Vous êtes sur la page 1sur 66

Educao Ambiental para a Agricultura Orgnica nas APAs Boror-Colnia e Capivari-Monos

1 |

Educao Ambiental para a Agricultura Orgnica nas APAs Boror-Colnia e Capivari-Monos

5 elementos Instituto de Educao e Pesquisa Ambiental So Paulo, 2010 1 - Edio

Realizao

Parceria

Apoio

apresentao, 4 introduo, 6

1 A regio e os agricultores, 10 2 O preparo da terra , 24 3 Semeando a

interdependncia , 36

4 Colheitas, 44 5 Ferramentas, 54

apresentao

Imagine que o nosso planeta uma ma... Corte a ma em quatro partes. Uma delas coberta de terra e o resto tudo gua. Corte a parte da terra ao meio, sendo esta metade coberta por montanhas, desertos ou gelo. A outra metade corte novamente em quatro partes, sendo que trs partes so compostas de terras rochosas infrteis, ou cobertas por cidades e estradas. Resta 1/32 de terra, e esta parte de solo que temos para alimentar o mundo!

| 4

Cuidar da Terra e da vida em toda a sua diversidade essencial para promover uma nova conscincia socioambiental. reconhecendo que todos os seres so interligados e cada forma de vida tem valor, independentemente de sua utilidade para os seres humanos, que o Instituto 5 Elementos orienta suas aes. O projeto relatado nesta publicao marca o incio do nosso trabalho na rea da produo agrcola sustentvel. A iniciativa estimula uma produo de alimentos saudveis e orgnicos, que respeita o ambiente, amplia a conscincia ambiental e melhora a sade das pessoas. No Brasil, cerca de 70% dos alimentos consumidos so produzidos pela agricultura familiar. Desde julho de 2009, os alimentos produzidos pelos agricultores familiares fazem parte do cardpio das escolas pblicas brasileiras, pois 30% da merenda escolar deve ter origem na agricultura familiar. Acreditamos que este projeto soma com essa poltica pblica e contribui para uma sociedade sustentvel global, fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justia econmica e numa cultura de paz.
Mnica Pilz Borba

5 Elementos Instituto de Educao e Pesquisa Ambiental


5 |

introduo

| 6

A ao inicial que deu origem ao projeto Educao Ambiental para Incentivar a Agricultura Orgnica nas APAS Boror-Colnia e Capivari-Monos foi encontrada na inquietao e responsabilidade socioambiental de Marcos Tlio de Freitas Amaral, empreendedor social na rea de hospitalidade e morador de Parelheiros. Ao se envolver com o processo de desenvolvimento das APAs na regio sul de So Paulo, Tlio passou a perguntarse como articular as atividades do Centro Paulus, instituio que dirige, com o desenvolvimento local sustentvel. Percebeu que a rea de abastecimento de hortalias e legumes do Centro era um dos gargalos para uma gesto sustentvel do seu negcio. Para Tlio, a soluo envolvia a produo local, orgnica e sustentvel de legumes e hortalias. Mas onde estavam os produtores orgnicos? Neste perodo, ficou conhecendo o Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel FEMA, iniciativa da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do municpio de So Paulo que apoia financeiramente iniciativas voltadas para o uso racional e sustentvel de recursos naturais, alm de aes de controle, fiscalizao, defesa, recuperao do meio ambiente e aes de educao ambiental. Identificado o apoio financeiro, Tlio contatou Monica Pilz Borba, coordenadora do 5 Elementos - Instituto de Educao e Pesquisa Ambiental, organizao no-governamental que atua na rea de educao ambiental, concepo e coordenao de projetos voltados para a sustentabilidade, para ser a instituio parceira na elaborao e proposio do projeto junto ao FEMA.
7 |

A parceria foi ampliada com o convite Associao Brasileira de Agricultura Biodinmica ABD. O projeto, visando incentivar a produo orgnica nas reas de Proteo Ambienta (APA) Boror-Colnia e Capivari-Monos em So Paulo, foi elaborado e encaminhado ao edital 4/2007 do FEMA. Aprovado, teve incio em 01/04/2009, com a realizao de um seminrio de planejamento. O conceito da proposta, tendo em vista o perfil dos propositores, incluiu mais que assistncia tcnica e transmisso de conhecimento. A perspectiva era uma jornada coletiva onde as pessoas, por meio de aprendizagens relacionadas agricultura orgnica, desenvolvessem uma nova forma de se relacionar consigo, com o meio ambiente e com o mundo. Como expressou Vanderlei de Souza, dirigente da Casa de Agricultura Ecolgica de Parelheiros, comentando sobre os objetivos da poltica pblica relacionada aos editais da FEMA na regio, um dos objetivos pblicos ao fomentar a agricultura orgnica no extremo sul fazer a preservao dos mananciais e da biodiversidade. No vemos como sada transformar todas estas reas em terras pblicas, pois a fiscalizao fica impossvel. Por isso, financiamos projetos como o Educao Ambiental para Incentivar a Agricultura Orgnica nas APAS Boror-Colnia e Capivari-Monos , pois mesmo sendo de pequena escala, levam integrao do homem com a natureza. Resgatar o contato do ser humano com a natureza hoje de extrema importncia.

