Vous êtes sur la page 1sur 5

ETAPA 1 _PASSO 1

PRINCIPIO DA LEGALIDADE E DA RESERVA LEGAL O principio da legalidade mais amplo do que o princpio da reserva legal. Por ele fica certo que qualquer comando jurdico impondo comportamentos forados h de provir de uma das espcies normativas devidamente elaboradas conforme as regras de processo legislativo constitucional. Por outro lado, encontramos o princpio da reserva legal. Este opera de maneira mais restrita e diversa. Ele no genrico e abstrato, mas concreto. Ele incide to somente sobre os campos materiais especificados pela constituio. Se todos os comportamentos humanos esto sujeitos ao princpio da legalidade, somente alguns esto submetidos ao da reserva da lei. Este , portanto, de menor abrangncia, mas de maior densidade ou contedo, visto exigir o tratamento de matria exclusivamente pelo Legislativo, sem participao normativa do Executivo. Art 1 do CP- - No h crime sem lei anterior que o defina. No h pena sem prvia cominao legal. Havendo ento a proteo contra a invaso arbitrria do estado no nosso estado de liberdade,pelo principio da legalidade. Tal principio foi traduzido na frmula nullun crimen,nulla poena,sine praevia lege por Joahann Anselm Von feuerbach(17775-1833),considerado o pai do direito penal moderno. O Princpio da Legalidade uma demonstrao democrtica do estado de direito ante o Estado, como uma reserva legal ante os desmandos daqueles que governam em justaposio daqueles que coabitam em uma sociedade. Seus efeitos podem ser observados na esfera politica, histrica e jurdica: Trata na politica de alicerar as garantias que fundamentam o homem em sociedade pela constituio que rege os indivduos. Garante a liberdade at o limite de atos previamente indesejveis, garantindo assim, a ausncia de surpresa na reprimenda por parte do estado no que tange o individuo. Ficando a sociedade protegida contra qualquer arbitrariedade do Estado em sua liberdade. No artigo 39 da magna charta libertatum do Reinaldo de Joo sem terra em 1215 havia previso de que nenhum homem poderia ser punido sem lei prevista em lei local.estavatambm na Constituio Carolina de 1532.ganhou fora no iluminismo,no final do sculo XVIII.teve um grande impulso com ateoria do contrato social,de Rosseau e com a teoria da separao dos poderes de

Montesquieu que previa que cabia ao legislador fazer as leis e ao juiz aplicar nos casos concretos apenas o que estivesse estabelecido em regras penais objetivas. Esse principio veio a ser consagrado no Bill of rights,firmado na Filadlfia em 1774,na declarao de direitos da Virginia e na Constituio dos estados Unidos da Amrica,ambas de 1776.Tambm na declarao dos direitos do homem na Revoluo francesa de 1791. O Princpio da legalidade um princpio jurdico que se fundamenta na lei imperando sobre o Estado e o regendo. De modo que as pessoas no tenham sua subjetividade ceifada por abusos ou rompantes estatais garantindo a liberdade no que tange aquela eticidade de costume vivenciada no momento presente por leis desenvolvidas pelo legislativo e no atravs de decretos lei do executivo, onde poderiam ocorrer abusos ou cerceamento da democracia, bem como insegurana jurdica. A origem e o predominante sentido do princpio da legalidade foram fundamentalmente polticos, na medida em que, atravs da certeza jurdica prpria do estado democrtico de direito, cuidou-se de garantir a segurana poltico-jurdica do cidado. O princpio da legalidade a expresso maior destaque, pois a garantia vital de que a sociedade no est presa s vontades particulares, pessoais, daquele que o governa. O Devido Processo Legal e Reserva Legal so os mais importantes desdobramentos e na Administrao Pblica que se percebe o quanto importante estes princpios, posto que seja a que o Estado notado e se faz perceber de forma mais contundente junto aos cidados.

_PASSO 2 OS REFLEXOS DOS PRINCIPIOS DA LEGALIDADE E RESERVA LEGAL NA SOCIEDADE A democratizao das sociedades modernas gerou consequncias tambm para o direito penal, exigindo-se que este ramo do Direito, para garantir sua eficcia, se assente em duas pilastras bsicas: que sua interveno seja legalizada e mnima. O princpio da legalidade sujeita-se ao imprio da lei, mas da lei que realize o princpio da igualdade e da justia no pela sua generalidade, mas pela busca da equalizao das condies dos socialmente desiguais; est consagrado no inciso II, do art. 5, segundo o qual ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei.

