Vous êtes sur la page 1sur 39

ICMS/SP Substituio Tributria

Giuliano K. Gioia

Introduo
Os impostos so institudos por lei, conforme a competncia atribuda pela Constituio Federal. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir o ICMS, conforme determina o artigo 155, inciso II, da CF/88. Sujeito ativo => Estado de So Paulo
Representado pela Secretaria de Fazenda SEFAZ-SP

Sujeio passiva
O sujeito passivo a pessoa obrigada ao pagamento do imposto ou penalidade pecuniria, que se divide em direto e indireto, ou seja, o contribuinte e o responsvel (artigo 121 do CTN).

a) contribuinte, quando tenha relao pessoal e direta com a situao que constitua o respectivo fato gerador; e

b) responsvel, quando, sem revestir a condio de contribuinte, sua obrigao decorra de expressa disposio de lei.
3

Sujeio passiva
Denomina-se substituto tributrio ou sujeito passivo por substituio tributria o contribuinte eleito como responsvel pela reteno e recolhimento do ICMS.

Na substituio tributria por antecipao (para frente) o substituto tributrio o contribuinte responsvel pelo clculo, reteno e recolhimento do imposto incidente em relao s operaes subsequentes com a mesma mercadoria, praticadas pelos demais contribuintes at a operao com o consumidor final.
4

Sujeio passiva
Ser denominado substitudo o contribuinte que sofrer a reteno do imposto, ou seja, que adquirir mercadorias com o imposto j retido pelo substituto e promover subsequentes operaes com a mesma mercadoria.

No-cumulatividade
O ICMS ser no cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operao relativa circulao de mercadorias ou prestao de servios com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal.

No-cumulatividade
Exemplo hipottico Operao Normal
1 Contribuinte Clculo do ICMS a) Valor da mercadoria: 200,00

b) Despesas Acessrias: 20,00


c) Frete: 60,00 d) Base de clculo ICMS: 280,00 (a + b + c) e) Alquota do ICMS: 18%

f) Valor do ICMS operao prpria: 50,40 (d x e)


g) Alquota do IPI: 10% h) Valor do IPI: 28,00 (a + b + c x g) i) preo total praticado pelo remetente: 308,00 (a + b + c + h)
7

No-cumulatividade
Exemplo hipottico Operao Normal
2 Contribuinte Clculo do ICMS a) Valor da mercadoria: 380,00 b) Base de clculo ICMS: 380,00 c) Alquota do ICMS: 18% d) Valor do ICMS: 68,40 (b x c) 3 Contribuinte Clculo do ICMS a) Valor da mercadoria: 431,20 b) Base de clculo ICMS: 431,20 c) Alquota do ICMS: 18%

d) Valor do ICMS: 77,62 (b x c)


8

No-cumulatividade
Exemplo hipottico Operao Normal

Substituio tributria Conceito


O instituto da substituio caracteriza-se pelo fato de a legislao atribuir a uma terceira pessoa, vinculada ao fato gerador do ICMS, a responsabilidade pelo recolhimento do imposto que seria devido pelo contribuinte que realizou o fato que enseja a cobrana do ICMS (fato gerador).

10

Substituio tributria
A aplicao da substituio tributria no representa somente um recolhimento antecipado do imposto, vez que se atribui a um terceiro vinculado ao fato gerador a responsabilidade pelo imposto que seria devido por outro. Ou seja, mesmo no tendo dado causa ocorrncia do fato gerador, o Fisco cobrar do responsvel tributrio o imposto que seria devido pelo contribuinte originrio. Com o objetivo de facilitar a arrecadao, bem como a fiscalizao do imposto.

