Vous êtes sur la page 1sur 22

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CINCIAS CONTBEIS CAMPUS I CURSO DE CINCIAS CONTBEIS 2 SEMESTRE

MINISTRIO PBLICO

Anderson Silva Kenald Aislan Marco Antnio Menezes Marco Antnio Barbedo Marcus Garvey Mateus Oliveira Matheus Rocha Miguel Bispo Raul Kalil Valfredo Rios Vernica Coutinho

Salvador 2012

MINISTRIO PBLICO

Trabalho apresentado ao Professor Vladimir Miranda da disciplina Direito Pblico e Privado da turma do Segundo Semestre, turno matutino do curso de Cincias Contbeis.

Salvador 2012

3 Sumrio

Introduo_____________________________________________________________________________ 4 Desenvolvimento: Contexto histrico do surgimento do Ministrio Pblico___________________ 5 O Ministrio Pblico e a Constituio de 1988 ______________________________ 7 Composio do Ministrio Pblico ___________________________________________ 9 Ministrio Pblico da Unio _________________________________________________ 11 Ministrio Pblico Militar ___________________________________________________ 14 Ministrio Pblico do Trabalho _____________________________________________ 14 Ministrio Pblico dos Estados _____________________________________________ 16 Competncias e Funes ____________________________________________________ 19

Concluso ____________________________________________________________________________ 22

4 Introduo Este trabalho tem o enfoque de apresentao do Ministrio Pblico e suas atribuies para a sociedade brasileira. Este um rgo independente e no pertence a nenhum dos trs Poderes, o Executivo, Legislativo e Judicirio. Portanto, possui autonomia na estrutura do Estado e no pode ser extinto ou ter as atribuies repassadas a outra instituio. O papel do rgo fiscalizar o cumprimento das leis que defendem o patrimnio nacional e os interesses sociais e individuais, fazer controle externo da atividade policial, promover ao penal pblica e expedir recomendao sugerindo melhoria de servios pblicos. Pertencem ao Ministrio Pblico da Unio (MPU): o Ministrio Pblico Federal (MPF), Ministrio Pblico do Trabalho (MPT), Ministrio Pblico Militar (MPM), Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios (MPDFT). O Ministrio Pblico pode ser Federal ou Estadual. No primeiro, Procuradores da Repblica atuam junto Justia Federal e pertencem ao Ministrio Pblico da Unio. No segundo, Promotores e Procuradores de Justia trabalham junto Justia Estadual e so funcionrios do Ministrio Pblico Estadual. Quando o assunto analisado for matria federal, quem representar a sociedade sero os procuradores regionais da Repblica e o processo ficar a cargo do Tribunal Regional Federal. Quando a matria estadual, procuradores de Justia que vo atuar junto aos Tribunais de Justia Estaduais. Os procuradores e promotores do Ministrio Pblico tm a independncia assegurada pela Constituio. Assim, esto subordinados a um chefe apenas em termos administrativos, mas cada profissional livre para seguir suas convices, desde que estejam em acordo com a lei. Procurador-Geral da Repblica o chefe do Ministrio Pblico da Unio e do Ministrio Pblico Federal. tambm o Procurador-Geral Eleitoral.

5 Desenvolvimento CONTEXTO HISTRICO DO SURGIMENTO DO MINISTRIO PBLICO O Ministrio Pblico fruto do desenvolvimento do estado brasileiro e da democracia. A sua histria marcada por dois grandes processos que culminaram na formalizao deste como instituio e na ampliao de sua rea de atuao. No perodo colonial, o Brasil foi orientado pelo direito lusitano. No havia o Ministrio Pblico como instituio. Mas as Ordenaes Manuelinas de 1521 e as Ordenaes Filipinas de 1603 j faziam meno aos promotores de justia, atribuindo a eles o papel de fiscalizar a lei e de promover a acusao criminal. Existia ainda o cargo de procurador dos feitos da Coroa, o defensor da Coroa, e o de procurador da Fazenda, o defensor do fisco. S no Imprio, em 1832, com o Cdigo de Processo Penal do Imprio, iniciou-se a sistematizao das aes do Ministrio Pblico. Na Repblica, o decreto n 848, de 11/09/1890, ao criar e regulamentar a Justia Federal disps, em um captulo, sobre a estrutura e atribuies do Ministrio Pblico no mbito federal. Neste decreto destacam-se: a) a indicao do procurador-geral pelo Presidente da Repblica; b) a funo do procurador de "cumprir as ordens do Governo da Repblica relativas ao exerccio de suas funes" e de "promover o bem dos direitos e interesses da Unio." (art.24, alnea c). Mas foi o processo de codificao do Direito nacional que permitiu o crescimento institucional do Ministrio Pblico, visto que os cdigos (Civil de 1917, de Processo Civil de 1939 e de 1973, Penal de 1940 e de Processo Penal de 1941) atriburam vrias funes instituio. Em 1951, a lei federal n 1.341 criou o Ministrio Pblico da Unio, que se ramificava em Ministrio Pblico Federal, Militar, Eleitoral e do Trabalho. O MPU pertencia ao Poder Executivo. Em 1981, a Lei Complementar n 40 disps sobre o estatuto do Ministrio Pblico, instituindo garantias, atribuies e vedaes aos membros do rgo.

