Vous êtes sur la page 1sur 8

LIVRO DO PROFESSOR

LIVRO DO PROFESSOR

Durao prevista para lecionar os contedos desta unidade: 4 aulas de 90 minutos. Planificao: Lio 1: Uma tica consequencialista. O princpio da maior felicidade. A perspetiva hedonista de Mill. Lio 2: O argumento de Mill a favor do princpio da maior felicidade. Uma avaliao crtica do argumento de Mill. Uma defesa do argumento de Mill. Lio 3: Objees ao utilitarismo de Mill: a objeo da mquina de experincias, a objeo das dificuldades de clculo, a objeo da justia e a objeo da integridade. Lio 4: Os mritos da tica de Mill: simplicidade, naturalismo, pesar o prazer e a dor.

Unidade

A tica utilitarista de John Stuart Mill


5.1

Estmulo A histria que ir ler pretende testar:  a avaliao moral que, partida, se faz deste caso;  se a felicidade o fator que mais pesa nas nossas decises;  se a felicidade geralmente mais importante do que a realidade de fazer as coisas.

 O princpio da maior felicidade

 5.1.1 O que a felicidade?  5.1.2 O argumento de Mill a favor do princpio da maior felicidade

5.2 5.3

 Motivos e consequncias  Uma avaliao crtica da tica de Mill

A mquina da felicidade
O Manuel gosta de ter amigos em casa para jogar na PlayStation. Desta vez, convidou o Jorge e o Diogo. Geralmente, a me do Manuel chega a casa por volta das cinco e meia e faz pipocas. Bem quentinhas sabem ainda melhor. Ao prazer de jogar na PlayStation soma-se o prazer de comer pipocas. O Jorge ficou de passar por casa do Diogo e depois seguem os dois para casa do Manuel. Foi com espanto que o Jorge encontrou o Diogo a estudar matemtica. No dia seguinte no iam ter teste, mas o Diogo parecia muito aplicado. O Jorge cumprimentou-o e perguntou: para ir? So quase trs. Foi a essa hora que prometemos estar l. Hoje no me apetece. Disse que ia, mas estou arrependido disse o Diogo com ar meio aborrecido. Mas porqu? quis saber o Jorge. Estou com dvidas nesta matria de matemtica. Quero fazer muitos exerccios. a nica maneira de resolver as minhas dificuldades. Se no fizer agora, depois temos mais matria nova e eu fico a ver navios. No acredito que queres ficar em casa mergulhado em equaes quando podias passar uma tarde to boa em casa do Manuel. Nem parece teu, rapaz desafiou o Jorge, que continuou desconfiado: Ser que ests com algum problema e no queres dizer? No estou, a srio. mesmo s a matemtica. J percebi que sem praticar muito no tiro as notas que quero. E, alm disso, fico sem saber realmente, que o pior de tudo. Para o ano, as minhas dificuldades sero ainda maiores. Ser que no compreendes isto? Claro que compreendo, s que acho estranho. a primeira vez que no alinhas respondeu o Jorge. Eu at gostava de ir, mas tenho de fazer este sacrifcio. Diz ao Manuel que no posso pediu o Diogo. Fez-se um breve silncio. No olhar do Jorge, a surpresa perante a atitude do Diogo era evidente. J sem grande esperana de o convencer, disse:
A tica utilitarista de John Stuart Mill

 5.3.1 Algumas objees tica de Mill  5.3.2 Mritos da tica de Mill

No acredito que prefiras uma tarde de sacrifcio a uma tarde de prazer. No acho que isso faa algum feliz. Talvez o prazer no seja tudo. Ocorreu-me ontem uma ideia que pode ter mudado a minha maneira de ver as coisas afirmou o Diogo com ar pensativo. Conta l essa grande ideia. Se concordar, vou j para casa estudar desafiou o Jorge na brincadeira. Ouve com ateno pediu o Diogo. Imagina que foi criada a mquina da felicidade. uma mquina espetacular. Se nos ligarmos a ela, passamos a viver numa realidade virtual permanentemente felizes. Diz-me l como interrompeu o Jorge. simples. Gostavas de ser uma estrela pop ou um craque de futebol ou um cientista genial que fez uma descoberta revolucionria. Ou ter uma outra vida qualquer. Seja qual for, uma vida cheia de prazeres. E depois? Isso parece-me uma fantasia sem sentido, mas continua l observou o Jorge. Mas o melhor da mquina isto: nessa realidade virtual, tens tudo o que te faz feliz, mas pensas que a tua vida decorre no mundo real; em nenhum momento duvidas de que s um ser humano normal com uma vida normal.

Objetivos do captulo
No fim desta unidade, dever ser capaz de responder s seguintes questes:  Qual , segundo o utilitarismo de Mill, o princpio da ao moralmente correta?  Com que argumento defende Mill o princpio da maior felicidade?  Que objees enfrenta a teoria utilitarista de Mill?  Quais so os mritos dessa teoria?

Conceitos fundamentais
Os conceitos seguintes, que so centrais nesta unidade, so definidos no fim do livro: altrusmo egosmo tico hedonismo princpio da maior felicidade (ou princpio da utilidade) utilitarismo

Introduo
Quando procuramos decidir se uma ao moralmente correta, natural que tenhamos em conta as suas consequncias. O utilitarismo uma teoria consequencialista, defendendo que a ao correta determinada apenas pelas suas consequncias. Para decidir o que se deve fazer, preciso usar toda a informao disponvel sobre o que pode acontecer caso se realize a ao. Essa informao, que sempre incerta, apoia crenas igualmente incertas sobre o que se deve fazer numa dada situao. Mas h crenas incertas mais razoveis do que outras. O utilitarismo pretende responder incerteza quanto ao futuro com as crenas mais razoveis sobre as consequncias das aes. 116

Fig. 1 Cartaz do filme Total Recall (2012). No filme Total Recall uma empresa implanta nos seus clientes memrias falsas de experincias que eles gostariam de ter vivido.

Unidade 5

117

LIVRO DO PROFESSOR

LIVRO DO PROFESSOR

Explorao do dilogo a partir do guio de leitura: 1. O problema tem a seguinte formulao: ser a felicidade a nica coisa que conta nas nossas decises? 2. O Diogo defende que a felicidade, entendida como prazer, no a nica coisa que conta. Da que no se ligaria mquina. As suas razes so as seguintes: no seria uma vida autntica; no resultaria do seu esforo; e no seria uma vida real. 3. As objees do Jorge so as seguintes: as opes de felicidade que cada um faria depois de se ligar mquina da felicidade mostrariam o que as pessoas so; na vida normal, a sorte intervm mais na felicidade do que se julga, e isso semelhante a uma vida feliz adquirida com a ligao mquina; o que conta no se a vida real ou irreal, mas as experincias que temos, seja numa vida real ou irreal. 4. Para o Diogo, a realidade a soma das experincias que sentimos ter. Segue-se que o modo pelo qual sentimos ter essas experincias no relevante na caracterizao que fazemos delas e da realidade. 5. Pretende-se que o aluno tome uma posio autnoma sobre o problema de saber qual a importncia da felicidade; que o faa de maneira argumentada; e que apresente, se for o caso, outros aspetos alm da felicidade que tm uma importncia central numa vida genuna.

