Vous êtes sur la page 1sur 10

Metabolismo de CHO

1. Podemos definir a gliclise como: A) Via catablica central que ocorre no citosol e produz, entre outros, 2 de molculas de piruvato, a partir de uma molcula de glicose. B) nica via catablica que ocorre nas mitocndrias, e produz, entre outros, 2 molculas de piruvato, a partir de uma molcula de glicose . C) D) nica Via catablica fornecedora de ATP para o organismo. Via anablica que utiliza glicose como combustvel.

A gliclise um dos processos mais antigos, na escala evolutiva, atravs do qual se opera a recuperao de uma parte da energia armazenada na glicose. Ao final da gliclise, obtem-se a fragmentao da molcula de acar em duas molculas de piruvato. A energia liberada nesta via metablica posta disposio das funes celulares sob a forma de ATP. O sistema enzimtico da gliclise universal, pelo menos em suas linhas gerais. A gliclise ocorre no citosol. 2. Logo que entra na clula a glicose fosforilada a glicose 6P pela enzima hexoquinase (ou glicoquinase encontrada no fgado). Em seguida, a glicose 6P pode seguir as seguintes vias metablicas: A) B) C) D) Ciclo de Krebs, beta-oxidao e via das pentoses. Via das pentoses, gliclise e ciclo de Krebs. Via das pentoses, gliclise e sntese de glicognio. Sntese de glicognio, ciclo de Krebs e fosforilao oxidativa.

Aps ser fosforilada, e assim impedida de voltar ao meio extracelular, glicose pode ser metabolizada pela via glicoltica, para gerao de piruvato e ATP, ou convertida em NADPH+H+ e ribose 5P, pela via das pentoses, ou ainda pode ser estocada sob a forma de polmeros como glicognio ou amido.

3. A membrana plasmtica impermevel glicose 6P , o acmulo intracelular desta substncia poderia acarretar entrada de gua na clula muscular. No entanto, a glicose pode ser estocada neste tipo celular. De que modo isto possvel? A) B) Utilizando a glicose 6P na fermentao. Armazenando a glicose 6P sob a forma de um polmero, chamado glicognio.

C) Armazenado a glicose 6P no complexo de golgi para que possa ser usada quando necessrio. D) Armazenando a glicose 6P sob a forma de amido. Grandes quantidades de glicose-6-P dentro da clula provocam um aumento da presso osmtica. Nessa condio, a gua tender a entrar na clula, provocando um aumento do seu volume e eventual lise. Por isso, a glicose-6-P pode ser armazenada sob a forma de um polmero: o glicognio, que um polissacardeo pouco solvel (e que, portanto no provoca aumento da presso osmtica), bastante ramificado e constitudo exclusivamente por monmeros de glicose unidos entre si por ligaes 1-4 e 1-6 (nas ramificaes). 4. A via das pentoses uma via alternativa de oxidao das hexoses. A(s) principal(is) funo(es) dessa via (so): A) Fornecer glicose 6P e ATP para gliclise. B) Produzir ATP para ser utilizado no incio da gliclise. C) Oxidar NADPH+H+. D) Fornecer o NADPH+ H+ como funo redutora (fonte de eltrons) e ribose-5-P, o acar constituinte dos cidos nuclicos.

A glicose tem outros destinos catablicos alm da gliclise. A via das pentoses fosfato resulta em oxidao e descarboxilao na posio C1 da glicose, produzindo NADPH+ H+ e pentoses fosfato; o NADPH+ H+ produzido nesta via fornece poder redutor para as reaes de biossntese de lipdeos e as pentoses fosfato so componentes essenciais dos nucleotdeos, precursores dos cidos nuclicos. 5. Durante um perodo de hiperglicemia ocorre: A) Aumento da secreo de glucagon, diminuio da glicognese heptica e aumento da utilizao da glicose perifrica, com o objetivo de reduzir o nvel da glicose sangunea. B) Aumento da secreo de insulina, aumento da glicognese heptica e da utilizao perifrica da glicose, com o objetivo de reduzir o nvel da glicose sangnea. C) Aumento da secreo de glucagon, aumento da glicognese heptica e da utilizao da glicose pelos rgos vitais, com o objetivo de reduzir o nvel da glicose sangunea. D) Aumento da secreo de insulina, aumento da glicognese heptica e diminuio da utilizao perifrica da glicose, como objetivo de reduzir o nvel da glicose sangunea.

