Vous êtes sur la page 1sur 3

Lista de Exerccios Amplificadores Operacionais

1. Calcule a quantidade resistncia que o termistor deve alcanar para acionar o ventilador de resfriamento (cooler).

2. Escreva uma equao matemtica para este circuito com ampop, assumindo que todos os resistores so de iguais valores. Como tipicamente chamado este circuito?

3. Este circuito com ampop conhecido como amplificador diferenas ou subtrator. Assumindo que todos os resistores so iguais em valor, escreva uma expresso matemtica que descreva a sada (y) em funo das duas entradas (a e b):

de

4. Escreva uma expresso matemtica na forma de y = . . . x para o seguinte circuito:

5. Calcule o ganho de tenso de cada estgio deste circuito amplificador (ambas como razo e em unidades de decibis), e ento calcule o ganho de tenso geral sobre todo o circuito:

6. Determinar o condicionamento de sinal necessrio para obter uma faixa na tenso de sada de 0 V a 10 V, quando se utilizar um termopar com uma sensibilidade de 0.02 mV / C, e a faixa de temperaturas for de 100 C a 300 C. 7. Um transdutor com sada em resistncia ligado seguinte ponte de Wheatstone: R1 = R2 = R3 = 5000. R4 = transdutor V=10V

Considerando que a ponte se encontra inicialmente em equilbrio e que o transdutor tem uma variao mxima de +500, determine o condicionamento de sinal necessrio para obter uma tenso de sada com uma faixa de 0V a 10V. 8. So utilizadas quatro clulas de carga para proceder pesagem de um veculo. A pesagem final do veculo a mdia destes quatro pontos de pesagem. Considerando que estas quatro clulas de carga fornecem sinais de tenso, determine o condicionamento de sinal necessrio para obter o peso final do veculo. 9. Um transdutor de nvel baseado num potencimetro alimentado com uma corrente de 5x10 A. Este potencimetro tem uma resistncia de 100K . e uma sensibilidade de 500./mm. Determine o condicionamento de sinal a efetuar para obter no final um sinal em tenso com uma faixa de 0V a 10V, para uma medio de nvel de 0mm a 50mm.
-5

10. Num sistema de controle automtico necessrio determinar a diferena de dois sinais de tenso (D=V1-V2). Seguidamente devem-se efetuar trs operaes: Operao 1: Multiplicar D por um parmetro (K1), superior a um. Operao 2: Integrar D e multiplicar por um parmetro K2, superior a um. Operao 3: Somar as operaes 1 e 2. a) Determine o esquema de condicionamento de sinal necessrio para cumprir os requisitos do sistema de controle automtico.

11. Considere uma resistncia de platina dependente da temperatura que varia linearmente de 100 a 200 para uma variao correspondente da temperatura de 0 a 266 C.

Determine os valores das resistncias no conhecidas por forma a termos sada uma tenso entre 0 e 1.8V para a faixa de temperaturas em questo. 12. temperatura de 0C, R1=R=10K. A resistncia do termistor varia linearmente de 9K (10C) at 11K (-10C). R2=2K e R3=100K. a) O termistor possui coeficiente de temperatura positivo ou negativo? Porque? b) Determine o valor da tenso de sada s seguintes temperaturas:+5C, +10C, -5C e -10C.

13. Observe o seguinte circuito:

Os termistores so idnticos e a sua resistncia esta relacionada com a temperatura por R(T)=0.14T2+521.94 onde T a temperatura em Kelvin. Assumindo que a ponte est em equilbrio quando T=100C (RT=R1=20K) e que R2=9K e R3=180K determine: a) O valor de Vo para as temperaturas T =110C e T =90C. b) Qual a relao entre a sensibilidade temperatura do presente circuito relativamente aquele conseguido utilizando apenas um termistor no primeiro brao da ponte.

Vous aimerez peut-être aussi