Agora a ideia j me parece mais interessante. S que h uma condio para te ligares mquina da felicidade disse o Diogo a fazer mistrio. Que condio essa? Diz l. Estou curioso. Se embarcares nessa realidade virtual, nunca mais podes sair dela. como se fosses fazer a melhor viagem da tua vida sem bilhete de regresso. Ficaram a pensar. Havia perplexidade nos olhares. O Diogo recomeou a conversa e perguntou ao Jorge: O que fazias se tivesses tua disposio uma mquina da felicidade? Acho que me ligava respondeu o Jorge. Era de esperar. Para ti, o prazer parece ser a nica coisa que conta comentou o Diogo. a minha escolha, pacincia. H alguma coisa de errado em escolher aquilo que prefiro? Se calhar at h. Olha, errado ter uma vida que uma farsa em vez de uma vida que mostra o que realmente s afirmou o Diogo. E quem disse que eu no mostro o que sou na mquina da felicidade? Se eu escolher ser um craque do futebol em vez de um cientista genial, estou a revelar o que sou Respondeu o Jorge com firmeza. Talvez tenhas razo. Mas, seja como for, no s um craque de futebol custa do teu esforo. Tens de admitir que no mereces ser o que s declarou o Diogo. Tive a sorte de me ligar mquina, verdade.

Mas os jogadores de futebol no mundo real tambm precisam de ter muita sorte. A sorte de terem o treinador certo, de nascerem no meio certo, de terem capacidades a que a sociedade d muito valor, pagando bem por elas. E por a fora. Podes imaginar muitos outros exemplos disse o Jorge. Queres ento dizer que para sermos felizes precisamos de ter sorte? E que ter do nosso lado a sorte ou a mquina da felicidade a mesma coisa? isso mesmo afirmou o Jorge. Mas deixas de ter contacto com a realidade. A tua vida irreal, no o podes negar argumentou o Diogo. E que diferena que isso faz? Tanto a vida real como a irreal so a soma das experincias que sentimos ter em cada uma delas. A nica diferena est nas experincias que sentimos ter. como fazeres viagens diferentes. Por que razo uma viagem melhor do que a outra s por ser feita num barco que se chama realidade? indagou o Jorge, que falava com convico. O Diogo estava agora ainda mais perplexo do que no incio da conversa. Em todo o caso, se tivesse de tomar uma deciso naquele momento, no se ligaria mquina da felicidade. Para ele, a felicidade no parecia ser a nica coisa que contava. Por isso, retomou os exerccios de matemtica. Apressado, o Jorge despediu-se. No tinha uma mquina da felicidade espera dele, mas tinha, pelo menos, os prazeres de jogar na PlayStation e de comer pipocas.
Inspirado na obra Anarquia, Estado e Utopia, de Robert Nozick, e na obra The Pig that Wants to Be Eaten and 99 Other Thought Experiments, de Julian Baggini.

O princpio da maior felicidade 5.1 


O utilitarismo um tipo de tica consequencialista; defende, por isso, que a ao moralmente correta a que produz as melhores consequncias. John Stuart Mill (1806-1873), filsofo ingls defensor do utilitarismo, caracteriza-o assim:
Texto 1
O credo que aceita a utilidade, ou o princpio da maior felicidade, como fundamento da moralidade, defende que as aes esto certas na medida em que tendem a promover a felicidade, erradas na medida em que tendem a produzir o reverso da felicidade. Por felicidade, entende-se o prazer e a ausncia de dor; por infelicidade, a dor e a privao de prazer.
John Stuart Mill, Utilitarismo. Porto: Porto Editora, 2005 [ed. original 1861], p. 48.

Biografia Vidas comprometidas com um mundo melhor: John Stuart Mill e Harriet Taylor
Mill foi uma criana-prodgio. Ainda em idade de frequentar a escola primria, j lia em diversas lnguas, entre as quais o grego clssico. Por volta dos 20 anos, sofreu uma depresso aguda. A poesia romntica, particularmente a de Wordsworth, contribuiu para que se libertasse dessa fase sombria. Foi desde essa altura que procurou conciliar o romantismo e a crena iluminista nas capacidades racionais dos seres humanos. O aspeto mais admirvel do seu talento , alis, a combinao entre a teoria moral abstrata e a compreenso humana da textura das emoes e das relaes sociais, comum nos grandes pensadores morais e polticos. Amou intensamente Harriet Taylor, por quem tinha tambm admirao intelectual. Casaram e escreveram juntos A Sujeio das Mulheres, um livro inspirador do feminismo moderno. Mill defendeu ideias to polmicas para a sua poca que chegou mesmo a ser preso por apoiar abertamente o uso de mtodos contracetivos. O facto de trabalhar como administrador na Companhia das ndias Orientais a maior parte da sua vida no o impediu de escrever vrios livros de filosofia, poltica e economia. Depois foi membro do parlamento britnico. Como reformista que era, a se distinguiu pela defesa dos direitos das mulheres e das classes trabalhadoras. De resto, os utilitaristas empenharam-se em mudanas como a abolio da escravatura, a igualdade entre homens e mulheres e o direito de voto para todos.

Livromdia:

PowerPoint A tica utilitarista de John Stuart Mill.

O princpio bsico do utilitarismo , ento, o princpio da maior felicidade ou princpio da utilidade, que pode ser definido deste modo: Princpio da maior felicidade: A ao moralmente certa aquela que maximiza a felicidade. E deve faz-lo de uma forma imparcial: a felicidade de cada um no conta mais do que a felicidade de qualquer outra pessoa. Saber por quem se distribui a felicidade indiferente. O que realmente conta saber se uma determinada ao maximiza a felicidade. de sublinhar que o utilitarismo de Mill contrasta fortemente com o egosmo tico. Este tem como princpio a satisfao do interesse prprio, de que resultar, presume-se, a felicidade individual. Nada mais distante do princpio da maior felicidade, que nos exige a maximizao da felicidade imparcialmente considerada. esta a obrigao a que no podemos virar costas, seja qual for a justificao invocada. Ao contrrio do egosmo tico, o utilitarismo exigente, seno mesmo demasiado exigente, ao ponto de nos pedir que faamos o que alguns dos seus crticos afirmam estar para alm dos nossos deveres. O princpio bsico dos utilitaristas hoje central nas disputas morais. Mas na altura foi uma ideia revolucionria. Pela primeira vez, filsofos defendiam que a moralidade no dependia de Deus ou de regras abstratas. A felicidade do maior nmero tudo o que se deve perseguir com a ajuda da experincia. Atividades

Guio de leitura
1  Formule o problema que o texto levanta. 2  Apresente a posio do Diogo e as razes que a apoiam. 3  Apresente as objees do Jorge s razes do Diogo. 4  Exponha a justificao do Diogo para a sua posio. 5  Tome posio perante o problema e justifique a sua opo.

Proposta de soluo das atividades: 1. As afirmaes que correspondem a pensamentos consequencialistas so a A, a C e a E. As que correspondem a pensamentos no consequencialistas so a B, a D e a F. 2. Exemplo de afirmao consequencialista: deve dar assistncia sua me para que um dia no venha a ter problemas de conscincia. Exemplo de afirmao no consequencialista: temos o dever de dar assistncia aos nossos pais.