11

Substituio tributria

12

Substituio tributria
Exemplo hipottico Operao com Substituio Tributria
1 Contribuinte Substituto - Clculo do ICMS ST
a) Valor da mercadoria: 200,00 b) Despesas Acessrias: 20,00 c) Frete: 60,00 d) Base de clculo operao prpria: 280,00 (a + b + c) e) alquota do ICMS: 18% f) Valor do ICMS operao prpria: 50,40 (d x e) g) Alquota do IPI: 10% h) Valor do IPI: 28,00 (a + b + c x g) i) IVA-ST: 40% j) Base de Clculo ST: 431,20 (a + b + c + h + i) k) valor do ICMS retido: 77,62 - 50,40 = 27,22 l) preo total praticado pelo substituto: 335,22 (a + b + c + h + k)
13

14

Substituio tributria
Exemplo hipottico Operao com Substituio Tributria
2 Contribuinte Substitudo Clculo do ICMS ST retido cobrvel

a) Valor total do produto: 380,00 b) Valor do ICMS operao prpria: 00,00 (ICMS retido pelo substituto)
Clculo do ICMS retido cobrvel do destinatrio c) Base de clculo da ST: 431,20 (letra j do 1 contribuinte) d) Valor da operao do 2 contribuinte caso fosse tributada: R$ 380,00
e) Valor do ICMS operao prpria caso fosse debitado: 68,40 (380,00 X 18%)

f) Valor do ICMS que seria recolhido: 18,00 (68,40 - 50,40) g) Alquota do ICMS: 18% h) Base de Clculo do ICMS ST retido cobrvel: 51,20 (c - d) i) Valor do ICMS retido cobrvel: 9,22 (h x g)
15

Substituio tributria
Exemplo hipottico Operao com Substituio Tributria
3 Contribuinte Substitudo Clculo do ICMS ST retido cobrvel

a) Valor da mercadoria: 431,20 b) Valor do ICMS operao prpria: 00,00 (ICMS retido pelo substituto)

Clculo do ICMS retido cobrvel do destinatrio


e) Base de clculo da ST: 431,20 (letra k do 1 contribuinte)
f) Valor da operao do 3 contribuinte caso fosse tributada: R$ 431,20
g) Valor do ICMS operao prpria caso fosse debitado: 77,62 (431,20 X 18%)

h) Valor do ICMS que seria recolhido: 9,22 (77,62 68,40) i) Alquota do ICMS: 18%
17

Substituio tributria
Exemplo hipottico Operao com Substituio Tributria

18

Substituio tributria
Operaes Interestaduais
Para haver a substituio tributria em operaes interestaduais, faz-se imprescindvel a existncia de acordo especfico entre os Estados. Esses acordos so realizados atravs de Convnios ou Protocolos entre as Unidades Federativas, celebrados na forma do Convnio n 133/97, observadas as disposies gerais do Convnio ICMS n 81/1993.

Aos acordos entre todas as Unidades Federativas dado o nome de "Convnio"; aos acordos entre algumas Unidades Federativas dado o nome de "Protocolo".
19

Substituio tributria
Operaes Interestaduais

20

Substituio tributria
Operaes Interestaduais Diferencial de Alquotas
Alguns Convnios/Protocolos determinam a responsabilidade ao remetente pelo recolhimento do imposto devido relativo diferena entre a alquota interna e a interestadual sobre a base de clculo da operao prpria.

O diferencial de alquotas ser devido para a UF do adquirente, nas operaes interestaduais de mercadoria/bem destinadas ao uso, consumo ou ativo permanente.
21

Substituio tributria
Operaes Interestaduais Recolhimento
Em regra, o ICMS devido por substituio tributria nas operaes interestaduais, com previso em Convnio ou Protocolo, ser recolhido mediante Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais GNRE, com os seguintes cdigos:

10009-9 - ICMS Substituio Tributria por Operao

10004-8 - ICMS Substituio Tributria por Apurao (Caso tenha IE como substituto na UF do destinatrio)
22

Aquisies Interestaduais
Sem previso em Convnio ou Protocolo entre os Estados

Nas aquisies interestaduais de mercadorias relacionadas nos artigos 313-A a 313-Z20, sem a reteno antecipada do imposto, os estabelecimentos atacadistas/distribuidores ou varejistas passam a ser, em carter excepcional, responsveis pelo recolhimento do imposto antecipadamente, conforme artigo 426-A do RICMS/SP.