| 8

O 5 E l eme n to s e s e u s parc e i ro s

5 Elementos Instituto de Educao e Pesquisa Ambiental: Fundado em So Paulo em 1993, tem como misso aprofundar a relao das pessoas com o Meio Ambiente, promovendo uma Educao Socioambiental emancipatria e transformadora. Tem em seus eixos temticos a Agricultura Urbana, rea em que busca incentivar a produo orgnica e a alimentao saudvel. Abraou a proposta com entusiasmo, pois apresenta perfeita sintonia com seus valores, misso e experincia. Centro Paulus e Servir: Criado pela Associao Tobias em 1981 para o desenvolvimento do ser humano e da sua ao no mundo. Localizado na APA Boror-Colnia, oferece hospedagem em rea preservada da Mata Atlntica. Alm do impulso inicial da proposta, contribui com a experincia em desenvolvimento humano, com a liderana junto s comunidades locais e sedia as atividades de formao, com o acolhimento de qualidade, marca da Servir, empresa que administra o Centro. Associao Brasileira de Agricultura Biodinmica ABD: Inspirada na Antroposofia, a instituio tem como misso gerar, desenvolver e fomentar a Agricultura Biodinmica. Realiza atividades de consultoria priorizando a agricultura familiar e a comercializao de seus produtos. Agregou ao projeto sua ampla experincia e o reconhecida expertise tcnica e cientfico sobre agricultura e desenvolvimento humano.

9 |

| 10

A regio e os agricultores

11 |

mapa

As APAs Capivari-Monos e Boror-Colnia foram criadas em 2001 e 2006 respectivamente, para a conservao de mananciais, da biodiversidade e a manuteno do carter rural e da qualidade ambiental da regio. Protegem as cabeceiras das represas Billings e Guarapiranga, responsveis pelo abastecimento de gua das regies Sul e Oeste do municpio de So Paulo SP e seu maior remanescente de Mata Atlntica, situa do no extremo Sul do municpio, nos limites do Parque Estadual da Serra do Mar. As APAs abrangem pores das Subprefeituras da Capela do Socorro e de Parelheiros. Em seus 341 km, ainda predominam caractersticas tipicamente rurais. A ocupao do solo na rea bastante heterognea, envolve reas urbanizadas, ocupaes irregulares, explorao agrcola convencional e orgnica, reas em regenerao, mata preservada, aldeias indgenas, entre outros. As APAs integram a Reserva da Biosfera do Cinturo Verde da Cidade de So Paulo, abrangendo trs bacias hidrogrficas: Guarapiranga, Billings e Capivari-Monos. A regio apresenta um dos mais baixos IDH do municpio, e precisa desenvolver atividades que contribuam para o desenvolvimento sustentvel da regio. Nesse sentido diversos projetos vem sendo desenvolvidos com o intudo de fomentar a agricultura orgnica, como opo de gerao de renda. A ocupao dessa rea se deu por diversos ciclos migratrios, onde alm dos ndios Guaranis, primeiros ocupantes dessa regio, vieram alemes, japoneses e nordestinos. Do projeto participaram pessoas que esto h geraes, migrantes antigos e recentes. Agora conhea um pouco das pessoas que fizeram parte deste projeto.
13 |

Maria Jos Kunikawa

me o gosto pela agricultura. Eu tinha minhas plantinhas, mas era uma coisa muito pequena. Com o curso vi que podemos fazer uma horta saudvel e de boa qualidade. No curso, achou muito til os remdios caseiros para as plantaes.

(55), conhecida como Tomi, nasceu na ilha do Boror. Depois morou em regies da cidade de So Paulo Cursou Administrao Hospitalar e trabalhou em assistncia mdica durante 5 anos. Herdou do av e da

enquanto fazia sua formao. grande e ter uma verdura

Ruth Rotta , natural de

Parelheiros, h 4 anos plantava, mas agora a terra est parada. Plantava todo tipo de verdura, fazia a agricultora convencional. Mora numa rea que despertou a vontade de mexer na terra. No conhecia a agricultura orgnica. Minha vontade aprender com todos aqui.

Antonio Nunes dos Santos

(33) nasceu em Coluna-MG. Trabalha com agricultura h mais de 20 anos. Faz 14 anos que est no Centro Paulus. J ouvia falar de orgnico e tinha curiosidade. Com o curso ele e Carlo mudaram a forma de trabalhar na horta. Gostou muito da compostagem e da forrao dos canteiros. A planta v mesmo a diferena com o composto. Tem planos: sonha plantar e viver da terra. O curso inteiro foi til. Acho que mais pessoas precisavam fazer.