1  Indique quais das afirmaes seguintes so pensamentos consequencialistas e quais no so. A Devemos permitir o aborto porque a mulher tem demasiadas limitaes cognitivas para dar os cuidados adequados ao seu filho. B Ajude a sua amiga a compreender a matria de Portugus porque esse o seu dever. C Se lhe disser a verdade, ela ficar deprimida. D Nunca quebre promessas seja em que circunstncia for. E Roubar para matar a fome no errado. F Tem a obrigao de doar um rim ao seu pai. 2 Apresente agora duas afirmaes criadas por si, uma consequencialista e outra que no o seja. 119

Fazer filosofia
1  Debata com toda a turma se a felicidade o aspeto mais decisivo nas nossas vidas ou se outros aspetos, como a autonomia, por exemplo, so to ou mais importantes do que a felicidade. 2 Identifique aspetos da vida atual que podem ser semelhantes a uma existncia ligada mquina da felicidade.

118

Unidade 5

A tica utilitarista de John Stuart Mill

LIVRO DO PROFESSOR

LIVRO DO PROFESSOR

Livromdia:

5.1.1  O que a felicidade?


Mill tem uma perspetiva hedonista de felicidade. Segundo esta perspetiva, a felicidade consiste no prazer e na ausncia de dor.

5.1.2  O argumento de Mill a favor do princpio da maior felicidade


A prova de Mill do princpio da maior felicidade consiste num argumento que parte da analogia entre o que visvel e o que desejvel. Primeiro, ver como Mill o expe. Depois, o argumento ser simplificado para que o possa discutir com proveito.
Texto 3
A doutrina utilitarista a de que a felicidade desejvel, e a nica coisa desejvel, como um fim; todas as outras coisas so desejveis apenas como um meio para esse fim. O que se dever exigir doutrina que condies ser preciso que a doutrina satisfaa para que a sua pretenso de ser aceite seja bem-sucedida? A nica prova que se pode apresentar para mostrar que um objeto visvel o facto de as pessoas efetivamente o verem. A nica prova de que um som audvel o facto de as pessoas o ouvirem, e as coisas passam-se do mesmo modo com as outras fontes da nossa experincia. Similarmente, entendo que a nica evidncia que se pode produzir para mostrar que uma coisa desejvel o facto de as pessoas efetivamente a desejarem Se o fim que a doutrina utilitarista prope a si prpria no fosse, na teoria e na prtica, reconhecido como um fim, nada poderia alguma vez convencer qualquer pessoa de que o era. No se pode apresentar qualquer razo para mostrar que a felicidade geral desejvel, exceto a de que cada pessoa, na medida em que acredita que esta alcanvel, deseja a sua prpria felicidade. Isto, no entanto, sendo um facto, d-nos no s toda a prova que o caso admite, mas toda a prova que possvel exigir, para mostrar que a felicidade um bem: que a felicidade de cada pessoa um bem para essa pessoa e, logo, a felicidade geral um bem para o agregado de todas as pessoas.
John Stuart Mill, Utilitarismo. Porto: Porto Editora, 2005 [ed. original 1861], pp. 75-46.

Livromdia:

Atividades interativas A tica utilitarista de John Stuart Mill I e II.

O prazer pode ser mais ou menos intenso e mais ou menos duradouro. Mas a novidade de Mill est em dizer que h prazeres superiores e inferiores, o que significa que h prazeres intrinsecamente melhores do que outros. Mas o que quer isto dizer? Simplesmente que h prazeres que tm mais valor do que outros devido sua natureza. Mill defende que os tipos de prazer que tm mais valor so os prazeres do pensamento, do sentimento e da imaginao; tais prazeres resultam da experincia de apreciar a beleza, a verdade, o amor, a liberdade, o conhecimento, a criao artstica. Qualquer prazer destes ter mais valor e far as pessoas mais felizes do que a maior quantidade imaginvel de prazeres inferiores. Quais so os prazeres inferiores? Os prazeres ligados s necessidades fsicas, como beber, comer e ter sexo. Diz-se que o hedonismo de Mill sofisticado. Ao ter em conta a qualidade dos prazeres na promoo da felicidade para o maior nmero, evitou a crtica de muitos dos seus contemporneos, que apelidavam o utilitarismo de moral para porcos; uma outra consequncia disso deixar para segundo plano a ideia de que o prazer algo que tem uma quantidade que se pode medir meramente em termos de durao e intensidade a qualidade do prazer que relevante e decisiva.

Atividades interativas A tica utilitarista de John Stuart Mill III e IV. O argumento de Mill a favor do princpio da maior felicidade.

Fig. 2 Alegria de Viver (1905-1906), de Matisse. Segundo o utilitarismo, o fundamento da moralidade consiste na felicidade do maior nmero de pessoas.

Texto 2
De dois prazeres, se houver um ao qual todos ou quase todos os que tiveram experincia de ambos derem uma preferncia decidida, independentemente de sentirem qualquer obrigao moral para o preferir, ento esse ser o prazer mais desejvel. Se um dos dois for colocado, por aqueles que esto completamente familiarizados com ambos, to acima do outro que eles o preferem mesmo sabendo que acompanhado de um maior descontentamento, e se no abdicariam dele por qualquer quantidade do outro prazer acessvel sua natureza, ento teremos razo para atribuir ao deleite preferido uma superioridade em qualidade que ultrapassa de tal modo a quantidade que esta se torna, por comparao, pouco importante. [] indiscutvel que um ser cujas capacidades de deleite sejam baixas tem uma probabilidade maior de as satisfazer completamente, e que um ser amplamente dotado sentir sempre que, da forma como o mundo constitudo, qualquer felicidade que possa esperar imperfeita. Mas pode aprender a suportar as suas imperfeies, se de todo forem suportveis, e estas no o faro invejar o ser que, na verdade, est inconsciente das imperfeies, mas apenas porque no sente de modo nenhum o bem que essas imperfeies qualificam. melhor ser um ser humano insatisfeito do que um porco satisfeito; melhor ser Scrates insatisfeito do que um tolo satisfeito. E se o tolo ou o porco tm uma opinio diferente porque s conhecem o seu prprio lado da questo. A outra parte da comparao conhece ambos os lados.
John Stuart Mill, Utilitarismo. Porto: Porto Editora, 2005 [ed. original 1861], pp. 50-51.

Podemos agora simplificar o argumento do seguinte modo. Dado que ver uma coisa prova que ela visvel, Mill conclui que desejar uma coisa prova que ela desejvel. Como a seguir a esta concluso afirma que a nica coisa que cada pessoa deseja como fim ltimo a sua prpria felicidade, conclui que a nica coisa que desejvel como fim ltimo para cada pessoa a sua prpria felicidade. Desta concluso extrai finalmente aquela que afirma o princpio da maior felicidade: cada pessoa deve realizar as aes que promovem a maior felicidade geral.
Juzo intuitivo
Avalie este argumento de acordo com a sua primeira reao. A Convincente. B Atraente mas no convincente. Distino qualitativa do prazer C Duvidoso. D Implausvel.

