Vous êtes sur la page 1sur 13

Espinosa e as trs ticas Artigo de Gilles Deleuze

Com minha morte, no se precisar procurar o que tenho para publicar, nada, pois no tenho reserva alguma. No tenho nada, proviso alguma, nenhum saber de proviso, e tudo o que aprendo, aprendo para certa tarefa, e, feita a tarefa, esqueo. De modo que, se dez anos depois, sou forado, isso me alegra, se sou forado a me colocar em algo vizinho ou no mesmo tema, tenho de recomear do zero. Exceto em alguns casos raros, pois Espinosa est em meu corao, no o esqueo, meu corao, no minha cabea, seno... . (Gilles Deleuze)

Introduo: a ontologia de Espinosa


O Deus de Espinosa imanente, ou seja, a Natureza no sai de si para produzir; Se Deus no sai de si para produzir, no necessrio, aos modos, acessar outra Substncia (pela crena ou pela morte) para conhec-lo; A Natureza , e expressa-se, pelo infinito que produz em si mesma. Deus
Atributos: qualidades infinitas de Deus Modos infinitos imediatos Modos infinitos mediatos Modos finitos (quantidades de Deus)

Atributo Extenso

Movimento e Repouso Ideia de Deus

Conjunto infinito de corpos Conjunto infinito de ideias

Corpos

Deus Substncia /
Natureza

Atributo Pensamento Atributos

Mentes

Substncia nica e imanente: no produz fora de si; A substncia existe em si; essncia da Substncia pertence a potncia absoluta de existir e de pensar (-se).

Cada atributo, enquanto qualidade substancial de Deus, infinito em seu gnero; Os atributos existem em si; Os atributos so unvocos, pois, juntos, expressam a essncia da Substncia (qualidade) e, ao mesmo, tempo contm e produz infinitos modos (quantidade).

Os modos finitos exprimem a maneira definida e determinada de ser dos atributos (quantidade); Os modos existem nos atributos; Os modos finitos so quantidades intensivas (essncia oriunda de Deus) e extensivas (existncia oriunda de outros modos)

Entre Deus e os modos (pelos atributos) h comunidade de forma, sem identidade de essncia.

Espinosa e as trs ticas

A tica de Espinosa apresenta trs elementos que constituem formas de expresso e modos de existncia; Esses trs elementos correspondem aos trs gneros de conhecimento, na medida em que se pode dizer que Espinosa prope uma epistemologia existencial: na sua tica que Espinosa detalha os trs gneros de conhecimento; A questo inaugural de seu livro chamado Tratado da Correo do Intelecto encontrar algo que fosse o bem verdadeiro e capaz de comunicar-se, e pelo qual unicamente, rejeitando tudo o mais, o nimo fosse afetado; mais ainda, se existia algo que, achado e adquirido, me desse para sempre o gozo de uma alegria contnua e suprema.

Signos ou afectos (1 gnero de conhecimento)


Noes ou conceitos (2 gnero de conhecimento) Essncias ou perceptos (3 gnero de conhecimento)

1 Forma: Os Signos ou afectos

2 Forma: As Noes comuns ou conceitos

3 Forma: As Essncias ou perceptos

Algum devia ter caluniado Josef K., pois, sem que tivesse feito mal algum, ele foi detido certa manh (Franz Kafka)

Em Espinosa, conhecer poder dar a definio gentica, ou seja, aquela que explique as causas, as condies de produo das coisas. O signo sempre um efeito. O signo no define corpos (causas), mas afeces oriundas da relao (efeitos) entre corpos. O efeito , primeiramente, o vestgio de um corpo sobre outro. O signo indica a natureza do corpo afetado e apenas envolve a natureza do corpo afetante.

A ideia inadequada a ideia inexpressiva e no explicada: a impresso que ainda no expresso, a indicao que ainda no explicao (Deleuze)

Signos escalares (afeces, sensaes, percepes)


indicam o estado atual do nosso corpo (o sol me aquece / o sol queima minha pele), designam ideias que resultam de sensaes momentneas na nossa durao.

Os signos vetoriais (afectos)


determinam passagens, devires, variaes contnuas de potncia, so signos de crescimento e de decrscimo de tipo alegria-tristeza, convenincia ou desconvenincia, mais ou menos potncia.