6 Em 1985, a lei 7.347 de Ao Civil Pblica ampliou consideravelmente a rea de atuao do MP, ao atribuir a funo de defesa dos interesses difusos e coletivos. Antes da ao civil pblica, o Ministrio Pblico desempenhava basicamente funes na rea criminal. Na rea cvel, o Ministrio tinha apenas uma atuao interveniente, como fiscal da lei em aes individuais. Com o advento da ao civil pblica, o rgo passa a ser agente tutelador dos interesses difusos e coletivos. Quanto aos textos constitucionais, o Ministrio Pblico ora aparece, ora no citado. Esta inconstncia decorre das oscilaes entre regimes democrticos e regimes autoritrios/ditatoriais.

Constituio de 1824: no faz referncia expressa ao Ministrio Pblico. Estabelece que "nos juzos dos crimes, cuja acusao no pertence Cmara dos Deputados, acusar o procurador da Coroa e Soberania Nacional".

Constituio de 1891: no faz referncia expressa ao Ministrio Pblico. Dispe sobre a escolha do Procurador-Geral da Repblica e a sua iniciativa na reviso criminal. Constituio de 1934: faz referncia expressa ao Ministrio Pblico no captulo "Dos rgos de cooperao". Institucionaliza o Ministrio Pblico. Prev lei federal sobre a organizao do Ministrio Pblico da Unio.

Constituio de 1937: no faz referncia expressa ao Ministrio Pblico. Diz respeito ao Procurador-Geral da Repblica e ao quinto constitucional. Constituio de 1946: faz referncia expressa ao Ministrio Pblico em ttulo prprio (artigos 125 a 128) sem vinculao aos poderes.

Constituio de 1967: faz referncia expressa ao Ministrio Pblico no captulo destinado ao Poder Judicirio.

7 Emenda constitucional de 1969: faz referncia expressa ao Ministrio Pblico no captulo destinado ao Poder Executivo. Constituio de 1988: faz referncia expressa ao Ministrio Pblico no captulo "Das funes essenciais Justia". Define as funes institucionais, as garantias e as vedaes de seus membros. Foi na rea cvel que o Ministrio Pblico adquiriu novas funes, destacando a sua atuao na tutela dos interesses difusos e coletivos (meio ambiente, consumidor, patrimnio histrico, turstico e paisagstico; pessoa portadora de deficincia; criana e adolescente, comunidades indgenas e minorias tico-sociais). Isso deu evidncia instituio, tornando-a uma espcie de Ouvidoria da sociedade brasileira.

O MINISTRIO PBLICO E A CONSTITUIO DE 1988 O eminente jurista Alexandre de Moraes faz uma interessante anlise da posio diferenciada dada ao Ministrio Pblico pelo constituinte de 1988. Direito Constitucional Contemporneo, apesar de permanecer na

tradicional linha da ideia de Tripartio de Poderes, j entende que esta frmula, se interpretada com rigidez, tornou-se inadequada [...] [...]a Constituio Federal de 1988 atribuiu as funes estatais de soberania aos trs tradicionais poderes do Estado : Legislativo, Executivo e Judicirio, e Instituio do Ministrio Pblico, que, entre vrias outras importante funes, deve zelar pelo equilbrio entre os Poderes, fiscalizando-os, e pelo respeito aos direitos fundamentais. Em se tratando do novo papel do Ministrio Pblico, Alexandre de Moraes cita a lio do Ministro Seplveda Pertence : o patrocnio desinteressado de interesses pblicos, ou essa proteo desinteressada, mesmo de interesses privados, mas aos quais se quis dar proteo especial , que justificam o papel do Ministrio Pblico.