Proposta de soluo das atividades: 1. O princpio bsico da tica de Mill o princpio da maior felicidade, que afirma ser nosso dever maximizar a felicidade para o maior nmero. 2. Significa dizer que irrelevante por quem e como se distribui. Assim, o bem-estar individual pode ser sacrificado em nome da maximizao da utilidade e o modo como se distribui a felicidade pode ser muito desigual. 3. Mill concordaria com amxima dos mosqueteiros, pois o bem da maioria a sua preocupao central. Se cada um promover o bem de todos, ento todos estaro a promover o bem de cada um.

H filsofos que consideram a distino entre prazeres inferiores e superiores incompatvel com o hedonismo. Se, como afirma o hedonismo, uma experincia vale mais do que outra apenas em virtude de ser mais aprazvel, ao aumentarmos progressivamente a aprazibilidade do prazer inferior, chegaremos a um ponto em que este pesar mais do que um prazer superior na balana dos prazeres; e, nesse caso, se quisermos manter o hedonismo, a distino entre prazeres inferiores e superiores deixar de fazer sentido e ter de ser abandonada. Atividades
1  Qual o princpio bsico da tica de Mill? 2  O que significa dizer que indiferente saber como se distribui a felicidade? 3  O que pensaria um utilitarista como Mill da clebre mxima dos mosqueteiros no romance de Alexandre Dumas: Um por todos e todos por um.?

Prazeres superiores Intelectuais

Prazeres inferiores Corporais

Esquema 1 Distino qualitativa do prazer. 120


Unidade 5 A tica utilitarista de John Stuart Mill

121

LIVRO DO PROFESSOR

LIVRO DO PROFESSOR

Livromdia:

Atividade interativa A tica utilitarista de Stuart Mill V.

O texto seguinte sublinha a importncia de fazer escolhas imparciais para se promover a felicidade geral. As escolhas so imparciais quando a felicidade prpria conta o mesmo que a felicidade dos restantes envolvidos. Temos assim uma verso utilitarista da regra de ouro, que provavelmente j conhecer na sua formulao negativa no faa aos outros o que no quer que lhe faam a si.
Texto 4
Tenho de voltar a repetir o que os crticos do utilitarismo raramente tm a justia de reconhecer: que a felicidade que constitui o padro utilitarista do que est certo na conduta no a felicidade do prprio agente, mas a de todos os envolvidos. Quanto escolha entre a sua prpria felicidade e a felicidade dos outros, o utilitarismo exige que ele seja to estritamente imparcial como um espectador benevolente e desinteressado. Na regra de ouro de Jesus de Nazar, lemos todo o esprito da tica da utilidade. Tratar os outros como queremos que nos tratem e amar o prximo como a ns mesmos constituem a perfeio ideal da moralidade utilitarista.
John Stuart Mill, Utilitarismo. Porto: Porto Editora, 2005 [ed. original 1861], p. 58.

Do facto de desejar como fim ltimo a sua prpria felicidade no se segue que a coisa mais desejvel para si ver os seus desejos satisfeitos. Isso depende do tipode desejos que tem. Se tiver desejos violentos, o melhor para si a bandon-los. De qualquer modo, imagine que a quarta premissa verdadeira. Ser que da se pode concluir que cada pessoa deve realizar as aes que promovem a maior felicidade? Mesmo que a sua felicidade seja a coisa mais desejvel para si, isso no implica que deve maximizar a felicidade geral. Em certas circunstncias, a felicidade dos outros exige que sacrifique a sua felicidade, e no que a procure. Alm disso, a ltima proposio parece contradizer a terceira. Ao dizer de maneira descritiva, e no normativa, que cada um deseja apenas a sua felicidade, a terceira premissa uma expresso de egosmo psicolgico; e nesse caso, como os seres humanos de facto apenas podem desejar a sua prpria felicidade, segue-se que no podem ter como fim a felicidade geral. Logo, se de todo no podem ter como fim a felicidade geral, incoerente dizer que o fim ltimo maximizar a felicidade geral.
Avaliao crtica

Proposta de soluo das atividades (continuao): 5. A terceira premissa do argumento falsa porque muitas pessoas no desejam como fim ltimo a sua felicidade, mas a felicidade de outras pessoas, dedicando uma boa parte das suas vidas a assegurar a felicidade dessas pessoas, e no a prpria. A felicidade dos outros tem uma importncia independente da felicidade pessoal.

Proposta de soluo das atividades: 1. Sim, as reformas sociais so conduzidas para promover o que previsivelmente o bem da maioria. 2. A coisa que tem mais valor na vida de cada um de ns a felicidade, que consiste no prazer e na ausncia dedor. 3. Mill no concordaria, uma vez que um prazer inferior nunca mais valioso do que um prazer superior, seja qual forasua quantidade. Os prazeres de sentir eimaginar proporcionados pela msica de Schubert, ainda que a sua quantidade seja nfima, so sempre mais valiosos do que qualquer quantidade de um prazer inferior. 4. Desejar uma coisa no a torna desejvel. Desejar uma coisa um facto e situa-se num nvel descritivo. Uma coisa desejvel algo que valioso, situando-se num nvel normativo. Logo, podemos desejar uma coisa que no desejvel; e uma coisa desejvel pode no ser desejada por ningum. Por exemplo, podemos desejar mentir a uma pessoa para a deixar numa situao ridcula, mas isso no desejvel; ou podemos, por vingana, desejar fazer mal a uma pessoa, e isso no desejvel.

Fig. 4 Cartaz do filme Gattaca (1997), realizado por Andrew Niccol. Este filme mostra que a promoo da qualidade de vida pode recorrer a meios com consequncias duvidosas e imprevisveis.

 Uma avaliao crtica do argumento de Mill


Que avaliao podemos fazer deste argumento? Desde logo, provvel que veja o seguinte problema: a primeira premissa no uma razo para aceitar que desejar uma coisa prova que ela desejvel; se pode ver uma coisa, isso significa que ela visvel; mas se pode desejar uma coisa, isso no significa que ela seja desejvel, isto , que deva ser desejada. Por que razo a analogia no resulta? Porque o conceito de visibilidade descritivo, mas o conceito de desejabilidade normativo. Vejamos agora a terceira premissa. Trata-se de uma premissa falsa, ou pelo menos bastante duvidosa. Dizer que a felicidade o fim ltimo de cada pessoa significa que tudo o que as pessoas desejam um meio para assegurar esse fim. Se desejar que as crianas sujeitas a maus-tratos recebam amor e proteo, Mill diz que quer isto como um meio para assegurar a sua felicidade. Mas a verdade que o bem-estar dos outros tem uma importncia que no depende da importncia que d sua felicidade. Como ningum pode negar que muitas pessoas tm preferncias deste tipo, a terceira premissa falsa. Por outro lado, pessoas deprimidas parecem por vezes no desejar a sua prpria felicidade. E o que dizer do raciocnio A nica coisa que cada pessoa deseja como fim ltimo a sua prpria felicidade. Logo, a nica Fig. 3 O Massacre dos Inocentes (c. 1320), de Giotto di Bondone. coisa que desejvel como fim ltimo Ser legtimo sacrificar uma pessoa inocente com o fim de promover o bem de muitas pessoas? para cada pessoa a sua prpria felicidade.? Se reparar bem, ver que o mesmo tipo de raciocnio que afirma a segunda premissa a partir da primeira. Logo, o problema que levanta o mesmo.
122
Unidade 5

Assinale agora a sua avaliao ponderada do argumento a favor do princpio da maior felicidade. A Convincente. B Atraente mas no convincente. C Duvidoso. D Implausvel.