A Hiperglicemia resultar num decrscimo de liberao da glicose a partir do fgado, assim como o aumento de utilizao tissular da mesma. H simultaneamente, aumento

da secreo da insulina; estimulada pela elevao da glicemia. Esta mudana no equilbrio hormonal acarreta aumento da glicognese heptica, diminuio da gliconeognese, produo diminuda de glicose a partir do fgado, e maior utilizao deste acar. 6. O glicognio um polmero ramificado. Sobre essas ramificaes podemos afirmar: A) A formao da ligao 1-4 catalisada pela enzima glicognio sintetase. B) A formao da ligao 1-6 catalisada pela enzima glicognio sintetase. C) A formao da 1,6) transglicosilase. ligao 1-6 catalisada pela enzima amilo(1-4

D) A formao da ligao 1-4 e realizada pela enzima amilo(1-6 14) transglicosilase. As ramificaes do glicognio so realizadas por uma "enzima ramificadora". Esta atua sobre cadeias lineares de glicognio com pelo menos 11 resduos de glicose. A enzima ramificadoraamilo(1,4 1,6) transglicosilase transfere segmentos terminais de glicognio de cerca de 7 resduos de glicose para o grupo OH no carbono 6 de um resduo de glicose (que pode estar na mesma ou em outra cadeia). As ramificaes devem estar a pelo menos 4 resduos de distncia uma da outra. 7. O glicognio um polmero de glicose que se apresenta como uma forma de armazenamento desse acar. A glicose armazenada principalmente no fgado e nos msculos. Pode - se afirmar que: A) As duas fontes de glicognio priorizam manter a glicemia em nveis normais no organismo. B) O glicognio do fgado utilizado principalmente para manter a glicemia enquanto o muscular fornece suporte energtico para contrao muscular. C) Como a taxa de glicognio armazenada no fgado muito baixa, o glicognio muscular mantm a glicemia e d suporte energtico. D) O glicognio suporte energtico. acumulado no fgado tem como principal funo d

O glicognio um polmero de glicose e constitui uma forma de armazenamento desse acar. sintetizado principalmente no fgado e nos msculos quando a oferta de glicose supera as necessidades energtica imediatas. Ao serem degradadas, no entanto, essas reservas atendem necessidades diferentes. O glicognio heptico degradado produzindo glicose, que exportada para manter a glicemia ( concentrao de glicose sangunea) nos perodos entre as refeies e no jejum noturno. J o glicognio muscular prov energia exclusivamente para prpria fibra muscular em contrao intensa, quando a demanda de oxignio ultrapassa a oferta. Neste caso, a glicose fermentada a lactato. Essa diferena de destino do glicose, se d porque o msculo no possui a enzima gliocose 6-fosfatase, capaz de catalisar a remoo do fosfato da posio 6 da glicose, deixando-a livre para sair da clula e chegar a corrente sangunea.

8. Um paciente que possua problemas metablicos morreu. Uma amostra do tecido heptico foi analisada e tinha as seguintes caractersticas: - Degradava glicognio em glicose 6-fosfato; - Era incapaz de sintetizar glicognio a partir de qualquer acar ou utilizar a galactose como fonte de energia; - Sintetizava glicose 6-fosfato a partir do lactato. Qual a provvel enzima deficiente nesse paciente? A) B) C) D) Glicognio fosforilase Frutose 1,6 bifosfatase UDP glicose pirofosforilase Glicognio sintetase