O Ministrio Pblico surgiu no Brasil no Cdigo de Processo Criminal de 1832, sofreu grandes alteraes, e hoje est situado na seo I do captulo IV da Constituio Federal, bem como nas seguintes leis: Lei 8625/1993; Lei

8 Complementar Federal 75/1993 e Lei Complementar 734/1993, do Estado de So Paulo. O artigo 127 da nossa atual Constituio caracteriza este rgo como sendo instituio permanente, com as funes de defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Logo em seu pargrafo primeiro, consagra os princpios institucionais do Ministrio Pblico: a unidade, onde seus membros integram um s rgo, a indivisibilidade, os membros do MP no se vinculam sua rea de atuao, e a independncia funcional, caracterizando o Ministrio Pblico como rgo autnomo, independente no exerccio de sua funo estatal. importante salientar que este exerce suas funes tanto no campo penal, quanto no campo civil. O artigo 129 elenca algumas funes deste rgo que so entre outras, a de promover a ao penal pblica; zelar pelo respeito aos Poderes Pblicos e dos servios relevantes aos direitos constitucionais; promover o inqurito civil e a ao civil pblica; promover a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno da Unio e Estados; defender judicialmente os direitos e interesses da populao indgena. Entretanto, quando falamos na estrutura desta Instituio, est consagrado na Constituio em seu artigo 128, ao qual determina:
O Ministrio Pblico abrange: I. O Ministrio Pblico da Unio, que compreende: a. o Ministrio Pblico Federal; b. o Ministrio Pblico do Trabalho; c. o Ministrio Pblico Militar; d. o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios; II. Os Ministrios Pblicos dos Estados.

O Ministrio Pblico da Unio chefiado pelo Procurador-Geral da Repblica, nomeado pelo presidente da Repblica. Todavia, nos Ministrios Pblicos dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios formaro lista trplice dentre integrantes de carreira, para a escolha do Procurador-Geral. notvel uma explicao maior quanto aos Procuradores-Gerais dos Ministrios Pblicos do Distrito Federal e Territrios. Eles esto em situao idntica aos dos Estados, embora sejam organizados, mantidos e integrados ao MP da Unio. Isto acontece pelo Distrito Federal ser considerada uma cidade-estado e os territrios serem administrados pela Unio.

9 Por fim, salientamos que o Ministrio Pblico goza de garantias constitucionais para um bom exerccio de suas funes. Essas garantias permitem uma subdiviso em garantias institucionais, como exemplo destas esto a autonomia funcional, administrativa e financeira, e garantias dos membros, em que dentre outras esto a vitaliciedade.

COMPOSIO DO MINISTRIO PBLICO A composio do Ministrio Pblico brasileiro feita da seguinte forma: O Ministrio Pblico da Unio, que se subdivide em: o Ministrio Pblico do Trabalho; o Ministrio Pblico Militar; o Ministrio Pblico do Distrito Federal; o Ministrio Pblico Federal; Os Ministrios Pblicos dos Estados; E o Ministrio Pblico junto aos Tribunais de Contas (Unio e Estados). Constitucionalmente, o Ministrio Pblico tem assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor, ao Poder Legislativo, a criao e a extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, a poltica remuneratria, os planos de carreira, bem como a sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias. A chefia dos Ministrios Pblicos dos Estados exercida pelo ProcuradorGeral de Justia. Os integrantes da carreira elaboram uma lista trplice, na forma da Lei Orgnica respectiva, a qual submetida ao Governador do Estado. O escolhido assume um mandato de dois anos, permitida uma reconduo. Os seus membros gozam das seguintes garantias: Vitaliciedade, aps dois anos de exerccio, no podendo perder o cargo seno por sentena judicial transitada em julgado;