6. A concluso no se segue da quarta premissa. Promover a felicidade geral pode exigir o sacrifcio da felicidade pessoal. E a realizao desta pode comprometer a realizao da felicidade geral. 7. O argumento pode ser defendido como um indcio a favor do princpio da maior felicidade. O facto de haver pessoas que desejam acima de tudo a sua felicidade apenas um indcio a favor da ideia de que a felicidade desejvel como fim ltimo; no uma prova que a garante.

 Uma defesa do argumento de Mill


Alguns filsofos viram uma maneira de defender o argumento de Mill deste ataque devastador. O erro de deduzir que uma coisa desejvel a partir do facto de ser desejada demasiado elementar para ser o que realmente est em jogo no argumento. Para eles, Mill simplesmente consultou os nossos desejos para averiguar que coisas so desejveis. O facto de haver pessoas que desejam acima de tudo a felicidade, e nada de errado encontram nisso, apenas um indcio a favor da ideia de que a felicidade desejvel como fim ltimo. Assim, Mill teria o objetivo mais modesto de apresentar uma boa razo a favor do princpio da maior felicidade, e no uma prova que o garantisse. Atividades
1  Ter o princpio bsico do utilitarismo de Mill alguma coisa que ver com o facto de ele ter sido um reformador social? Justifique a sua resposta. 2  Qual , segundo Mill, a coisa que tem mais valor na vida de cada um de ns? 3  Mais vale passar a vida a ver televiso com um saco de pipocas na mo do que passar a vida a apreciar a msica de Schubert. Mill concordaria com a afirmao? Justifique a sua resposta. 4  Ser que desejar uma coisa a torna desejvel? Justifique e d exemplos. 5  Por que razo a terceira premissa do argumento falsa? 6  Ser que a concluso do argumento se segue da afirmao A nica coisa que desejvel como fim ltimo para cada pessoa a sua prpria felicidade.? Justifique a sua resposta. 7  Que defesa pode ser feita do argumento a favor do princpio da maior felicidade?

A tica utilitarista de John Stuart Mill

123

LIVRO DO PROFESSOR

LIVRO DO PROFESSOR

Motivos e consequncias 5.2 


Uma ao tem motivos e consequncias. Entre os fatores moralmente relevantes das aes, os motivos e as consequncias tm um lugar de destaque. A correo moral de uma ao pode dever-se aos seus motivos, mas pode dever-se tambm s suas consequncias. Temos de saber ento onde reside a justificao moral da ao se nos motivos ou nas consequncias. Quanto a isso, Mill no podia ser mais claro. Vejamos o que afirma o texto seguinte.
Texto 5
Os moralistas utilitaristas foram alm de quase todos os outros ao afirmar que o motivo, embora seja muito relevante para o valor do agente, irrelevante para a moralidade da ao. Aquele que salva um semelhante de se afogar faz o que est moralmente certo seja o seu motivo o dever, seja a esperana de ser pago pelo incmodo; aquele que trai um amigo que confia em si culpado de um crime, mesmo que o seu objetivo seja servir outro amigo relativamente ao qual tem maiores obrigaes.
John Stuart Mill, Utilitarismo. Porto: Porto Editora, 2005 [ed. original 1861], p. 59.

Uma avaliao crtica 5.3  da tica de Mill


A avaliao crtica da tica de Mill ter dois momentos. Primeiro sero apresentadas algumas objees que o utilitarismo enfrenta. Depois destacaremos alguns dos seus mritos prprios.

Livromdia:

Atividade interativa Objees tica de John Stuart Mill.

5.3.1 Algumas objees tica de Mill


As objees que ir considerar tm uma estratgia em comum. A ideia partir dos juzos que faz acerca de casos particulares. Se esses juzos afirmam que uma ao errada e a tica de Mill implica que certa, ter indcios para defender que a teoria falsa.

 A objeo da mquina de experincias


A teoria hedonista de Mill baseia-se na ideia de que o nosso bem-estar determinado pelas experincias que vivemos. O caso que se segue pe em causa essa ideia. Experincia mental
Imagine que tem sua disposio um computador capaz de lhe fornecer todas as experincias que mais deseja. Passar a ser uma pessoa absolutamente feliz e no algum que ora sente alegria e entusiasmo pela vida, ora tristeza e tdio. Tem de escolher entre ligar-se mquina de experincias ou prosseguir a vida que j tem. Se o fizer, poder viver a iluso de ser, por exemplo, um dolo pop, um revolucionrio que transforma o mundo num lugar perfeito ou at um jogador de futebol milionrio, informado e com gosto. Qual a sua escolha? Se o utilitarismo de Mill for verdadeiro, a escolha certa estabelecer a ligao mquina. Mas muito provavelmente no vai ser capaz de esquecer o valor que tem o facto de viver uma vida real. Fazer certas coisas tem valor para alm do sentimento de felicidade que produz em si. No quer perder a autonomia e a realidade de fazer as coisas. Isto eticamente crucial e est acima da felicidade.

Que significado tem o que acabou de ler? Que as consequncias das aes so o foco primrio da avaliao moral. Claro que os motivos dos agentes no deixam de ter importncia. No entanto, essa importncia est limitada ao valor moral dos agentes, que no o foco primrio da avaliao moral. O que decisivo do ponto de vista moral salvar um semelhante de se afogar, na medida em que da resultem as melhores consequncias os motivos de quem o faz so secundrios. Mill reconhece que o interesse prprio e a inveja, na sua habitual estreiteza, no motivam para realizar as aes que promovem a felicidade geral. Sem dvida que motivos benevolentes dispem mais favoravelmente os agentes para essa finalidade. Todavia, os motivos no so o fator moralmente decisivo. Esta ideia muito importante para compreender a diferena central entre a tica de Mill e a tica de Kant. Como ver, neste ltimo a avaliao moral incidir primariamente na motivao dos agentes.
Justificao moral das aes

Fig. 5 Cartaz do filme Matrix, realizados pelos irmos Wachowski. O filme Matrix passa-se num futuro longnquo, num tempo em que mquinas altamente inteligentes dominaram a espcie humana atravs de um programa de computador, em tudo semelhante mquina de experincias de que nos fala esta objeo.

 A objeo das dificuldades de clculo


As dificuldades inerentes ao processo de clculo do bem-estar recomendado pelo utilitarismo uma das falhas da teoria mais destacadas pelos seus crticos. Em muitas circunstncias pode ser complicado avaliar qual das aes disponveis teria maior probabilidade de assegurar a maximizao da felicidade. Na sua verso mais extrema, esta crtica pode levar algumas pessoas a dizer no s que difcil, mas mesmo impossvel, medir e comparar a felicidade de diferentes pessoas. Como poderemos ter a certeza de que o enorme prazer do sdico no ultrapassa o sofrimento da sua vtima? Como poderemos comparar o prazer de um adepto fervoroso, que v a sua equipa marcar um golo, com o deleite que um apreciador de pera experimenta ao ouvir a sua ria favorita? A distino entre prazeres superiores e inferiores oferece, no melhor dos casos, uma soluo parcial do problema.
Unidade 5 A tica utilitarista de John Stuart Mill

Motivos
Proposta de soluo das atividades: 1. Os motivos so secundrios porque a avaliao moral est centrada nas aes, e no nos agentes. Por isso, o foco primrio da avaliao moral so as consequncias das aes.