Carlos Alberto Camargo

(48), Carlo, nasceu em Cotia-SP. Estava em Paraispolis quando mudou-se para Parelheiros. Atualmente trabalha no Centro Paulus, na horta e no jardim. Nunca tinha escutado falar de agricultura orgnica. Sentiuse aliviado com as coisas que aprendeu. Mudou o jeito que cuida das plantas. Mexo melhor com a terra, antigamente eu arrancava todo o mato. Gostou dos compostos que foram ensinados. J est usando e v que faz muita diferena. O curso abriu a sabedoria sobre as plantas.

Vnia dos Santos (45), de

Valria Macoratti (42) desde

Juazeiro do Norte-CE, mudou para Parelheiros em 2007. Morava em So Paulo, no Jardim Castro Alves, onde trabalha na rea administrativa de uma escola. Iniciou a comercializao de verduras com as mes dos alunos e interrompeu quando entrou no projeto, quer trabalhar apenas com orgnicos. No tive dificuldade. Na infncia ia ao stio dos meus avs e no via qumica, era tudo natural. Com Valria, comercializa a produo do grupo Orgnicos das Apas.

2007 proprietria de um sitio na Chcara Santo Amaro. Antes morava em Graja. Trabalha numa escola, na parte administrativa, mas sempre desejou viver em contato com a natureza. A agricultura orgnica era um tema que conhecia. J tinha um pomar no stio, mas s no curso aprendeu a adubar, podar, tratar das doenas. Para mim o que muito importante saber que posso produzir, trabalhar e ter a minha renda sem prejudicar o meio ambiente.

Benedito Guilger Helfstein (58)

e do Bokashi. O filho Edson Domingues (29) trabalha junto. J conhecia agricultura orgnica pelos meios de comunicao. No momento esto fazendo o descanso da rea para iniciar o plantio orgnico.

descendente de imigrantes alemes e nasceu em Parelheiros. Sempre trabalhou com agricultura convencional. Conheceu a agricultura orgnica no curso e gostou da adubao verde

Carlos Tieze (64),

finalidade do plantio abastecer o restaurante e ser um atrativo a mais para seus clientes. A rea destinada para a hortalias 5 mil m. Proprietrio desde 1981 nunca usou agrotxicos em suas atividades. Produz alface, rcula, cebolinha, pimenta, entre outros.

conhecido como Carlo, proprietrio do Celeiro Restaurante, localizado na ilha do Boror. Carlo planeja transformar sua propriedade em rea demonstrativa de prticas sustentveis. J conhecia a agricultura orgnica. A

Evandro Carlos Barbosa

O curso mudou a viso de sade e a forma de mexer com as plantas. O jeito que estvamos trabalhando no d. Aprendeu a ver como as plantas trabalham. At agora no achou nada difcil. Quer trabalhar com agricultura orgnica.

(20) nasceu e vive em Embu Guau, onde trabalha na agricultura com a famlia. sobrinho de Mauri. Conheceu a agricultura orgnica no curso. J est aplicando Bokashi e cobertura verde. Achou importante aprender a substituir os agrotxicos.

Mauri Joaquim da Silva

Eu queria me aproximar da famlia e ter uma vida mais saudvel. O mais importante que aprendeu no curso foi ver o convvio de tudo. A convivncia entre todos os seres que esto ali e mais eu junto, vendendo minhas verduras.

(33) nasceu e vive em Embu Guau. Comeou a trabalhar com o av na roa. Aos 11 anos cuidava de um stio. At os 21 anos trabalhou com agricultura. Depois trabalhou como mecnico. Na cidade, venceu muitos desafios, mas largou tudo e voltou para a roa.

Paulo do Nascimento,

morador antigo de Capela do Socorro, trabalha em uma padaria. Sempre gostou de plantar, fazendo uma agricultura convencional. Conhecia a agricultura orgnica, mas no praticava. Trabalha em sua rea com o filho Rodrigo do
Nascimento .

Eliana Regina dos Santos ,

assistente social, mora em So Bernardo do Campo e tem propriedade na estrada do Caibro, em Marsilac. Sem experincia com agricultura, mas sempre quis desenvolver a agricultura orgnica. Com o curso iniciou viveiro e horta no stio.

Jos Oslio Magalhes

tudo. Eu j tinha cuidado com a natureza. Com o curso mudou a conscincia em relao aos venenos, aos adubos e com a alimentao. comprar adubo nem veneno. Fao meus biofertilizantes e caldas.

