Vous êtes sur la page 1sur 5

Georeferenciamento de Fotos com GeoTAG e Exiftool

Neste post vou ensinar como se faz georeferenciamento (colocar informaes geogrficas) em fotos. Utilizaremos ferramentas Open Source, e multiplataforma, o que significa que pode ser usado o Windows, Mac ou Linux ou outros sistemas. Neste tutorial eu explico usando-se um GPS, porm pode-se com o mesmo programa inserir coordenadas manualmente. s preencher os campos desejados (Latitude/Longitude/Altitude e etc) e mandar salvar as novas coordenadas. Quero ressaltar que este tutorial o bsico do bsico do bsico. Se derem uma fuada no programa Geotag (o que fortemente recomendo), vero que ele bastante poderoso, tem integrao com mapas, com o Google Earth, converte arquivos de vrios tipos de GPS para o formato GPX (atravs do programa GPSBabel), procura por nomes de locais conforme as coordenadas associadas com cada foto, permite a insero manual de coordenadas e etc. um programa poderoso, porm bastante intuitivo e fcil de ser usado. Ferramentas utilizadas: GPS Garmin ou algum outro que grave tracklogs em formato GPX (para este tutorial, mas o programa aceita outros tambm). Pode-se usar at um iPhone com algum software que grave trajetos. Mquina fotogrfica, obviamente. Softwares Geotag e Exiftool (que utilizado pelo Geotag) A primeira coisa a fazer colocar o gps para gravar o tracklog do percurso percorrido. Na maioria dos GPSs Garmin nvi existe uma funo oculta que serve para ativar a gravao de tracklog (e o melhor, de 1 em 1 segundo). Para ativ-la, leia ESTE post. Uma vez que esteja gravando, s pegar a mquina e sair fotografando. Depois de terminar de fotografar, pode-se desligar o gps, uma vez que ele j gravou todo o percurso percorrido. Agora sim que entra o georeferenciamento. Vamos l: 1 Crie uma pasta para os softwares. Pode ser qualquer nome, no importa. Apenas crie a pasta num local que se saiba depois onde foi criada. 2 Baixe o programa Geotag 3 Baixe tambm o programa Exiftool (que usado pelo Geotag na hora de gravar as informaes nas fotos)

4 Descompacte a Ferramenta exiftool. Se for verso para windows s um arquivo, de nome exiftool(-k).exe que deve ser renomeado para exiftool.exe aps ser descompactado. Se for verso Mac ou Linux, a ferramenta deve ser instalada. 5 Agora vamos abrir o Geotag. Por ser um programa feito em java, difere um pouco o modo de abri-lo. No windows eu acredito que s dar um duplo clique nele que ele deve abrir. Caso no abra, pode-se consultar a pgina: http://geotag.sourceforge.net/? q=node/12 para ver como proceder. Aqui no Linux eu uso o comando java -Xmx256M
-jar geotag-0.xyz.jar

Geotag 6 Uma vez aberto, como a primeira vez, vamos configurar para mostrar ao programa onde est a ferramenta Exiftool, que ser usada pelo programa. Vamos no Menu Arquivo/Opes. E na janela que se abrir, vamos em Programas externos/Exiftool/Caminho do Exiftool. Nesta opo, aponte para a pasta onde foi descompactado o exiftool. Feito isso, s dar um OK.

Opes 7 Vamos agora carregar as fotos no programa. Para abrir, s arrastar as fotos pra cima do programa ou ento ir no Menu Arquivo/Adicionar imagem 8 Teremos ento as imagens abertas no programa, como abaixo:

Fotos carregadas no programa 9 Vamos agora carregar o arquivo GPX, que foi gravado pelo GPS. Para isso, vamos no Menu Arquivo/Carregar trilhas do arquivo Na janela que abrir, aponte para o seu arquivo GPX e mande abrir. Aparentemente, nada acontece, mas se repararmos na linha de status do programa (a linha l no rodap) veremos que ele da um aviso xxxxx Localizaes carregadas. 10 Pronto, agora vem a parte mais bacana. Vamos fazer o programa associar automaticamente as coordenadas percorridas com as fotos carregadas. Para fazer isso, bem simples. D um duplo clique com o boto direito do mouse em alguma das fotos, v no menu que abrir e escolha a opo Encontrar Localizaes -> para todas as imagens

Opo para associar coordenadas em todas as fotos. 11 Aps o passo anterior, veremos as colunas Latitude, Longitude e Altitude preenchidas com informaes de cada localizao referente a foto. Agora s ir no Menu Arquivo/Salvar novas coordenadas -> Todas as imagens e est feito. Podemos sair do programa que nossas fotos j tem as informaes geogrficas de onde foram tiradas!

Vous aimerez peut-être aussi