10 Inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, mediante deciso do rgo colegiado competente do Ministrio Pblico, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa; Irredutibilidade de subsdio. E esto sujeitos as seguintes vedaes: Receber, a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagens ou custas processuais; Exercer a advocacia; Participar de sociedade comercial; Exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio; Exercer atividade poltico-partidria; Receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei. O ingresso na carreira do Ministrio Pblico se d mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realizao, exigindo-se do bacharel em direito, no mnimo, trs anos de atividade jurdica e observando-se, nas nomeaes, a ordem de classificao. As Promotorias de Justia so rgos de administrao do MP, com pelo menos um cargo de promotor de justia. Elas podem ser judiciais ou extrajudiciais, gerais, cumulativas ou especiais, que tratam exclusivamente de assuntos especficos, como os direitos da defesa da criana e do adolescente, do meio ambiente, patrimnio pblico e outros. Os promotores e procuradores devem ser bacharis em direito, com no mnimo trs anos de prtica jurdica. O ingresso no MP feito por concurso pblico. O promotor atua no primeiro grau de jurisdio (varas cveis, criminais e outras), enquanto o procurador age no segundo grau (tribunais e cmaras cveis e criminais).

11 No Ministrio Pblico Federal e no Ministrio Pblico do Trabalho os membros que atuam no primeiro grau de jurisdio so tambm denominados Procuradores: Procuradores da Repblica e Procuradores do Trabalho, respectivamente. Ao atuarem no segundo grau de jurisdio, os membros passam a serem chamados de Procuradores Regionais. Depois de Procurador Regional, os membros ainda podem ser promovidos ao cargo de SubprocuradorGeral, caso em que so designados para atuar junto aos Tribunais Superiores. No Ministrio Pblico Estadual, entretanto, diferencia-se do Ministrio Pblico Federal na existncia dos seguintes rgos de Administrao Superior: Procuradoria Geral de Justia; Colgio de Procuradores de Justia; Conselho Superior do Ministrio Pblico; Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico. Conta, ainda, com os seguintes rgos de Execuo: Procurador-Geral de Justia; Conselho Superior do Ministrio Pblico; Procuradores de Justia; Promotores de Justia

MINISTRIO PBLICO DA UNIO Ministrio Pblico Federal (MPF) O Ministrio Pblico Federal (MPF) integra os ramos do Ministrio Pblico da Unio (MPU) e a ele cabe a defesa dos direitos sociais e individuais indisponveis, da ordem jurdica e do regime democrtico. O rgo, que tem sede em Braslia, tambm responsvel pela fiscalizao da aplicao das leis, a defesa do patrimnio pblico e o zelo pelo efetivo respeito dos poderes pblicos aos direitos assegurados na Constituio.

12 O MPF tem autonomia na estrutura do Estado, no pode ser extinto ou ter atribuies repassadas outra instituio e seus membros, os procuradores e promotores, tm liberdade para atuar segundo suas convices, com base na lei.
Cabe ao Ministrio Pblico Federal defender os direitos sociais e individuais indisponveis (direito vida, dignidade, liberdade, etc.) dos cidados perante o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justia, os tribunais regionais federais, os juzes federais e juzes eleitorais. O MPF atua nos casos federais, regulamentados pela Constituio e pelas leis federais, sempre que a questo envolver interesse pblico seja em virtude das partes ou do assunto tratado. Tambm cabe ao MPF fiscalizar o cumprimento das leis editadas no pas e daquelas decorrentes de tratados internacionais assinados pelo Brasil. Alm disso, o Ministrio Pblico Federal atua como guardio da democracia, assegurando o respeito aos princpios e normas que garantem a participao popular.

O MPF atua por iniciativa prpria ou mediante provocao, em todo o Brasil e em cooperao com outros pases, nas reas constitucional, cvel, criminal e eleitoral. Esta instituio ingressa com aes em nome da sociedade, oferece denncias criminais e deve ser ouvida em todos os processos em andamento na Justia Federal que envolva o interesse pblico relevante, mesmo que no seja parte na ao. Sua atuao ocorre perante o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justia, o Tribunal Superior Eleitoral, os tribunais regionais federais, os juzes federais e os juzes eleitorais, nos casos regulamentados pela Constituio e pelas leis federais. Procuradoria Geral da Repblica O procurador-geral da Repblica exerce a chefia do Ministrio Pblico da Unio e do Ministrio Pblico Federal, alm de atuar como procurador-geral Eleitoral. escolhido e nomeado pelo presidente da Repblica, e seu nome deve ser aprovado pela maioria absoluta do Senado Federal. O procurador-geral da Repblica deve sempre ser ouvido nas aes de inconstitucionalidade e nos processos de competncia do Supremo Tribunal Federal. Cabe ao procurador-geral da Repblica promover ao direta de inconstitucionalidade e aes penais para denunciar autoridades como deputados federais, senadores, ministros de Estado e o presidente e o vicepresidente da Repblica. Ele tambm pode, perante o Superior Tribunal de Justia, propor ao penal, representar pela interveno nos Estados e no