Consequncias

tica utilitarista de John Stuart Mill Esquema 2 Fatores moralmente relevantes das aes.

tica deontolgica de Immanuel Kant

Atividade
1  Por que razo considera Mill que os motivos so secundrios na avaliao moral?

124

125

LIVRO DO PROFESSOR

LIVRO DO PROFESSOR

Proposta de soluo das atividades: 1. Mostra que h coisas mais valiosas do que a felicidade o caso da autonomia e da realidade de fazer as coisas. Essa experincia mental permite averiguar se o desejo de felicidade tem mais importncia do que outros desejos. Como no tem, a situao imaginria um exemplo contrrio ao princpio da maior felicidade. 2. Tem a consequncia de diminuir a importncia do princpio da maior felicidade perante o valor da justia. Em caso de conflito entre um e outro, o valor da justia mais forte. 3. Porque no se apoia em consideraes morais que habitualmente complicam o processo de deciso. Consideraes de dever e culpa, por exemplo, tornam o debate moral especialmente delicado. 4. Sim. O prazer e a dor so factos naturais da vida dos seres humanos. Por isso, a moralidade tem implicaes nas vidas concretas dos seres humanos. Isto significa que no um assunto abstrato sobre regras, direitos e princpios. Proposta de explorao do debate: 1. Estimular a reflexo sobre a relao entre o princpio da maior felicidade e outros princpios e valores. Avaliar a hiptese de uma hierarquia de valores estvel em que todos os valores se subordinariam felicidade e ao princpio da maior felicidade.

 A objeo da justia
A histria que se segue oferece uma razo para rejeitarmos o utilitarismo de Mill. Experincia mental
Um crime horrvel ocorreu numa cidade. O chefe da polcia descobriu que o assassino est morto. Todavia, ningum acreditar nele caso apresente os indcios conclusivos que tem em sua posse. O estado de pnico na cidade incontrolvel. Rapidamente um suspeito ter de ser julgado e condenado. Se tal no acontecer, revoltas semearo o caos e a violncia. Haver certamente mortos e feridos. Estava o angustiado chefe da polcia a pensar no caso e eis que entra no seu gabinete um desconhecido que lhe diz vaguear pela cidade e no ter relaes ou amizades que o prendam ao mundo. O chefe da polcia tem de repente a soluo para o caso. Porque no prender o vagabundo solitrio e manipular as provas de maneira que ele seja julgado, condenado e executado, uma vez que a lei estabelece a pena de morte para casos do gnero? Ningum saber o que de facto se passou. Se for esta a opo, morrer uma pessoa, mas a vida e o bem-estar de outras sero preservados. A consequncia ser claramente mais felicidade para o maior nmero. Fig. 6 Cartaz do filme Medidas Extremas (1996), realizado por Michael Apted. Este filme mostra que a maximizao da felicidade, caso no esteja sujeita a restries claras, pode implicar escolhas morais claramente condenveis. Ora, se o utilitarismo for verdadeiro, esta a opo certa. Mas ser a opo justa? No haver aqui um conflito muito srio entre o padro utilitarista e o valor da justia?

5.3.2 Mritos da tica de Mill


Ainda que sujeito a objees, o utilitarismo tem mritos inegveis. Considere de seguida alguns deles.

Proposta de explorao do debate: (continuao): 2. Proporcionar aos alunos uma compreenso bsica da ideia de homem como fim em si mesmo. Levar os alunos a ponderar a hiptese de a dignidade inviolvel do ser humano, expressa pela ideia de homem como fim em si, ser uma restrio promoo das melhores consequncias. 3. Levar os alunos a testar duas hipteses: a hiptese de simetria moral entre dor e prazer e a hiptese de assimetria moral entre dor e prazer. Estimular a capacidade de inferir consequncias das duas hipteses. Proporcionar uma avaliao da tica de Mill a partir das duas hipteses: a hiptese de simetria moral apoia o utilitarismo de Mill; mas a hiptese de assimetria, em que a dor mais importante do que o prazer, apoia um outro tipo de utilitarismo o utilitarismo negativo. Livromdia:

 Naturalismo
Direitos humanos, regras absolutas, mandamentos divinos e princpios abstratos podem ser centrais para muitas pessoas, mas difcil saber que relao tm com as nossas vidas. Ora, o prazer e a dor que esto na base do utilitarismo so, por contraste, bem reais nas nossas vidas. Da que o utilitarista, perante uma pergunta do gnero A moralidade acerca de qu?, responda que acerca do prazer e como alcan-lo e acerca da dor e como evit-la.

 Simplicidade
Alguns filsofos encontram no utilitarismo a simplicidade indispensvel para tratar de casos complexos. Se pensar nas lutas sociais e polticas, ver que a sua discusso apela a conceitos morais como os de dever, direitos e culpa e faz juzos sobre o carter das pessoas, o que sempre delicado. Ao ignorar as complicaes que daqui resultam, o utilitarismo pode perguntar simplesmente: Que opes so realizveis? Para cada uma das opes realizveis, quantas pessoas beneficiaro e quantas sofrero? E quanto? No que as respostas a estas questes sejam fceis. Todavia, inegvel que as questes so simples e claras.

 A objeo da integridade
As histrias em que se baseia esta objeo poderiam passar-se consigo. Os dilemas que elas apresentam so genunos e no deixam pessoa alguma indiferente.

 Pesar o prazer e a dor


Como o utilitarismo tem de pesar as boas e as ms consequncias e essa avaliao pode depender de detalhes subtis, poucas so as regras gerais que ele aprova. Regras como No mate., No minta. ou Cumpra promessas. at podem aplicar-se em muitos casos, mas por vezes so maneiras de fugir s questes e de evitar pensar seriamente sobre elas. Quebrar promessas ou matar ocasionalmente pode parecer repulsivo, mas h alguns casos em que correto quebrar promessas ou matar se desse modo se maximizar a felicidade. A nica coisa valiosa a felicidade da maioria. Por isso, no h lugar para conflitos de valor. Atividades
1  O que mostra a objeo da mquina de experincias? 2  Que consequncia tem a objeo da justia? 3  Segundo alguns filsofos, o utilitarismo de Mill tem o mrito da simplicidade. Porqu?

Experincia mental Caso 1


George fez um doutoramento em qumica mas no tem emprego. A sua sade frgil limita as opes de trabalho. Tem dois filhos. o trabalho da sua mulher que garante a subsistncia de uma famlia que vive dificuldades e tenses. Os filhos ressentem-se de tudo isto, e tomar conta deles tornou-se um problema. Mas, um dia, um qumico mais velho prope-lhe um emprego num laboratrio que faz investigao em guerra qumica e biolgica. George contra este tipo de guerra. J a sua mulher nada v de incorreto nesse tipo de investigao. Quer aceite quer no, a investigao prosseguir. George no realmente necessrio.