O priincpio da Legalidade, desde o Iluminismo do sculo XVIII, exerce suma importncia para o Direito Penal, e se insere numa lgica em que o poder estatal restringido, tendo como principal papel garantir direitos mnimos para os indivduos, aos quais pode ser imputada a prtica de crime somente se lei prvia estabeleceu determinada conduta como tal, nem lhes pode ser imposta pena tambm previamente definida. Como preleciona o Prof. Damsio Evangelista de Jesus: O Princpio da Legalidade (ou de reserva legal) tem significado poltico, no sentido de ser uma garantia constitucional dos direitos do homem. Constitui a garantia fundamental da liberdade civil, que no consiste em fazer tudo o que se quer, mas somente aquilo que a lei permite. lei e somente a ela compete fixar as limitaes que destacam a atividade criminosa da atividade legtima. Esta a condio de segurana e liberdade individual. No haveria, com efeito, segurana ou liberdade se a lei atingisse, para os punir, condutas lcitas quando praticadas, e se os juzes pudessem punir os fatos ainda no incriminados pelo legislador1[2]. 2[4] e, entre ns, o insigne LUIZ LUISI.3[5] O homem, consciente de seus Direitos, buscou um princpio que controlasse a punio penal por parte do Estado, evitando assim, arbitrariedades e abusos do poder punitivo. A busca de tal princpio constituiu-se em um longo processo histrico. Era necessria, para a existncia de tal princpio, uma abertura poltica, que sempre foi negada nos regimes totalitrios ou nos monocrticos.

Somente com um dos principais ideais do Iluminismo, a igualdade, o Direito Penal recebeu um carter menos cruel, impondo ao Estado, limites s suas intervenes na liberdade de seus cidados. Aps a difuso da Igualdade que finalmente nasceu o princpio to procurado, que foi intitulado: Princpio da Legalidade ou da Reserva Legal. Respondendo s expectativas, este princpio nada mais que uma efetiva limitao ao poder punitivo estatal, onde ningum privado de suas vontades seno em virtude da lei. Na realidade, utilizar a palavra Princpio para designar a Reserva Legal errneo; princpios s existem nas cincias exatas, enquanto nas cincias sociais, como o Direito, utiliza-se a palavra fundamento. Fundamentos so bases gerais sobre as quais as instituies do direito so construdas e que em um determinado momento histrico informam o contedo das normas jurdicas de um Estado. Mas, por razes sistemticas, adota-se o vocbulo princpio que tem curso geral em toda literatura jurdica. O Princpio da Legalidade ou da Reserva Legal, de um lado representa um marco avanado do Estado de Direito, que procura adequar os comportamentos individuais ou estatais, s normas jurdicas legais. Nesse sentido, o Princpio da Legalidade de importncia relevante, pois, estabelece as distines entre o Estado constitucional e o absolutista, este anterior Revoluo Francesa e perodo de grande arbtrio. Com o primado da lei, que presume-se seja a expresso da vontade coletiva, cessa o privilgio da vontade caprichosa do detentor do poder. O Princpio da Legalidade contrape-se a quaisquer tendncias de exagero personalista dos governantes. Ope-se a todas as formas de poder autoritrio, desde o absolutista, contra o qual irrompeu, at as manifestaes messinicas tpicas dos pases subdesenvolvidos. o antdoto natural a um poder oligrquico,

pois tem como base, a soberania popular. um princpio de afirmao da cidadania. De modo geral, pelo Princpio da Reserva Legal, nenhum fato pode ser considerado crime se no existir uma lei que o enquadre no adjetivo criminal e, nenhuma pena pode ser aplicada, se no houver sano pr-existente e correspondente ao fato. Ainda, transcrevendo o posicionamento do festejado Francisco de Assis Toledo: O Princpio da Legalidade constitui uma real limitao ao poder estatal de interferir na esfera das liberdades individuais.

Vous aimerez peut-être aussi