23

Aquisies Interestaduais
Sem previso em Convnio ou Protocolo entre os Estados Nestes casos, a responsabilidade pelo recolhimento do imposto do contribuinte paulista, destinatrio das mercadorias e o recolhimento dever ser feito em Guia de Arrecadao de Receitas Estaduais (Gare), com a indicao do Cdigo de Receita 063-2 (outros recolhimentos especiais). No campo relativo s "Informaes Complementares" do documento, dever ser indicado tambm o nmero da Nota Fiscal a que se refere o recolhimento e do CNPJ do estabelecimento do remetente. facultado ao remetente o recolhimento do imposto, nos termos do artigo 426-A, mediante GNRE Cdigo 10008-0 (recolhimentos especiais).
24

Inaplicabilidade do Regime
Casos de inaplicabilidade da substituio tributria Sistemtica da substituio Necessidade de operao subsequente com a mesma mercadoria

Salvo disposio em contrrio, no se aplica o regime da substituio tributria na sada de mercadoria do substituto, com destino a:
a) integrao ou industrializao; consumo em processo de

b) operao interna, quando a operao subsequente estiver amparada por iseno ou no-incidncia;
25

Inaplicabilidade do Regime
Casos de inaplicabilidade da substituio tributria

c) outro estabelecimento do mesmo titular, desde que no seja varejista; d) outro substituto (mesma mercadoria ou a outra mercadoria enquadrada na mesma modalidade de substituio), exceto se a responsabilidade for atribuda ao destinatrio apenas pelo fato de receber a mercadoria de outro Estado.

26

Base de clculo
Operaes internas e interestaduais

Preo final a consumidor, nico ou mximo, autorizado ou fixado por autoridade competente ou atravs de pedido formulado pela entidade representativa do fabricante ou importador apresente pedido formal, nos termos de disciplina estabelecida pela Secretaria da Fazenda.

27

Base de clculo
Operaes internas e interestaduais

A mdia ponderada dos preos, fixados pela Secretaria da Fazenda, a consumidor final usualmente praticados no mercado considerado, apurada por levantamento de preos, ainda que por amostragem ou por meio de dados fornecidos por entidades representativas dos respectivos setores. A divulgao destes valores se dar por pauta fiscal.

28

Base de clculo
Operaes internas e interestaduais
Percentual de Margem de Valor Agregado (MVA) ou ndice de Valor Adicionado (IVA) estabelecido conforme disposto pela legislao em cada caso sob preo praticado pelo sujeito passivo, includos os valores correspondentes a frete, carreto, seguro, impostos e outros encargos transferveis ao adquirente. Em regra, o ICMS-ST no Estado de So Paulo calculado mediante IVA %, que so divulgados por meio de Portarias da Coordenadoria da Administrao Tributria CAT.
29

Base de clculo
Operaes interestaduais MVA ajustada
Em regra, a legislao determina o ajuste da MVA ou do IVA nas operaes interestaduais, quando a alquota interna da UF do destinatrio for superior alquota interestadual aplicada pelo remetente, calculado pela seguinte frmula: IVA-ST ajustado = [(1+IVA-ST original) x (1-ALQ inter) / (1-ALQ intra)] - 1, sendo: IVA-ST original = IVA-ST aplicvel na operao interna; ALQ inter = alquota interestadual incidente na operao interestadual

ALQ intra = alquota interna no Estado de So Paulo


Exemplo: IVA-ST original = 65,10% ALQ inter = 12% ALQ intra = 18% IVA-ST ajustado = [(1+IVA-ST original) x (1-ALQ inter) / (1-ALQ intra)] - 1 IVA-ST ajustado = [(1 + 0,651) x (1 - 0,12) / (1 - 0,18)] - 1 IVA-ST ajustado = [1,651 x 0,88 / 0,82] - 1 IVA-ST ajustado = 1,7718 - 1 IVA-ST ajustado = 77,18%
30

Base de clculo
Operaes interestaduais MVA Ajustada
O contribuinte optante pelo do Simples Nacional, na condio de substituto tributrio, no aplicar "MVA ajustada" prevista em Convnio ou Protocolo que instituir a Substituio Tributria nas operaes interestaduais. Ou seja, o percentual de MVA adotado ser aquele estabelecido a ttulo de "MVA ST original" em Convnio ou Protocolo ou pela unidade federada destinatria da mercadoria. Nas operaes interestaduais promovidas por contribuinte optante pelo Simples Nacional, em que o adquirente da mercadoria, optante ou no pelo regime do Simples Nacional, seja o responsvel pelo recolhimento do imposto devido por substituio tributria, na determinao da base de clculo ser adotada tambm a "MVA ST original.