13 Distrito Federal e representar pela federalizao de casos de crimes contra os direitos humanos. Ministrio Pblico Eleitoral (MPE) O Ministrio Pblico Eleitoral (MPE) no tem estrutura prpria, que em outras palavras, composto por membros do Ministrio Pblico Federal e do Ministrio Pblico Estadual. O procurador-geral da Repblica exerce a funo de procurador-geral Eleitoral perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e indica membros para tambm atuarem no TSE (subprocuradores) e nos Tribunais Regionais Eleitorais (procuradores regionais eleitorais, que chefiam o Ministrio Pblico Eleitoral nos estados). Os promotores eleitorais so promotores de Justia (membros do Ministrio Pblico Estadual) que exercem as funes por delegao do MPF. As intervenes em todas as fases do processo eleitoral so de responsabilidade do MPF, que age com os ministrios pblicos estaduais, que oficiam perante a justia eleitoral de primeira instncia. Por isso, o MPE est vinculado ao MPF, sendo o procurador-geral da Repblica o responsvel pela atuao do MP na rea eleitoral, como procurador-geral eleitoral. Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios (MPDFT) O Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios pertence estrutura do Ministrio Pblico da Unio (MPU) e atua perante o poder judicirio do Distrito Federal. No cabe ao MPDFT trabalhar em matrias de competncia da justia federal e somente nas aes que competem s justias estaduais. Entre as reas de atuao do MPDFT esto criminal, meio ambiente, patrimnio pblico, sade, educao, infncia e juventude e filiao. Para no haver confuso sobre a abrangncia de cada ramo do MPU, a primeira providncia quando chega um processo ao MPDFT a verificao se os crimes foram cometidos contra bens, servios ou interesses da Unio. Se h interesse da Unio, a atuao vai ser do MPF.

14 MINISTRIO PBLICO MILITAR O Ministrio Pblico Militar, conhecido tambm pela sigla MPM, integra a estrutura do Ministrio Pblico da Unio, o MPU, e tem como competncia a promoo, privativamente, de ao penal pblica junto aos rgos da Justia Militar. Foi criado em 1920, com o advento do Cdigo de Organizao Judiciria e Processo Militar, e incorporado ao MPU, em 1951, quando foi contemplado com estatuto prprio. Art. 24. O Ministrio Pblico da Unio compreende: I - O Ministrio Pblico Federal; II - o Ministrio Pblico do Trabalho; III - o Ministrio Pblico Militar; IV - o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios. Pargrafo nico. A estrutura bsica do Ministrio Pblico da Unio ser organizada por regulamento, nos termos da lei. Regido pela Lei Complementar n 75/93, o MPM tem como papel promover a declarao de indignidade ou de incompatibilidade para o oficialato, que o cargo, dignidade de oficial das foras armadas, e manifestar-se em qualquer fase do processo, acolhendo solicitao do juiz ou por si a iniciativa, quando entender existente interesse pblico que justifique a interveno. A este Ministrio cabe ainda requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial-militar, podendo acompanh-los e apresentar provas e exercer o controle externo da atividade da polcia judiciria militar. A estrutura do MPM formada pelo procurador-geral da Justia Militar, que o chefe do Ministrio Pblico Militar e nomeado pelo procurador-geral da Repblica.

MINISTRIO PBLICO DO TRABALHO O Ministrio Pblico do Trabalho (MPT) o ramo do Ministrio Pblico da Unio (MPU) cuja funo atuar na defesa dos direitos coletivos e individuais na

