Vous êtes sur la page 1sur 3

Contedo Programtico Banco Central do Brasil (tcnico)

Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa


Compreenso e interpretao de textos; Estrutura e organizao do texto; Ortografia; Semntica; Morfologia; Sintaxe e Pontuao.

Noes de Direito Constitucional


A Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 5/10/1988; Princpios fundamentais; Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos e direitos sociais; Administrao pblica: disposies gerais e servidores pblicos civis; Poderes da Unio.

Noes de Direito Administrativo


Atos administrativos: conceito, requisitos, atributos, classificao e invalidao; Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis (Lei n 8112 de 11/12/90): Das Disposies Preliminares (arts. 1 ao 4); Do Provimento (arts. 5 ao 22 e 24 ao 32); Da Vacncia (arts. 33 ao 35); Dos Direitos e Vantagens (arts. 40 ao 115); Do Regime Disciplinar (arts. 116 ao 142); Da Seguridade Social do Servidor (arts. 183 ao 231) e Das Disposies Gerais (arts. 236 ao 242).

Atualidades
Domnio de tpicos atuais e relevantes de diversas reas, tais como poltica, sociedade (movimentos sociais, organizaes no governamentais), educao, tecnologia, energia, ecologia, relaes internacionais, desenvolvimento sustentvel e segurana pblica e suas inter-relaes.

Raciocnio Lgico Quantitativo

Conhecimentos Especficos (rea 1) Fundamentos de Contabilidade


Teoria e campo de atuao: conceitos, objetivos da informao contbil; Livros contbeis; Registros contbeis; Mtodo das partidas dobradas; Lanamentos; Regime de competncia e regime de caixa; Critrios de avaliao do Ativo e do Passivo; O patrimnio lquido, capital subscrito e integralizado; Reservas e provises; Contas patrimoniais e Contas de resultado; Apurao do resultado; Operaes contbeis comuns s empresas comerciais, industriais e de prestao de servios; Principais demonstraes contbeis estrutura e finalidades: Balano Patrimonial; Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE); Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido; Demonstrao do Fluxo de Caixa (mtodo direto e indireto); Demonstrao do Valor Adicionado e as Notas explicativas s demonstraes Contbeis; Avaliao de Investimentos pelo mtodo da Equivalncia Patrimonial e pelo Mtodo do Custo; Critrios de Avaliao de Estoques mtodos PEPS, UEPS e Mdia Ponderada Mvel; Depreciao do Ativo Imobilizado; Amortizaes do Ativo Diferido; Proviso para crdito de liquidao duvidosa e Desconto de duplicata.

Fundamentos de Gesto de Pessoas


Principais modelos de administrao pblica: patrimonialista, burocrtico, nova gesto pblica e papis do Estado; O papel da rea de Recursos Humanos; Recrutamento e seleo formas de recrutamento, perfil do candidato, perfil do posto, tcnicas seletivas; Benefcios, higiene, segurana e qualidade de vida; Planos de carreira; Gesto de desempenho: avaliao de desempenho, feedback, reconhecimento, elementos que favorecem desempenhos de equipes; Gesto por competncias mapeamento e avaliao; Gesto de pessoas com foco em resultados; Educao corporativa;

Treinamento, Desenvolvimento e Educao: conceitos e importncia, operacionalizao e rotinas; Benefcios e servios; Banco de dados e sistemas de informaes de recursos humanos; Comportamento organizacional clima e cultura organizacional, comunicao organizacional, liderana e equipes de trabalho;

Fundamentos de Gesto de Recursos materiais


Recursos materiais e patrimoniais: definio e objetivos; Nvel de servio: atendimento, pontualidade e flexibilidade; tica na administrao de materiais; Funo Suprimento: Mtodos de previso da demanda; Reposio de estoques: estoque de segurana e sistema ponto de pedido; Compras e contrataes: princpios, modalidades e tipos de licitao; Seleo de fornecedores e propostas; Sistemas de registro de preos, prego e prego eletrnico e Economicidade na Funo Suprimento. Funo Armazenagem: Seleo e classificao de materiais: especificao, classificao e codificao; Classificao ABC; Armazenagem de materiais: tcnicas de estocagem e movimentao de materiais; Recebimento e localizao dos materiais; Embalagens de proteo; Inventrio fsico e Acurcia dos estoques; Avaliao financeira dos estoques e Custos na Funo Armazenagem. Funo Administrao Patrimonial: O Ativo Imobilizado; Administrao, contabilizao e controle do ativo imobilizado; Depreciao, tombamento e baixa patrimonial; Administrao e manuteno de imveis e prestao de servios gerais e Sistemas prediais: manuteno preventiva, corretiva e preditiva. Funo Documentao: Servios de protocolo, distribuio, classificao e arquivamento de documentos; Sigilo e proteo da documentao e Tabela de temporalidade.

Vous aimerez peut-être aussi