Vous êtes sur la page 1sur 5

FALCULDADE RIBEIRO PRETO

DETERMINAO DO PONTO DE FUSO E EBULIO DA GUA PURA


Engenharia de Produo (3 A manha) GRUPO:Gabriella Martins
Marcelo Cristofaro de Oliveira Jos Carlos Marcos Jucilene Ap. da Silva Alexander Juliano Ronivaldo

Prof:Sarazete

Ribeiro Preto, 2013

INTRODUO
Ponto de Fuso a temperatura na qual uma substncia passa do estado slido para o estado lquido. uma propriedade especfica fsica da substncia. A mudana de estado recebe o nome de fuso.As substncias puras fundem temperatura constante; no caso das impuras (misturas), ocorre elevao da temperatura durante a fuso, ou seja, as misturas no apresentam um ponto de fuso, e sim uma faixa de fuso durante a mudana de estado. Existe um tipo de mistura que se comporta durante a fuso como uma substncia pura, a mistura euttica. As misturas eutticas possuem composio qumica fixa, e fundem temperatura constante, antes que o componente de menor ponto de fuso entre em fuso. comum a ocorrncia de eutticos em ligas metlicas, como por exemplo, o metal fusvel (liga quaternria de estanho p.f = 231,8 C, chumbo p.f = 327,5 C, cdmiop.f = 320,9 C, zinco p.f = 419,4 C) usado em dispositivos eltricos mas, o ponto de fuso desta liga 70 C.As propriedades fsicas das substncias so usadas para determinar se uma amostra pura ou no.Assim, a densidade, ponto de fuso, ponto de ebulio, solubilidade, condutividade trmica,condutividade eltrica entre outras, so propriedades comumente utilizadas como critrio de pureza na identificao de substncias.Existem vrios aparelhos para determinao do ponto de fuso das substncias, mas a maior parte dos mtodos baseia-se no aquecimento da amostra at a sua fuso e leitura da temperatura de fuso atravs de um termmetro.Um dos mtodos mais utilizados para determinao do ponto de fuso em margarinas consiste em fundir a amostra, introduzi-la num capilar de vidro e, aps congelamento por 24 horas em freezer,introduzir o capilar contendo a amostra num banho de gua e aquecer lentamente at a fuso da amostra. Para cada amostra, faz-se uma triplicata e as temperaturas de fuso encontradas no devem variar mais que 1C entre elas. Trabalha-se com a mdia das medidas.

OBJETIVO
Determinao do ponto de fuso do gelo.

MATERIAS E METODOS
Bequer250ml Termometro Suporte universal Garra de metal Manta Termica

RESULTADOS

1 Teste
Utilizou-se de um Becker e um termmetro, colocou-se 3 cubos de gelo no Becker, aguardou-se o inicio da fuso. Introduziu-se um termmetro especifico (0C 110C) de maneira que o bulbo tocasse levemente os cubos de gelo. Aos 3 minutos 38C notou-se transformao do slido para liquido e aos 10 minutos 98C transformao do liquido para gasoso.

2 Teste
Utilizou-se de um Becker e um termmetro, colocou-se 3 cubos de gelo no Becker, aguardou-se o inicio da fuso. Introduziu-se um termmetro especifico (0C 110C) de maneira que o bulbo tocasse levemente os cubos de gelo. Aos 5,16 minutos 38C transformao do slido para liquido e aos 15 minutos 100C transformao do liquido para gasoso.

GRAFICO

110 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 0 3 5.16 Tempo (s) 10 15

Temperatura (C)

Srie 1 Srie 2

CONCLUSO
Seja qual for a quantidade de calor que entra no lquido e seja qual for o tempo que isso leva, a gua ferve numa mesma temperatura, prxima a 100 C, independente da quantidade de gua.

Vous aimerez peut-être aussi