15 rea trabalhista. A Constituio da Repblica de 1988 define, em seu artigo 127, o Ministrio Pblico como sendo "instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis". At 1988, o Ministrio Pblico do Trabalho atuava apenas como rgo Interveniente junto ao Tribunal Superior do Trabalho ou aos Tribunais Regionais do Trabalho, emitindo parecer nos processos judiciais, na condio de fiscal da lei. A partir da nova Constituio Federal, passou a atuar tambm como rgo Agente, ou de campo, na defesa dos direitos difusos, coletivos e individuais indisponveis dos trabalhadores. Desde 1999, elegeu cinco reas prioritrias de atuao: erradicao do trabalho infantil e regularizao do trabalho do adolescente, combate ao trabalho escravo e regularizao do trabalho indgena, combate a todas as formas de discriminao no trabalho, preservao da sade e segurana do trabalhador, e regularizao dos contratos de trabalho. Como rgo interveniente, o MPT desempenha papel de defensor da lei para intervir nos feitos judiciais em curso nos quais haja interesse pblico a proteger. Emite pareceres em processos de competncia da Justia do Trabalho, participa das Sesses de Julgamento e ingressa com recursos quando houver desrespeito legislao. O Ministrio Pblico do Trabalho tambm atua como rbitro e mediador na soluo de conflitos trabalhistas de natureza coletiva, envolvendo trabalhadores e empresas ou as entidades sindicais que os representam. A possibilidade est prevista no artigo 83, inciso XI da Lei Complementar 75/93 e foi regulamentada pela Resoluo n 44 do Conselho Superior do MPT. Alm disso, o Ministrio Pblico do Trabalho fiscaliza o direito de greve nas atividades essenciais. A atuao como rgo Agente envolve o recebimento de denncias, a instaurao de procedimentos investigatrios, inquritos civis pblicos e outras medidas administrativas ou o ajuizamento de aes judiciais, quando comprovada a irregularidade.

16 Importante instituto de atuao do Ministrio Pblico do Trabalho, de natureza administrativa, o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, que prev multa caso seja descumprido, e que pode ser executado perante as Varas do Trabalho, por ser ttulo executivo extrajudicial. Em termos judiciais, o MPT dispe da Ao Civil Pblica e da Ao Civil Coletiva, alm da Ao Anulatria Trabalhista, que possibilita sua atuao no controle das clusulas de acordos e convenes coletivas de trabalho. O Ministrio Pblico do Trabalho tambm orienta a sociedade por meio de audincias pblicas, palestras, oficinas, reunies setoriais e outros eventos semelhantes. Desenvolvem, ainda, aes em parceria com rgos do Governo e entidades representativas de empregadores e trabalhadores, organizaes no governamentais nacionais e internacionais e com a sociedade civil organizada, seja por meio de protocolos e convnios, seja pela participao em Conselhos e Fruns.

o ramo do Ministrio Pblico da Unio que funciona processualmente nas causas de competncia da Justia do Trabalho. Possui atribuies judiciais e extrajudiciais. A atuao judicial refere-se atuao nos processos judiciais, seja como parte, autora ou r, seja como fiscal da lei. J a atuao extrajudicial referese sua atuao fora do mbito judicial, na esfera administrativa e, alm disso, destaca-se a sua atuao como agente de articulao social, incentivando e orientando os setores no governamentais e governamentais na execuo de polticas de elevado interesse sociais, especialmente nas questes ligadas erradicao do trabalho infantil, do trabalho forado e escravo, bem como no combate a quaisquer formas de discriminao no mercado de trabalho.

MINISTRIO PBLICO DOS ESTADOS O Ministrio Pblico Estadual (MPE) um dos ramos do Ministrio Pblico brasileiro. Cada um dos 26 Estados da Federao possui um Ministrio Pblico autnomo para executar as atividades estabelecidas pela Constituio Federal, gerir o oramento e realizar concursos de ingresso na carreira.

17 Cada MPE chefiado pelo procurador-geral de Justia, escolhido pelo governador do Estado a partir de lista trplice elaborada pelos membros da instituio. Alm da sede, cada MPE possui promotorias nos municpios para proteger os interesses difusos, coletivos e individuais homogneos. Entre as principais atribuies do MPE esto ajuizar ao penal pblica e exigir dos gestores pblicos e dos servios o cumprimento dos direitos citados pela Constituio Federal, como a defesa do meio ambiente, do consumidor e do patrimnio pblico e exercer o controle externo da atividade policial. A Lei n. 8.625, de 12 de fevereiro de 1993, institui a Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico, dispe sobre normas gerais para a organizao do Ministrio Pblico dos Estados e d outras providncias. Cada unidade da Federao tambm possui sua prpria lei orgnica. Como exemplo, no Estado de So Paulo, a Lei Complementar n. 734, de 26 de novembro de 1993, institui a Lei Orgnica do Ministrio Pblico do Estado de So Paulo. Promotorias Os promotores so membros do Ministrio Pblico, que uma funo essencial justia, responsvel pela defesa da ordem jurdica e cabendo-lhe privativamente a iniciativa da ao penal pblica (processos criminais onde o delito considerado grave o suficiente para que seja apurada a culpa independentemente da vontade ou iniciativa do ofendido). Alm disso, atuam na defesa do patrimnio pblico, do meio-ambiente, dos direitos dos consumidores, do direito econmico, defesa do patrimnio histrico-cultural brasileiro, defesa dos hipossuficientes tais como crianas, idosos, minorias etc. dentre muitos outros interesses coletivos de relevncia social. reas de Atuao do Ministrio Publico do Estado da Bahia Centro de Apoio Operacional s Promotorias de Justia da Cidadania CAOCI O Centro de Apoio Operacional s Promotorias de Justia da Cidadania, no sentido de atender s incumbncias constitucionais previstas nos arts. 127 e 129 da Constituio Federal e consoante o artigo 46 da Lei Complementar n 11/96, desenvolve atividades com a finalidade de promover a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais, zelando pelo efetivo respeito dos

