Vous êtes sur la page 1sur 2

Norma Europia EN 13537 Atualmente a Norma Europia EN 13537 que estabelece os padres e a metodologia para unificar a determinao de valores

s para as temperaturas de conforto trmico e a base de referncia que os fabricantes, ao menos os Europeus, devem seguir e aplicar em seus produtos. Obviamente, como se trata em ltima anlise de um ensaio de laboratrio, nunca ser possvel reproduzir as condies psicofsicas reais do usurio, porm garante e indica com uma ampla margem de segurana quais so as condies ideais de conforto que o saco de dormir est destinado a cobrir. Para maior segurana alguns fabricantes mais srios submetem os dados coletados em laboratrio a ensaios de campo de forma a validar estes ensaios. Neste contexto oportuno lembrar ainda que a sensao de calor/frio no depende unicamente da quantidade/qualidade ou do tipo do enchimento do saco de dormir, mas de outros fatores fisiolgicos ligados ao seu usurio, como o seu metabolismo, peso, idade, sexo, aclimatao, experincia e a sua forma fsica. Definies dos valores de conforto e extremos Temperatura mxima de conforto: a temperatura mxima na qual um homem normal durma sem transpirar abundantemente e estabelecida com o zper do saco de dormir aberto, os braos para fora e o capuz aberto; Temperatura de conforto: a temperatura que permite a uma mulher normal passar uma noite completa de sono em uma posio relaxada; Temperatura Limite inferior de conforto: define a temperatura mnima na qual possvel um homem normal dormir em posio encolhida por oito horas sem despertar de frio; Temperatura extrema: a temperatura mnima na qual o saco de dormir protege uma mulher normal da hipotermia, permitindo ter 6 horas de sono incmodo sem que a temperatura interna do corpo desa a nveis perigosos.

Ao escolher um saco de dormir a orientao levar em conta os valores indicados a nvel de conforto, pois neste caso um homem normal teria alguma margem de segurana visando compensar eventuais fatores fisiolgicos desfavorveis que afetem sua sensao trmica. As sensaes de calor e frio diferentes se devem ao fato de nosso corpo produzir calor continuamente, em quantidade maior ou menor em relao ao calor que estamos perdendo para o ambiente externo. Principais fatores fisiolgicos que influenciam nas sensaes de calor/frio: Metabolismo: quando uma pessoa dorme, produz de 75 a 100 Watts de calor em funo de diferentes fatores, como idade,sexo, peso e condies psicofsicas. Peso: uma pessoa com sobrepeso tem normalmente um metabolismo mais lento. Come mais do que consome. Quando praticamos atividade fsica, como no trekking, geralmente ingerimos menos calorias do que consumimos. As pessoas com sobrepeso tero energia reserva maior e melhor isolamento natural do corpo (pela gordura) do que pessoas magras, gerando menor sensibilidade ao frio. Idade: o metabolismo tambm est relacionado com a idade do indivduo. Uma pessoa mais velha gera menos calor, portanto sente mais frio do que uma pessoa mais jovem. Sexo: normalmente as mulheres tem uma maior sensao de frio do que os homens, sendo assim, com base na mulher que se define o valor padro de temperatura de conforto, em mdia 5C maior do que para o homem.

Costume: uma grande parte das pessoas atualmente habitando regies frias vive em residncias com calefao, trabalha em escritrios ou outros locais com calefao e se desloca em veculos climatizados. Este estilo de vida reduz o costume do corpo para suportar o frio. Experincia: a experincia e o hpbito de dormir ao ar livre ajudam a suportar e obter melhores resultados. Um principiante normalmente sentir mais frio e estar menos cmodo do que uma pessoa com experincias anteriores. Forma fsica: se levamos uma vida sedentria e realizamos um grande esforo fsico, como uma extensa caminhada, por exemplo, nos cansaremos mais rapidamente do que se estivssemos em forma. O esgotamento fsico reduz a produo de calor e ento teremos maior sensao de frio.

Vous aimerez peut-être aussi