(51), conhecido como Zezinho, nasceu em Itapipoca-CE. Chegou em Parelheiros em 1995. Me criei na era a enxada. Conhecia a agricultura orgnica na TV, a prtica aprendeu no curso. Aprendi que no precisa matar

agricultura. Nosso divertimento O mais til no ter que

| 24

O preparo da terra

25 |

aulas
Os encontros mensais de formao aconteceram durante 6 meses, de junho a novembro de 2009, no Centro Paulus, em Parelheiros. Foram organizados em perodos de convivncia de dois dias seguidos, uma vez por ms. O Ncleo Gestor do projeto chegava na noite anterior e realizava sua reunio mensal. O ambiente do Centro Paulus e a qualidade do acolhimento constituram um ninho aconchegante para o projeto se desenvolver num clima muito positivo e fraterno. Tomi, uma das agricultoras envolvidas no projeto, ao comentar o curso, afirmou estou gostando muito do todo, estou sentindo plena harmonia entre os alunos e os professores, um entrosamento perfeito. Havia uma proposta geral para o curso, mas a estratgia foi definir os contedos considerando a realidade dos participantes e da regio. Os contedos didticos e da orientao tcnica foram conectados com as necessidades dos agricultores, com a experincia de cada um e respondendo s dificuldades cotidianas de cada propriedade. Assim, foi moldado um curso til aos agricultores do projeto, relacionado s atividades que cada um vinha desenvolvendo em suas reas de plantio, criando-se continuidade entre as aulas mensais e os experimentos de agricultura orgnica nas propriedades. As aulas sobre agricultura orgnica, organizao e sustentabilidade dos agricultores, conservao e manejo do meio ambiente foram organizadas em um curso terico e prtico, e as apostilas e apresentaes utilizadas esto disponveis no site do 5 Elementos (www.5elementos.org.br).
| 26

Visitas orientadas a propriedades orgnicas, participao em feiras e eventos da rea de orgnicos fizeram parte da aprendizagem. Alguns dos agricultores acompanharam reunies dos Conselhos das APAs da regio. Estimulou-se a convivncia, a integrao social, o compartilhamento de objetivos, de recursos e de conhecimento, a cidadania e uma viso de futuro conjunto. Procurou-se o fortalecimento das redes comunitrias locais, a interao entre os agricultores dos diversos projetos que esto acontecendo na regio e com as instituies pblicas que ali atuam. Algumas ferramentas foram utilizadas para facilitar a aprendizagem, tais como a prtica de crculos de abertura e de encerramento, atividades ldicas para integrao, vdeos, apostilas, aulas com especialistas, atividades prticas em mutires. Outra atividade estruturante desenvolvida pelo projeto foi o estmulo s conversaes sobre a auto-organizao do grupo. A assistncia tcnica nas reas dos agricultores acontecia em visitas semanais e quinzenais As visitas eram planejadas durante o encontro mensal e com o apoio de imagens de satlite e orientao tcnica. Os agricultores planejaram em suas propriedades a rea para a experincia de transio do cultivo convencional para orgnico, influindo sobre os rumos dos projetos, estabelecendo-se relaes bem horizontalizadas entre a equipe do projeto e os agricultores.

27 |

Curso sobre Agricultura Orgnica jun. a nov. de 2009

Educador / Palestrante AraciKamiyama | Associao de Agricultura Orgnica AAO Arpad Spalding | Coordenao tcnica 5 Elementos Cristiano Mendes | Superviso Geral de Abastecimento/ABAS So Paulo Felipe Spina Avino | Gestor da Apa BororColnia SP Guilhermo Hadad | Rede Sementes de Paz Marcos Costa e Waldemar Batista | MH Servios Administrativos Rurais Mnica Borba | Coordenao geral 5 Elementos

tema Programa Guarapiranga Sustentvel

Panorama do mercado de orgnicos | Casa de Sementes Programas Pblicos

Unidades de Conservao: estratgias para a proteo dos mananciais Redes de consumo Gesto contbil da propriedade | CNPJ Rural gua: recurso escasso | Coral Siyahamba, Dinmicas | Visita orientada ao CEA HSBC Plano de Negcios | A propriedade como organismo Alimentao saudvel | Agricultura orgnica | Orientaes tcnicas Certificao de orgnicos

Rachel Soragg | Associao Brasileira de Agricultura Biodinmica ABD Rodrigo Keffer Nogueira dos Santos | Tcnico agricultura orgnica 5 Elementos Roseli Alleman | Casa de Agricultura Ecolgica Subprefeitura Parelheiros SP Rui Manuel Marques Martins | Associao Brasileira de Agricultura Biodinmica ABD

Agricultura orgnica, Biofertilizantes, Adubao Verde, Controle biolgico, Anlise de solos, Orientao tcnica s propriedades PRONAF | Programa de Aquisio de Alimentos PAA Construindo um sentido comum para ao

Vanderlei de Sousa | Casa de Agricultura Ecolgica | Subprefeitura Parelheiros SP Vivianne Amaral | Relatoria e facilitao 5 Elementos/Sinapse Agncia Notcias Ltda