1 Forma: Os Signos ou afectos

2 Forma: As Noes comuns ou conceitos

3 Forma: As Essncias ou perceptos

Signos indicativos ou ndices sensveis: Indicam nossa natureza e apenas envolvem a natureza do corpo afetante.

Signos abstrativos ou cones lgicos: Retm apenas parte daquilo que nos afeta. Nossa limitada capacidade de afeces tende a produzir universais (ex.: o homem um animal racional).

Signos imperativos ou smbolos morais: Tomamos o efeito por fim em si. Ex.: "o sol, que nos esquenta, feito para nos esquentar". Ou estabelecem-se restries morais brutas, baseadas na memria deste ou daquele sujeito afetado.

Signos hermenuticos ou interpretativos ou, ainda, dolos metafsicos: So efeitos imaginrios, que nos fazem pensar em seres suprassensveis como causa, como imagem aumentada da afeco (ex.: "Deus como sol infinito ou como Prncipe legislador").

Os signos caracterizam-se por sua associabilidade, variabilidade e equivocidade (mistura confusa de corpos): Os signos produzem ideias-afeco, que representam confusamente os afectos gerados pelos encontros fortuitos com outros corpos; Como ideias de vestgios, os signos produzem-se e remetem-se uns aos outros, sem ligao com causa alguma; Sem encadeamento com causas (definies genticas), os signos so como consequncias sem premissas; Os signos, em suma, indicam nossa impotncia de nos subtrairmos s nossas impresses, s nossas marcas, s nossas cicatrizes.

Signos escalares (afeces) Signos vetoriais (afectos)

1 Forma: Os Signos ou afectos

2 Forma: As Noes comuns ou conceitos

3 Forma: As Essncias ou perceptos

Os Signos como sombras


Numa perspectiva ptica, os signos so como sombras que se movem e se apresentam na superfcie dos corpos que se relacionam. Os signos so efeitos de luz num espao totalmente preenchido por coisas que vo se chocando, se encontrando. No regime dos signos, o corpo reflete (signos escalares) e absorve (signos vetoriais) gradaes de claroescuro (clareamento ou assombreamento da sombra). No barroco (Leibniz) o fuscum subnigrum uma matriz, uma premissa de onde saem o claro, o escuro, as cores e mesmo a luz (por acumulao do vermelho). Em Espinosa tudo luz. Tem-se uma luz que enseja graus de sombra azul num espao preenchido por corpos em relao.

[David com a cabea de Golias, Caravaggio]

[Approach to Venice, William Turner]

1 Forma: Os Signos ou afectos

2 Forma: As Noes comuns ou conceitos

3 Forma: As Essncias ou perceptos

As antteses congraam (Manoel de Barros)


Se considerarmos o segundo elemento da tica, vemos surgir uma oposio determinante aos signos: as noes comuns so conceitos de objetos, e os objetos so causas (Gilles Deleuze). As noes comuns existem em [ou partem de] ns como existem na Natureza, ou ns as temos como a Natureza as tem (Roberto Machado)

As noes comuns revelam a estrutura ntima dos corpos. O movimento e o repouso so eternos (princpios invariveis de variaes). Os corpos (estruturas geomtricas) agregam-se e desagregam-se ao infinito. As composies e decomposies so tambm de ordem rtmicas, conforme velocidades variveis e relativas. As noes, como ideias adequadas, ensejam a promoo de encontros que promovam nossa potncia de agir: Se aprendo a nadar, ou a danar, preciso que meus movimentos e meus repousos, minhas velocidades e minhas lentides ganhem um ritmo comum aos do mar, ou do parceiro, segundo um ajuste mais ou menos durvel (Deleuze). As noes comuns so ideias que se explicam formalmente por nossa potncia de pensar e materialmente expressam a ideia de Deus como sua causa eficiente. (Gilles Deleuze)

