Vous êtes sur la page 1sur 3

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.

br

Nmero de oxidao (NOX)


O NOX e o tipo de ligao Chamamos de nmero de oxidao ou nox a carga assumida por um tomo quando a ligao que o une a um outro quebrada. Existem trs casos a serem analisados com relao ao nox de um elemento: composto inico, covalente e substncia simples. Num composto inico, ou nox a prpria carga do on, pois quando a ligao se rompe, j ocorreu a transferncia do eltron do tomo menos para o mais eletronegativo.

Na formao do NaCl, o Na passa de 11 para 10 eltrons e o Cl passa de 17 para 18 eltrons. O Na fica com carncia de 1 eltron e assume a carga 1+, o Cl fica com excesso de um eltrons e assume a carga 1-. Ento, os nox do Na e do Cl, neste composto, sero respectivamente 1+ e 1-. Num composto covalente assume-se que a mesma se quebra e que o par de eltrons fica com o tomo mais eletronegativo. Na molcula de HCl, o tomo mais eletronegativo o Cl e o menos o H. O Cl adiciona um eltron sua eletrosfera, enquanto o H perde um. Ento, os nox do Cl e do H sero, respectivamente, 1- e 1+.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br

Em uma substncia simples, os nox de todos os tomos componentes igual a zero, pois no possvel a existncia de diferenas de eletronegatividade. Exemplos: S8, H2, O2, P4, Cgraf, Cdiam.

Regras para a determinao do NOX Metais alcalinos Metais alcalino-terrosos Oxignio (menos nos perxidos, em que 1-) Hidrognio (menos nos hidretos, em que 1-) Alumnio (Al) Zinco (Zn) Prata (Ag) Substncias simples 1+ 2+ 21+ 3+ 2+ 1+ 0

A soma dos nmeros de oxidao num composto igual a zero. A soma dos nmeros de oxidao num on composto igual a carga do on.

Exemplos Compostos binrios O nox de um dos elementos deve ser conhecido para que o outro possa ser calculado. Na Cl

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


O Na por ser metal alcalino, tem nox igual a 1+. Como a soma dos nox num composto igual a zero, o Cl tem nox igual a 1-. Compostos ternrios O nox de dois dos elementos deve ser conhecido para que o terceiro possa ser calculado. H2SO4 O H tem nox igual a 1+. O O tem nox igual a 2-. O nox do S, por ser varivel, no consta de tabelas e deve ser calculado. 2 tomos de H somam uma carga total de 2+. 4 tomos de O somam uma carga total de 8-. Para que a carga do composto como um todo seja igual a zero, a carga do S tem de ser igual a 6+. ons A somatria das cargas deve ser igual a carga total do on. (NH4)+ O nox do H igual a 1+. Como os H so em nmero de 4, a carga total deles igual a 4+. Para que a carga total seja igual a 1+, o nox do N tem de ser 3-. (SO4)2O nox do O igual a 2-. Como so 4 tomos de O, sua carga total igual a 8-. Para que a carga total do on seja igual a 2-, o nox do S tem que ser igual a 6+.

Vous aimerez peut-être aussi