Rodrigo dos Santos em visita tcnica ao Zezinho, revendo orientaes no caderno de registro das atividades.

visitas tcnicas
As visitas tcnicas s propriedades foram importante recurso na formao dos agricultores. Iniciaram-se junto com o curso e foram desenvolvidas at o final do projeto. Aconteciam semanalmente, e o cronograma era definido nos encontros mensais. Nesses encontros, as visitas e o estgio atual de cada propriedade eram comentados, compartilhando-se as orientaes. As visitas eram responsabilidade de Rodrigo dos Santos, tcnico em agricultura orgnica, com o acompanhamento de Rui Manuel Marques Martins, da Associao Brasileira de Agricultura Biodinmica. Procuramos colocar em prtica o contedo das aulas e acompanhamos sua aplicao. Eles foram experimentando e tendo resultados. Alguns agricultores tomaram iniciativas, foram criativos. As dificuldades que foram surgindo foram sendo resolvidas e eles perceberam que no era coisa do outro mundo plantar de forma orgnica, relatou Rodrigo dos Santos. Os agricultores perceberam a importncia da dedicao diria. Eu comparo a horta a uma maternidade, onde voc vai toda hora ver se o beb est em ordem , disse Rodrigo. Quando o agricultor aprende a lidar com a terra, aprende a lidar com os bichinhos, a lidar com o mato, aprende a se relacionar com todo o ecossistema, ele v que o plantio orgnico traz mais benefcios. Exige mais ateno e mais mo de obra, pois valoriza muito a parte social, o trabalho. O agricultor aprende a no pensar s no lucro: pensa na natureza, nas pessoas que consomem o que ele planta, na sade, concluiu o tcnico.

31 |

visitas externas
As visitas orientadas s propriedades orgnicas, a dois grandes eventos do setor e Feira de Orgnicos do Parque da gua Branca-SP integraram a formao dos agricultores. Eles tambm conheceram o Centro de Educao Ambiental do HSBC, onde so aplicados princpios da Permacultura. As visitas deram aos agricultores uma noo macro da agricultura orgnica. Foram especiais as visitas realizadas nas propriedades orgnicas. Visitamos uma grande propriedade e outra relativamente pequena, mas que fornece uma feira semanal com regularidade. Puderam ver que a atividade pode ter escala, no de fundo de quintal, disse Rodrigo Santos. As conversas com os proprietrios orgnicos Fernando Ataliba e Joo das Flores e tambm com Paulo Cabrera, da Demtria, no Parque da gua Branca-SP, foram esclarecedoras sobre questes tcnicas, viso diferenciada da relao com a natureza e a dedicao necessria. As visitas Bio Brazil Fair e Biofach AL colaboraram para fortalecer a adeso agricultura orgnica, pois possibilitaram constatar a dimenso dos negcios que giram em torno do mercado de orgnicos e o assdio dos compradores.
locais das visitas

Stio de Joo das Flores / Caucaia do Alto SP / Julho Centro de Educao Ambiental CEA HSBC / Caucaia do Alto SP / Julho Natural Tech e Bio Brazil2009 Bienal do Ibirapuera SP / Julho Stio Catavento Indaiatuba SP / Outubro BioFach Amrica Latina e ExpoSustentat 2009 SP / Outubro Feira Orgnica Parque da gua Branca SP / Novembro
| 32

Visita orientada ao Centro de Educao Ambiental do HSBC, em Caucaia do Alto, em So Paulo

Visita orientada ao Stio Cata-Vento, de Fernando Ataliba, em Indaiatuba e Feira Orgnica no Parque da gua Branca, em So Paulo.

35 |

| 36

Semeando a interdependncia

37 |

| 38

39 |

O projeto procurou proporcionar experincias que estimulassem a interao entre seus participantes, investindo numa possvel organizao associativa futura do grupo de agricultores, o que aumentar sua sustentabilidade. Para que a associao se desenvolva de forma natural e consistente necessrio criar a confiana e a amizade, assim, o projeto estimulou a convivncia no s nos encontros mensais, mas tambm por meio das visitas externas e dos mutires. Estimulou-se tambm a integrao com outros agricultores da regio, convidando-os para os encontros mensais e atividades externas. Os mutires foram atividades voltadas para a aprendizagem da montagem de composteira, preparao de biofertilizantes, preparao de Bokashi e construo de estufa de bambu. Aos poucos, os integrantes do projeto foram constituindo uma identidade comum que se expressou na criao do grupo Orgnicos das APAs Boror-Colnia e CapivariMonos. Com este nome os agricultores atuam na comercializao de seus produtos. O grupo tem como proposta o desenvolvimento pessoal e a sustentabilidade ambiental, social e econmica com a produo e comercializao de alimentos orgnicos, cuidando do lugar em que vivemos, oferecendo produtos com preos justos e acessveis aos moradores e visitantes da nossa regio. Criou-se um logotipo e um folder divulgando as atividades do grupo, fortalecendo sua identidade.

| 40

Mutiro para construo de estufa de bambu para produo de mudas na chcara de Valria Macoratti e Vnia dos Santos.