31

Devoluo
Devoluo de mercadorias sujeitas ST
Segundo o Regulamento do ICMS do Estado de So Paulo, devoluo de mercadoria a operao que tenha por objeto anular todos os efeitos de uma operao anterior. Na Nota Fiscal emitida pelos contribuintes substitudos dever conter nos campos "Base de clculo do ICMS" e "Valor do ICMS" do quadro "Clculo do imposto", respectivamente, a base de clculo e o valor do imposto da operao prpria do substituto e, no campo "Informaes complementares" do quadro "Dados adicionais", deve ser indicada a base de clculo e o valor do imposto retido por substituio tributria. Na devoluo para fornecedor que j recebeu a mercadoria com a reteno do imposto (substitudo), considerando que a Nota Fiscal de aquisio no tem o destaque do imposto, dever devolver da mesma maneira.
32

Produtos sujeitos ST
Operaes internas
Cigarro; cimento; refrigerante, cerveja, inclusive chope e gua; sorvete; fruta (amndoa, avel, castanha, noz, pra ou ma); veculo; pneumticos; tintas, vernizes e outros produtos da indstria qumica; medicamentos; bebidas alcolicas; produtos de perfumaria; produtos de higiene pessoal; rao animal; produtos de limpeza; produtos fonogrficos; autopeas; pilhas e baterias; lmpadas eltricas; papel; produtos alimentcios; materiais de construo; produtos de colchoaria; ferramentas; bicicletas; instrumentos musicais; brinquedos; mquinas e aparelhos mecnicos, eltricos, eletromecnicos e automticos; produtos de papelaria; artefatos de uso domstico; materiais eltricos; produtos eletrnicos, eletroeletrnicos e eletrodomsticos; petrleo, combustveis lquidos ou gasosos, inclusive lcool carburante, ou lubrificantes e energia eltrica.

33

Ressarcimento do Imposto Retido


De acordo com o disposto no artigo 269 do RICMS-SP, o contribuinte substitudo poder ressarcir o imposto pago por substituio tributria nas seguintes situaes: a) Valor do imposto retido a maior O contribuinte substitudo poder se ressarcir do valor do imposto retido a maior, correspondente diferena entre o valor que serviu de base reteno e o valor da operao ou prestao realizada com consumidor ou usurio final, apenas na hiptese de a base de clculo do imposto devido por substituio tributria ter sido determinada por preo final a consumidor, nico ou mximo, autorizado ou fixado por autoridade competente, nos termos do artigo 40A do RICMS-SP.

34

Ressarcimento do Imposto Retido

b) fato gerador presumido no realizado O contribuinte paulista poder se ressarcir do valor do imposto retido ou da parcela do imposto retido relativo ao fato gerador presumido no realizado (exemplo: perecimento ou destinao ao ativo/uso).

35

Ressarcimento do Imposto Retido


c) iseno ou no incidncia O contribuinte paulista poder se ressarcir do valor do imposto retido ou da parcela do imposto retido relativo ao valor acrescido, referente sada que promover ou sada subsequente amparada por iseno ou no-incidncia. Neste caso o remetente, observado o disposto no artigo 274, acrescentar no campo "Informaes Complementares" do documento fiscal a seguinte indicao: "A Substituio Tributria No Inclui a Operao do Destinatrio - Art. 269 do RICMS.
36

Ressarcimento do Imposto Retido


d) sada para outra Unidade da Federao
Poder o contribuinte paulista se ressarcir do valor do imposto retido ou da parcela do imposto retido em favor deste Estado, referente operao subsequente, quando promover sada para estabelecimento de contribuinte situado em outro Estado. Para efeito de ressarcimento do imposto retido, o contribuinte substitudo dever observar as disposies da Portaria CAT n 17/1999, bem como adotar os procedimentos previstos nos artigos 269 a 271 do RICMS-SP.
37

PERGUNTAS?

OBRIGADO
Giuliano K. Gioia FISCOSOFT

Vous aimerez peut-être aussi