Como a amostra analisada era incapaz sintetizar glicognio a partir de qualquer acar ou de utilizar a galactose para esse fim a enzima defeituosa a UDP glicose pirofosforilase. A UDP glicose um intermedirio na converso da galactose em glicose, assim como um doador imediato de resduos de glicose para a formao enzimtica do glicognio pela ao da glicogniosintetase, que promove a transferncia do resduo glicosil da UDP glicose para uma extremidade no redutora da molcula ramificada de glicognio. 9. Quando a frutose 1,6 bifosfato clivada pela __________________, libera 2 trioses diferentes ______________ e _______________. Sendo que s uma pode ser degradada diretamente, ento a _____________________ rapidamente convertida em gliceraldedo 3fosfato por ao da enzima ________________ . As sentenas que completam corretamente as lacunas, respectivamente, so: A) Fosfofrutoquinase 1 (PFK1) / dihidroxicetona fosfato/ gliceraldedo 3 fosfato/ dihidroxicetona fosfato/ triose fosfato isomerase. B) Triosefosfato isomerase/ dihidroxicetona fosfato/ gliceraldedo 3 fosfato/ dihidroxi cetona fosfato/ fosfofrutoquinase. C) Frutose1,6 bifosfato aldolase/ dihidroxicetona fosfato/ gliceraldedo 3 fosfato/ dih idroxicetona fosfato/ gliceraldedo -3-fosfato desiodrogenase. D) Frutose1,6 bifosfato aldolase/ dihidroxicetona fosfato/ gliceraldedo 3 fosfato/ dihidroxicetona fosfato/ triose fosfato isomerase. Quando a frutose 1,6 bifosfato clivada por ao da frutose 1,6 bifosfato aldolase, libera 2 trioses diferentes, a dihidroxicetona fosfato e gliceraldedo 3 fosfato. Sendo que s uma pode ser degradada diretamente, ento dihidroxicetona fosfato rapidamente convertida pela triose fosfato isomerase em gliceraldedo 3 fosfato. A partir desta reao, as duas molculas degliceraldedo 3 fosfato geradas por molcula de glicose sero convertidas em duas molculas de piruvato, produto final da via glicoltica.

10. Quando o nvel de glucagon no sangue aumenta, em resposta a uma hipoglicemia, qual das atividades enzimticas abaixo reduzida em um hepatcito? A) B) Adenilato ciclase Protena quinase dependente de AMPc

C) 6 fosfofruto 2 quinase (PFK 2) D) Frutose 1,6 bifosfatase (FBPase 1) Os nveis de glucagon no sangue aumentam diante uma baixa da glicemia. Assim, quando o nvel sanguineo de glucagon elevado, a atividade adenilato ciclase heptica estimulada, produzindo AMPc, que por sua vez ativa a protena quinase dependente de AMPc (PKA), que fosforila a protena bifuncional PFK 2/ FBPase 2, diminuindo a atividade da primeira e aumentando a atividade da segunda. Estas alteraes de atividade resultam em reduo dos nveis de Frutose 2,6 bisfostato, um estimulador da gliclise e inibidor da gliconeognese. 11. A atividade da 6 fosfruto 1 quinase (PFK 1) pode ser reduzida por todos os moduladores abaixo, exceto um: A) B) C) ATP Citrato AMP

D) frutose 2,6 bisfosfato Esses compostos sinalizam a necessidade de diferentes velocidades da gliclise em resposta a mudana de estado energtico da clula ( ATP e AMP) e disponibilidade de combustvel alternativos como cidos graxos e corpos cetnicos. O AMP um regulador alostrico que alivia a inibio da PFK 1 por ATP, estimulando a enzima.

12. A relao correta que 2/ FBPase 1/ FBPase 2/ glucagon :

pode

ser

feita

entre

PFK

1/

PFK

A) O nvel de frutose 2,6 bifosfato na clula heptica reflete o nvel do hormnio glucagon no sangue. Quando h um aumento de concentrao desse hormnio no sangue a enzima bifuncional PFK 2/ FBPase 2 fosforialada por PKA, aumentando a atividade da F2,6BPase e reduzindo a concentrao de frutose 2,6 bifosfato, o papel deste metablito estimular a PFK 1 e inibir a F1,6BPase. Logo, em baixas concentraes de frutose 2,6 bifosfato a glicolise inibida e a gliconeogenese estimulada.

B) O nvel de frutose 2,6 bifosfato na clula heptica reflete o nvel do hormnio glucagon no sangue. Quando h um aumento de concentrao desse hormnio no sangue a enzima bifuncional PFK 2/ FBPase 2 fosforilada por PKA,

aumentando a atividade da F2,6BPase reduzindo a concentrao de frutose 2,6 bifosfato, o papel deste metablito inibir a PFK 1 e estimular a F 1,6BPase . Logo, em baixas concentraes de frutose 2,6 bifosfato a glicolise estimulada e a gliconeogenese inibida.