Rede de apoio ao Projeto

Casa de Agricultura Ecolgica Jos Umberto Macedo Siqueira Subprefeitura de Parelheiros So Paulo Conselho Gestor da APA Boror-Colnia SP Conselho Gestor da APA Capivari-Monos SP Coordenadoria de Assistncia Tcnica Integral CATI Incubadora de Tecnolgica de Cooperativas Populares da USP ITCP-USP Instituto Kairs SP Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento MAPA / Comisso da Produo Orgnica de So Paulo CPOrg SP Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente So Paulo SP SESC Interlagos Superviso Geral de Abastecimento da Prefeitura de So Paulo ABAST
41 |

Produo de biofertilizante no Centro Paulus, sede da horta cuidada por Antonio Nunes dos Santos e Carlos Alberto Camargo (Carlo).

Atividade prtica de montagem de composto no stio Paiquer, de Maria Jos Kunikawa (Tomi).

Colheitas

A regio onde o projeto foi desenvolvido de grande importncia ecolgica e est em um conglomerado urbano onde vivem cerca de 18 milhes de pessoas. Neste contexto, o trabalho de implantao e sustentao de ncleos com a agricultura orgnica convive com a presso urbana, populacional, imobiliria, do capital, contra a violncia e a poluio. Para Valria Macoratti, agricultora do projeto, ns moramos numa regio que um paraso, mas as pessoas ainda no descobriram. Temos que comear a fazer, comear a modificar. Os que esto participando dos cursos esto rompendo as barreiras. O projeto apresentou uma concepo de agricultura que busca a criao de um ambiente equilibrado e saudvel, que garanta a sade da terra, das plantas e dos homens. Quando o agricultor passa a vivenciar essa outra relao com o seu trabalho, ele ganha a autonomia da gesto da sua propriedade, aumenta a sua autoestima (por fazer um trabalho consciente que produz sade e bem estar) e descobre o valor da interdependncia. O curso e a assistncia tcnica por propriedade mudaram a concepo de agricultura dos participantes. Ao falar sobre aprendizagens no projeto, Mauri Joaquim da Silva, agricultor, comentou o mais importante que eu aprendi: ver o convvio de tudo, entre as verduras, no vou dizer as pragas, os insetos, lagarta, lesma. Tudo funcionando e eu vendendo minhas verduras normalmente. A convivncia entre todos os seres que esto ali e mais eu, junto. Eu sei que posso pegar uma folha e comer. Ningum atrapalha ningum. Antigamente tinha que ficar s a verdura, nem um mato, nem um bicho. Hoje sei que o mato protege de uma forma natural, sem a interferncia humana.
| 46

Quando pensamos em resultados temos o alcance das metas propostas e muito mais: uma conexo consciente dos agricultores com a natureza e a consolidao de algumas propriedades orgnicas na regio. Mesmo que ainda no certificadas, elas tm contribudo para derrubar alguns preconceitos contra o cultivo orgnico, como a suposta diminuio da produtividade e da qualidade dos produtos orgnicos. Ampliou-se a compreenso sobre a responsabilidade e benefcios de se viver e produzir em uma rea de Proteo Ambiental (APA). Outro resultado qualitativo positivo o aumento da autoestima dos agricultores, que passaram a exercer suas atividades com uma percepo mais complexa e profunda da agricultura, mudando a relao com o ambiente e tendo mais clareza sobre seu papel na organizao da plantao e na sociedade. Zezinho conta: tenho ensinado os meus vizinhos em relao aos venenos. Coloquei a placa de produo orgnica e ela desperta a curiosidade.

Croqui para o planejamento da propriedade e detalhamento da rea de plantio no projeto. 47 |

O projeto levou os agricultores a terem contato com diversos programas governamentais federais e estaduais, o que fez com que tivessem mais apoio e desenvolvessem parcerias que vo alm da durao do projeto. A Casa de Agricultura Ecolgica passou a ser um local mais frequentado pelos agricultores e ali eles participaram, em 2009, de um curso sobre sistemas agroflorestais como o permacultor Peter Weeb. O projeto tambm desenvolveu parceria com o Ministrio de Agricultura, Pecuria e Abastecimento MAPA, para a obteno de sementes de adubao verde. O contato inspirou o movimento para a criao de uma Casa de Sementes. Junto Coordenadoria de Assistncia Tcnica Integral CATI alguns dos agricultores obtiveram a Declarao de Aptido ao Pronaf DAP, que os habilita a participar de programas de financiamento ou do Programa de Aquisio de Alimentos PAA. Um ponto que merece destaque a criao do grupo Orgnicos das APAs, que afirma a inteno cooperativa dos agricultores. O grupo no restrito aos integrantes do projeto, est aberto a outros agricultores da regio, mostrando a unio e o entendimento de que o trabalho coletivo fortalece a todos. Com a criao do grupo foram definidas algumas regras de funcionamento e a constituio de um fundo coletivo proveniente das vendas que forem feitas, exemplificando o compromisso assumido por todos. Atualmente o grupo Orgnicos das APAs comercializa seus produtos numa feira semanal no Sesc Interlagos e est articulando uma venda coletiva no Mercado Municipal de So Paulo. Vnia dos Santos, uma das responsveis pela
| 48