Caso 2
Os acasos de uma expedio botnica atiram Jim para o centro de uma aldeia sul-americana. De repente, v sua frente uma srie dehomens atados e alinhados contra uma parede. Esto prestes a ser fuzilados. Mas tudo depender de Jim. Por cortesia, o capito que comanda as operaes concede-lhe o privilgio de matar um dos ndios. Se o fizer, os outros sero libertados. Se recusar a proposta, todos os ndios morrero.

Segundo a teoria moral de Mill, George deve aceitar o emprego e Jim deve matar o ndio. No se trata apenas de dizer que nada h de errado nisso, mas de afirmar que essas so as opes corretas e bvias. Mas ser que so realmente corretas e bvias? Sero as consideraes utilitaristas as nicas relevantes para tratar destes casos? Se a sua resposta for no, porque se sente especialmente responsvel no s pelo que , mas tambm pelo que deve ser pelo tipo de pessoa que deve ser. E nesse caso a sua integridade que est em jogo. Se admitir queuma teoria tica no pode limitar-se a ponderar consequncias e ter de incluir consideraes sobre o tipo de pessoa que devemos ser, o utilitarismo de Mill claramente insatisfatrio.
126
Unidade 5

4  Um dos mritos do utilitarismo ele ser menos abstrato do que outras teorias. Concorda? Porqu?

Debate
1  O utilitarismo no d lugar a conflitos de valor. Isso ser uma vantagem ou uma desvantagem? 2  A teoria moral de Kant, que em seguida ir estudar, defende que os homens so fins em si. Ser que esta ideia pode corrigir alguns defeitos do utilitarismo? Justifique a sua resposta. 3  O que faria num caso em que aliviar a dor de uma s pessoa diminui a felicidade de todos os envolvidos? Justifique a sua resposta.

Atividades interativas Os mritos da tica de Mill. Objees e mritos da tica de Mill.

A tica utilitarista de John Stuart Mill

127

Texto Sobrante

LIVRO DO PROFESSOR

LIVRO DO PROFESSOR

Ideias-chave A tica utilitarista de John Stuart Mill


 O utilitarismo uma teoria que procura encontrar resposta para a seguinte pergunta: qual a ao moralmente correta?  O utilitarismo uma teoria tica consequencialista; defende, por isso, que a ao moralmente correta a que produz as melhores consequncias.  O princpio bsico do utilitarismo o princpio da maior felicidade (ou princpio da utilidade).  O princpio da maior felicidade defende que moralmente correta a ao que produz a maior felicidade para o maior nmero de pessoas.  O clculo da felicidade deve ser imparcial, ou seja, a felicidade de uma pessoa particular no conta mais nem menos do que a de qualquer outra.  O utilitarismo de Mill contrasta fortemente com o egosmo tico.  O utilitarismo de Mill uma teoria exigente, pois temos sempre a obrigao de atender imparcialmente felicidade.  O utilitarismo de Mill apresenta uma perspetiva hedonista da felicidade, isto , a felicidade consiste no prazer e na ausncia de dor.  O utilitarismo de Mill no apenas quantitativo, uma vez que tem tambm em conta a qualidade dos prazeres.  Mill defende que h prazeres superiores (intelectuais) e prazeres inferiores (corporais).  O argumento de Mill a favor do princpio da utilidade no persuasivo; isto porque: a visibilidade um conceito descritivo e a desejabilidade um conceito normativo; pressupe que tudo o que as pessoas desejam como fim ltimo a sua prpria felicidade; infere aquilo que se deve desejar a partir daquilo que de facto se deseja; por fim, ainda que seja verdade que a nica coisa desejvel como fim ltimo para cada pessoa seja a sua prpria felicidade, da no se segue que cada pessoa deve realizar as aes que promovem a maior felicidade.  Alguns filsofos procuraram defender o argumento de Mill, afirmando que ele oferece um indcio a favor da ideia de que a felicidade desejvel como fim ltimo, mas no uma prova conclusiva de que esta ideia verdadeira.  O utilitarismo considerado por muitos uma teoria que contraria as nossas intuies morais e que parece, simultaneamente, demasiado exigente e demasiado permissiva.  O utilitarismo de Mill enfrenta a objeo de que a autonomia e a realidade so mais importantes do que a felicidade objeo da mquina de experincias.  O utilitarismo de Mill enfraquecido por permitir aes que maximizam a felicidade, mas contrariam o valor da justia objeo da justia.  O utilitarismo de Mill enfrenta a dificuldade de calcular qual das aes disponveis tem uma maior probabilidade de maximizar a felicidade objeo das dificuldades de clculo.  O utilitarismo de Mill enfraquecido por se limitar a ponderar consequncias, excluindo consideraes sobre o tipo de pessoa que devemos ser objeo da integridade.  O utilitarismo de Mill tem o mrito de estabelecer a moralidade numa base natural, de tal modo que a moralidade tratada como uma dimenso real das nossas vidas, pois envolve o facto natural de termos dor e prazer mrito do naturalismo.  O utilitarismo de Mill tem o mrito de dispensar perguntas complicadas sobre direitos e culpa, por exemplo, e de se ocupar apenas com questes mais simples, como as de saber que opes so realizveis e qual dessas opes tem as melhores consequncias mrito da simplicidade.  O utilitarismo de Mill tem o mrito de evitar conflitos de valor e de simplificar a tomada de decises, uma vez que a felicidade a nica coisa valiosa mrito de pesar boas e ms consequncias sem estar sujeito a regras gerais.

Esquema conceptual A tica utilitarista de John Stuart Mill


Ser que a avaliao moral de uma ao depende apenas das suas consequncias? No. Sim. John Stuart Mill defende o Princpio da maior felicidade A ao correta aquela que promove a felicidade do maior nmero. Deontologia Consequencialismo Ex.: Utilitarismo

Caderno de atividades: Sugere-se a realizao das atividades de enriquecimento (p. 18) e da ficha de escolha mltipla (p. 20).

requer Imparcialidade A felicidade de cada um no conta mais do que a felicidade de qualquer outra pessoa.

baseia-se no Hedonismo A felicidade consiste no prazer e na ausncia de dor.

Distino qualitativa do prazer

Prazeres superiores

Prazeres inferiores

Livromdia:

Sugestes
Leituras: Mill, John Stuart Utilitarismo. Lisboa: Gradiva, 2005 [ed. original 1861]. Rachels, James Elementos de Filosofia Moral. Lisboa: Gradiva, 2004 [ed. original 2003], caps. 7 e 8. Singer, Peter O Que a tica : Uma Perspectiva, in tica Prtica. Lisboa: Gradiva, 2002 [ed. original 1993]. Warburton, Nigel Bem e Mal, in Elementos Bsicos de Filosofia. Lisboa: Gradiva, 2007 [ed. original 1995], 2.a edio. Warburton, Nigel John Stuart Mill, Utilitarismo, in Grandes Livros de Filosofia. Lisboa: Edies 70, 2001 [ed. original 1998].  Williams, Bernard Uma Crtica ao Utilitarismo, in Almeida, A. e Murcho, D. (org.) Textos e Problemas de Filosofia. Lisboa: Pltano Editora, 2006 [ed. original 1973]. 128 129 Filmes: Medidas Extremas (1996), realizado por Michael Apted. Gattaca (1997), realizado por Andrew Nicol. Pginas da Internet: http://criticanarede.com/teleologicas.html (artigo ticas Teleolgicas, de Thomas Hurka) http://criticanarede.com/eti_mill.html (artigo A tica de John Stuart Mill, de Faustino Vaz)
Pginas da Internet ticas Teleolgicas, de Thomas Hurka. A tica de John Stuart Mill, de Faustino Vaz. Educateca Guies de explorao dos filmes.