C) O nvel de frutose 2,6 bifosfato na clula heptica reflete o nvel do hormnio glucagon no sangue. Quando h um aumento de concentrao desse hormnio no sangue a enzima bifuncional PFK 2/ F2,6BPase fosforilada por PKA aumentando a atividade da PFK 2 que aumenta a concentrao de frutose 2,6 bifosfato, o papel deste metablito estimular a PFK 1 e inibir a F1,6BPase . Logo em altas concentraes de frutose 2,6 bifosfato a glicolise estimulada e a gliconeogenese inibida.

D) O nvel de frutose 2,6 bifosfato na clula heptica reflete o nvel do hormnio glucagon no sangue. Quando h um aumento de concentrao desse hormnio no sangue a enzima bifuncional PFK 2/ F2,6BPase fosforilada por PKA aumentando a atividade da PFK 2 que diminui a concentrao de frutose 2,6 bifosfato, o paple deste composto estimular a PFK 1 e inibir a F1,6BPase . Logo em baixas concentraes de frutose 2,6 bifosfato a glicolise estimulada e a gliconeogenese inibida. O nvel de frutose 2,6 bifosfato na clula heptica reflete o nvel do hormnio glucagon no sangue. Quando h um aumento de concentrao desse hormnio no sangue a enzima bifuncional PFK 2/ FBPase 2 fosforialada por PKA, aumentando a atividade da F2,6BPase e reduzindo a concentrao de frutose 2,6 bifosfato, o papel desta substancia estimular a PFK 1 e inibir a F1,6BPase. Logo, em baixas concentraes de frutose 2,6 bifosfato a glicolise inibida e a gliconeogenese estimulada. 13. A degradao dos estoques de glicognio ocorre atravs da ao da enzima glicognio fosforilase. A alternativa que apresenta vantagens dessa reao : A) Essa enzima catalisa ,a remoo de resduos de glicose em ligao 1-4 e 1-6 na molcula de glicogenio. B) A enzima glicognio fosforilase catalisa a reao de fosforlise liberando glicose 6 fosfato, a partir da extremidade no redutora da molcula de glicognio. C) Essa enzima age mais rapidamente sobre o glicognio muscular que sobre a molcula heptica. D) A glicose removida na forma fosforilada, numa reao de fosforlise promovida pelo fosfato inorgnico. A degradao dos estoques de glicognio ( glicogenlise) ocorre atravs da ao da glicognio fosforilase. A ao dessa enzima remover fosforiliticamente um resduo de glicose a partir da quebra de uma ligao 1-4 da molcula de glicognio. O produto dessa reao a glicose 1 fosfato. As vantagens dessa reao atravs de um passo fosforoltico so: a glicose removida do glicognio em um estado j ativado sem

hidrlise de ATP e a concentrao de fosfato inorgnico na clula alta o suficiente para dirigir o equilbrio da reao em um sentido favorvel.