1 Forma: Os Signos ou afectos

2 Forma: As Noes comuns ou conceitos

3 Forma: As Essncias ou perceptos

As Noes como objetos transparentes ou coloridos


A luz j no refletida (afeco) nem absorvida (afecto): a luz torna os objetos transparentes e revela sua estrutura ntima (fabrica). Compreendidos como estruturas desnudadas pela transparncia, os corpos so projees que envolvem relaes (movimento-repouso) que se completam ao infinito. Como projeo de luz, os corpos so, tambm, cores, causas colorantes. Em contrastando, as cores do-se a ver em suas diferenas. Em complementaridade, as cores reconstituem o todo e se renem no branco: O branco a opacidade prpria ao transparente puro (Goethe). As Noes (causas colorantes) terminam adequadamente a luz; os Signos (efeitos de luz) a abolem no inadequado. De Vermeer pode-se dizer que substitua o claro-escuro pela complementaridade e o contraste das cores. No que a sombra desaparea, mas ela permanece como um efeito isolvel de sua causa, uma consequncia separada, um signo extrnseco distinto das cores e de suas relaes. Em Vermeer vemos a sombra avultar, sobressair, a fim de enquadrar ou margear o fundo luminoso de onde procede ("a leiteira", "o colar de perolas", "a carta de amor"). nisso que Vermeer se ope tradio [barroca] do claro-escuro; e em todos esses aspectos Espinosa continua infinitamente mais prximo de Vermeer que de Rembrandt. (Gilles Deleuze)

[Senhora com sua serva segurando uma carta, Johannes Vermeer]

1 Forma: Os Signos ou afectos

2 Forma: As Noes comuns ou conceitos

3 Forma: As Essncias ou perceptos

Contar seguido, alinhavado, s mesmo sendo as coisas de rasa importncia (Guimares Rosa)

preciso conceber o Livro V [A potncia do intelecto ou a liberdade humana] como coextensivo a todos os demais; tem-se a impresso de chegar a ele, mas ele estava ali o tempo todo, desde sempre (Deleuze). As essncias so em si mesmas contemplaes, isto , contemplam tanto quanto so contempladas, numa unidade de Deus, do sujeito ou do objeto (perceptos) (Deleuze).

Distino entre os gneros de conhecimento sob o prisma das velocidades:


1 Gnero: velocidade relativa das afees e dos afectos num espao preenchido por corpos. 2 Gnero: a apreenso conceitual das relaes entre essas velocidades relativas. 3 Gnero: a apreenso, pela intuio, da velocidade absoluta pela qual a essncia sobrevoa na eternidade seus afectos e suas afeces (velocidade de potncia).

O mtodo geomtrico de Espinosa, ao tocar as essncias, apresenta hiatos, saltos, elipses e contraes, fazendo os silogismos parecerem substitudos por entimemas (argumento que possui premissa(s) no formulada(s), subentendida(s)).

O discurso do conceito, do desdobramento dedutivo no d conta das Essncias. Por isto este gnero de conhecimento chamado de conhecimento intuitivo, e originado de noes comuns mais gerais. O intervalo, o hiato tm por funo aproximar ao mximo termos distantes como tais [noes, objetos, afectos] e garantir assim uma velocidade de sobrevoo absoluto. (...) A grandeza de uma velocidade absoluta se mede precisamente pela distncia que ela transpe de um s golpe, isto , pelo nmero de intermedirios que ela envolve, sobrevoa ou subentende (Deleuze). O mtodo geomtrico do Livro V um mtodo de inveno que procede por intervalos e saltos, hiatos e contraes, maneira de um co que procura, mais do que um homem racional que expe (Deleuze).

1 Forma: Os Signos ou afectos

2 Forma: As Noes comuns ou conceitos

3 Forma: As Essncias ou perceptos

As Essncias como puras figuras de luz


o terceiro estado da luz. No mais signos de sombra nem a luz como cor, mas a luz em si mesma e por si mesma. No segundo gnero de conhecimento, as figuras projetadas pela luz so tctil-pticas (Plato, Descartes), no terceiro gnero acede-se ao ptico puro (Plotino, Espinosa).
As noes comuns remetem a relaes de movimento e de repouso que constituem velocidades relativas; as essncias, ao contrrio, so velocidades absolutas que no compem o espao por projeo, mas o preenchem de uma s vez, num nico golpe. (...) Em arte, o pintor Delaunay ope as figuras de luz s figuras geomtricas do cubismo, assim como da arte abstrata _________________________ Gilles Deleuze

Mange de cochons, Robert Delaunay.

