minutos (preto) e UTM (roxo), o que um padro internacional. Para clculos o uso de coordenadas UTM (UTM UPS no GPS) muito mais prtico.

Com estas informaes em mos, colhidas na prpria carta topogrfica. preciso que o GPS se adeque ao sistema da carta para que as configuraes fiquem as mesmas (menu principal - definies - unidades).

Neste exemplo prtico vamos reviver uma experincia minha. Eu estava escalando o Cerro Tupungato no Chile, uma montanha muito remota onde quase no h trilhas para escal-la. Eu tinha a carta topogrfica e um GPS e precisava fazer uma navegao digital/analgica com estas ferramentas.

Com o GPS ligado eu peguei as coordenadas do local onde eu estava (na carta topogrfica marcada com o nome 'Penitentes': '6.313.700 km, 425.650 UTM km'. Com as coordenadas em mo eu localizei na carta o local onde estou e o marquei com um lpis.

Em seguida, eu precisei fazer uma interpretao na carta topogrfica por onde passava a rota que eu estava escalando. Isso equivale a interpretar as curvas de nvel e saber onde

ficam as cristas e vales da montanha. Tendo isso em mente, com um lpis eu anotei pontos na carta por onde teria que passar e fazendo uma regra de trs eu obtive a coordenada destes pontos marcados sobre a carta (na carta topogrfica estes pontos esto marcados como sendo: Hito 2, 5100 e 5600, so acampamentos estratgicos na montanha, alm do cume que j um ponto cotado na prpria carta).

Para obter as coordenadas usando a regra de trs simples. Observe que na borda da carta topogrfica existem coordenadas de latitude e longitude. Veja as linhas destas coordenadas que passam perto do seu ponto. Com a rgua mea a distancia entre seu ponto e essas linhas. Sempre mea a longitude (x) da esquerda para a direita e a latitude (y) de baixo para cima. Isto para seguir o plano cartesiano crescente, isso se estiver no hemisfrio sul e ocidental.

De acordo com a escala da sua carta, voc saber o que equivale cada centmetro na carta em quilmetros ou graus. Usaremos o ponto 'Hito2' marcado no mapa e descobriremos as coordenadas em UTM. Uma vez que fazer clculos em graus muito mais complicado e chato por causa do sistema sexagesimal que exigem mais clculos. por este motivo que as coodenadas UTM so melhores.

Para calcular as coordenadas UTM do ponto Hito 2, calculamos as distancias x e y seguindo a

regra do crescente cartesiano que para X 3 cm e Y 2,5 cm. Como a escala da carta de 1:50.000, teremos:

1 cm = 0,5 km 3 cm = x x = 1,5 km

426 + 1,5 = 427,5 ou seja 426.500 km UTM

1 cm = 0,5 2.5 = y y= 1,25

6310 + 1,25 = 6311,25 ou seja 6.311.250 km UTM

Sabendo as coordenadas do lugar onde voc quer ir, h duas maneiras de marcar estes pontos. Uma das maneiras ir na pgina'mapa' do GPS e navegar com o cursor atento com as coordenadas que aparecem na tela at que o cursor passe em cima de seu ponto desejado onde apertando a tecla 'enter' voc marcar o ponto desejado sem ter ido at ele.

Outra maneira apertando a tecla 'Mark' do seu GPS. Ao aparecer a tela de marcar ponto novo, com o cursor do GPS v at o campo 'local', aperte 'enter' e digite a coordenada que voc deseja.

Quanto mais prximos os pontos, mais fcil ser a navegao, pois as retas entre eles ser menores e desta maneira ser mais fcil conseguir atravessar os obstculos naturais do relevo (os quais no se faz andando em retas) sem se perder.

Para auxiliar nesta tarefa, o 60 CSX tem uma ferramenta interessante para alert-lo da proximidade do ponto que te interessa acercar. Chama-se 'proximidade' e est no menu principal.

Para acionar este comando, aperte a tecla 'enter' sobre a linha tracejada. Logo aparecer a mesma tela da funo 'find'. Nesta tela, procure seu ponto desejado no desenho pontos. Esta funo pode ser usada em qualquer POIs cadastrado em seu GPS.

Depois que voc escolheu os pontos desejados, v com o cursor em 'Tom alarme proximidade' e configure do seu jeito. Fazendo isto, o GPS vai emitir um rudo toda vez que voc se aproximar e distanciar do ponto escolhido. Isto o ajudar durante a caminhada de aproximao do ponto.

Texto: Pedro Hauck Leia tambm: Navegando com bssola

Bibliografia especfica

CASTRO, J.F.M; Princpios de Cartografia Temtica e Sistemas de Informao Geogrfica (SIG). edio do autor. Rio Claro 1996.

IBGE; Manual de normas, especificaes e procedimentos tcnicos para a Carta Internacional do Mundo ao milionsimo - CIM 1:1.000.000. Manuais Tcnicos em Geocincias, n.2, 1993.

ELIAS, A.R; Avaliao de assoreamento de represas por meio de integrao batimetria GPS. Dissertao de mestrado. FCT - Unesp, Presidente Prudente, 1999. Links teis e complementares Calculadora de unidades cartogrficas Mini curso de GPS para iniciantes Leia mais sobre o GPS Garmin 60 csx Leia os manuais do Projeto Track source Leia mais sobre as funes e uso do Track Maker Leia mais sobre como fazer mapas de fundos para seu GPS Download do Programa Mapsource de graa. Download de mapas brasileiros do Projeto Tracksource Download de mapas argentinos do Projeto Mapear Download de mapas do cone sul, Argentina e Chile Download de mapas do Peru Download de mapas da Venezuela

Download de mapas da Grcia Download de mapas da regio andina do Chile, Argentina, Bolvia, do Projeto 'Viajeros' Downloads de mapas diversos Downloads de trilhas e passeios 4x4 para GPS no site de Tacio Philip Download de cartas topogrficas de montanhas no site de Tacio Philip Download de imagens de satlite Download de imagens de satlite da NASA Site oficial do Track Maker Biblioteca virtual do IBGE

Vous aimerez peut-être aussi