14. Sobre os destinos catablicos do piruvato, pode-se afirmar: A) Segue diretamente para o ciclo do cido ctrico para ser oxidado, sendo essa sua nica alternativa. B) Em condies aerbicas o piruvato oxidado no ciclo do acido ctrico, gerando eltrons que depois passam pelos intermedirios da cadeia transportadoras de eltrons, gerando condies termodinmicas favorveis para a fosforilao do ADP. Em condies anaerbicas, o piruvato pode ser reduzido a etanol ou a lactato. C) Em condies aerbicas o piruvato reduzido a etanol ou a lactato no ciclo do cido ctrico. Em condies anaerbicas, o piruvato pode ser oxidado no citosol, gerando condies termodinmicas para fosforilao de ADP. D) Em condies aerbicas o piruvato oxidado no citosol, tendo com subprodutos desta reao o etanol ou o lactato. O piruvato formado a partir da gliclise pode tomar, entre outras, trs rotas catablicas alternativas mais conhecidas. Nos organismos aerbicos, ou tecidos sob condies aerbicas, a glicliseconstitui apenas o primeiro passo da degradao completa da glicose. Neste caso,o piruvato oxidado pelo ciclo do acido ctrico a CO, os eltrons originados nas reaes reduziro o O a gua. A segunda rota alternativa a reduo do piruvato a lactato, em um processo fermentativo observado em organimos anaerbicos e em clulas musculares em anaerobiose. A terceira via alternativa a fermentao do piruvato a etanol, observada em leveduras. 15. A gliclise pode, esquematicamente, ser dividida em trs estgios: estgio de preparao, estgio de clivagem e estgio de oxi-reduo-fosforilao, que so descritas abaixo, respectivamente: A) - Glicose + 2 ATP frutose 1,6 bifosfato + 2 ADP + 2H - Frutose 1,6 bifosfato gliceraldedo 3 fosfato + dihidroxicetona fosfato - 2 Gliceradedo 3 fosfato + 4 ADP + 2Pi + 2 H 2 piruvato + 4 ATP + 2 HO B) - Glicose frutose 1,6 bifosfato + 2H - Frutose 1,6 bifosfato 2 gliceraldedo 3 fosfato - Gliceradedo 3 fosfato + 2 ADP + 2Pi + 2 H 2 lactato/ piruvato + 2 ATP + 2 HO C) - Glicose + 2 ATP frutose 2,6 bifosfato + 2 ADP + 2H - Frutose 2,6 bifosfato 2 gliceraldedo 3 fosfato

- Gliceradedo 3 fosfato + 4 ADP + 2Pi + 2 H 2 lactato/ piruvato + 4 ATP + 2 HO D) - Glicose + 2 ATP frutose 1,6 bifosfato + 2 ADP + 2 H - Frutose 1,6 bifosfato gliceraldedo 3 fosfato + dihidroxicetona fosfato - Gliceradedo 3 fosfato + 4 ADP + 2Pi + 2 H lactato/ piruvato + 4 ATP + 2 HO O estgio preparatrio envolve o gasto de duas molculas de ATP para converter glicose em frutose 1,6 bifosfafato. Nesta etapa, o ATP investidocom a finalidade de ganho subseqente, em etapas posteriores. No estgio de quebra ocorre a clivagem da frutose 1,6 bifosfato, gerando uma molcula de gliceraldedo 3 fosfato e outra de dihidroxicetona fosfato. No estgio de oxi-reduo-fosforilao, 2 molculas de gliceraldedo 3 fosfato so convertidas em duas molculas de piruvato, com produo de 4 ATPs. O processo total gera, portanto, 2 molculas de piruvato e 2 molculas de ATP a partir de uma molcula de glicose. 16. Sobre a glicognese podemos afirmar que: a) A ativao de glicose para ser usada na sntese do glicognio catalisada pela UDP glicose pirofosforilase. b) A glicognio sintase catalisa todas as reaes de ligao entre resduos de glicose numa cadeia ramificada de glicognio. c) A sntese de glicognio iniciada a partir de um primer, uma protena conhecida como glicogenina. d) A enzima amilo 1,4 - 1,6 -transglicosilase catalisa a formao de ligaes 1,4 Esto incorretas: A) B) C) D) a, d todas b,c b,d

A glicognio sintase s consegue adicionar glicose a cadeias de glicognio prexistentes, isto , no capaz de comear a sntese de uma nova molcula de glicognio. A sntese do glicognio iniciada pela adio de uma molcula de glicose a um resduo de tirosina de uma protena denominada glicogenina. A adio de glicose-1-P ao carbono 4 da extremidade no redutora da cadeia de glicognio no uma reao favorecida termodinamicamente em condies fisiolgicas, uma vez que o potencial de transferncia de fosfato das ligaes C-O-P normais bastante baixo. Por isso, a glicose-1-P convertida numa espcie com alto potencial de transferncia de fosfato, a UDP-glicose. Isto conseguido por reao com uridina trifosfato (UTP, um nucleotdeotrifosfatado similar ao ATP, mas com uridina no lugar da adenina). A UDPglicose formada tem um elevado potencial de transferncia de glicose, o que lhe permite doar glicose extremidade 4de uma cadeia de glicognio, numa reao catalisada pela