The Morning after the Deluge, William Turner

Existe um pintor ingls, chamado Turner, que um pintor de marinhas. E ele comeou sua vida como pintor pintando fragatas no porto, naus no porto, nas calmarias, na brisa das primaveras e depois, na segunda fase dele, ele evoluiu ou involuiu para pintar essas naus e fragatas no interior de uma tempestade. E na terceira fase, ele faz desaparecer todos os objetos: s existe uma tempestade de luz dourada onde no se pode distinguir nenhuma coisa, nenhum objeto, no h nenhum objeto para se distinguir S h aquele turbilho de luz um fulgor de luz dourada. Esse turbilho de luz, esse fulgor de luz dourada chama-se plano de imanncia e a Natureza na sua origem. ___________________ Cludio Ulpiano

Das filosofias como seleo da potncia na imanncia


Platonismo = Doutrina seletiva Na sofstica toda pretenso legtima. A teoria das Ideias legitima ou deslegitima essas pretenses segundo a participao. As cidades gregas, recusando a transcendncia de tipo imperial (a Prsia, o Ir) legaram ao ocidente a concepo de sociedade como campo de imanncia. Nos campos de imanncia, as opinies, o agn e a diversidade so determinantes. O filsofo, como amigo da sabedoria, e no como o Santo Iluminado da Verdade, resguarda a pluralidade do campo de imanncia. O filsofo, em sua origem, busca encontrar no cosmos o saber que permite retificar as opinies, torn-las mais seguras, sem aboli-las. O presente envenenado de Plato ao ocidente foi ter erigido, no prprio campo de imanncia, um novo tipo de transcendncia, no mais mtica, imperial, mas conceitual: A transcendncia ganha com Plato um sentido filosfico plausvel (triunfo do juzo de Deus). Qualquer reao ao platonismo ser, ento, um restabelecimento da imanncia em sua extenso e pureza (para assegurar, afirmando, as multiplicidades e o movente inerentes imanncia) A seleo nesse processo fundamental, pois: Se abandonada, pode perverter o juzo (sofstica); Se dirigida para um ou para alguns dos rivais (pretendentes), reinstaura atos de transcendncia, a Verdade; A seleo pode visar maneiras pelas quais o vivente se enche de imanncia, selecionando a potncia. Estoicos Acontecimento Nietzsche Eterno Retorno Espinosa - Alegria

Do trampolim entre os gneros


Razo e ao no podem ser separadas de um devir. Ningum nasce racional, ativo e, portanto, livre (Roberto Machado)

ESPINOSA E A SELEO DA ALEGRIA

Dos Signos s Noes; do 1 ao 2 gnero de conhecimento:

No encontro ao acaso entre os corpos (afeces - sombras) podemos selecionar a ideia (ainda que inadequada) de certos corpos que convm com o nosso e que nos afeta de alegria; A prtica de seleo e organizao de ideias e dos afectos de alegria (ainda que passivos) a elas inerentes, pode aumentar nossa potncia de agir a um ponto de saturao no qual tomamos posse dessa potncia (a alegria a causa ocasional da noo comum - Deleuze). As alegrias passivas, ou paixes, podem devir aes que nos instalam nas noes, tornando nossas alegrias ativas (quando, conhecendo, somos causa adequada delas). Nossos primeiros conceitos sero menos gerais. Daro conta da convenincia entre nosso corpo e alguns outros corpos. Os signos ainda (e sempre) subsistem. Mas no mais exclusivos, tirnicos. A seleo e a organizao continuam. A potncia de agir e pensar deflagrada pela conquista das primeiras noes comuns tender a alargar a interconexo das ideias adequadas. Os conceitos, reunindo noes cada vez mais gerais, se espraiam, se desdobram. Mais aes, menos passividade (paixes), mais alegrias ativas.
As Noes so causa eficiente das Essncias; O conhecimento por conceitos nos d as ideias adequadas das relaes caractersticas entre os modos; O conhecimento das relaes caractersticas conduzem ao conhecimento da Natureza como fonte de todas as relaes caractersticas (ideia de Deus como produtor imanente, intrnseco pluralidade dos modos); A conquista dessa ideia de Deus nos d fora para passarmos a formar ideias das essncias das coisas (pela velocidade absoluta do conhecimento intuitivo); E no mbito do conhecimento pelas essncias, fecha-se o sistema expressivo. Passamos a acessar, intuitiva e afirmativamente, o prprio Produzir em sua atividade eterna. Em Espinosa, isso se chama beatitude.

No mbito das Noes:

Das noes s essncias; do 2 ao 3 gnero de conhecimento:


FIM?

Vous aimerez peut-être aussi