18 Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos constitucionalmente assegurados, empreendendo as medidas necessrias sua garantia. O CAOCI, em conjunto com as Promotorias de Cidadania de todo o Estado da Bahia, atua na rea de proteo dos direitos coletivos, difusos, transindividuais e individuais indisponveis e homogneos, no que tange sade, aos direitos especiais das pessoas portadoras de deficincia e dos idosos, no combate discriminao e fiscalizao do regular funcionamento dos servios pblicos. Segurana Publica CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE SEGURANA PBLICA E DEFESA SOCIAL O Centro de Apoio Operacional de Segurana Pblica e Defesa Social - CEOSP, criado pelo Ato n 122/2011, tem a finalidade de promover a articulao, harmonizao, mediao de relaes e a integrao das aes voltadas segurana pblica e defesa social. Constitui-se valioso instrumento para o fortalecimento da ao ministerial, no mbito dos novos paradigmas previstos no Plano Estratgico do Ministrio Pblico. A abrangncia dos direitos humanos a serem preservados para o exerccio da cidadania repercute diretamente nos segmentos de segurana e defesa social. A necessidade da colaborao do Ministrio Pblico com a sociedade civil e os Poderes constitudos tem o respaldo das disposies constitucionais e da legislao complementar especfica, que determina a presena da Instituio nas esferas judicial e extrajudicial. Organizaes Criminosas GRAECO Criado pela Resoluo n 004/2006, do Colgio de Procuradores de Justia do Estado da Bahia, o GAECO tem atribuio para oficiar nas representaes, procedimentos investigatrios, inquritos policiais e processos destinados a identificar e reprimir as organizaes criminosas, e coletar elementos de prova, frente ocorrncia de prticas criminosas ou ilcitas de maior dimenso ou complexidade, ou que importem maior gravame coletividade, em todas as fases da persecuo penal, inclusive audincias, at deciso final, fornecendo suporte

19 informativo aos rgos de execuo e da Administrao Superior do Ministrio Pblico.

COMPETNCIAS E FUNES O Ministrio Pblico, como j foi dito, uma instituio permanente, e essencial funo jurisdicional do estado. Ele possui princpios institucionais que asseguram sua autonomia administrativa e no est subordinado a nenhum dos outros poderes. Tem como Princpios fundamentais a defesa da ordem jurdica, o regime democrtico e os interesses da sociedade. Dentre suas funes administrativas mais comuns est a promoo da ao penal pblica, que de acordo com o direito penal brasileiro, a ao penal movida por iniciativa do Ministrio Pblico atravs da figura do Promotor Pblico (ou o Procurador na esfera federal). A pea inicial do processo a denncia, que de acordo com o direito penal o ato no qual o representante do Ministrio Pblico apresenta sua acusao perante a autoridade judicial competente para julgar o crime ou a contraveno, descrita no processo. a legislao que define os crimes de natureza pblica, e a apurao destes ocorrer independentemente da iniciativa da vtima. O artigo 46 do cdigo de processo penal fixa os prazos nos quais o MP deve oferecer a denncia, sendo eles: 05 dias aps receber o inqurito policial, se o ru estiver preso ou 15 dias aps receber o inqurito policial, se o ru estiver em liberdade. Dentre as funes do MP tambm destacam-se o zelo pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia; promover o inqurito civil e a ao civil pblica. A proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; promover a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituio. Ele tambm exerce o controle externo da atividade policial como uma espcie de observatrio; defende judicialmente os direitos e interesses das