glicognio sintase. As ramificaes so realizadas por uma "enzima ramificadora". Esta atua sobre cadeias lineares de glicognio com pelo menos 11 resduos de glicose. A enzima ramificadora amilo1,4 -1,6-transglicosilase transfere segmentos terminais de glicognio de cerca de 7 resduos de glicose para o grupo OH no carbono 6 de um resduo de glicose (que pode estar na mesma ou em outra cadeia). As ramificaes devem estar a pelo menos 4 resduos de distncia uma da outra. 17. Na doena de Von Gierke, tipo I ocorre a deficincia da enzima glicose 6 fosfatase, esperado que pessoas com essa enfermidade: A) B) Tenham problemas na formao das ramificaes glicognio. Dficit na gliclise e na fermentao.

C) A glicose oriunda da glicogenlise ou gliconeognese heptica seja impedida de sair da clula. D) Tenha problemas para desramificar o glicognio na glicogenlise.

A deficincia de glicose 6 fosfatase (tipo I, Von Gierke) impede que a glicose oriunda da glicogenlise ou gliconeognese saia da clula heptica, onde permanece na forma fosforilada. Conseqentemente, a regulao da glicemia fica prejudicada, ocorrendo hipoglicemia e desuso lipdico (hiperlipemia e cetose). 18. A glicogenlise requer trs atividades enzimticas, so elas: A) Glicognio sintetase, oligo ( 1 6)para (14) glicanotransferase, fosfoglicomutase B) Glicognio fosforilase, oligo ( 1 6)para ( 1-4) glicanotransferase,( 1 6) glicosidase C) Glicognio fosforilase, amilo(1-4 1-6) transglicosilase, fosfoglicomutase D) Glicognio fosforilase, ( 1-6) transglicomutase, fosfoglicomutase

A Glicogenlise requer apenas 3 atividades catalticas: glicognio fosforilase, que catalisa a fosforlise do glicognio, gerando glicose 1 fosfato e a enzima desramificante, que possui duas atividades catalticas: oligo ( 1 6) para ( 1-4) glicanotransferase e ( 1 6)glicosidase. A primeira remove as ramificaes ( -1,6) unindo-as atravs de ligaes ( 1 4),enquanto a segunda promove a hidrlise do resduo que sobrou, em ligao ( 1 6), gerando glicose.

19. Na gliclise as reaes que produzem ATP so: A) Frutose 6 fosfato frutose 1,6 bifosfato 3 fosfoglicerato 2 fosfoglicerato B) 1,3 bifosfoglicerato 3 fosfoglicerato 2 fosfoglicerato fosfoenolpiruvato C) 1,3 bifosfoglicerato 3 fosfoglicerato

Fosfoenolpiruvato piruvato D) Gliceraldeiso 3 fosfato 1,3 bifosfoglicerato Fosfoenolpiruvato piruvato Na fase de pagamento da gliclise, cada molcula de gliceraldeido 3 fosfato oxidada e fosforilada por fosfatos inorgnicos para formar o 1,3 bifosfoglicerato. A primeira reao defosforilao ao nvel de substrato ocorre quando as duas molculas de 1,3 bifosfoglicerato so convertidas em duas molculas de 3 fosfoglicerato. Na ultima reao da gliclise, duas molculas de fosfoenolpiruvato so convertidas em duas molculas de piruvato, com produo de 2 ATPs. 20. A insulina tem importncia nos processos de metabolismo da glicose pois: A) B) C) D) Aumenta a permeabilidade da membrana de clulas musculares a glicose. Estimula o fgado a fazer a gliconeogense. Atua sobre os msculos estimulando a fermentao lctea. Aumenta a concentrao de glicose sangunea.

A permeabilidade de clulas musculares e adipticos glicose aumentada pela insulina, um hormnio secretado pelo pncreas em resposta a hiperglicemia, promovendo mobilizao do transportador de glicose GLUT4 para a membrana plasmtica. Quando a produo de insulina deficiente, a glicose pode acumular no sangue e na urina, resultando no quadro clinico de diabetes mellitus.

Vous aimerez peut-être aussi