Unidade 5

A tica utilitarista de John Stuart Mill

LIVRO DO PROFESSOR

LIVRO DO PROFESSOR

Soluo do teste formativo: 1. V 2. F 3. V 4. F 5. F 6. V 7. F 8. F 9. V 10. F 11. V 12. F 13. V 14. V 15. F 16. F 17. V 18. V 19. F 20. V 21. F 22. V 23. F 24. V 25. V 26. F 27. F 28. V 29. V 30. V 31. V 32. F 33. F 34. F 35. V 36. F 37. F 38. V 39. V 40. F 41. V 42. F 43. V 44. F 45. V 46. V 47. F 48. F 49. V 50. F

Teste formativo 5
CLASSIFIQUE AS AFIRMAES SEGUINTES COMO VERDADEIRAS OU FALSAS.
1.  O utilitarismo de Mill procura dar resposta exigncia de considerao imparcial dos seres

Livromdia:

 premissa a nica coisa que cada pessoa deseja como fim ltimo a sua prpria felicidade. 29. A falsa.
30.  O facto de haver pessoas que sacrificam a sua qualidade de vida para ajudar pessoas

humanos.

2.  O utilitarismo uma forma de deontologia.

vulnerveis pobreza mostra que a premissa da afirmao anterior falsa. prpria no o fim ltimo que cada pessoa deseja.

Educateca Sugere-se a realizao do teste sumativo 5.

3. O utilitarismo de Mill uma teoria de tipo teleolgico. 4. O conceito de bem irrelevante no utilitarismo de Mill. 5. O utilitarismo de Mill defende restries promoo do bem.
6.  O princpio da maior felicidade ou princpio da utilidade afirma que a ao correta

31.  Se o conhecimento ou o bem-estar dos outros tm importncia intrnseca, ento a felicidade 32.  Da premissa a nica coisa que cada pessoa deseja como fim ltimo a sua prpria

felicidade segue-se que a nica coisa que desejvel como fim ltimo para cada pessoa a sua prpria felicidade. sentido dizer que elas devem maximizar a felicidade geral.

a que maximiza a felicidade para o maior nmero.

33.  Se um facto que as pessoas apenas podem desejar a sua prpria felicidade, ento faz 34. O argumento de Mill uma prova que garante o princpio da maior felicidade. 35. O argumento de Mill fornece apenas um indcio a favor do princpio da maior felicidade.

7. A forma como a felicidade se distribui um aspeto central do utilitarismo de Mill.

8.  Para Mill, a felicidade de uma pessoa com quem temos uma relao de amizade conta mais do que a felicidade de uma pessoa distante.
9. O utilitarismo de Mill contrasta fortemente com o egosmo tico. 10. A satisfao do interesse prprio relevante no utilitarismo de Mill.

36. Segundo Mill, os motivos so relevantes na avaliao moral. 37. Mill considera que o valor dos agentes relevante na avaliao moral. 38. Mill defende que s as consequncias so decisivas na avaliao moral. 39.  Uma ao com as melhores consequncias, mas realizada por motivos egostas, est moralmente justificada se adotarmos a teoria moral de Mill. 40.  A distino entre tipos de prazer uma soluo satisfatria para a dificuldade de calcular as consequncias.
41.  Se a teoria moral de Mill afirma que uma dada ao correta e os nossos juzos dizem que

11.  Segundo alguns crticos, o utilitarismo de Mill demasiado exigente por defender a considerao imparcial da felicidade.
12. O bem, segundo Mill, consiste na satisfao do interesse prprio. 13. O bem, segundo Mill, consiste na felicidade. 14. A avaliao moral de uma ao depende das suas consequncias.

15.  A avaliao moral de uma ao depende do respeito por certos limites promoo das melhores consequncias.
16. Mill pensa que a moralidade de uma ao depende do cumprimento de regras abstratas. 17.  Defender a felicidade do maior nmero geralmente implica apoiar reformas sociais

errada, temos indcios para defender que a teoria falsa.

42. O clculo das consequncias aprazveis uma tarefa fivel. 43. No h um mtodo para medir o prazer, nem para comparar tipos de prazer. 44.  A objeo da mquina de experincias favorece a ideia de que a felicidade est acima

que promovam a igualdade e a liberdade. e de ausncia de dor.

da realidade e da autonomia de fazermos as coisas. a felicidade.

18.  O hedonismo de Mill consiste na ideia de que a felicidade um estado mental de prazer 19.  O hedonismo de Mill quantitativo.

45.  A objeo da mquina de experincias mostra que a autonomia mais importante do que 46. A objeo da justia mostra que a o utilitarismo de Mill entra em conflito com o valor

20. O hedonismo de Mill distingue prazeres superiores de prazeres inferiores.


21.  Para Mill, o prazer de comer tem a mesma importncia moral que o prazer de apreciar a beleza. 22.  Mill prefere um Scrates insatisfeito a um tolo satisfeito. 23.  O que conta mais a durao e a intensidade do prazer. 24.  O que conta mais o tipo de prazer.

da justia.

47.  A objeo da justia mostra que as nossas intuies de justia esto em harmonia com

a teoria utilitarista. relevante.

48.  A objeo da integridade mostra que as consequncias so o nico fator moralmente 49.  A objeo da integridade mostra que tambm somos responsveis pelo tipo de pessoa que

25. S  egundo Mill, uma vida limitada a prazeres baixos com grande intensidade e durao sempre pior do que uma vida de prazeres elevados com pouca intensidade e durao.
26.  O argumento de Mill em defesa do princpio da maior felicidade vlido.

devemos ser, e no apenas pelas consequncias das nossas aes.

50. A teoria de Mill est sempre de acordo com as nossas intuies morais.

28.  Mill est errado quando afirma que desejar uma coisa prova que ela desejvel.

130

Unidade 5

A tica utilitarista de John Stuart Mill

SOLUES: 1. V; 2. F; 3. V; 4. F; 5. F; 6. V; 7. F; 8. F; 9. V; 10. F; 11. V; 12. F; 13. V; 14. V; 15. F; 16. F; 17. V; 18. V; 19. F; 20. V; 21. F; 22. V; 23. F; 24. V; 25. V; 26. F; 27. F; 28. V; 29. V; 30. V; 31. V; 32. F; 33. F; 34. F; 35. V; 36. F; 37. F; 38. V; 39. V; 40. F; 41. V; 42. F; 43. V; 44. F; 45. V; 46. V; 47. F; 48. F; 49. V; 50. F.

27.  A analogia entre visibilidade e desejabilidade, que o argumento de Mill faz, boa.

131

Vous aimerez peut-être aussi