20 populaes indgenas, que muitas vezes necessitam de um amparo legal diferenciado; exerce notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar respectiva; requisita diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicando os fundamentos polticos de suas manifestaes processuais; exerce outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas. A instituio atua ainda, de forma preventiva e repreensiva, nos casos de crimes contra a administrao pblica federal, ou seja, os delitos que causem prejuzo aos bens, servios ou interesses da Unio, de suas entidades autrquicas ou das empresas pblicas. Inclui-se ai quando os crimes so praticados por um servidor como estelionato, roubo, peculato, corrupo ativa ou passiva, concusso, trfico de influncia e emprego irregular de verba ou renda pblica. Durante algum tempo a Internet fora considerada terra de ningum e por isso diversos crimes foram praticados atravs dela. O Ministrio Pblico por ser um rgo atento e envolvido na dinmica da sociedade na qual ele inserido, passa a ter um papel fundamental na repreenso dos crimes praticados por essa via. Dentre os delitos cometidos destacamos a divulgao de pornografia infantil, redes de pedofilia, racismo, sites com contedo neonazista e as fraudes bancrias. O Ministrio Pblico Federal pode ainda promover uma ao direta de inconstitucionalidade . A Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI ou ADIN) um instrumento utilizado no chamado controle direto da constitucionalidade das leis e atos normativos, exercido perante o Supremo Tribunal Federal brasileiro. A ao direta de inconstitucionalidade regulamentada pela Lei 9.868/99. Ela tem fundamento na alnea "a" do inciso I do artigo 102 da Constituio Federal e pode ser ajuizada, em nvel federal, perante o STF, contra leis ou atos normativos federais ou estaduais que contrariem a Constituio Federal. conhecida doutrinariamente como ADIN Genrica. muito importante que um rgo independente como o MPF possa promover esse tipo de ao, pois reafirma, o seu princpio de defender o regime democrtico.

21 importante estabelecer tambm a relao do MP com a defesa do Meio ambiente. Em todos os estados da federao, possui Promotorias encarregadas de zelar tanto pelo respeito a legislao ambiental, como punir quem as transgride. Nas cidades, por exemplo, o MP tem papel fundamental nas elaboraes dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano (PDDU's) , pois impedem que reas de conservao sejam modificadas ou que a especulao imobiliria exera forte influncia no texto final aprovado. H tambm trabalhos importantes de esclarecimento da populao sobre o uso de agrotxicos, do descarte de resduos, contrabando e posse de animais silvestres e at no indicativo de repreenso da poluio sonora.

22 Concluso O Ministrio Pblico foi consagrado pela Constituio Federal de 1988 como funo essencial administrao da justia. Recebeu a elevada misso de defender a ordem jurdica, os direitos sociais e individuais indisponveis, tendo a natural vocao de defender todos os direitos que abrangem a noo de cidadania. Surge assim o Ministrio Pblico como instituio desvinculada de quaisquer dos poderes republicanos (Executivo, Legislativo e Judicirio), com o claro objetivo de manter os seus membros livres de qualquer interferncia de autoridades ou grupos econmicos, fortalecendo-os na concretizao das promessas veiculadas na Constituio e nas leis. para servir cidadania que existe o Ministrio Pblico. Ento para exercitar essas nobres funes, com a necessria serenidade e altivez, aos membros do Ministrio Pblico Federal foi definida uma pauta mnima de garantias, a fim de que homens e mulheres que o compem no sejam constrangidos no enfrentamento das causas econmicas e polticas que fragilizem os avanos sociais alcanados pelas lutas democrticas.
Ao Ministrio Pblico cabe fortalecer a cidadania, enfrentando todas as adversidades e foras que tencionam desestabilizar o sistema democrtico, amesquinhando as conquistas do povo.

Se de um lado o Ministrio Pblico , por excelncia, a instncia natural de controle social dos Poderes Pblicos, o cidado pode ser o vigilante, a testemunha, o construtor dessa que deve ser um equilbrio de foras entre a sociedade e o poder pblico. Sendo o alvo de ateno do trabalho desta instituio correto concluir que cada parte da sociedade um elo precioso da corrente que fortalece a cidadania.

Vous aimerez peut-être aussi