comercializao nas feiras, reconhece que foi importante a orientao para trabalhar em grupo e no individualmente. A colheita foi generosa: o projeto contribuiu para o desenvolvimento da agricultura orgnica na regio, fortaleceu a rede comunitria local de agricultores orgnicos e valorizou a atividade agrcola como perspectiva de vida. A articulao gerou demandas para aumentar a ao do poder pblico na regio e as informaes, os conhecimentos e as prticas esto sendo distribudas localmente pelos prprios agricultores. O curso influenciou em muitas coisas na minha vida: querer preservar, saber que posso me alimentar melhor e que posso passar isto para as pessoas no meu dia a dia. Quando chego aos lugares que frequento, as pessoas perguntam: E a, o que vai ensinar pra gente hoje?. Estou plantando sementes nos coraes , contou Valria.

Antnio junto compostagem no Centro Paulus. 49 |

Preparao de suportes para o plantio de ervilha torta no stio Paiquer.

Jos Oslio, Zezinho, trabalhando com o composto em sua horta.

| 52

53 |

| 54

Ferramentas

55 |

prticas de manejo agroecolgico


r otao d e c u lt uras

A rotao de culturas uma tcnica agrcola de conservao do solo. Sua aplicao diminui a exausto do solo, efeito que conseguido pela alternncia de plantio de espcies vegetais numa mesma rea agrcola. Adotando a rotao, o agricultor melhora o controle de plantas e insetos, pela quebra de seu ciclo de desenvolvimento. Provoca a variao da absoro de nutrientes, e ainda explora de diferentes formas o solo. Para sua aplicao em hortas necessrio o conhecimento das famlias das hortalias, evitando-se plantar espcies da mesma famlia aps cada colheita, tendo como referncia a tabela ao lado.
caldas

A produo de caldas auxilia o agricultor a adubar e proteger as culturas de forma natural, utilizando insumos que em grande parte esto disponveis na propriedade e diminuindo a dependncia de materiais externos. Tambm proporciona ao agricultor a possibilidade de se relacionar de forma mais consciente com o seu oficio, a partir do momento que ele identifica os problemas e produz as solues adequadas.

| 56

famlias

espcies

Arceas Brassicceas ou Crucferas

Inhame e taioba. Agrio, brcolis, colza, repolho, couve-manteiga, couve-rbano, couve-chinesa, couveflor, mostarda, nabo, rcula e rabanete. Alface, alcachofra, bardana, chicria, dente de leo, escarola, almeiro, catalnia, calndula, camomila, cravo de defunto, girassol, losna, mil-folhas e serralha. Batata-doce Abbora, abobrinha, bucha vegetal, chuchu, maxixe, moranga, pepino, melo e melancia. Car Mandioca e mamona. Arroz, aveia, bambu, cana de acar, capim cidreira, centeio, cevada, milho, milheto, sorgo e trigo. Alfavaca, alfazema, alecrim, boldo, hortel, manjerico, manjerona, melissa, menta, organo, poejo, slvia e tomilho. Amendoim, alfafa, feijo, soja, ervilha torta, gro de bico, lentilha, ervilhaca, feijo guandu, fava, crotalria, feijo de porco, mucuna preta, tremoo e vagem. Alho, alho-por, aspargo, babosa, cebola, cebolinha e nir. Algodo, malva e quiabo. Espinafre, beterraba e acelga. Batata, berinjela, jil, pimenta, pimento e tomate. Aipo, cenoura, coentro, mandioquinha e salsa. Crcuma e gengibre

Compostas

Convolvulceas Cucurbitceas Dioscoreceas Euforbiceas Gramneas

Labiadas

Leguminosas

Liliceas Malvceas Quenopodiceas Solanceas Umbelferas Zimgiberceas

caldas
CALDA DE CONFREI (Symphytum officinali)
Indicaes

Pulges nas hortalias e nas frutferas. Adubo foliar.


Ingredientes

1 kg de folhas de confrei picadas. gua suficiente.


Preparo e aplicao

Triturar no liquidificador 1 kg de folhas de confrei com gua suficiente para formar suco ou deixar em infuso por 10 dias. Acrescentar 10 litros de gua na mistura e pulverizar periodicamente as plantas.

CALDA DE LEITE E CINZA


Indicaes

Fungos do pimento, pepino, tomate, batata. Sem contraindicao para hortalias.


Ingredientes

1,5 kg de cinza de madeira. 1,5 kg de esterco fresco bovino. 1,5 kg de acar. 2,5 litros de leite. 100 litros de gua.
Preparo e aplicao

Misturar os ingrediente e filtrar com um pano fino. Pulverizar sobre as culturas. Aplicar quando surgir a doena. Aplicar no tomate a cada 10 dias e no caf a cada 15/30 dias.

| 58

CALDA DE URINA DE VACA


Indicaes

Em caso de estresse climtico. Tambm pode ser usada para estimular o crescimento vegetativo, pois a urina contm muito nitrognio. Serve como adubo foliar.
Ingredientes

Urina de vaca. gua.


Preparo e aplicao

Para estresse climtico: diluir 1 parte de urina para 50 partes de gua e pulverizar. Para estimular o crescimento: diluir na proporo de 1 para 20 e pulverizar.

CALDA DE TIRIRICA
Indicao

Estimular o enraizamento e o crescimento das plantas.


Ingredientes

Tiririca com a batatinha. gua.


Preparo e aplicao

Bater no liquidificador a tiririca com as batatinhas, coar com um pano e diluir na proporo de 1 parte do suco para 10 de gua. Pode ser aplicada rotineiramente, mas mais indicada para ajudar na brota e fixao de mudas recm plantadas.

59 |

CALDA BORDALESA
Indicao

um poderoso fungicida natural, possui ao bacteriana, estimula o desenvolvimento da folhagem e fornece alguns micronutrientes como o clcio, cobre e o enxofre. Ela deve ser usada preventivamente, ou na necessidade de reposio nutricional. Cuidado: o excesso de cobre inibe o crescimento das razes.
Ingredientes

1 kg de cal virgem. 1 kg de sulfato de cobre (em pedra moda ou socada). 100 litros de gua.
Preparo e aplicao

Coloque o sulfato de cobre em um saco de pano poroso. Deixe o saco com o sulfato de cobre imerso em 50 litros de gua por 24 horas, para que ocorra total dissoluo dos cristais. Em outro vasilhame procede-se a queima ou extino da cal em pequeno volume de gua. medida que a cal reage, vai-se acrescentando mais gua at completar 50 litros. Em um terceiro recipiente de plstico, devem ser misturados vigorosamente os dois componentes ou acrescentar-se o leite de cal soluo de sulfato de cobre, aos poucos, agitando fortemente com uma pea de madeira. Aps o preparo, deve-se medir o pH da calda, atravs depapel de tornassol. A reao deve ser neutra ou, de preferncia, levemente alcalina. Caso seja necessrio elevar o pH, deve-se adicionar mais leite de cal calda. Coar antes das pulverizaes. A calda deve ser usada no mximo at o terceiro dia aps o preparo.

| 60

| 62

63 |

Ficha do projeto Ttulo Educao Ambiental para Incentivar a Agricultura Orgnica nas APAs Boror-Colnia e Capivari-Monos Executor: 5 Elementos -Instituto de Educao e Pesquisa Ambienta Parceria: Centro Paulus e Associao Brasileira de Agricultura Biodinmica Financiador FEMA-SP. Fundo Especial do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de So Paulo. Equipe Monica Pilz Borba Coordenadora Institucional Arpad Spalding Reiter Responsvel Tcnico Marcos Tlio do Amaral Centro Paulus Rui Manoel Marques Associao Brasileira de Agricultura Biodinmica Vivianne Lucas do Amaral Redatora Rodrigo Keffer Tcnico Agrcola Dados da Publicao Texto: Vivianne Lucas do Amaral Reviso: Rosi Cheque Projeto grfico: Luciana Facchini Fotografias: Fernanda Freire pg.: 14,15,16, 18, 19, 21,22, 49, 52, 61 Arpad Spalding pg.: 17, 20, 30, 34, 35,41, 43, 50,51, 4,5,61 Monica Pilz Borba pg.: 33, 42,

Biblioteca Gerenciamento da Informao 5 Elementos Instituto de Educao e Pesquisa Ambiental Educao ambiental para a agricultura orgnica nas APAs Boror-Colnia e Capivari-Monos. Redao: Viviane Lucas do Amaral So Paulo: 5 Elementos, 2010. 64 pp.; 37 ils. ISBN 978-85-63041-03-6 CDD 631.584 1. Agricultura orgnica 2. Educao ambiental 3. Proteo ambiental. I. Amaral, Vivianne Lucas doII.5 Elementos Instituto de Educao e Pesquisa AmbientalIII.Associao Brasileira de Agricultura Biodin micaIV. Centro Paulus V.Ttulo.

| 64

Realizao

Parceria

Apoio

| 66

Vous aimerez peut-être aussi